sexta-feira, 4 de agosto de 2023

Primeira mulher a presidir a Câmara Municipal de Itaporanga, Izabelle Mendes deu conta do recado com a aprovação de suas contas pelo TCE_PB

Primeira mulher a presidir (Gestão 2021-2022) a Câmara Municipal de Itaporanga, na região do Vale do Piancó, a vereadora Izabelle Mendes (já no terceiro mandato) deu conta do recado e teve sua prestação de contas (exercício de 2021) aprovada pela 1ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB) na oportunidade composta pelos conselheiros: Fernando Catão, Fábio Nogueira, Antônio Gomes Vieira Filho, Renato Sérgio Santiago e Antônio Cláudio Silva.

Filha do casal ex-secretário municipal da Saúde e da educadora, respectivamente, Gaudêncio Mendes e dona Margarete Brasilino, Izabelle Mendes encampou nesse período desafio de transformar o legislativo-mirim com uma reforma estrutural em seu prédio-sede digna da grandeza do município. Reforma que se fazia necessária há muitos anos e, agora, moderno e sofisticado seguindo a contemporaneidade. E fez com responsabilidade no trato com o dinheiro público. 

A Casa de 'Adauto Antônio de Araújo' desde então tem recebido elogios da população local e visitantes que por ela passam. Agora quando se fala em câmara local é obrigatório frisar que é uma antes e outra depois da gestão de Izabelle Mendes que a executou de maneira proba e respeitável. Ficando na história do município, não somente por ser a primeira mulher a presidi-la, mas por presidir e gerir com lisura e zelo os recursos públicos. 

Enivaldo diz que PP terá candidato em CG e torcida pessoal é por Tovar: "Se o deixarem entrar no PP já melhorava".

Presidente da executiva estadual do Progressistas, Enivaldo Ribeiro garantiu que o grupo terá representante na disputa pela Prefeitura de Campina Grande nas eleições do ano que vem. Enivaldo declarou também que o deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB), é um bom nome para o pleito na Rainha da Borborema.

Segundo o dirigente, sua torcida pessoal é para o nome de Tovar. "O Progressistas tem a ideia de ter candidato próprio, começa por aí, e Tovar é um bom candidato a prefeito. Se o deixarem entrar no partido o PP já melhorava", disse Enivaldo à rádio Correio FM, nesta quinta-feira (3).

As declarações de Enivaldo reforçam as especulações de que o deputado estaria de malas prontas para embarcar na base do governador João Azevêdo (PSB), com o qual se reuniu na manhã de ontem (2) em audiência na Granja Santana.

Aliado de primeira hora do deputado federal Romero Rodrigues (Podemos), o qual também vem ensaiando uma aproximação com João Azevêdo desde as eleições de 2022, Tovar já foi pré-candidato a prefeito de Campina Grande em 2020, mas teve o nome descartado pelo grupo durante as convenções partidárias em detrimento do atual prefeito Bruno Cunha Lima (PSD).

Enivaldo, que foi prefeito de CG e deputado federal, tem atualmente dois filhos no Congresso Nacional: a senadora Daniella e o deputado federal Aguinaldo, ambos de grande influência na política nacional; além do neto Lucas como atual vice-governador.

Filho de Zé Maranhão pode figurar como candidato a vice-prefeito em Cacimba de Dentro

Filho do saudoso senador Zé Maranhão (MDB), Leonardo Maranhão entra na disputa para a vaga de vice-prefeito do município de Cacimba de Dentro, região de Guarabira, na chapa encabeçada pelo pré-candidato Poliano Henrique que é apoiado pelo atual prefeito Nelinho.

Leonardo está constantemente no município em conversas com populares e lideranças políticas daquela cidade. Na tarde desta quinta-feira (3), Leonardo Maranhão e sua mãe a desembargadora Fátima Bezerra foram avistado almoçando no restaurante Diegos Bar na companhia do comerciante Amilton Lemos (Mitinha).

Em Cacimba de Dentro outros nomes também apontam na disputa pela vaga, a exemplo: do empresário conhecido como Jair Motos, o vereador Arnóbio Carvalho (Nobinho) e também o vereador Tiago Pereira. (com BrejoNews)

quinta-feira, 3 de agosto de 2023

João confirma candidatura de RB em Cabedelo e apoio a Daniella para disputa em Campina Grande: "Nossa aliada é Daniella e Romero não disse se quer ser candidato", disse.

Apoio a Ricardo Barbosa (PSB) na disputa pela Prefeitura de Cabedelo e garantias de que se a senadora Daniella Ribeiro (PSD) for candidata à Prefeitura de Campina Grande terá apoio do governo do Estado. Essas foram algumas promessas feitas pelo governador João Azevêdo (PSB) durante o programa Arapuan Verdade, da Arapuan FM, nesta quinta-feira (3).

Sobre Cabedelo, o governador garantiu que dará o apoio necessário para que Ricardo Barbosa seja candidato e tenha condições de ser eleito. João Azevêdo também negou que tenha intenção de apoiar o candidato do atual prefeito, Vitor Hugo.

“Não tenho débito com quem quer que seja em termos de compromisso político. Ricardo é um companheiro de partido e é uma real possiblidade. Ele se colocou nessa condição e estamos apoiando para dar todo o suporte necessário para que ele seja candidato. Não temos sequer contato ou conversas [com Vitor Hugo]. Ele foi desrespeitoso algumas vezes e não faço política dessa forma”, disse o governador.

Campina Grande

Sobre Campina Grande, João Azevêdo também garantiu apoio à senadora Daniella Ribeiro caso ela queira disputar a Prefeitura. Para o governador, a manutenção da aliança com Daniella é fundamental. Entretanto, João não fechou portas para o deputado federal Romero Rodrigues, desde que ele queira disputar o pleito.

“Na condição de governador tenho que ter cuidado. Nossa aliada é Daniella e Romero não disse se quer ser candidato. Sequer sentei com Romero. Volto a dizer, não sei da intenção de Romero. Se Daniella for candidata, apostaremos nela para a Prefeitura de Campina Grande”, concluiu o governador.

Com união de famílias e disputando pelo GRI, Lucas de Dora tem boa expectativa de se eleger em 2024 e representá-las na Câmara de Itaporanga

Em sentido horário: Bastim, Ricardo Pereira e Lucas de Dora
Daqui a um ano tem início oficialmente a disputa eleitoral de 2024 mesmo com pretensos candidatos já em campo  há alguns meses, tem casos que há anos quando olhamos para quem comanda a máquina. O tempo corre com intensas articulações para composição de times competitivos, inclusive, para os que concorrerão na querela proporcional. 

Inquieto, cutucador, trabalhador incansável, batalhador do raiá do dia ao chegar da noite, o comerciante Lucas de Dora viu que Agora é chegada a Hora! Teve um "test drive" na pista de 2020, onde viu como funciona a coisa. Se preparou e agora quer entrar com segurança em 2024. O primeiro passo já foi dado ao buscar junção das famílias Porcino/Xavier/Ribeiro/Oliveira que significa força para o projeto destas chegar à câmara pelo caminho (time) mais adequado para obter êxito. 

"Sabemos a importância de nos unirmos para eleger um vereador que represente essas famílias. Com o grupo de Ricardo Pereira a expectativa aumenta para fazermos um bom trabalho e alcançar o objetivo porque aqui se eleger vereador independente dos grupos grandes. Esse é o caminho", comentou Lucas nesta quinta-feira (3) em contato com o blog ao lembrar o apoio dessas famílias na eleição de 2022

Lucas tem visão arrojada que gera oportunidade à quem quer trabalhar. É empreendedor de mão cheia e apetite para os negócios. Como candidato no Grupo Renovador Independente é o caminho certo para esse agrupamento familiar retornar à câmara, muito bem representado anos atrás por Jacklino Porcino (que fez um excelente trabalho como presidente) e pelo saudoso Zé Porcino (de vários mandatos). 

Desde sua criação (em 2008), o GRI se notabilizou como ferramenta importante para eleição de vários representantes nos quatro últimos pleitos (2008, 2012, 2016 e 2020). Eleger candidatos independente dos grupos grandes é uma marca desse grupo e na eleição de 2024 não será diferente. O grupo terá sim um time competitivo e bastante forte para novamente conseguir assento com cara nova na câmara.

O grupo trabalha na formação de dois times competitivo para a disputa eleitoral vindoura. Um dos quais já está praticamente fechado e dando seguimento na estruturação do segundo. Mais novidades já em curso para os próximos dias. Aguardemos!

Gilbertinho e Flávio Mangueira com o ministro Valdez Góes que reúne amanhã em JP governadores da PB, CE, PE e RN, e libera recursos para obras do Ramal Piancó

O deputado estadual Gilbertinho (União Brasil) e vereador/ex-presidente da Câmara de Conceição Flávio Mangueira em contato na noite passada em Brasília com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Valdez Góes, obtiveram uma mostra do interesse do ministro em destravar o Ramal Piancó no 3º Eixo da Transposição do Rio São Francisco. 

O ministro, inclusive, estará nesta sexta-feira (4) em João Pessoa, sendo recebido pelo governador João Azevêdo (PSB) para uma reunião com as governadoras do Rio Grande do Norte e de Pernambuco, Fátima Bezerra e Raquel Lyra, respectivamente, além do governador do Ceará, Elmano de Freitas, ocasião em que será assinado o acordo interfederativo para garantir a operação sustentável do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF).

A celebração do documento assinado pelos governos estaduais e o governo federal também prevê a viabilização de recursos para as obras do Ramal Piancó, o fomento às ações do setor produtivo nas áreas beneficiadas pela Transposição e o fornecimento adequado dos serviços de operação, manutenção e fornecimento de água bruta do PISF nos estados beneficiados com as obras.

quarta-feira, 2 de agosto de 2023

Prefeita Leninha Romão anuncia investimento de R$ 10 Milhões e diz que será reeleita pela vontade do povo de Uiraúna

Prefeita Leninha em momento com o signatário do blog...
Prefeita do município de Uiraúna, Leninha Romão (PP) fez uma prestação da sua gestão nesses dois dois anos e meio de mandato apresentando uma série de ações, conquistas e obras nas áreas de saúde e infraestrutura. Ela destacou a construção do hospital local que está em andamento, classificando como grande marco da sua administração. 

Sintetizando sua relação com o ex-prefeito Bosco Fernandes, de quem teve o apoio em 2020, que se reunião recentemente com o pré-candidato das oposições local Dr. Diêgo Galdino, Leninha ressaltou que o apoio de Bosco para sua eleição foi importante. 

Lembrou que sempre votou em Bosco (que foi cinco vezes prefeito), tendo tirado o título para votar no ex-prefeito, mas que resolveu "entrar na disputa diante de um momento que a cidade vivenciava para trazer um novo momento para os uiraunenses", frisou. 

Leninha Romão concluiu dizendo que será reeleita pela "vontade do povo" e por toda "dedicação que dispensa" ao povo de sua terra. 

Após reunião com João, Tovar evita antecipar adesão à base e aliança política para 2024: “Ano que vem a gente vai sentar à mesa”.

O deputado estadual Tovar Correia Lima, do PSDB, comemorou, durante entrevista nesta quarta-feira (02), a abertura do diálogo com o governador João Azevêdo (PSB), mesmo sendo ele da bancada de oposição, para tratar pleitos importantes para a Rainha da Borborema. O parlamentar, no entanto, evitou confirmar que esse primeiro contato tratar-se-ia de uma adesão ou aliança política com vistas as eleições de 2024. Segundo ele, o momento agora é de trabalhar, buscar investimentos para suas bases e deixar a discussão política de 2024 apenas para 2024.

Tovar, no entanto, não fechou portas, e avisou que, no momento oportuno, sentará à mesa para debater política tanto com o grupo do governador João, quanto com o grupo do prefeito Bruno Cunha Lima (PSD).

“Não se trata disso, eu acho que uma aliança política dessa natureza não se trata em uma conversa, alguém pode dizer, ‘Ah conversou com governador por conta disso aderiu ao projeto político do governador’, mas acho que eleição a gente trata no ano de eleição, ano que vem e isso é fato, nesse momento nós estamos conversando coisas administrativas, assuntos e trabalhos administrativos, política não, política não adianta a gente tentar antecipar os fatos. O ano que vem a gente vai sentar a mesa pra discutir composição partidária, composição nas cidades, com quem, onde, mas não se tratou desse assunto agora”, avisou.

Em reunião com João, Tovar cobra demandas para Campina e Compartimento da Borborema

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB), em reunião com o governador João Azevêdo (PSB), nesta quarta-feira (2), entregou demandas da população campinense como a abertura do Complexo Aluízio Campos para ampliar a instalação de empresas e a construção de uma escola técnica no local que possui mais de 20 mil moradores. "Tratamos dessas demandas que são extremamente necessárias e o governador deixou o indicativo que deverá realizar essas obras", explicou. Ele ainda revelou que um terreno no Aluízio Campos já está sendo viabilizado para a construção do centro de ensino. 

Além dessas demandas, Tovar disse, em entrevista ao Arapuan Verdade, que é necessária a aprovação de um projeto que viabilize a maternidade estadual. "Campina Grande carece de uma maternidade. A que temos atualmente não dá conta da alta demanda de cidades vizinhas que são atendidas. O prefeito Bruno tem uma grande luta para tentar manter a maternidade municipal em funcionamento, mas já não comporta a crescente procura, por isso o governo do estado precisa se fazer presente", destacou. 

Tovar também destacou que existe uma articulação em torno da inclusão da rota paraibana dentro do Ramal Ferroviário da Transnordestina, "queremos incluir a Paraíba nesse grandioso programa. Estamos lutando e mobilizando políticos para isso. A luta deve ser de todas as classes políticas", revelou. 

Adriano Galdino revela "Plano B" de João Azevêdo caso não dispute o senado em 2026: "Se ele ficar, o candidato ao governo será o 'João de João'", afirmou se referindo à Deusdete Queiroga

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos), voltou a defender a candidatura do governador João Azevêdo (PSB) para o Senado em 2026. João confirmou, essa semana, que será candidato ao Senado.

Em entrevista à imprensa, Galdino disse, no entanto, que, caso o governador não saia candidato, o nome de Deusdete Queiroga, secretário de Infraestrutura do Estado, será ungido pelo governador para sucedê-lo.

“Eu defendo que ele (o governador) saia, para que a Paraíba tenha um senador da qualidade como João Azevêdo. Agora, se ele ficar, não tenha dúvida que o candidato dele é o ´João de João´, que é Deusdete Filho (secretário de Infraestrutura do Estado)”, afirmou  Galdino.

A declaração de Galdino traz um novo personagem no tabuleiro político da Paraíba, nas análises da conjuntura para 2026. Deusdete é um dos auxiliares mais próximos de João e goza da estrita confiança do governador.

Não custa lembra que João Azevêdo foi secretário de Infraestrutura quando Ricardo Coutinho o escolheu (era de sua confiança) para ser seu sucessor em 2018. 

Tovar pede e João Azevêdo abre as portas do governo; encontro entre os dois acontece amanhã...

O deputado estadual (líder da oposição ???) Tovar Correia Lima (PSDB) pediu e o governador João Azevêdo (PSB) atendeu: Nesta quarta-feira (2), em entrevista à Jovem Pan João Pessoa, o socialista afirmou que vai receber o parlamentar.

O encontro entre os dois, segundo João Azevêdo, deve acontecer ainda esta semana. Em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa, nessa terça-feira (1º), Tovar afirmou que iria pedir audiência ao governador para tratar de investimentos em Campina Grande.

“Existe o pedido de audiência, já está concedido, acho que hoje ou amanhã vou receber o deputado como eu recebo todos os deputados, independente de ser base ou oposição. Logicamente eu quero saber qual é a pauta específica que o deputado vai trazer, mas já está concedido”, revelou.

Sobre a possibilidade de aliança, algo levantado pelo presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos), o governador declarou não ter feito o convite.

“De minha parte não houve convite para que ele viesse para a base, até porque quem pediu audiência foi ele. Ele pediu audiência e nessa conversa, logicamente se ele tiver com essa disposição, eu tenho uma relação com Tovar de muito tempo, até porque ele é filho de um amigo meu. Enfim, a minha relação pessoal com ele é de muito respeito”, afirmou.

A afirmação acontece um dia após o oposicionista ligado a Romero Rodrigues (Podemos) revelar no retorno da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) que havia solicitado a audiência com o chefe do executivo estadual.

Após realinhamento entre Tintim e Branco Mendes, nome do médico Emanuel Veras surge com força na oposição para a disputa de 2024 em Aguiar

Depois do realinhamento ocorrido mês passado entre o prefeito Tintim (PSB) e o deputado estadual Branco Mendes (REP), adversários na eleição de 2020, a oposição no município de Aguiar, no Vale do Piancó, deve contar com o nome do médico Dr. Emanuel Veras como alternativa para encabeçar chapa majoritária no embate vindouro de 2024. 

A cidade, inclusive, viveu no último fim de semana uma movimentação política bastante intensa com a presença do jovem médico nas festividades do tradicional "João Pedro. Ele teve participação expressiva no radiofônico apresentado por Antônio Malvino, de grande audiência por toda a Paraíba, com forte interação com o público. 

Natural de Aguiar, Emanuel Veras teve forte evidência nos festejos. Há quem diga até que ofuscando a presença do próprio gestor e de Steniel Mendes, que foi seu adversário em 2020. A inserção do médico no cenário político local está causando uma mexida considerável para a disputa eleitoral de 2024. Olhos para os próximos passos. 

terça-feira, 1 de agosto de 2023

Após reunião, dois vereadores e três suplentes decidem sair do PP e se filiar ao PSD em Cajazeiras

Uma reunião realizada na noite deste domingo (30), discutiu a situação do Partido Progressista de Cajazeiras, após tornada pública as insatisfações com o atual presidente da sigla, o vereador Eriberto Maciel. Como é do conhecimento de todos, na semana passada o vereador Ninha do Frigorífico, que estar afastado do cargo por ocupar a secretaria de Esporte, condicionou sua permanência no partido a saída da presidência de Eriberto Maciel, decisão apoiada por outros membros da sigla.

Durante a reunião deste domingo (30), que contou com a participação do prefeito Zé Aldemir, foi colocado a mesa a atual situação do PP e diante do que foi exposto pelos presentes, ficou definido a saída de alguns vereadores, suplentes e pré-candidatos, que se filiarão ao PSD, partido também comandado pelo prefeito Zé Aldemir.

Deixarão o PP os vereadores: Ninha do Frigorífico, Neto da Vila Nova, Serafim da Palhoça e Marta Geruza, além do suplente Fábio Borges. Todos integrarão os quadros do PSD que está sob o comando do secretário Neguinho do Mondrian. Além disso, outros nomes deverão reforçar o PSD, inclusive, outros vereadores ligados ao grupo situacionista. A saída das referidas lideranças do PP só ocorrerá no prazo de abertura da janela partidária em março do próximo ano.

Após essa definição, o próximo passo será o prefeito Zé Aldemir buscar junto ao vereador Eriberto Maciel a reconstrução do Partido Progressista para as próximas eleições municipais. O PP elegeu quatro vereadores nas eleições de 2020, com a saída dos dois parlamentares, permanece integrando a bancada dos Progressistas na Câmara Eriberto Maciel e Raelza Borges. (com Portal CZN)

Veneziano desbanca indicação de Gervásio e João, tira mulher (nomeada há dois meses par o cargo) de Tião Gomes, e emplaca aliada na superintendência do Ministério da Saúde na PB

Os dias de Manuelly Toscano Avelino dos Santos, esposa do deputado Tião Gomes (PSB), no cargo Superintendente Estadual do Ministério da Saúde na Paraíba terem acabaram, para qual foi nomeada há apenas dois meses. É que o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) desbancou a indicação da mulher de Tião, que teria sido do deputado federal Gervásio Maia Filho, do PSB, e conseguiu a nomeação da enfermeira Joelma Greicy Fernandes Lira para o posto.

Ela foi gerente de Atenção Básica de Campina Grande, na gestão de Veneziano. Aliás, com ela, Veneziano emplaca o terceiro cargo federal no estado e mostra que tem muita força com o governo Lula (PT). Greicy ocupava o cargo de gerente da 3ª Regional de Saúde da Paraíba, que abrange Campina Grande e região. Foi exonerada em março de 2022, após o rompimento entre Veneziano e o governador João Azevêdo.

Leia também: Numa articulação de João Azevêdo, esposa de Tião Gomes é nomeada nova Superintendente do Ministério da Saúde na Paraíba

Fórum faz plenária e candidatura a prefeito do grupo em Campina Grande entra no ‘radar’

Não será surpresa se Campina Grande tiver, no próximo ano, uma candidatura a prefeito nascida dentro de partidos de esquerda. Hoje esse indicativo foi fortalecido durante uma plenária do Fórum Pro Campina. O grupo é composto pelos partidos PT, PC do B, PV, PSOL, Rede, PMN e PDT.

O encontro de hoje, contudo, também teve a participação do secretário de Saúde do Estado, médico Jhony Bezerra, do PSB. No encontro foram apresentados, além do nome de Jhony, outras duas possíveis candidaturas: com o deputado Inácio Falcão, do PC do B; e André Ribeiro, do PDT.

Falcão foi o candidato e disputou a prefeitura de Campina Grande em 2020, tendo uma votação expressiva. Não chegou ao segundo turno, mas fez a votação das legendas de esquerda crescer na cidade. Ano passado, ao contrário do que muitos projetavam, a urnas sacramentaram a vitória de Lula em Campina.

Dados que têm animado quem milita nos partidos do Fórum. A discussão para escolha do candidato será afunilada nos próximos meses. (com Pleno Poder)

João Azevêdo confirma pela primeira vez que vai disputar eleição para o Senado Federal em 2026

“Eu vou colocar meu nome à disposição do partido [PSB] e se ele entender que sim, eu vou disputar a eleição”. A declaração é do governador João Azevêdo (PSB) ao confirmar, durante entrevista exclusiva ao programa Frente a Frente, da TV Arapuan nesta segunda-feira (31), que deve disputar as eleições de 2026 na condição de pré-candidato ao Senado Federal.

A declaração acontece em meio a especulações de um possível fim de mandato, estando fora, inclusive, de outras disputas na chapa majoritária e proporcional para 2026. Ao programa Frente a Frente, João Azevêdo admitiu, pela primeira vez, que deve disputar uma das duas vagas ao Senado ao classificar a pretensão como condição natural de todo agente público que está na política, porém, como em toda disputa, ele pontuou que existem fatores que precisam ser respeitados na decisão.

Prefeito Célio Usina confirma Thially Aristóteles como pré-candidato a prefeito em Vieirópolis e presidente da câmara rompe com situação e se lança na disputa

O prefeito de Vieirópolis, Célio da Usina confirmou o nome de Thially Aristóteles (PSB) como pré-candidato a prefeito pelo grupo de situação em 2024. Em entrevista, no último sábado (29/07), Célio disse que o povo quem decidiu por Thially e acreditava na manutenção da aliança com o ex-prefeito Marcos Pereira e com o vereador e presidente da Câmara, Neto de Santa.

Thially Aristóteles é sobrinho do prefeito Célio e, atualmente, exerce o cargo de Chefe de Gabinete da prefeitura de Vieirópolis, na região de Sousa. Com a confirmação da indicação do nome de Thially, o vereador e presidente da câmara local Neto de Santa anuncia rompimento com o prefeito Célio e afirma que é pré-candidato a prefeito.

“A partir de hoje (31/07)), sou oposição ao prefeito Célio. Lanço também minha pré-candidatura a prefeito”, afirmou o vereador (foto ao lado). Segundo Neto, o prefeito Célio descumpriu um acordo firmado com ele e com o ex-prefeito Marcos Pereira para indicação do candidato a prefeito do município, com vista ao pleito eleitoral de 2024. 

O presidente também confirmou que sua esposa, a Sra. Francisca Eugênia Pamplona de Lima Oliveira, protocolou na manhã hoje na Secretária de Administração da Prefeitura de Vieirópolis, o seu pedido de exoneração do cargo de Secretária de Ação e Assistência Social do Município. (com Debate Paraíba)

Ex-prefeito Marcos Pereira, que tem esposa atual vice-prefeita, rompe com prefeito Célio da Usina e orienta aliados a entregarem cargos em Vieirópolis

Em Vieirópolis, o grupo do ex-prefeito Marcos Pereira confirmou nesta segunda-feira (31/07) o seu rompimento político com o prefeito Célio da Usina. O presidente da câmara municipal, Nego de Santa acompanhou o ex-prefeito e também rompeu com o prefeito entregando a Secretaria de Ação Social, que era comandada por sua esposa Francisca Eugênia.  

O ex-prefeito Marcos Pereira, ainda, orientou que todos os seus aliados entregassem os cargos que, por ventura, ocupassem na gestão municipal. Esse racha político em Vieirópolis se deu devido a indefinição sobre formação da chapa que vai à sucessão em 2024. "O povo quer Thialli Aristóteles como Prefeito”, disse os aliados do prefeito Célio da Usina durante o hasteamento dos pavilhões no último sábado (29) em comemoração aos 29 anos de emancipação política.

Essa fala gerou imediatamente reação no grupo de Marcos, que esperava um posicionamento de Célio para cumprir um acordo existente, e abdicar da cabeça de chapa em 2024. A esposa de Marcos Pereira, professora Kátia Maria é atualmente vice-prefeita e esperava ser alçada à condição de candidata com o apoio do prefeito Célio da Usina. 

O que se comenta na cidade é na formação da chapa pela situação com (chefe de Gabinete) Thialli Aristóteles e Alexandre Costa, cunhado do vereador Hélio de Moisés, representando a comunidade de Campo Alegre. Pela oposição, por enquanto, apenas o vereador Neto de Santa se dispõe a encabeçar uma chapa. (Pereira Jr.)

segunda-feira, 31 de julho de 2023

O “presente” de Romero com as nomeações de Bruno...

A nomeação de aliados do senador Veneziano Vital do Rêgo, presidente do MDB na Paraíba, pelo prefeito Bruno Cunha Lima oficializa não apenas a união dos dois grupos para as eleições como o caminho que o deputado Romero Rodrigues vai seguir a partir de agora.

Resta a Romero dois caminhos: engolir a aliança e seguir no grupo ou entrar de vez na casa do Republicanos, não necessariamente precisa mudar de legenda, e decidir as eleições – seja como candidato ou apoiando a oposição.

Interlocutores políticos em conversa com o BLOG dão 99% de certeza – guardemos aquele 1% ‘vagabundo’ do Safadão, nunca se sabe -, de que o ex-prefeito de Campina Grande ficará na Câmara Federal.

Mas, com a maior aprovação já obtida por um prefeito, pelo menos nas duas últimas décadas, tem o poder de fazer a diferença. Mas, como diria o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adriano Galdino, precisará ter coragem. Tamanho e voto já tem.

Os mesmos interlocutores afirmam que nem governo, nem prefeitura: a estratégia é uma das vagas ao Senado em 2026.

Para isso, o tabuleiro funcionaria assim: Republicanos, Progressistas, PSD e Romero (Podemos) apoiariam o nome da senadora Daniella Ribeiro para a prefeitura. A reunião do deputado Aguinaldo Ribeiro com o ex-prefeito, no início da semana passada, já foi um indicativo.

Em 2026, a chapa ao Senado sairia com o governador João Azevêdo e Romero. Quem encabeçará a chapa, se Lucas ou o deputado Hugo Motta, vai depender do desempenho de cada um. Mais um vez, voltamos à Aguinaldo. Ele já disse que não “cabem” dois Ribeiros na chapa e abriu um leque de possibilidades.

Voltando a Romero e Campina, o que não dá é para ficar quieto. A não reação às movimentações do presente pode encurtar seu futuro político.

Prestigiado com Bruno, Veneziano dá nova patada em Romero: “Não quer ficar, não fique”

Novo aliado do prefeito Bruno Cunha Lima (PSD), o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) chegou com moral à Prefeitura de Campina Grande. Nesta segunda-feira (31/07), ele abriu a caixa de ferramenta contra o deputado federal Romero Rodrigues (Podemos) durante entrevista à rádio Arapuan.

“O MDB não está participando da gestão de Bruno para ser complicador, nem vai se permitir a quem quiser não estar, não esteja por outras razões. Não vão utilizar o MDB ou a mim como justificativa para qualquer tipo de comportamento pessoal. Essa história de usar pretexto outro, não, assuma: não quer ficar, não fique! Não quer apoiar, não apoie!”, disse Veneziano, em recado para Romero.

No último sábado (29), Bruno Cunha Lima nomeou aliados de Veneziano na gestão municipal. A sobrinha do senador Pâmela Vital Rêgo foi designada secretária de Assistência Social, pasta tida como “inegociável” por Bruno até pouco tempo.

Aguinaldo admite reedição de chapa do seu grupo com Romero em CG: “Eu sempre disse que estou aberto à essa discussão”.

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) declarou na tarde desta segunda-feira (31) que as portas para uma possível reedição de chapa, nos moldes da que seu pai, Enivaldo Ribeiro, formou com o ex-prefeito Romero Rodrigues em Campina Grande não estão fechadas.

De acordo com o parlamentar ele tem conversado bastante com Romero, com quem sempre teve uma boa relação e que antes de se pensar nesta reedição seria necessário haver uma discussão interna. Aguinaldo defendeu que não há como se pensar em algo deste tipo sem antes ter uma estratégia e frisou que a decisão de candidatura não pode partir de ninguém a não ser do próprio Romero e de Daniella Ribeiro, que é a integrante do grupo que está sendo apontada pela população e nos bastidores, como o possível nome na disputa.

“Eu sempre disse que estou aberto à essa discussão, acho que a gente tem que ter uma estratégia, é logico que uma decisão de candidatura depende sempre da pessoa e aqui me refiro também à própria Daniella, para colocar as coisas como ela são. Acho que é uma decisão pessoal tanto como para o próprio Romero também” declarou.

Aguinaldo ainda disse que deve conversar a respeito das eleições com o governador João Azevêdo e também com outros líderes políticos, a exemplo do presidente do Republicanos na Paraíba, Hugo Motta. “Temos que cuidar do nosso movimento e da nossa aliança estadual. Vou conversar com o governador João Azevêdo, vamos ver as cidades que podemos lançar candidatura, lógico onde for possível, também vou conversar com Hugo Motta, lógico que você vai ter uma cidade ou outra onde já tem, haverá dificuldade de conciliar, mas você vai ter que administrar” concluiu durante entrevista à Rádio Correio FM.

domingo, 30 de julho de 2023

'Me sentiria realizado se eu pudesse concluir minha vida pública como deputado federal', diz Zé Aldemir.

Em entrevista ao programa “Ô Paraíba Boa”, transmitido pela 105 FM de Santa Rita, sexta-feira (28), o prefeito de Cajazeiras, Zé Aldemir (PP), falou sobre a sucessão municipal na cidade sertaneja, imbróglios dentro do PP e revelou que sonha concluir sua vida pública como deputado federal.  

“Independente do cenário em 2026, me sentiria realizado se eu pudesse concluir minha vida pública como deputado federal. Cajazeiras e a região precisa de um deputado em Brasília”, comentou. 

Sobre a sucessão, Zé Aldemir disse que a escolha do candidato de seu grupo político não será feita por ele, mas sim pela população da cidade de Cajazeiras. Aldemir garantiu que a unidade política será o critério principal na escolha, e que nenhuma imposição será posta no processo.

Perguntado sobre as declarações de alguns aliados, que se mostram insatisfeitos com o comando do PP em Cajazeiras, Zé Aldemir deixou claro que vai chamar todos para conversar e classificou como bobagem esses ruídos dentro da sigla, que ele é filiado. “Com diálogo vamos resolver esses impasses”, concluiu.