sábado, 15 de agosto de 2020

Entrevistas com prefeitáveis na Boa Nova FM em Itaporanga aponta 84% aceitação da população nas palavras de Paulinho de Zié, Berguim teve 71% e 82% reprovam o prefeito Divaldo.

A série de entrevistas promovida essa semana pela rádio Boa Nova FM com os pré-candidatos a prefeitura do município de Itaporanga deu uma demonstração do humor do povo com a sucessão municipal desse ano na 'Rainha do Vale'. Um sorteio definiu a ordem de participação de cada pré-candidato, sendo: Neném de Adailton (segunda-feira, dia 10), Divaldo Dantas (terça-feira, dia 11), Audiberg Alves (quarta-feira, dia 12) e, por último, Paulinho de Zié (na quinta-feira, dia 13) fechando a rodada.

Os pré-candidatos tiveram a oportunidade de falar sobre suas ideias para conseguir a confiança do povo ao seus projetos. Eles responderam perguntas sobre áreas como: saúde, educação, transporte e mobilidade, assistência social, cultura e esporte; e também a questionamentos dos ouvintes que tiveram direito a cinco participações através do telefone.

E ao final, de cada entrevista um consulta popular promovida pelo perfil 'Politicaita' no instagran quis saber qual a opinião da população quanto ao desempenho dos prefeitáveis. O resultado, apurado pelo blog, foi o seguinte:

Paulinho de Zié teve 84% de aceitação e 16% contra, numa clara demonstração de confiança do povo que aprovou as proposta do pré-candidato do CIDADANIA, acreditando em suas palavras;

O ex-prefeito Audiberg Alves teve 71% de aceitação e 29% contra;

Já o atual prefeito e candidato à reeleição Divaldo Dantas teve seu desempenho reprovado por 82% da população, demonstrando que não acredita mais em suas promessas e que seu esforço em véspera de eleição não está surtindo efeito. Apenas 18% aprovou sua participação...Vale ressaltar que o prefeito teve, ainda, uma ajudinha com uma hora extra na quinta-feira antecedendo o pré-candidato Paulinho de Zié numa clara demonstração de tentar pegar carona na grande expectativa que a população tinha com a participação do nome do CIDADANIA;

Quanto à Neném de Adailton não teve nome incluindo na consulta.

Paulinho de Zié diz que Itaporanga carece de uma gestão responsável em prol do bem estar do povo, citou o exemplo do trânsito: "Não se pode querer jogar o lixo debaixo do tapete, acabando com a pasta, mas ter responsabilidade com a questão e não perseguir o cidadão com fábrica de multas"

Durante participação quinta-feira (13), na rádio Boa Nova FM, fechando o ciclo de entrevistas com pré-candidatos a prefeitura de Itaporanga, o empresário Paulinho de Zié (CIDADANIA) pontuou que o município carece de uma gestão austera e compromissada com o bem-estar social da população. Ele listou uma série de ações e programas a serem empreendidos caso tenha a oportunidade de governar o município pelos próximos quatro anos.

Paulinho de Zié disse que vai buscar parceria com o Estado para continuar executando obras que estão mudando a cara de Itaporanga tais como as que resultaram na pavimentação de dezenas de ruas, na construção da escola técnica, da adutora, dentre outras. O pré-candidato revelou total empenho para proporcionar a construção do condomínio Cidade Madura, que disse estar maravilhado com a proposta desse importante programa do governo estadual destinado a acolhimento e melhora na qualidade de vida dos idosos beneficiados.

O pré-candidato quando questionado em relação  ao que pretendia fazer na infraestrutura e mobilidade afirmou que a tentativa de extinção da superintendência de transito, proposta recentemente, foi um equivoco da atual gestão e que como prefeito irá encarar a questão com responsabilidade  e não jogando o problema "pra debaixo do tapete", mas sim buscando organizar o setor. Deu um exemplo curitibano em que o motorista paga um valor simbólico não sendo prejudicado nos pontos em sua carteira. Falou que a lei permite anistiar multas em caso de abusos: "Na nossa gestão não admitiremos que o cidadão, o motorista, seja perseguido. Vamos organizar e ter responsabilidade com essa questão", disse.

Paulinho de Zié falou também, dentre outras coisas, que numa gestão sua o homem do campo terá suporte total da prefeitura com organização nas ações como o corte de terra a ser executado no período certo, aquisição de patrulha mecânica, apoio e investimento a produção. Na área da saúde, dentre as ações apontada, destacou-se a contratação de médicos para os postos de saúde, a implantação de um PSF na região rural que compreende os sítios: Junco, Agrovila, São Pedro, Jardim do Baião, Lagoinha, etc; Colocar o centro médico para funcionar com várias especialidades médicas; reafirmou a disposição de garantir assistência toral as gestantes antes e depois do nascimento da criança, pelo menos seis meses, com entrega de kits enxovais, etc.

Na área da educação, Paulinho de Zié falou que pretende construir uma creche para atender as mães do Adailton, Maria Zé do Bode e João Diniz; conclusão da escola do Adailton Soares; falou sobre a importância do ensino integral; e pontuou que vai apoiar fortemente setores da cultura e do esporte. Enfim, o pré-candidato concluiu sua participação afirmando que se tiver a oportunidade de governar será um prefeito presente junto ao povo, principalmente, o mais necessitado. "Sendo prefeito serei a mesma pessoa, não vou me esconder, nem mudar número de telefone, nem me afastar das pessoas... as portas da prefeituras estarão abertas para o povo", concluiu.

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Membros do Cidadania de Itaporanga e Ronaldo Guerra discutem projetos para o município

Ações, programas e projetos, muitos dos quais já em andamento para garantir o desenvolvimento do município de Itaporanga, na região do Vale do Piancó, foram abordados durante breve encontro nesta quarta-feira (12) entre membros do Diretório Municipal do Cidadania com o Chefe de Gabinete do Governador, Ronaldo Guerra.

Estiveram no encontro o empresário Paulinho de Zié, vice-presidente; o presidente Custódio Júnior; Ricardo Pereira, secretário-geral; o tesoureiro Arlington Queiroz e Ricardo Pinto, presidente do MDB local.

O grupo ficou bastante satisfeito com a receptividade, na oportunidade pontuando que o município de Itaporanga tem muito a crescer e agradecendo o grande esforço que o governo do Estado tem empreendido para tal, desde as obras, constantes, até o desempenho da gestão, que tem alcançado grandes resultados em benefício do munícipes e de todo o Vale do Piancó. 

Pré-candidata em Patos, Edjane Araújo busca apoio do governador...

A saída de Dr. Érico do páreo da disputa à sucessão em Patos, município considerado a capital do Sertão da Paraíba, foi ótima para a vereadora Edjane Araújo (PDT). Pré-candidata, ela poderá estar no embate eleitoral de novembro com o apoio do governador João Azevedo.

Nesta terça-feira (11), Edjane foi entrevistada no programa 360 Graus e saiu rápido do estudio porque tinha um compromisso. Advinhou quem disse que ela teve uma audiência com o governador do Estado, de quem fez rasgados elogios antes do encontro.

Sobre João, a vereadora e pré-candidata disse que o atual governador é o oposto do ex Ricardo Coutinho. “João aglutina, já Ricardo não. Eu continuaria sendo oposição a Ricardo se ele ainda fosse governador”, declarou.

Mostra que tem discernimento e reforça a tese afirmando que “o governador João Azevedo vem contribuir decididamente com ações do seu governo em defesa da população de Patos. Estou confiante no seu apoio, pois o que nossa cidade mais precisa é de união”.

Progressistas e Cidadania estão próximos do anuncio oficial e Bruno Farias deve ser o vice de Cícero

Bruno Farias revela conversa com João sobre candidatura e mantém ...

Não deve passar desta semana a definição do Cidadania sobre se lança nome próprio para a disputa da sucessão em João Pessoa, ou apoia a pré-candidatura de outro partido com a indicação do vice. A segunda hipótese é a mais provável. Nos bastidores não se falam em outra coisa que não seja a aliança, nesta ordem: Progressistas e Cidadania, indicando um nome para ocupar o espaço de vice, tendo o ex-senador Cícero Lucena na cabeça da chapa.

O repórter soube de um encontro virtual entre quatro dos principais personagens dessa aliança: o governador João Azevedo, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro, o presidente estadual do Cidadania, Ronaldo Guerra; e o pré-candidato Cícero Lucena. O tema: o acerto para o anuncio oficial da aliança. No Cidadania, a indicação do vereador Bruno Farias para vice já é consenso.

Dra. Paula aprova aliança entre PP e Cidadania: "João Azevêdo pode ter dois palanques em Cajazeiras".

Dra. Paula aprova aliança entre PP e Cidadania: "João Azevêdo pode ter dois palanques em Cajazeiras"

A deputada estadual Dra. Paula Francinete (PP) aprovou a possível aliança entre o PP e Cidadania do governador João Azevêdo, e foi mais além, ao declarar que não vê problema político com os adversários em Cajazeiras, cidade administrada pelo seu esposo, o prefeito José Aldemir (PP).

“Isso está se desenhando em João Pessoa e Campina Grande. Vejo com bons olhos essa parceria porque tenho João Azevedo como homem sério e independente. Em Cajazeiras ele pode ter dois palanques, sem problema,” disse na tarde desta terça-feira (11), a deputada na TV Diário do Sertão.

terça-feira, 11 de agosto de 2020

Após desistência de Dr. Érico, rumores apontam aval do governador para aliança Dinaldinho e Lenildo do PT com apoio do Cidadania; mas, Dinaldinho diz que não houve acordo para Mirna ser vice de Lenildo e espera decisão de João: “Não houve conversa neste sentido”

Após a desistência do médico Érico Djan (Cidadania) de ser candidato a prefeito de Patos nas próximas eleições, começaram rumores e boatos de qual seria o rumo que o grupo de Dinaldinho Wanderley iria tomar, já que Mirna tinha sido anunciada como vice na chapa de Érico.

Houve inclusive a divulgação de que Dra. Mirna seria vice na chapa de Lenildo Morais (PT), com o aval do governador João Azevedo, que teria “costurado” a união. Sobre essa possibilidade, a Redação do Patosonline.com entrou em contato com Dinaldinho Wanderley na noite desta segunda-feira (10) para confirmar ou não a informação. Dinaldinho foi enfático e disse a informação não procede, não tendo existido reunião nesse sentido.

“Não procede composição com Lenildo, não houve conversa neste sentido. Aguardarei o Governador para explicações posteriores”, disse Dinaldinho ao Patosonline.com.

Em carta aberta, Dr. Érico anuncia a desistência de pré-candidatura à Prefeitura de Patos

Dr. Érico reafirma necessidade de uma segunda UPA para Patos e ...

O deputado estadual Dr. Érico (Cidadania) anunciou nesta segunda-feira (10), por meio de Carta Aberta, a desistência da pré-candidatura à Prefeitura do município de Patos, nas eleições de 15 de novembro. Ele chegou a anunciar aliança com MDB local, tendo como pré-candidata a vice-prefeita a médica Mirna Wanderley, esposa do ex-prefeito Dinaldinho Wanderley, que viria junto com o apoio de 10 vereadores e quatro partidos (PROS ,PSL ,PSC e SOLIDARIEDADE). 

A aliança foi fechada pelo governador João Azevedo (Cidadania), que fica meio constrangido com a situação. Com a decisão, Dr Érico deixa também à ver navios o prefeito Dinaldinho e sua esposa Mirna, cuja chapa foi anunciada semana passada.

“Nos últimos dias, refleti que posso continuar a contribuir ainda mais com minha Capital do Sertão na condição de Deputado Estadual eleito. Desse modo, por questões pessoais, decidi abrir mão de minha postulação à Prefeitura de Patos. O que também foi preponderante na minha decisão, é o desejo de também retornar ao exercício profissional como médico, ofício que me estimulou a participar da gestão pública como representante eleito e também que me possibilita está mais próximo das pessoas”, pontuou o deputado.

Vereador Márcio Rodão comunica que prefeitura conseguiu destravar recursos do calçamento das ruas Marta Batista, Domiciano Vieira... em Itaporanga.

Resultado de imagem para vereador márcio rodão itaporanga

Uma das grandes queixas da região onde localiza-se a vara do trabalho em Itaporanga é quanto ao calçamento das ruas Marta Batista de Moura e Domiciano Vieira Gomes, cobrança que já vem desde o ano de 2011, ou seja, três gestão: Djaci, Berguim e o atual Divaldo. 

Vez por outra moradores da região enviavam ao blog pedido por matéria sobre o assunto. A prefeitura havia perdido os recursos já empenhados pelo antigo Ministério das Cidades para fazer o calçamento. 

Veja aqui a última matéria sobre o assunto, publicada em maio passado: Moradores cobram calçamento da Marta Batista de Moura...

Ao amanhecer desta terça-feira (11) o vereador Márcio Rodão nos alcança para informar que a obra deve ser iniciada nos próximos dias. Isso porque a prefeitura conseguiu destravar os recursos e assim fazer o calçamento das ruas: Marta Batista de Moura, Domiciano Vieira Gomes, Travessa Manuel Virgulino e a Sebastião Marcos Lima.   

Em verdade, foi uma batalha travada por Márcio Rodão, desde 2017, juntamente com os colegas Jailson de Zeca e Izabelle Mendes, quando ambos comandavam um programa radiofônico que ao longo desse período receberam muitos pedidos dos moradores dessas localidades. Muitos requerimentos de autoria de Márcio sobre a questão foram apresentados na câmara.

O vereador lembra que no dia 16 do mês passado quando o prefeito Divaldo esteve na câmara, na reabertura dos trabalhos, fez a solicitação novamente e ontem foi comunicado pela gestão de que o dinheiro foi destravado. Márcio se mostra contente porque esse foi por ele um tema bastante criticado.

"Foi uma luta grande, desde 2017 agente vem batendo nessa questão. Registro aqui luta também dos moradores dessas ruas nas pessoas de Tico do Peixe, dos gêmeos Cosmo e Damião, Natanael, Nênego, Kel presidente do Ferral...A obra deve ser iniciada nos próximos dias", falou Márcio Rodão.

Os recursos são da ordem de R$ 250 mil, proveniente do então Ministério das Cidades, através do Contrato de Repasse Nº 10232019-17, na Caixa Econômica Federal, e desde o dia 17 de junho de 2017 que já havia empresa contratada mas o dinheiro acabou travado por um erro da própria gestão.

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Raniery Paulino se licencia e Jullys Roberto é empossado deputado na ALPB

Sem mandato, ex-deputado da Paraíba investe em restaurante, no ...

O suplente de deputado estadual Jullys Roberto (MDB) tomou posse na Assembleia Legislativa da Paraíba nesta segunda-feira (10), de forma remota, após um pedido de licença para tratar de interesse particular, protocolado pelo deputado estadual Rnaiery Paulino (MDB), por um período quatro meses.

Paulino, que deixou a base oposicionista no final do mês passado, anunciou que vai se dedicar à campanha eleitoral do pai, Romero Paulino, à prefeitura de Guarabira. Jullys Roberto é natural da cidade de São Bento, no sertão do Estado. O parlamentar representará os São-bentenses na AL, buscando emendas e projetos que beneficiem a Terra das Redes.

O Deputado é filho do ex-deputado estadual e ex-prefeito de São Bento, Márcio Roberto (PMDB), considerado uma das maiores lideranças políticas do município.

​A família MR, como é popularmente conhecida, mostrou novamente força política ao conseguir eleger Melada, esposa de Márcio e mãe de Jullys, como vice-prefeita na chapa do prefeito eleito, Dr. Jarques Lúcio (DEM), bem como, a mais jovem da família e eleita para a Câmara de Vereadores, Márcia Roberta (PMDB).

Confira algumas estratégias do Cidadania para o Sertão paraibano nestas eleições

Considerado um dos mais importantes polos eleitorais do estado da Paraíba, o Sertão está sendo observado com muita atenção pelos dirigentes estaduais do Cidadania. Vale ressaltar que esse é o partido do governador João Azêvedo, mas qual o cenário mais atual das estratégias da sigla para essa importante região eleitoral do estado?

Pois bem o presidente estadual do Cidadania Ronaldo Guerra, com aval do governador está formalizando importantes alianças, por exemplo, na cidade de Cajazeiras, foi selado nesta semana a união do Cidadania com o PSL. O acordo tem a chancela do deputado federal e presidente do PSL na Paraíba, Julian Lemos. Na última semana, pré-candidatos a vereador e parte da direção do partido de Cajazeiras estiveram reunidos com Julian Lemos em João Pessoa. O dirigente partidário ratificou que o partido apoiará a pré-candidata Denise Albuquerque (Cidadania) e na proporcional o PSL deverá registrar 23 candidaturas para concorrer à Câmara de Cajazeiras.

Em Patos, a ex-primeira-dama do município de Patos, Mirna Wanderley (Pros) foi confirmada como pré-candidata a vice-prefeita na chapa do médico e deputado estadual Érico Djan (Cidadania), pré-candidato a prefeito. O presidente estadual do Pros, Michel Henrique, comemorou a confirmação do nome de Mirna Wanderley, que também é médica e representará o partido na disputa. Michel é filho do casal deputados João (estadual) e Edna Henrique (federal). Mirna é esposa do prefeito eleito Dinaldinho (MDB). A chapa ganhou o apoio do governador João Azevêdo (Cidadania). “Vamos trabalhar para tornar Patos novamente a capital do sertão”, prevê o governador.

Na cidade dos Dinossauros (Sousa), talvez seja essa a maior vitória proporcionalmente do Cidadania no estado, segundo recentes pesquisas internas reveladas a imprensa a gestão do atual prefeito Fábio Tayrone (Cidadania) e Zenildo Oliveira (PTB), que vão disputar a reeleição tem mais de 75,6% de aprovação popular o que em tese, deve garantir uma vitória folgada para a chapa, talvez a maior proporcionalmente do estado.

Os Seis Filhos Juntos: Só depois de morto Genival Matias viu seu maior sonho de pai ser realizado...

genival velorio 5 - OS SEIS FILHOS JUNTOS: Só depois de morto Genival Matias viu seu maior sonho de pai ser realizado - Por Bruno Marinho

Quis o destino que a trágica morte do deputado estadual Genival Matias ocasionasse o seu maior sonho pessoal como pai: a reunião de seus seis filhos. O encontro aconteceu no velório do deputado, tanto em João Pessoa, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) quanto em Juazeirinho, terra natal de Genival e município onde seu corpo foi sepultado.

Durante seus 53 anos de vida, Genival teve dois casamentos, e cada um gerou três filhos. Os filhos do primeiro casamento são Ana Virgínia, Carol e Genival Matias Neto, têm mais idade, todos acima dos 25 anos, e cada um já tem suas próprias famílias.

Do outro lado, em seu segundo relacionamento matrimonial, Genival teve mais três filhos, estes mais novos: Maria Helena (6 anos), Eduarda (8 anos) e João Vitor (11 anos), que conviviam com Genival e a mãe.

genival primeiro casamento - OS SEIS FILHOS JUNTOS: Só depois de morto Genival Matias viu seu maior sonho de pai ser realizado - Por Bruno Marinho genival segundo casamento 2 - OS SEIS FILHOS JUNTOS: Só depois de morto Genival Matias viu seu maior sonho de pai ser realizado - Por Bruno Marinho

Fotos: Genival com os filhos mais velhos: Genival Neto, Ana Vírginia e Carol; e, ele com os filhos mais novos: Helena (6), Eduarda (8) e João Victor (11).

Por um apego muito próximo ao pai, o primeiro trio nunca sentiu o desejo de conhecer seus irmãos mais novos e a mãe deles, convivendo, portanto, apenas com o pai e com sua mãe biológica.

Genival dizia que seu maior sonho pessoal era poder reunir os seis filhos em uma mesa para um almoço ou uma conversa, fato que nunca ocorreu enquanto vivo. Quis o destino que essa reunião acontecesse ao lado do seu caixão, em seu velório, após uma trágica morte por AVC isquêmico, no dia 19 de julho, enquanto pilotava um jet-ski com seu colega de Assembleia, o deputado Felipe Leitão, em uma praia no município de Ipojuca, em Pernambuco.

O encontro aconteceu em duas oportunidades. O velório do deputado ocorreu tanto na Assembleia Legislativa da Paraíba, em João Pessoa, quanto no ginásio da Escola Cidadã Integral e Técnica Marechal Almeida Barreto, localizada em Juazeirinho, no Seridó paraibano.

No primeiro encontro, em João Pessoa, os irmãos mais novos ainda não sabiam que os três mais velhos também estavam presentes. Sequer sabiam quem eram. Genival sempre contava que eles eram parecidos com os irmãos mais velhos, mostrou fotos, mas os irmãos pequenos não conseguiram identificar os mais velhos em meio à comoção. Cada família ficou de um lado do caixão.

genival velorio 1 - OS SEIS FILHOS JUNTOS: Só depois de morto Genival Matias viu seu maior sonho de pai ser realizado - Por Bruno Marinho

Filho João Vitor segura a mão do pai, enquanto Genival Matias Neto (de preto) observa o caixão.

No velório em Juazeirinho, as famílias seguiam separadas, até que um gesto protagonizado pelos irmãos mais velhos gerou ainda mais comoção ao ambiente triste. Eles chamaram os irmãos mais novos e os seis se abraçaram juntos, uma cena que rendeu aplausos de todos os presentes.


Homenagens

Desde sua morte, Genival recebeu diversas homenagens de amigos e da classe política, desde colegas de Assembleia e até do governador João Azevêdo (Cidadania). A mais significante delas, foi a aprovação por parte da ALPB de um projeto de Lei que dá novo nome à escola estadual localizada em Juazeirinho, onde Genival foi velado. Antes chamada de Escola Cidadã Integral e Técnica Marechal Almeida Barreto, a instituição de ensino agora se chama Escola Cidadã Integral e Técnica Deputado Genival Matias.

Por Bruno Marinho