sábado, 21 de maio de 2016

Câmara vai realizar audiência pública com presença do MP, empresa organizadora e prefeitura, para apurar mudança na relação de aprovados no concurso público de Itaporanga...

Será realizada na próxima quarta-feira (25) uma audiência pública na Câmara Municipal para debater a problemática que se apresentou no concurso público realizado pela Prefeitura Municipal de Itaporanga, para o preenchimento de 140 vagas na administração local. A empresa organizadora do certame, Contemax Consultoria, divulgou terça-feira passada mudança na relação dos aprovados, causando indignação e revolta entre os mesmos - além de suas famílias e da população como um todo.
O prefeito Audiberg Alves, que ainda não homologou o concurso, afirmou ao blog que fora pego de surpresa com essa nova relação e que só homologaria o certame com a relação correta. Com o 'mundo vindo abaixo', a gestão municipal apressou-se a se explicar mas a confusão já estava feita. Quem foi aprovado e teve o nome excluído da primeira relação divulgada pela empresa não quer conversa e a contenda deve seguir pra justiça, o que será um pesadelo e prejuízo enorme para a administração municipal.
Pois bem, a audiência da próxima quarta-feira (25), cujo requerimento é de autoria do vereador Ricardo Pinto (na tribuna, na foto), aprovado pelos demais vereadores, terá a presença do Ministério Público, da comissão responsável pela realização do concurso, da empresa organizadora, do prefeito e dos candidatos aprovados e classificados. Pelo menos é o que se espera. Os convites estão sendo encaminhados. Se faz urgente uma solução para essa 'barbeiragem' que cometerem. Ou, então, o caminho a ser tomado será a anulação do concurso. Podendo até não homologado pelo prefeito.
São frágeis os argumentos da empresa para a mudança da relação. "O que houve foi um forte indício de fraude que estava sendo cometido nesse concurso. Isso é inadmissível. Por isso, a necessidade urgente de se fazer essa audiência com todos eles presentes e se for o caso proceder com a anulação do concurso. Teve candidato que ficou em segundo, terceiro lugar, e depois nem na lista de aprovado estava mais. O que fizeram está deixando muita gente doente, desesperada, com depressão, etc. É um absurdo cometer uma coisa dessa...", disse o vereador Ricardo Pinto.               

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Vereador Renio Macedo pede aos Secretários de Saúde Municipal e Estadual vacinação de professores contra gripe H1N1

O Vereador/Presidente da Câmara de Santana dos Garrotes, Rênio Macedo (foto), protocolou na secretaria da Casa requerimento de sua autoria, pedindo que professores municipal e estadual sejam incluídos no grupo de risco para vacinação contra a gripe H1N1.
De acordo com o vereador, “o requerimento é direcionado para os Secretários da Saúde Municipal e Estadual, para que se sensibilizem e liberem uma dose da vacina H1N1 para nossos professores, já que estão suscetíveis a essa doença, visto que ficam em contato com centenas de crianças, jovens e adultos todos os dias”, justificou.
A gripe H1N1, ou influenza A, é provocada pelo vírus H1N1 da influenza do tipo A. Ele é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína, que infectaram porcos simultaneamente.
O período de incubação varia de 3 a 5 dias. A transmissão pode ocorrer antes de aparecerem os sintomas. Ela se dá pelo contato direto com os animais ou com objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias.

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Cássio revela conversa com Maranhão sobre alianças em alguns municípios nas eleições deste ano e garante que relação com peemedebista está “desobstruída”

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) confirmou que deverá conversar com o senador José Maranhão, presidente do PMDB da Paraíba, sobre as eleições municipais na próxima semana. O tucano explicou que o encontro, previsto para ocorrer ontem, ficou inviável por conta da agenda da bancada que priorizou as reivindicações acerca da crise hídrica que afeta o estado. Porém, ele antecipou que a relação entre eles está “desobstruída”.
“Eu me reúno com o senador José Maranhão todos os dias, na prática. Eu me encontro com ele todos os dias no plenário, assim como acontece com o senador Raimundo Lira. Mas, ficamos de conversar um pouco mais sobre política e sucessão municipal, e novamente, a prioridade da semana foram os problemas vinculados à transposição”, explicou. O tucano confirmou que seu partido se unirá ao PMDB em alguns municípios do estado e garantiu que as divergências políticas com o senador José Maranhão foram superadas.
“Na semana que vem, devo sentar para fazer uma avaliação dessas eleições municipais. Temos umas áreas onde podemos caminhar juntos, formar coligação, em outros municípios não há essa possibilidade, mas o que eu posso antecipar é que existe uma relação hoje desobstruída, de colaboração, de trabalho conjunto, tanto da minha parte, quanto dos senadores José Maranhão e Raimundo Lira. Nossa atuação tem sido sempre muito sintonizada”, falou.
Cássio também deixou para a próxima semana conversas com lideranças do PSDB de João Pessoa para aprofundar as discussões sobre política de alianças. “Vamos voltar a conversar, passamos por uma situação muito atípica com a votação do processo de impeachment, o agravamento dessa crise política e a responsabilidade na liderança do PSDB  e terminei focando, por razões naturais, no processo de impeachment. A partir de agora, com essa situação um pouco mais calma, eu vou voltar a conversar com os vereadores, com o senador Cícero, com o deputado Pedro, com Ruy a partir da próxima semana”, falou.
Por fim, ele observou que os vereadores do PSDB já apoiam o prefeito Luciano Cartaxo (PSD), mas assegurou que dará espaços para o diálogo com os deputados federais Manoel Júnior (PMDB) e Wilson Filho (PTB), pré-candidatos a prefeito nas eleições deste ano. “O partido tem uma decisão tomada de não ter candidatura própria, temos a possibilidade de aliança com o prefeito Luciano Cartaxo, que está posta, já que os vereadores já dão sustentação ao prefeito Luciano, mas outros dois postulantes pleiteiam um diálogo com o PSDB e essa conversa não será negada, tanto com o deputado Manoel Júnior, quanto com o deputado Wilson Filho. Temos algum prazo para isso e essa decisão será tomada tempestivamente”, concluiu.

Maranhão, Cássio e Lira se reúnem com ministro da Integração e pedem conclusão das obras da Transposição do Rio São Francisco

O senador José Maranhão (PMDB-PB) e demais integrantes da bancada da Paraíba, estiveram em audiência com o Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho. 
A pauta da reunião é a reivindicação da conclusão das obras da Transposição do Rio São Francisco e o colapso hídrico na Paraíba, em especial a cidade de Campina Grande e região.
Além do Senador José Maranhão, estiveram presentes na audiência os senadores Raimundo Lira (PMDB) e Cássio Cunha Lima (PSDB) e os deputados federais Hugo Motta (PNDB) e Pedro Cunha Lima (PSDB).

terça-feira, 17 de maio de 2016

Militância lota evento para lançamento do nome do ex-prefeito Anchieta Nóia na disputa em Pedra Branca, com o empresário Tinha Batista como candidato a vice.

O grupo político que faz oposição ao prefeito Allan Bastos, no município de Pedra Branca, lançou nomes que deverão disputar as eleições municipais de 2016. Os nomes são do ex-prefeito Anchieta Nóia (PSDB), pré-candidato a prefeito, e Tinha Batista, pré-candidato a vice-prefeito. 
A decisão foi anunciados pela oposição domingo, dia 15, em evento na área de lazer, Zé de Corando, com a participação de toda a militância que compõe a oposição na cidade. O nome de Anchieta Nóia vem de uma história construída na política pedrabranquense. Prefeito por três mandatos. Um nome que nasce da vontade popular, do desejo de querer que a cidade volte a crescer, a pedido do povo.
O nome do empresário Tinha Batista, foi escolhido devido seu relacionamento com o povo e foi um dos nomes mais indicados pela população. A indicação dos nomes de Anchieta Nóia e Tinha Batista representa o reconhecimento do trabalho alavancado ao longo da história. Nasce da insatisfação popular da atual gestão, que virou as costas para o povo. O ex-prefeito fez dura críticas a atual gestão.
Anchieta conta também com o apoio do atual vice-prefeito, Zé Alvino (PC do B). Presentes o ex-vice prefeito, Neto Teotônio, que abdicou de seu nome de vice para dá vaga a Tinha Batista, que na eleição passada apoiou o atual prefeito; os vereadores, Beto Rodrigues (PC do B), Divanildo Paz (PSDB) e Edimilson Sousa (PTB), além de ex-vereadores e várias lideranças locais.
O grupo usou botons com uma frase: "Que o "Galego" ia voltar, Disso eu "Tinha" certeza. Se referindo ao ex-prefeito, Anchieta Nóia, que também é chamado de Galego e o pré-candidato a vice, Tinha Batista. Além desses nomes majoritários, o grupo de oposição já tem uma lista de 10 nomes de pré-candidatos a vereadores. (com Ary Ramalho)
 
 

Prefeito Audiberg Alves fixa valor de R$ 1.200,00 como salário dos conselheiros tutelares no município de Itaporanga

O prefeito de Itaporanga, Audiberg Alves (PSB) sanciona ainda essa semana o Projeto de Lei nº 07/2016, de autoria do Executivo Municipal, que instituí o subsídio mensal no valor de R$ 1.200,00 para os membros do Conselho Tutelar do município. Esse valor foi garantido após aprovação semana passada pela Câmara Municipal.
Uma decisão que merece elogios, haja vista, o valoroso e, em muitos casos, 'espinhoso' trabalho que é desempenhado pelo Conselho Tutela. Como a lei não permite conceder gratificação aos conselheiros o mais acertado é esse aumento nos seus subsídios.
O Conselho Tutelar é composto por membros eleitos pela comunidade para acompanharem as crianças e os adolescentes e decidirem em conjunto sobre qual medida de proteção para cada caso. Devido ao seu trabalho de fiscalização a todos os entes de proteção (Estado, comunidade e família), o Conselho goza de autonomia funcional.
Os conselheiros atuam como zeladores dos direitos da criança e do adolescente e devem requisitar ações que os garantam esses direitos junto ao Ministério Público e Poder Judiciário para que estes façam valer a lei, quando administrativamente não conseguirem tal intento. 

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Na Paraíba, indicados pelos deputados pró-Dilma serão substituídos pelos novos governistas...

luiz wellington damião
As apostas foram feitas e quem perdeu terá que arcar com o prejuízo. Os três deputados paraibanos que votaram contra o impeachment da Presidente Dilma Rousseff agora perderão seus cargos federais. O presidente interino, Michel Temer, colocará os cargos à disposição dos recentes aliados.
A lista de cargos eram de competência de Luiz Couto (PT), Damião Feliciano (PDT) e Wellington Roberto (PR), os três deputados federais paraibanos que votaram contra o andamento do processo de afastamento de Dilma. A votação foi favorável ao prosseguimento e depois de aprovada no senado já garantiu o afastamento de 180 dias da presidente.
Os apostadores que colocaram suas fichas na saída da presidente e permitiram o governo Temer vão colher os frutos da aposta vencedora.  Efraim Filho (DEM), Pedro Cunha Lima (PSDB), Bejanmim Maranhão (Solidariedade) irão dispor de oito cargos federais. Confira os órgãos e os dirigentes que devem ser exonerados: (com PolêmicaPB)

Cargos do PT

INSS – Mauro Plácido

Incra – Cleofas Ferreira Caju

Ibama – Anselmo de Castilho

Ministério da Agricultura – Antônio Hyberon da Silva

Cargos do PR

Dnit – Adolpho

Conab – Angelo Amaro Veras Viana

Cargos do PDT

Correios – José Pereira “Pereirinha” da Costa Filho

Ministério do Trabalho –