quinta-feira, 26 de maio de 2022

Bruno Roberto anuncia como 2º Suplente de Senador em sua chapa o filho do pastor José Carlos de Lima, presidente das Assembleia de Deus no NE.

Enquanto a maioria se articula em diálogos com o quebra cabeça partidário para as eleições de outubro, o pré-candidato ao Senado, Bruno Roberto (PL), se antecipou e já anunciou sua chapa para disputar as eleições no pleito de outubro desse ano.

Durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, desta quinta-feira (26), o nome de Isaac Venerando, filho do pastor José Carlos de Lima, presidente das Assembleias de Deus do Nordeste, foi anunciado como 2º suplente. Ele já tinha se antecipado e anunciado que a primeira suplência será ocupada por Tércio Arnaud, assessor especial do presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Nós temos as nossas próprias decisões, isso foi trabalhado com os nossos líderes assembleianos e naturalmente foi acatada por líderes aqui no estado e foi um nome que foi veiculado e estamos a disposição", disse. Com isso, Bruno Roberto impede que o pastor José Carlos de Lima declarasse apoio á pré-candidatura ao Senado do também pastor Sérgio Queiroz (PRTB).

Por unanimidade: TRE-PB determina cassação dos mandatos dos deputados Chió, doutor Érico e Bosco Carneiro; cabe recurso

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) determinou por unanimidade, em sessão solene na tarde desta quinta-feira (26), a cassação dos mandatos dos deputados estaduais Chió (Rede), Dr. Érico (MDB) e Bosco Carneiro (Republicanos). A Corte acatou um parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE), no âmbito de Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime), em decorrência de fraude na cota de gênero nas eleições de 2018.

A decisão é também pela anulação dos votos recebidos e pela retotalização desses votos. Não haverá execução imediata da decisão. Cabe recurso. Entretanto, por se tratar de uma decisão colegiada os deputados Chió e Bosco Carneiro ficam inelegíveis para concorrer à reeleição nas eleições deste ano, de acordo com a Lei da Ficha Limpa. Dr. Érico já havia desistido e lançou a esposa Germana Wanderley (Solidariedade) em seu lugar. 

A ação foi apresentada pela Coligação A Força da Esperança II (PV / PSD / PP / PTC / PHS / PSC / PSDB), ainda em 2019, contra a coligação “A Força do Trabalho V” (Rede / PPS (hoje Cidadania) / DEM / PMN), pela qual foram eleitos os parlamentares.  A fraude ocorreu, no entendimento da Justiça Eleitoral, como objetivo de alcançar o mínimo de 30% da quota de gênero exigido pela Justiça Eleitoral.

Pelo menos 6 candidatas mulheres participaram do pleito, segundo a denúncia, com o objetivo de “maquiar” a quota de gênero, o que ensejou a cassação dos eleitos. Elas não teriam participado de atividades de campanha nem arrecadaram recursos para participar do pleito. Uma das candidatas chegou a pedir votos para outra postulante nas redes sociais.  Outra revelou que sequer teve conhecimento de sua filiação a partido político e não realizou campanha eleitoral.

A sessão

A sessão começou no início da tarde desta quinta-feira (26) com a palavra da assistência de acusação. Para os advogados da Coligação A Força da Esperança II, nenhuma das candidatas consideradas “laranjas” compareceu à convenção partidária em 2018, o que demonstraria a fraude. As impugnadas também não teriam participado de atos de campanha nem fizeram prestação de contas à Justiça Eleitoral.

Os advogados de defesa dos deputados, por outro lado, alegaram que os parlamentares não tiveram conhecimento das irregularidades apontadas na acusação e que eles cumpriram todas as obrigações eleitorais. Eles ainda apontaram falhas processuais e pediram a improcedência da ação.

Parecer pela cassação

Com a palavra, a procuradora Acássia Suassuna, reiterou o parecer pela cassação dos deputados. Segundo ela, não houve cerceamento de defesa no curso do processo. Ela também rejeitou os argumentos levantados pela defesa, de que os deputados eleitos não teriam culpa ou conhecimento sobre eventuais irregularidades. “Está claro pela prova documental dos fatos, independentemente de qualquer depoimento, a prática da fraude”, disse.

Os votos

Relator da matéria, o juiz eleitoral Fábio Leandro de Alencar Cunha negou que tenha havido cerceamento de defesa nos autos do processo. Ele também rejeitou a anulação das provas apresentadas no processo, como queriam os advogados de defesa.

Fábio Leandro votou pela procedência parcial da ação, reconhecendo a fraude na cota de gênero, e determinou a cassação de todos os candidatos de deputado estadual pela Coligação A Força do Trabalho V, com a anulação dos votos recebidos  e a retotalização desses votos.

O entendimento do relator foi seguido pelos juizes Bianor Arruda Neto, Roberto D’Horn, Arthur Fialho, José Ferreira Ramos Júnior e pelos desembargadores Leandro dos Santos e Fátima Bezerra. Em seu voto, ela informou ser “inegável” a comprovação da fraude, o que na visão dela gerou prejuízos à expressão popular nas urnas.

quarta-feira, 25 de maio de 2022

Deputado Caio Roberto passa por cirurgia para corrigir lesão nos músculos, após pegar pesado na academia; ficará no estaleiro por seis semanas

Em postagem nas redes sociais, o deputado estadual Caio Roberto (PL) comunicou que passou por uma cirurgia para corrigir uma lesão no músculo, após exagerar nos treinos, decerto, pegando peso pesado. 

O parlamentar rompeu o tendão do peitoral. “Me operei ontem, cirurgia bem complicada devido a uma grande retração do tendão. Ficou muito difícil leva-lo novamente ao braço”, escreveu Caio.

Vai ficar no estaleiro por seis semanas sem qualquer movimento no ombro e braço. Após a cicatrização, deve começar a fazer fisioterapia.

Wilson Filho mais um do Republicanos que promete seguir decisão de João Azevêdo sobre o Senado: "O partido vai ter uma reunião pra construir essas etapas", disse.

O deputado estadual, Wilson Filho, líder do governo na ALPB, é mais um parlamentar do Republicanos que prometeu seguir a decisão do governador João Azevêdo (PSB) com relação a escolha do candidato a senador, que deve ser Aguinaldo Ribeiro (PP). Além dele, Raniery Paulino também já fez a mesma promessa.

“Nunca deixei de expressar, desde o início, mesmo antes de ser líder do governo, que sempre tomaria minhas decisões combinadas com o governador. Eu entendo os motivos que levaram o Republicanos a apoiar Efraim Filho. Também entendo que o Republicanos é governo. O partido vai ter uma reunião para construir essas etapas”, disse.

Republicanos e aliados preparam-se pra deixar Efraim após João dizer que não aceitará voto pela metade da base; "(João) é o comandante do meu projeto. Tenho dever de lealdade...", já declarou Ricardo Barbosa

"A gente se distanciou das conversas. Tínhamos algumas equações políticas para serem vencidas parte a parte, e isso entrou em desnivelamento em decorrência da decisão de Efraim Filho (que rompeu com João)", declarou o deputado estadual Ricardo Barbosa (PSB), pré-candidato a deputado federal, no que sinalizando desembarque do apoio à Efraim Filho para o Senado..

Ricardo comentou que Efraim Filho "está cuidando da campanha dele, mas apoiada por um adversário (Pedro) nosso". Ricardo tornou ainda mais nítido o desfecho: "Vou ouvir o meu governador, que é o comandante do meu projeto. Efraim tem pendências de relação de parceria comigo. Tenho dever de lealdade e reconhecimento do trabalho magistral que João vem fazendo", finalizou.


Terceira Câmara reforma decisão que condenou ex-prefeita de Santana de Mangueira por improbidade administrativa

A Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba reformou sentença oriunda da 2ª vara mista da comarca de Conceição, na qual a ex-prefeita de Santana de Mangueira, Tania Mangueira Nitão Inácio foi condenada pela prática de improbidade administrativa. A relatoria do processo nº 0800984-96.2017.8.15.0151 foi do Desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos. Tânia é esposa do atual prefeito Nerival, que teve mandato cassado dias atrás pelo Tribunal Regional Eleitoral (TSE) e recorreu da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na Primeira Instância, o Ministério Público Estadual ajuizou ação de improbidade administrativa em face de Tania Mangueira por ter, enquanto prefeita de Santana de Mangueira e no ano de 2009, promovido o transporte escolar de forma irregular, sem licitação e com veículos inaptos, tendo ocorrido, em 20 de março de 2009, um acidente de trânsito que ocasionou o óbito de um aluno e ferimentos em outros 32. De acordo com a sentença, ela foi condenada nas seguintes penalidades: suspensão dos direitos políticos por cinco anos; pagamento de multa civil, correspondente no valor de 100 vezes do valor da última remuneração percebida enquanto prefeita; e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos.

No julgamento do recurso pela Terceira Câmara, as sanções aplicadas foram: proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos, bem como o pagamento de multa civil equivalente a 20 vezes o valor da remuneração percebida no cargo.

“A contratação de transporte, sem licitação e sem a observância às mínimas exigências de segurança, nos moldes delineados no presente caso, constitui ato de improbidade previsto no caput do artigo 11 da lei 8.429/92, ainda que não haja efetiva comprovação de dano ao erário ou de enriquecimento ilícito dos agentes públicos”, frisou o relator. Da decisão cabe recurso. 

Tanilson Soares apresenta Projeto de Lei que cria ‘Selo Produto Pessoense’ para valorizar artistas e artesões de João Pessoa

O pré-candidato a deputado estadual, o vereador pessoense Tanilson Soares (PSB) apresentou Projeto de Lei que cria o ‘Selo Produto Pessoense’ para estimular a produção do artesanato por artistas e artesãos da Capital.

“Admirador da arte dos artistas locais e incentivador da produção de artesanato, apresentei o projeto que visa estabelecer um Sistema de Certificação da Produção Artesanal dos empreendedores locais e criar o Selo Produto Pessoense”, justificou nas redes sociais.

De acordo com Tanilson, a criação do selo surge da importância de uma marca identificando os produtos locais para os consumidores que apoiem a arte local possam valorizar os artistas da terra.

“É importante termos uma marca que estabeleça a identificação dos produtos locais, enaltecendo a qualidade das nossas peças e promovendo uma campanha de valorização dos nossos artistas, e assim aumentando o consumo dessas peças made in João Pessoa”, explicou.

Tanilson, que vai ser candidato a deputado estadual este ano, tem a missão de substituir o seu pai, o deputado Edmilson Soares, que deve se aposentar da vida pública após décadas de prestação de serviços. A valorização do empreendedorismo local é uma de suas bandeiras.

terça-feira, 24 de maio de 2022

Convenção para oficializar chapa João/Aguinaldo será dia 05 de agosto, aniversário de Cícero Lucena e da Capital JP

A convenção do PSB, que vai oficializar a candidatura do governador João Azevêdo à reeleição já estaria com data marcada: 5 de agosto, no Forrock. A data é significativa já que é o do aniversário de 437 anos de João Pessoa. 

Coincide também com o aniversário do prefeito Cícero Lucena, aliado de João e que tem trabalhado para a consolidação da aliança com o Progressistas tendo o deputado federal Aguinaldo Ribeiro ao Senado.

O governador disse ser óbvio nesta terça-feira (24) que, a partir da escolha da chapa à reeleição, os aliados votem de forma integral na composição apresentada. E que, tão logo o nome para o Senado seja definido, reunirá a base aliada que teima em não entender que não se pode “servir” a duas chapas majoritárias.

“Eu não iria pedir voto para adversário”, disparou. E mais: irá analisar caso a caso entre aqueles que não estiverem dispostos a abraçar a pretensa chapa. A (in)direta foi para o Republicanos. O partido apoia João, mas também segue com o deputado Efraim Filho, aliado de Pedro Cunha Lima, pré-candidato ao Governo e adversário ferrenho ao socialista.

João quer Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) como nome na vaga ao Senado, que “exige” uma unidade. Aliados resistem. Foi taxativo ao dizer que não tem tempo para se ocupar com críticas da oposição. “À oposição, cabe criar e inventar muita coisa, porque tem gente aqui que acha que água nasce em torneira”.

Presenças de Cartaxo e Maysa no encontro com Veneziano/RC reforça tese indicação da ex-primeira-dama como vice na chapa

A presença do ex-prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo (PT), pré-candidato a deputado estadual, e sua esposa Maysa Cartaxo (PT), além do irmão Lucélio Cartaxo (PT), pré-candidato a deputado federal, em encontro na noite desta segunda (23), no Hotel Xênios, Orla da Praia do Cabo Branco, reforça a tese da indicação da ex-primeira-dama da Capital como vice na chapa de Veneziano (MDB).

O encontro se tratava de mais uma plenária organizada pela chapa Veneziano (Governador) com o ex-governador Ricardo Coutinho (Senador). De acordo com o emedebista, a unidade entre ele, Ricardo, Luciano, Lucélio, Maysa mostra que é possível unir forças em favor “de uma Paraíba que pode mais, para mudar a realidade que é vista hoje em nosso estado e no Brasil”.

Além do Republicanos, deputados do próprio partido e auxiliares do governador em rota diferente da de João na opção ao Senado

Além do problemão com o Republicanos, que apoia o nome de Efraim Filho (União Brasil) candidato da oposição ao Senado, na chapa encabeçada por Pedro Cunha Lima (PSDB), agora a base governista dá mais uma demonstração de sua desarrumação. 

Os aliados deputado federal Frei Anastácio (PT), o deputado estadual Anísio Maia (PSB) e a presidente da Jucep (Junta Comercial da Paraíba) Gregória Benário anunciaram apoio à pré-candidatura do ex-reitor Rangel Júnior ao Senado. 

Anísio já é o quarto deputado (tem Ricardo Barbosa, Júnior Araújo e Buba Germano, que apoiam Efraim) do partido do próprio governador a declarar apoio à nomes que não farão parte da chapa oficial. E Gregória foi nomeada para o cargo a menos de dois meses. 

Difícil fechar uma aliança e chapa com o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) tendo um cenário desses.

segunda-feira, 23 de maio de 2022

Nilvan sobre ser vice de Pedro: "Chance zero. Que o PSDB cuide de seu quintal, que nós cuidamos do nosso"

O radialista e pré-candidato a governador da Paraíba, Nilvan Ferreira (PL), mandou recado para o PSDB e rechaçou qualquer entendimento com Pedro Cunha Lima visando a formação de uma nova chapa para disputa do governo estadual.

Em participação por telefone no programa 60 minutos da Arapuan FM, na noite desta segunda-feira (23), Nilvan assegurou que não existe a possibilidade para que ele possa ser o vice do tucano.

“O PL tem um projeto e ele está posto. Impossível o recuo de nossa candidatura, como a de Bruno Roberto para Senador. Sou candidato do presidente Bolsonaro e de muitos paraibanos que querem mudança. A Paraíba não quer Cunha Lima, João Azevêdo e Veneziano. O nosso estado deseja algo diferente. Que o PSDB cuide de seu quintal, que nós cuidamos do nosso. Qualquer outra informação é Fake News”, retrucou.

domingo, 22 de maio de 2022

Oposição em Diamante declara apoio à pré-candidatura de Bruno Roberto ao Senado

Representantes da oposição no município de Diamante, no Vale do Piancó, declararam apoio ao pré-candidato Bruno Roberto (PL), na disputa ao Senado, durante encontro neste fim de semana. 

Participaram do encontro o empresário Edinho Estandislau, os ex-vereadores: Edivan, Alan David, Toinho Zuza, Pipi; e os vereadores Manoel Marrocos e Cícero Venâncio. A adesão do grupo a pré-candidatura de Bruno foi articulada pelo prefeito de São José de Caiana, Manoel Moleque (PL).

Além de Diamante, Bruno já soma diversos apoios na região do Vale do Piancó, a exemplo dos prefeitos de Pedra Branca, Ibiara e São José de Caiana.

Aguinaldo e Daniella sincronizados para qualquer cenário porque sabem o tamanho que têm...

Fim de maio (quatro meses pra eleição) e sem anúncio do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) senador na chapa do governador João Azevêdo (PSB). Um com grupo unido e outro com "reino dividido" que na ótica de "Guiga', para os mais íntimos, "não prospera". O prefeito Cícero Lucena (PP) tentou cravar uma data e, como tantos, não deu. O desgaste só aumenta. A lógica é simples: é preciso unidade da base governista. 

Um dos motivos para essa indefinição. Outro: mudança de cenário. Ex-banqueiro/ex-governador (velha raposa mineira) Magalhães Pinto já ensinava lá atrás que “política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Você olha de novo e ela já mudou”. O Clã Ribeiro tem musculatura (tempo de TV e verba) suficiente para disputar tanto o Senado como o Governo, com o: PP, PSD, SD, Avante, PATRI e, provavelmente, o PDT. 

Com capacidade circular (e influenciar) na esquerda, centro e direita, Aguinaldo leva ligeira vantagem na geopolítica com o apoio de prefeitos de grandes/médios centros: João Pessoa, Santa Rita, Cajazeiras, Esperança, Uiraúna, Araruna, Cuité, Alagoa Grande, Bananeiras, Conde, Piancó, Alhandra, Pitimbu, Areia, Princesa Isabel, Sousa, Soledade, Monteiro, Serra Branca, Cabaceiras, Casserengue, Serraria, Tacima, C. de Areia, Sertãozinho, S.. André, S. D. Cariri, Dona Inês, Pilões, etc.

Boa bancada de deputados: Felipe Leitão, Drª Paula, Galego Sousa, Lindolfo Pires, Drª Jane, Tião Gomes, Eduardo Carneiro, Edmilson Soares, Doda de Tião, Raniery Paulino, etc. 22 dos 27 vereadores da Capital. A demora em enquadrar a base aumenta o desgaste, principalmente para o governo. Somente o PP teve 397 mil votos em 2020. A prioridade é Aguinaldo Senador. Mas, pode ser (dependendo do cenário) Daniella Governadora. O que já é discutido nos bastidores.

Fato novo a empolgar o eleitor diante de nomes insossos na oposição (Veneziano, Pedro e Nilvan). É inegável a envergadura do Clã Ribeiro, desconhecê-la é um erro crasso. Um grupo que que governa João Pessoa, Santa Rita, Bayeux, Cajazeiras, Esperança, tem o vice-prefeito de Campina Grande e capilaridade em cidades estratégicas, não é apenas forte, mas decisivo. Com esse estilo, Aguinaldo tornou o grupo protagonista nas últimas eleições. 

Sem ninguém acreditar, Daniella (831 mil votos) se tronou a primeira Senadora pela Paraíba (2018) atropelando Cássio (601 mil votos), Couto (792 mil votos) e, por muito pouco, não venceu Veneziano (844 mil votos), esses dois últimos candidatos do então poderoso Ricardo Coutinho (PSB). Era deputada estadual (deixando reeleição certa pelo duvidoso) teria filho Lucas (vice-prefeito de CG) no seu lugar. Não quis. Viu o horizonte e acertou.  

Daniella venceu em João Pessoa (175 mil votos) e Campina Grande (103 mil votos) vantagem de quase 80 mil votos que nem Couto nem Cássio conseguiram tirar no interior do estado. Ali, João venceu no primeiro turno (1.119.758 milhão votos) contra nomes fracos: Lucélio (450 mil votos) e Zé Maranhão (335 mil votos), vantagem de 333 mil votos. Hoje, João sofreu fortes baixas: RC, Veneziano, Efraim Filho e Lígia Feliciano. Tem em Cícero ponte para a aliança com o Clã Ribeiro. 

Aposentado desde 2014, não disputou reeleição ao Senado, Teria disputado o Governo em 2010 se não fosse abandonado por Cássio. Candidato a prefeito de João Pessoa, em 2012, teve 20,27% no primeiro turno e derrotado por Luciano Cartaxo, no segundo, ampliou a votação em 11,5%. Cícero foi resgatado para por Aguinaldo e Daniella para disputar a prefeitura (2020) quase a mesma votação de 2012 (20,72%). Favoreceu Nilvan ter ido ao segundo turno e não Ruy Carneiro. 

Cícero quer a chapa João/Aguinaldo. Essa indefinição muda o cenário empurrando Daniella para disputa ao Governo que ficaria equilibrada sendo possível ir ao segundo turno com 20%, aconteceu em João Pessoa. Com zero rejeição, voto feminino, voto evangélico, máquinas municipal e federal, e a capacidade de Aguinaldo de circular por todos os campos, o cavalo fica 'selado' pra ela. 

Com o Pastor Sérgio Queiroz (PRTB/Pros) como senador, junta-se o segmento evangélico em peso e a classe média/alta, Lauremília vice (ou o empresário Júnior Evangelista), a chapa parte da Capital com larga vantagem (bem votada em CG) difícil de ser tirada pelos concorrentes na oposição. Daniella chega fortíssima no segundo turno. Não tem nada a perder, só a ganhar, restam mais quatro anos de mandato como senadora. Quanto ao Pastor Sérgio, se tornaria bastante competitivo.

Tem total apoio de cima (Brasília). O presidente do PSD, ex-ministro Gilberto Kassab, presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), ministro da Casa Civil Ciro Nogueira (PP), a primeira-dama Michelle, Damares e Onix. Para quem se elegeu senadora quando ninguém acreditava, melhor não menosprezar esse cenário. O eleitor poderá escrever este ano um novo e inédito capítulo na história política paraibana (como fez em 2018). 

A carreira ascendente de Daniella – vereadora e deputada à condição de primeira mulher Senadora da Paraíba – a credencia para qualquer missão. É, ainda, detentora de alguns atributos essenciais à carreira política: jovem, simpática, talentosa e dona de uma oratória simples e de amplo alcance. O Clã Ribeiro já tem uma joia lapidada, carece somente de competente campanha e trabalho efetivo para candidatura forte com reais chances de vitória. 

Aguinaldo Senador é a prioridade, mas o grupo cobra que o nado seja sincronizado. Essa indecisão faz mudar o cenário e Daniella entrar no jogo. Caso isso aconteça, a base de Campina Grande racharia os votos de João. É preciso olhar para o Clã Ribeiro a partir de seu protagonismo no que representa eleitoralmente suas lideranças. Lembrando os ensinamentos de Magalhães Pinto. O fato é que "camarão que dorme, a onda leva".