sábado, 4 de junho de 2022

Veneziano perdeu neste sábado dois importantes candidatos a deputado pelo União Brasil; Olímpio Oliveira aderiu à João e Dr. Zé Célio para Pedro

O vereador de Campina Grande Olimpio Oliveira (União Brasil) anunciou neste sábado (04) apoio à reeleição do governador João Azevêdo (PSB). O parlamentar participou da plenária do Orçamento Democrático (OD) do Governo do Estado na cidade.

“Temos dialogado e as ações do Governo do Estado em Campina Grande por si só já justificam”, afirmou o vereador. Por muitos anos, Olimpio foi aliado de primiera hora do senador Veneziano Vital (MDB).

Além de Olímpio, João Azevêdo já havia recebido o apoio da vereadora Dona Fátima (Podemos), também ex-aliada de Veneziano. (com Max Silva)

Já o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB), pré-candidato ao governo, recebeu também neste sábado (04/06) o apoio de Zé Célio (União Brasil), ex-vice-prefeito de Sousa e pré-candidato a deputado estadual.

Zé Célio havia anteriormente anunciado apoio ao senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), que também é pré-candidato a governador.

União Brasil deve lançar ex-senador Efraim Morais na disputa de deputado federal caso o Republicanos recue do apoio à Efraim Filho ao Senado

Efraim ladeado pelos filhos George e Efraim Filho
A semana termina com alguns lances que ajudam a clarear o cenário eleitoral na Paraíba. O governador João Azevêdo (PSB) revelou terça-feira (31/05) que fizera o convite a Aguinaldo Ribeiro (PP) para ser o Senador em sua chapa e confia que a questão se resolva até o São João. O deputado se mantém em silêncio observando o 'carteado'. 

No dia seguinte (1º/06), o Republicanos - principal entrave para esse desfecho por ter se comprometido com a pré-candidatura do deputado Efraim Filho (UB) - reuniu a tropa e optou também pelo silêncio só decide na convenção ou quando Aguinaldo falar. Está meio a meio e não 100% fechado com Efraim.

Ontem (03), a senadora Daniella Ribeiro (PSD) reuniu sua tropa e mostrou-se pronta pra qualquer cenário a ser decidido com irmão. Se o Republicanos não acompanhar voto integral na chapa do governo (João/Aguinaldo), ela entra em campo. E aí a coisa muda de tom e de figura. O prefeito Cícero Lucena (PP) calado continua. 

E como "seguro morreu de velho" expressão que quer dizer: “com sabedoria, toma-se precauções para evitar surpresas desagradáveis”, o ex-senador Efraim Pai (UB) já está no aquecimento para disputar vaga na Câmara em caso de recuo do Republicanos ao filho. Reforço que leva o União Brasil chegar eleger três federais causando um 'deus nos acuda' na disputa de deputado federal. O outro filho, George Morais, já está em campanha - e tem vaga certa - para deputado estadual.

Esse é o cenário que se desenha a partir da decisão de Aguinaldo e do Republicanos. A semana promete fortes emoções.

sexta-feira, 3 de junho de 2022

Em reunião, Republicanos decide se “calar” até as convenções ou até Aguinaldo anunciar candidatura

Rescaldo da reunião do Republicanos com pré-candidatos a deputado continuam no “foguete” de Efraim Filho (União Brasil) para o Senado, mas não se fala mais no assunto até as convenções ou até Aguinaldo Ribeiro, enfim, anunciar se vai ou não para a disputa.

O partido está na base do governador João Azevêdo (PSB), que formalizou convite para Aguinaldo compor a pretensa chapa à reeleição na vaga ao Senado.

O progressista anda calado mas, nos bastidores, fala-se que as reuniões, inclusive com integrantes do Republicanos, têm acontecido.

Para resumir, estão em jogo a distribuição das bases eleitorais e o número de votos que entrarão na conta com a troca de apoios. A matemática ainda não estaria batendo.

Lembrando que as convenções terão início no dia 31 de junho e vão até 5 de agosto, data prevista para o encontro do PSB.

O pragmatismo do Clã Ribeiro deixa Cícero e João à espera da decisão de Aguinaldo que em silêncio vê crescimento de Daniella no radar de Brasília

Quatro meses para a eleição com cenário indefinido na Paraíba. Mostramos (Veja Aqui) que a demora do governador João Azevêdo (PSB) em anunciar deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) senador na chapa faz surgir uma ameaça real à sua reeleição: a senadora Daniella Ribeiro (PSD). Entendido o risco, João revelou essa semana que já fizera o convite e joga a responsabilidade no colo do deputado para o desfecho. 

Mexe-se as cartas conforme a decisão do Clã Ribeiro. O silêncio agora não é só de Aguinaldo e Daniella, mas de todo o entorno. Veja que até o prefeito Cícero Lucena (PP) arrefeceu o ímpeto em dá uma data para o desfecho. Um olhar bem atento nas movimentações do Clã Ribeiro nos mostra que há estratégia bem definida, e das sofisticadas, de forma silenciosa, nos bastidores, onde todas as hipóteses estão na mesa. 

Afinal, o que se esconde por trás desse jogo político? Um enigma difícil de ser desvendado, tal e qual uma mesa de pôquer, onde os jogadores dissimulam o tempo todo a fim de deixar o adversário perdido, sem saber para onde ir. É indiscutível potencial do grupo. Brasília, onde tudo é decidido, avalia que tanto Aguinaldo (Senador) como Daniella (Governadora) tem reais chances de vitória. O Planalto enxerga a segunda opção ideal para a Direita como um todo ter chances na Paraíba. 

À preço de hoje se vislumbra Daniella numa chapa com o Pr. Sérgio Queiroz, mas uma aliança com o PL seria ganho para todos: coloca Bruno Roberto com chances reais na disputa e robustece o palanque de Bolsonaro. A união de prefeitos dos dois grupos forma o maior potencial de votos. Quanto à Nilvan, na proporcional ajuda o partido eleger três federais. Além de um senador, seria um filé - mais fundão e poder. Aliás, essa chapa elegeria de cara cinco federais, juntando o PP. 

Calado, Cícero aguarda a decisão de Aguinaldo que joga "parado". A expectativa volta-se para acontecimentos na próxima semana quando a cúpula do PSD: o ex-ministro Gilberto Kassab e o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco, desembarcam na Paraíba para eventos cuja atenção se voltará para Daniella. Pragmático, Aguinaldo empurra as conversas até o limite em que seja possível ter algum grau de certeza de que está perto do projeto com maior chances de vitória. 

E esse ponto traz mais um enredo para dificultar, como no pôquer, o que está sendo jogado.  João fez o convite e Aguinaldo quer ser senador. Mas e o Republicanos? Em reunião ontem (02/06) decidiu esperar o anúncio de Aguinaldo para sentar com ele. Tá meio à meio, não mais inteiro com Efraim (UB). Enquanto isso, Daniella se movimenta bem, como hábil poker face.

Como boa jogadora, não diz o que pretende. Aguarda um cochilo, um passo em falso ou uma piscadela dos outros jogadores para definir a carta a ser jogada. Diz que "muito ponderado", Aguinaldo segue "avaliando o cenário"... mas "devemos aguardar os acontecimentos".

Portanto, as movimentações na próxima semana vão clarear ou confundir ainda mais. É por isso que alguns políticos impõem silêncio a si próprios e nem sempre respondem aos acontecimentos.

quinta-feira, 2 de junho de 2022

Ministro assina ordem de serviço para duplicação da BR-230 entre Campina e o Sertão

O ministro da Infraestrutura do Governo Federal, Marcelo Sampaio, assinou na noite desta quarta-feira (01), a ordem de serviços para a duplicação das obras de duplicação da Alça Sudoeste da BR-230 a partir de Campina Grande. A assinatura ocorreu em Brasília, com a participação de parte da Bancada Federal paraibana.

Com R$ 40 milhões garantidos pelos parlamentares, o primeiro segmento da obra deve ter duração de dois anos. As obras devem contemplar, inicialmente, o trecho que nasce em Campina Grande e vai até a praça do meio do mundo, que fica próxima a Campina Grande. O custo total da obra, quando ficar 100% concluída, deve ser de R$ 400 milhões.

Participaram do ato de assinatura os senadores Daniella Ribeiro (PP) e Veneziano (MDB), além dos deputados federais: Efraim Filho (União Brasil), Hugo Motta (Republicanos), Wellington Roberto (PL) e Wilson Santiago (Republicanos). 

O anúncio da liberação dos serviços já havia ocorrido, em Brasília, no dia 26 de maio, pelo secretário executivo do Ministério da Infraestrutura, Felipe Queiroz. Com a assinatura, as obras devem começar de forma imediata. A duplicação é uma reivindicação antiga dos parlamentares paraibanos, que agora sai do papel.

terça-feira, 31 de maio de 2022

João reitera disposição de fazer aliança com PP na majoritária e volta a apontar preferência: “Provavelmente vai ser Aguinaldo”.

Ontem (30), durante o lançamento, do ex-secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros (PSB), como pré-candidato à Câmara Federal, realizado no auditório do Suellen Caroline, no Catolé, em Campina Grande, o governador João Azevêdo (PSB), foi questionado sobre o nome que deve compor sua chapa ao cargo de senador, onde destacou que provavelmente este nome deve cair sobre o atual deputado federal e pré-candidato a senador Aguinaldo Ribeiro (PP).

Questionado pela imprensa sobre a definição do seu candidato a senador, o governador respondeu: “Provavelmente sim, vai ser Aguinaldo, só temos questões pontuais a resolver”, disse, destacando que sobre o nome a vice-governador esse só sairá após a definição do nome a senador.

Já o deputado federal Efraim Filho (União Brasil). pré-candidato ao Senado, descartou quaisquer possibilidades de retornar à base governista. ” O governador já fez a sua escolha com Aguinaldo e eu vou com Pedro Cunha Lima e não volto atrás”, disse o deputado durante entrevista ao Programa Arapuan Verdade do Sistema Arapuan de Comunicação.

domingo, 29 de maio de 2022

Prefeito de Pombal declara apoio a Efraim Filho para o Senado após entendimento com Hugo Motta

Pré-candidato ao Senado, o deputado federal Efraim Filho (União Brasil) recebeu neste domingo (29) declaração de apoio do prefeito Dr. Verissinho e vice-prefeito Galego da Gavel (ambos do MDB), da cidade de Pombal. Esse apoio foi articulado pelo deputado federal Hugo Motta (Republicanos) e aumenta as 'labaredas' nos bastidores quanto ao cenário político para a sucessão estadual.

O governador João Azevêdo (PSB) busca o apoio do Republicanos para a candidatura do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) e a partir daí anunciar a composição de sua chapa. Há expectativa para esse desfecho, inclusive, com a indicação de um nome do Republicanos como vice-governador. E para contrapor a essa operação, Efraim Filho segue articulados apoios de sua base para o partido. 

Mais uma prova foi dada neste sábado (28) com o anúncio do apoio do prefeito Marcos Heron (MDB), de Monte Horebe, para Hugo Motta. Para Efraim, essa troca de apoios é a certeza de que o Republicanos confia em seu nome e que a parceria permanece forte.  Mas, como governo é governo, João fará tudo ao seu alcance para não deixar que essa situação continue.

Ex-presidente do PT, Hildevânio Macedo será candidato a deputado pelo PSDB

A disputa para a Assembleia Legislativa da Paraíba tem um novo nome no páreo. Hildevânio Macêdo será candidato a deputado estadual pelo PSDB. Ele fez o anúncio durante plenária ao lado do deputado federal Ruy Carneiro (PSC) e do deputado federal Pedro Cunha Lima, candidato tucano ao governo da Paraíba.

Ao Blog, Macedo justificou: “Por entender que uma outra Paraíba é possível e que o parlamento estadual pode contribuir de maneira mais direta na redução das desigualdades e na garantia dos direitos do povo. Eu quero esperançar em 2022”.

A decisão representa uma virada de chave na vida político-partidária de Hildevânio. Ele já foi presidente do PT de João Pessoa, em 2005, acumulando vasta militância petista e agora cedeu o nome à disposição do PSDB para sua primeira disputa de mandato eletivo.

De 2013 a 2020, exerceu cargos na Prefeitura de João Pessoa e foi, durante este período, um dos principais aliados e articuladores do então prefeito Luciano Cartaxo, hoje no PT.

Hildevânio acompanhou fielmente Luciano na saída do PT para o PSD e depois na migração para o PV. Em 2022, todavia, Macêdo vai disputar o mesmo espaço do ex-aliado, uma vaga na Assembleia. As voltas da política.

Pelo histórico de Hildevânio, não é difícil prever: vem aí o Comitê Lula/Pedro na Paraíba… (Com Heron Cid)

Efraim ajuda Hugo para manter a aliança ’ON’ ao articular apoio do prefeito de Monte Horebe, Marcos Heron.

O deputado federal Efraim Filho (União Brasil) corre contra o tempo para “salvar” o apoio do Republicanos, leia-se o deputado Hugo Motta. Neste final de semana, articulou o apoio do prefeito de Monte Horebe, Marcos Heron, ao projeto de reeleição de Hugo.

O apoio seria mais uma demonstração de retribuição de Efraim, pré-candidato ao Senado, ao Republicanos. O partido está no centro de uma “disputa”. 

O prefeito é do MDB e apoia a pré-candidatura do senador Veneziano Vital do Rêgo ao Governo nas eleições deste ano. Inclusive, recebeu o emedebista no município, nesse sábado (28). É eclético, ja que apoia o deputado estadual Taciano Diniz (União Brasil).

Integra base do governador João Azevêdo (PSB), que deve anunciar Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) para o Senado. Mas, o Republicanos apoia Efraim, pelo menos parte dele. 

A preço de hoje, dentro da legenda, além de Hugo, os deputados Wilson Santiago e Adriano Galdino têm se mantido fiéis a Efraim. Até quando? 

Sergio Queiroz propõe coligação PL/PRTB com a composição de fortíssima chapa: Nilvan (Governador), Bruno Roberto (Vice) e próprio Pr Sérgio Queiroz (Senador)

Depois de ser rechaçado pelo PL na Paraíba é pela ala bolsonarista mais radical, o pastor Sérgio Queiroz (PRTB) lançou a proposta: que os dois partidos lancem chapa única para as eleições deste ano.

Em entrevista a uma rádio no Sertão, nesse sábado (29), propôs a chapa: Nilvan Ferreira para o Governo, Bruno Roberto na vice e ele disputaria o Senado.

“Para que não me critiquem de intransigente, a minha sugestão é que o PL e PRTB caminhem juntos, mantendo minha candidatura ao Senado, a de Nilvan ao governo e a do jovem Bruno Roberto, a vice”, disse.

O PL, comandado pelo deputado federal Wellington Roberto, está com a pretensa chapa praticamente montada. Falta apenas o nome para a vaga de vice. Bruno Roberto é pré-candidato ao Senado e já anunciou os dois suplentes.

Por Elcio Nunes - (Pr Sérgio Queiroz) Pegando igual chiclete!

Fui informado por fontes confiáveis que o pré-candidato ao Senado pela Paraíba, Sérgio Queiroz (PRTB) tem figurando bem em pesquisas internas, ou seja, aquelas que não são divulgadas ao público. Levantamentos que saem de João Pessoa e correm até Cajazeiras, estaria comprovando a veracidade. Sérgio Queiroz está se tornando o fenômeno para o Senado nas próximas eleições de 2 de outubro na guerreira Paraíba.

Uma vida ilibada, caráter firme e franco, respostas claras e diretas, tem levado o eleitor paraibano a ver o pré-candidato com bons olhos e alimentado o eleitorado a pôr a confiança em sua pessoa. Os levantamentos mostram que não só o eleitorado do segmento evangélico tem visto o Sérgio com bons olhos, como também os eleitores dos demais segmentos da sociedade paraibana.

A imprensa tem dado muita abertura e oportunidades em seus programas políticos diários, para que o ele exponha suas ideias, propósitos e planos políticos. Sérgio, com elegância, tem aproveitado cada oportunidade e exposto seu programa de ação para o Senado a cada audiência que o escuta. Na verdade, o Pr. Sérgio Queiróz tem uma excelente história de vida que faz com que o eleitor pare para ouvi-lo. Os demais candidatos já estão ligando as antenas e preocupados com esse furacão-fenômeno que nos está proporcionando a nova onda política paraibana.

O Presidente Jair Bolsonaro continua em ascensão e os prognósticos anunciados lá atrás nos levam na direção exata de que, no final de julho, Bolsonaro estará como cabeça em todas as pesquisas de opinião, de norte a sul do país. O seu grupo vem fazendo um excelente trabalho de estratégia política, que tem rendido dividendos à sua pré-candidatura ao Planalto.

As trágicas recentes notícias de chacina, ou seja, mortes aberrantes no Rio de Janeiro e no Texas, nos deixou assombrados , porém, continuamos a confiar em Deus, que um dia teremos leis mais rígidas e ações rápidas de governos para debelar essa corrida e fazer menos frequente esse derramamento de sangue. Todas as vidas contam e são importantes; porém, nos dói ver uma tragédia que envolve quase 100% de crianças como vítimas, como foi o caso do Texas.

Pedimos a Deus todo poderoso, que nos ajude e nos livre de momentos de aflições aberrantes entre os homens.

Elcio Nunes - @elciojnunes