sexta-feira, 9 de julho de 2021

Em Brasília, Júnior Araújo articula investimentos para municípios de sua base junto ao FNDE

O deputado estadual Júnior Araújo, do Avante, cumpriu agenda em Brasília, essa semana para articular, junto ao FNDE, recursos para os municípios de sua base eleitoral. Lá, ao lado do deputado Wilson Santiago, o parlamentar também trabou sobre convênios na área da educação relacionados aos municípios de Cajazeiras, Santa Helena, Vieirópolis e Coremas.

Nas redes sociais, Júnior fez o registro do encontro e se comprometeu a continuar trabalhando para melhorar a vida dos paraibanos.

“Cumprindo agenda em Brasília-DF estive no FNDE ao lado do amigo Dep. Federal @wilsonsantiago para solicitar novos investimentos e acompanhar as demandas existentes de alguns municípios de nossa base eleitoral junto ao Presidente do FNDE @marcelolponte a quem quero agradecer a atenção com o estado da Paraíba”.

Junior Araújo informou, ainda, que “na pauta tratamos de convênios na área da educação relacionados aos municípios de Cajazeiras, Santa Helena, Vieirópolis e Coremas. Vamos continuar trabalhando para melhorar a vida dos paraibanos. Aqui é trabalho de verdade”.

Edital de concurso da Fundação PB Saúde vai ser retificado pra ajustar vencimentos de piso salarial

O edital do concurso da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) deve ser retificado para que sejam ajustados os vencimentos de categorias que têm o piso maior do que o que está previsto no documento inicial. O acordo para ajuste foi feito após uma audiência entre representantes da fundação, de entidades de classe e do Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB), nessa quinta-feira (8).

As inscrições no concurso estão abertas (desde quarta-feira, dia 7) e são oferecidas pelo menos 326 vagas para contratação imediata, distribuídas em 75 cargos, com remunerações de até R$ 1,5 mil e gratificações. O valor foi questionado por conselhos de classe, que chegaram a fazer um ato pedindo a retificação dos salários. Somente na quarta-feira (7) foram feitas mais de 4 mil inscrições.

O Ministério Público do Trabalho apontou, durante a reunião, o exemplo dos salários de engenheiros e odontólogos, que estavam com salários menores do que o piso, mas o MPT-PB afirmou que vai fazer um levantamento completo de todos os cargos que precisam de ajuste e deve anunciar nos próximos dias.

O MPT-PB também encontrou problemas semelhantes em relação às jornadas de trabalho de algumas categorias, que também vão ser ajustadas pela fundação. Segundo Varandas, o estado tem 72 horas para apresentar o edital ajustado e, neste período, as entidades de classe também podem se manifestar por escrito em relação a outros pontos.

Ainda devem ser retificadas as exigências de seis meses de experiência para funções que podem dispensar essa necessidade, com a justificativa de que a formalidade pode comprometer o livre acesso ao concurso.

quinta-feira, 8 de julho de 2021

TJPB nega habeas corpus (alegando comorbidade e grupo de risco para Covid) e mantém prisão de Coriolano Coutinho

O Tribunal de Justiça da Paraíba decidiu manter a prisão preventiva do empresário Coriolano Coutinho, irmão do ex-governador Ricardo Coutinho. O relator da Operação Calvário, o desembargador Ricardo Vital de Almeida, rejeitou pedido de habeas corpus feito pela defesa de Coriolano. Ele é acusado de fazer parte do núcleo financeiro operacional do esquema criminoso que desviava recursos públicos da Saúde.

O pedido de habeas corpus feito pela defesa de Coriolano traz a alegação de que o empresário apresenta comorbidade e é do grupo de risco para a covid-19, mas o argumento não foi aceito pelo desembargador que não acatou a solicitação.

Coriolano foi preso na 10ª fase da Calvário, que teve como objetivo reunir mais informações, unindo a provas adquiridas em fases anteriores, principalmente em relação ao crime de lavagem de dinheiro e ocultação patrimonial. A ação foi coordenada pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público da Paraíba (MPPB) junto com a Polícia Federal e a CGU.

“Irá ser exigido o cartão de vacinação para adentrar na Assembleia”, confirma Adriano Galdino ao detalhar retorno das atividades presenciais

Nesta quarta-feira (07), o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino declarou, durante entrevista à rádio CBN, que as atividades presenciais na ALPB podem retornar no final de agosto ou início de setembro.

Adriano enfatizou entretanto que as restrições por conta da pandemia ainda serão mantidas e com isso uma das exigências para o retorno presencial será a vacina contra a covid-19. “Irá ser exigido o cartão de vacinação para adentrar na Assembleia”, pontuou.

O presidente da ALPB declarou que a medida visa a saúde e bem-estar de parlamentares, servidores e dos paraibanos como um todo. Desde o início da pandemia que as sessões remotas foram adotadas pela Assembleia como forma de cumprir as medidas de enfrentamento à covid-19 vigentes em todo o estado.

Bolsonaro retira (através de despacho no Diário Oficial) indicação de nome ligado à Aguinaldo Ribeiro para presidente da ANS, mas Senado ignora e aprova candidato

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quarta-feira (7), em sessão que durou 90 minutos, por 11 a 3 as indicações de Romison Rodrigues Mota para a direção da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e de Paulo Roberto Vanderlei Rebello Filho para o cargo de diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Senadores aprovaram a indicação de Paulo Rebello Filho, retirada pelo presidente da República Jair Bolsonaro em mensagem publicada no Diário Oficial. Paulo Roberto é ligado aos deputados Aguinaldo Ribeiro (PB) e Ricardo Barros (PR), ambos filiados ao Progressistas e dirigentes do Centrão. Os diretores das agências reguladoras têm mandatos de cinco anos, sendo vedada a recondução.


Perfil

De acordo com informações fornecidas pelo Senado, Paulo Roberto é o atual diretor de Normas e Habilitação das Operadoras na ANS, é graduado em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa , com curso de Capacitação em Gestão e Direito da Saúde. Tem 17 anos de experiência na administração pública, tendo ocupado cargos como chefe de gabinete do ministro da Saúde em 2016/2018 e de assessor especial do ministro e substituto da chefia de gabinete do Ministério da Integração Nacional entre 2015/2016.

Leonardo Gadelha diz que não disputará eleições 2022 e confirma nome de Dalton

O ex-presidente do INSS e atual deputado federal Leonardo Gadelha (PSC) revelou nesta quarta-feira (7) que não vai disputar as eleições do ano que vem. Ele confirmou informação de quem o seu tio o empresário e médico Dalton Gadelha, chanceler da Unifacisa, é quem disputará um mandato de Deputado Federal em 2022.

"Quando eu defendo o nome de Dalton é porque é um empreendedor experimentado, que teve muito sucesso nas suas iniciativas privadas, e que pode contribuir de forma decisiva, talvez mudando essa fase do processo legislativo em Brasília, mas também trazendo ideias substanciais da Paraíba para sua população", assinalou Leonardo. "O legislativo tem, cada vez mais, se polarizado e a gente não tem o direito de exercer o nosso senso crítico", completou.

Leonardo é um dos poucos parlamentares que desenvolve mandato qualificado. Para Deputado Estadual já está confirmada a postulação do ex-deputado e ex-prefeito (Sousa) André Gadelha. 

terça-feira, 6 de julho de 2021

Veneziano e Julian Lemos travam “disputa” por indicação de nome para Secretaria Estadual de Juventude e Esporte

O MDB do senador Veneziano Vital do Rêgo e o PSL do deputado Julian Lemos, travam uma disputa, nos bastidores, pela mesma secretaria na gestão estadual. Desde que o deputado Hervázio Bezerra (PSB) deixou a Secretaria de Esporte para retomar à Assembleia Legislativa, a pasta é ocupada de forma interina.

Com a licença do vereador Mikika Leitão da Câmara Municipal, que deve ser oficializada ainda esta semana, informações de bastidores dão conta que o MDB pode indicá-lo para o cargo. Mikika assumiu o comando do partido em JP, na sexta-feira (2). 

Julian Lemos, que já não esconde o alinhamento político com João Azevêdo e o desejo de estar no mesmo palanque do Cidadania em 2022, tenta emplacar um nome de sua confiança para assumir a Secretaria de Esportes. É a “briga” de duas legendas gigantes com forte estrutura partidária e com os maiores tempos de TV.

Com reforma do manancial, Dnocs desiste de destruir torre histórica de Engenheiro Avidos em Cajazeiras, informa Júnior Araújo.

O deputado estadual Júnior Araújo (Avante) revelou nesta terça-feira (05), que o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) decidiu abortar a ideia de destruir a torre que fica na parede do Açude Engenheiro Avidos, localizado no município  de Cajazeiras.

Após reunião na sede do órgão federal, o parlamentar disse que a parede do açude será reformada e modernizada pelo Governo Federal para receber as águas da Transposição do Rio São Francisco e que o projeto tinha a retirada da estrutura. 

Júnior destacou o empenho da representação da sociedade cajazeirense para preservar a história. “Vamos valorizar nossa história e parabenizo a luta a nossa sociedade que ao longo dos anos mantém nossas raízes vivas’’, disse.

“Acabei de ser informado pelo major Marcos Soares que o diretor de Infraestrutura do Dnocs de Fortaleza, depois de analisar o apelo de diversos segmentos da sociedade de Cajazeiras, decidiu não mais destruir a histórica torre de tomada de água do Açude Engenheiro Avidos”, comemorou o professor José Antônio de Albuquerque, historiador e ex-professor universitário.

com Ascom

Ricardo Barbosa confirma candidatura a deputado federal e preferência por Efraim Filho para o Senado

O deputado estadual Ricardo Barbosa confirmou, nesta terça-feira (6), durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan, que será candidato a deputado federal nas próximas eleições. 

Ricardo Barbosa também adiantou que tem preferência entre o deputado federal Efraim Filho para apoiar para o Senado. "Tenho minhas convicções, mas vamos decidir tudo com o agrupamento comandado pelo governador João Azevêdo", destacou.

O parlamentar não revelou para qual legenda deverá migrar para as próximas eleições, mas revelou um pedido do governador para para ir para o Cidadania, "mas o importante é se abrigar em uma legenda que tem mais condições de ser eleito, mas só vai decidir quando for decidido o modelo das próximas eleições".

Cenário nacional             

O deputado Ricardo Barbosa também falou que o voto impresso é um retrocesso, que não apoia nem Lula nem Bolsonaro para as próximas eleições e aguarda o surgimento de uma terceira via "com história que possa abrigar os conceitos que defendo".

Sobre a experiência de ocupar a presidência da União Nacional Dos Legisladores e Legislativos (Unale), o parlamentar frisou que é uma experiência marcante, já que a instituição congrega 1.059 deputados e durante as três semanas em que está presidindo está trabalhando muito e tendo muitas e importantes reuniões, como as que teve com os presidentes da Câmara e o Senado, e uma agenda marcada nos próximos dias com o presidente do TSE.

Prefeitos de Nazarezinho e São José de Lagoa Tapada anunciam apoio a Bruno Roberto para o Senado em 2022

Assessor da Presidência do Banco do Nordeste, Bruno Roberto recebeu mais apoios de prefeitos a sua pré-candidatura ao Senado em 2022. Desde a sexta-feira (22), pelo menos 4 prefeitos decidiram apoiar o nome dele nas eleições do próximo ano.

Anunciaram apoio, na sexta-feira (02), os prefeitos de Parari, Genival Queiroz (PL), e de Gurinhém, Tarcísio (PDT).  No fim de semana, também aderiram à pré-candidatura do filho do deputado Wellington Roberto (presidente do PL/PB), os prefeitos de Nazarezinho, Marcelo do Vale (Cidadania), e de São José de Lagoa Tapada,  Cláudio Antônio Marques (PSDB).

“Nossa pré-candidatura tem conquistado adesões relevantes, só tenho como corresponder a honra desses apoios com muito trabalho, em que pese não termos mandato eletivo, dedicamos esforços para conquistar recursos para os municípios paraibanos”, disse Bruno.

segunda-feira, 5 de julho de 2021

Júnior Araújo recebe 1ª dose da vacina contra Covid-19 e comemora: “Aguardei e chegou a minha vez. Viva a ciência, viva o SUS!”

No alto dos seus 40 anos, completados no dia 26 de março desse ano, o deputado estadual Júnior Araújo aguardou e agora está imunizado com a primeira dose da vacina contra covid-19.

O parlamentar recebeu o imunizando neste final de semana e fez questão de registar o momento nas redes sociais. Ele também enalteceu a ciência e o Sistema Único de Saúde – o SUS!

"Recebi a primeira dose da vacina, somente a vacinação em massa vencerá de uma vez por todas o Covid. Aguardei e chegou a minha vez. Viva a ciência, viva o SUS!”, comemorou.

APLP contraria Governo do Estado e diz que profissionais só voltarão às salas de aula em 2022

Após anúncio do Secretário de Educação da Paraíba, Cláudio Furtado, de que as aulas presenciais em modelo híbrido deve acontecer no mês de setembro, o presidente da Associação  dos Professores de Licenciatura Plena do Estado, Bartolomeu Pontes, foi contrário ao retorno presencial.

Na tarde desta segunda 95), Bartolomeu garantiu que as aulas presenciais só deverão acontecer em 2022 conforme acordo pre estabelecido com a categoria. “Os professores só voltarão às aulas após todos terem tomado a segunda dose”, indicou Bartolomeu.

Conforme calendário do Governo do Estado, em setembro as aulas serão retomadas no modelo híbrido, com 70% de aulas online e 30% presencial.

domingo, 4 de julho de 2021

Wellington Roberto indicou secretário do MS que se reuniu com representantes da Precisa - intermediária na compra da Covaxin

Matéria do Jornal O Estadão deste domingo (4), traz o deputado paraibano Wellington Roberto (PL) no furacão do Caso Covaxin – que levou o presidente Jair Bolsonaro a ser alvo de um inquérito no Supremo Tribunal Federal por suspeita de prevaricação.

A publicação lembra da indicação de Wellington Roberto, que é líder do PL na Câmara dos Deputados e um dos principais representantes do Centrão, para que Arnaldo Correia de Medeiros fosse secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

A nomeação ocorreu em junho do ano passado, quando o general Pazuello comandava interinamente o ministério e Bolsonaro consolidava seu casamento com o Centrão. O secretário substituiu Wanderson Oliveira, servidor federal e especialista em epidemias.

Medeiros participou da primeira reunião no ministério, em novembro, com representantes da Precisa – empresa que faz a intermediação da Covaxin, produzida pelo laboratório indiano Bharat Biotech. A Precisa pertence a Francisco Maximiano, um empresário que é réu com o deputado federal Ricardo Barros (PP-PR) em um processo de 2018 referente à compra de medicamentos quando o atual líder do governo foi ministro. 

Foi Roberto Dias, o diretor ligado ao Centrão, quem deu a ordem de empenho de R$ 1,6 bilhão para compra da Covaxin mesmo com inconsistências no processo.

com Estadão

Mikika se licenciará para Marcelo da Torre assumir na Câmara de João Pessoa

O suplente de vereador Marcelo Pereira de Castro (MDB), conhecido por Marcelo da Torre, deve assumir a titularidade do mandato da Câmara de João Pessoa, essa semana. Ele vai ocupar, por quatro meses, o lugar de Mikika Leitão (MDB), que abre espaço na Casa para a entrada do suplente.

O acordo para que Marcelo assuma o mandato foi selado sexta-feira (02), em um almoço com a participação de Mikika, que assumiu o comando do MDB na Capital, e o vereador Coronel Sobreira, que também vai abrir espaço para o suplente, em 2022.

Líder comunitário e com alguns trabalhos sociais na Capital, nas eleições de 2020, Marcelo da Torre obteve o total de 1.794 votos válidos.

Prefeitura de Emas desmente e justifica o caso de supostas vacinas aplicadas com data de validade expirada

Em resposta aos poucos veículos de comunicação que veicularam o nome da nossa cidade, como um dos municípios que distribuíram  vacinas contra a Covid-19, com prazo de validade expirado. De acordo com o Cosems-PB (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba)

Confira o esclarecimento:

Houve na verdade um erro de registro, no início da vacinação nos meses de janeiro e fevereiro de 2021, o sistema de informações do PNI (Programa Nacional de Imunização), apresentava muita instabilidade, o que não permitia a alimentação célere, das doses aplicadas, com consequente atraso na digitação.

Além disso, o tempo da digitação é maior que o tempo da vacinação, não é possível informar os dados em tempo real.

Data da digitação dos dados do vacinado não necessariamente corresponde ao dia efetivo de vacinação.

Essa diferença chegou a 60 dias de diferença, naquele momento.

Levando em consideração também a inexistência de apenas três pessoas, serem vacinadas com um lote inteiro vencido, sendo que um lote de vacina, não possui três únicas unidades.

Alegamos ainda que os profissionais destacados pelos municípios para aplicação das vacinas, adotam as boas práticas de vacinação, que entre os vários itens observados. Os lotes são devidamente verificados quanto ao prazo de validade e existe triagem rigorosa nesse processo.

Temos total responsabilidade com o trabalho e cuidado com os cidadãos, empenhando a todos, o rigor na realização de qualquer procedimento em qualquer setor administrativo do município.

Portanto, “Reafirmamos que todas as doses aplicadas em nosso município, desde o início da vacinação Covid-19, está dentro do prazo de validade. Repudiamos assim qualquer desinformação sobre o assunto”.

Secretaria de Saúde de Emas.

São José da Lagoa Tapada é contemplada com Kit para o Programa de Aquisição de Alimento; Júnior Araújo agradeceu ao governador

Nesta sexta-feira (02), o Prefeito Coloral da cidade de São José da Lagoa Tapada ao lado do deputado estadual, Júnior Araújo recebeu da Secetrária Executiva Roseana Meira o kit contendo balanças, freezers, depósitos, computador, impressora, caixas para o Programa de Aquisição de Alimento (PAA).

Mais uma ação do Governo do Estado da Paraíba para a querida cidade de São José da Lagoa Tapada. Júnior Araújo agradeceu a parceria e o empenho do governo do estado da Paraíba com o município.