sábado, 1 de fevereiro de 2025

Lula fará reforma ministerial e o PSD fica com MDR, para Antônio Brito, e o PP com Agricultura, para Arthur Lira.

Com as eleições neste sábado (1º/02) dos comando das Mesas Diretoras do Senado Federal e da Câmara dos Deputados em que serão eleitos, respectivamente, como presidentes o senador Davi Alcolumbre (União) e Hugo Motta (Republicanos), o presidente deve fazer a partir da próxima semana a esperada reforma ministerial para fazer rearranjo em sua base de apoio no Congresso Nacional.

A deputada federal Gleisi Hoffmann vai assumir a Secretaria Geral da Presidência e o ex-prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva será o novo presidente nacional do PT. O deputado federal Alexandre Padilha sairá do Ministério das Relações Institucionais e vai para o Ministério da Saúde, no lugar de Nísia Trindade. 

A reforma ministerial também impacta a base aliada do governo. Lula busca recompor sua colaizão com vistas à sucessão presidencial de 2026. Com a senadora Daniella Ribeiro na poderosa Primeira Secretaria do Senado, o PSD indicará o líder do partido na Câmara Antônio Brito (BA) para Ministério do Desenvolvimento Regional. 

Nessa rearranjo da base, o senador Carlos Fávaro (PSD-MT) será substituído pelo agora ex-presidente da Câmara Arthur Lira, no Ministério da Agricultura. Mesmo com resistência do PSD que, ainda, comanda as pastas de Minas e Energia e da Pesca.

Hugo Motta na Câmara reforça nossa união para 2026, diz Aguinaldo: "Nosso grupo está cada vez mais forte"

O deputado Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) destacou, em entrevista, nesta sexta-feira (31), a união da base governista na Paraíba para as Eleições de 2026. O deputado apontou que essa relação será reforçada pela chegada de Hugo Motta à Presidência da Câmara.

“Essa relação apenas reforça a nossa união. Nosso grupo está cada vez mais coeso, e isso fortalece ainda mais o projeto que foi vencedor em 2022. Vamos continuar juntos e, sem dúvida, essa aliança trará mais força para o nosso estado. A presença de uma esfera de poder com grande influência em nosso estado só potencializa o projeto que estamos executando e queremos continuar avançando. O que a Paraíba precisa é de um projeto que pense em seu desenvolvimento contínuo. Estamos discutindo, estamos entregando resultados, e queremos continuar avançando para oferecer uma Paraíba cada vez melhor”, disse Aguinaldo.

Sobre as perspectivas para as eleições de 2026, Agnaldo Ribeiro evitou tomar um lado entre a reeleição da senadora Daniela Ribeiro (PSD) ou a possível candidatura de Lucas Ribeiro (PP) ao Governo do Estado. No entanto, frisou que o mais importante é manter o foco no projeto para a Paraíba.

“Acho que isso precisa ser discutido entre todos nós, mas o que vai nortear essa discussão é o projeto para a Paraíba. O foco será, sem dúvida, esse projeto. O que temos que decidir é qual a melhor forma de continuar avançando, seja com a reeleição de Daniela ou com uma possível candidatura de Lucas Ribeiro. O mais importante é que, antes de qualquer projeto pessoal, o que importa é o projeto para o estado”, declarou.

Ao ser questionado sobre o protagonismo dos partidos de centro no atual cenário político, Ribeiro afirmou que a ascensão desse bloco reflete um movimento natural. “As pessoas estão percebendo quem tem compromisso com o país, e isso se reflete em um movimento de aproximação, que pode gerar uma maior participação no debate presidencial”, explicou.

O deputado também reconheceu o cansaço da polarização política, mas afirmou que ela ainda tem força. “Há um vácuo de insatisfação popular, mas a polarização não está vencida. As pessoas ainda estão muito obcecadas por essa questão do extremismo, tanto de direita quanto de esquerda. O maior problema é que a discussão está distante dos projetos concretos para o país”, destacou.

Eduardo Cunha abençoa Hugo e projeta relação do paraibano com governo Lula

O ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha marcou presença na festa de despedida de Arthur Lira (PP-AL) e demonstrou apoio ao paraibano Hugo Motta (Republicanos), que assume neste sábado (1/2) a presidência da Casa. Os dois são aliados de longa data, e Cunha elogiou a trajetória do novo comandante do Legislativo.
“Ele aprendeu muito, conviveu com todo mundo”, afirmou Cunha ao UOL, ao ser questionado sobre o que espera da gestão de Motta. Ele presidiu a Câmara entre 2015 e 2016, antes de renunciar ao cargo em meio a acusações de corrupção.
Sobre a relação do novo presidente com o governo Lula, Cunha avaliou que será pacífica. “Quem vem do consenso, não consegue ir para o conflito”, disse, comparando sua própria gestão, marcada por embates, com a postura mais conciliadora de Motta.

Como Aguinaldo, João diz que Hugo é quem fala pelo Republicanos: “As próximas eleições na Paraíba passarão por ele”

O governador João Azevêdo (PSB) destacou nesta sexta-feira (31/1) a importância da posse do deputado paraibano Hugo Motta (Republicanos) como presidente da Câmara dos Deputados, prevista para ocorrer neste sábado (1º/2), em Brasília. Segundo Azevêdo, a ascensão de Motta fortalece a representatividade política da Paraíba no cenário nacional.

“Hugo Mota tem uma capacidade de articulação muito grande e sempre esteve no centro das grandes decisões políticas. Sua chegada à presidência da Câmara reforça a influência da Paraíba e terá impacto direto nas próximas eleições no estado”, afirmou o governador.

Azevêdo também ressaltou que o deputado tem ampliado sua base política e será peça-chave no futuro da política paraibana. “As próximas eleições na Paraíba passarão por ele. É um nome consolidado, que sabe construir alianças e tem grande poder de agregação”, concluiu.

Em coletiva, Aguinaldo afirma que os partidos é quem decidirão a chapa de 2026

Em coletiva à imprensa paraibana, na Câmara Federal, o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP) creditou aos partidos aliados a decisão de composição da chapa majoritária do grupo que integra o arco de alianças do governador João Azevedo, para as eleições de 2026.

Afasta com isso, a tese de projetos pessoais. Ou seja, cada partido construa suas candidaturas e dialoguem entre si. A conversa, deixou claro, será entre Progressistas, Republicanos – com quem Aguinaldo garante ter a melhor relação possível com Hugo Motta, que comanda a legenda na Paraíba, o PSB de João e o PSD, que tem a frente a senadora Daniella Ribeiro.

Também fez questão de destacar a relação harmônica entre os partidos aliados. Hugo deve ser aclamado presidente da Câmara em eleição interna neste sábado (1º), assim como Daniella deve assumir a primeira-secretaria do Senado, uma espécie de “prefeita” da Casa.

A resposta de Aguinaldo veio a uma pergunta sobre a relação entre o PP e o deputado estadual Adriano Galdino, que é do Republicanos, já colocou o pré-campanha para o governo na rua, e não gostou de uma declaração do governador de que, caso (PP) antecipe sua saída, o vice Lucas Ribeiro seria um potencial candidato à reeleição caso queira. O ruído já teria sido sanado.

“A posição do Republicanos, para mim, está externada pelo seu presidente [Hugo Motta], que é o porta-voz do partido. Assim como no meu partido [o PP], sou eu, do PSB é o governador [João Azevêdo] e o deputado de Gervásio Maia, que é o presidente do partido. Assim como no PSD, é a senadora Daniella Ribeiro. A relação que a gente tem é a melhor possível. Não tenho problema com ninguém”, ressaltou Aguinaldo.

Sobre a participação na chapa majoritária, e quem será o indicado, Aguinaldo destacou que essa é uma questão que caberá a cada partido. Complementando a reposta a pergunta sobre Galdino, Aguinaldo disse que não cabe comentar sobre candidato de outro partido.

“No momento oportuno, quando isso for decidido, aí caberá comentar qual o espaço que, dentro dessa harmonia que existe hoje entre os partidos, é que a gente aí na montagem da chapa vai fazer essa discussão”, disse aos jornalistas.

Disse ainda enxergar com naturalidade as pré-candidaturas postas. “Se tiver título de eleitor, filiação partidária e o partido indicando para ser candidato, ele pode ser candidato. Agora, isso é uma construção que está sendo feita. A decisão do Republicanos será respeitada pelos outros partidos, como também também a decisão do PP, do PSB”.

Davi Alcolumbre e Daniella Ribeiro serão eleitos daqui a pouco Presidente e Primeira Secretária do Senado

O Congresso Nacional escolhe neste sábado (1º/02) os integrantes das Mesas Diretora do Senado Federal e da Câmara dos Deputados. O Senado é quem inicia os trabalhos, a partir das 10h, e o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) será eleito novo presidente da Casa Alta tendo como Primeiro Vice-Presidente Eduardo Gomes (PL-TO) e como Primeira Secretária Daniella Ribeiro (PSD0PB), que conduzirão as atividades legislativas e administrativas nesse biênio. 

Diferentemente de anos anteriores, em que houve confusão, “roubo” de pasta, voto “fantasma” e gritaria, em clima de acirrada disputa, a expectativa é de que a eleição, desta vez, seja tranquila. 

Com o apoio declarado de quase todos os partidos, Alcolumbre será conduzido, pela segunda vez, ao comando da Casa. O senador pelo Amapá foi eleito pela primeira vez em 2019, na disputa mais tumultuada das últimas décadas, tornando-se o mais jovem a presidir o Senado, aos 41 anos à época. Agora, aos 47, Alcolumbre volta mais experiente e, sobretudo, poderoso. Com apoio do atual presidente, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), articulou uma aliança que reúne governo e oposição.

Já Daniella Ribeiro será eleita para a poderosa Primeira Secretaria fruto do trabalho desenvolvido e destaque de sua atuação à frente da poderosa CMO, Bancada Feminina, Bancada do PSD, além de relatoria de temas importantes para o país aprovados como lei recentemente. Os demais cargos da Mesa também estão praticamente todos definidos previamente, em negociação que também envolve a presidência de comissões. 

Na presidência da Câmara, Hugo Motta terá a missão de equilibrar a cena política de Brasília

É como se diz: o homem certo, na hora certa e no lugar certo. No quarto mandato, o deputado paraibano Hugo Motta (Republicanos) entrará para a história como o parlamentar mais jovem, aos 35 anos, a assumir a presidência da Câmara Federal. Nasceu em João Pessoa, capital do estado, mas com berço político no Sertão, mais preciosamente em Patos.

Com um estilo conciliador, mas sem se deixar “encantar” pela lábia, como diria “lá em nóis”, o presidente do Republicanos na Paraíba é apontado como aquele que sabe ouvir e que cumpre a palavra dada. Quem conhece Hugo, sabe que o estilo de fazer política tem muito dos avós – Edvaldo Motta e a deputada estadual Francisca Motta. Também há o pai, o prefeito de Patos, Nabor Wanderley.

A chegada de Hugo à presidência foi construída pela direção nacional do partido e com a chancela do deputado federal Arthur Lira (PP), que comandou a Casa por dois biênios, com participação direta de Aguinaldo Ribeiro (PP). Conseguiu o improvável, o apoio dos antagônicos PT e PL, Lula e Jair Bolsonaro. Um feito e tanto. Como será após sentar na cadeira, dependerá da habilidade política de Hugo.

Na eleição deste sábado, deve enfrentar os deputados Marcel Van Hattem (Novo) e o Pastor Henrique Vieira (PSOL). Candidaturas inexpressivas, sem desmerecer os postulantes, diante dos apoios construídos pelo paraibano. Mas, passada a posse, Hugo Motta tera à frente a missão de garantir uma governabilidade a presidente Lula e atender a uma oposição raivosa na Câmara. Sem falar na pauta das emendas parlamentares, alvo de embates com o Supremo Tribunal Federal.

Eleições 2026 – Trazendo à Paraíba, a ascensão coloca Hugo Motta como um dos protagonistas da cena política para as eleições estaduais de 2026, que terá a condução do governador João Azevêdo (PSB).

A cadeira de presidente, e tudo que vem com o cargo, dará ao paraibano, se não figurar ele mesmo na majoritária, o poder de indicar uma das peças principais. Em 2022, quando da reeleição de João, o Republicanos perdeu a indicação da vaga de vice ao optar pelo apoio a Efraim Filho (União Brasil), candidato ao Senado pela oposição.

Como será a eleição na Câmara Federal – A eleição para a presidência e demais cargos da Mesa Diretora acontece neste sábado (1º). O mandato é de dois anos e, para ser eleito, o candidato precisa de maioria absoluta dos votos em primeira votação (257) ou ser o mais votado no segundo turno.

O início da primeira sessão preparatória, na qual será eleito o presidente, está marcado para as 16h, no Plenário Ulysses Guimarães. De acordo com o cronograma, o prazo para formalização dos blocos parlamentares termina às 9h. Em seguida, às 11h, haverá reunião de líderes para a escolha dos cargos da Mesa Diretora. Já o prazo para o registro das candidaturas encerra-se às 13h30 deste sábado.

A eleição será realizada de forma presencial, com urnas dispostas no Salão Verde e no Plenário. A sessão conjunta do Congresso Nacional que inaugura a nova sessão legislativa está marcada para segunda-feira (3), às 15h.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

Lucas Ribeiro visita cooperativa em Bananeiras e oficializa entrega de investimentos

O vice-governador Lucas Ribeiro (PP) visitou, nesta quinta-feira (30), a Cooperativa Regional dos Produtores Rurais da Paraíba (Natubrejo), em Bananeiras, que recebeu um investimento de R$ 577 mil por meio do Projeto Cooperar/PB Rural Sustentável, destinado a melhorias na infraestrutura da cooperativa e modernização dos equipamentos, possibilitando ampliação da produção.

Na oportunidade, o vice-governador destacou a contribuição que as cooperativas dão ao Estado, promovendo desenvolvimento econômico, geração de emprego e fortalecendo a agricultura familiar. “As cooperativas têm um papel fundamental na nossa economia. Aqui na Natubrejo a gente pode ver de perto como esse investimento faz a diferença na vida dos produtores. São pessoas que trabalham com dedicação, movimentam a economia local e levam alimentos de qualidade para a nossa mesa”, destacou Lucas.

A Natubrejo é uma cooperativa composta por 80 famílias agricultoras de 10 municípios das regiões do Brejo e Curimataú paraibano, dedicada à produção e comercialização de polpas de frutas e outros produtos agrícolas. Indiretamente, através de ações como o Programa de Aquisição de Alimentos, a coopertiva chega a beneficiar mais de cinco mil famílias da região.

Segundo Osiel Fernandes, presidente da Natubrejo, o apoio do Governo do Estado resultou em melhorias significativas para a cooperativa, como a implementação de um sistema de energia solar, que já está gerando uma economia mensal de R$ 4.000,00, além da aquisição de um veículo de transporte e uma câmara frigorífica, essenciais para a logística e qualidade dos produtos da cooperativa.

O projeto Cooperar/PB Rural Sustentável é um programa do Governo da Paraíba que tem o objetivo de melhorar o acesso à água, reduzir a vulnerabilidade agroclimática e aumentar o acesso a mercados das organizações de produtores da agricultura familiar da Paraíba.

Felipe Leitão vai à mesa no Gulliver com três prefeitos do Vale do Mamanguape

O deputado estadual Felipe Leitão (PSD) vem articulando nos bastidores para atrair novos prefeitos para sua base de sustentação política visando as eleições de 2026. Segundo informações recebidas pelo Política da Paraíba, o parlamentar almoçou na última segunda-feira (27), no restaurante Gulliver Mar, com três prefeitos recém-eleitos na região do Vale do Mamanguape.
Participaram do almoço o prefeito de Itapororoca, Batista Torres (União), o prefeito de Lagoa de Dentro, Camaf Douglas (Republicanos), a vereadora de Itapororoca, Riseuda Nunes, e o prefeito de Alagoinha, Alirio Filho (MDB), um dos responsáveis por articular o almoço.
Durante o encontro, Leitão teria apresentado propostas para que Batista e Camaf passassem a integrar seu grupo político e o apoiassem nas eleições do próximo ano. Camaf já revelou em entrevistas possuir um acordo verbal com a deputada Danielle do Vale (Republicanos). Já Batista, vem sendo sondado por alguns deputados, a exemplo de Camila Toscano (PSDB) e a ex-prefeita de Riachao do Poço, Cilinha Dias (União), que vai disputar uma vaga na Assembleia.
O site apurou que a proposta apresentada por Leitão teria sido atrativa. No entanto, nenhum dos nomes presentes teriam firmado a aliança no momento. Apenas Alirio, de Alagoinha, já possui um compromisso com Felipe para 2026. (com PolíticadaParaíba)

quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

Prefeito Vital Neto homenageia Fábio Arruda, seu pai Cláudio e demais ex-prefeitos de Boa Ventura

Ex-prefeito Fábio Arruda e o atual Vital Neto
Boa Ventura ganha amanhã (30) a 'Galeria dos Prefeitos' a ser inaugurada pelo prefeito Manoel Vital Neto, às 17h, na sede da prefeitura municipal, numa importante homenagem da atual gestão para todos aqueles(as) que contribuíram com o desenvolvimento do município ao longo de sua história. 
O ex-prefeito Fábio Arruda (por duas vezes: 1997-2000 e 2001-2004), um dos mais destacados gestores e grandes baluartes do município, agradece ao prefeito Vital Neto pela homenagem. Além de Fábio, seu pai Cláudio Cavalcanti de Arruda também governou Boa Ventura. Alias, foi o primeiro prefeito eleito, em 03 de outubro de 1962, tendo dentre seus feitos o surgimento da energia elétrica na cidade. 
"Conhecemos a história de nossa cidade e sabemos que nada foi fácil. Os prefeitos enfrentaram muitas dificuldades, venceram obstáculos e cada um deixou seu legado. A maior parte da minha vida e de meu pai foi dedicada ao povo de Boa Ventura e essa homenagem é um ato histórico, que honra todos que por ali passaram", comentou Fábio Arruda. 
Fábio Arruda é daqueles grandes incentivadores e que deu oportunidade há várias lideranças em Boa Ventura, à exemplo, da ex-prefeita Leonice Lopes (duas vezes 2012 até 2020), esposa do prefeito Vital Neto. Foi Fábio que incentivou sua candidatura em 2012. 

Reconhecer o trabalho, a dedicação e o legado de cada prefeito que governou Boa Ventura desde sua emancipação política é o objetivo de uma ‘Galeria dos Prefeitos’. Uma obra que mostra a importância tiveram ao longo da história, criando uma civilização. Como se diz uma música popular: 'Tudo passa, nada fica', homenagem para estes homens do passado, que devem revelar uma luz para o futuro.
A partir de agora, a comunidade tem um espaço onde pode conhecer todo histórico dos ex-prefeitos. O espaço que reúne fotos oficiais do atual e dos ex-prefeitos, preservando a história política e cultural do município. Para que jovens de hoje conheçam suas origens, porque um povo sem memória é um povo sem história. 
Como bem frisou o ex-prefeito Fábio Arruda é "uma forma de honrar aqueles que contribuíram com a construção da história da cidade".
Confira a ordem cronológica dos Prefeitos(as) de Boa Ventura:
Cláudio Arruda - Primeiro Prefeito Eleito (03/10/1962)
Jorge de Freitas
Pedro Pinto
Antonio Alvarenga (três vezes)
Antônio Henrique 
Fábio Arruda (duas vezes)
Dudu Pinto 
Miguel Estanislau 
Leonice Lopes (duas vezes)
Talita Lopes Arruda 
Manoel Vital - atual prefeito

terça-feira, 28 de janeiro de 2025

Mersinho responde convite de Efraim pra ser senador pela oposição

O deputado federal Mersinho Lucena (PP) respondeu ao convite do senador Efraim Filho (União Brasil), pré-candidato a governador, que o convidou para integrar a chapa de oposição nas eleições de 2026. Durante entrevista ao jornalista Luís Torres, na TV Arapuan, Efraim disse que o filho do prefeito Cícero Lucena (PP) poderia compor a chapa oposicionista como candidato ao Senado.

"Eles têm espaços na oposição e ficam semeando a discórdia do lado de cá porque não têm jogadores suficientes para montar sequer uma chapa lá. Nós temos um elenco onde os titulares e os reservas estão à disposição e qualquer um dos que forem jogar vencerão porque estão no melhor time, que venceu em 2024 e continuará em 2026. A seleção para prosseguir construindo o presente e o melhor futuro da Paraíba", respondeu Mersinho.

O convite de Efraim a Mersinho Lucena vem na esteira de um movimento mais amplo do senador, que também já havia acenado com a possibilidade de aliança com o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos). Efraim tem apostado em uma estratégia de fissura na base governista para consolidar sua candidatura em 2026.

Apesar de Efraim cortejar Adriano, Veneziano descarta REP na oposição: "não vale a pena gastar latim com isso".

Diferente do senador Efraim Filho (União), que tem convidado o deputado/presidente da ALPB Adriano Galdino para a oposição, o também senador Veneziano (MDB) deixou claro não contar na oposição com o partido presidido deputado federal Hugo Motta (Republicanos).

“Eu prefiro não opinar sobre certas realidades, especialmente porque tenho muitas dúvidas de que essas escaramuças, que são lançadas aqui e acolá, tenham algum sentido efetivo. Descreio completamente. E, para ser honesto, nem comento, porque isso só serve para agradar quem quer estar mais dentro do governo ou quem quer extrair mais do governo. Somente isso. É muito pouco provável. Eu não enxergo que valha a pena gastar latim com isso. Não fiz quaisquer comentários”, disse.

"Fiz algum comentário sobre o pronunciamento do meu amigo pessoal, que respeito e sei que também me respeita muito, o presidente Adriano Galdino? Não. E o que aconteceu? Dois dias depois que Adriano fez uma fala, uma semana depois ele se reconciliou com João. Não preciso falar mais nada, meu irmão", concluiu.

Com Aguinaldo e Hugo em agendas por SP/RJ, Daniella e João se reúnem para traças ações

Enquanto o irmão deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) está junto com o conterrâneo Hugo Motta (Republicanos), futuro presidente da Câmara dos Deputados, num périplo desde ontem pelos estados de São Paulo e Rio de Janeiro em encontros com os governadores e bancadas locais, a senadora Daniella Ribeiro (PSD) teve encontro na manhã desta terça-feira ('28) com o governador João Azevêdo (PSB).
Daniella e João conversaram sobre ações do programa "Antes que Aconteça", voltado ao combate à violência contra a mulher, que tem a senadora como sua expoente em todo o Brasil. Trata-se da mais importante ferramenta que o poder público tem à disposição para esse enfretamento nos últimos tempos e fruto de uma decisão e empenho pessoal de Daniella Ribeiro para sua consolidação. 
Bem sintonizados politicamente, João deve ser candidato ao Senado em 2026 e o vice-governador Lucas Ribeiro (PP), filho de Daniella, assume e disputa à reeleição ao governo. A outra vaga ao Senado na chapa governista será preenchida pelo prefeito de Patos, Nabor Wanderley (Republicanos).

Leia também: Hugo Motta e Aguinaldo Ribeiro em firme sintonia para 2026

Hugo Motta e Aguinaldo Ribeiro em firme sintonia para 2026

O deputado federal Hugo Motta (Republicanos), prestes a assumir a presidência da Câmara dos Deputados, foi aclamado em um jantar realizado na noite de segunda-feira (27), em São Paulo.
O evento reuniu políticos de diferentes partidos, incluindo o atual presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o prefeito Ricardo Nunes (MDB), ministros do governo Lula (PT) e líderes partidários como Valdemar Costa Neto, do PL.
A noite ainda contou com a presença do também deputado paraibano Aguinaldo Ribeiro (PP), com quem Hugo Motta tem demonstrado crescente sintonia. A proximidade entre os dois tem sido comentada por aqueles que acompanham de perto a movimentada agenda do próximo presidente da Câmara nas últimas semanas. (com Maurílio Júnior)

“Basta ele querer”, diz Efraim sobre Galdino na oposição para disputar governo em 2026

O senador Efraim Filho (União Brasil-PB) disse, nesta segunda-feira (27), durante entrevista ao programa Frente a Frente, da TV Arapuan, que o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos), é bem-vindo na oposição como pré-candidato a governador nas eleições de 2026.

De acordo com Efraim, a oposição é o único agrupamento capaz de oferecer essa condição a Adriano Galdino, diferentemente do governo, onde João Azevêdo já sinalizou pela candidatura de Lucas Ribeiro (PP). “Basta ele querer e será bem-vindo na oposição como pré-candidato a governador. E se for o melhor nome, será o candidato. Só aqui podemos oferecer isso, o governo não pode”, destacou.

Durante a entrevista, Efraim disse que Galdino contribuirá muito na oposição e ressaltou ser o único a encerrar o mandato em 2030. ”O único que pode fazer o gesto e abrir mão do espaço sou eu”, disse. Efraim disse ainda que Galdino poderá escolher qualquer partido para disputar o governo pela oposição.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

Depois de 'ruídos' com João, Adriano admite continuar como deputado estadual

Presidente da ALPB, deputado Adrian Galdino (Republicanos) selou a paz com o governador João Azevêdo (PSB), na última sexta-feira (24), após 'ataques' por João dizer o óbvio: que ele indo disputar o Senado, o vice-governador Lucas Ribeiro (PP) será o candidato à reeleição ao governo. 

Reconhecendo o óbvio, que Lucas tem a preferência na fila, Adriano não tem muito o que fazer. Como ele mesmo disse, vai "continuar" na luta com seu nome à disposição para o governo, mas admitiu que deverá mesmo é disputar novamente reeleição para deputado estadual. 

O fundo de pano de toda essa celeuma está ligado ao futuro político de seu grupo, por isso, Adriano deva ter refletido melhor em relação ao destino de seus aliados, até porque, vai precisar reeleger seu irmão, Murilo Galdino (Republicanos), para a Câmara Federal. Para isso, é preciso consolidar terreno. 

Beneficiado pelas bases do senador Efraim Filho (União), em 2022, Murilo agora lutar para manter o que for possível porque Efraim decidiu lançar o irmão George Morais para recuperar o mandato de Deputado Federal. Isso é o que preocupa mais os Galdinos para 2026. 

“Se Deus permitir e as condições forem favoráveis, seguirei nesse caminho (disputa ao governo). Caso contrário, continuarei meu trabalho como deputado estadual”, afirmou Adriano Galdino numa fala mais sensata e realista. 

Zé Aldemir sinaliza candidatura à Assembleia e pode atrapalhar votação de Júnior Araújo em Cajazeiras

O ex-prefeito de Cajazeiras José Aldemir (PP) resolveu tumultuar o meio de campo e pode provocar um racha nos votos da prefeita Corrinha Delfino (PP) e da vice Christiane Araújo (PSD) para 2026.

Primeiro, o ex-gestor disse que estaria na disputa por uma das 12 vagas de deputado federal. Agora, Aldemir sinalizou que pode concorrer a uma cadeira na Assembleia Legislativa. Corrinha (na foto, ladeado pelos dois) não vai deixar seu principal fiador de 2024 sem apoio e Christiane já tem voto certo: o irmão, o deputado estadual Júnior Araújo (PSB).

Em entrevista à imprensa, na semana passada, Zé Aldemir disse que, caso concorra a deputado estadual, a prefeita Corrinha Delfino terá que apoiar tanto ele como Junior Araújo. A divisão dos votos pode influenciar diretamente no desempenho eleitoral de Junior na cidade. O parlamentar espera ser o majoritário no município.

E, nesse caso, a esposa de Zé Aldemir, a deputada estadual Dra. Paula abriria mão da reeleição e teria que esperar pelas eleições de 2028.

Nessa lógica de Zé Aldemir, os eleitores de Cajazeiras terão que se “dividir” em três. Isso porque, o líder do governo na ALPB, o deputado Chico Mendes (PSB), também possui um grupo considerável no município. Além dele, Júnior Araújo e Zé Aldemir ou Dra Paula. Esse últimos pela oposição.

O filme pode ser um ‘remake’ das eleições de 2002, quando a gestão do então prefeito Carlos Antônio, primo de Júnior Araújo, se dividiu entre Epitácio Rolim e Zé Aldemir, que se elegeu. Dr. Epitácio rompeu com Carlos Antônio.

Folha de S. Paulo aponta Nabor e João senadores em chapa com Lucas ao governo

Prestes a se tornar o presidente mais jovem da história da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), de 35 anos, tem consolidado seu protagonismo político. Eleito para o quarto mandato consecutivo como o deputado federal mais votado da Paraíba em 2022, com 158 mil votos, Hugo também reforça o peso político de sua família no estado.

Em uma série de reportagens sobre o histórico de Hugo Motta, a Folha de S.Paulo destacou as articulações para as eleições de 2026. Segundo o jornal, o pai de Hugo, Nabor Wanderley, atual prefeito de Patos, é cotado para disputar uma das duas vagas ao Senado, enquanto o governador João Azevêdo (PSB), aliado da família Motta Wanderley, deve ocupar a outra. 

Indagado sobre a possibilidade, Nabor ponderou: "A gente que está na vida pública tem que estar sempre preparado para os desafios que Deus e o povo nos indicam. Estamos à disposição do nosso partido para qualquer convocação que seja".

Na configuração sugerida, o vice-governador Lucas Ribeiro (PP) seria o nome apoiado para suceder Azevêdo ao governo, enquanto Hugo buscaria a reeleição como deputado federal, com vistas a tentar um segundo mandato como presidente da Câmara em 2027.

Oposição encerra ‘veraneio’ com troca de bases na pauta

Primeiro, a confraternização de final de ano, agora, a do final do ‘veraneio’ (fim das férias) na praia de Camboinha. Mas, entre uma diversão e outra, a pauta da oposição não seria outra que não as eleições majoritárias de 2026.

Um interlocutor contou que os senadores Efraim Filho e Veneziano Vital do Rêgo, presidentes do União Brasil e do MDB, respectivamente, além do suplente de Efraim, André Amaral, e o ex-deputado Domiciano Cabral sentaram à mesa, reservadamente.

Domiciano quer disputar uma vaga na Câmara Federal, mas Efraim quer apoio do grupo para levar o irmão, o deputado estadual George Morais, líder da oposição na Assembleia Legislativa, à Brasília.

Bases eleitorais em jogo. Efraim teria dito que “iria para o sacrifício”, caso seja o nome do grupo ao Governo da Paraíba, pelo menos, ele trabalha para isso. Domiciano, então, teria lembrado ao amigo que não chega a ser um sacrifício já que, em uma eventual disputa e derrota, ainda terá mandato no Senado até 2030. É o único que nada perde, só ganha.

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) e o ex-deputado André Amaral Filho também bateram o ponto por lá. Ambos esperam que Efraim libere algumas bases de George para suas respectivas eleições à deputado estadual. (com Sony Lacerda)

Greve dos motoristas deixa João Pessoa sem ônibus e prefeito pede prisão do presidente do sindicato

Os motoristas de ônibus de João Pessoa iniciaram, nesta segunda-feira (27), uma greve por tempo indeterminado. A categoria pede reajuste salarial. A paralisação afeta a rotina dos usuários do transporte coletivo da capital paraibana. Na noite desse domingo (26), a Justiça antecipou uma audiência de conciliação para tentar minimizar os impactos para os passageiros.

Uma decisão judicial determinou que seja mantido, no mínimo, 60% da frota de veículos em funcionamento. O presidente do Sindicato dos Motoristas, Ronne Nunes, ressaltou que a categoria entrou em greve por falta de negociação por parte dos empresários. “A categoria não queria fazer greve, mas a classe patronal está intransigente. Veio com uma proposta absurda de 3% linear. Estamos cumprindo [a decisão da Justiça]. Está saindo os carros aos poucos das garagens. A categoria cruzou os braços e está aqui. A gente está para negociar, mas o Sintur [Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros] não chegou para negociar”, declarou.

Motoristas se reúnem nesta manhã (27) em frente à garagem dos ônibus, em Água Fria, com cartazes pedindo reajuste salarial. Na noite desse domingo (26), a desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho Herminegilda Leite Machado antecipou para às 9h desta segunda-feira (27) a audiência de conciliação entre o Sintur-JP e o Sindicato dos Motoristas. Inicialmente, a audiência estava marcada para as 15h.

Cícero visita Jacaraú e comenta sobre processo eleitoral de 2026

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), visitou neste domingo (26/1) o município de Jacaraú, no Vale do Mamanguape. Ele se reuniu com o prefeito local, Márcio Aurélio (PSD), filho do desembargador aposentado José Aurélio Cruz.

Trata-se de mais uma agenda de Cícero, que vem sendo cotado como possível candidato ao governo da Paraíba em 2026, no interior. Na semana anterior, o gestor esteve em Ouro Velho, no Cariri, e em Patos, no Sertão, reforçando sua presença em diferentes regiões do estado.

Em entrevista a Chico Soares, Cícero foi questionado sobre uma possível disputa em 2026: "Acredito que a eleição de 2026, no momento oportuno, ela vai estar na pauta, inclusive naquilo que é mais importante, que é na cabeça do eleitor. Então, vamos aguardar para que isso ocorra. Eu tenho essa missão de cuidar de João Pessoa e é o que eu vou fazer. O que eu defendo, de uma forma muito clara, é a unidade do nosso grupo", respondeu o prefeito.