sexta-feira, 13 de maio de 2022

Ao lado de Wilson Santiago e Chico Mendes, João Azevêdo assina OS pavimentação da estrada entre São José de Piranhas à Serra Grande...

Ao lado do deputado federal Wilson Santiago (REP), do ex-prefeito/pré-candidato a deputado estadual Chico Mendes e dos prefeitos Bal Lins (São José de Piranhas) e Vicente Neto (Serra Grande), o governador João Azevêdo (PSB) assinou ontem (12) Ordem de Serviço autorizando a pavimentação da rodovia PB-382 - entre Serra Grande e São José de Piranhas. 

O trecho interliga as regiões do Vale do Piancó e Cajazeiras e é um sonho antigo da população, que vai criar mais um acesso rodoviário para alavancar o desenvolvimento, além de gerar muitos empregos. A assinatura aconteceu durante a primeira audiência pública do Orçamento Democrático, realizada em Cajazeiras que reuniu mais de 4.500 pessoas.

O trecho a ser construído é de 23,66 km, e a Compasa Construtora Paraibana LTDA é a empresa que vai executar a obra orçada em R$ 31.501.757,61 milhões. O prazo para executar a obra é de 720 dias.

Nova concessionária de água irá ampliar saneamento de Santa Rita para 90%, garante Emerson Panta.

O prefeito de Santa Rita, Emerson Panta (PP), esteve nesta quinta-feira (12) no Programa 360 Graus. O gestor comentou sobre a rescisão do contrato da cidade com a Cagepa. O abastecimento do município fica a cargo do Consórcio Águas do Nordeste (ANE). Panta disse que o fim do contrato com a Cagepa se deu após inúmeras tentativas de melhorar o abastecimento da cidade, mas reiteradas vezes foi negada. “A Cagepa lucrava com Santa Rita, mas não queria investir na cidade”, frisou.

Saneamento

Mas segundo o gestor não só o abastecimento será mudado. Panta revela que há dez anos a Cagepa não investe em melhorias para ampliar o acesso da população ao fornecimento de água e tratamento de esgoto: “Apenas 4% da população têm cobertura de esgotamento sanitário. Isso transformou a cidade em um esgoto a céu aberto, não se pode falar em saúde pública nesse cenário”, destacou.

A principal mudança da nova responsável pelo abastecimento será a missão de ampliar a cobertura de esgotamento sanitário para 90% da cidade. O prefeito também diz que 20 mil pessoas da Zona Rural de Santa Rita nunca tiveram na torneira: “Nunca tiveram água de qualidade e estudo feitos com institutos federais atestaram a péssima qualidade da água.

Situação vexatória

O prefeito também relata que o fornecimento de água é intermitente nos bairros mais elevados, a exemplo de Tibiri e Marcos Moura, onde são registradas queixas diárias de interrupções: “E uma situação vexatória para quem paga água e não tem água na torneira. Não tem água, mas a conta chega todo mês”.

Atendimento

Para os santa-ritenses que precisem entrar em contato com a empresa Águas do Nordeste e tirar dúvidas, podem fazer pelo número 0800 7312631. O atendimento é 24h.

TRE-PB cassa diploma do prefeito e vice de Santana de Mangueira

Na sessão judicial, desta quinta-feira (12), o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) julgou os recursos contra expedição de diploma 0600306-67.2020.6.15.0000 e 0600541-60.2020.6.15.0000, com igual votação dando provimento aos recursos para cassar os diplomas de Nerival Inácio de Queiroz e de Alciene Berto da Silva.

Os recursos foram relatados pelo juiz Arthur Monteiro Lins Fialho, que em seu voto, em harmonia com a Procuradoria Regional Eleitoral, julgou pelo provimento dos Recursos Contra a Expedição de Diploma (RCED), para cassar os diplomas de Nerival Inácio de Queiroz e de Alciene Berto da Silva, candidato e candidata, respectivamente, aos cargos de prefeito e vice-prefeita do município de Santana de Mangueira/PB, “ante a incidência da inelegibilidade insculpida no art. 1º, I, ‘e’, item 1, da LC n. 64/1990, com a consequente realização de novas eleições no respectivo município, nos termos do art. 224, § 3º, do Código Eleitoral”.

O relator concluiu seu voto, afirmando quanto aos efeitos da decisão, que “deve-se observar o disposto no art. 216 do Código Eleitoral: ‘Enquanto o Tribunal Superior não decidir o recurso interposto contra a expedição do diploma, poderá o diplomado exercer o mandato em toda a sua plenitude’”.

João prega unidade do grupo para definir chapa: "Vamos buscar a unidade no Republicanos", disse o governador.

O governador João Azevêdo (PSB) voltou a comentar, nesta quinta-feira (12), sobre a definição de sua chapa majoritária para eleições em outubro. O gestor, que presidiu audiência pública do Orçamento Democrático na noite passada em Cajazeiras, afirmou que os diálogos seguem avançados e destacou que as decisões serão tomadas em conjunto.

“Esse é o grande xadrez de todo o processo. Ninguém faz uma construção desse simplesmente tomando decisões unilaterais. Tem que ser uma decisão de grupo e justamente por isso é que ainda estamos construindo esse processo. Ainda tem tempo e isso não nenhuma sangria desatada”, ressaltou.

João Azevêdo ainda declarou que vai buscar a unidade com o Republicanos. No Estado, o partido comandado por Hugo Motta anunciou apoio ao deputado e pré-candidato ao Senado Efraim Filho (União Brasil), que integra a chapa do deputado Pedro Cunha Lima (PSDB) ao Governo do Estado.

Na chapa de João, o nome cotado para disputar o Senado é o do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (Progressistas). Conforme o governador, a formação será divulgada em breve.

“Quando cada elemento desse grupo compreender a importância do projeto todos nós estaremos anunciando. As coisas estão se encaixando e as conversas estão muito avançadas. Nós vamos buscar a unidade no Republicanos”, pontuou.

quinta-feira, 12 de maio de 2022

João quer definir nome do senador na chapa até semana que vem e o Republicanos até aceita deixar Efraim para abraçar Aguinaldo, desde que ele distribua sua base...

A indefinição do governador João Azevêdo (PSB) pelos dos nomes (vice e senador) que comporão sua chapa de reeleição tem deixado o mundo político impaciente fazendo surgir diversas alternativas, como a provável escalação de Mersinho Lucena (já rechaçada pelo mesmo) como vice diante de um recuo do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) em disputar o Senado.  

Aguinaldo só entra na disputa se a base estiver unida, argumento sustentado também por Cícero Lucena. O quiproquó nesse equação está no Republicanos, liderado pelo deputado federal Hugo Motta, que até aceitar recuar do apoio ao deputado federal Efraim Filho (União Brasil) e abraçar Aguinaldo desde que este distribua sua base (como fez Efraim) com o partido.

Essa exigência não foi aceita pelo Progressistas sob o argumento de que o partido também tem o direito de eleger seus deputados federais, verbalizou ontem (11) Cícero Lucena. Se aceitar, o Republicanos teria caminho livre pra eleger uma bancada de quatro deputados (hoje pode chegar a três). 

Pois bem, diante desse cenário, o governador tem programado para a semana que vem o anúncio de quem será o candidato a senador em sua chapa. “Numa articulação destas, você mexe uma peça no tabuleiro e os outros fazem o mesmo, porque ninguém joga parado quando se fala em eleição”, observou João Azevêdo anteontem (10).

O nome preferido pelo staff de João é o de Aguinaldo. O parlamentar chega com o combo de ter juntado em torno de si os partidos PP, PSD, SD e Avante. Além disso, tem o apoio incondicional de Cícero Lucena (PP), aliado de primeira hora do governador. 

Por outro lado, corre nos bastidores a informação de que Aguinaldo pode desistir do Senado e se dedicar à reeleição, caso o processo não avance com segurança. Essa tese é negada por pessoas próximas. Eles asseguram que Aguinaldo vai para a disputa e garantem que o lançamento da candidatura está próxima.

O que há de fato nessa história é que ninguém está jogando parado e o governador, com a caneta, precisa agir rápido para evitar mais rupturas na base.

quarta-feira, 11 de maio de 2022

Veneziano contra para comandar sua campanha o marqueteiro Zé Maria, o mais vitorioso em eleições na história da Paraíba.

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) definiu o publicitário que será responsável pelo marketing da sua campanha a governador. Trata-se de José Maria Andrade, da Mix Comunicação, o mais vitorioso marqueteiro da Paraíba.

Responsável pelo marketing de campanhas históricas como a de Ronaldo Cunha Lima, em 1990. Em 1994 foi vitorioso com José Mariz, para o governo, e os senadores Ronaldo e Humberto Lucena.

Comandou, ainda, o marketing de Cássio Cunha Lima para o Governo do Estado, em 2002 e 2006, além do segundo turno com Ricardo Coutinho, em 2010.

Zé Maria é um dos mais respeitados marqueteiros do País, que tem como marca registrada a realização de campanhas de alto nível.

Ele também foi responsável por campanhas de prefeito em Campina Grande com Cassio 1988, 1996 e 2000, Romero (2012 e 2016) e Bruno (2018), em João Pessoa com Cícero Lucena (1996 e 2000). Trabalhou ainda em eleições em Alagoas, com Teotônio Vilela e em Pernambuco, com Miguel Arraes.

Pressão sobre Aguinaldo: “Qualquer liderança só pode apoiar alguém quando essa pessoa diz que é candidato”, alerta Wilson sobre corrida para o Senado...

Após o deputado estadual e pré-candidato a deputado federal, Raniery Paulino (Republicanos) cobrar que o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) anuncie sua postulação ao Senado, foi a vez agora do líder do Governo na Assembleia fazer o mesmo. 

O deputado Wilson Filho (Republicanos), fez breve análise sobre o porquê de seu partido na maioria estar apoiando a pré-candidatura do deputado federal Efraim Filho (União Brasil) ao Senado e não a de Aguinaldo Ribeiro. Wilson Filho revela que apesar de não poder falar em nome do Republicanos, lembrou que candidato precisa dizer que é candidato.

“Não posso falar em nome do Republicanos. Mas o que eu percebo é: qualquer liderança só pode apoiar alguém quando essa pessoa diz que é candidato. Até hoje, ele não disse que é candidato”, afirmou Wilson Filho.

terça-feira, 10 de maio de 2022

Dr. Geraldo Medeiros ministra 5ª-feira em Igaracy palestra sobre o 'Pós Covid-19, novos desafios e experiências exitosas na gestão do SUS em tempos de pandemia'

Acontecerá nesta quinta-feira (12) em Igaracy, às 9h, nas dependências do Centro de Formação, na nova sede da Prefeitura Municipal, localizada no Bairro Frei Damião, uma palestra com eixo temático na saúde pública: "Pós Covid-19, novos desafios e experiências exitosas na gestão do SUS em tempos de pandemia".

E o palestrante será o ex-secretário estadual da Saúde, médico Dr. Geraldo Medeiros, que teve uma gestão exitosa no enfrentamento à pandemia elogiada em todo o Brasil. 

Como sabemos, questões estratégicas na Saúde Pública assumiram um protagonismo ainda maior devido ao impacto econômico causado pela pandemia da covid-19. Esse enfrentamento só foi possível aqui na Paraíba devido uma contribuição direta nesse processo de um plano bem elaborado, equipe com foco em resultados e uma articulação gigante empreendida pela Secretaria de Estado da Saúde.

Sob o comando de Dr. Geraldo Medeiros, a SES soube construir em pouco tempo uma agenda conjunta com demais setores e teve a coragem de quebrar paradigmas ao enfrentar todo o processo. 

João Azevêdo estará em Itaporanga dia 27 presidindo audiência do OD, que começa nesta 5ª-feira por Cajazeiras; Pra Itaporanga, governo anunciará construção de uma escola (R$ 6 milhões) no Chagas Soares, e um Centro de Formação de Professores (R$ 5 milhões) dentre outras obras...

O governador João Azevêdo lançou, nesta terça-feira (10), no Palácio da Redenção, em João Pessoa, o Ciclo 2022 das audiências públicas regionais do Orçamento Democrático Estadual (ODE). Na ocasião, foi apresentado o calendário oficial do evento, que volta a ser presencial após dois anos de realização em formato virtual em decorrência da pandemia da Covid-19.

As audiências serão realizadas em Cajazeiras (12 de maio); Sousa (13 de maio); Catolé do Rocha (19 de maio); Monteiro (20 de maio); Cuité (21 de maio); Pombal (26 de maio); Itaporanga (27 de maio); Princesa Isabel (28 de maio); Mamanguape (2 de junho); Guarabira (3 de junho); Campina Grande (4 de junho); Juazeirinho (9 de junho); Patos (10 de junho); Itabaiana (30 de junho); e João Pessoa (1 de julho).

Na solenidade, João ressaltou que a participação popular tem sido decisiva no planejamento e execução de obras e ações na Paraíba. “No último ano, cerca de R$ 800 milhões da execução orçamentária foi proveniente das propostas do Orçamento Democrático, porque não há nada melhor do que ouvir a população que mora na localidade para atender as necessidades de cada região e estaremos presentes em todas as plenárias para receber as demandas e fazer a prestação de contas das ações apresentadas no Orçamento do ano anterior, o que representa um grande instrumento da democracia”, frisou.

Para Itaporanga, o governo prepara um leque de obras a serem anunciadas, à exemplo: da construção de um novo Complexo Educacional no Conjunto Chagas Soares, orçada em R$ 6.109237,70 milhões, cuja licitação tem início no dia 25/05; E da construção de um Centro de Formação de Professores, orçado em R$ 4.959.670,52 milhões, cuja licitação tem início dia 03/06, que será erguido em terreno da ECI Normal Professor Francelino de Alencar Neves.. 

O gestor afirmou que o sistema virtual também será disponibilizado para que a população defina suas prioridades pela internet. “Durante a pandemia, nós tivemos que realizar o Orçamento Democrático de forma virtual, foi uma experiência diferente, mas exitosa e fez com que mantivéssemos em 2022 toda a estrutura de participação pela internet aliada à audiência presencial, que aproxima ainda mais a relação entre o governo e a sociedade porque o microfone estará aberto para as pessoas apresentarem seus pleitos”, acrescentou.

O secretário executivo do ODE, Júnior Caroé, destacou que as plenárias garantem a oportunidade de a população dialogar diretamente com o governador e toda a equipe de governo. “É nesse momento que a sociedade poderá nos dizer qual caminho traçar para melhorar a vida das pessoas. Todas as demandas apresentadas nas 15 audiências serão passadas por um processamento e encaminhadas para compor as leis orçamentárias do ano seguinte, contendo o desejo do povo paraibano”, falou.

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, evidenciou a importância do Orçamento Democrático para a gestão pública. “Essa é uma prática que aproxima o poder público do povo porque nos dá a oportunidade de ouvir e elaborar os melhores projetos, demonstrando o nosso respeito e compromisso com a melhoria da qualidade de vida das pessoas para que tenhamos um estado mais justo e mais humano”, falou.

Os deputados estaduais João Gonçalves, Lindolfo Pires, Ricardo Barbosa, Hervázio Bezerra,  Raniery Paulino, Anísio Maia, Eduardo Carneiro e Rafaela Camaraense, o vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra, prefeitos, vereadores e auxiliares da gestão estadual prestigiaram a solenidade.

O Orçamento Democrático Estadual é responsável pela promoção da cidadania participativa na Paraíba e tem o objetivo de fomentar o empoderamento popular nas tomadas de decisões governamentais e dos gastos públicos. As audiências públicas representam o momento em que a população é convidada a dialogar diretamente com o governo e eleger as prioridades de investimentos para todas as regiões do Estado.

Roseana Meira é exonerada da Secretaria Executiva de Economia Solidária, pasta que teve o nome envolvido na Operação 5764 que investiga contratos fraudulentos entre cooperativas de alimentos, o governo do estado e prefeituras.

O governador João Azevêdo exonerou Roseana Meira da Secretaria Executiva de Economia Solidária. A demissão foi publicada na edição desta terça-feira (10) do Diário Oficial do Estado. A pasta está ligada a Secretaria de Desenvolvimento Social, comandada por Tibério Limeira.

A Secretaria, recentemente, teve o nome envolvido na Operação 5764, que investiga contratos fraudulentos entre cooperativas de alimentos com o governo do estado e também com prefeituras.

No dia em que a Operação foi deflagrada, 6 de abril, foram presos dois acusados de participação e coordenação do suposto esquema: Jaciel Franklin, presidente da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária na Paraíba (Unicafes/PB); e Marcelo Eleutério de Melo, ex-gerente Executivo das Casas de Economia Solidária.

Marcelo ficou na Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária até fevereiro deste ano, quando foi demitido. Ele era subordinado a Roseana Meira.

O Conversa Política apurou que a demissão está ligada a Operação. O governo, em ano eleitoral, evita que o desgaste chegue de maneira mais forte com avanço das investigações. Semana passada, a então secretária, já comunicada da exoneração, despediu-se dos colegas da gestão.

Jaciel e Marcelo continuam presos preventivamente. As defesas dos envolvidos negaram a participação nas irregularidades. As investigações foram acompanhas por órgãos de controle do governo do estado.

Contratos

Seis contratos do governo da Paraíba com cooperativas estão na mira dos investigadores da Operação 5764. Entre eles, um que o estado pagou R$ 320 mil na compra de frango caipira e branco de cooperativas, mas parte do produto não chegou ao prato das famílias carentes paraibanas. Nesse contrato, o rombo aos cofres públicos identificado pelos investigadores da Operação 5764 é de R$ 123 mil.

A investigação corre em segredo de Justiça, mas o blog teve acesso exclusivo às informações dos contratos que foram feitos entre o governo e as cooperativas, com intermédio da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária na Paraíba.

A Operação foi deflagrada pelo Observatório de Gestão Pública, formado por órgãos de controle e de instituições do próprio governo, como Controladoria e Secretaria da Fazenda.

segunda-feira, 9 de maio de 2022

Raniery Paulino reforça o pedido para pavimentação asfáltica da estrada de Imaculada a Olho D’água

Ao lado do suplente de Vereador em Imaculada, Edimilson Soares, o deputado estadual Raniery Paulino (REP) esteve visitando o secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Estado, Deusdete Queiroga, onde reforçou pedido da pavimentação asfáltica da estrada de Imaculada (na região de Serra de Teixeira) a Olho D’água (na região do Vale do Piancó), contemplando o distrito de Palmeira.

”Registro que esta é uma luta coletiva, mas com um destaque especial para a incansável luta do líder Edimilson Soares. Tivemos a oportunidade de reforçar esse e outros importantes pleitos para o desenvolvimento da cidade de Imaculada. Gostaria de agradecer a confiança do nosso amigo Edmilson e a receptividade de Deusdete”, pontuou Raniery.

Na oportunidade, Raniery aproveitou e acompanhou o projeto das estradas do Braga em Tacima e do acesso ao Santuário Frei Damião, em Guarabira.

domingo, 8 de maio de 2022

João Azevêdo e Veneziano sentam na mesma fila durante evento de lançamento da candidatura de Lula em São Paulo

A máxima de que Lula é agregador não é de se descartar. É o que já é perceptível no cenário político que se desenha com a unidade de adversários em defesa de seu nome. A foto com o governador João Azevêdo (PSB), que tenta a reeleição, e o senador Veneziano (MDB), pré-candidato ao Governo apoiado pelo PT, sentados na mesma fileira do evento de lançamento da pré-candidatura de Lula (PT) à Presidência da República, realizado neste sábado (7), em São Paulo, prova isso. 

Adversários políticos, Veneziano trabalha para evitar a associação da imagem do petista à campanha de reeleição de Azevêdo. Ao lado dos dois, estava a ex-presidente Dilma Rousseff. O ex-governador Ricardo Coutinho (PT) não foi citado pelo cerimonial no ato.

Da Paraíba, apenas o governador João Azevêdo e o senador Veneziano foram citados pelos apresentadores, que ainda chamaram nominalmente os demais governadores do Nordeste presentes, vice-governadores e ex-governadores, a exemplo de Flávio Dino (Maranhão) e Wellington Dias (Piauí).


O PT lançou oficialmente hoje (7) a pré-candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva com o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB), como vice, para concorrer à Presidência da República nas eleições de 2022. 

Além de Alckmin, que participou virtualmente por estar com covid-19, estiveram presentes lideranças dos partidos que apoiam a candidatura, como PCdoB, Solidariedade, PSOL, PV e Rede, além de centrais sindicais, movimentos sociais, artistas, influenciadores e a militância dos partidos. O movimento foi denominado Vamos Juntos Pelo Brasil.