sábado, 5 de outubro de 2013

Prefeita de Nova Olinda se reuniu com o ministro das Cidades...

A prefeita de Nova Olinda, Maria do Carmo Silva (PSDB), esteve reunida na noite de ontem (04) com o ministro das Cidades, o deputado federal licenciado Aguinaldo Ribeiro (PP). A gestora estava acompanhada da filha, Maria das Graças, e levou ao ministro as carências do município, buscando investimentos para melhorar a vida dos novalindenses. Maria do Carmo, classificou a reunião como positiva e disse que pretende formar uma boa parceria com o governo federal com o objetivo de conseguir obras estruturantes para o município. 

Marina decide se filiar ao PSB e admite ser vice de Campos em 2014...

Marina Silva anuncia sua filiação partidária no PSB e fecha acordo político com o governador Eduardo Campos (PE), para a corrida presidencial de 2014 Marina e Campos durante anúncio da filiação da ex-senadora ao PSB - Dida Sampaio/Estadão
No lance mais surpreendente até agora da corrida ao Palácio do Planalto, a ex-senadora Marina silva decidiu se filiar ao PSB e se unir ao governador de Pernambuco, Eduardo Campos, para disputar a eleição presidencial de 2014. Marina assinou agora há pouco em brasília a ficha de filiação ao PSB, precedida de entrevista coletiva de ambos os líderes. 
Em seu discurso, a ex-senadora disse que entrou no PSB para "adensar" a candidatura de Campos, e que não seria possível chegar a um partido com a candidatura "posta" e pedir para ser a candidata. Marina, que estava muito bem humorada, falou que Campos acabou sendo seu "Plano C". Aliados de Marina admitiram a possibilidade de que ela seja a vice de Campos.
A decisão foi tomada ontem após quase dois dias de reuniões, indefinições e rachas internos no gupo de Marina, e cria uma terceira via para 2014 em contraposição a candidatura à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) e à postulação do oposicionista Aécio Neves (PSDB). A aliança foi acertada na noite desta sexta-feira (4). Ao tomar conhecimento de que havia interesse na proposta, Campos pegou um avião para Brasília, onde combinou os detalhes da divulgação oficial. 

PMDB se irrita com Dilma, que após conversa com Lula recusou Vital Filho para ministério...

A decisão da presidente Dilma Rousseff de adiar a substituição de Fernando Bezerra Coelho (PSB) por um peemedebista no Ministério da Integração Nacional provocou revolta no PMDB, que exige providências do vice-presidente da República e presidente licenciado da legenda, Michel Temer. Na última terça-feira, 1º, após anúncio de que Coelho não seria substituído imediatamente, integrantes da sigla passaram a exigir que Temer converse com a presidente para defender a indicação do senador Vital do Rego (PMDB-PB), nome definido pelo partido após reuniões na semana passada.
Contrariando a pressão do PMDB, Dilma nomeou para a Integração o subsecretário de Infraestrutura Hídrica, Francisco Teixeira, que ficará interinamente no cargo por alguns meses, conforme orientação da própria presidente. Teixeira é ligado ao governador do Ceará, Cid Gomes, que deixou o PSB para ingressar no recém-criado PROS. Cid e o irmão, Ciro Gomes, têm dito que não querem nenhum de seus afilhados no governo, para não darem margem à especulação de que saíram do PSB para manter os cargos que tinham na administração de Dilma Rousseff. Mas entre os partidos aliados há dúvidas quanto às afirmações dos irmãos Gomes.
A informação oficial no Palácio do Planalto é de que Dilma nomeou Teixeira para evitar que haja interrupção nos projetos da Irrigação. A ideia de Dilma, quando há vacância de ministérios, é nomear o secretário executivo para o lugar. Mas no caso da Integração houve baixa também nesse posto, visto que Alexandre Navarro, que é ligado ao governador Eduardo Campos, pediu demissão.
Para evitar qualquer tipo de mal-entendido com o PMDB, Dilma resolveu chamar nesta terça à tarde o presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), para conversar e explicar a situação. Renan, que estava com Vital do Rego na sala quando recebeu telefonema de Dilma, achou que a presidente iria fazer o convite. Foi avisado, porém, de que a conversa era só com ele, Renan, causando surpresa e perplexidade entre integrantes do partido.
A decisão de adiar as mudanças definitivas no Ministério foram tomadas após a presidente ter se reunido, na noite de terça, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. (com Agência Estado)

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Nonato Bandeira anuncia Zé Leite, ex-candidato a prefeito em S. J. de Caiana, como um dos pré-candidatos a deputado estadual pelo PPS

Lutando contra tudo e contra todos, nas eleições municipais do ano passado, o empresário José Leite Sobrinho (na foto ao lado) conseguiu a façanha de obter 1.707 votos ou 78,86% em São José de Caiana. Esse potencial foi levado em conta pela cúpula estadual do PPS que o listou, nesta sexta-feira, como um dos pré-candidatos do partido para a disputa de deputado estadual, ano que vem.
O anúncio foi feito pelo vice-prefeito de João Pessoa, Nonato Bandeira - comandante da legenda na Paraíba. Além de Zé Leite, Nonato também listou os nomes do suplente de deputado Monaci Marques; do vice-prefeito de Bayeux Dr. Francisco; dos vereadores da Capital Bruno Farias e Djanilsonda Fonseca; do ex-prefeito Alexandre Brasil (Solânea), do vereador Saulo de Biu (Guarabira); dentre outros, como pré-candidatos à uma vaga na Assembléia Legislativa em 2014.

Diretora da escola Jacinta Chaves rebate declarações de vereadora e diz que ela estava "equivocada" ao falar sobre deficiências do educandário...

  
Em contato nesta sexta-feira (04) com o editor, a professora Alane Lúcia, diretora da Escola Municipal Jacinta Chaves Paulo, rebateu as declarações da vereadora Izabelle Mendes, proferidas semana passada na Câmara Municipal, que afirmou ter colocado à disposição de um aluno do educandário sua própria cadeira por falta de carteira naquele educandário, bem como, de que a escola passou cerca de oito meses sem receber material - sequer papel para os trabalhos dos próprios educadores.
"A vereadora se equivocou em suas palavras. Na verdade, passamos esse tempo com pouco material, mas dava para suprir as necessidades. A vereadora, que também é professora aqui não me procurou para falar sobre esse assunto. Se ela tivesse me falado agente tinha resolvido o problema aqui mesmo, sem que seja necessário falar na plenária da câmara. No início do ano recebemos carteiras consertadas. Claro que em um turno há mais alunos do que em outro, mas todas as salas de aulas há carteiras suficientes", declarou.
A diretora disse, ainda, que esperou conversar com a vereadora mas não foi possível porque ela enviou outra pessoa para proceder com o trabalho dela esta semana. "Esperei pra conversar com ela, mas ela não veio esta semana, então, assim que ela retornar à escola iremos conversar sobre essa situação", disse Alana.

Ten Coronel Plutarco diz que batalhões da PM no Sertão estão alertas e investigando ameça de quadrilhar em querer invadir quartéis...

Depois que foi divulgada a informação que uma quadrilha havia invadido Quarteis da Polícia Militar no estado do Ceará, os batalhões da PM da Paraíba ficaram em alerta. De acordo com o Tenente Coronel do 14º BPM de Sousa, João Henrique Plutarco, todo efetivo da Polícia Militar da Paraíba estão em alerta e investigando o caso. O serviço de Inteligência da Polícia Militar do Ceará e a Polícia Federal descobriram que a quadrilha estaria em uma cidade próxima à divisa com a Paraíba.
Segundo informações de Plutarco, o serviço de Inteligência da Polícia Militar da Paraíba, a Polícia Civil e Polícia Federal já estão investigando a quadrilha. “A Polícia Militar e Civil da Paraíba, além da Polícia Federal, já estão colhendo todas as informações sobre estes criminosos”, disse. O tenente-coronel tranquilizou a população com relação a qualquer invasão dos bandidos. “Queremos prender estes acusados, somos policiais e representamos a lei,  não podemos ficar amedrontados com esse tipo de ameaça.”, completou.
Charley Garrido do DIÁRIO DO SERTÃO em Sousa

Deputado Luiz Couto coloca cargos à disposição do governador RC

couto
Pareceu-me um rompimento anunciado, mas o deputado federal Luiz Couto (PT) prefere que o governador Ricardo Coutinho (PSB) tome a iniciativa de tirar os cargos indicados pelo petista na estrutura do governo do Estado. Nesta sexta (4), o parlamentar levou a denúncia de uma trama para matá-lo em entrevista a Adelton Barbosa e Edmilson Pereira, do Sistema Arapuan de Comunicação.
Deu-se nesta manhã. Condicionou a permanência no grupo comandado pelo governador do Estado ao projeto de reeleição da presidente Dilma. “Os partidos que estiveram aliados à presidência da República poderemos fazer aliança”. Quanto aos cargos, ele destacou: “O governador pode retirar e pode pedir os cargos; não tem problema algum”.
Se isso não for rompimento, o que é? (com Marcone Ferreira)

Deputada Iraê Lucena e Kélson Chaves se filiam ao PSDB da Paraíba

Dando prosseguimento ao processo de filiações e fortalecimento dos seus quadros, o PSDB da Paraíba, recebeu na manhã desta sexta-feira (4) a filiação da deputada estadual, Iraê Lucena. Sua ficha foi abonada pelo presidente estadual do PSDB, deputado federal Ruy Carneiro. Além dela, também ingressaram hoje na legenda o ex-comandante-geral da Polícia Militar da Paraíba, coronel Kelson Chaves e Gabriel de Brito Pereira, irmão do vereador de João Pessoa Lucas de Brito Pereira (DEM).
"A filiação de Iraê é o reencontro dela e do inesquecível Humberto Lucena aos seus mais próximos amigos. É o reencontro ao partido de Ronaldo e Cássio Cunha Lima, Cícero Lucena, Ruy Carneiro e o ex-senador Ruy Carneiro, pois foi com esses nomes que Humberto militou historicamente. O nosso convite tem caráter extremamente especial que reflete na correção de uma vida, na relação humana, de uma história que orgulha os paraibanos", iniciou o presidente estadual Ruy Carneiro.
A deputada Iraê Lucena confirmou seu projeto em disputar uma cadeira na Câmara Federal em 2014 e renovou a importância do sentimento de respeito que a une aos membros do PSDB da Paraíba. “O PSDB é o PMDB de outrora, todos sabem do racha que partiu o coração do meu pai. E aquele PMDB histórico formou o PSDB de hoje, e eu volto para minha casa. Aqui encontro grandes lideranças, grandes companheiros como Ruy, Cássio, Cícero, Zenóbio, entre outros. Quero me unir ao projeto do partido, ao projeto de fazer uma bancada forte na Assembleia e na Câmara Federal”, disse ela.

PEN filia Kaio Márcio, Samuka Duarte, Carlos Sousa, Alice Ribeiro e Bado Venâncio...

O Partido Ecológico Nacional (PEN) filou hoje pela manhã quatro figuras conhecidas no cenário político, esportivo e midiático. Tratam-se do nadador e recordista mundial Kaio Márcio, o radialista Samuka Duarte, o empresário Carlos Sousa (irmão do ex-prefeito de Bayeux Jota Júnior), a empresária Alice Ribeiro (filha do empresário e ex-senador Roberto Cavalcanti), além do deputado estadual Bado Venâncio.
A festa de filiação aconteceu em um hotel na capital paraibana. O evento foi bastante concorrido e contou com a presença de vários deputados, vereadores  e do ex-prefeito de João Pessoa,  Luciano Agra. O presidente da legenda, o deputado estadual Ricardo Marcelo, disse que o importante para o partido é qualidade e não quantidade de filiados. "Teremos mais novidades até amanhã."
Hoje, o presidente Ricardo Marcelo segue para São Paulo para a possível filiação da presidenciável Marina Silva. Ontem, o STF negou a criação da Rede Sustentabilidade e com isso a ex-senadora deve ir para o PEN.

Com presença do presidente da executiva nacional, PTB paraibano filia Wilson Filho e quer vaga na majoritária...

Com a presença do presidente da executiva nacional Benito Gama, o PTB paraibano filiou o deputado federal Wilson Filho. Na semana passada o partido já tinha filiado o deputado Doda de Tião. Para o presidente da legenda no estado, o ex-senador Wilson Santiago, o PTB quer vaga na chapa majoritária seja em qualquer ala que disputará o pleito no ano que vem. "Sou amigo de Cássio Cunha Lima e Ricardo Coutinho. Tem o blocão e vamos conversar em 2014".

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Jacklino diz que Secretaria da Saúde paga R$ 3.2 mil/mês por aluguel de carro e que gestão gasta quase R$ 70 mil/mês: "Se fizessem economia de R$ 20 mil/mês daria pra construir um matadouro", disse.

Durante o debate sobre o clamor da população pela construção de um matadouro público, o vereador Jacklino Porcino (PMDB) trouxe ao meio-fio mais uma prática reprovável que acontece no Secretaria Municipal da Saúde em Itaporanga. Ele comparava os estilos administrativos e dizia que se a atual gestão fizesse uma pequena economia com aluguel de carros daria para começar a construção do abatedouro. Para mostrar a desfaçatez que se faz com o dinheiro público ele informou ao plenário, durante a última sessão, que existe um carro de luxo alugado pela secretária da Pasta, a fisioterapeuta Maria Aparecida Alves, ao valor de R$ 3.200,00 mil mensal, ou seja, que em apenas onze meses de aluguel a Secretaria da Saúde terá quitado praticamente o valor de um carro novo do tipo.
O presidente da Casa criticou o fato da prefeitura gastar uma média de R$ 70 mil por mês com caros locados. Em verdade, na ponta do lápis dizem que ao fechar o ano a atual gestão municipal terá torrado mais de R$ 1 milhão de reais com locação de carros, muitos dos quais alugados desnecessariamente. "São quase R$ 70 mil por mês com locação de carro. Quase 100% dos secretários tem um carro alugado, que na maioria das vezes não tinha necessidade, pois, um carro poderia servir perfeitamente para duas secretarias. Isso só vem trazer despesas para o município porque aumenta gastos com manutenção, consumo de combustível, diárias, aparece mais viagens, ou seja, só aparece mais despesas", declarou Jacklino.
O veículo à que se referiu o presidente Jacklino trata-se de um modelo Cobalt, da GM-Chevrolet, de placas EVY-7482, cor preta, locado para uso exclusivo da secretária. Inclusive, no mês de maio o vereador já havia questionado a própria secretária por qual motivo ela não teria adesivado o veículo para identificação por parte da população, assim como foi procedido pelos demais secretários. "Ainda não tive tempo", respondeu a secretária na época. "Uma justificativa que não convence", replicou o vereador. Passados noves meses de gestão o veículo ainda continua sem identificação. 
Antes de informar ao plenário sobre o aluguel do veículo, Jacklino fez questão de entrar em contato com um revendedor autorizado em João Pessoa para saber o valor de modelo idêntico e recebeu como resposta de que um top de linha custa cerca de R$ 44 mil, logo modelos com menos acessórios chegam a custar menos de R$ 40 mil. Ou seja, em 13 meses o aluguel do veículo, cujo valor pago pela Secretaria da Saúde de Itaporanga é de R$ 3.200,00 mensal, ultrapassa o valor de mercado de R$ 41.000,00 mil o que dá pra quitá-lo. 
A fala do vereador chega num momento e que a Secretaria da Saúde enfrenta várias denúncias, levantadas na própria câmara, de superfaturamento de compras, desvio de condutas, enriquecimento ilícito, desvio de função de servidores, etc. Jacklino trouxe essa informação para mostrar que se houvesse compromisso com a população a construção do matadouro já estava em andamento: "Se tivesse diminuído essa despesa e sobrado, por exemplo, cerca de R$ 20 mil por mês já daria pra começar a construir o matadouro e o prefeito não estaria enfrentando esses questionamentos. Ou seja, falta boa vontade e compromisso pra isso", pontuou.    

Câmara de Coremas, cidade natal de Walber Virgulino, aprova moção de desagravo em favor de secretário

A Câmara Municipal de Coremas se solidarizou com o secretário de Administração Penitenciária, Walber Virgulino (na foto ao lado), natural da cidade, e aprovou uma moção de desagravo em seu favor devido às declarações do deputado Luiz Couto (PT), que usou a tribuna da Câmara Federal na última segunda-feira (30) para acusar o auxiliar do governo Ricardo Coutinho de suposto envolvimento com pessoas ligadas ao crime organizado.
O autor do pedido, o vereador Robson Silva Cavalcanti (PSB), destacou em seu discurso as ações de Walber Virgulino a frente da Secretaria de Administração Penitenciária. “Ele é um cidadão digno, respeitado e nunca ouvimos falar dele algo que pudesse diminuir suas qualidades de homem público”, declarou ao receber o apoio dos demais parlamentares. Professor Robson, como é conhecido na cidade, ainda classificou de “infeliz” o pronunciamento do deputado Luiz Couto.
O prefeito de Coremas, Antônio Lopes (PSDB), o vice-prefeito, Lucrenato Ramalho Junior (PMDB), e lideranças sindicais também se acostaram aos vereadores e solidarizaram com Walber Virgulino.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Em reunião de emergência o prefeito Audiberg Alves debateu demissão de mais de 400 contratados, que deve acontecer nos próximos dias, e as denúncias envolvendo a área da Saúde...

A informação que chega ao Blog dá conta da realização de uma reunião de emergência convocada pelo prefeito de Itaporanga Audiberg Alves (PTB) ao seu starf administrativo. Já se passava das 20h da noite de ontem quando o prefeito ainda debatia a tomada de decisões que vão sacudir a cidade nos próximos dias. Dentre os presentes na reunião, além do próprio prefeito, os secretários municipais da Saúde da Infraestrutura, e, ainda, conselheiros jurídicos. 
Dentre os assuntos que permearam as discussões em cima da mesa estiveram a demissão de mais de 400 pessoas contratadas sem concurso público, que deve acontecer ainda este mês. É que termina agora no dia 10 o prazo dado pelo Tribunal de Justiça da Paraíba para que a administração municipal publique edital e promova concurso público para os mais variados setores. As fortes denúncias envolvendo a área da Saúde também mereceu destaque na reunião.
De acordo com a fonte, o prefeito admitiu um erro estratégico em não ter providenciado a instauração de um inquérito administrativo, como pede a população e reza os preceitos da moralidade no serviço público, com relação ao indícios de superfaturamento na compras da pasta, desvios de conduta, suspeita de enriquecimento ilícito, dentre outras denúncias levantadas na Câmara Municipal de Vereadores. O prefeito sabe que essa omissão tem lhe causado danos irrecuperáveis e uma rejeição histórica no município.
Um fato está nítido e claro não somente para a administração municipal mas para toda a população, a atual gestão não tem mais como recuperar sua imagem este ano. 2013 é tido como um ano perdido por não ter uma única obra para mostrar à população, nem ao menos um projeto consolidado de política pública eficiente que vise o desenvolvimento do município. As práticas demonstradas pela atual gestão derrubam por terra todo o discurso de campanha entoado pelo então candidato da 'esperança e da mudança'.
Aguardemos, então, os desdobramentos.

Serra Grande: Dr. João Paulo rebate declarações do ex-vereador Pacote

Ontem (1º/10) o ex-vereador Pacote de Luiz Abílio detonou a aliança entre o prefeito Jairo Halley e o líder da oposição, o advogado João Paulo Brilhante, no município de Serra Grande, dizendo que o que teria sido feito era "uma negociação política interesseira a custo do erário público". Nesta quarta-feira (2), o ex-candidato oposicionista Dr. João Paulo (retratado na foto ao lado) entrou em contato com o Blog para rebater as declarações do ex-vereador. Veja a íntegra do texto, a seguir:
“Caro Ricardo Pereira, pelo respeito que tenho a você e aos seus leitores, tomo a liberdade de tecer alguns comentários sobre as declarações feitas pelo ex-vereador Pacote e publicadas no seu blog sobre a minha adesão ao grupo situacionista de Serra Grande.
Primeiro, faço questão de registrar que a recebo com absoluta naturalidade, assim como toda e qualquer crítica política. No lugar de combatê-las ou justificá-las, mesmo que muitas vezes não concorde com elas, tenho procurado, na medida do possível, aprender com cada uma delas.
Foi justamente com esse espírito que refleti sobre a análise e declarações do ex-vereador sobre a união que fiz com o prefeito Jairo.
Os que convivem comigo no curso meus quase 30 anos de vida sabem que não tomo atitudes visando pecúnias ou benefícios, no prelúdio da minha trajetória política demonstrei que a faço não por conveniência, mas por convicção.
Neste sentido, repito: não confundo adversário com inimigo, não acredito em projetos que demonizam lideranças, destroem reputações pessoais, utilizam tragédias alheias para fazer demagogia e proselitismo, assim como não professo o “quanto pior melhor” (máxima que era e continua sendo constantemente defendida pelo oposicionista o ex-vereador Pacote), ou seja, a crítica pela crítica, sem ter a responsabilidade de dimensionar a complexidade dos problemas e dos desafios que o município de Serra Grande tem à frente e os caminhos possíveis.
Desta feita, sobre as declarações do ex-vereador Pacote, insinuando que o motivo principal da nossa união seria a acomodação de meus familiares em cargos comissionados, assim desafio o ex-vereador Pacote a nomear qual familiar tenho nos graus de parentesco de 1º á 4º grau em linha reta ou colateral que atualmente exerce cargo comissionado no município de Serra Grande, para isto dou-lhe uma dica ex-vereador acesse o PORTAL DO SAGRES no site do Tribunal de Contas do Estado ou no site da FAMUP, e você irá verificar quem exerce os cargos comissionados no município de Serra Grande. Outro lembrete pesquise primeiro o que são graus de parentescos em linha reta ou colateral, pois possa ser que você não tenha conhecimento deste assunto. Fica a dica.
Com relação que a nossa união provocou insatisfação no grupo do prefeito e na população em geral, só posso informar que desconheço tal repercussão, principalmente pelo que foi dito em redes sociais e pessoalmente, por aliados do prefeito Jairo, a exemplo principalmente de alguns Secretários que aprovaram esta união.
Com relação aos eleitores que acompanharam-me na eleição de 2012, só tenho a agradecer a grande maioria deles por também aprovarem está aliança com o grupo situacionista. E já diz aquele velho ditado nem Jesus agradou à todos, quem somos nossos meros mortais para agradar. Todavia, pelo que tenho conhecimento a insatisfação desta aliança partiu na sua maioria dos eleitores que não votaram comigo nem tão pouco com o prefeito Jairo, que por sinal é a situação do ex-vereador Pacote. Situação que do meu ponto de vista estranha, pois se não votaram com um nem com outro por quer ter raiva ou insatisfação? Para refletir.
E aproveitando a premissa acima, vale relatar o seguinte fato que aconteceu comigo e o ex-vereador Pacote antes da campanha eleitoral de 2012. Quando eu ainda era pré-candidato o ex-vereador Pacote de livre e espontânea vontade ligou para mim direto da residência da minha cunhada em João Pessoa, proferindo elogios a minha pré-candidatura e que votaria comigo no pleito de 2012, acontece que não sei por qual motivo o ex-vereador de forma inexplicável acabou votando na outra candidata, isto é uma pequena amostra do caráter deste cidadão que por estas atitudes e mesmo tendo sido Vereador não goza de qualquer prestígio político em Serra Grande, até mesmo como dizem ele só tem o voto dele. Ironizou.
Deixo mais um recado ao ex-vereador Pacote não mais como político e sim no ofício de Advogado, que o mesmo não se apresenta mais como Vereador, pois o seu mandato terminou em 2008 e esta prática pode configurar Crime de Falsidade Ideológica e principalmente você que recentemente foi detido por Desacato a Autoridade Policial, procure rever suas atitudes e conceitos porque a justiça tarda mais não falha. Fica o conselho.
Por fim, gostaria de pedir desculpas ao meu amigo Ricardo Pereira se me alonguei. E se achar válido, leve ao conhecimento dos leitores do seu blog.”
Com os meus cumprimentos,

Drº. João Paulo.

Ex-deputado Jonas Leite Chaves hipoteca apoio à pré-candidatura do conterrâneo itaporanguense Josinato Gomes à deputado federal...

O ex-presidente da Assembléia Legislativa da Paraíba, Jonas Leite Chaves, está solidário com a pré-candidatura de deputado federal do jornalista Josinato Gomes, que recentemente trocou a legenda do PRB pelo PTB do ex-senador Wilson Santiago.
Ambos – Josinato e Jonas – são naturais da cidade de Itaporanga, no Vale do Piancó, e pertencem ao mesmo tronco familiar. Além de político, atualmente radicado em Londrina, no estado do Paraná, Leite Chaves – como é mais conhecido – também se destaca no cenário cultural e intelectual da Paraíba, já tendo lançado vários trabalhos literários, e é autor, também, de estudos técnicos e científicos, quase todos referentes à área de agronomia, sua atividade de formação.
Para ele, o PTB fez boa aquisição política com o ingresso do jornalista itaporanguense nas hostes do partido. Ele está disposto, inclusive, a participar da campanha de Josinato, seguindo-o, algumas vezes, a cidades do Vale do Piancó, a começar de Itaporanga.

Agricultores repudiam abandono de trator de esteira deixado as traças e vereador pede providência a atual gestão Berguim, em Itaporanga...

Um outro assunto que mereceu destaque na última sessão da Câmara Municipal de Itaporanga diz respeito ao trator de esteira que está abandonado numa estrada vicinal do município, que dá acesso ao sítio São Pedro. A denúncia chocou à todos porque é dever do município zelar pelo patrimônio público e uma gestão séria não pode se dá ao luxo de jogar às traças um equipamento tão importante e necessário como este, para o desenvolvimento do município. 
Os agricultores estão há meses sem poder contar com o suporte dessa máquina na construção de pequenos barreiros, pequenos açudes, ou para uma simples limpeza em terra que vem a calhar na melhoria de infraestrutura da zona rural. O repudio da população com essa situação é ainda maior quando a mesma se lembra que a atual gestão municipal encontrou o referido trator bem conservado e tendo passado, inclusive, por uma reformar completa. "É um crime deixar uma máquina como essa nessa situação de abandono", dizem os agricultores.
"O trator de esteira se encontra abandonado ali na estrada do sítio São Pedro. Pelo tempo em que está jogado ao Deus dará, mesmo que se compre peças agora ainda faltará outras, devido a possibilidade de se ter havido roubo de muitas. Isso precisa ser revisto e se tomar uma providência", disse o vereador Ricardo Pinto lamentando a falta de compromisso que a atual gestão está tendo com o município. 
 
 
Acima, você confere [nas três primeiras imagens] a situação de abandono em que se encontra o trator Fiatallis 7D, que foi deixado pela gestão passada em perfeitas condição de uso já que havia sido recuperado recentemente [como mostra a última imagem em que ele se encontra em cima de um caminhão após chegar de Campina Grande aonde passou por completa recuperação, determinada pela gestão Djaci Brasileiro, que atendeu pedido dos agricultores]

terça-feira, 1 de outubro de 2013

População cobra construção do matadouro, João Guimarães alerta que o quilo de carne pode custar R$ 20, RP diz que comissão que existia estava atrás era de emprego na prefeitura e Jacklino diz que falta compromisso...

Itaporanga chega a segunda semana vivendo um crise financeira/inflacionária com relação ao preço da carne que é vendida no açougue público e precedendo consigo uma calamidade pública de saúde, diante da incerteza que a população tem sobre a origem da carne que está sendo vendida. Onde está acontecendo o abate de animais? É o principal questionamento da população, já que com a proibição de se proceder no abatedouro público de Pedra Branca, o comerciantes de Itaporanga ficaram sem local adequado para essa finalidade.
É voz corrente nas ruas de Itaporanga e já toma conta dos debates na Câmara Municipal a inércia da atual gestão municipal em solucionar um problema que é do município e tal deve ser tratado com total atenção pelo seu gestor, sem esperar que a mágica solução de consórcio municipal vá resolvê-lo. Por conta disso, o atual prefeito Audiberg Alves (PTB) foi duramente criticado pela falta de projeto administrativo nesse sentido, ainda mais que sua campanha foi feita com duras críticas à gestão passada por essa problemática, dentre outras, a exemplo, do lixão que ainda teima em enlamear a história da cidade.
Quem puxou o assunto foi o vereador João Guimarães (PSC), comerciante do ramo, que fez um alerta à população para a alta no preço da carne que deva afetar consideravelmente o bolso do itaporanguense. João criticou alguns colegas pela omissão com o assunto e disse que a atual gestão tem o dever moral de construir um abatedouro público: "Vejo a falta de compromisso de alguns vereadores com relação a esse assunto. Dizem que a prefeitura não tem dinheiro para construir um matadouro. Uma vergonha, se esperar pela construção [pelo governo do estado] que não se sabe nem se será feita", disse.
"Estou a lamentar pelos marchantes, como eu, que não tem onde matar o gado. Com isso o preço do quilo de carne deve chegar à R$ 20 e acho que quando os próprios vereadores forem tirar do bolso essa quantia aí irão perceber o tamanho do problema. Itaporanga não constrói um matadouro porque não quer. Aí ficam enganando o povo dizendo que tá esperando o governo construir. Ele vai passar quatro anos e não faz", alertou João que tem conhecimento de causa para falar sobre o assunto, já que enfrentou o tema ainda quando não era parlamentar-mirim.
Por sua vez, o vereador Ricardo Pinto criticou também a comissão de marchantes, formada ano passado para cobrar da Justiça o fechamento do matadouro existente, que hoje não se ver defendendo uma solução por estar comprometida com a atual gestão. "Antes existia uma comissão que vivia nas rádios e jornais batendo, através do Ministério Público, correndo pra saber porque não se construía um matadouro. Essa comissão precisa ser revista sua composição. O objetivo dela não era está atrás de construir matadouro. O objetivo dela era está atrás de emprego pra mulheres, pra um filho ou outro parente na prefeitura. Porquê ninguém ver mais esse povo falar sobre o assunto", declarou o tucano.
Ricardo lembrou que o ex-prefeito Djaci Brasileiro deixou um terreno de três hectare comprado destinado à construção do matadouro: "O que se pode fazer, na época, se fez, pois o ex-prefeito comprou um terreno, fez o projeto, mas não deu tempo de proceder com a licitação para sua construção com recursos próprios. Mas tudo ficou encaminhado e até hoje não se viu uma ação do atual prefeito. Somente diz que não tem condições". Já o presidente da Câmara, Jacklino Porcino foi mais incisivo e disse que o atual prefeito não constrói o matadouro simplesmente por não tem boa vontade e compromisso com a cidade.
"Itaporanga não constrói um matadouro simplesmente por que não tem interesse. O atual prefeito fez a campanha dele em cima desse assunto, criticando a gestão passada por isso. Se ele tivesse a boa vontade no segundo dia de governo já estava sentando a primeira pedra na construção. Se iria passar quatro anos construindo, mas, pelo menos, tinha argumento de dizer a população que estava fazendo a sua parte", pontuou. 

Serra Grande: Vereador detona aliança entre prefeito Jairo e João Paulo

No mês passado o advogado João Paulo Brilhante que concorreu nas eleições municipais e perdeu para o prefeito reeleito de Serra Grande, anunciou sua adesão ao grupo liderado pelo jovem Jairo Halley. Fato esse que levava o município a não contar mais com oposição ao atual gestor. Mero engano, pois nesta terça-feira (1/10), uma voz se levantou contra a aliança dos dois lideres políticos e afirma que houve indignação da população com a decisão de união entre João Paulo e Jairo Halley.
Trata-se do vereador Pacote [de Luiz Abílio] que não digeriu as justificativas para a aliança. "A aliança realizada em nome do progresso e desenvolvimento de Serra Grande, na verdade foi uma negociação política interesseira a custa do erário público, onde mais uma vez quem paga a conta é o povo", disse o aguerrido Pacote em contato com o Blog. "O ex-candidato João Paulo aliou-se ao prefeito Jairo em troca de seu retorno e de seus familiares aos cargos públicos comissionados. Então, essa união acabou provocando insatisfação entre seus aliados do prefeito e populares em geral", declarou.

Município de Curral Velho tem recursos da merenda escolar liberados...

Na última quinta-feira (26) veio ao palco a informação de que 32 municípios estavam a partir daquele dia sem poder receber recursos federais para alimentação e transporte escolar por estarem com suas respectivas contas bloqueadas, devido a não apresentação da prestação de contas referentes ao ano de 2011 e 2011 do FNDE, Pnae, Pnate e PDDE.
Dentre os municípios deles deles são do Vale do Piancó: Catingueira, Curral Velho, Itaporanga, Piancó e Santa Inês. Nesta terça-feira (1º/10), pelo menos um deles saiu da relação. A secretária municipal da Educação de Curral Velho, Maria da Paz Carvalho Pereira, entra em contato com o Blog para informar que nesta segunda-feira (30/09) foram liberadas três parcelas para a merenda escolar do município. 

Izabelle Mendes denuncia que em Itaporanga alunos não têm onde sentar e que a escola Jacinta Chaves passou oito meses sem receber nem papel...

A vereadora Izabelle Mendes (PSDB), durante a sessão passada da Câmara Municipal de Itaporanga, denunciou que a área de Educação está abandonada. Ela informou que na Escola Jacinta Chaves, na qual leciona, o dinheiro do PDDE é quem está salvando àquela unidade escolar. Informou que passou oito meses sem que uma única folha de papel fosse enviada pela prefeitura e que alunos não tem aonde sentar pra assistir aula dignamente. Tudo atentamente ouvido pela atual diretora da escola, educadora Alana que é esposa do vereador Neném de Adhailton (PSB). 
"Isso [recursos do PDDE] foi a solução da escola. "Passamos oito meses sem a prefeitura enviar uma única folha de papel pra escola. A diretora está presente e não me deixa mentir. A escola tem conseguido passar por essa situação graças à competência dela. A primeira coisa que ela fez com o dinheiro do PDDE que chegou foi comprar uma máquina de xérox, para auxilar os trabalhos. Esta semana um aluno chegou e me disse: 'professora me dê essa cadeira que não tenho sentar', eu simplesmente levantei da cadeira e dei ao aluno para que ele pudesse assistir a aula. A culpá não é da diretora, mas sim da prefeitura e da Secretaria de Educação que não são compromissados com a Educação", relatou.   

Vereadora bota fervendo em secretária e no prefeito Audiberg: "Olhem a gestão passada e me digam o que Djaci e Gaudêncio comprou dentro de Itaporanga? Agora, vamos olhar hoje..."

Cansada de observar a malhação contra o seu pai, ex-secretário municipal da Saúde [Gaudêncio Mendes], empreendida pela liderança do prefeito Audiberg Alves (PTB), que buscava a instalação de uma CEI (Comissão Especial de Investigação) rejeitada por ampla maioria do plenário na última sessão da Câmara de Itaporanga, a vereadora Isabelle Mendes (PSDB) decidiu partir pro contra-ataque. E não foi qualquer contra-ataque, mas uma verdadeira comparação de estilos administrativos que deixou a atual gestora municipal da Saúde,a fisioterapeuta Aparecida Alves, e o prefeito Audiberg Alves encurralados contra a parede.
Isabelle, com se diz, "botou fervendo" na secretária e no prefeito ao relatar fatos que demonstra desgoverno na administração municipal e pôs em dúvidas o destino dos recursos públicos de Itaporanga. Com um tom incisivo, a vereadora desafiou os dois gestores e qualquer outra pessoa a provar qualquer ato praticado na gestão passada que denotasse "desvio de recursos para usufruto próprio" e colocou em xeque a correção dos atos na atual gestão, que podem configurar em enriquecimento ilícito. Uma fala dura em torno do escândalo das denúncias de indícios de superfaturamento que enlameiam a atual gestão municipal.
A população esperava que o prefeito procedesse como se pede a boa conduta na administração pública determinando, nem que fosse, uma sindicância para apurar o caso, praticado numa pasta gerida por uma prima do prefeito, mas que até o momento ele tem tentado levar o assunto para o esquecimento. Algo que a população não aceita nem tolera. Olhando bem firme para a liderança da situação, no caso o vereador Ubiramar (PTB), a vereador começou sua fala dizendo: "É engraçado que foi denunciado aqui casos de nepotismo na gestão passada, denúncia feita pela hoje secretária, que procede da mesma forma. Uma irmã [que teria mais de 60 anos de idade] do prefeito faz parte do quadro de contratados da Saúde. Isso é nepotismo?", indagou a vereadora. 
Inclusive, em sessões passadas, outros casos de nepotismo foram denunciados haja vista ter o prefeito em sua equipe de secretários a esposa [na Assistência Social] e a própria prima [na Saúde], e, agora, a irmã entre contratados; na Saúde a prima tem entre contratados um cunhado; e por vai... entre primos e parentes. Entretanto, quando o nepotismo foi denunciado na gestão passada o então prefeito Djaci Brasileiro demitiu imediatamente as contratadas [uma sobrinha dele próprio e uma filha do então gestor da Saúde] como pede a boa conduta administrativa.
A vereadora ainda quebrou o discurso de moralista feito pela situação quando relatou que na atual gestão concursados da Saúde recebem menos que os contratados. "Ao implantar o Nasf, a gestão passada fixou o salário de fisioterapeutas, nutricionista, psicólogos, etc, em R$ 2 mil. Hoje, o concursado recebe R$ 1.700 enquanto os contratados mais de R$ 2 mil. Ou seja, a situação faz àquilo que combatiam...", disse. "Vocês atacam tanto a gestão passada, que dizem ter sido ruim e hoje fazem pior. Hoje, estão vendo o desastre da mudança, da diferença, então, deveriam colocar o slogan: 'Reviver o Passado'. Outro dia, um assessor do vereador Hélio do Bar [aliado do atual prefeito] disse aqui pra todo mundo ouvir que a atual secretária de Saúde não fornece remédio pra ninguém e o mesmo lembrava que recebia a medicação todos os meses na gestão passada. Quer dizer que dá remédios à quem precisa, como ocorria na gestão passada, é errado? Ou seja, pra dá ao povo o que é do povo é errado, né? E o que é em benefício próprio, é certo. Né?", disse Isabelle emparedando a base de situação em suas contradições.
A vereadora guardou o torpedo principal contra a secretária e o prefeito para o final de sua fala. e foi uma crítica contundente contra a boa conduta da atual gestão no que se diz ao destino que está sendo dado ao dinheiro público. "Vocês falam que na gestão passada se fez isso e aquilo. Gastou-se dinheiro com isso e aquilo. Isso é muito engraçado. Falo, agora, por mim. Nós somos lá em casa três irmãos concursados e não precisamos de dinheiro de governo, não. Porque passamos em concurso público. Agora, olhem os quatro anos de governo da gestão passada e me digam o que Djaci e Gaudêncio comprou dentro de Itaporanga? Agora, vamos olhar hoje...", concluiu a vereadora deixando a plateia boquiaberta com a insinuação de que estaria havendo enriquecimento ilícito na atual gestão da Saúde em Itaporanga.
Uma fala contundente que deixa a secretária da Saúde e o próprio prefeito Audiberg Alves na obrigação de dá explicações convincentes quanto aos indícios de superfaturamento na área da Saúde e a situação financeira dos próprios gestores. 

Deputado Luiz Couto denuncia plano para matá-lo e envolve o secretário estadual Walber Virgulino...

Realmente muito grave a informação revelada ontem (30/09), na tribuna da Câmara Federal, pelo deputado federal Luiz Couto (PT) sobre um esquema criminoso arquitetado para matá-lo, juntamente com a ex-ouvidora de Polícia do Estado, Valdênia Paulino. O mais grave ainda é que, de acordo com a denúncia de Couto, o secretário estadual da Administração Penitenciária, o delegado da Polícia Federal Walber Virgulino [festejado auxiliar do Governo Ricardo Coutinho] estaria envolvido no esquema.
Luiz Couto afirmou que teve de suspender todos os seus compromissos neste fim de semana depois de ser informado que o serviço de inteligência da Secretaria da Segurança e Defesa Social da Paraíba detectou que dois pistoleiros alagoanos estariam em João pessoa para fazer as execuções do deputado e de Valdênia. Couto disse ter ficado surpreso quando desceu no aeroporto Castro Pinto, sexta-feira (27), e encontrou uma escolta de policiais militares, além dos agentes federais que já fazem a sua segurança, e que nesse momento foi informado pela Superintendência Regional da Polícia Federal para suspender todas as atividades públicas previstas para o final de semana.
Luiz Couto informou que os criminosos seriam contratados por R$ 500 mil e a transação desses valores teriam sido articuladas pelo ex-policial militar Luiz Quirino de Almeida Neto, expulso da PM paraibana em consequência das inúmeras denúncias feitas pela ouvidora Valdênia e por ele. "Quirino foi preso durante a operação Squadre", lembrou. O parlamentar afirmou ter denúncia de que parte do dinheiro - R$ 300 mil - teria sido transportado numa viatura da Secretaria de administração Penitenciária (Seap) conduzida por Dinamérico Cardim, agente penitenciário que supostamente fez o carregamento do dinheiro numa caminhonete do Grupo Penitenciário de Operações Especiais da Paraíba (Gpoe), pertencente à Seap.
Couto ressaltou que, de acordo com a mesma denúncia, Dinamérico Cardim possui em sua guarda um Fuzil IBEL calibre 762, customizado, com luneta de longo alcance, tripé metálico calibre 762. Acrescentou que o Gpoe é subordinado diretamente à pessoa do secretário Walber Virgulino, e que só ele poderia determinar a saída e o deslocamento deste grupo. Relatou, ainda, que tomou conhecimento de que no dia 13 de setembro último, durante lançamento da revista jurídica, ocorrida na casa de recepções Requinte, em João Pessoa, Walber Virgolino detratou o secretário de Segurança Pública, delegado Cláudio Lima, afirmando que o mesmo estava com o povo de direitos humanos, que ele era um covarde junto do deputado, sargento Pereira e da ouvidora.
"Outra denúncia que recebi é que o secretário Virgulino teria visitado a primeira Superintendência de Polícia Civil da Paraíba e prometido soltar o sargento Arnóbio, que responde a processos por envolvimento com grupos de extermínio na Paraíba". "Isto seria possível, conforme Virgulino, assim que ele assumisse o posto de secretário de Segurança Pública", completou. Click e confira o pronunciamento na íntegra.

Sucesso total na estreia do Show de Notícias - novo projeto jornalístico da Rádio Boa Nova FM de Itaporanga...

Sucesso total! Foi o que se viu no início da noite de ontem (30/09) na estreia do programa Show de Notícias, noticioso apresentado por Ricardo Pereira e Norton Júnior, transmitido pela Rádio Boa Nova FM de Itaporanga, das 18h às 19h, que aposta numa nova roupagem da informação, cuja tendência do horário já é realidade no rádio-jornalismo. Cujo agradecimento especial fazemos ao grande timoneiro Dr. Titico Pedro e também ao competente Ailton Pedro, pela confiança depositada em nosso trabalho.
Em verdade, é mais um projeto que abraçamos para que Itaporanga possa, com isso, respirar informação, mas uma informação de qualidade, sem amarras nem qualquer tipo de obstáculo à liberdade de expressão. Por isso, agradecer o reconhecimento que foi demostrado pelo grande número de participação dos ouvintes que congestionaram as (três) linhas telefônicas. 
O povo de Itaporanga festejou a estreia do noticioso e também deu grande demonstração de carinho ao ex-deputado e ex-prefeito de Itaporanga, o médico Djaci Brasileiro, que fez questão de estar presente nos estúdios para abraçar e saudar a novidade. Djaci estava acompanhado da ex-prefeita Kátia Brasileiro e dos vereadores João Guimarães (PSC) e Ricardo Pinto (PSDB). O ex-prefeito, inclusive, chegava de uma comemoração na zona rural, convidado que foi pela população para festejar uma benfeitoria sua - que foi a construção de um açude para atenuar o sofrimento do pobre sertanejo. 
"Ricardo, Norton, Fernando, jamais poderia deixar de estar presente aqui neste momento de festa para Itaporanga com a sua estreia na Boa Nova FM, que é tão bem comandada por um grande itaporanguense - Titico Pedro, de um programa que tem a missão de informar a verdade dos fatos, com qualidade e credibilidade. Titico foi bastante feliz com essa aquisição e a Boa Nova só tem a ganhar com o trabalho de vocês, já reconhecido pela população. Parabenizo, ao mesmo tempo, o jovem talentoso Ailton Pedro que está proporcionando esta dinâmica", declarou o ex-prefeito.
Foram muitos, mas muitos telefones demostrando carinho e apreço pela pessoa do ex-prefeito. Tivemos também a grata satisfação de contar com a participação do nosso meste Dr. Titico Pedro, que mesmo estado em João Pessoa, ouvia o programa via internet, desejando sucesso à nova equipe. Nossos agradecimentos ao diretor Ailton Pedro pela intervenção ao vivo, também nos desejando sucesso ao projeto. Enfim, aos muitos amigos que ligaram e ainda continuam enviando mensagens de congratulações. O que nos deixa bastante lisonjeado pelo reconhecimento do nosso trabalho.
O programa ainda contou com a participação do professor João e será produzido com total dedicação ao ouvinte, que é a razão de tudo. Na técnica, toda competência de Fernando Madalena. Ou seja, a partir de agora, de segunda à sexta-feira, das 18h às 19h, a informação com qualidade e credibilidade Itaporanga acompanha através do Show de Notícias, pela Rádio Boa Nova FM. E vocês internautas vão poder acompanhar [ao vivo] tudo aqui pelo Blog...

Show de Notícias da Boa Nova FM também recebeu o renomado Roberto Lord para falar sobre mega evento de beleza, em Itaporanga...

Ainda durante o Show de Notícias, que estreou no início da noite de ontem (30/09), na Rádio Boa Nova FM, contamos com a participação do conceituado designer visual Roberto Lord - idealizado do Lord's Hair Cosméticos, Salão de Beleza que mais de duas década cuidando da beleza de homens e mulheres da Paraíba, com instalações em João Pessoa [no Bairro do Bessa] e Patos.
Roberto anunciou para toda a população a promoção de mega evento de beleza que acontecerá no próximo dia 28, quando fará apresentação de novas tendências do mercado e realizará cursos para novos profissionais, inclusive, com a probabilidade de aquisição de talentos que possam surgir na oportunidade. Ou seja, um evento que proporcionará emprego e renda em Itaporanga.
Roberto residiu por 28 anos em Itaporanga e sentiu-se bastante satisfeito em retornar à cidade e vê-la em pleno desenvolvimento e pujança, em particular, no setor comercial. "É uma alegria imensa poder retornar à esta terra querida e amada, ainda mais com uma novidade como esta em que mostramos o que há de nova em tendência de beleza. O que se está praticando lá fora estaremos apresentando aqui", disse.
Ele fará diversas transformações visual, que será sorteadas no evento, utilizando a famosa marca de produtos Cadiveu. O evento também contará com profissionais especializados no assuntos que estarão vindo direto de São Paulo para prestigiar esse momento em Itaporanga. "Será um mega evento para que Itaporanga também possa se inserir na área de beleza, porque o povo desta cidade deve estar antenado com as novas tendências", concluiu.

A SK Eventos promoverá o 1º show da Criança em Itaporanga...

Os pais que já se programa para a festa das crianças não podem deixar de conferir o 1ª Show da Criança, que acontecerá no Itaporanga Esporte Clube, a partir das 16h30min, no próximo sábado (12), promovido pela SK Eventos. Será um grande evento com sorteio de brindes, brinquedos infláveis, a presença do palhaço Pica-Pau, de Marcos O Mágico, Anita Cover, e, ainda, a apresentação dos personagens infantis Mickey, Minnie e a Galinha Pintadinha. Ingressos antecipado à venda na Assistencell. Leve seus filhos e tenham um momento de muita diversão e brincadeiras. Será imperdível!
O evento conta com apoio do Armazém Paraíba, Mercadinho Ferreira, Kamkelly's, lela Turismo, tássio Vidros, Itatex, Madeireira Santa Clara, Moleka, Lojão Rio do Peixe, neto gelo, Mig Eletricidade, Marcos Fotografias, Multicolor e Cia Bike Clube.

TRE-PB acata recurso em AIJE para anular sentença por considerar válida gravação de pedido de votos feita por filho de eleitora...

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), durante sessão do dia 26 passado, por maioria, deu provimento a recurso eleitoral em ação de investigação judicial eleitoral para anular sentença que extinguiu o processo por considerar prova ilícita a gravação de pedido de apoio eleitoral. A sentença foi reformada, determinando o TRE a continuidade do processo que apurar possível captação ilícita de sufrágio, mediante promessas eleitorais de candidato (conforme 41-A da Lei 9.504/97).
No caso concreto, o filho da eleitora gravou, em seu aparelho celular, a conversa onde o candidato teria realizado a promessa. A sentença considerou a prova ilícita, porque a gravação foi realizada por 'terceiro'. Em parecer,a Procuradoria Regional Eleitoral na Paraíba opinou pela reforma da sentença, já a gravação por filho, presente no ato, não poderia ser considerada como realizada por terceiro.
Para o procurador regional Eleitoral na Paraíba, Duciran Farena, "no momento em que o candidato adentra o recinto familiar, prometendo bens ou serviços em troca de votos, transforma a todos em interlocutores. Logo, jamais a gravação da conversa pelo filho da eleitora poderia ser considerada como realizada por terceiro, e, portanto, ilícita".
Ainda segundo o procurador regional Eleitoral, "os candidatos devem saber do risco a que se expõem, no momento em que entram nos bares oferecendo benesses com pedido de votos. O cúmulo do absurdo seria exigir que a própria eleitora suspendesse a conversa para acionar a gravação de seu aparelho celular, o que certamente alertaria o autor da captação de voto ilícita". (com Ascom)

Mutirão do TJ condena ex-prefeitos Betão (Curral Velho) e Marcílio (São José de Caiana) que tem seus direitos políticos suspensos por seis anos...

O Mutirão da Mata 18 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), realizado pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, divulgou o balanço das sentenças que foram proferidas nas ações de improbidade administrativa e de crimes contra a administração pública. A apresentação foi feita, no Fórum Afonso Campos, em Campina Grande, pelo juiz Coordenador do Mutirão, Aluízio Bezerra Filho.
Dezenove prefeitos e ex-prefeitos foram condenados e a maioria ficou com os direitos políticos suspensos. Na lista, estão alguns ex-gestores do Vale do Piancó. São eles: Manoel Felisberto Gomes Barbosa e Francisco Marcílio Fernandes, respectivamente, ex-prefeitos dos municípios de Curral Velho e São José de Caiana. 
Betão, como é mais conhecido o ex-gestor de Curral Velho, foi condenado por irregularidades no Fundeb tendo como pena inelegibilidade por seis anos, além de ter que devolver aos cofres públicos cerca de R$ 294 mil; Já o ex-prefeito Marcílio vai desembolsar aos cofres públicos a quantia de R$ 202 mil e também ficará inelegível por seis anos.
Confira a matéria completa e muitas outras notícias acessando o Portal ASN 

Ex-prefeita de Piancó Flávia Galdino reafirmou apoio ao governador RC durante audiência na Granja Santana...

A ex-prefeita de Piancó, Flávia Galdino, reafirmou nesta segunda-feira (30), apoio político administrativo ao governador Ricardo Coutinho. Flávia Galdino, acompanhada do seu filho Daniel Galdino, foi recebida na noite desta segunda-feira pelo governador Ricardo Coutinho e o secretário chefe de governo, Adriano Galdino.
Flávia Galdino negou especulações veiculadas na imprensa de que estaria deixando a base de apoio de Ricardo Coutinho e se desfiliando do PSB. Flávia disse que continuará presidindo o PSB no município e trabalhando para fortalecer o governador de Ricardo Coutinho no Vale do Piancó e em toda a Paraíba. "Lutamos muito em 2010 para eleger o governador e agora a Paraíba está colhendo os frutos”, disse.
De acordo com Flávia Galdino, o governador Ricardo Coutinho tem feito obras importantes e melhorado os serviços prestados à população do Vale do Piancó. Flávia destacou os investimentos em estradas e em saúde, educação e inclusão produtiva que abrem uma perspectiva de desenvolvimento para a região.
A ex-prefeita destacou as obras de construção da BR-361/Aguiar e acesso a Igaracy, PB-372/382, no trecho Itaporanga/São José de Caiana e São José de Caiana e Serra Grande. “Este é um governo que constrói pontes e elos entre as cidades por onde se escoa riquezas e se promove a integração regional entre todas as regiões”, concluiu.

Maranhão admite possibilidade de aliança de oposições na PB: ‘a coisa está bem encaminhada’...

O ex-governador José Maranhão (PMDB) admitiu a possibilidade de uma aliança de oposição na Paraíba para as eleições de 2014 e aponta ‘a coisa está bem encaminhada’. Em entrevista ao portal Paraíba.com.br nesta segunda (30), Maranhão apontou que não se reuniu com o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) como partido, mas sim como pessoa. Ele adiantou que a conversa serviu para ‘quebrar o gelo e reafirmar os compromissos da luta do esforço pela formação de uma aliança de oposição’.
Admitindo a possibilidade de aliança, que já se repete em nível nacional com a presidente Dilma Rousseff (PT) e o vice Michel Temer (PMDB), Maranhão explicou que por hora as conversas ainda estão ‘genéricas’, mas que com o tempo vai se ‘afunilar’. “Ainda estamos muito distantes das convenções que acontecerão em junho do ano vindouro, mas a coisa está bem encaminhada”, revela.

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Itaporanga sediará dia 28 de outubro mega evento de beleza promovido pelo designer visual Roberto Lord...

No próximo dia 28 de outubro a cidade de Itaporanga se transformará no point da beleza e local de encontro de profissionais do ramo, advindos de toda a região do Vale do Piancó. A novidade foi anunciada na manhã desta segunda-feira (30) pelo Designer Visual Roberto Lord, durante entrevista concedida ao programa radiofônico Correio Debate, levado ao ar pela Rádio Correio do Vale AM - do Sistema Correio de Comunicação.
Idealizador do Lord's Hair Cosméticos - Salão de Beleza que está a mais de duas décadas no mercado cuidando da beleza de homens e mulheres do interior paraibano, com foco na cidade de Patos - e, agora, mais recentemente, com salão instalado em João Pessoa, no Bairro do Bessa. "É um prazo imenso poder estar em Itaporanga, terra querida e abençoada, que se desenvolve à passos largos. Por isso, decidimos promover aqui um mega evento de beleza que terá apresentação do trabalho feito com produtos Cadiveu", disse Roberto.
O evento contará com um especialista, vindo de São Paulo, que vai assinar a parte do tratamento com mexas, enquanto, Roberto se encarregará de assinar os trabalhos desenvolvidos com o designer visual. Em verdade, como o mesmo gosta sempre de frisar, um trabalho que é uma obra de arte. O evento pretende reunir profissionais e cabeleireiros e cabeleireiras da região. Para se ter uma ideia, o Lord's Hair Cosméticos oferece uma super estrutura em um espaço bastante aconchegante, onde o cliente é super bem tratado por uma equipe mega competente e receptiva.
Bastante elegante em sua fala e muito carismático, Roberto espera reunir uma grande parcela do público alvo para que Itaporanga passe a contar com o que há de mais moderno e melhor no setor. No evento, ele apresentará novas técnicas com o cuidado capilar, dentre outras novidades. Ainda, durante a entrevista, Roberto falou de sua adolescência vivida em Itaporanga e dos muitos amigos construídos ao logo do tempo.

Vereador denúncia extravagância em gastos na gestão de Itaporanga: "O prefeito montou uma barraca pra curtir o São Pedro e gastou quase R$ 6 mil com bebida e comida paga com dinheiro público"...

Um escândalo de gastos com bebidas feito com o dinheiro público foi revelado na última sessão da Câmara Municipal de Itaporanga, pelo vereador Ricardo Pinto (PSDB), líder da oposição. O caso está sendo levado para o Ministério Público e mostra como é gasto o dinheiro do contribuinte itaporanguense, que sua dia e noite para dar de comer a sua família e depara-se com o dinheiro pago em imposta sendo usado dessa maneira, enquanto, falta remédia na Farmácia Básica, médicos, etc...
A revelação foi feita no instante em que o vereador Ubiramar, líder da situação, referia-se a uma comemoração particular do ex-secretário municipal da Saúde, bioquímico Gaudêncio Mendes, em sua residência, algo que o líder da oposição deixou claro não ter sido com dinheiro público, mas com dinheiro do próprio bolso do ex-secretário. O caso é o seguinte: o prefeito Audiberg Alves (PTB) montou uma barraca no meio da avenida para curtir o 'São Pedro de Rua 2013' e receber convidados, só que os comes e bebidas servidos lá foram pagos com dinheiro público. Exatos R$ 5.020,00 mil.
A perplexidade que afetou os demais vereadores e o plenário, no momento da revelação, se dá porque nenhum prefeito que governou Itaporanga, segundo o vereador, jamais pagou tais contas de bebidas no meio da rua com dinheiro público. O ex-prefeito Djaci Brasileiro, por exemplo, sempre recebeu de governador, senador a deputados, mas em suas recepções a despesa sempre foi paga com dinheiro do próprio bolso. "Fala-se em bebidas, pagas com dinheiro público, mas ninguém nunca viu até dezembro de 2012, de todos os prefeitos que já passaram por aqui, algo como aconteceu no São Pedro deste ano. O prefeito [Berguim] montou uma barraca no meio da rua, com bebida e comida, paga com dinheiro público. Um gasto exorbitante, vergonhoso. O prefeito gastou quase R$ 6 mil...", revelava o vereador.
O valor de R$ 5.020,00 mil, de acordo com a Nota Fiscal nº 2364, foi pago pelas "despesas com buffet para a barraca do prefeito...", é o que revela a Nota Empenho de nº 2145, datada de 05/07/2013, do Gabinete do Prefeito - para Manutenção das Atividades do Gabinete - Material de Consumo; O pagamento foi efetuado no dia 05/07/2013, cujo nº do cheque é desconhecido, mas a Conta Corrente é a de nº 101087. 
A plateia custava acreditar no que ouvia, haja vistas, acreditar que Itaporanga viva novos ares com maior rigor com o gasto público e a boa destinação dos recursos públicos. Porém, ao mostrar a prova o vereador Ricardo Pinto deixou, inclusive, vereadores da bancada de situação em silêncio perante uma extravagância como esta, enquanto, o povo padece sem dinheiro à remédio, ou melhor, um atendimento digno e assistência devida por parte da área da Saúde.

Vereador denuncia mais um escândalo na gestão de Audiberg Alves em Itaporanga que gastou R$ 12 mil por 5 minutos de queima de fogos...

Quando a população de uma cidade espera que uma mudança administrativa propalada faça jus ao discurso de correção com a gestão pública e boa aplicação com o dinheiro público eis que ao se deparar com a prática, a frustração toma conta de um povo que se sente iludido e enganado. Em Itaporanga escândalos e mais escândalos estão se avolumando de uma uma maneira tão estarrecedora que chega a impressionar.
Após denunciar, dias atrás, fortes indícios de superfaturamento na área de Saúde, quando a Secretaria Municipal da Saúde pagou R$ 7.990,00 mil por aquisição de peças que comparadas a orçamentos feitos em auto-peças a mesma compra não chegava a metade desse valor, eis que o vereador Ricardo Pinto (PSDB) revela ao povo mais um absurdo feito com o dinheiro público em Itaporanga. Diz respeito ao gasto exorbitante de R$ 12.000,00 mil pagos por cerca de 5 minutos de queima de fogos de artifícios, no dia 09 de janeiro por ocasião das comemorações em alusão ao aniversário de emancipação da cidade. 
Esse valor é extremamente exorbitante e mostra o pouco caso que fez com o dinheiro público na 'Rainha do Vale'. Só para se ter uma ideia, a gestão do ex-prefeito Antônio Porcino [já falecido] foi uma das que mais gastou com esse tipo de área e não chegava à um terço do valor. O valor gasto em média pela gestão passada, do ex-prefeito Djaci Brasileiro (PSDB), girava entre R$ 3 e R$ 4 mil, ou seja, também um terço do gasto pelo atual prefeito Audiberg Alves. Sem esquecer que os shows pirotécnicos nas gestões passadas eram mais duradouros e bonitos.
A revelação foi feita pelo vereador Ricardo Pinto no momento em que o vereador Ubiramar se referia a gastos com fogos e wisk's para se comemorar a derrubada da CPI da Saúde, em 2011, festa esta que não foi paga com dinheiro público. "Vossa Excelência nunca viu em Itaporanga um gasto como o que foi feito em 9 de janeiro, com fogos. Sempre se gastou entre R$ 3 mil e R$ 4 mil, o que é normal. Agora, gastaram R$ 13 mil no dia 09 de janeiro deste ano com fogos de artifícios. Isso é um absurdo. Itaporanga não tem condições de se fazer uma extravagância dessa com fogos...", denunciou o líder da oposição deixando à todos, vereadores e plenário, perplexos.
Os gastos à que se refere o vereador Ricardo Pinto foram os seguintes, todos para aquisição de fogos para show pirotécnico no dia 09 de janeiro deste ano:
 1) R$ 4.100,00
Nota de Empenho nº 796, datada de 09/04/2013, sem licitação, pelo Gabinete do Prefeito; Cujas despesas especificas se destina à, vejam só, Material de Consumo; E as Ações de Governo diz respeito à Manutenção das Atividades do Gabinete do Prefeito [ algo bem sugestivo]; A Nota Fiscal é a de Nº 031; Não há número do cheque o qual serviu para efetuar o pagamento, mas ele foi feito no dia 15/04/2013 pela Conta Corrente nº 104671.

2) R$ 4.900,00
Nota de Empenho nº 197, datada de 04/02/2013, sem licitação, pela Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Turismo, para Manutenção das Festas e Eventos - como Ações de Governo - e Outros Serviços de Terceiros - como Despesas Específicas; O valor foi pago no dia 20/03/2013 através do cheque nº 855356, da Conta Corrente nº 110299.
3) R$ 3.000,00 
Nota Empenho nº 046, datada de 31/01/2013, sem licitação, pela Secretaria Municipal do Esporte, Cultura e Turismo, para Manutenção das Festas e Eventos - como Ações de Governo - e Outros Serviços de Terceiros - como Despesas Específicas; O valo foi pago no dia 06/02/2013, através do cheque nº 855322, da Conta Corrente nº 110299.

Essa extravagância toda com o dinheiro público aconteceu para cerca de cinco minutos de queima de fogos em 09 de janeiro. Isso não é aceitável nem tolerável. A população brasileira que saiu às ruas em junho passado pediu mais transparência com o erário público e menos corrupção. O que o vereador tem denunciado ao levantar casos e mais casos de escândalos na administração pública itaporanguense deve ser investigada com muito critério pelo Ministério Público.
O povo está mais consciente e não vai vai tolerar agressão aos princípios constitucionais da razoabilidade, moralidade e economicidade, uma vez que despesas iguais a essa, denunciada pelo tucano, apesar das dificuldades do municípios com os rigores da seca, transforma-se num absurdo.
É assim que verdadeiros representantes do povo devem atuar em seus mandatos, fiscalizando o que há de errado para que o povo possa saber o que está sendo gasto e pra onde os recursos estão sendo destinados. 

Ricardo Pinto desmancha ponto a ponto proposta pra criação de CEI e dispara em direção à secretária pra exemplificar o descaso com a Saúde: "O prefeito colocou gente que não tem competência pra administrar"...

Mais uma vez o conhecimento da matéria, a capacidade de se debater um determinado tema com classe e a competência pra se sobressair sobre àquilo que se tentou montar pra desviar o foco de graves irregularidades na atual gestão da Saúde em Itaporanga, que enfrenta um escândalo com denúncia de superfaturamento em compras, foi demonstrada no elogiável e respeitado desempenho do vereador Ricardo Pinto (PSDB), como líder da oposição na Câmara Municipal.
Durante a sessão passada, ele desmontou um a um pontos relacionados pela liderança da situação que tentava instalar uma Comissão Especial de Investigação (CEI), no âmbito do Legislativo-Mirim, tendo como pano de fundo "supostas irregularidades cometidas na gestão passada". Pontos que não foram possíveis para convencer o plenário, que derrotou a proposta por ampla maioria. O líder da situação, vereador Ubiramar (PTB), ainda tentou comprometer os vereadores ao denunciar que alguém teria andado na casa de um deles para derrotar a matéria.
O vereador Ricardo Pinto preferiu desmanchar os pontos pela raiz: "Isso é voto vencido porque já foi analisado pelo TCE e este aprovou as contas do ex-gestor", disse. Dentre as justificativas que embasavam o requerimento do petebista, o líder da oposição mostrou que muito do que se denunciava da gestão passada está se cometendo na atual gestão. "Quando se denunciou nepotismo por conta da contratação de duas fisioterapeutas, uma sobrinha do ex-prefeito e uma filha do ex-secretário da Saúde, assim que o prefeito Djaci foi comunicado o que ele fez? Demitiu na hora", esclareceu.
Ao solucionar imediatamente um erro denunciado em sua gestão, o ex-prefeito Djaci Brasileiro cumpriu com seu dever perante a sociedade e demitiu as contratadas. Como um gestor correto deve proceder. Com relação ao pagamento de produtividades, que para a situação foram "dezenas na gestão passada", o vereador tucano explicou que o pagamento era feito em um único cheque, depois os contratados recebiam após assinar folha de pagamento. "Hoje existe muitos casos como este", disse. Ricardo ainda enfatizou que as dívidas com INSS foram parceladas e pagas. 
O líder da situação, ainda no uso da tribuna, revelou o motivo que eleva a cada dia o grau de desastre administrativo que passa a atual gestão do prefeito Audiberg Alves (PTB): "A equipe do prefeito é incompetente. Crise na saúde há em todo canto do País. Só que falta em Itaporanga boa vontade na Secretaria de Saúde. E a incompetência anda junto a falta de boa vontade. Uma anda atrás da outra e o que anda mais seguindo o outro é o compromisso de campanha [assumido pelo atual prefeito]. De colocar [na equipe] gente que não tem competência pra administrar", concluiu.
Ao final, o plenário derrotou a proposta e deu mais mostra ao prefeito de que a população de Itaporanga reprova a maneira que a atual Secretaria Municipal da Saúde está sendo gerida. O prefeito paga o preço com uma das maiores rejeições já registradas na história política de Itaporanga, uma das piores da Paraíba.

Durante reunião grupo sacramenta desligamento do PTN de Itaporanga, mostra união e pretende apoiar um único nome pra deputado em 2014...

Como anunciado no último dia 20, do corrente mês, o grupo que fundou e construiu o Partido Trabalhista Nacional - PTN no município de Itaporanga, e em outros dez no Vale do Piancó, sacramentou durante reunião neste fim de semana o seu desembarque da legenda e mantive união e apoio em torno do trabalho desempenhado pelo jornalista Ricardo Pereira, líder do agrupamento.
Na reunião, realizada na residência do advogado Dr. Neto Ferreira, ficou definido que a turma, além de sair da legenda, deve migrar numa nova e também vai procurar construir o apoio conjunto de todos em um único nome com relação à eleição de deputado estadual e federal, que possa representá-los e trabalhar em prol das demandas e anseios do povo de Itaporanga e do Vale do Piancó.
Esse grupo, sob a liderança do jornalista, fundou o partido em 2007 e disputou as eleições municipais de Itaporanga em 2008, quando obteve pouco mais de 1.050 votos, chegando a colocar um suplente no exercício do mandato de vereador. Quatro anos depois, em 2012, a votação do grupo teve um crescimento festejado pela população e chegou aos 1.600 votos, elegendo um parlamentar-mirim. 
Na região do Vale do Piancó, a legenda chegou a eleger oito vereadores nas eleições do ano passado. Porém, com a recente mudança ocorrida nas direções estadual e municipal da legenda, o grupo decidiu seguir por outro caminho. O partido, desde a semana passada, está sendo comandado pelo deputado estadual Jandhuy Carneiro, à nível estadual, e pelo ex-vereador Herculano, à nível local. Uma nova conjectura que não obteve a aprovação do grupo.
"Somos um grupo forte e unido, e como tal decidimos em comum acordo deixar a legenda. Manteremos, a partir de agora [sem a participação do vereador eleito, em 2012], votação suficiente para fazer um novo parlamentar-mirim nas eleições de 2016 em Itaporanga. Mas, avisamos que iremos aumentar mais ainda esse grupo para mostrar a Itaporanga que a política deva ser feita de homens sérios e compromissados com a coletividade", disse o Dr. Neto Ferreira.
"É sempre bom saber que temos um grupo forte e unido. Itaporanga respeita esse tipo de política que é feita da lealdade, da firmeza e da garra dos companheiros. Estou e sempre estarei com esse grupo enquanto ele existir e continuar forte", pontuou o primeiro suplente Judivan Custódio. "Vamos mostrar mais força ainda porque aqui agente trabalha um em prol do outro, todos nós somos companheiros uns dos outros", diz suplente Hélio Tomaz. "A união desse grupo tem história em Itaporanga e nós vamos manter essa força", declara o segundo suplente Chico do Mogi.
"Política tem e deve ser feita na base do companheirismo, da lealdade e da correção, por isso, só tenho a elogiar a força que esse grupo tem em Itaporanga. Em 2016, vamos apresentar um grupo mais forte ainda e chegaremos pra disputar as eleições mostrando à Itaporanga o caminho pra sair da estagnação e da enrolação política", comenta Ricardo Pereira. "Nós somos um grupo que respeita um ao outro porque aqui sempre buscamos o melhor pra todos, sem querer pisar ninguém. Nós somos de assumir e cumprir compromisso", disse o agropecuarista e comerciante Virgulino Leite. "Estou com o grupo porque é destemido, valente e determinado. Itaporanga conhece e respeita a história desse grupo", disse Edmilson Porfírio.
"Estou pro que der e vier com esse grupo. Sou fundador desse grupo e não poderia deixar meus amigos e companheiros", esclareceu Judeilton Bento. "Estou desde o início com o grupo e manteremos nossa união, que foi feita sob as bençãos de Deus. Esse grupo tem respeito porque mostramos uma união positiva", disse a suplente Roberta. "Estou desde o início e continuarei com o grupo em todos os momentos", falou Cabo Edson. "Jamais poderia deixar meus companheiros de lado, estou e sempre estarei com o grupo", proclamou a servidora pública Celina Araújo.
Segundo o jornalista, o comunicado oficial foi feito neste domingo (29) ao novo comando do PTN em Itaporanga: "Informei hoje a decisão do grupo ao novo presidente municipal da legenda, o ex-vereador Herculano, à quem desejamos um bom trabalho. Por uma questão de estratégia política Judivan e Chico permanecem com suas filiações até ingressarem numa legenda nova, sem que possa causar prejuízo à suas suplências. Mas, o que importa é a convicção em nos mantermos unidos", disse Pereira que informou a pretensão do grupo em votar juntos num único candidato a deputado em 2014.
Com Portal ASN

domingo, 29 de setembro de 2013

Romero Rodrigues prestigia evento do PTB depois de Santiago afirmar que não teria problema em se aliar à Cássio...

O cenário da política paraibana está um tanto 'obscuro' para quem procurar enxergar como as legendas e lideranças podem ficar com relação às eleições de 2014. Pois, o evento de filiações do PTB ocorrido sexta-feira (27), em Campina Grande, dá uma ideia dessa salada. É que o presidente estadual da legenda, o ex-senador Wilson Santiago filiou diversas lideranças, mas o que chamou mesmo a atenção no evento foi a presença do prefeito Romero Rodrigues (PSDB).
Romero é primo e aliado do senador Cássio Cunha Lima, provável candidato ao governo, que Santiago disse não ter problema algum se ocorrer uma provável aliança política. Isso mesmo, Santiago disse que toparia sim estar ao lado de Cássio em 2014. Só que ao mesmo tempo namora uma vaga de senador na chapa de reeleição do governador Ricardo Coutinho.
Por sua vez, o governador esteve neste sábado (28) em Campina Grande recepcionando o presidenciável Eduardo Campos (governador do Pernambuco) e ambos se dirigiram até Areia, aonde prestigiaram o 'Bregareia'. A ausência sentida, claro, foi a do senador Cássio Cunha Lima que parece procurar sempre estar longe do governador em eventos públicos...