sábado, 29 de agosto de 2015

Jovens se passam por clientes e acabam presos ao tentar furtar objetos de motel

A Polícia Militar da cidade de Piancó conseguiu prender por volta das 2:30 horas da madrugada desta sexta-feira (28), José Manoel Evangelista da Silva, 18 anos de idade, Thiago Lacerda Costa, 19 anos de idade e João Paulo Leite de Souza também de 19. O trio é acusado de se passar por clientes e furtar um frigobar de um motel “Paraíso Motel”, na cidade de Piancó.
A PM foi acionada pelo funcionário que percebeu uma movimentação estranha no interior do local. O funcionário informou ainda que, um dos acusados locou um dos apartamentos, no entanto, desconfiou das atitudes do hospede. Em seguida resolveu inspecionar a área externa e se deparou com frigobar em cima do muro do motel. Ele acionou o alarme e chamou os policiais.
Após a prisão, os causados foram encaminhados para a delegacia de polícia civil de Piancó. (com ValeNewsPB)

Em reunião com líderes das oposições de Itaporanga, ex-prefeito Djaci Brasileiro anuncia que não será candidato e que vai apoiar chapa a ser formada pelo grupo

À cerca de um ano para a reta final das eleições municipais vindoura líderes que compõe as oposições no município de Itaporanga reuniram-se na noite desta sexta-feira (28) e deram o primeiro passo para a construção do projeto político/administrativo que será disponibilizado aos itaporanguenses como alternativa ao atual governo Audiberg Alves (PTB). Dessa reunião a decisão mais destacada foi o anúncio feito aos presentes, pelo ex-deputado e ex-prefeito Djaci Brasileiro (PSDB) de que não será candidato e que irá apoiar o nome que melhor estiver colocado nas pesquisas que serão feitas daqui pra frente.
Essa foi a primeira reunião das oposições visando a disputa eleitoral do ano que vem. Logo após o anúncio feito pelo ex-prefeito ficou decidido que serão trabalhados alguns nomes dos grupos que fazem a oposição, o que será feito a partir de outubro próximo. "Não serei mais candidato porque acho que Itaporanga precisa de gente nova, sangue novo, e estarei trabalhando por esse nome que será escolhido entre vocês depois das pesquisas a serem feitas para saber a opinião do povo. Vou trabalhar como se fosse pra mim porque o nosso objetivo é um só: defender Itaporanga sempre", afirmou Djaci.
Com isso, acaba o rame-rame que corria nas rodas políticas sobre uma possível candidatura do ex-prefeito. Com sua decisão de não ser candidato as oposições irão trabalhar nomes que já surgem dentro dos grupos políticos, tendo a união como mola mestra. Ficou definido que a chapa oposicionista, candidato a prefeito e a vice-prefeito, sairá desses grupos.
 
Além do ex-prefeito Djaci Brasileiro, estavam presentes os vereadores Ricardo Pinto, Nenèm de Adailton [atual presidente da câmara], Jacklino Porcino, João Guimarães e Ivanilto Palmeira; a vereadora Izabelle Mendes está viajando, mas mantém-se coesa com as oposições; presença também do ex-vice-prefeito Nosman Barreiro; o ex-vereador Zé Porcino; o médico Tarciano Carnaúba mesmo de plantão na UPA-Piancó ligou para reafirmar sua disposição de construir a união e chapa das oposições; presença ainda do empresário Rangel Guimarães; do empresário Neném de Jeová; dentre outros dirigentes de partidos, empresários e demais líderes políticos.
Nas eleições de 2012, Djaci perdeu para o atual prefeito Audiberg por uma diferença de apenas 192 votos. O candidato a ser ungido pelas oposições vai pro embate contra o prefeito, que deve disputar a reeleição.

Itaporanga: Vereadores adquire equipamentos e conclui poço pra atender famílias

Cumprindo desafio feito no início da semana, os vereadores Ivanilto Palmeira e Neném de Adailton providenciaram a conclusão do poço artesiano, localizado entre o Loteamento Balduíno de Carvalho e a Vila Mocó, para atender famílias do conjunto habitacional do programa Minha Casa, Minha Vida. O poço foi perfurado pela prefeitura cerca de cinco meses atrás, porém, desde então faltava a sua conclusão para que as famílias pudesse ter águas em suas torneiras.
Em verdade, as próprias famílias junto com os dois vereadores resolveram concluir a obra e não continuar a merce da vontade oficial. "Não podíamos continuar de braços cruzados vendo o povo sofrendo, com sede, e o prefeito negando-se a cumprir seu dever. Então, resolver concluir a obra", disse o vereador Ivanilto. A bomba de captação de água e demais material para instalação da tubulação foi comprado pelos vereadores, com recursos do próprio bolso.
"É desumano o poder público ficar brincando com o sofrimento do povo carente, que não tem ajudar nenhum para amenizar seu sofrimento com a falta de água. Em quase três anos de governo, o atual prefeito não fez nada para melhorar a qualidade de vida da população. Pelo contrário, tem feito é muita maldade com o povo itaporanguense. Isso é uma vergonha", diz Neném.

Paraibano da cidade de Catingueira participa de desafio em rede nacional...

A Rede Record de Televisão, através do programa “Balanço Geral”, exibiu na tarde desta sexta-feira (28) em rede nacional uma reportagem especial, mostrando um desafio diferente. O programa convidou um pizzaiolo, um sushiman e um churrasqueiro para poderem apreciar um rodízio diferente do que eles estão acostumados. Eles precisavam adivinhar qual o tipo de rodízio que estavam apreciando.
A novidade ficou por conta do paraibano da cidade de Catingueira que participou da reportagem. José Félix, que trabalha na cidade de São Paulo como sushiman, aceitou o desafio do repórter Giuliano Marcos. A reportagem começou a ser mostrada no restaurante Sushi DaMoka, local onde José Félix trabalha. O repórter abordou a gerente Camila Pires, também da cidade de Catingueira, e perguntou se ela liberada o sushiman para participar do desafio.
Em seguida, após a liberação, José se dirigiu até o local do desafio para apreciar “um rodízio diferente”. A reportagem exibida na TV teve uma maior duração do que a do Portal R7, local onde se encontra hospedado o vídeo. Está não foi a primeira vez que o restaurante Sushi DaMoka foi escolhido por uma equipe de televisão para uma reportagem. 
Outro episódio que encheu de orgulho os dois sócios do restaurante foi uma reportagem feita pelo “Jornal da Globo” dentro do restaurante. O telejornal global acabou escolhendo o ambiente do Sushi DaMoka para realização de algumas entrevistas sobre um tema especifico abordado na matéria. (com CatingueiraOnline)

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Itaporanguense, que é professor da UFSM, participa de congresso de geomática assessorando órgão da ONU

O professor Manoel de Araújo Sousa Júnior (foto), do Departamento de Engenharia Rural da UFSM, esteve na Colômbia para participar da Semana Internacional de Geomática, que ocorreu de 12 a 14 de agosto, em Bogotá. Natural de Itaporanga (PB), ele participou do congresso na qualidade de assessor da UN-Spider – plataforma da Organização das Nações Unidas (ONU) que usa informações satélites visando à gestão de desastres e resposta de emergência.
Promovido pelo Instituto Geográfico Agustín Codazzi, órgão do governo colombiano, o evento teve como objetivo a discussão de metodologias para o monitoramento da seca na América Central e Caribe. Em sua palestra, o professor Manoel apresentou as aplicações práticas do projeto "Monitoramento de Estiagem na Região Sul do Brasil Utilizando Dados Evi/Modis", o qual foi desenvolvido na UFSM. (com Ascom)
Leia também: Professor de Doutorado em faculdade do RS, Júnior de Elman diz no PB Notícias que falta à Itaporanga definir qual a sua prioridade...

Justiça Eleitoral convoca eleitores da 33ª ZE de Itaporanga para recadastramento

O juiz eleitoral da 33ª Zona de Itaporanga convoca os eleitores dos municípios de Itaporanga [sede], Boa Ventura, Curral Velho, Diamante, Pedra Branca, São José de Caiana e Serra Grande, a comparecerem ao Cartório Eleitoral em Itaporanga para fazer o recadastramento biométrico, que teve início em julho.
Quem não se cadastrar terá seu título eleitoral cancelado e, consequentemente, não poderá votar nas eleições municipais do ano que vem. Para se cadastrar, o eleitor precisa levar ao cartório apenas cópias de um comprovante de residência e da identidade. Por dia são disponibilizadas 80 [oitenta] fichas e o atendimento acontece de segunda à sexta-feira, das 7h às 14h.
Na próxima eleição, o eleitor da microrregião de Itaporanga será identificado pelo sistema digital antes de ir para a cabine de votação. O objetivo é deixar o pleito ainda mais seguro, evitando fraudes, como, por exemplo, um eleitor votar no lugar do outro.

Ex-primeira-dama de Itaporanga poderá disputar Prefeitura local, ano que vem...

Andréa Porcino, ex-primeira-dama de Itaporanga, a 429 Km de João Pessoa, poderá disputar a Prefeitura do município, nas Eleição do ano que vem, pelo que ela chama de ‘convocação de parentes e amigos’, para que isso se materialize. Atualmente filiada ao PDT, e dizendo-se de ideologia e prática brizolista, ela diz que o falecimento do ex-marido, o sindicalista e ex-prefeito Antônio Porcino, em nada alterou seu relacionamento com a família do mesmo, e nem mesmo interrompeu a relação de amizades com que se afirmou na política itaporanguense, durante cerca de quase 20 anos.
Um dos principais mentores da ideia, segundo ela, é o sindicalista paraibano José Porcino Sobrinho, mais conhecido como Neto Porcino, que é presidente do Sindicato dos frentistas da Paraíba, e irmão do saudoso Antônio Porcino. Ela adianta que, em razão de especulações desse projeto, já vem recebendo convites, com promessas de apoio político e eleitoral, de algumas das mais expressivas lideranças da Paraíba, a exemplo do senador José Maranhão (PMDB) e do ex-senador Wilson Santiago (PTB), ambos, por sinal, eram grandes amigos de seu ex-marido.
Além destes, Andréa recorda o tempo em que Antônio Porcino fora grande amigo do presidente nacional do PDT, o ex-ministro Carlos Luppi, de intensa convivência com os movimentos sindicais do Brasil, e ainda adianta que mantém relação de muita cordialidade com todos os dirigentes das entidades sindicais que o ex-marido fundou – e presidiu -, ao longo de décadas, no estado de São Paulo, a partir da Capital.
Apesar de tudo isso, Andrea Porcino não se diz ainda decidida a entrar na disputa. Ela – que é suplente de vereadora em uma cidade do interior de São Paulo (Itupeva, sua terra natal) – diz entender que um projeto dessa monta tem que ser bem discutido – e maturado – por quem se mostra interessado, verdadeiramente, do desenvolvimento, pleno, do município de Itaporanga. “Vamos esperar, um pouco, para ver no que dará tudo isso”, pondera ela.

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Governo estuda recriar CPMF e dividir com estados e municípios numa estratégia para driblar resistência do Congresso

Pressionado pela queda na arrecadação e pela necessidade de fechar o projeto de Orçamento de 2016 com superávit, o governo estuda a volta da CPMF. Ciente de que o tributo enfrenta grande resistência no Congresso, a equipe econômica estuda uma forma de torná-lo palatável e uma alternativa em discussão é a partilha com estados e municípios. Os técnicos avaliam que a volta da contribuição seria uma fonte importante de receitas num momento de dificuldades e ainda ajudaria no trabalho de controle e fiscalização da Receita Federal.
— A CPMF é um tributo muito eficiente, tanto do ponto de vista arrecadatório, quanto do ponto de vista de fiscalização — destacou um técnico do governo. As discussões em torno do projeto de lei orçamentária de 2016, que será encaminhado ao Congresso na próxima segunda-feira, acentuaram as divergências no governo. De um lado, o Ministério da Fazenda defende que a proposta venha com um corte significativo nas despesas, tanto as discricionárias quanto os gastos obrigatórios, embora estes dependam de lei para serem cortados.
Caso isso não ocorra, a equipe do ministro Joaquim Levy avalia que será preciso fazer um forte aumento de impostos. Do outro lado, os demais ministros reclamam da falta de recursos em 2015 e temem que cortes mais profundos em 2016 aprofundem a crise na economia. No próximo ano, a meta de superávit primário (economia para o pagamento de juros da dívida pública) é de 0,7% do Produto Interno Bruto (PIB, soma de bens e serviços produzidos no país), bem maior que a de 0,15% de 2015, que dificilmente será cumprida. (com O Globo)

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

MPPB divulga resultado das provas do concurso para servidores da instituição...

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) divulgou, na tarde desta quarta-feira, o resultado preliminar das provas objetivas do concurso cujas prova foram aplicadas no último dia 19 de julho. Os candidatos têm o prazo de sete dias para interpor recursos a contar da data da publicação do edital.

Clique aqui para acessar.

As provas do concurso foram aplicadas no último dia 19 de julho pela Fundação Carlos Chagas nas cidades de João Pessoa, Cabedelo e Campina Grande. O concurso oferece 105 vagas para cargos de técnico ministerial (que exigem nível médio completo) e analista ministerial (nível superior), além de cadastro reserva. As remunerações variam de R$ 3,3 mil a R$ 4,9 mil. Ocorreram quase 50 mil inscrições para o certame.
No total, o concurso teve uma abstenção de 27,94%. Pela manhã, quando foram aplicadas as provas para os candidatos aos cargos de nível médio, a abstenção foi de 26,95%. Já durante à tarde, quando fizeram as provas os candidatos aos cargos de nível superior, a abstenção foi de 28,74%.
O concurso registrou 49.361 inscritos. O número de inscritos torna o concurso o mais procurado da região nordeste, levando em consideração os que foram feitos pela FCC desde o ano de 2010. Para o cargo de técnico ministerial – sem especialidade foram efetivadas mais de 34 mil inscrições.

Câmara de Emas aprova convocação de secretário e empresa contratada pela prefeitura para gerenciamento de resíduos sólidos

A Câmara Municipal de Emas aprovou requerimento de autoria do Vereador Jr. Rufino objetivando a convocação do Secretário de Administração Eraldo Morais e de representante (s) da Seleta Gerenciamento de Resíduos Sólidos, empresa responsável pelo Gerenciamento Integrado dos Resíduos Sólidos no município, para comparecimento na reunião ordinária do próximo sábado, 29 de Agosto de 2015, no Plenário José Romeu da Silva, da Casa Manoel Dias Neto.
Sob a justificativa de esclarecimentos sobre a execução da Política Municipal dos Resíduos Sólidos, o requerimento foi aprovado pela unanimidade dos vereadores presentes. O Vereador Jr. Rufino aponta que mais de ½ milhão de reais já foram investidos nessa política pública desde o início do governo Madruga, mais precisamente, R$ 549.996,04 – Arredondados, quinhentos e cinquenta mil reais.
Espera-se o comparecimento dos gestores desse plano, da apresentação de um diagnóstico detalhado da execução dessa política pública, de respostas às questões pertinentes aos princípios da transparência e eficiência do serviço público, da sociedade civil organizada, e, sobretudo, da participação popular, pois essa última, “pode, em querendo o Sr. Presidente da Câmara, com o apoio soberano do plenário, configurar a conversão de sessão ordinária em audiência pública”, uma vez que, a população é Sujeito Passivo da Política Pública Municipal de Resíduos Sólidos,  tornando necessária, estar Sujeito Ativo, posto que, o gerenciamento tem origem nos resíduos coletados a partir das residências das pessoas.
"Com o olhar de que se pode avançar na execução dessa política pública, convoco a gestão a tratar esse plano de forma integralizada e com a responsabilidade ambiental que se espera!", disse o vereador.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Câmara de Vereadores de Santana dos Garrotes inova com Escola do Legislativo

A Câmara Municipal de Santana dos Garrotes a cada dia surpreende mais a população do Vale do Piancó. O presidente da Casa, vereador Renio Macedo sempre inovando na busca de ações para todos e desta feita para os Servidores e Vereadores que agora terão a oportunidade de aprender um pouco mais sobre Licitação e Contratos, curso oferecido pela Casa, sob a orientação do advogado José Marcílio Batista. 
Os interessados podem se inscrever através dos telefones: (83) 3485-1238 / 3485-1075 / 99966-5678. O curso terá início no próximo dia 29 de agosto a partir das 17:00h no Plenário Vereador Geraldo F. de Albuquerque em Santana dos Garrotes. As inscrições são grátis!

Objetivo - Contribuir para o aperfeiçoamento da atuação dos agentes públicos, visando melhorar a eficiência da administração pública local, em prol do bom uso dos recursos públicos. 

Licitação e Contratos - A obrigatoriedade de licitar está fundamentada no art. 37, XXI, da Constituição Federal para contratação de obras, serviços, compras e alienações, ressalvados os casos especificados na legislação.  A Lei 8.666/93, no art. 2º, exige licitação para obras, serviços - inclusive de publicidade - compras, alienações. concessões, permissões e locações.
Toda instituição pública tem obrigação de zelar pelo correto uso dos recursos, especialmente quando contrata serviços ou adquire bens. Para isso, deve respeitar as regras dispostas na Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, a Lei das Licitações, e em outros instrumentos normativos que procuram assegurar ao órgão público a escolha da melhor proposta em termos de qualidade e preço. 
Para acompanhar o andamento das licitações realizadas pelo Governo Federal, o cidadão tem à sua disposição as Páginas da Transparência Pública. Cada órgão da administração tem a sua própria página que reúne informações sobre as respectivas licitações publicadas a partir de 1º de janeiro de 2005, classificadas de acordo com a situação em que se encontram. Os dados são obtidos do Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais do Governo Federal (Siasg). (com Ascom)

PM cumpre mais um mandato de prisão em Itaporanga na operação 'Malhas da Lei'

Dando continuidade a “Operação Malhas da Lei” na área do 13º Batalhão de Policia Militar, que atendia todo Vale do Piancó, mais um foragido da justiça foi capturado e reconduzido a Cadeia Pública de Itaporanga.
O fato aconteceu por volta das 19h dessa terça-feira (25), após um minucioso levantamento realizado pelo Núcleo de Inteligência–NI/13, juntamente com a Guarnição de Rádio Patrulha comandada pelo Sargento Costa, quando efetuaram a prisão de Jucelino Lopes Pinto,32 anos, nas proximidades da Rodoviária Municipal. Contra o mesmo existia em aberto um Mandado de Prisão expedido pelo Doutor Antônio Eugênio Leite Ferreira Neto, Juiz das Execuções Penais da Comarca,por crime praticado no ano de 2010.
De acordo com o Major Guedes, que comanda a Unidade Militar; “A parceria com o Poder Judiciário, só tende a melhorar o trabalho de Manutenção da Ordem Pública, à medida que pessoas inadimplentes com a justiça são retiradas de circulação; o comandante afirmou que as ações vão continuar em todo o vale.


CNMP determina a exoneração de promotor de Justiça que atirou em cunhado na PB

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) decretou a perda do status vitalício e a consequente demissão do promotor de Justiça, Carlos Guilherme Santos Machado, acusado em 2009 de ter atirado contra o seu cunhado na cidade de Cajazeiras, Sertão do Estado. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (25). De acordo com a publicação a conduta do acusado, até então promotor, vai contra a Lei Complementar estadual nº 19/94, que exige de um membro do Ministério Público idoneidade moral, disciplina, dedicação ao trabalho e eficiência no desempenho das funções.
O acórdão destaca que “a clara convergência entre a instrução realizada pelo MP/PB, a instrução realizada pela Comissão Processante instituída por este CNMP, e os depoimentos prestados perante o Relator do feito permitem alcançar uma única conclusão, qual seja, a de que o Promotor de Justiça Carlos Guilherme Santos Machado não preenche os requisitos morais necessários para ser vitaliciado no cargo”. No caso que ocorreu em junho de 2009, o promotor Carlos Guilherme teve um desentendimento com o seu cunhado, o pedreiro Patrício Silva. Como consequência da discussão, Carlos atirou no pé de Patrício e foi preso. 
No acórdão, o CNMP ressalta que o promotor invadiu a casa da vítima estando visivelmente alterado e na presença de uma criança de 10 anos portadora de Síndrome de Down, o que foi um agravante ao caso, e por isso não há justificativa para a sua permanência nos quadros do Ministério Público.

Mais um aumento: Conta de energia fica 10,17% mais cara em 216 municípios da Paraíba a partir de sexta-feira

Kleide Teixeira
Duzentos e dezesseis municípios paraibanos vão pagar mais caro pela energia elétrica. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (25) o reajuste tarifário da concessionária Energisa Paraíba. Para os consumidores residencias, o aumento será de 10,17%. Os novos valores serão aplicados já a partir da próxima sexta-feira (28) e vai atingir 1,3 milhão de unidades consumidoras, localizadas nas cidades atendidas pela empresa.
Para calcular o reajuste, a Agência considera a variação de custos que a empresa teve no ano. O cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M, e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada, encargos de transmissão e encargos setoriais. Os outros índices aprovados pela Aneel foram os seguintes: Alta Tensão em média (indústrias) 11,47%, Baixa Tensão em média 10, 51% e Média 10,79%.
O efeito médio da alta tensão refere-se às classes A1 (>= 230 kV), A2 (de 88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV). Para a baixa tensão, a média engloba as classes B1 (Residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (Rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (Industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (Iluminação pública).

Dilma se complica com saída de Temer que se aproxima cada vez mais do poder

A decisão do vice Michel Temer (PMDB) de abandonar a articulação política é o que de pior poderia acontecer a presidente Dilma. Analistas políticos experientes dizem que ele nem precisa passar a conspirar contra a titular do cargo: ainda que não estimule isso, o Palácio Jaburu, sua residência oficial, vai virar local de romaria de parlamentares que sonham com a queda de Dilma e a posse dele no Palácio do Planalto.
Para o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), Temer nem precisa fazer coisa alguma. “Se ficar quieto, a presidência cai no seu colo”. Temer é reconhecido pelos amigos por sua lealdade e ponderação, mas Dilma e o PT sempre o trataram com desdém e desconfiança. O afastamento de Temer fortalece a defesa que o grupo liderado por Eduardo Cunha faz do rompimento do PMDB com o PT e o governo.
Sem o PMDB na bancada governista, o impeachment de Dilma pode deixar de ser factível para se transformar em forte possibilidade. (Coluna Cláudio Humberto)

Demonstração de força: Até líderes de partidos governistas se juntam à Cunha na noite em Brasília e legitimam sua Presidência

O deputado Eduardo Cunha (PMDB), presidente da Câmara, foi denunciado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, mas a situação política dele parece mais sólida do que a da presidente Dilma Rousseff, que não tem sido incomodada por investigações do Ministério Público Federal.
Na noite desta segunda-feira, ele foi alvo de significativo gesto político, com verdadeira "invasão" de líderes de vários partidos, à exceção do PT e do PSOL, inclusive integramtes da base de apoio ao governo Dilma. Eles estavam ansiosos para conversar com Cunha sobre o fato novo deste início de semana: a decisão do vice-presidente Michel Temer, de abandonar a articulação política do governo.
Os líderes acorreram à residência de Eduardo Cunha tão logo ele retornou de sua viagem a São Paulo, onde recebeu desagravo de sindicalistas aliados e parricipou de um encontro com presidentes das assembléias legislativas estaduais.
O gesto dos líderes de partidos como PMDB, PSDB, PSD, DEM, PTB, Solidariedade, PR, PHS etc foi interpretado como de reconhecimento de que, apesar da denúncia de que o deputado foi alvo no Supremo Tribunal Federal, ele continua com legitimidade para permanecer na presidência da Câmara. 

Imprensa espanhola trata deputado paraibano Hugo Motta como 'pitbul' de Cunha

El Pais Hugo Mota ago2015
A “fama” do deputado paraibano Hugo Mota cruzou as fronteiras Brasil. Reportagem do prestigiado jornal espanhol El País publicou, neste final de semana, extensa reportagem sobre a situação política do deputado Eduardo Cunha, presidente da Câmara. Hugo é citado na reportagem como um dos “pitbulls” que atacam seus desafetos e trabalhar para blindar o presidente Cunha.
Diz a reportagem: “O poder do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ficou abalado depois das denúncias da Procuradoria, mas sua rede de aliados na Câmara dos Deputados é extensa. O peemedebista tem a sua tropa de choque, os pitbulls e os ‘paus-mandados’, segundo os congressistas que convivem com ele.”
Diz ainda sobre sua tropa de choque: “Entre eles, estariam o presidente da comissão, o deputado Hugo Motta (PMDB-PB) e André Moura (PSC-SE). Os dois são os únicos que tiveram até agora acesso à investigação feita pela consultoria Kroll, contratada pela CPI por 1 milhão de reais, sobre 12 réus do esquema de desvio de recursos da Petrobras.” (com Hélder Moura)
Reportagem na íntegra está em http://goo.gl/Fv2xv9.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Divulgado gabarito das provas do concurso do IFPB, realizadas neste domingo...

Foram divulgados, na noite desta segunda-feira (24), os gabaritos do concurso do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), cujas provas foram aplicadas no último domingo. O concurso registrou um total de 13.372 faltosos, o que representa 25,59% do número de inscritos. O resultado final do concurso deve ser publicado no dia 6 de outubro.
Clique aqui para conferir os gabaritos.
De acordo com o edital é possível interpor recurso contra os gabaritos das provas objetivas nos dias 25 e 26 de agosto e o resultado será divulgado no dia 30 de setembro.
O concurso para técnico-administrativo oferece 124 vagas para 50 cargos. A remuneração para os cargos de níveis C (fundamental) é de R$ 1.739,04, nível D(médio) de R$ 2.175,17 e nível E (superior) de R$ 3.666,54, acrescido do valor do auxílio-alimentação (R$ 373,00) e de vantagens, benefícios e adicionais previstos na legislação (auxílio pré-escolar, auxílio-transporte, adicional de insalubridade ou periculosidade) quando cabíveis.

Parlamentarismo com Dilma, proposta em gestação através de PEC no Congresso é estudada para ser a saída de salvação nacional.

Por Pedro Rogério (Diário do Poder)
Está guardada a sete chaves, mas em gavetas diferentes da Câmara, do Senado e de escritórios de juristas e líderes da sociedade civil, proposta de emenda à Constituição que pode (e é assim considerada pelos informantes deste redator) ser a saída de salvação nacional  para a grave crise multifacetada que vive o País. É um texto simples: institui o parlamentarismo já, assegura o mandato de Dilma e Temer e marca para seis meses antes da eleição de 2018 um referendo para confirmar ou rejeitar o regime instituído em função do nosso drama político, econômico e moral.
Personagens que tratam da matéria repelem de pronto a idéia de que isto seria um golpe parlamentar, uma conjuração subversiva do Congresso contra a abalada autoridade presidencial. Um atentado, enfim, à ordem constitucional que o Brasil vem mantendo desde que os militares deixaram o Poder.
- De modo algum – sustentou um informante. – Se a presidente Dilma for ilibada no TCU e no TSE, mas persistindo a crise e esta atingindo um limite insuportável política, econômica e socialmente, haveria um único caminho para a governabilidade: a renúncia. Mas é uma saída traumática. E não há indício de que ela vá examinar essa saída de salvação nacional. O “Parlamentarismo com Dilma” esvaziaria a dramaticidade do ambiente político e salvaguardaria a Constituição.
A proposta do “Parlamentarismo com Dilma” é do conhecimento de líderes dos grandes partidos, inclusive do PT, mesmo que eles não possam admitir de público. Mas apurou-se que nem a presidente Dilma nem o vice Michel Temer leram o texto, que teria sido concebido com base nas conversas que ocorrem naturalmente entre as forças políticas e da sociedade brasileira desde o agravamento da situação econômica e da profundidade atingida pela Operação Lava Jato.
- O governo está ao léu e a obrigação da cidadania é encontrar uma saída de salvação nacional. Dilma está ilibada, até prova em contrário. Portanto, seu governo é legal, mas sem legitimidade, como diagnosticou o ex-presidente Fernando Henrique. Este é o sentimento que permeia hoje o mundo político e social, até mesmo lideranças consideráveis do PT admitem abertamente que a presidente pessoalmente vive uma instabilidade dentro da instabilidade do País - disse um dos articuladores da emenda.
A fonte explicou que a saída pelo “Parlamentarismo com Dilma” estará blindada dos erros ocorridos na experiência vivida em 1961/62, quando o Congresso, sob pressão militar, aprovou a mudança do sistema de governo para assegurar a normalidade constitucional e garantir a posse do vice-presidente João Goulart após a renúncia do titular Janio Quadros.
- Naquele tempo – lembrou outro informante - houve a pressão militar indevida para a aprovação da emenda parlamentarista. Agora existe uma pressão legítima, que é a da maioria do povo brasileiro, mais de 90 por cento, segundo índices confiáveis. E deu errado com o Jango porque o próprio presidente sabotava o parlamentarismo. Como detinha maioria no Congresso, Jango desestabilizava os primeiros-ministros. Era crise atrás de crise. Dilma não tem sequer um terço do que Jango tinha. Portanto, ela não ameaçaria a desestabilização do primeiro-ministro.
E o erro mais grave em 1961 – prosseguiu a fonte - foi não se ter marcado a data do referendo. A emenda em gestação não contém este pecado original: estabelece a consulta popular para seis meses antes da eleição de 2018 e ponto final. O premier já assume sabendo que seu governo dura até o dia 31 de dezembro de 2018, quando acaba o mandato de Dilma Rousseff.          
Além disso, o primeiro-ministro assumiria com o compromisso de cumprir a agenda econômica e política aprovada pela sociedade através de seus representantes que são os congressistas. O premier será eleito pelo Congresso, mas não seria necessariamente um congressista.
Alguns integrantes da idéia acham que a presidente Dilma deve ter um espaço na escolha do primeiro-ministro de salvação nacional, “uma participação”, mas não com poder de veto. Outros apoiadores da idéia, no entanto, são radicais e afirmam que ela “tem de receber o prato feito”.
- O Brasil – disse um dos informantes deste redator - felizmente tem grandes quadros em diferentes setores da atividade. Não vou fulanizar,  porque a fulanização já mata a idéia no nascedouro,
Mas as universidades estão aí repletas de homens sábios, o empresariado sadio existe e atua, o Judiciário possui magistrados probos, no próprio congresso existem inteligências capazes da tarefa - disse a fonte. O que não podemos é ficar restrito ao discurso moralista. 
Diante da minha insistência em esmiuçar a idéia, um dos informantes chegou a explicar, “teoricamente”, que até mesmo o vice-presidente Michel Temer pode ser uma opção para premier, desde que renuncie ao atual cargo. Mas pediu-me que, se eu fosse escrever, suprimisse essa explicação “porque pode queimar o Temer com a Dilma”.
- Qualquer brasileiro qualificado legalmente pode ser o primeiro- ministro - disse.
- E qual seria o papel constitucional de Dilma? – indaguei.
- O mesmo de hoje, salvo a responsabilidade da administração direta. Esta é exclusiva do premier, que presta contas ao Congresso. A presidente fica no Palácio da Alvorada. Aprisionada? De jeito nenhum. Vai representar o Estado Brasileiro nos fóruns apropriados. É claro que não vai sassaricar por aí com a Angela Merkel nem com o Maduro, mas vai tratar dos temas multilaterais que dizem respeito ao Estado Brasileiro. Não será uma rainha da Inglaterra. O presidente da Alemanha, da Itália, da França, de Portugal, países parlamentaristas, são figurações? - devolveu o meu interlocutor.      
O texto da proposta de emenda foi visto por ao menos três juristas de grande conceito nacional. Aprovaram-no com alguns retoques. Pelo menos um importante empresário do ramo da comunicação já tomou conhecimento dele, absteve-se de apoiar ou rejeitar, mas frisou que, se a saída de salvação nacional for esta, contará com a sua solidariedade.
Uma questão crucial para a idéia prosperar é a oportunidade de apresentá-la.
- Neste agosto, mês aziago na política brasileira, a presidente Dilma esteve periclitante no posto – analisa uma fonte. - Foi salva graças ao pacote econômico idealizado pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, com o apoio e colaboração do PSDB, via senador José Serra. Tem até o dedo do Aécio, do PT de Walter Pinheiro, do Delfin Neto. Mas esta bóia vai se manter no oceano revolto da economia e da intolerância das ruas? -  perguntou o político ouvido por quem agora escreve.
Alguns líderes envolvidos na operação acham que a ocasião propícia ao acolhimento da emenda parlamentarista chegará, pois não se está vendo no horizonte a neutralização da crise econômica. E a situação das ruas não melhorou. O povo está intolerante, vaia até ministro em avião. Falta uma diretriz econômica firme e a presidente protela até mesmo as mudanças radicais exigidas pelo momento, como a redução da máquina administrativa, hoje comparável à da União Soviética depois do enxugamento feito pelo líder Gorbachov.
- Pairando sobre a crise econômica – destaca outra fonte ouvida - existe hoje um poder acima dos três poderes constitucionais, que é a chamada República de Curitiba. A Operação Lava Jato conduz o país. É urgente separar o joio do trigo. Hoje não se pode fazer isto porque, embora a presidente é sem dúvida uma pessoa ilibada, ela ao mesmo tempo é também personagem da Lava Jato.

E compara:
- Vivemos hoje uma situação como naquelas peças de teatro do Pirandelo, em que, volta e meia aparece em cena um ator que nada tem a ver com a trama. A Dilma, queira ou não, no caso da Lava Jato, é uma atriz pirandeliana, e este fato inconteste levou o Pais quase à ingovernabilidade neste mês. E corre-se ainda o risco de levá-lo. Por isto exige-se o governo de salvação nacional. Em que todos participem, oposição e situação. Todos a favor do Brasil – concluiu o interlocutor.
Como veterano observador da cena política, antigo repórter, não sei avaliar se o “Parlamentarismo com Dilma” tem condições reais de prosperar. Talvez seja apenas mais uma idéia da mente criadora dos políticos – e nós, contribuintes, os pagamos para que eles sejam assim também, criativos para o bem do País. Criação regada com duas ou três doses de vinho do Porto no almoço dominical da classe média brasileira. Ou talvez a idéia esteja fadada a germinar nos estertores deste agosto aziago...

Vice-presidente Michel Temer deixa a articulação política do governo...

Em reunião com Dilma Rousseff, o vice-presidente Michel Temer devolveu as atribuições de articulador político que haviam sido delegadas a ele. A presidente tentou demover Temer. Mas ele preferiu afastar a barriga do balcão da baixa política, onde cargos e verbas são trocados por promessas de apoio congressual. Com isso, o Planalto terá de encontrar um novo personagem para cuidar desse troca-troca. Temer agora diz que cuidará apenas da “macropolítica''.
O vice-presidente estava no centro de dois polos em conflito. Era torpedeado pelos auxiliares petistas de Dilma desde que declarou, há duas semanas, que a crise era grave e que o governo precisava de “alguém” que reunificasse o país. E era pressionado por correlegionários peemedebistas para que deixasse de servir de escudo para uma presidente da República vista por um pedaço do PMDB como hemorrágica.
Ao aprovar na semana passada o projeto que reonera a folha salarial de 56 setores da economia, o Senado deu a Temer o pretexto que precisava para retornar às suas atribuições constitucionais. Essa era a última proposta do chamado ajuste fiscal do governo que faltava aprovar no Legislativo. Temer deu sua missão como articulador do varejo da política por cumprida.
Bem ao seu estilo, acomodatício, Temer não atribui ao movimento nenhum caráter de ruptura com Dilma. Ao contrário. Ele se coloca à disposição da presidente para auxiliá-la. Daí o discurso de que continuará cuidando do que chama de “macropolítica”. Até porque na política miúda nem todos os compromissos assumidos pelo vice vinham sendo honrados pelo governo. O rateio de cargos esbarrava na Casa Civil. O provimento das emendas orçamentárias empacou no Ministério da Fazenda. As arcas do Tesouro estão em petição de miséria. (com Josias de Souza)

MST promove caos e interditam trânsito em rodovias federais que cortam a Paraíba

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra interditaram vários trechos de rodovias federais que cruzam a Paraíba no começo da manhã desta segunda-feira (24). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), eles fecharam o trânsito no Km 108 da BR-101, em Alhandra; no Km 38 da BR-230, em Santa Rita; no Km 242 da 230, em Sousa;  e também no Km 250 da mesma rodovia, em Juazeirinho. Existem pontos de bloqueio também no Km 128 da BR-412, em Monteiro;  no Km 70 da BR-361, em Olho D'Água [Vale d Piancó]; e no Km 80 da BR-104, em Remígio.
Os protestos começaram pouco depois das 7h. Inicialmente foi informado que cerca de 100 integrantes do MST haviam fechado a rodovia nas proximidades do posto da Polícia Rodoviária Federal e que pelos 50 pessoas fecharam o trânsito perto da passarela de Tibiri, em Santa Rita. Pouco depois das 8h40, a PRF também confirmou os bloqueios nas cidades de Sousa e Monteiro. As manifestações em Olho D'Água e Juazeirinho foram confirmadas às 9h30 e a de Remígio, depois das 11h. No protesto de Alhandra, a PRF fez uma barreira cerca de 2 km antes da manifestação para orientar os motoristas. O trânsito de veículos está sendo desviado pela rodovia estadual PB-008.
O governador Ricardo Coutinho (PSB) reagiu, na manhã desta segunda-feira (24), aos protestos do MST: “Para falar comigo não precisa bloquear estrada”, afirmou o governador. Os sem terra pressionam o governo federal para que reveja à medida que cortou pela metade o orçamento destinado à Reforma Agrária no país. Outra reivindicação é uma audiência com o governador Ricardo Coutinho para tratar do assentamento acauã, no projeto Várzeas de Sousa, Sertão paraibano
“quando se fecha uma estrada impede-se uma ambulância de transporta um doente; uma carga que passa dias nas rodovias de chegar ao seu destino; as pessoas de chegarem ao seu trabalho. Não tem justificativa para um setor que sempre teve as portas abertas comigo”, afirmou. Ricardo acrescentou que as questões referentes ao assentamento acauã nas Várzeas de Sousa é de competência do Incra. Segundo ele, a infraestrutura da área direita das Várzeas de Sousa pertence ao Incra, portanto, é de responsabilidade do Governo Federal.
“O Governo Federal tem que colocar dinheiro, por que um estado como a Paraíba, que é pequeno, não pode estar assumindo tudo do Governo Federal. Então, vamos ter calma com as coisas e não atrapalhar a vida das pessoas. Se pedir sem atrapalhar nós recebemos. Agora, fazendo com que as pessoas paguem por uma questão que sequer é do Estado não é possível”, sustentou.

Concurso do IFPB teve eliminados e mais de 25% de faltosos; gabarito sai hoje...

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB) divulga, nesta segunda-feira (24), o gabarito das provas  do concurso para técnico-administrativo. As provas foram aplicadas nesse domingo (23) e, de acordo com a organização, 52.249 pessoas estavam inscritas. Desse total, houve 13.372 faltosos, o que representa 25,59% dos candidatos.
A maior abstenção foi registrada no período da manhã para as provas dos níveis C e D, com 11.072 faltosos. No período da tarde 2.300 candidatos não compareceram para as provas do nível E. Segundo a Comissão Permanente de Concursos Públicos, também houve eliminação do concurso pelo uso indevido de celular em sala de aula.  
O concurso para técnico-administrativo oferece 124 vagas para 50 cargos. A remuneração para os cargos de níveis C (fundamental) é de R$ 1.739,04, nível D(médio) de R$ 2.175,17 e nível E (superior) de R$ 3.666,54, acrescido do valor do auxílio-alimentação (R$ 373,00) e de vantagens, benefícios e adicionais previstos na legislação (auxílio pré-escolar, auxílio-transporte, adicional de insalubridade ou periculosidade) quando cabíveis.
De acordo com o edital é possível interpor recurso contra os gabaritos das provas objetivas nos dias 25 e 26 de agosto e o resultado será divulgado no dia 30 de setembro. O resultado final do concurso público será conhecido no dia 6 de outubro.

Padre Agripino se envolve em acidente, atropela e mata professora na BR-230...

A professora Eunézia Vieira Alves Bezerra, de 50 anos, morreu em um grave acidente registrado por volta das 17:50h na BR-230 em frente à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Sousa. De acordo com informações da polícia militar, a mulher tentou atravessar a pista, mas acabou sendo atropelada por um carro que era conduzido pelo padre Agripino Ferreira, de Cajazeiras.
O reverendo disse que seguia para realizar uma missa na cidade de Cajazeiras, quando avistou a mulher tentando cruzar a BR. “Ainda freei o carro, tentando evitar o acidente, mas não consegui”, afirmou. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e corpo de bombeiros estiveram no local realizando atendimento à vítima, que foi socorrida mas morreu ao chegar no Hospital Regional de Sousa (HRS).
“Chegamos ao local imobilizamos a vitima e ela teve uma parada cardíaca e realizamos Reanimação Cardio-Pulmonar, mas infelizmente ela não resistiu e faleceu ao chegar no hospital”, disse a enfermeira do Samu, Anne Milane. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada e está investigando as causas do acidente de trânsito.
Testemunhas informaram que Eunézia é natural de Pombal e veio a Sousa para realizar prova do Concurso Público do IFPB. Ao término da prova que foi realizada na UFCG, ela tentou atravessar a pista e acabou morrendo atropelada. (com Ângelo Lima)

domingo, 23 de agosto de 2015

TCE dá prazo para secretária estadual de Administração justificar sobrepreço de mais de R$ 2 milhões em licitação pra aquisição de ração animal para a Empasa.

Livânia-Farias-secretaria
O Tribunal de Contas da Paraíba estipulou prazo de 30 dias para que a secretária de Administração do governo do estado, Livânia Farias, explique a Corte irregularidades na licitação realizada para aquisição de ração animal, atendendo a Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas. Conforme relatório da auditoria do TCE foi contatado sobrepreço de R$ 2 milhões na compra. A aquisição da ração animal é destinada ao atendimento do Programa Emergencial de Manutenção do Rebanho da Paraíba. Contudo, nos orçamentos encontrados pelo TCE o valor da tonelada de ração mais em conta é de R$ 390,00, enquanto que o governo revelou ter pago R$ 450,00.
No total, de acordo com o TCE, o estado deveria ter investido R$ 14.040.000,00 na licitação, mas o valor da compra foi de R$ 16.200.000,00 (dezesseis milhões e duzentos mil reais), o que representa sobre preço de mais de R$ 2 milhões (R$ 2.160.000,00). ““Ocorre que, apresentada a Ata de Registro de Preços, foi feito um confronto do preço registrado com o maior preço encontrado em pesquisa de mercado, com frete grátis, realizada pela Auditoria, e detectou-se um sobrepreço no total de R$ 2.160.000,00 (dois milhões e cento e sessenta mil reais), conforme documentos de fls. 414/421”, destacou o relator.
A licitação aconteceu no ano de 2012, mas o contrato teve vigência de um ano. Nesse sentido, o TCE cobrou explicação de Livânia Farias e do Diretor Presidente da Empasa. “ASSINAR O PRAZO de 30 (trinta) dias à Sra. Livânia Maria da Silva Farias, Secretária de Estado da Administração, para que: 1. JUSTIFIQUE a diferença de preços constatada entre o presente processo e o Processo TC 02253/14, com mesmo objeto, sob pena de imputação do valor calculado como excesso; 2. Em articulação com o Diretor Presidente da Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas – EMPASA, gestora do Programa Emergencial de Manutenção do Rebanho Paraibano, APRESENTE planilha detalhada demonstrando a execução contratual, no tocante à aquisição e distribuição das rações licitadas”.
O relatório da auditoria do TCE “entendeu que os argumentos da defesa não corresponde à verdade dos autos, porque, na elabora ção dos cálculos que resultaram no sobrepreço mencionado no quadro acima, foi feito o confronto do preço registrado pela defendente com o maior preço encontrado na pesquisa de mercado, realizada pela Auditoria, documentos de fls. 414/421. Portanto, mesmo considerando o maior preço, que é o mais benéfico para a defendente, ainda foi constatada a diferença, razão porque, não foram acatadas as alegações da defesa, e permaneceu a irregularidade referente ao sobrepreço. Com relação ao contrato referente ao objeto da licitação, foi sugerida a notificação do representante da EMPASA, para o envio do mesmo”.

Monteiro: Bandidos acabam forró no tiro e roubam mais de 100 pessoas em festa...

Monteiro
Um forró acabou com pelo menos 100 pessoas assaltadas e amedrontadas com a violência crescente. De acordo com a Polícia Civil da cidade de Monteiro, no Cariri paraibano, sete homens invadiram uma festa na madrugada deste domingo, e fizeram um arrastão. O bando estava armado de espingardas, revolveres e pistolas e chegaram ao local, rendendo até mesmo os componentes de uma banda de forró que estava se apresentando.
Outros assaltantes fizeram algumas pessoas de reféns e obrigaram todos os participantes a deitarem no chão. Eles também tiveram que entregar tudo de valor que tinham. Além dos participantes forrozeiros, o caixa do bar também foi assaltado, bem como a bilheteria. Como se não bastasse, o bando ainda levou o veículo do dono da festa, um Eco Sport.
Eles fugiram em direção a cidade de Zabelê. Até o início da tarde deste domingo, nenhum acusado havia sido preso. Monteiro tem quase 31 mil habitantes e a violência registrada nos últimos dias, tem deixado a população em pânico.

Damião desconversa sobre candidatura de Lígia em 2018: “Futuro a Deus pertence”

O deputado federal Damião Feliciano (PDT), em entrevista na última sexta-feira (21), durante o evento de entrega da nova Central de Polícia Civil, no bairro do Geisel, comentou o futuro político da sua esposa, atual vice-governadora do Estado, Lígia Feliciano. Lígia deve assumir o governo com o provável afastamento de Ricardo Coutinho, seis meses antes do pleito, para concorrer ao Senado Federal, e é cotada para concorrer à vaga.
Damião desconversou sobre uma possível candidatura da sua esposa ao mandato, contrariando especulações de que ele já articula a projeção política da esposa. Sobre o assunto ele declarou apenas que, “o futuro a Deus pertence”.
Ele também se disse muito grato pelos postos que ocupou até então, e que o foco atual é no trabalho desempenhado em Brasília. “Já fui deputado federal, Dra. Lígia é vice-governadora, e fui até citado para ser ministro. O que tenho a fazer é agradecer e trabalhar pelo povo da Paraíba, que me elegeu”.

Animação e muita alegria em churrasco na Fazenda Monte Rósea, em Coremas...

Franklin ao lado da esposa recebeu amigos para animado churrasco
Registrando aqui a baita festança que o empresário Franklin, veterinário dos quadros da Emater, promoveu neste domingo (23) lá na Fazenda Monte Rósea, em Coremas. Ao lado da esposa Maria, ele recebeu muitos amigos para brindar mais uma 'primavera' com muita alegria e rodeados de gente amiga e bonita.
Por lá passaram o prefeito de Coremas, Dr. Antônio Lopes que estava acompanhado da primeira-dama, do sobrinho Sérgio Lopes [vereador e atualmente ocupando cargo de chefia de Gabinete], além de comitiva animadíssima. Por falar em animação, nesse churrasco ficou por conta da amiga Magna Monara. Dr. Antônio foi bastante solicito e ainda deu uma palhinha ao cantar para os convivas.
Franklin recebeu também os parabéns de turma boa de Itaporanga, capitaneada pela colega de batente Roméria Pereira, acompanhado do professor João, Welma e o filho Segundo, além de Rauna, Bianca e Bárbara. Quem também aniversaria no dia é o igaracyense Leopoldo. Foi um domingo magnífico para Franklin pela confraternização especial ao lado de amigos.
Franklin recebendo os amigos, à exemplo, do prefeito Antônio Lopes que deu uma palhinha ao cantar para os presentes...

Mesmo denunciado, Cunha conta com séquito de seguidores alocados em postos estratégicos, à exemplo, do deputado Hugo Motta - presidente da CPI da Petrobrás.

Mesmo com desgaste após a denúncia da PGR (Procuradoria Geral da República), o presidente da Câmara dos Deputado, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), conta com um fiel séquito de seguidores que tem lhe dado apoio desde o início de sua presidência e permanecem ao seu lado após as suspeitas de participação no esquema de corrupção da Petrobrás.
Esses aliado foram alocados para cuidar de projetos de interesse de Cunha, como a maioridade penal e a reforma política, e são alçados a posições estratégicas nas quais podem trabalhar em favor do peemedebista. É o caso, por exemplo, do deputado paraibano Hugo Motta (PMDB). Aos 25 anos e no segundo mandato, ele ganhou os holofotes depois de ter a missão de comandar a CPI da Petrobrás, criada em fevereiro.
Na condução da CPI, porém, foi acusado por deputados do PT e do Psol de agir para brindar Cunha. Isso porque Motta (na foto com Cunha) tem evitado a convocação de depoentes que poderiam implicar o presidente da Casa no esquema de corrupção da Petrobrás, como o lobista Júlio Camargo - que, em delação premiada, disse que Cunha recebeu R$ 5 milhões em propinas. 
Os outros deputados que formam o séquito fiel à Cunha em postos estratégicos, são: Celso Pansera (PMDB-RJ), membro da CPI da Petrobrás; André Moura (PSC-SE), presidente da comissão que discutiu a redução da maioridade penal  - aprovada dias atrás; Paulinho da Força (SD-SP), canalizador de apoio à Cunha; e Rodrigo Maia (DEM-RJ), que refez o relatório do texto aprovado para a reforma política para atender seus interesses; 
Ainda: Arthur Lira (PP-AL), tem dado aval a projetos de interesse de Cunha na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça); e Arthur Maia (SD-BA) que relatou projeto da terceirização da mão de obra e preside comissão para proposta que pode barrar a recondução de Rodrigo Janot ao comando da PGR. (com Folha de S. Paulo)

Partida de futsal marca entrega de reforma da quadra da 2ª Cia/PM em Conceição

Registrar os parabéns ao capitão Wendel Kleber, comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar da cidade de Conceição, que faz parte do 13º BPM, pela ampla reforma realizada na quadra esportiva daquela sub-unidade militar. 
A quadra foi re-inaugurada com realização de partida de futsal numa grande confraternização entre os praças do 13º BPM. Uma demonstração do valoroso trabalho que lá é desenvolvido pelo capitão Kleber, oficial de fibra e de capacidade reconhecida. 
Com correção sempre busca fazer o melhor para seus comandados. Como bem pontua o amigo sargento Erivar Moisés, que prestou serviços ali por 21 anos. Conceição está de parabéns pelo comandante militar que tem.



 

Caso Ipep: Desembargador nega liminara do governo e juiz pode determinar sequestro de recursos para pagar salários

O juiz Gutemberg Cardoso (3ª Vara da Fazenda) pode, a qualquer momento, decretar sequestro de recursos do Governo do Estado para pagamento do pessoal do antigo Ipep (IASS). A informação foi passada ao Blog pelo advogado dos funcionários, Roosevelt Vita, a partir da mais recente decisão do desembargador Leandro dos Santos.
O desembargador Leandro negou provimento ao mandato de segurança, que foi impetrado pelo Governo do Estado, contra decisão do desembargador José Ricardo Porto. Porto derrubou todos os embargos interpostos pelo Governo para alterar recente determinação do juiz Gutemberg Cardoso. Ao todo foram 13 recursos interpostos pelo Governo.
Em sua decisão, Gutemberg havia determinado o imediato pagamento das diferenças salariais suprimidas dos contracheques dos funcionários desde janeiro de 2011, bem como o pagamento dos retroativos devidos aos servidores. O Governo recorreu com embargos, que foram julgados na Câmara Civil do Tribunal de Justiça.
O magistrado determinou ainda a direção do IASS a pagar “os mesmos direitos dos últimos cinco anos anteriores” a sua decisão, relativo aos salários, um terço de férias e 13º salário atrasados, “tudo calculado e apurado com juros de 1% ao mês e correção monetária”. Em caso de descumprimento, fica estipulada multa de R$ 1,5 mil, diária, para o Ipep e seus diretores.
“Diante dessa última decisão do desembargador Leandro dos Santos, resta ao juiz Gutemberg Cardoso determinar o sequestro de recursos do Governo do Estado, para o pagamento dos atrasados aos servidores, bem como implantar imediatamente na folha de pessoal já a partir deste mês”, afirmou o advogado Roosevelt Vita. (com Hélder Moura)