sábado, 9 de janeiro de 2021

Com a mãe assumindo vaga no Senado, Veneziano vai comandar o MDB na Paraíba e Nilvan em JP; Antônio Sousa foi comunicado pela Nacional onde tudo foi articulado...

O senador Veneziano Vital do Rêgo será o novo comandante do MDB, na Paraíba. Com o também senador José Maranhão afastado das atividades por conta da covid-19, Veneziano atuou para ser o novo líder da legenda no estado. A informação foi obtida com exclusividade pelo Fonte83. 
A ex-deputada Nilda Gondim, mãe de Veneziano, assumiu a titularidade do mandato com a licença de Maranhão. E com a ingresso da também senadora Rose de Freitas, que deixou o Podemos, o MDB sai de 13 para 15 senadores e vai lançar candidato a presidência do Senado.

Insatisfeito há tempos com o PSB, Veneziano oficializou sua saída do partido (em 23 de dezembro) e articulou não apenas seu retorno ao MDB, como também pegar a agremiação para comandá-la junto com o comunicador Nilvan Ferreira que será o presidente da legenda em João Pessoa.

A confirmação de toda essa mudanças será oficializada quando o senador Maranhão estiver 100% recuperado. Fiel escudeiro de Maranhão, Antônio de Sousa,  que sempre comandava o MDB na ausência do senador, já foi informado da decisão que virá de cima para baixo, ou seja, da nacional, onde tudo foi articulado.

Cícero Lucena e João Azevêdo: A sintonia política-administrativa que há tempos não presenciamos na Paraíba

“Fomos eleitos para cuidar de João pessoa, não para falar de política”. A frase dita pelo prefeito Cícero Lucena (Progressistas), na última quinta-feira (7), indica claramente que o foco, nesse início de gestão, é realmente trabalhar e governar João Pessoa. Aliás, a pauta administrativa imposta pelo progressista nesses primeiros dias tem ditado o ritmo da imprensa local, que permanece ávida por novos fatos políticos que, diga-se de passagem, é o que move a audiência dos grandes veículos e é o interesse principal de grande parcela da população.

Nesse interim, o prefeito ganhou um parceiro fundamental para cuidar da cidade. É o governador João Azevêdo (Cidadania), principal aliado nas últimas eleições municipais, que esta semana, em gesto surpreendente, buscou pessoalmente o progressista para formalizar uma agenda positiva em favor da Capital de todos os paraibanos.

Em visita de cortesia promovida pelo governador João Azevêdo ao prefeito da Capital, quando o normal tem sido o contrário – o Chefe do Executivo Municipal é quem busca um espaço na agenda do Estadual -, mostra, primeiro a humildade de Azevêdo e, segundo, o quanto de sintonia política-administrativa e vontade de trabalhar em conjunto estão presentes nos dois gestores.

E, os primeiros frutos já começaram a surtir efeito. Após o encontro, Cícero Lucena e João Azevêdo realinharam o discurso, ratificaram os compromissos de campanha e iniciaram a pauta de compromissos, entre Prefeitura e Estado, com prioridade para ações e obras nas áreas de infraestrutura e saneamento, educação, saúde, meio ambiente, pavimentação e mobilidade urbana.

Como prioridade inicial, os gestores firmaram convênio, por meio da atuação da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), com foco nos serviços de esgotamento sanitário e saneamento básico da Capital. E o trabalho já começou nesta sexta-feira (8), com Cícero e João na Praia de Tambaú, autorizando o início dos trabalhos para identificar ligações clandestinas das águas pluviais para a rede de esgoto ou esgoto direcionado para as redes pluviais. A ação deverá solucionar um problema histórico na Orla da Capital. O resultado serão praias mais limpas, mais seguras para os banhistas.

Ainda na faixa litorânea, Cícero Lucena já acenou para o governador que determinará a celeridade em liberação dos alvarás de construção de empreendimentos no Polo Turístico Cabo Branco. Outro ponto anunciado foi a realização de ações definitivas, em parceria com o Governo do Estado, para a preservação da Barreira do Cabo Branco.

SAÚDE

Na saúde, os dois gestores firmaram compromisso para trabalhar a redução das filas de espera por cirurgias eletivas no Sistema Único de Saúde (SUS). Cícero Lucena anunciou a criação do Programa ‘Opera João Pessoa’, que seguirá o modelo do recém lançado ‘Opera Paraíba’, por João Azevêdo, no Governo do Estado.

Os gestores ainda mantém a expectativa do início da vacinação contra a Covid-19, e já anunciaram que dispõem de planos de imunização para a população e que aguardam apenas a liberação das vacinas, por parte do Governo Federal, que deverá ocorrer até o final de janeiro.

PARQUE TECNOLÓGICO E CENTRO HISTÓRICO

Outro ponto que marcou a sintonia entre os dois gestores foi a formalização do interesse na instalação do Parque Tecnológico de João Pessoa. Primeiro, João Azevêdo anunciou a desapropriação do Colégio Nossa Senhora das Neves para instalação do órgão. Segundo, Cícero sinalizou a revitalização da Praça Dom Ulrico, em frente ao educandário.

O Centro Histórico da Capital, antes esquecido, passará a ser valorizado por essa, entre outras medidas, a exemplo da reforma do Conventinho também anunciada nesta sexta. O prefeito, aliás,  ainda visitou a Casa da Pólvora e o Hotel Globo, entre outros imóveis da PMJP, e assegurou investimentos importantes na região.

SEM ESPAÇO PARA O RAME-RAME DA POLÍTICA

Ao se posicionar totalmente alheio a disputa pela Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), envolvendo dois vereadores aliados – Bruno Farias (Cidadadia) e Mikika Leitão, que apesar de eleito pelo MDB adversário, já anunciou apoio ao gestor com o ingresso do filho, o deputado Felipe Leitão (Avante), no Governo – e alegando a autonomia dos poderes, e sem dar ouvidos a rumores de insatisfações de partidos aliados sem espaço no governo, Cícero segue buscando ‘in loco’ arrumar a casa.

E, o prefeito demonstra ter pressa. Com dificuldade em obter informações reais do governo anterior no período de transição, ele tem priorizado uma agenda cheia de visitas diárias, pessoalmente e junto com a equipe de auxiliares, em vários órgãos, a exemplo de unidades hospitalares, escolas municipais, aterro sanitário, entre outros, e apresentado medidas emergenciais para caso a caso. 

Por Walter Santos

sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Crescem especulações sobre ida de Veneziano Vital para MDB após Nilda Gondim assumir licença do senador José Maranhão

A ida da ex-deputada federal Nilda Gondim (MDB) para o Senado Federal durante a licença do senador José Maranhão (MDB), que está internado após ter sido diagnosticado com covid-19, fortalece indícios de que o senador Veneziano Vital (sem partido), seu filho, opte por escolher esta legenda. A previsão é que só anuncie o nome do partido no próximo dia 15 de janeiro. 

Questionado se a ida da mãe para o Senado era uma forte possibilidade de escolha pelo MDB, Veneziano Vital apenas respondeu: "ainda indefinido". Em dezembro do ano passado, o senador paraibano anunciou sua saída do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e informou que até o dia 15 de janeiro anunciaria qual partido escolheria para se filiar. No PSB, do ex-governador Ricardo Coutinho, passou quase três anos filiado.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Mirando 2022: Hervázio vai conversar com João sobre saída do Governo para voltar à Assembleia; seria a terceira pasta à disposição para uma reforma administrativa...

De maneira inesperada o deputado/secretário Hervázio Bezerra (PSB) externou ontem, publicamente, o desejo de retornar o seu mandato na Assembleia Legislativa. "Fui eleito para ser deputado e não secretário", acentuou.

O parlamentar anunciou que terá um diálogo com o governador João Azevedo (Cidadania) para sacramentar essa desvinculação do Executivo. "Na vida cumprimos etapas e missões e qualquer decisão que eu venha a tomar será pactuada com o governador, já que fui pra Secretaria atendendo a um convite dele e jamais seria deselegante em tomar qualquer decisão sem falar com João Azevedo", situou. 

"Eu tenho que pensar em retornar à Assembleia visando o meu fortalecimento político para a próxima legislatura", acrescentou Hervázio - pai do vice-prefeito de João Pessoa Léo. Se for concretizada a saída de Hervázio, o governador terá mais uma secretaria (a terceira) à disposição para uma reforma administrativa com a exoneração ontem (5) de Jutay Menezes (Articulação Política) e Fábio Carneiro (Desenvolvimento Econômico).

Em Itaporanga, vereador Márcio Rodão inicia novo mandato cobrando da prefeitura o pagamento do salário de dezembro do funcionalismo público municipal

O ano de 2021 iniciou em Itaporanga, no Vale do Piancó, com o funcionalismo público municipal apreensivo por conta do não pagamento do salário referente ao mês de dezembro, do ano recém-findo de 2020, e sem uma informação segura de quando irá receber. Contratados, comissionados e efetivos ninguém recebeu nada.

É o que informa o combativo e atuante vereador Márcio Rodão (DEM) que na cerimônia de posse, sexta-feira (1º), quando o prefeito reeleito Divaldo (DEM) e vereadores foram empossados para novos mandatos, lembrou a situação para que o gestor passasse uma palavra de conforto e confiança aos servidores. Entretanto, o prefeito se esquivou de tocar no assunto.

Reeleito, o prefeito inicia uma nova gestão com nova "capa", mas o "produto" é de continuidade. No dia 31 de dezembro ele exonerou todos os ocupantes de cargos comissionados da administração direta e indireta. E só nomeou, em seus primeiros atos na nova gestão, os integrante do primeiro escalão e um assessor jurídico. Deve passar o mês de janeiro assim pra colocar as contas (que ele mesmo fez) em ordem. 

Márcio Rodão enviou ofício nesta segunda-feira (04) ao prefeito questionando uma data para efetivação desse pagamento e assim aliviar a apreensão dos servidores. "Ontem questionei isso nas rádios locais, é um dever como representante do povo buscar informação quanto à essa expectativa. Não podemos ficar de braços cruzados com uma situação como essa acontecendo", falou o vereador.

Márcio Rodão mantém-se assim a atuação firme e responsável como parlamentar-mirim que mesmo na oposição vem fazendo o debate sério como se deve. A oposição, inclusive, vai se reunir nos próximos dias para escolher seu líder e o vereador colocou seu nome à disposição para seguir defendendo os anseios do povo. E já inicia essa nova legislatura trabalhando em prol do funcionalismo. 

terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Cícero diz que aliança com João Azevêdo foi normativa e será mantida: ‘Não foi combinação para conquistar voto’.

Tendo João Azevêdo como seu principal cabo eleitoral no período da campanha, o prefeito eleito de João Pessoa, Cícero Lucena, garantiu, em entrevista à emissora de rádio da Capital, que tudo o que foi alinhado com o governador da Paraíba antes da eleição será mantido a partir de 1º de janeiro.

Cícero afirmou que a população de João Pessoa pode ter a certeza de que as ações apresentadas antes do pleito eleitoral permanecerão. “Foi normativo, era algo verdadeiro e não uma jogada de marketing, não era uma combinação para conquistar voto. Tanto o governador João Azevêdo quanto eu tínhamos a convicção do que era melhor pra João Pessoa e que vamos somar os nossos esforços com o objetivo de fazer o melhor pela cidade”, garantiu prefeito.

Cícero ressaltou que ambos, a Prefeitura e o Governo do Estado, farão a sua parte e, quando necessário, os dois se juntarão, com o intuito de trabalhar em conjunto para atingir os objetivos apresentados. “Melhorar a saúde, melhorar a educação, a estrutura da nossa cidade, a geração de emprego, o treinamento e a formação da mão-de-obra”, detalhou Cícero.

Ex-prefeito de Patos, Ivanes Lacerda é intubado na UTI após piora dos sintomas da Covid-19

O ex-prefeito de Patos, Ivanes Lacerda (Republicanos), foi intubado pela equipe médica do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, nesta segunda-feira (4), após piora nos sintomas da Covid-19.

O ex-prefeito de Patos deu entrada na Unidade Hospitalar no domingo (3), e está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) especializada.

Com a piora no estado de saúde, ele precisou receber o procedimento de intubação, com assistência ventilatória mecânica.

João Azevêdo nomeia nova gerente regional de Educação (8ª GRE) e 400 aprovados no concurso da Fundac para os cargos de agentes socioeducativos

O governador nomeou Nayara Karlla Montenegro de Carvalho nova gerente regional de Educação da 8ª GRE, sediada em Catolé do Rocha. Ela substitui a ex-gerente Maria do Socorro Diniz de Oliveira.

João Azevedo nomeou também os 400 aprovados no concurso da Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac) para os cargos de agentes socioeducativos. A nomeação foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (05).  

De acordo com a publicação, os aprovados estão lotados na Fundac, com exercício nas Áreas I, II e III. Os aprovados foram convocados no dia 30 de dezembro. 

Confira a lista de aprovados a partir da página 1

Governador João Azevedo exonera secretários Jutay Menezes e Fábio Carneiro

O governador da Paraíba, João Azevêdo, exonerou os secretários Jutay Menezes (foto) e Fábio Carneiro dos cargos de secretários que ocupavam na gestão estadual. A exoneração dos secretários foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (05). 

Agora primeiro suplente, Jutay Menezes ocupava o cargo de secretário na Secretaria de Articulação Política. Ele agora assume a vaga deixada na Assembleia Legislativa, Nabor Wanderley que é o atual prefeito de Patos. Lindolfo que era o primeiro suplente agora assume a titularidade do mandato.

Já Fábio Carneiro deixa o cargo de secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico da Paraíba para assumir a vaga de secretário de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa, após ser anunciado pelo atual prefeito Cícero Lucena. 

segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

O RESISTENTE: João está voando em céu de Brigadeiro para 2022

Governador João Azevedo entra no terceiro ano de sua gestão, voando em céu de Brigadeiro. Dois primeiros anos do seu mandato – pelo menos um tutelado pelo ex-governador Ricardo Coutinho – foram marcados pelas turbulências da “operação calvário”. Momentos dramáticos para tripulação, a quem só restava o aviso de “apertar os cintos”. Previsões otimistas? Uma “aterrisagem forçada”: afastamento ou renúncia.

Sorte, prudência e fé salvaram-no de um desastre fatal, trágico e catastrófico. Hoje, mesmo com “nuvens carregadas” e sem previsões precisas da “meteorologia” do Poder Judiciário, João Azevedo pilota sua aeronave com otimismo, pretendendo continuar sua travessia sobre o “atlântico pandêmico” ainda em 2021, chegando em terra firme em 2022, para reabastecer e decolar novamente em busca de sua reeleição.

Analistas políticos experientes, consideram que o melhor momento de um governante está na ausência das críticas, nos poucos elogiados recebidos pelos formadores de opinião “profissionais”. Oportunidade ímpar, onde não se oferece discurso para municiar as canhoneiras da beligerante oposição. Mudando o roteiro da analogia para o futebol, no entendimento do eleitor comum “time que está jogando bem, não se mexe”. Tocando a bola, João e sua equipe continuam no jogo, observando a eliminação de seus principais adversários na fase “classificatória” do pleito municipal de 2020.

Na Capital – mais um ano atípico – torna-se inimaginável o surgimento de “outsiders” que agrupem forças políticas das oligarquias municipais estruturadas em todo o Estado. O Clã dos Rego de Campina Grande, abandonou em definitivo o “mago girassol” e tenta ocupar espaço junto a João Azevedo, no propósito de participar dos dois últimos anos da gestão, marcar território e compor sua chapa majoritária. Governador precisa fincar estacas nos alicerceis do Compartimento da Borborema.

Este espaço estava sendo vislumbrado pelo PP do Clã Ribeiro, enquanto Aguinaldo esteve como pré-candidato a presidência da Câmara dos Deputados. Daniella Ribeiro elegeu o filho vice-prefeito da Rainha da Borborema. Indiscutivelmente seria candidata a governadora e João Azevedo disputaria o Senado Federal. Entretanto a desistência de Aguinaldo – cremos que involuntária – enfraqueceu o prestígio do grupo que deixa de ter cacife para impor ou reivindicar posições na chapa majoritária de 2022.

Resta saber, quem enfrentará o “resistente” João Azevedo, que sem radicalismo, vê pelo retrovisor Ricardo Coutinho, José Maranhão, Cássio Cunha Lima… Despido de vaidade e na certeza que está apenas cumprindo seu dever.

Por Júnior Gurgel


Em SP: senador Zé Maranhão permanece em quadro estável e em fisioterapia contra insuficiência respiratória causada pela Covid-19

O senador José Maranhão permanece internado em São Paulo, tratando-se da insuficiência respiratória causada pela Covid-19. Segundo boletim deste domingo (3) ele "está consciente, com quadro clínico estável, recebendo suporte clínico e fisioterápico. Não há previsão de alta da UTI."

Maranhão foi internado em João Pessoa, no dia 29 de novembro de 2020, domingo de segundo turno das Eleições Municipais. Testou positivo para Covid-19. Na mesma semana, foi transferido para São Paulo. Segue em tratamento na UTI do Hospital Vila Nova Star.

Confira o boletim médico na íntegra

-São Paulo 03 de Janeiro de 2021-

O senador José Targino Maranhão, 87 anos, permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, em tratamento de insuficiência respiratória devido à Covid-19. O paciente está consciente, com quadro clínico estável, recebendo suporte clínico e fisioterápico. Não há previsão de alta da UTI.

Dra. Ludhmila Hajjar - Cardiologista-Intensivista / Coordenadora da equipe clínica

Dr. Esper Kallas - Infectologista

Dr. Marcelo Amato - Pneumologista

Dr. Antonio Antonietto - Diretor técnico

Dr. Paulo Hoff - Diretor clínico

domingo, 3 de janeiro de 2021

Secretária da Educação em JP confirma volta às aulas em 8 de fevereiro...

A secretária de Educação de João Pessoa, América Assis, afirmou que as matrículas na rede municipal de ensino terão início no dia 11 deste mês. Já as aulas em 08 de fevereiro, mas ainda de forma remota.

Em relação ao retorno das aulas presenciais e o ensino híbrido, América Assis explicou que vai conversar com a comunidade escolar, ouvindo professores e funcionários, além dos pais, sobre qual melhor caminho a seguir.

“Vamos ouvir também a Saúde, levando em consideração as bandeiras destacadas para cada bairro de João Pessoa”, afirmou a secretária durante reunião neste sábado (02), comandada pelo prefeito Cícero Lucena, no Paço Municipal.

Aguinaldo Ribeiro: causas e efeitos do PP estar se preparando para 2022 mas ainda aguardando por João Azevêdo

Por Walter Santos - Na cena politica de 2022, é uma questão apenas de tempo para o PP estar na disputa majoritária com candidatos disponíveis, cujos movimentos definitivos dependerá tão somente do governador João Azevêdo, figura a despertar interesse dos Progressistas pelo papel preponderante que jogará na sua sucessão.

Esta é a ampla síntese revelada pelo deputado federal Aguinaldo Ribeiro ao nos garantir que o PP tem nomes para todos os cargos majoritários em 2022, mas que aguarda definição do governador.

"Na última conversa que tive com o governador expus a ele que o partido tem nomes aos vários cargos majoritários em 2022, por isso estávamos aguardando sua definição para entendermos e nos posicionarmos sobre seus efeitos", declarou Aguinaldo Ribeiro.

CAUSAS E EFEITOS

O líder do PP repete que o partido saiu muito fortalecido de muitas eleições municipais, a partir de João Pessoa, Campina, Santa Rita, Cajazeiras, Rio Tinto, etc., cujo contexto cacifa a legenda a ter condições de disputar o Governo, a Vice e o Senado. Mas a definição passa pela decisão do governador João Azevêdo pelo papel aliado a partir de João Pessoa junto à eleição de Cicero Lucena.

Pelas contas do PP, a senadora Daniela Ribeiro cresceu o cacife e lembrança de seu nome, da mesma forma o do deputado federal campinense numa hipótese de Senado.

Pelo sim, pelo não o PP está com cacife para a disputa de 2022. É uma questão de tempo.