sexta-feira, 15 de julho de 2022

João Azevedo e Cássio Cunha Lima se aproximam do acordão


O PSB pretende realizar sua convenção no dia 05.08.2022, aos 45 minutos da prorrogação. qual a razão? Esperando a difícil costura que está sendo cuidadosamente alinhavada nos bastidores, por interlocutores de Cássio Cunha Lima e João Azevedo. Depois da “rasteira” que levou de Veneziano Vital do Rêgo, a coordenação política que conduz o projeto da reeleição do governador, reconheceu que seria imprescindível uma junção de forças com os Cunha Lima, para vencerem o pleito em primeiro turno.

O primeiro passo foi procurar Romero Rodrigues – que esteve como pré-candidato a vice por algumas semanas – e sem explicações, gravou um vídeo de curta duração, comunicando apenas sua desistência da empreitada. Hoje percebe-se que foi um ato de grandeza de sua parte, para não dividir o Clã. Cássio, que continua no comando como “Eminência Parda”, discordou de sua atitude. Em seguida, o próprio Cássio, se furtou em participar do lançamento da pré-campanha do próprio filho ao governo (?).

Deputado Aguinaldo Ribeiro, que diuturnamente tem apregoado sua presença na chapa majoritária como o Senador de João, precipitou-se ao comprometer-se em resolver o problema, garantindo que levaria os Cunha Lima a apoiar ele e João. Até hoje o núcleo do projeto reeleição de João, aguarda o agendamento deste encontro.

A maioria dos atuais conselheiros políticos do governador, são os mesmos que estiveram ao lado dos Cunha Lima em 2010, quando Ricardo Coutinho derrotou Maranhão, com apoio de Cássio. O fato era considerado “impossível”. Ricardo Coutinho tinha sido o maior articulador da cassação do governador tucano, reeleito em 2006. Como se não bastasse, deixou suas digitais na cena do crime, ao nomear imediatamente (como recompensa) Marcelo Weick, para Procuradoria Geral do Município de João Pessoa.

Não se trata de “ilações”, são informações “privilegiadas”. O “acordão” pode até não se concretizar. Mas, os sinais são muito claros… Bruno Cunha Lima, no encerramento do Maior São João do Mundo, agradeceu o governador João Azevedo pela estrutura de segurança oferecida pelo Estado. Não é por acaso, que a bancada de sustentação de sua gestão na Casa Félix Araújo, está migrando para apoiar João Azevedo, e Bruno finge não perceber. Esqueceu que seu primo é candidato?

O pragmatismo aponta para o “cofre” e o “poder de caneta”. Fechando com os Cunha Lima, fica difícil qualquer candidato derrotar o Governo do Estado, maioria da ALPB, Prefeituras de João Pessoa e Campina Grande. A dúvida é se Pedro é o vice, ou Romero sai Senador e Efraim vice. A eleição do filho de Cícero Lucena ficaria prontamente garantida. Rui Carneiro retornaria a Câmara. E na hipótese de Pedro ou Romero não figurarem na chapa majoritária, três vagas na Câmara estarão asseguradas.

Cássio poderá até deixar a vida pública. Mas não antes, de uma desforra, dando um “abraço de afogado” em Ricardo Coutinho, Veneziano Vital do Rêgo e Aguinaldo Ribeiro. Ele nunca os perdoará pela derrota de 2018, eleição perdida em uma semana, por falta de “estrutura financeira”. E se quiser continuar na vida pública, seria a segunda opção para o senado, ao lado de João – caso seja reeleito – no pleito de 2026.

Com A Palavra Online

quinta-feira, 14 de julho de 2022

João nomeia ex-vereador campinense Cassiano Pascoal novo Secretário da Economia Solidária e demonstra mais um agrado ao Republicanos


O governador João Azevêdo (PSB) nomeou, em ato publicado nesta quinta-feira (14), o ex-vereador de Campina Grande Cassiano Pascoal (Republicanos) para o cargo de secretario executivo da Economia Solidária.

Cassiano é filho da médica Tatiana Medeiros, ex-aliada do senador Veneziano (MDB) pré-candidato ao governo. Ela rompeu com o emedebista em fevereiro deste ano e se filiou ao Republicanos do deputado Hugo Motta, por onde disputará vaga de deputada federal.

Essa nomeação pode ser considerado mais um agrado do governo ao Republicanos.

terça-feira, 12 de julho de 2022

TRE-PB marca para 11 de novembro nova eleição para Vereadores em Monte Horebe, que ficou sem vereador após cassação na Corte desfazendo decisão da primeira instância

 


cidade de Monte Horebe, localizada no Sertão da Paraíba, terá novas eleições para vereador no dia 11 de dezembro. O pleno do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) tomou a  decisão nesta segunda-feira (20), negando recurso do MDB para reverter a decisão de 1º grau que cassou o mandato de todos os representantes daquela Câmara Municipal, sendo nove vereadores e três suplentes da legenda por fraude.  O relator do processo foi o juiz José Ferreira Ramos Júnior,

A legenda foi acusada de lançar “candidaturas laranjas” de três mulheres,  descumprindo a cota de gênero nas Eleições de 2020.

De acordo com o calendário definido pelo TRE-PB, na semana passada, os eleitores de Monte Horebe vão votar nas eleições gerais (para presidente, governador, senador e deputados federais e estaduais) e na eleição suplementar.

Os vereadores perderam seus cargos após uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) concluir que houve fraude à cota mínima de 30% do gênero prevista na legislação eleitoral. Monte Horebe foi uma das cinco cidades da Paraíba em que o prefeito e todos os vereadores eleitos em 2020 eram do mesmo partido, o MDB. 

O município de Monte Horebe/PB, pertence à 40ª Zona Eleitoral (São José de Piranhas/PB). Poderá participar da eleição, o partido que, até seis meses antes do pleito, tenha registrado seu estatuto no Tribunal Superior Eleitoral e possua, até a data da convenção, órgão de direção constituído no município, de acordo com o respectivo estatuto.

As convenções, para a escolha de candidatos, serão realizadas no período de 28 de setembro a 14 de outubro de 2022. Os partidos políticos solicitarão ao Juiz Eleitoral o registro de seus candidatos até as 19 (dezenove) horas do dia 24 de outubro de 2022.

A propaganda eleitoral somente é permitida a partir do dia 25 de outubro de 2022.