sábado, 13 de fevereiro de 2021

Justiça prorroga afastamento do prefeito de Camalaú por mais 6 meses

O juiz Rodrigo Augusto Gomes Brito Vital da Costa, da Comarca de Monteiro, deu cumprimento a uma determinação do Tribunal de Justiça da Paraíba, mantendo o afastamento cautelar do cargo de prefeito de Camalaú, de Alcsandro Bezerra dos Santos, por mais seis meses.

Sandro Môco como é conhecido, foi afastado do cargo de prefeito desde dia 14 de agosto de 2020, quando foi alvo da Operação Rent a Car, que o acusa de fraudes em licitações e desvio de recursos públicos.

Mesmo afastado, Sandro Môco conseguiu ser candidato a prefeito de Camalaú, mas não conseguiu assumir os destinos do município. A cidade de Camalaú está sendo administrada pelo vice-prefeito Bira Mariano.

A determinação da prorrogação do asfaltamento de Sandro Môco foi comunicado pelo magistrado ao presidente da Câmara, Auricélio Bezerra dos Santos. Clique no link e veja o documento (despacho) completo: Documento Camalaú

Terreno para construção da loja Havan em João Pessoa, que vai gerar 200 empregos diretos, começar se preparado...

Começou a ser preparado o terreno para construção da loja Havan, em João Pessoa. O empreendimento  está localizado na Avenida Diorgenes Chianca, às margens do km 23 da BR-230, na entrada do bairro José Américo, ao lado da garagem da empresa de ônibus Transnacional. O empreendimento vai gerar entre 150 e 200 empregos diretos. 

Em sua última passagem pela Paraíba, o empresário Luciano Hang, destacou que vai investir na região Nordeste e alavancar o desenvolvimento: “Eu quero dizer que vamos trazer emprego, desenvolvimento, alegria, que é o que o povo precisa na pandemia”, destacou. Campina Grande também será contemplada com uma loja Havan.

Veja o vídeo:

Veja imagens de preparação do terreno (com Blog do Bruno Lira)

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

João Azevêdo se reúne com Nelson Piquet e discute parceria para Paraíba sediar etapa da Stock Car

O governador João Azevêdo recebeu, nesta sexta-feira (12), na Granja Santana, em João Pessoa, o tricampeão mundial de Fórmula 1, Nelson Piquet, e representantes da Confederação Nacional de Automobilismo (CBA) e da Federação Paraibana de Automobilismo, ocasião em que foram discutidas possíveis parcerias para a Paraíba sediar uma etapa do campeonato de Stock Car. 

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual destacou as ações do governo para incentivar os atletas paraibanos e colocou a gestão à disposição para contribuir no que for possível para a realização do evento. “Nós ficamos felizes pelo interesse pelo nosso estado que tem grandes potencialidades turísticas e que tem atraído grandes negócios e assegurado investimentos no Polo Turístico Cabo Branco e no setor de energias renováveis pela nossa facilidade logística e localização estratégica”, frisou. 

Nelson Piquet ressaltou a intenção de incentivar o automobilismo na Paraíba. “Nós estamos aqui para somar e vemos o estado como estratégico para receber corridas de diversas categorias nacionais”, disse. 

O secretário executivo de Esporte e Lazer, José Marco, destacou a importância de promover uma etapa do campeonato na Paraíba. “A vinda de Nelson Piquet, baluarte da Fórmula 1, é muito importante para trazer uma etapa da Stock Car ao estado. Vamos verificar a pista e ver as reais necessidades para que a gente possa trazer, com o apoio do governo, esse evento tão importante. A pista está localizada no Conde e deve passar por alguns reparos”, comentou. 

O presidente da CBA, Giovanni Guerra, afirmou que a meta da instituição é integrar o Nordeste ao Brasil no campeonato de automobilismo. “Pelas avaliações que a CBA fez, por meio de nossos engenheiros que aqui estiveram, verificamos que existe a possibilidade real da Stock Car chegar ao Nordeste através da Paraíba. Se tivermos de adequar um autódromo, o de João Pessoa é o que está mais próximo dessa situação. A Fórmula 1 do Brasil é a Stock Car e nós precisamos de uma estrutura adequada. Nós queremos fazer um automobilismo pujante e essa é a vez do Nordeste acontecer no automobilismo”, pontuou. 

Acompanharam a reunião, o vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra; os deputados estaduais Ricardo Barbosa e Trocolli Júnior; e secretários da Prefeitura de João Pessoa.

João sobre aliança com PP em 2022: “Se não houver, cada um segue seu caminho”.

O governador João Azevêdo (Cidadania) tem evitado o debate político, sobre as eleições de 2022, mas sempre que indagado não foge de dar respostas. Nesta sexta-feira (12), não foi diferente. Questionado sobre a manutenção da parceria com o Progressistas, assim como aconteceu em João Pessoa, e em outras cidades do estado, no próximo pleito estadual, o gestor respondeu que sim, no entanto, deixou claro que se a dobradinha não for possível irá entender, sobretudo pela autonomia que cada partido tem para tomar suas decisões.

Segundo o governador, caso a parceria não seja replicada, ou mesmo o PP tenha a intenção de disputar a majoritária, ele não será opositor. João ressalta ainda que nenhum governador deve temer ou evitar candidaturas.

“Eu não sei se o PP tem nome na praça, eu nunca perguntei pois é um assunto que interessa ao PP e não a mim. O meu está na praça, se o PP vai ter nome pra ir para disputa, que assim seja, eu não consigo entender a preocupação de que o governo ou o governador tem que evitar candidaturas. Não é assim que acontece, primeiro pela autonomia que os partidos têm. Nós estamos construindo para o que aconteceu em João Pessoa possa ser replicado no estado todo, mas se não acontecer eu vejo com extrema naturalidade, cada um segue seu caminho e vamos fazer o enfrentamento na época devida. Eu não antecipo esse debate, saímos de uma eleição municipal agora, nesse momento meu foco é combate a pandemia e vacinação. Vamos deixar 22 pra 22”, avisou.

Destino do MDB: João Azevêdo avisa que buscará aliança com o novo caminho que a sigla seguirá na Paraíba

O destino do MDB da Paraíba com a morte do senador José Maranhão é a pauta que mais tem movimentado os bastidores da política nos últimos dias. Na atual conjuntura, os nomes com maior força são o do senador Veneziano Vital do Rêgo e o da sua mãe, a senadora Nilda Gondim – que já avisou que não disputará cargo público em 2022.

Apesar de o partido não integrar a base que dá sustentação ao governo João Azevêdo, boa parte dos seus membros apoiam a gestão estadual, a exemplo do deputado Raniery Paulino (MDB) e de seu pai, Roberto Paulino (MDB), que também são cotados para comandar a legenda.

O governador João Azevêdo (Cidadania) comentou a movimentação, durante entrevista nesta sexta-feira (12) e deixou claro que irá buscar alinhamento com toda a agremiação emedebista, mas sem interferências. Irá respeitar a autônoma partidária.

“Com relação à política, é claro que eu não tive tempo de sentar com as pessoas do MDB para discutir isso. Eu acho que é um processo natural, eu não sei qual é a condução que será dada dentro do partido, eu não tenho pretensões nenhuma de influir ou de tentar nenhum tipo de influência para essa decisão. A decisão é do MDB, e tem pessoas hoje do vulto de Veneziano, Nilda Gondim, Roberto Paulino, Raniery e outros que estão no MDB e que saberão escolher a melhor forma de conduzir a sigla”, disse.

E continuou: “Espero logicamente ter e contar com o apoio de todas essas pessoas dentro do nosso projeto político, é natural. Mas não houve ainda contato, nós não antecipamos isso, porque acho que essa é uma questão interna do MDB e assim que eles indicarem o caminho tentaremos afinar com esse novo caminho que o partido vai tomar na Paraíba”.

O governador fez questão de ressaltar que o estado fez tudo o que estava a seu alcance para realizar uma cerimônia de despedida do senador José Maranhão, com todas as honrarias de um chefe de estado, sobretudo pelo seu legado.

“É importante dizer que tudo que o Estado tinha sob sua responsabilidade de prestar uma homenagem do tamanho do senador Zé Maranhão merece, por tudo que construiu ao longo da sua vida, o estado fez, com todas as honras possíveis e demonstrar o respeito que nós temos. Eu pessoalmente tinha uma relação de muito respeito com ele. Tive a oportunidade de estar com a desembargadora Fatima e disse que a melhor forma de demonstrarmos o nosso respeito, é fazendo que ele tenha uma cerimonia na altura do que ele merece e assim foi feito”, concluiu.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Roberto Paulino assume presidência do MDB estadual até julho e passa a compor base aliada de João Azevedo

Atual vice-presidente, Roberto Paulino assume a presidência estadual do MDB até o meio do ano. A mudança decorre por causa do “falecimento nosso sempre e eterno presidente e senador José Maranhão”, disse o secretário-geral da legenda, Antonio Sousa.

A ascensão de Paulino, também ex-governador do Estado, decorre em virtude da morte do senador José Maranhão. A eleição para escolha do novo presidente acontece dia 7 de julho, quando o mandato do primeiro vice-presidente Paulino será concluído.

“Quem assume é Roberto Paulino. Ele vai concluir o mandato em curso, cujo término se dará em 30 de julho de 2021. Aí, terá nova eleição”, disse Sousa. Com os senadores Veneziano e sua mãe Nilda Gondin, além do deputado estadual Ranieri Paulinho, filho e Roberto, que é o vice-líder do governo na Assembleia Legislativa, o MDB passa a partir de agora a fazer parte da base aliada a João Azevedo (Cidadania).

‘Esquerdinha’ não é mais o presidente do MDB em João Pessoa

A morte do senador José Maranhão, do MDB, começou a ter desdobramentos partidários. Nesta quinta-feira (11) o empresário e superintendente do Dnocs/PB Alberto Gomes Batista, mais conhecido como ‘Esquerdinha’, divulgou uma carta renunciando o comando do diretório do partido na Capital.

No texto, ele explica que cumpriu com suas atribuições, conforme solicitado pelo senador e que a sensação agora é de dever cumprido. As declarações do agora ex-dirigente repercutiram em entrevista ao blog do jornalista Hélder Moura.

“Cumpri o determinado pelo senador Maranhão, no período que estive na presidência do MDB, organizando o partido para as eleição de 2020. Saímos com dois vereadores e uma votação expressiva do candidato a prefeito, radialista Nilvan Ferreira”.

E continuou: “Meu dever, para com o senador, para com o partido, para com minha consciência cívica. Minha missão acabou e é hora de passar o comando para outro militante do partido. Abrir espaço para um filho, filha, ou esposa conduzir e dar continuidade história do senador e do MDB municipal”.

Esquerdinha ressaltou que agora o partido viverá um novo momento. “Diante das atuais circunstâncias, trata-se de um novo momento do MDB e só tenho de agradecer por toda a confiança que o senador depositou em mim, minha eterna gratidão a Maranhão. Em tempo, também cumpre-me agradecer aos companheiros membros do diretório: Heráclito Bezerra, Carlinhos Regis e Marta Simone. Juntos conduzimos este processo eleitoral 2020.”

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Pedro Cunha Lima revela que está preparado para candidatura ao governo em 2022

O deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) revelou que está preparado para candidatura ao Governo da Paraíba em 2022. A informação foi dada durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM, nesta quarta-feira (10). 

Embora tenha dito que está cedo porque 2021 começou agora, lembrou da realidade da população. "No momento politico profundamente mexido e a população dá sinais que está insatisfeita e que não está satisfeita de modo geral ao que está posto", frisou.

Lembrou que muitas pessoas votaram em nulo ou branco nas últimas eleições e que será necessário conquistar a população com um projeto que venha de baixo para cima e confirmou: "Coloco o nosso nome a disposição. Estamos prontos e se preparando cada vez mais". Ainda comentou que vai colocar pautas como saneamento básico. 

Presidente nacional do PSL visita Paraíba e se reúne com Julian Lemos para discutir futuro da sigla

O presidente nacional do PSL, Luciano Bivar, esteve na Paraíba e se reuniu com o deputado federal Julian Lemos. O encontro ocorreu em um restaurante da Capital e serviu para discutir o futuro do partido na atual conjuntura nacional. Julian Lemos é um dos políticos mais próximos de Bivar e participa com frequência das discussões sobre o futuro da sigla. O partido está no Centro das discussões.

A imprensa tem dito que o PSL pode ser o caminho de volta do presidente Jair Bolsonaro, que continua sem partido enquanto o Aliança Pelo Brasil não sai do papel. Por outro lado, aumentam as especulações sobre uma possível filiação do ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia, à legenda.

Enquanto as hipóteses não se concretizam, a direção da sigla discute internamente qual a melhor postura a adotar diante da nova conjuntura estabelecida em Brasília, inclusive após a eleição das novas mesas diretoras da Câmara e do Senado.

Após agenda na Paraíba, Luciano Bivar seguiu para Pernambuco, onde manteve outros encontros.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Presidente da FPF, Michelle Ramalho articula candidatura a deputada estadual em 2022

Michelle Ramalho, presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF), articula uma candidatura a deputada estadual em 2022. A entidade virou palanque para a dirigente. Informa Maurílio Júnior. 

Nessa segunda (08), ela esteve em Brasília para encontros com alas conservadoras e tietar o presidente da República Jair Bolsonaro durante o lançamento do Programa Participa + Brasil, no Palácio do Planalto. 

Apesar da falta de relação com o futebol, a agenda ganhou espaço no site e nas redes sociais da FPF, em uma extensão do seu Instagram.

Paralelo a ambição da cartola, o futebol paraibano vive a pior crise a sua história, com tradicionais equipes falidas, chegando a cancelar o campeonato estadual de 2021. 

Presidente do MDB/Itaporanga diz que Zé Maranhão foi um homem público "ético e honesto que dedicou a vida ao nosso estado".

Presidente do Movimento Democrático Brasileiro no município de Itaporanga, o ex-vereador Ricardo Pinto lamentou a morte do senador José Maranhão e diz que ele foi homem público "ético e honesto" que dedicou a via à Paraíba.

A Paraíba perde uma de suas mais ilustre referência na política. O 'Mestre de Obras', como ficou eternamente conhecido o nosso senador e ex-governador José Maranhão, encerra o capítulo mais brilhante da política paraibana feita por notáveis homens públicos, na contemporaneidade. 

Autor de parte das mais importantes páginas a história da Paraíba, Zé Maranhão deixou um legado ética, decência, moral, força, lutas, glórias e grandeza. Tinha compromisso com a democracia, capacidade de diálogo e de negociação paciente para a construção de uma sociedade mais justa, mais humana e mais igualitária. 

Quem teve o privilégio de conviver com ele, como eu tive, conheceu também um amigo espirituoso, de carisma e lealdade ímpares. Zé Maranhão foi um político/homem público ético e honesto que teve sua biografia e alma limpas durante décadas defendendo as cores do MDB e dedicando sua vida à Paraíba.

A seus familiares, amigos e admiradores, e a todos os paraibanos, meus sentimentos nesta hora de dor. 

Por Ricardo Pinto (Presidente do MDB de Itaporanga)

Desembargadora Fátima Bezerra diz que Maranhão terminou sua carreira com "dignidade, ética e decência".

A desembargadora Fátima Bezerra, esposa do senador José Maranhão, divulgou  um áudio, na noite desta segunda-feira (08) para confirmar a morte do senador paraibano e em uma declaração emocionada, ela lembrou a convivência e dedicação do político.

“Durante todo este tempo que convivemos juntos foi um grande crescimento para mim, fui aprendiz, embora não tenha chegado perto dos seus lampejos de sabedoria. Hoje você parte para o céu, e estou com o coração tranquilo porque você fez como São Paulo: combateu o bom combate, terminou sua carreira e venceu pela fé”, disse.

E continuou: “combateu o bom combate, porque você sempre foi um homem de luta, desde os 16 anos você trabalha, incansavelmente, e aconteceu até você ser internado no dia 29 de novembro na Unimed. Você estava trabalhando até a ultima hora”.

“Terminou sua carreira, com dignidade, ética, decência, como senador da República, nosso decano no Senado Federal. Venceu pela fé, porque às vezes quando estava triste e ficava triste e cambaleando duvidando das coisas que queria a nosso Deus, você dizia, a fé a certeza daquilo que não se vê”, finalizou.

Prefeito eleito de Condado renuncia ao cargo e vice toma posse nesta quarta-feira

O prefeito eleito Marcelo Bezerra Dantas de Sá, renunciou ao cargo de prefeito de Condado, no Sertão da Paraíba, nesta segunda-feira (8). O presidente da Câmara Municipal de Condado recebeu a renúncia formal do prefeito Jorge Henrique de Almeida, conforme documento (abaixo).

Com a renúncia, a Casa Legislativa vai realizar a posse do novo gestor, o vice-prefeito Marcelo Bezerra Dantas de Sá, às 19h desta quarta-feira (10).

Definida a programação de velório e sepultamento do senador José Maranhão no Palácio da Redenção e Araruna, com honras de Estado

A família e o Governo do Estado definiram todo o rito formal com direito à liturgia de Honras de Estado para velório e sepultamento do senador José Targino Maranhão morto ontem (9) em São Paulo, iniciando-se a partir das 14h00 desta terça-feira quando o corpo chega no Aeroporto Castro Pinto acompanhado apenas da filha médica Alicinha, segundo apurou reportagem do Portal WSCOM.

No aeroporto, estão previstas as presenças apenas de familiares e autoridades, a exemplo do governador João Azevêdo, prefeito de João Pessoa, Cicero Lucena, presidente da Assembléia Legislativa, Adriano Galdino, presidente do Tribunal de Justiça, Saulo Benevides, etc, de onde o corpo segue para velório no Palácio da Redenção obedecendo Protocolos de visitação em face da COVID-19.

Às 17h00, o corpo sai do Palácio e vai até a residência da família no Altiplano Cabo Branco onde haverá 1 minuto de silêncio. Ato seguinte, seguirá para velório também em Araruna, terra Natal do senador, na Igreja, também programada missa de Corpo Presente a ser comandada por Dom Aldemiro, de Guarabira, e sepultamento às 10h00.

Morre senador José Maranhão, aos 87 anos de idade, em decorrência da covid-19

Faleceu na noite desta segunda-feira (08) o senador José Maranhão em decorrência de complicações ocasionadas pela covid-19. Ele estava internado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo desde o início de dezembro de 2020 para se tratar da doença. O senador se recuperou da covid-19, mas teve uma piora no seu quadro e acabou não resistindo.

Natural da cidade de Araruna, José Maranhão tinha 87 anos de idade e era casado com a desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti. Ele deixa dois filhos, Leônidas Bezerra Targino Maranhão e Maria Alice Bezerra Cavalcanti Maranhão.

A carreira política de José Maranhão se confunde com a própria trajetória do Estado da Paraíba, já que ele esteve presente em vários momentos memoráveis. Ele ficou conhecido pelo título de 'Mestre de Obras' devido aos investimentos e obras em várias cidades da Paraíba, durante os mandatos como governador.

José Maranhão foi diagnosticado com covid-19 no dia 29 de novembro de 2020. No fim do segundo turno das eleições em João Pessoa, o senador foi internado em um hospital da capital, após ter acompanhado todo o pleito de forma ativa. Ele foi transferido para a Unidade de Tratamento Intensivo do hospital da Unimed em João Pessoa no dia 3 de dezembro e no dia seguinte, transferido para o Hospital Vila Nova Star, em São Paulo.

Mesmo curado do quadro de covid-19, Maranhão precisou permanecer internado na unidade de saúde para tratar um quadro de insuficiência respiratória, ocasionado pelo vírus. 

O senador José Targino Maranhão iniciou sua carreira política no ano de 1955 como deputado estadual da Paraíba. Desde então, ele acumulou diversos cargos políticos em sua carreira. Maranhão já foi, além de deputado estadual, deputado federal, vice-governador, governador da Paraíba e senador.

Após vários mandatos como deputado estadual e federal, Maranhão foi eleito como vice-governador na chapa encabeçada por Antônio Mariz no ano de 1994. No ano seguinte, 1995, ele precisou assumir o posto de governador da Paraíba em decorrência da morte de Mariz. Em 1998, foi reeleito governador da Paraíba após uma disputa interna no PMDB com Ronaldo Cunha Lima. Em 2002, José Maranhão renunciou ao Governo do Estado para disputar o cargo de senador, sendo eleito com votação recorde na época. 

Em 2006, Maranhão se candidata novamente ao cargo de governador da Paraíba, mas é derrotado por Cássio Cunha Lima, reeleito em segundo turno. No entanto, após a cassação de Cássio Cunha Lima, José Maranhão é conduzido ao cargo de governador da Paraíva em 17 de fevreiro de 2009. Pela terceira vez no cargo, Maranhão tenta uma nova reeleição, mas acaba perdendo o pleito para seu adversário no segundo turno, Ricardo Coutinho. Em 2012 Maranhão ainda disputou a eleição para Prefeitura de João Pessoa, mas também não logrou êxito.

Já em 2014 Maranhão foi candidato ao cargo de senador novamente, sendo eleito com 647.271 votos (37,12% dos votos válidos). Em 2018 tentou novamente a eleição para o cargo de governador, mas acabou não tendo êxito no pleito.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Ação de João Azevedo, reação de Daniela Ribeiro – Por Gildo Araújo.

A semana na Paraíba foi recheada de nuances políticas, ou seja, praticamente já foi dada a largada para a disputa governamental de 2022. Na segunda-feira (01/02) e na terça-feira (02/02), o deputado Ricardo Barbosa, agora líder do Blocão, anunciou a volta do deputado Bosco Carneiro (Cidadania) à base do governo na Assembleia Legislativa e a chegada do deputado Manoel Ludgério (PSD), que adere ao “Palácio da Redenção” trazendo consigo dezenas de prefeitos de sua base eleitoral, e ainda pode contar com Jane Panta (Progressistas) faltando pequenos acertos com a parlamentar.

E não para por aí… o rolo compressor do governo vem numa ascendência tão elevada que até o deputado federal Gervásio Filho, que teve algumas arestas com o governador João Azevedo no ano passado, já ascendeu com a possibilidade de sua volta depois de romper politicamente com Ricardo Coutinho que a cada dia que passa fica no ostracismo. Toda essa movimentação política do governo evidentemente mexe no tabuleiro político para o próximo ano.

Por outro lado, essa semana também vimos que a Senadora Daniella Ribeiro (Progressistas), ao sentir o avanço governista na montagem tática para o ano vindouro, imediatamente foi à imprensa para anunciar mais investimento para a Paraíba através de seu mandato parlamentar, como por exemplo a implantação de uma agência da Caixa Econômica no Bairro Valentina de Figueiredo em João Pessoa, e mais 23 milhões de recursos para a construção do Centro de Convenções de Campina Grande, obra que será realizada pelo Governo da Paraíba.

Daniela Ribeiro ainda aproveitou a oportunidade para alfinetar o Governador quando disse que “João Azevedo é uma pessoa de difícil relação” e em seguida declarou que é oposição ao governo e que o Progressistas terá candidatura na majoritária em 2022, evidenciado a possibilidade de vir disputar as eleições ou, quem sabe, a postulação de seu irmão Aguinaldo Ribeiro (Progressistas).

É importante ressaltar que a vice-governadora Lígia Feliciano não poderá disputar a reeleição já que foi reeleita em 2018, o que pode facilitar ao governo uma negociação até mesmo com o próprio partido Progressistas, embora os horizontes já apontem uma tendência oposicionistas, pelo menos, são os sinais apontados pela senadora Daniella Ribeiro.

Parece que a tônica daqui para as eleições irá ser esta: todas as vezes que o governador avançar na construção de sua reeleição, haverá uma reação imediata das oposições, principalmente por parte da indócil senadora Daniella Ribeiro que tem características de enfrentamento, diferentemente de Romero Rodrigues que sempre procura agir de forma mais cautelosa, buscando mais a racionalidade e mitigando as emoções.

Em face do cenário apresentado essa semana, fica uma pergunta que não quer calar: Será que a proposta do deputado Manoel Ludgério de unir Romero Rodrigues com João Azevedo tem um sentimento de que Daniela Ribeiro será candidata a governadora em 2022? Será que o parlamentar desejaria ver o ex-prefeito campinense, Romero Rodrigues, ingressasse numa senatória ao lado de João? Em política tudo pode acontecer… já vimos Cássio Cunha Lima abraçado com Ricardo, então não seria impossível a possibilidade de vermos Romero Rodrigues com João Azevedo.

O bom da política é esse seu dinamismo, é como dizia o grande filósofo Aristóteles, “Política é a ciência que tem por objetivo a felicidade humana e divide-se em ética e na política propriamente dita”.

Por Gildo Araújo

domingo, 7 de fevereiro de 2021

Bia, a cancelada (Por Dora Kramer)

A deputada Bia Kicis (PSL-DF) não assumirá a presidência da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. Se, por hipótese remota, assumir, não permanecerá no cargo tal a contestação cotidiana que sofrerá de seus pares.

A reação à indicação, fruto de acordo do presidente Arthur Lira com o PSL, lembra agora em proporção maior aquela ocorrida quando do anúncio de que Bolsonaro pretendia a nomeação do filho Eduardo para a embaixada do Brasil nos Estados Unidos. A razão é semelhante: completa inadequação do indicado ao posto.

Kicis padeceu por excesso de extremismo na defesa das mais estapafúrdias posições do presidente da República. O que parecia um ativo revelou-se um passivo. Nem Bolsonaro nem Lira vão interceder em favor dela, que é pequena para o tamanho da encrenca. Afinal, não se matam mosquitos com tiros de canhões.