sábado, 22 de novembro de 2014

BPTRAN e PM apreendem quase 50 motos hoje com documentações irregulares na cidade de Conceição

A polícia Militar em conjunto com a CPTran fizeram uma verdadeira varredura, durante todo o dia deste sábado (22), fazendo abordagens e averiguando documentação de veículos e condutores, na cidade de Conceição. A operação teve início pela manhã e deve se prolongar durante a noite, pelas ruas da cidade.
De acordo com informações da 2ª Companhia de Polícia, além de apreender veículos com documentações irregulares, a operação teve o objetivo de corrigir as pessoas, na tentativa de desarmar, possíveis portadores e armas e encontrar drogas.
Durante as abordagens, os veículos foram rebocados para o pátio do Detran, onde ficarão até que as documentações sejam regularizadas. Nenhuma arma foi apreendida, bem como não foi encontrado droga, durante as abordagens. (com Gilberto Ângelo/VPN)

Comandante do 13º BPM realiza reunião com oficiais e destaca foco na operacionalidade visando proximidades das festas de fim de ano no Vale

O comandante do 13º Batalhão, major Jurandy Pereira Monteiro, reuniu nesta sexta-feira (21) os oficiais da unidade para definir as estratégias visando às proximidades das festas de final de ano, objetivando a diminuição dos índices de criminalidade com foco em ações ostensivas de saturação do policiamento em áreas de risco e combate à criminalidade.
Fizeram-se presentes, os comandantes das companhias que compõem a área do Vale do Piancó, sediadas em: Itaporanga, Conceição e Piancó; além do subcomandante da unidade e outros oficiais que fazem parte do Estado Maior do batalhão. Dois oficiais que se encontravam de férias não se fizeram presentes. 
De acordo com o major Jurandy, o objetivo das ações é aumentar a presença policial, principalmente nas rodovias estaduais e áreas comerciais das cidades, tendo em vista a grande quantidade de pessoas que são atraídas para as compras de final de ano.  Segundo ele, com o aumento de pessoas circulando, podem ocorrer a prática de crimes, tais como: furto e roubo, delitos estes, que poderão ser evitados com a iniciativa.  
O 13º BPM é responsável pelo policiamento em 20 municípios do Vale do Piancó. (Clique nas imagens para ampliá-las)

TRE publica edital para criação do 'Partido do Servidor' na Paraíba...

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) publicou ontem edital para criação do partido político 'Partido do Servidor Público e Privado' (PSPP). A partir da publicação podem ser apresentados em até cinco dias pedidos de impugnação. O presidente da legenda na Paraíba, o suplente de vereador, Antonio Alves, popularmente conhecido por Arroz, informou que o partido tem representatividade em 42 municípios paraibanos.
Na próxima quarta-feira o presidente nacional do PSPP, Jair Andrade, vai estar em João Pessoa para formalizar na Justiça Eleitoral o pedido de criação do partido no Estado e nos municípios de João Pessoa, Santa Rita, Sousa, Cabedelo e Bayeux. Segundo Antônio Alves, na Paraíba o partido é representado por dissidentes do PP, entre eles o vereador da capital Edson Cruz. O grupo ainda conta com o ex-candidato a vice-prefeito de João Pessoa Ítalo Kumamoto. Confira a matéria completa no: www.portalasn.com.br

Geralda Figueiredo é nomeada nova diretora da escola Adalgisa Teódulo

Cinco meses após as eleições que elegeu a nova direção da Esola Estadual Adalgisa Teódulo da Fonseca, uma das maiores da região, o governador Ricardo Coutinho assinou ato nomeando os vencedores, que foi publicado na edição deste sábado (22) do Diário Oficial.
Através do AG nº 4.569, a professora [ex-secretária municipal da Assistência Social] Geralda Figueiredo (foto) juntamente com o professor [ex-secretário municipal da Educação] Geraldo Pedro de Sousa (Cobal, no segundo plano na foto) foram nomeados nova diretora e vice-diretor do educandário. 
E através do AG nº 4.568, a professora Valmira Herculano Caiana (após 13 anos como diretora), juntamente com Alfrânia Ananias de Sousa, foram exoneradas dos referidos cargos. 
i

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Emissão de Carteira de Trabalho nas Casas da Cidadania está suspensa...

As Casas da Cidadania, vinculadas a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), em cumprimento a orientação da Superintendência Regional do Trabalho, estão com os serviços de emissão de Carteira de Trabalho suspensos desde quarta-feira, 19 de novembro, assim como todos os órgãos que emitem o documento.
Porém, quem já deu entrada para retirar a Carteira e tem Carteira de Trabalho para receber, poderá pegar até o dia 18 de dezembro. As atividades para emissão do documento voltam a normalidade a partir do dia 2 de janeiro de 2015. Os demais serviços das Casas da Cidadania continuam funcionando normalmente.
No Vale do Piancó há casas da cidadania em Piancó e Itaporanga (foto ao lado).

Após Joaquim Levy (Fazenda) e Nelson Barbosa (Planejamento), Dilma confirma Armando Monteiro no Desenvolvimento Econômico.

Após nomes de Joaquim Levy, diretor do Bradesco Assessment, para o Ministério da Fazenda, e de Nelson Barbosa, para o Planejamento, a presidente Dilma Rousseff (PT) anunciou também hoje (21) o senador Armando Monteiro (PTB) para o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Monteiro (foto) já presidiu a Confederação Nacional da Indústria (CNI). 
Confira a matéria completa no: www.portalasn.com.br

Câmara de Itaporanga e Associação de Vereadores e Câmaras do Vale do Piancó emitem nota de solidariedade à vereador e confia na eficácia dos órgãos de segurança do Estado para elucidação de atentado

ESTADO DA PARAÌBA
CÂMARA MUNICIPAL DE ITAPORANGA
Casa Adauto Antônio de Araújo

NOTA

A Câmara de Vereadores do Município de Itaporanga em conjunto com a Associação de Vereadores e Câmaras Municipais do Vale do Piancó - Avevap, repudia e reprova de forma veemente a atitude inconsequente de atentado contra o Vereador Ricardo Rangel Pinto da Silva - Primeiro Secretário do Poder Legislativo, fato ocorrido na madrugada desta sexta-feira, dia 21, às 2h30min, quando sua residência foi alvejada à bala. 

Como cidadãos, atuamos na vida pública e privada defendendo o livre arbítrio e a liberdade de manifestação da opinião, princípios basilares da democracia. Diante da gravidade do atentado, o Poder Legislativo de Itaporanga presta inteira e irrestrita solidariedade ao Vereador e sua família.

Assim, colocamos todo o aparato do Legislativo para elucidação urgente do fato, trazendo à luz a verdade, garantindo a ele a sua família a plenitude do Estado de Direito, sua segurança e tranquilidade. Deixa claro que acreditamos na eficácia dos órgãos de segurança do Estado, para elucidar este fato lamentável.

Por fim, afirmamos nosso repúdio e de toda a população a este fato por entender que é um atentado contra o Estado Democrático de Direito e sempre estaremos a nos insurgir contra atos de tais espécies.

Itaporanga-PB, sexta-feira, 21 de novembro de 2014.


JACKLINO PORCINO ALVES

Governo faz mudança na direção geral do Hospital Regional de Piancó

A edição desta sexta-feira (21) do Diário Oficial trouxe mudanças na administração do Hospital Regional Wenceslau Lopes, em Piancó. Maize de Lourdes Gervásio Gomes Lopes é nomeada como nova Diretora Geral substituindo no cargo José Ruclenato Gomes. Já Pâmela Costa Palmeira Leite Brasilino é nomeada como nova Chefe do Núcleo de Recursos Humanos, cujo cargo era ocupado por Ana Paula Henrique. Todos os atos foram assinado pelo governador.

Governo anuncia calendário de pagamento de novembro e 13º Salário...

O Governo do Estado divulgou nesta quinta-feira (20) o calendário de pagamento dos funcionários públicos para os dois últimos meses do ano. A folha de pessoal de novembro começa a ser paga na sexta-feira (28). Já o 13º Salário será repassado aos servidores a partir de 15 de dezembro. A programação de datas também inclui o 14º e 15º salários da Educação. Confira a matéria na íntegra no: www.portalasn.com.br

Jovem conceiçãozense foi aprovado em primeiro lugar em concurso para Agente Fiscal Federal

Stenwallace Lopes
O jovem químico industrial , Stenwallace Lopes Vieira Leite, filho do advogado Dr. Joaquim Lopes Vieira, bastante conhecido na cidade de Conceição e região,  foi aprovado em primeiro lugar no concurso para Agente Fiscal Federal. Notícia que traz para os familiares e amigos muita alegria com a noticia de sua aprovação.
FUNÇÃO: FISCALIZAR O TRABALHO DOS PROFISSIONAIS E EMPRESAS DA ÁREA DA QUÍMICA QUE ATUAM NO ESTADO DA PARAÍBA. O principal objetivo da fiscalização é evitar que a sociedade seja prejudicada pela produção de produtos e execução de serviços na área da química por empresas clandestinas ou pessoas desprovidas de conhecimentos científicos. (com Franck Edson)

São José de Caiana está sim incluído na lista do municípios que vão receber recursos do PMAQ, ao contrário do informado anteriormente...

Reformando informação passada em postagem, mais cedo, sobre os municípios incluídos na lista que vão receber os recursos adicionais pelo Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) publicada nesta quinta-feira (20) pelo Ministério da Saúde. 
Em contato com o prefeito Zé Walter (PMDB) verificamos o erro e corrigimos agora. É que informamos que São José de Caiana não estava incluído, mas por um lapso da redação. O município está sim incluído.

Vereador de Itaporanga tem residência alvejada com cerca de dez tiros de bala durante madrugada desta 6ª-feira; Tiros atingiram paredes, portões e até a varanda do quarto de seu filho que tem apenas cinco anos de idade...

Tiros atingiram varanda do quarto do filho de cinco anos, do vereador...
O vereador Ricardo Pinto (PSDB), do município de Itaporanga, teve sua residência alvejada, a bala, na madrugada desta sexta-feira (21), enquanto dormia com a família. Líder da oposição, o parlamentar-mirim disse que chegou a ouvir os disparos mas pensava tratar-se de fogos. Ele levou o caso à Delegacia de Polícia Civil que aguarda a chegada de equipe de Criminalística da Polícia de Patos para fazer a perícia no local. 
O atentado aconteceu durante a madrugada enquanto o vereador dormia com a família. Ao todo foram dez disparos que atingiram parede, portão frontal e vidraça no primeiro andar onde localiza-se o quarto do casal e do filho que tem apenas cinco anos e idade. De tradicional família local, Ricardo Pinto em depoimento, acompanhado por seu advogado, ao delegado Cristiano Santana disse que não tem inimizades e só se preocupa em construir amizades e lutar pelo desenvolvimento local, como político.
"Pensei que fosse fogos de artifícios, mas ao sair de casa já de manhã percebi que os portões estavam cravados de bala", disse o vereador.  Consternada com mais esse caso de violência a população local amanheceu preocupada com a situação e muita gente se dirigiu até a casa do parlamentar-mirim para prestar solidariedade, já que é querido na cidade por ser uma pessoa de bem.
Ricardo espera que as investigações sobre esse caso sejam feita com celeridade e que a paz e tranquilidade voltem ao seio de sua família. Ao mesmo tempo, espera que fatos dessa natureza não fiquem impune e que Itaporanga não venha a se tornar uma cidade sem lei. O vereador disse não saber a quem atribuir a responsabilidade nem tem suspeitos do crime e que sua última atividade, que antecedeu o fato, foi justamente sua atuação como parlamentar na sessão de ontem (20) na Câmara Municipal.
 Clique imagens para ampliá-las...
Na ocasião, ele levou ao conhecimento da população mais uma denúncia de irregularidade na Prefeitura Municipal de Itaporanga. Com documentos em mãos, denunciou que a edilidade vem pagando desde novembro do ano passado pela locação de um ônibus, R$ 8 mil/mês [com exceção dos meses de férias], para transporte de universitários à cidade de Patos. Porém, o veículo (foto abaixo) encontra-se há mais de um ano parado por problemas mecânicos. 
Para comprovar a denúncia, o vereador mostrou junto com a documentação uma declaração assinada pelo proprietário do veículo, mostrada em telão e lida da tribuna, em que afirma não ter nenhum contrato com a prefeitura, já que o único que existia foi encerrado em novembro do ano passado. Daí em diante a prefeitura contratou uma empresa responsável pela locação dos veículos, a qual também não tem contrato com o dono do veículo. 
Toda a documentação, mostrada na câmara e no depoimento ao delegado, está sendo encaminhada ao Ministério Público Federal, Tribunal de Contas do Estado e demais órgãos fiscalizadores. O vereador, inclusive, deixou um desafio ao final do seu discurso, na sessão de ontem: "Se provarem que essa denúncia que faço não é verídica, eu renuncio meu mandato", conclui.
O ônibus é o mesmo que em outubro do ano passado se envolveu num acidente próximo ao município de Catingueira, tendo o ex-prefeito de Olho D'água batido em sua traseira. Desde então, estava parado e não mais prestava serviços ao município de Itaporanga.

FPF divulga nova lista com 61 clubes aptos para votarem em eleição...

Sede da Federação Paraibana de Futebol (Foto: Phelipe Caldas / GloboEsporte.com/pb)
Direto de João Pessoa - A Federação Paraibana de Futebol divulgou ontem uma lista com 61 clubes que estão aptos para votar nas eleições para a presidência da entidade. A novidade é a presença do clube Jangadeiro, que não havia constado na primeira lista, divulgada no início do mês. A explicação da FPF foi que a entitade havia cometido um erro e esqueceu de listar o Jangadeiro entre as agremiações votantes.
Outro clube que apareceu na segunda relação e não estava na primeira foi o Nacional de Patos. Porém, o Canário do Sertão não está apto para votar, já que apresentou a documentação fora do prazo solicitado pela FPF. Outros dois clubes também estão inaptos. Um deles é o Nacional Futebol Clube, mais conhecido como Nacional de Cabedelo, que encerrou suas atividades e deu baixa no CNPJ na Receita Federal. 
O outro clube que não vai ter direito de voto é a Sociedade Esportiva União Pedra Foguense, que não se enquadra no inciso três do parágrafo sexto do artigo 21 do estatuto interno da Federação Paraibana de Futebol, que prevê que só “os clubes amadores da capital e as Ligas interioranas terão direito a um voto cada”. Logo, clubes do interior não têm direito a votos, votando apenas através de ligas.

Veja as entidades que já estão aptas para votar (clubes profissionais em negrito):
Picuiense
Campinense
Queimadense
Treze
Spartax
Auto Esporte
Sport Campina
Miramar
CSP
Internacional de Teixeira
Nacional de Pombal
Sousa
Perilima
Santa Cruz-PB
América de Caaporã
Atlético de Cajazeiras
Liga Cajazeirense de Desportos
Liga Desportiva Poço Mourense
Liga Cabedelense de Desporto
Liga Desportiva Guarabirense
Liga Desportiva de Santa Rita
Liga Campinense de Futebol
Liga Queimadense de Desportos
Liga Desportiva de Bayeux
Liga Desportiva Mamanguapense
Liga Sousense de Futebol
Liga Sapeense de Futebol
Liga Desportiva de Itaporanga
Ponte Preta Futebol Clube
Padre Zé Esporte Clube
Associação Atlética Bartira
Santos Futebol Clube
Clube Recreativo Kashima
Sociedade Esportiva Estudante
Filipeia Esporte Clube
Fluminense Futebol Clube
Centro Esportivo Avaí
Escorpios Futebol Clube
Associação Esportiva Marretinha
Associação Atlética Boa Vista
Associação Atlética Portuguesa
Diamante Esporte Clube
Clube Reacreativo Flamengo
Jangadeiro Esporte Clube
Ibis Futebol Clube
Cruzeiro Esporte Clube
Parahyba Esporte Clube
Grêmio Paulistano de Futebol
Botafogo-PB
Leonel
Femar
Palmares Esporte Clube
Clube Atlético Pessoense de Futebol
Maguari Esporte Clube
Força Comunitária de João Pessoa
ABC Futebol Clube
Ribeirão Preto Esporte Clube
Grêmio Serrano
Liga São Joanense de Desportos
Lucena
Sabugy

Veja os clubes que não podem votar (clubes profissionais em negrito)
Nacional de Patos
Nacional de Cabedelo
União Pedrafoguense

TV Tambaú contrata Abrantes Júnior para popularizar jornalismo...

1977430_966864413367278_8864584053318701301_n
Direto de João Pessoa - Foi publicado na noite de ontem na página oficial da TV Tambaú a notícia da contratação do radialista cajazeirense Abrantes Junior para integrar o cast do jornalismo da TV. A informação diz apenas que “em 2015 vai começar com tudo na TV Tambaú! Abrantes Junior está chegando para nossas manhãs.” O superintendente do Grupo Tambaú, Henrique Kirilauskas, começa a anunciar as novidades jornalísticas para 2015 e promete muitas novidades.

Marcos Souto Maior Filho toma posse como juiz substituto do TRE-PB...

Kleide Teixeira
Direto de João Pessoa - O advogado Marcos Antônio Souto Maior Filho tomou posse na tarde desta quinta-feira (20) como juiz substituto do Tribunal Regional Eleitoral na vaga decorrente do término do primeiro mandato do advogado José Augusto da Silva Nobre. A sua nomeação foi feita pela presidente Dilma Rousseff (PT) e publicada no Diário Oficial da União.
Filho do desembargador aposentado Marcos Souto Maior, que estava presente na posse, o novo membro do TRE tem bastante conhecimento do direito eleitoral, tendo sido professor da matéria no período de 2005 a 2010. “O direito eleitoral muda constantemente, por isso que sempre encontrarei desafios. Nenhum desafio será intransponível para a luta e o desejo de fazer Justiça”, afirmou.
Também foi nomeado pela presidente para o TRE, na qualidade de jurista substituto, o advogado José Augusto Meireles Neto. Ele ocupará a vaga aberta pelo juiz Breno Wanderley César Segundo, que já integra a Corte como membro efetivo.

Ministério da Saúde libera recursos adicionais pelo PMAQ e do Vale do Piancó apenas São José de Caiana não receberá recursos...

Direto de João Pessoa - A população de 5.041 municípios brasileiros será beneficiada com a melhoria do atendimento nas unidades de saúde. A lista das cidades que vão receber os recursos adicionais pelo Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) foi publicada nesta quinta-feira (20) pelo Ministério da Saúde. O incentivo faz parte do processo de modernização da gestão da saúde do Governo Federal, com adoção de novos padrões e indicadores de qualidade, estimulando tanto a autoavaliação das equipes como a oportunidade de aprimoramento do cuidado. Ao todo, serão repassados R$ 1,6 bilhão referentes à certificação de 29.598 equipes de atenção básica e 19.050 equipes de Saúde Bucal.
Das equipes de atenção básica avaliadas, cerca de 50% (14.288) atingiram resultado acima da média ou muito acima da média. Quanto à saúde bucal, 44% (8.492) das equipes tiveram avaliação acima da média. As equipes de Atenção Básica que recebem conceito muito acima da média recebem adicional de R$ 8,5 mil por mês; acima da média passa a ter um aditivo de R$ 5,1 mil. As demais avaliações ganham um complemento de R$ 1,7 mil. Para as equipes de saúde bucal os valores são, respectivamente, R$ 2,5 mil, R$ 1,5 mil e R$ 500.
Confira a matéria completa no: www.portalasn.com.br

Municípios paraibanos devem receber R$ 1,8 milhão para a educação...

Direto de João Pessoa - A Educação Infantil e para Jovens e Adultos de nove municípios paraibanos deve ser beneficiada com repasses no valor de R$ 1.862.126 milhão. A divulgação dos valores dos recursos foi feita na edição desta quinta-feira (20) no Diário Oficial da União. A Educação para Jovens e Adultos ficará com 95% do total desse valor.
Para o EJA serão destinados R$ 1.768.111 milhão quer serão divididos em duas parcelas. Já para a Educação Infantil serão repassados apenas R$ 94.014. O montante será para garantir a manutenção de novas matrículas e novos estabelecimentos públicos na rede educacional.
Serão beneficiados com os recursos para a Educação Infantil os municípios de: Olho D’Água (R$ 32.495,00); Cuitegi (R$ 49.520,69); e, Riachão do Poço (R$ 11.999,24).
Para o desenvolvimento da Educação para Jovens e Adultos serão beneficiadas as cidades de: Cruz do Espírito Santo (R$ 908.739,65); Cuitegi (R$ 153.589,80); Mogeiro (R$ 268.782,15); São José do Sabugi (R$ 124.334,60); Sobrado (R$ 285.238,20); e, Ta p e r o á (R$ 27.426,75).
i

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Eleições no CREA registam reeleição de Giucélia com 93% dos votos...

Direto de João Pessoa - A engenheira Giucélia Figueiredo, atual presidente do CREA, foi reeleita com 93% dos votos registrados. Ela comentou que" agradeço profundamente a todos que nos apoiaram nas eleições do Sistema CONFEA/CREA, mas de modo especial aos profissionais das áreas tecnológicas , Engenheiros , Técnicos , Tecnólogos e ao setor produtivo , que me deram a oportunidade de ser a primeira mulher reeleita a presidência do nosso Conselho"
Segundo ela, "agradeço ainda a todos os usuários dos serviços do CREA/PB, aos movimentos sociais , que nos apoiaram e torceram pela nossa reeleição , numa demonstração da importância do nosso Conselho no cotidiano do povo paraibano ".
Conforme comentou, "tivemos 93% dos votos , num processo eleitoral , pautado na transparência , ética e lisura , fortalecendo cada vez mais a nossa instituição e contribuindo para a consolidação do processo democrático no nosso país . Agradeço e parabenizo aos " meus adversários " pela participação que muito contribuiu ao processo democrático , e reafirmo o meu compromisso em continuar administrando o nosso Conselho para todos e todas" .
Por fim, explicou que "é com muita emoção , que reafirmo os nossos compromissos de continuar , as mudanças , os avanços no nosso Conselho em prol dos profissionais e do povo paraibano . Essa vitória não é de Giucelia Figueiredo , mas de todos e todas que sonham e lutam ! Obrigada ".

Senador Cássio nega reunião, fala de futuro e garante Romero em 2016...

Direto de João Pessoa - O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) negou, nesta quinta-feira (20), que tenha agendado reunião com a bancada de oposição, como foi relatado pelo deputado Bruno Cunha Lima, na semana.
“De minha parte não houve nenhum agendamento. Se colou a notícia de que teria sido agendada, mas de minha parte não houve nenhum tipo de agendamento dessa reunião”, disse o senador em entrevista a Rádio Arapuan, alegando que, no momento oportuno, será conversado com os aliados sobre os temas que interessam as oposições no Estado.
Como liderança da oposição paraibana, Cássio disse que vai conversar com os parlamentares sobre a escolha da Mesa a Assembleia, mas afirmou que a decisão cabe exclusivamente aos parlamentares. Cássio acha natural Ricardo Marcelo disputar a reeleição. “Ele é presidente e estaria pleiteando, assim como já aconteceu com outros, a sua reeleição”, afirmou.
Cássio disse que é difícil falar na unidade da oposição após o caso da adesão do PMDB ao governador Ricardo Coutinho no segundo turno das eleições, mas, no que depender dele, vai fazer o que a população espera.
“Na democracia, a oposição é tão importante quanto o governo. É preciso que ela exista, que ela atue e seja firme, tanto na Paraíba como em âmbito nacional Eu não posso responder pelos outros em decorrência daquilo que nós assistimos na eleição ocorrida quando os que se intitulavam verdadeira oposição aderiram ao governo faltando 15 dias para o pleito”, garantiu. Cássio falou sobre seu futuro político e disse que seu projeto é cumprir o seu mandato e fazer um trabalho de fiscalização na Paraíba acompanhando os projetos que foram firmados em 2010 e 2014 pelo governo. O legislador descartou disputar a Prefeitura de Campina Grande em 2016 contra Veneziano (PMDB) e disse que apoiará a reeleição de Romero Rodrigues.
“Em Campina Grande o PSDB tem um candidato que é Romero Rodrigues. Isto já esta definido e haverá de, no tempo oportuno, fazer a homologação do nome dele à Prefeitura”, afirmou.  

Desvio de energia por casas de alto padrão dão prejuízo de mais de R$ 2 mi no Sertão

Energisa vai realizar inspeções contra gatos de energia
Equipes do Departamento de Medição e Combate a Perdas (DMCP) da Energisa vão iniciar, nesta quinta-feira (20), uma operação de combate às ligações clandestinas ou irregulares de energia na Zona Urbana da cidade de Sousa. O desvios geram perda de mais de R$ 2 milhões. Com o desvio de energia, a empresa diz que deixou de recolher R$ 2.232.836,10 aos cofres públicos, dinheiro este, que poderia ser utilizado em melhorias para a comunidade. Esta quantidade de energia desviada daria para suprir 4.000 residências no período de um ano.
A operação deu ênfase às áreas comerciais e unidades residenciais de alto porte. Segundo dados do Centro de Inteligência de Combate a Perdas (CICOP) da concessionária, considerando os alimentadores L1 e L4 que alimentam a cidade de Sousa, onde será realizada a ação, as perdas chegam a 6.240.11 MWh. A operação vai contar com 15 equipes da empresa, além do apoio da polícia civil e IPC (Instituto de Polícia Científica), sob o comando do delegado Sílvio Rabelo.
Além dos prejuízos financeiros, o furto de energia representa risco de morte, tanto para os que interferem no sistema elétrico à revelia da distribuidora, quanto para os usuários (consumidores) das unidades nas quais se identifica o furto. Além da cobrança dos valores desviados, os responsáveis pela irregularidade respondem a processo por crime contra o patrimônio e podem pegar até 8 anos de prisão.

Pesquisa mostra que adolescentes postam sem pensar e se arrependem do que publicam nas redes sociais...

Em meio ao turbilhão de emoções na vida de um adolescente, o arrependimento tem ganhado lugar de destaque na relação dos jovens com as redes sociais. Pesquisa da empresa de tecnologia AVG revelou que quase um terço (28%) dos adolescentes entre 11 e 16 anos já voltou atrás quanto a publicação em páginas da internet. A sondagem ouviu quatro mil pessoas em nove países, inclusive o Brasil. 
Segundo a psicóloga Aline Restano, do Grupo de Estudos sobre Adicção Tecnológica, a principal causa para os níveis de arrependimento é a facilidade de se publicar conteúdo nas redes sociais. “O adolescente, naturalmente, age antes de pensar. E na internet esse comportamento impulsivo é facilitado. Basta um clique para que um jovem puxe uma briga ou faça um desabafo. Depois, quando ele reflete sobre a postagem, surge o arrependimento”, afirma ela. 
Psiquiatra infantil, Fabio Barbirato acredita que o sentimento é fruto da falta de acompanhamento feito pelos pais. “Os jovens não são monitorados como deveriam na internet e acabam expondo a si próprios e a família em excesso, além de correrem risco de contato com pessoas mal-intencionadas”, diz ele. 
Outro dado da pesquisa aponta que 70% dos pais têm acesso às senhas de seus filhos. Para Barbirato, a medida é insuficiente. “Não é só a senha, é saber o que acontece. Não existe privacidade com menos de 18 anos. O pai tem obrigação de monitorar o que seu filho faz”, garante. 
Aline Restano tem visão diferente sobre a questão: os responsáveis não precisam proibir, mas sim sentar com seus filhos para acompanhar seus passos na internet e procurar saber a identidade das pessoas com quem os adolescentes se relacionam. Apenas 29% de fato conhecem todos os ‘amigos’ no Facebook, por exemplo.“Saber as senhas é para os adolescentes que já passaram por situações de risco no mundo digital, como o contato com pedófilos”, comenta. (O Dia)

Prefeitura de Patos abre inscrições para Processo Seletivo Simplificado...

A Secretaria Municipal de Administração comunica a abertura de inscrições e o estabelecimento de normas para realização do Processo Seletivo Simplificado, com vistas à contratação temporária, para composição do quadro de funcionários da Prefeitura Municipal de Patos. 
Dentre os cargos disponíveis estão os de educador artístico, farmacêutico – Nasf, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, monitor de acompanhamento de usuários especiais dos CAPS's, socorrista – SAMU, técnico auxiliar de regulação médica-TARM/SAMU e técnico em enfermagem. 
As inscrições serão efetuadas via Internet, através do site www.grserv.com.br, no período compreendido entre às 8h do dia 20 de novembro de 2014 às 23:59 horas do dia 02 de dezembro de 2014. As provas objetivas serão aplicadas no dia 21 de dezembro de 2014, às 8h, nos locais a serem divulgados, no período de 1° a 20 dezembro de 2014, no referido site. 
A inscrição do candidato implicará no conhecimento e na tácita aceitação das normas e condições estabelecidas no Edital, cujo texto, será disponibilizado na íntegra através do endereço eletrônicowww.grserv.com.br.
Em comum acordo, celebrado durante audiência judicial, entre o editor e o professor Audiberg Alves de Carvalho, o blog reconhece que matéria publicada em 19/11/13, cujo link se segue http://rpscom1.blogspot.com.br/2013/11/com-lixao-na-entrada-da-cidade.html, não se relaciona a pessoa do cidadão Audiberg Alves de Carvalho. 

Secretário estadual de Planejamento diz que repasse de R$ 235 milhões para os poderes vai prejudicar a população...

Kleide Teixeira
O secretário de Planejamento do Estado, Thompson Mariz, disse ontem que o maior prejudicado com o corte de R$ 235 milhões do orçamento do Estado será a população paraibana que não terá serviços importantes em áreas como saúde, educação e segurança pública. “Nós não vamos poder construir mais escolas, não vamos poder transformar as escolas em escolas tempo integral, não vamos poder construir mais hospitais e vamos diminuir o atendimento em alguns hospitais regionais que foram construídos. Há um prejuízo visível porque são R$ 235 milhões que serão subtraídos”, afirmou o secretário.
O Ministério Público Estadual (MPPB) ajuizou ação no Tribunal de Justiça, pedindo a suspensão da Lei Orçamentária Anual (LOA), sob a alegação de que o governador Ricardo Coutinho teria reduzido os valores fixados pelos poderes nas propostas orçamentárias encaminhadas para a Assembleia Legislativa. “A redução não foi precedida de consulta a qualquer dos poderes ou instituições autônomas”, destaca a ação do MPPB. Os poderes contavam com R$ 235 milhões a mais em seus orçamentos. 
Leia a matéria na íntegra no: www.portalasn.com.br

Setor de serviços da Paraíba movimentou R$ 5.6 bilhões na economia do Estado em 2012 com crescimento maior que a média do Nordeste

O setor de serviços da Paraíba movimentou R$ 5,604 bilhões na economia do Estado no ano de 2012, alta nominal de 13,4% sobre o ano anterior. As informações são da Pesquisa Anual de Serviços (PAS), que analisa a estrutura produtiva do setor de serviços não financeiros e que foram divulgadas nesta quarta-feira (19) pelo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em 2012, o setor respondeu por 79,162 mil pessoas ocupadas e pagou mais de R$ 1,034 bilhão em salários, retiradas e outras remunerações, no total de 7.778 empresas. Em termos de pessoas ocupadas, o volume representou um crescimento de 9,79% sobre 2011, além de 24,5% de pagamento de salários e de 2,3% no número de empresas.
A Paraíba registrou taxas maiores de 2011 para 2012 no setor de serviços na comparação com a média do Nordeste. No montante da receita bruta, A Paraíba cresceu 13,44%, contra 12,63% da Região; no pagamento de salários, retiradas e outras remunerações de 24,5%, ante 16,9% da Região. Na categoria pessoas ocupadas, a PB expandiu 9,79% do setor de serviços sobre 6,25% do Nordeste.
Leia a matéria na íntegra no: www.portalasn.com.br

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Presidente Dilma garantiu hoje inclusão do Terceiro eixo da transposição, pelo Rio Piancó, no PAC 3 e terá um valor de R$ 200 milhões...

A presidente Dilma Rousseff (PT) se reuniu com o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), na tarde desta quarta-feira (19). Durante o encontro, o socialista apresentou proposta para a criação do terceiro eixo da transposição do Rio São Francisco no Vale do Piancó, com um valor de R$ 200 milhões. Segundo o governador, Dilma garantiu que a obra será incluída na terceira etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3).
A obra pode ampliar a distribuição de água do rio São Francisco no estado. Segundo o governador, Dilma concordou que é necessário acelerar os trabalhos para que a obra seja concluída em meados de 2016. “Esse é o desejo da presidente, que tem cobrado do ministério, dos estados, uma aceleração nesses investimentos e tem garantido os recursos necessários para isso”, afirmou Ricardo.
De acordo com o governo federal, o projeto de Integração do São Francisco já está com mais de 60% de sua estrutura concluída. São dois eixos, leste e norte, em 469 quilômetros de extensão, levando água para abastecimento e irrigação em quase 400 municípios de quatro estados nordestinos - Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará.

Vereador Flávio Mangueira é eleito presidente da Câmara de Conceição, deixa oposição e passa a integrar base aliada do prefeito Nilson Lacerda...

Com seis votos contra cinco da vereadora Dior Sabino (PSDB), o vereador Flávio Mangueira (PT) foi eleito novo presidente da Câmara de Vereadores da cidade de Conceição. A eleição teve início às 9:10h, da manhã desta quarta-feira (19), no plenário da Câmara. Flávio assumirá por dois anos, com início no dia primeiro de janeiro de 2015 e término de mandato no dia 31 de dezembro de 2016.
Flávio foi eleito pelo grupo da situação, a convite do prefeito Nilson Lacerda (PSDB). Já Dior recebeu o apoio do grupo de oposição. Além de Flávia, a nova Mesa Diretora da Câmara de Conceição para o biênio 2015/2016 ficou assim definida: Vice-Presidente - Naldinho de Sinin, 1º Secretário - Edivaldo Ramalho e 2º Secretário - Valdemir Berto.
Mudanças de lado e possíveis mágoas marcaram a eleição da Câmara dos Vereadores de Conceição
O vereador Raimundo Araújo, que até estava ocupando o cargo de Chefe de Gabinete do Prefeito, foi quem presidiu a eleição. Já o vereador Marcílio Lacerda (PSDB), irmão do prefeito, tem seu mandato como presidente do Legislativo - Mirim encerrado no fim deste ano. (com VPN)

TCE reprova contas de 2012 e imputa débito de R$ 129.967 mil ao ex-prefeito de Diamante, Hércules Mangueira...

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), reunido nesta quarta-feira (19), emitiu parecer contrário à aprovação das contas referente ao exercício financeiro de 2012 do ex-prefeito de Diamante Hércules Barros Mangueira Diniz (PMDB), a quem impôs o débito de R$ 129.967,00 por gastos excessivos com combustível. Ainda cabe recurso da decisão tomada conforme entendimento do conselheiro Fernando Catão, relator do processo.

Tem início esta noite a 2ª Semana Cultural do Diocesano - o Diocultura...

O Colégio Diocesano 'Dom João da Mata' dá início na noite de hoje (19) a 2ª Semana Cultural do tradicional educandário de Itaporanga. Denominado de 'Diocultura', o evento é realizado para celebrar as festividades do Dia da Consciência Negra, em que se revelam talentos com habilidades e competências com diversas apresentações artísticas e exposição de trabalhos de arte.
A comemoração do Sesquicentenário do município de Itaporanga é o tema a ser abordado na edição deste ano do evento, pelos alunos para refletir os grandes momentos de gente guerreira em 15 anos de história da 'Pedra Bonita'. A programação tem início às 19h, com apresentação de artistas locais no pátio do colégio. Amanhã, as atividades começam a partir das 7h30 e 16h30 com exposição de artes plásticas e apresentação de música.
Na sexta-feira, também a partir das 7h30 e às 16h haverá apresentação de artes cênicas e dança. 

Servidores paralisam atividades nesta 6ª-feira em Diamante e só retornam ao trabalho após pagamento de salários atrasados...

O Sindicato dos Servidores Públicos do município de Diamante deve promover mais uma paralisação nesta sexta-feira (21), devido atraso de salários. A categoria paralisou as atividades semana passada na esperança de que a administração municipal fizesse alguma proposta convincente que viesse a solução o problema.
Entretanto, em reunião com a representante dos professores municipais a prefeita Marcília Mangueira (PMDB) disse não ter como colocar o pagamento em dia e afirmou que até seu próprio salário está em atraso. Relatório de entrada de recursos do Fundeb, desde o início do ano até os dias atuais, mostra detalhe da folha de pagamento da Educação sobra de R$ 185.337 mil (imagem ao lado).
Segundo o sindicato a paralisação só será suspensa com o efetivo pagamento dos salários atrasos. Democraticamente servidores vãos às ruas cobrar o que lhe são de direito.

Vale do Piancó amanhece esta quarta-feira debaixo de chuva...

Itaporanga e outros municípios do Vale do Piancó amanheceram esta quarta-feira (19) debaixo de chuva, que estava precisando pois a estiagem está demais, o sol escaldante e os mananciais (muitos deles) secos ou quase secos. Então, viva para São Pedro que vai abrindo as torneiras e molhando a sua contagem o nosso Sertão sofrido.

Câmara de Conceição elege na manhã de hoje seu novo presidente entre Flávio Mangueira, pela situação, e Dior Sabino, pela oposição...

10624722_10154742550440018_8554366569393559589_n
O vereador Flávio Mangueira (PT), eleito pela oposição mas hoje aliado do prefeito Nilson Lacerda (PSDB), foi oficializado como candidato à Presidência da Câmara Municipal de Conceição, para o biênio 2015/2016, cuja eleição acontece às 9h da manhã desta quarta-feira (19). O atual presidente é Marcílio Lacerda (PSDB), irmão do prefeito.
Com Flávio na bancada governista o prefeito retorna a ter maioria no Legislativo-Mirim local. Pois a vereadora Dior Sabino deixou a base do prefeito e será candidata pela oposição. Flávio Mangueira agradece ao gestor pela confiança depositada em seu nome para concorrer como candidato da base.
Porém, como eleição de mesa diretora de parlamento causa vez por outra uma surpresa, muitos aliados do prefeito preferem aguardar o resultado para festejar.
Isso por que um fato no mínimo curioso aconteceu durante os registros das candidaturas, ontem (18). A vereadora Dior Sabino deixou aberta a sua chapa, que teve apenas seu nome como presidente. Este fato deixou a entender que ainda existem ‘águas rolando de baixo da ponte’ e muita coisa ainda poderá acontecer até o início da votação.
Mesmo tendo registrado a candidatura individual, a vereadora recebeu a garantia do apoio de quatro vereadores da oposição: Luis Paulino, Vicente Ramos, Roberto de Chicó e Marizete Prudêncio. Dessa forma, Dior precisaria apenas de um dos votos da situação para ser eleita.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Além de afastado,promotor que queria bater em criança vai responder a Processo Administrativo Disciplinar

padpromotor paraiba MG 0575
Por maioria, o Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) acolheu proposta do conselheiro Luiz Moreira e instaurou Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) e afastou, por 90 dias, o promotor da Infância Infracional de João Pessoa Valfredo Alves Teixeira, que se envolveu em discussão no Campestre Clube, na cidade de Sousa, Paraíba.
O corregedor nacional do MP, Alessandro Tramujas, informou, durante a 21ª Sessão Ordinária do CNMP, nesta segunda-feira, 17 de novembro, que já havia instaurado Reclamação Disciplinar (RD) e a enviada ao Ministério Público do Estado da Paraíba (MP/PB)) para apurar as informações contidas no vídeo que está circulando nas redes sociais.
O afastamento do promotor está condicionado à instauração da portaria do PAD pelo conselheiro que for designado relator, que terá o prazo de 72 horas, após o recebimento do processo, para encaminhar o documento à publicação.

Cruz Vermelha anuncia fim do contrato com médicos intensivistas no Trauma de João Pessoa

A Cruz Vermelha, Organização Social (OS) que administra o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena (HETSHL), em João Pessoa, confirmou na noite desta terça-feira (18) o término do contrato de prestação de serviço com a Cooperativa de Médicos Intensivistas da Paraíba (Coomit-PB). No entanto, a administração da OS negou que a interrupção irá prejudicar a assistência aos pacientes das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) daquela unidade hospitalar. De acordo com o médico e diretor do HETSHL, Edvan Benevides, o cancelamento do contrato faz parte de um acordo estabelecido com o Ministério Público  do Trabalho, que vem ocorrendo de forma gradual com todas as cooperativas médicas que prestam serviço ao Hospital de Trauma.
Leia a matéria completa no: www.portalasn.com.br

Prefeito de São Bento tem mandato cassado por campanha antecipada

Falando nisso, a juíza da 69ª Zona Eleitoral, Vanessa Moura Pereira, cassou os mandatos do prefeito e vice-prefeito de São Bento, Gemilton Souza da Silva (PR) e John Lúcio da Silva (DEM). A decisão foi publicada na edição do Diário de Justiça do TRE-PB, desta terça-feira (18) e cabe recurso. O município deve realizar um novo pleito e até lá o presidente da Câmara Municipal, Ademar Pereira Diniz (PR), deve assumir interinamente o cargo.
Os afastamentos dos gestores foram determinados pela justiça em virtude de uma Ação de Investigação Judicial (AIJE) que demonstrou que ambos fizeram utilização indevida e abusiva dos meios de comunicação social, mediante programa de rádio pago, para anunciar antecipadamente candidatura aos cargos de prefeito e vice-prefeito nas eleições municipais de 2012.
Veja a matéria completa no: www.portalasn.com.br

TRE-PB marca para a próxima segunda-feira Julgamento da Aije que pede a cassação da prefeita Marcília Mangueira, de Diamante...

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) marcou para a próxima segunda-feira (24/11) audiência de Julgamento (nº 56/2014) do Recurso interposto pela prefeita Marcília Mangueira (PMDB), do município de Diamante, que teve o mandato cassado em primeira instância, no mês de julho passado, por captação ilícita de sufrágio (compra de votos), em decisão proferida pelo juiz Carlos Gustavo Guimarães, da 33ª Zona Eleitoral de Itaporanga.
Na decisão, o juiz determinou a imediata posse da segunda colocada nas eleições de 2012, no caso Carmelita Mangueira (PSDB), entretanto, a defesa de Marcília conseguiu uma liminar no TRE que a sustenta no cargo até a decisão do Pleno da Corte Eleitoral. Dando andamento ao processo, Procurador Regional Eleitoral, Rodolfo Alves Silva, decidiu, no mês passado, pelo indeferimento do Recurso interposto pela prefeita cassada e se manifestou pela manutenção da cassação de Marcília.
Portanto, a população de Diamante está na expectativa do resultado do julgamento da Aije que pede a cassação de Marcília, marcada para a próxima segunda (24).

Justiça da Comarca de Piancó realiza Mutirão de Conciliação...

Um esforço concentrado do Tribunal de Justiça da Paraíba realizado nas comarcas de Piancó e Santana dos Garrotes no Fórum Desembargador Luis Sílvio Ramalho está permitindo a possibilidade de conciliação, entre as pessoas que possuem ações previdenciárias contra o INSS tramitando na justiça.
O mutirão que começou nesta segunda-feira(17) e vai até o dia 21 de novembro, reúne juízes, advogados, estagiários, serventuários da justiça, peritos, médicos, procurador do INSS, além dos juízes Antonio Carneiro e Fabio Leandro diretores adjuntos do núcleo de conciliação do Tribunal de Justiça da Paraíba.
Segundo informações existem cerca de 500 ações nas comarcas de Piancó e Santana dos Garrotes e a intenção é que todas possam ser solucionadas durante este evento. O juiz Antonio Carneiro informou que, atualmente existem ações que tramitam na justiça há mais de dez anos e com o mutirão de conciliação o processo pode ser resolvido em uma audiência. Desde que haja acordo entre os envolvidos.
 
Das 35 ações julgadas no primeiro dia somente seis não conseguiram solução para o caso. No entanto, acredita-se que estas, deverão ser analisadas e julgadas dentro do mutirão nos próximos dias.
Um caso que demonstra o interesse da justiça em resolver o problema, foi o do senhor Jocélio Lopes de 38 anos de idade, casado, diagnosticado com cisticercose “Doença do porco”. Ele lutava desde 2011 para conseguir sua aposentadoria. No momento de sua audiência com o procurador do INSS houve certo entrave, que imediatamente foi resolvido após a interferência dos juízes. Emocionado Jocélio agradeceu e já saiu aposentado.
Outro caso semelhante, porém, com problema diferente foi da senhora Adriana Praxedes, 29 anos de idade, casada e mãe de duas filhas. A juíza Bárbara Bortoluzzi solicitou a presença de uma assistente social para acompanhar o fato e também tentar resolver o caso. Adriana está na espera de sua aposentadoria desde 2008. (com Vale News PB)

Situação crítica do açude de Coremas, o maior do Estado, que está com volume de água muito baixo requer atenção urgente das autoridades...

Caros leitores, chama a atenção e requer urgência por parte de nossas autoridades a situação crítica em que se encontra o açude Coremas, a maior caixa d'água da Paraíba. Pelo que podemos observar nessa foto tirada pelo amigo Zildo Vicente, o volume de água está baixo demais na parede do açude. 
Esse seria o volumo morto de Coremas, sem recarga, volume este que chegará até final de maio do ano que vem, segundo estudiosos no assunto. Dizem a previsão, sem recarga, essa reserva aguentaria até julho de 2015 (Coremas) e agosto de 2016 (Mãe d'água). 
E mesmo nessa situação fizeram foi aumentar a vazão de saída de água do Rio Turbina de 3,8 para 5,0 m² por segundo. A foto ao lado foi tirada na tarde desta segunda-feira (1711) e os números abaixo mostram a realidade crítica.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Vitalzinho e o “caixa 1” da saúde: dono de plano de saúde doou R$ 600 mil pra campanha do senador paraibano, este ano...

Muita se fala em “caixa 2” nas campanhas eleitorais pelo Brasil. Caixa 2 é aquele dinheiro de origem suja, que banca candidatos. O tal “Caixa 2” é aquele dinheiro que entra sem ser contabilizado ficando fora da arrecadação de impostos. Como partido politico não tem receita nem paga impostos, se apropriam de verbas públicas oriundos da lavagem de dinheiro.
Agora vamos falar de “caixa 1”, dinheiro legal. Na Paraíba algumas curiosidades chamam a atenção de qualquer vivente.  Fiquei surpreso e corri atrás das prestações de campanhas de alguns candidatos para tentar identificar quais às contribuições financeiras das empresas ou pessoas físicas nas eleições de 2014.
Existe um ilustre desconhecido, pelo menos dos paraibanos, que doou, como pessoa física, nada mais, nada menos que R$ 600.000,00 (seiscentos mil reais) para campanha de governador de Vital do Rego. Chama-se  Elon Gomes de Almeida, nome totalmente desconhecido na Paraíba.
Elon não conhece Campina Grande, talvez jamais esteve em João Pessoa, mas doou mais de meio milhão para o senador Vital do Rego (PMDB). Elon é um dos donos do plano de saúde Aliança, cujo controle foi vendido para a Qualicorp este ano – com aprovação do Cade.
Para quem não sabe, no senador existe uma Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do qual o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) é titular. Por exemplo, em junho passado esta comissão chancelou a indicação de Martha de Oliveira para a diretoria da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é a agência reguladora vinculada ao Ministério da Saúde responsável pelo setor de planos de saúde no Brasil.
E afinal, qual a relação de uma doação de campanha com as atividades de um senador da república? Quem tem que reponder é Vital!
Ninguém me convence que alguém tira do bolso  600 mil reais para doar a uma campanha política na Paraíba, para uma candidatura natimorta, simplesmente por achar que esse ou aquele é o melhor.
Na verdade, somos o país de "políticos dos rabos presos"! Essas "doações" não saem barato pra nós contribuintes!  Mas ainda tem gente que acredita! (com Clilson Júnior)

PMDB veta caça às bruxas e decide integrar Governo Ricardo Coutinho

PMDB reuniãoNov2014
O PMDB não irá punir os militantes que, eventualmente, não votaram com o partido nas últimas eleições. Ou seja, não haverá “caça às bruxas”. Essa foi uma das deliberações do partido, durante a reunião realizada na manhã desta segunda (dia 17). Mas, ficou deliberado também que o partido irá participar do Governo Ricardo Coutinho II e da eleição para a presidência da Assembleia.
“Nós saímos fortalecidos com a eleição de quatro deputados estaduais e três federais, além de um senador, totalizando dois, com Vital Filho. Além disso, formos fator decisivo para a vitória no segundo turno do governador Ricardo Coutinho, então podemos avaliar como muito positiva nossa participação na última eleição”, avaliou o senador eleito Zé Maranhão.
Ainda segundo Maranhão, a prioridade agora é “reestruturar o partido em nível do Estado, sem nenhuma preocupação de retaliar companheiros, e isso foi repudiado à unanimidade por todos”. O senador não quis antecipar quais os cargos que irá assumir no Governo RC II, apenas antecipou que esse entendimento irá “ocorrer no momento certo”.
Também confirmou entendimentos em torno da candidatura do deputado Adriano Galdino a presidente da Assembleia, para o biênio 2015-2016. No biênio seguinte, de 2017 a 2018, seria o deputado Gervásio Filho como presidente da Assembleia. “Mas, isso que tem terá de decidir serão os deputados estaduais, com total independência no ambiente da Assembleia”, finalizou o senador.

Prefeito Nilson Lacerda exonerou todos os cargos comissionados para a reorganização do quadro de servidores e das finanças em Conceição

O prefeito de Conceição Nilson Lacerda (na foto ao lado, concedendo entrevista) exonerou, através do Decreto nº 015/2014, todos os ocupantes de cargos comissionados, inclusive, assessorias e chefias, assim, como, retirou todas as gratificações pagas a servidores que não gozem do benefício da efetivação das mesmas. O decreto foi publicação no último dia 07 do corrente mês.
O gestor tomou essa decisão considerando a necessidade reorganizar as finanças do município, em especial a redução de despesas com servidores públicos, visando, assim, atender aos comandos da Lei de Responsabilidade Fiscal. Para tanto, com a necessidade de reequacionar a máquina administrativa, tornando-a mais equilibrada sem perder a eficácia, ensejando uma reforma administrativa. 
Também, visando a necessidade de reorganização do quadro de servidores ocupantes em cargos de comissão, buscando, assim, maior elasticidade profissional da equipe. 
Em seu parágrafo único, o art. 1º do decreto, ressalva das exonerações os ocupantes de cargo de Secretário Municipal, por serem essenciais para o desenvolvimento das atividades na administração pública. Em seu art. 2º, o decreto estabelece que em curto prazo será preenchido os cargos indisponíveis à administração municipal.
Leia a matéria na íntegra em: www.portalasn.com.br

Eduardo Cunha no Canal Livre/Band: ‘escândalo terá muitos filhotes’.

Candidato favorito à presidência da Câmara, o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) antevê um futuro turvo para o Congresso. Considera inevitável a abertura de uma nova CPI em 2015, para apurar os desdobramentos da Operação Lava Jato. Em entrevista ao programa Canal Livre, da Band, ele indagou na noite passada:
“Alguém tem dúvidas de que esse escândalo é um escândalo que ainda vai ter filhotes por muitos anos? É uma situação absolutamente inédita. Você chegou a um nível de corrupção [...] que nós não tivemos conhecimento em nenhum outro momento da história do país.”
Líder do PMDB na Câmara, Cunha disse que seu partido não será o proponente da nova CPI. Mas irá apoiá-la. Avalia que a futura comissão de inquérito pode ter desfecho bem diferente das atuais CPIs da Petrobras. “Ninguém controla CPI se tiver fatos que sejam relevantes, que extrapolem os limites.”
Afirma que, se for eleito para comandar a Câmara, zelará para que os prováveis pedidos de cassação de petro-deputados tenham uma tramitação regular, conforme previsto na Constituição e no regimento interno da Casa.
Perguntou-se a Eduardo Cunha por que o governo de Dilma Rousseff tem horror à sua pretensão de comandar a Câmara. “Aí é o governo que tem que se manifestar”, ele desconversou. Disse estar “tentando construir uma candidatura que valorize a independência do Parlamento”, não uma postulação “de oposição”.
Não receia que o Planalto deflagre uma grande ofensiva para retirá-lo da disputa? “É um equívoco querer tratar o processo desse jeito”, disse o deputado. “Até porque nós saímos de uma eleição [presidencial] bastante conflagrada, a base governista é um pouco menor, mais dividida.”
Leia a matéria completa no nosso Blog, hospedado no: www.portalasn.com.br
E você pode assistir à entrevista na íntegra acessando aqui, aqui, aqui, aqui aqui.

domingo, 16 de novembro de 2014

Acordo garante 'engavetador-geral' da CPI da Petrobrás, senador Vital, no TCU e o ministro da Justiça Eduardo Cardozo no STF

ABr - Jose Eduardo Cardozo e Vital do Rego copy
O PMDB do senador Renan Calheiros (AL) resolveu apadrinhar a indicação de Vital do Rêgo (PB), presidente da CPI e da CPMI da Petrobras, ao cargo vitalício de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). Em contrapartida, o PMDB oferece a aprovação rápida da indicação do ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) para a vaga de Joaquim Barbosa no Supremo Tribunal Federal. E tudo fica dominado. Vital do Rêgo vem sendo chamado em Brasília de “engavetador-geral” da CPI e da CPMI, para alívio do governo que deve indicá-lo para o TCU.
No TCU, Vital do Rêgo, pretende substituir o ministro José Jorge, que apurou o roubo de R$ 3 bilhões na estatal Petrobras. Assim como nas CPIs que preside, Vital do Rêgo, engavetador-geral do Petrolão, promete ao Planalto especializar-se em receitas de pizza. Amigos de Vital do Rêgo temem que ele se empenhe de tal forma em sepultar o escândalo que acabe contaminado pelo Petrolão. Leia na Coluna Cláudio Humberto.

Jovem é baleado por desconhecido no braço quando voltava de torneio nas Cabaças dos Martins, em Conceição.

O jovem Antonio Fagner Pereira Moreira, 18 anos, residente na rua Antonio Alves, no bairro Nossa Senhora de Fátima, em Conceição, foi baleado com um tiro no braço quando retornava de um torneio, que acontecia na comunidade Cabaças dos Martins, município da cidade de Conceição. O fato aconteceu, por volta das 22:30h, deste sábado (15), quando ele e dois amigos em três motos, retornavam para a cidade de Conceição.
De acordo com informações da 2ª Companhia de Polícia Militar, os três amigos se dirigiam para a cidade de Conceição, quando cruzaram por um motoqueiro desconhecido em uma moto modelo Broz de cor preta, que trafegava no sentido contrário ao dos amigos. Sem falar nada, o motoqueiro efetuou um disparo de arma de fogo, atingindo o jovem no braço. Em seguida, o acusado se evadiu do local, sem deixar pistas.
O jovem baleado foi levado pelos amigos até o hospital Caçula Leite, na cidade de Conceição, onde foi assistido e medicado. Sem gravidade no ferimento o jovem, que passa bem, foi liberado. (com Gilberto Ângelo/VPN)