sexta-feira, 4 de julho de 2014

PT nacional suspende convenção estadual e emissário vem registrar ata com PMDB; Jurídico dos partidos vão se reunir para oficializar a aliança

Assessor jurídico do PMDB, o advogado e ex-secretário estadual Roosevelt Vitta aguarda chegada à Paraíba de emissário da Executiva Nacional do PT para registrar a ata nacional suspendendo os efeitos da Convenção Estadual que os petistas formalizaram com o PSB, com base no art. 7º da Lei 9.504, e vai formalizar a coligação com o PMDB e a candidatura do senador Vitalzinho. 
Segundo Vitta, não houve uma intervenção partidária, mas sim a suspensão dos efeitos da convenção estadual criando novo instrumento jurídico para efetivar, conforme decisão da Nacional, já comunicada, de aliança com o PMDB. Vitta disse que não vai polemizar sobre os efeitos ou causas políticas, pois se contenta com as articulações que tem produzido, inclusive, se reúne nesta sexta-feira com o jurídico da Nacional do PT.
Ainda de acordo com Vitta, "no dia 26, a direção nacional do PT emitiu resolução, orientando a aliança na Paraíba com o PMDB, portanto a aliança teria de ser com o PMDB, em torno da candidatura do senador Vital Filho ao Governo do Estado, e então como a estadual descumpriu essa orientação, o ato de homologação da aliança com o PSB será anulado nos termos da Lei 9.504, Lei das Eleições".
"Basta a direção nacional notificar a Justiça dos termos de sua resolução, que é do dia 26, portanto bem antes da convenção, para que os atos de homologação da aliança com o PSB sejam anulados, porque é isso que está na lei, e vão ser anulados apenas os atos relativos à coligação com o PSB, nada mais, é de simples entendimento, até porque a lei é autoexplicativa, sobretudo nos parágrafos 2º e 3º".
E arrematou: "Então, a direção estadual pode até protocolar o pedido de registro da ata da convenção, mas isso vai se confrontar com a resolução da nacional e, neste caso, conforme está na lei, vale o que a nacional determinar, e caberá ao TRE cumprir a lei simplesmente, o que vai resultar na anulação desse ato da convenção, mantendo a decisão da nacional que é a aliança com o PMDB".
Neste momento, chegou ao fim uma reunião, comandada por Vitalzinho com lideranças do PMDB, na casa do presidente estadual da legenda, o ex-governador José Maranhão, no Altiplano Cabo Branco, onde ficou definido através da ata do partido coligação com o PT.
O art. 7º da Lei 9.504 que dirime todas as dúvidas das convenções para escolha de candidatos, diz o seguinte:
Art. 7º - As normas para escolha e substituição dos candidatos e para a formação de coligações serão estabelecidas no estatuto do partido, observadas as disposições desta Lei.
§ 1º - Em caso de omissão do estatuto, caberá ao órgão de direção nacional do partido estabelecer as normas a que se refere este artigo, publicando-as no Diário Oficial da União até cento e oitenta dias antes das eleições.
* Ac, TSE nº 19.955/2002: as normas para a escolha e substituição de candidatos e, para formação de coligação não se confundem com as diretrizes estabelecidas pela convenção nacional sobre coligações; enquanto aquelas possuem, ao menos em tese, natureza permanente, as diretrizes variam de acordo com o cenário político formado para cada pleito.

Governo cria cargo de gerente da futura Casa da Cidadania de Itaporanga

A edição desta sexta-feira (4) do Diário Oficial traz publicação do Decreto nº 35.145, assinado ontem (03) pelo governador Ricardo Coutinho, transformando 02 (dois) cargo de Agente de Programas Governamentais II, em 01 (um) cargo de Gerente Operacional da Casa da Cidadania de Itaporanga. Com isso, o órgão já pode ser instalado na cidade, cuja parceria passa pela disponibilidade de um prédio pela prefeitura local. Os servidores serão nomeados pelo estado. 

PTC é o primeiro partido a registrar candidaturas para as eleições na PB

Registro do PTC no TRE
O primeiro pedido de registro de candidaturas foi feito ontem (3) ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), protocolado pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC). Foram registradas as candidaturas de Walter Correia de Brito Filho para senador, Valberto Vitoriano Pereira e Givanilson Roberto da Silva para suplentes de senador, José Alberto Magno Régis para deputado federal, e Jair Pereira Guimarães, Marcélio Pontes da Silva, Edvaldo Pereira da Silva e Maria José Martins para deputado estadual. 
Candidato ao Senado, Walter Brito (foto) oficializou apoio do PTC à candidatura do senador Cássio Cunha Lima (PSDB). O prazo para os partidos e coligações apresentarem os requerimentos de registro de candidaturas termina às 19 horas deste sábado (5). 

Boa notícia para os municípios: Presidente Dilma autorizou aumento de 1% no repasse do FPM...

A presidente Dilma Rousseff autorizou, ontem, aumentar em 1% a participação do governo federal no FPM (Fundo de Participação dos Municípios). A reivindicação, que é a principal bandeira da Confederação Nacional de Municípios, é antiga, mas a ampliação do repasse sempre foi evitada pelo governo sob o argumento de gerar impacto nas contas do governo acima do recomendável.
Agora, o Palácio do Planalto vai atuar no Congresso para aprovar o percentual, ainda abaixo da reivindicação dos prefeitos. Duas PECs (Proposta de Emenda Constitucional) tramitam hoje no Congresso e buscam ampliar a participação federal no FPM, mas sem o aval governista.
O ministro Ricardo Berzoini (Relações Institucionais) deverá negociar com congressistas a elevação da contribuição em 1%. A proposta, conforme a pasta, prevê o aumento em duas parcelas de 0,5%: a primeira ocorreria em 2015; a segunda, em 2016. O impacto é de cerca de R$ 3,8 bilhões.

Com licença de Marcílio Lacerda, a Câmara de Conceição está com novo presidente e titular no plenário...

Com a licença do vereador/presidente Marcílio Lacerda (PSDB), pelo prazo de 120 dias, a Câmara Municipal de Conceição está com novo comandante, bem como, como novo titular no plenário. Nesse período, a Casa será presidida pelo vereador Valdemir Berto, enquanto, assume a titularidade do mandato o suplente José Ivan Juca. Ambos foram empossados durante a sessão da última segunda (30/06). 
O Poder Legislativo local poderá entrar em recesso na próxima segunda (7) caso a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentária) seja aprovada pelos parlamentares-mirins. Marcílio ainda pode renovar o período de licença, quando terminar essa primeira etapa. (com Franck Edson e Ricardo Dantas)

Vitalzinho espera diálogo com PT da PB para iniciar atos de campanha...

O senador Vital do Rêgo (PMDB) se pronuncia nesta sexta-feira (04) sobre a decisão do diretório nacional do PT de barrar aliança com o PSB da Paraíba e exigir o cumprimento de resolução nacional, editada no dia 26 do mês passado, determinando aliança com o PMDB da Paraíba. “Estou acompanhando com muita serenidade e espírito aberto ao dialogo. O cenário nacional, Dilma e Temmer, desafia a todos nós a conjurar os espírito de unidade. Espero conversar com o PT a partir de amanhã (sexta) para avançarmos nos atos de nossa campanha conjunta", declarou.  

Intervenção do PT decidida em Curitiba entre Lula, Dilma e Mercadante

Ruy Falcão, Dilma e Lula
A ligação do presidente nacional do PT, Ruy Falcão, para o presidente estadual da legenda na Paraíba, Charlinton Machado, informando da determinação de coligação com o PMDB da Paraíba, foi feita direto de Curitiba (PR), depois de reunião com a presidente Dilma Roussef, o ex-presidente Lula e o ministro Aloízio Mercadante. Na capital paranaense, a cúpula petista prestigiou o lançamento da candidatura da ex-ministra e senadora Gleisi Hoffmann ao Governo do Paraná.
O telefonema de Ruy Falcão aconteceu por volta das 18h. O PT nacional quer o cumprimento da resolução nacional neste sentido. Por enquanto, Charlinton nega a ligação e diz que só se pronuncia sobre a decisão após comunicado oficial. O PT da Paraíba deve ser comunicado da decisão nesta sexta-feira, um dia antes do prazo limite para registro das candidaturas. O partido deve se antecipar e registrar logo pela manhã a ata da convenção em que homologou aliança com o PSB do governador Ricardo Coutinho.  

Após reuniões em Brasília, Lula e Dilma determinam intervenção para Paraíba desmanchando o apoio do PT a RC e impondo aliança com Vital.

A Executiva Nacional do PT acaba de encaminhar ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) resolução confirmando aliança com o PMDB no Estado. O que na prática trata-se de desmanche da decisão do diretório estadual do PT em apoiar a reeleição do governador Ricardo Coutinho (PSB), agora com uma batata quentíssima nas mãos. A notificação chegará ao diretório estadual nas próximas horas.
O próprio presidente estadual do PT, Charliton Machado, revelou que recebeu ligação do presidente nacional da legenda, Rui Facão, comunicando a decisão tomada lá em Brasília. Ele disse que ainda na noite de hoje a Executiva Estadual dos petistas irá reunir para definir como proceder diante dessa determinação superior. A ordem é que o partido formalize aliança com a candidatura do senador Vitalzinho (PMDB).
O ex-governador José Maranhão (PMDB), candidato ao Senado, no início da noite, recebeu uma ligação de Brasília confirmando a decisão. Ele estava circulando num dos shoppings de João Pessoa, ao lado do ex-governador Wilson Braga, do ex-vereador Marconi Paiva e assessores. A recomendação para intervenção no PT da Paraíba foi da presidente Dilma e do ex-presidente Lula, à executiva nacional. 
Vitalzinho vinha mantendo reuniões, desde terça-feira, com lideranças nacionais do PMDB e do PT com objetivo de tentar recuperar o apoio do PT paraibano para a sua candidatura. Ele chegou a se reunir com [caciques do PMDB] o vice-presidente Michel Temer, com o presidente do Senado Renan Calheiros e com o presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp, além dos ministros Aloísio Mercadante (Casa Civil) e Ricardo Benzoini (Relações Institucionais). 
O próprio Valdir Raupp já vinha confirmando que a intervenção nacional poderia acontecer no PT da Paraíba. Na última segunda-feira (30), contrariando recomendação da executiva nacional, o PT formalizou aliança com o PSB indicando Lucélio Cartaxo, como candidato ao Senado, na chapa encabeçada por Ricardo Coutinho. Sem o PT, o governador ficou numa situação crítica para empinar a candidatura.

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Prefeito de Bayeux Expedito Pereira anunciou ontem apoio à reeleição do deputado estadual Lindolfo Pires, recebido com festa na cidade...

Em meio a recepção festiva na noite de ontem (2), me Bayeux, região metropolitana de João Pessoa, um dos mais maiores colégios eleitorais da Paraíba, o prefeito Expedito Pereira (PSB) declarou apoio à reeleição do deputado estadual Lindolfo Pires (DEM). 
O parlamentar estava acompanhado do ex-prefeito de Sousa Fábio Tyrone, que é secretário Chefe de Governo do Estado. Com isso, Lindolfo consegue mais um importante apoio para seu projeto de reeleição, cujas surpresas e novos apoios estão na agulha... 

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Prefeito e vice de S. J. R. do Peixe declaram apoio à Cássio e Santiago...

O prefeito da cidade de São João do Rio do Peixe, Airton Pires, e vice Joaquim de Edita, declararam apoio a candidatura do senador Cássio Cunha Lima (PSB) nas eleições estaduais deste ano.
Segundo o prefeito, "há dois anos o município de São João do Rio do Peixe vem sendo penalizado pelo atual governo que sempre deixa a cidade de fora de suas metas governamentais". O prefeito também anunciou apoio as candidaturas de Wilson Santiago (PTB) a senador e do deputado estadual José Aldemir (DEM) à reeleição.
Airton se reuniu com os seus secretários na tarde de ontem e revelou o compromisso com Cássio para governador do Estado.

Justiça suspende exonerações da vice-governadoria feita por Ricardo Coutinho após rompimento de Rômulo Gouveia...

Desde o final de semana não se ouvia outra coisa em João Pessoa senão que os atos de exoneração e desmonte da Vice-Governadoria do Estado, feita pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) após o rompimento do vice-governador Rômulo Gouveia (PSD) teria dias contados por se tratar de um gabinete institucional cuja existência da estrutura administrativa e funcionalidade independem do humor ou das circunstâncias políticas. 
Isso porque o vice-governador do Estado é uma autoridade constituída pelo povo da Paraíba. Ricardo cortou telefones institucionais, motoristas, guarda pessoal e até a chefia de gabinete. Ou seja, é como se Michel Temer rompesse com Dilma e ela mandasse fechar o Palácio do Jaburu [residência do vice-presidente]. O vice-governador é o segundo mais importante agente da hierarquia estadual. 
Pois bem, agora á pouco, por volta das 15h45min, o juiz Miguel Brito Lyra Filho suspendeu as demissões dos assessores do vice-governador Rômulo Gouveia, publicadas na edição do última sábado (28), no Diário Oficial, um dia após o vice-governador romper com o governador. Na decisão, o juiz absorve as argumentações de que a exoneração em massa foi fruto de uma decisão tomada pelo governador devido entendimentos eleitorais e que a vice-governadoria, estabelecida pela constituição e eleita pelo povo, é função de estado, por isso, mesmo sem ter a autoridade de nomear ou exonerar, cabe ao vice-governador escolher seus assessores, não cabendo a intervenção do governador.
 

Deputado Assis Quintans revela que não disputará eleições este ano e vai apoiar um nome que estiver na aliança do senador Cássio Cunha Lima

O deputado estadual, Francisco de Assis Quintans (DEM), revelou nesta quarta-feira (2). Apesar de não concorrer neste pleito, Quintans assegurou que não abandonará a política e se engajará “de corpo e alma” na campanha do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) a governador. Indagado sobre quem apoiaria para deputado estadual este ano, Quintans disse não ter se definido ainda, mas que um dos requisitos para seu apoio será o voto em Cássio. “Daqui para sábado muita coisa está por acontecer, por isso começaremos a nos debruçar na próxima semana sobre este assunto”, revelou. O deputado chegou a cogitar se candidatar a deputado federal este ano, mas a atual conjuntura política não viabilizou sua candidatura.

Galera animada com muito pagode pra confraternizar o amigo 'Bigode'...

E no início da semana prestigiamos, junto com o vereador Ricardo Pinto, confraternização na casa do amigo 'Bigode', Zé Palmeira, lá no Bairro de Mangabeira, aqui em João Pessoa, animada por excelente grupo de pagode. Lá reencontramos amigos como Paulinho, executivo bancário na cidade de São Bento; o amigo Tita, conhecido taxista que à 12 anos deixou Itaporanga e reside hoje na Capital; dentre tantos outros.
Uma galera assídua do blog. A turma sempre apresentada por Luciano Palmeira, nosso 'Gambá'; Bigode, líder comunitário na área, recebeu a presença de vários amigos durante a tarde seguindo a festa pela noite. Passamos pouco tempo, mas proveitoso e animado... Um abraço à todos que agora acompanham imagens pelo blog:


terça-feira, 1 de julho de 2014

Antônio Mineral e outros três deputados deixam base do governador e marcaram presença na convenção do PSDB...

De sexta-feira pra cá mais quatro deputados que ainda permaneciam na base de sustentação do governo já estão apoiando a candidatura do senador Cássio Cunha Lima (PSDB). Manoel Ludgério, Eva Gouveia e João Gonçalves, ambos do PSD, seguiram Rômulo Gouveia quando do racha com governador Ricardo Coutinho (PSB). 
O outro que ainda estava caminhando ao lado do governador é o deputado estadual Antônio Mineral (PSDB). Ele estava meio sem jeito na convenção do partido, no domingo (29), no ginásio do Colégio Pio X. E ontem, segunda-feira (30), não marcou presença na convenção do PSB, realizada no Forrock, também em João Pessoa. A massa tucana comemorava quando viu Mineral na festa do PSDB.
Quase passava despercebido, pois estava num canto de parede até acompanhar a chegada apoteótica do senador. 

Deputado Vituriano de Abreu comemora apoio de Zé Lacerda e Rayssa ao seu projeto de reeleição...

O deputado estadual Vituriano de Abreu (PSC) conseguiu, com o aval e a interferência do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), fechar um importante reforço para o seu projeto de reeleição, que é o apoio do ex-vice-governador José Lacerda e de sua filha a vereadora pessoense Rayssa Lacerda, ambos do PSD, principalmente nos municípios de São José de Caiana, Carrapateira, Monte Horebe e Bonito de Santa Fé, onde o ex-deputado estadual [líder de mandatos conquistados em sua trajetória política] mantém base familiar  e força política.
Vituriano está comemorando essa conquista e adiantou que Cássio também quer que Zé Lacerda estenda esse apoio para vários municípios na região de Mamanguape, aonde o ex-vice-governador também exerce uma liderança política muito forte. E para ampliar ainda mais esse apoio, Vituriano informa que também está conversando com Rayssa para fechar o apoio em João Pessoa, principal base política da vereadora.

Daniela Ribeiro disse que rejeitou na manhã de hoje convite de RC pra vice: ‘Fico feliz de dizer sim ao povo Paraibano e não ao governador’.

O governador passou a madrugada e o dia inteiro de hoje à procura de um candidato à vice em sua chapa, anunciado agora à noite: a médica Lígia Feliciano [esposa do deputado Damião Feliciano]. Ricardo Coutinho tentou última cartada em cima do PMDB, que recusou. E, por fim, investiu pra cima do PP objetivando ter a deputada estadual Daniella Ribeiro ocupando a vaga. Mais um recusa.
Fazendo oposição a três anos de meio, Daniella revelou hoje que recusou o convite para se manter coerente. "Claro que existiu sim, que bom que reconhecem que trabalhamos e exercemos bem nossa função. Mas, temos posição e não poderíamos ficar do lado daqueles que fazem tanto mau a Paraíba", afirmou. "Fico feliz de dizer sim ao povo paraibano e ter dito não ao governador Ricardo Coutinho", acrescentou.
Na manhã de hoje, a "Bela" junto com seu irmão, o ex-ministro das Cidades Aguinaldo Ribeiro, e seu pai, o ex-deputado Enivaldo Ribeiro, oficializaram apoio ao senador Cássio Cunha Lima (PSDB).

Como publicamos em primeira mão na manhã de hoje o governador RC acaba de anunciar, agora à noite, Lígia Feliciano vice em sua chapa...

Como publicamos, em primeira mão na manhã de hoje, o governador Ricardo Coutinho (PSB) acaba de anunciar, agora à pouco, neste início de noite, e médica Lígia Feliciano (PDT) como candidata a vice-governadora em sua chapa. Com isso, o governador consegue manter o PDT do deputado federal Damião Feliciano, marido de Lígia, no arco de aliança do PSB. 
O anúncio aconteceu durante entrevista coletiva na Associação Campinense de Imprensa (ACI), às margens do Açude Velho. Ricardo consegue ter em sua chapa um nome de Campina Grande para tentar reverter a desvantagem na cidade em relação aos dois principais adversários: os senadores Cássio Cunha Lima (PSDB) e Vitalzinho (PMDB). Lígia foi candidata á vice de Rômulo Gouveia quando ambos perderam eleição municipal para Veneziano. 
A coletiva estava marcada para às 16h, mas chegou a se adiada para às 18h e só começou por volta das 19h, quando foi feita a declaração. Ricardo se reuniu durante a madrugada com o prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo (PT), o senador Vitalzinho e o ex-governador José Maranhão, ambos do PMDB, para tentar última cartada no sentido de conseguir apoio do partido. Mas a negociação não foi concretizada e o PMDB, por conta da revolta dos deputados peemedebistas, manteve a candidatura de Vitalzinho.
Portanto, aqui você já sabe a credibilidade em primeiro lugar...

Após chegarem juntos à API, Clã Ribeiro e o senador Cássio Cunha Lima acabam de anunciar oficialmente aliança do PP com o PSDB...

O senador e candidato a governador, Cássio Cunha Lima, o presidente estadual do PP, Enivaldo Ribeiro; o ex-ministro das Cidades e atual deputado federal, Aguinaldo Ribeiro e sua irmã a deputada estadual Daniella Ribeiro; participam neste momento da entrevista coletiva do PP, realizada na sede da Associação Paraibana de Imprensa (API) e sacramentaram a aliança entre o PP e o PSDB para as eleições estaduais deste ano.
Na oportunidade, Aguinaldo Riberio disse que com o apoio a Cássio, o PP mantém a coerência, pois permanece no campo das oposições no estado da Paraíba. ‘Não temos que explicar nada. Nossa posição continua a mesma, que é da oposição’, afirmou.
Aguinaldo também alfinetou o grupo da situação e os novos adesistas ao projeto de releição do governador Ricardo Coutinho (PSB). ‘Muitos terão que justificar, não para nós, mas sim para o povo, que tenho certeza que não os deixaram impunes’, ressaltou. 

Clã Ribeiro segue no carro do senador Cássio rumo à API para coletiva em que oficializará apoio ao tucano...

Senador Cássio faz sinal de positivo com anúncio do apoio do PP
O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) saiu indagorinha da residência do deputado e ex-ministro Aguinaldo Ribeiro (PP), localizada no Bairro do Altiplano, e segue em direção à Associação Paraibana de Imprensa (API), no centro da Capital, para receber oficialmente o apoio do PP. Aguinaldo, a deputada Daniella Ribeiro e seu pai o ex-deputado Enivaldo Ribeiro seguem no carro - Santa Fé de cor amarela - do senador.
O Clã Ribeiro concedem entrevista coletiva para oficializar a aliança.  Mais informações em instantes...

Depois de anunciar apoio a Ricardo, a prefeita de Bonito de Santa Fé Alderi Cajú volta atrás e confirma engajamento e apoio à Vitalzinho...

Depois de anunciar publicamente adesão ao projeto de reeleição do governador Ricardo Coutinho (PSB), a prefeita de Bonito Santa Fé, Alderi Cajú (PMDB) declarou hoje apoio à candidatura do senador Vital do Rêgo Filho, também do PMDB, ao governo do Estado.
Vitalzinho comemorou a decisão da prefeita e disse que o mesmo acontecerá com outros companheiros do partido, que deverão anunciar apoio à sua candidatura.
Alderi Caju teria decidido por Ricardo Coutinho na hipótese de o PMDB não apresentar candidatura própria ao governo do Estado. Ela justificou sua posição, se dizendo mulher de grupo ao ratificar seu apoio a Vitalzinho.

Sem apoio do PT Vital deve dar o troco se licenciando da presidência da CPI da Petrobrás em prol do senador Gim Argello, inimigo de Dilma...

Como publicamos no post anterior, o senador Vitalzinho (PMDB) já deixou pronto o troco que dará à presidente Dilma Rousseff, caso não obrigue o PT a desmanchar aliança com o PSB e apoiar sua candidatura. Presidente da CPMI da Petrobrás Vitalzinho, neste caso, vai se licenciar do colegiado e quem assume seu lugar é o senador Gim Argello, hoje inimigo da presidente e responsável pela decisão do PTB em deixar Dilma pra apoiar Aécio Neves.
Gim Argello (PTB-DF) está na lista negra do Palácio do Planalto. É candidato a reeleição, entretanto, tem como conciliar a campanha com os trabalhos de investigação. Com esse roteiro o Planalto deve ter muita dor de cabeça durante a campanha diante das bombas da Petrobrás que Gim Argello deverá revela aos poucos pra imprensa durante a campanha. 

Vitalzinho deve deixar Dilma sem palanque na Paraíba e liberar aliados para apoiar o presidenciável Aécio Neves...

Mesmo com o racha interno, entre os que queriam aliança com Ricardo Coutinho e os que defendia apoio à Cássio, o PMDB acabou decidindo, em reunião esta madruga de sua Executiva Estadual, por 9 a 3, a manutenção da candidatura puro sangue: Vitalzinho (governador), Roberto Paulino (vice) e Maranhão (senador). No entanto, para quem pensava em trégua eis que o moído está apenas começando.
É que o senador Vitalzinho, presidente das CPI's que investigam irregularidades na Petrobrás, vai cobra [e caro] a fatura ao presidente nacional do PT, Ruia Falcão, e a própria presidente Dilma, pela não intervenção no diretório estadual forçando o PT compor-se com o PMDB. De cara, há entendimentos para deixar a presidente sem palanque na Paraíba e deflagar apoio ao presidenciável Aécio Neves (PSDB). 

Exclusivo: Governador RC deve anunciar a médica Lígia Feliciano como sua vice e assim fecha apoio do PDT do deputado Damião Feliciano...

Exclusivo: [Direto de João Pessoa] - O governador Ricardo Coutinho (PSB) prometeu anunciar o nome do vice em sua chapa, durante coletiva que convocou para daqui à poucos instantes. Acabamos de receber informação fidedigna de que a médica Lígia Feliciano aceitou convite pra missão e com isso o PDT do deputado Damião Feliciano, seu marido, acaba de fechar aliança com o governador.
Dr. Damião fez a convenção ontem do partido, mas deixou a decisão para depois sobre quem iria apoio ao governo. Seu filho, Renato Feliciano é secretário estadual de Turismo. Portanto, com Lígia tem-se uma vice de Campina Grande.
Para quem não lembra, Lígia foi vice de Rômulo quando o 'Gordinho' perdeu, pela segunda vez, disputa municipal para então prefeito Veneziano.

Ouça áudio: Maranhão confirma chapa puro sangue do PMDB e descarta aliança com Ricardo ou Cássio...

O ex-governador José Maranhão, presidente estadual do PMDB, gravou às 04h30 da madrugada de hoje (1º) entrevista que põe, em tese, um fim às especulações de que ainda poderia fechar uma aliança com o governador Ricardo Coutinho (PSB), que anuncia daqui à pouco o candidato a vice em sua chapa, ou com o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), e reafirma candidatura própria. Portanto, segundo ele, está mantida a chapa: Vitalzinho (governador), Roberto Paulino (vice) e Zé Maranhão (senador). ouça:

Ricardo acaba de garantir que já tem vice, mas nome só será revelado durante coletiva na manhã desta terça-feira...

Agora à pouco, por volta de 1h30 desta madrugada, o governador Ricardo Coutinho (PSB) anunciou, através de sua página no Facebook, que acabara de ser decidido no PSB o nome do vice que completará sua chapa. Ele bem que tentou anunciar durante a convenção ocorrida ontem (30), mas as negociações só encerram no final da noite. Ricardo postou que a Executiva Estadual do PSB havia definido a candidatura do seu vice "há uma hora", ou seja antes do prazo limite para definição, mas o nome só será conhecido durante coletiva convocada para a manhã desta terça-feira (1º).
Ainda nesta madrugada ventilou-se muito, nos bastidores, que o PMDB estaria novamente retirando a candidatura para indicar o vice. Após surgimento dessa informação os deputados do partido se reuniram e empunharam armas para impedir o cadafalso do PMDB. Não sabemos, porém, o resultado final dessa peleja peemedebistas. Caso não consiga convencer os peemedebistas para selar a aliança, o empresário campinense Bolinha pode o nome que o PSB tem guardado na manga para apresentar como vice.

PMDB racha novamente, 24 horas depois de homologar nome de Vital, e vai bater chapa sobre apoio a RC ou Cássio...

Direto de João Pessoa - A madrugada desta terça-feira (1º) inicia com nova reviravolta nas hostes do PMDB, que não se entende volta atrás de nova na decisão tomada domingo (29), durante a convenção, de lançar candidatura própria. Os peemedebistas esperavam que a Executiva Nacional do PT pudesse intervir na Estadual pra forçar aliança em torno da candidatura do senador Vitalzinho. No entanto, os petistas daqui decidiram confrontar a nacional e homologaram aliança com o PSB, indicando Lucélio somo senador na chapa do governador Ricardo Coutinho.
O próprio vice-presidente da República, Michel Temer - manda chuva do PMDB Nacional - teria ligado pro ex-governador José Maranhão comunicando-lhe que não haveria intervenção do PT nacional pra gerar a aliança. A cúpula estadual do partido, então, convocou nova reunião de emergência, na noite desta segunda (30), quando foi colocada na mesa que a decisão seria tomada pela Executiva Estadual da legenda não valendo mais a decisão dos convencionais, que no domingo decidiram pela candidatura própria.
Quando os deputados souberam dessa nova perspectiva correram pra reunião na casa da prefeita de Patos, Francisca Motta, aonde já se encontrava o senador Cássio Cunha Lima, com lanças em punho pra não deixar que Maranhão e Vitalzinho entreguem o partido ao governador Ricardo Coutinho. Eles defendem, caso não haja candidatura própria, uma coligação com o senador tucano. Enquanto isso, Maranhão está reunido na sede do PMDB - na Avenida Beira Rio - com Vitalzinho e Veneziano, dentre outros que defendem aliança com Ricardo Coutinho. 
No final das contas os deputados decidiram bater chapa na Executiva Estadual para resolver o problema. No resumo, seja qual for a decisão a ser tomada o PMDB vai seguir dividido nestas eleições.

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Sem vice, Ricardo Coutinho compara gestões, ataca Cássio e Rômulo e revela como selou aliança com PT...

Acabou horas atrás a convenção conjunta do PSB/PT que homologou o governador Ricardo Coutinho, como candidato à reeleição, e Lucélio Cartaxo como senador. O governador chegou ao Forrock, local da convenção, acompanhado de Lucélio e do prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo. O nome de quem será o candidato a vice ainda é um mistério porque o governador não conseguiu convencer o PP para o posto nem o PMDB.
Entretanto, uma coletiva de imprensa está marcada para às 11h de amanhã quando deverá anunciar o nome, que dizem ser de Campina Grande. Situação que levou o PMDB a varar a noite em reuniões que podem gerar nova reviravolta na política paraibana. A convenção foi aberta com discurso do deputado federal Efraim Filho (DEM), que ressaltou a coerência do seu partido em manter-se fiel ao governo.
O prefeito Luciano Cartaxo, em sua fala, disse que a aliança PT/PSB dará palanque para dois candidatos a Presidência da República, a própria presidente Dilma Rouseff (PT) e o ex-governador Eduardo Campos (PSB). "Essa é uma aliança de mão dupla, onde o PT defenderá o nome de Ricardo e o PSB vai defender o nome de Lucélio Cartaxo". O petista agradeceu a Executiva Nacional do PT por não intervir no Diretório Estadual, como pretendia o PMDB.
"Muito obrigado a presidente Dilma Rousseff e a Executiva Nacional do PT que nos apoiou nesta decisão. Quem apostou na intervenção, perdeu seu tempo", disparou o prefeito em direção ao senador Vitalzinho, que acionou a presidente Dilma para intervir no PT da Paraíba e obrigá-lo a fechar aliança com o PMDB. No grande momento da convenção, o governador Ricardo Coutinho atacou duramente seus adversários e advertiu: "Eles não sabem ou ainda não tenham aprendido com quem estão lidando".
Ricardo voltou a apresentar um discurso forte e ideológico de esquerda, característico dos seus primeiros anos de militância quando ainda estava no PT: "Quem busca fazer um trabalho a favor do povo e contra as elites é bombardeado. Grupos oligárquicos se juntam para tentar impedir um trabalho que vem dando certo. Não aprenderam ainda com quem estão lidando. Nós temos as costas grossas e os pés calejados. Nossa história é feita com coragem. É limpa, é firme e determinada a fazer o melhor para a Paraíba", disse.
Fazendo menção ao senador Cássio Cunha Lima (PSDB), líder nas pesquisas pela disputa ao governo, Ricardo deu o tom das comparações que fará durante a campanha: "Que amor é este que em 6 anos e 3 meses não abriram um único leito". E acusou a oposição de promover um desmonte na sua chapa. "Não adianta tirar os partidos da nossa aliança, porque nós confiamos nos prefeitos e eles não são vassalos de nenhum deputado. Ninguém precisa de intermediário".
E completou: "O que é que o candidato do outro lado fez em suas cidades, a não ser distribuir cheques?". Outro que foi alvo dos ataques de Ricardo foi o vice-governador Rômulo Gouveia (PSD), que segundo Ricardo mudou de opinião "de um dia para o outro". "Gente assim não ser pra nada! Só sabe é ser safado! Sabe é não ter vergonha na cara!". E finalizou: "Temos que estar nas ruas para poder derrotá-los". 

Em megaestrutura, o PSDB homologou nomes de Cássio e Ruy Carneiro candidatos a governador e vice, e aliança com Santiago para o Senado; Cássio foi ovacionado como futuro governador por multidão...

Numa megaestrutura, nos moldes das convenções americanas, o PSDB homologou os nomes do senador Cássio Cunha Lima e do deputado federal Ruy Carneiro, respectivamente, a governador e vice, durante convenção realizada ontem (29) no Colégio Pio X, em João Pessoa, que ficou pequena pra multidão que compareceu ao evento. Na oportunidade também foi confirmado o lançamento do nome de Wilson Santiago (PTB) como candidato a senador na chapa tucana, tendo como primeiro suplente o ex-prefeito pessoense Luciano Agra e na segunda suplência o empresário Júnior Evangelista.
Numa megaestrutura, nos moldes das convenções americanas, o PSDB homologou os nomes do senador Cássio Cunha Lima e do deputado federal Ruy Carneiro, respectivamente, a governador e vice, durante convenção realizada ontem (29) no Colégio Pio X, em João Pessoa. Na oportunidade também foi confirmado o lançamento do nome de Wilson Santiago (PTB) como candidato a senador na chapa tucana, tendo como primeiro suplente o ex-prefeito pessoense Luciano Agra e na segunda suplência o empresário Júnior Evangelista.
A chapa encabeçada pelo senador Cássio terá uma coligação com a participação de 14 partidos: PSDB, PTB, PP, PR, SDD, PSD, PT do B, PMN, PEN, PTN, PRB, PTC, PPS e PSC, podendo ainda contar com o ingresso do PDT, já que o deputado federal Damião Feliciano deixou pra decidir até sexta-feira sobre quem o partido irá apoiar. O evento contou com as presenças do vice-governador Rômulo Gouveia (PSD) e dos deputados estaduais Antônio Mineral (PSDB), Manuel Ludugério (PSD), João Gonçalves (PSD) e Eva Gouveia (PSD), que ainda integravam a base de sustentação do governo até semana passada.
Mesmo cotado para disputar uma das vagas da Câmara Federal, o senador Cícero Lucena (PSDB) não compareceu e não deverá disputar as eleições deste ano. O senador Cássio começou seu discurso lembrando do seu pai, o ex-governador Ronaldo Cunha Lima, e agradecendo a presença dos filhos Marcela, Diogo e Pedro (este candidato a deputado federal). O líder dos tucanos não poupou críticas ao governador Ricardo Coutinho (PSB). Ele afirmou que a primeira ação quando voltar ao Palácio da Redenção será "reconciliar o Governo do Estado com a sociedade".
Segundo ele, o projeto de voltar a disputar um mandato em 2014 não estava em seus planos, "mas eu não poderia me omitir diante de tantas dificuldades, de compromissos e promessas não cumpridas, e, principalmente, da perseguição imposta, sobretudo, aos mais humildes". "Não é possível que o Governo seja instrumento de confronto. Tem algo errado com o governador, que briga com a Assembléia, com o Tribunal de Justiça, com o Ministério Público, com o Tribunal de Contas, com o servidor público, que persegue o agricultor, se indispõe com a Polícia e se confronta com a UEPB. Um governador que não respeita os médicos, os advogados, os procuradores, que não tem diálogo, que não sabe ouvir e que não tem capacidade de respeitar algo que é essencial na política, que é o contraditório", disse Cássio.
Cássio também destacou que não vai fugir a comparações de governos, como vem propondo Ricardo Coutinho: "Vamos começar com a Saúde, melhorou?", indagou o tucano, lembrando de casos de médicos que estão proibidos de fazer cirurgias por questão política. Na área da Educação, o tucano citou escolas fechadas e diminuição do número de alunos matriculados. Na questão da Segurança citou o aumento do número de homicídios, assaltos a bancos e afirmou que reduziu o efetivou da Polícia Militar. Ruy Carneiro foi outro que também pegou pesado contra o governador Ricardo Coutinho. Ele afirmou que a Paraíba necessita de um gestor que "tenha coração" para que o tempo da "tirania" no Governo possa acabar.


O vice-governador Rômulo Gouveia (PSD) lamentou, durante seu discuso, que o Governo tenha inviabilizado o seu trabalho, através da exoneração de servidores do seu gabinete, cortes de telefone e recolhimento de veículos a serviço. "Isso foi feito porque não me dobrei aos caprichos dele [Ricardo Coutinho]. E não vou me curvar", disse. "A minha permanência na condição de vice-governador foi em defesa da Paraíba. Talvez a traição, a forma desleal com que retiraram a minha pré-candidatura ao Senado, foi talvez, porque sabiam que eu não concordariam com o que vem ocorrendo nos últimos dias neste Estado. O que temos visto é o Diário Oficial repleto de nomeações de apadrinhados políticos e isto eu não concordo", afirmou.

PDT fez sua convenção mas o deputado federal Damião Feliciano deixou pra decidir quem vai apoiar no fim do prazo pra entrega das atas...

Direto de João Pessoa - O PDT realizou convenção, na manhã desta segunda-feira (30), na sede do partido em João Pessoa (PB), mas ainda não definiu quem apoiará para governador nas eleições estaduais deste ano. Além da chapa majoritária, a indefinição da legenda abrange também a proporcional.
O presidente da legenda, o deputado federal Damião Feliciano, revelou que vai esperar deliberação da Executiva nacional para poder se posicionar com relação às alianças na Paraíba, tanto na proporcional, quanto na majoritária. A expectativa é que a posição final do partido só saia a noite.
Damião disse também que vai ouvir o coração para se decidir. “Nós já estamos na medida do coração, fazendo este batimento para mais tarde tomarmos a decisão acertada. Como diz a música: as partidas do coração já passou dos 120 ”, disse. 

Efraim Morais manteve apoio do DEM à reeleição do governador RC...

DEM permanece com Ricardo e nega Efraim na majoritária
Direto de João Pessoa - O ex-senador Efraim Morais, presidente estadual do DEM, praticamente não pisou na sede estadual do partido, localizada no Bairro de Tambiá, pois passou a tarde inteira na Granja Santana e de lá só saiu junto com o governador Ricardo Coutinho (PSB) para a convenção do PSB, que aconteceu no Forrock, em João Pessoa, no final da tarde.
Efraim chegou a se reunir com o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), durante o fim de semana, mas a articulação para aliança com os tucanos não prosperou. Já na manhã desta segunda (30) as especulações davam conta de que Efraim seria o vice na chapa de Ricardo, mas o ex-senador recusou.

Apesar de investidas do governador RC para ter Daniela Ribeiro na vice, o PP do ex-ministro Aguinaldo Ribeiro decidiu fechar com Cássio...

Apesar de indicar apoio a Cássio, Aguinaldo Ribeiro mantém suspense
Direto de João Pessoa - Apesar de intensas investidas do governador Ricardo Coutinho (PSB) em ter a deputada Daniella Ribeiro (PP), como sua vice, o PP acabou oficializando aliança com o senador Cássio Cunha Lima (PSDB). O tucano era aguardado na sede estadual do partido, no Bairro do Expedicionários, em João Pessoa, mas não pode comparecer durante a convenção. 
O deputado federal Aguinaldo Ribeiro, ex-ministro das Cidades, cotado para disputar o Senado na chapa do PSDB, vai disputar à reeleição.Como sua irmã, a deputada estadual Daniella Ribeiro.
Segundo as informações correntes nos bastidores, como a família Ribeiro não se alia à família Vital, a presidente da República Dilma Rousseff teria entrado nas negociações para levar o PP para o governador. Porém, o ex-deputado Enivaldo Ribeiro - pai de Aguinaldo e Daniella - rechaçou a articulação e decidiu pelo apoio ao senador tucano.

Aliado histórico do PMDB, o deputado federal Wellington Roberto fecha apoio do PR ao senador Cássio Cunha Lima...

Convenção do PR
Direto de João Pessoa - O deputado federal Wellington Roberto, presidente estadual do PR, confirmou nesta segunda-feira (30), durante convenção, o apoio de seu partido ao senador Cássio Cunha Lima, candidato do PSDB ao governo do estado. Inclusive, Cássio participou da convenção do PR.
Aliado do PMDB por várias eleições, o PR decidiu ficar fora do arco de aliança do PMDB desta vez para seguir a candidatura do PSDB. O PR faz parte da bancada de oposição ao governo na Assembleia Legislativa, tendo o deputado Caio Roberto como um dos protagonistas em debates sobre orçamento na Casa, combatendo proposituras do governo.
Wellington Roberto, que chegou a pleitear a vaga de senador para o partido, vai disputar a reeleição. A convenção do PR aconteceu na sede estadual do partido, localizada no Bairro de Miramar, em João Pessoa.

Major Fábio é homologado pelo Pros como candidato ao governo, tendo o Pastor Olavo como vice e Leila Fonseca ao Senado...

Direto de João Pessoa - Em convenção realizada na manhã desta segunda (30), na sede da Asplan, em João Pessoa, o deputado federal Major Fábio (Pros) recusou convite do PMDB pra ser vice do senador Vitalzinho e decidiu manter sua candidatura ao governo. Como vice, ele terá a enfermeira Leila Fonseca e para o Senado, o Pastor Olavo. 
Ele disse que fez questão de manter o compromisso que foi dito à família que iria entrar na disputa pelo governo: "Nós sofremos muito até chegar aqui, mas eu prezo muito pela palavra e ela vale muito pra mim. Eu passei esse tempo todo dizendo para a Paraíba que não seria mais candidato a deputado federal, que não seria mais candidato a deputado estadual e que pensava em disputar o governo, mas hoje declaro que vou levar adiante o meu compromisso com a Paraíba", destacou. Disse ainda em seu discurso que a Paraíba está assistindo a um verdadeiro desmantelo em relação a coerência, a verdade e que os políticos estão usando muito pragmatismo quando nunca foi sinônimo de incoerência. 
O Pastor Olavo é membro da Fundação Cidade Viva, em João Pessoa, enquanto Leila Fonseca é bacharela em Direito, doutora em enfermagem e professora da Universidade Estadual da Paraíba. Ela é esposa do vereador pessoense Djanilson da Fonseca (PPS). Veja no vídeo, abaixo, a fala do deputado:

Com recusa do Pros em ser vice, o PMDB homologa chapa puro sangue Vitalzinho/Paulino/Maranhão para não deixar partido se acabar...

Damião Barros (camisa branca) foi o delegado de Itaporanga na convenção
Direto de João Pessoa - Quem melhor definiu a situação do PMDB, nessa fase de homologação de alianças para as eleições deste ano, foi o ex-deputado Gilvan Freire. Ele disse que o partido se esfacelara da noite para a madrugada de domingo (29), porém, ao raiá do dia o partido ressurgiu das cinzas a que estava relegado. Pois, a bancada de deputados liderados por Trócolli Júnior, Manoel Júnior, Gervásio Maia, Olenka, os Paulino e os Motta, levantaram trincheira e não deixaram vingar o acordo celebrado por Zé Maranhão e os Vital em pró de uma aliança com o PSB, indicando a deputada Nilda Gondim pra vice de Ricardo Coutinho (PSB).
Assim sendo, os convencionais foram até o Clube Cabo Branca e aclaram a candidatura de Vitalzinho (governador), Roberto Paulino (vice) e Maranhão (senador). Uma chapa puro sangue que recoloca a sigla no protagonismo da política paraibana e evita que o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) vença já no primeiro turno, levando a disputa pro segundo tempo. Vitalzinho até convidado o deputado Major Fábio (Pros) pra vice, mas o parlamentar decidiu neste segunda (30) manter candidatura ao governo.
E como o PMDB mostrou ser o partido que mais fez reuniões nessa fase onde decide uma coisa, volta atrás e assim em diante, já surge agora a noite nova informação de que o governador espera ainda conseguir acordo com o partido pra indicar um nome pra vice. O PSB e o PT homologaram os nomes de Ricardo Coutinho, como candidato à reeleição, e Lucélio Cartaxo pro Senado. O governador tentou até a tarde mas não conseguiu convencer o PP e PR pra aliança, que teria a deputada Daniella Ribeiro na vice. O PDT do deputado Dr. Damião ainda segue indefinido.

E como a confusão não é pouca, a Executiva Nacional do PT aguarda enviou da ata pra desmanchar acordo celebrado na Paraíba e retomar apoio ao PMDB. Ou seja, até a próxima sexta-feira (5) muita coisa deve acontecer, diante das negociações que ainda correm nos bastidores.