sábado, 9 de setembro de 2023

Em Tavares, ex-prefeito Dr. Ailton Suassuna lidera pesquisa para 2024; o atual prefeito Coco de Odália (apoiado por Dr. Ailton em 2020) surge em segundo lugar e a Drª Maévia Suassuna (irmã de Dr. Ailton) em terceiro

Dr. Ailton Suassuna, prefeito Coco de Odália e Drª Maérvia
Pesquisa de intenção de voto em Tavares, na região polarizada por Princesa Isabel, pelo Instituto Majoritário de Pesquisas e Estatísticas (Imape) mostra que a corrida eleitoral no município não está tão definida como apostam os aliados do atual prefeito Coco de Odálio.

O BLOG teve acesso aos dados que colocam o médico Ailton Suassuna (Cidadania), ex-prefeito da cidade por dois mandatos, na frente com 23,9% das intenções de voto (pesquisa espontânea), seguido pelo atual gestor Coco de Odálio com 21,3% e Dra Maévia Suassuna, irmã de Ailton, com 16,1% das menções. 

Outros nomes são citados na espontânea: Dr. Severiano (3,1%), Maécio Diniz (2,4%), Dr. Michel Suassuna (1,9%) e Luís Poeta (0,7%). Brancos ou nulos somam 0,7%, e 29,9% não sabem ou preferem não responder.

Na pesquisa estimulada, a diferença percentual entre Ailton e Coco de Odálio aumenta. O médico aparece com 28,5% e o atual prefeito tem 22,0%.

Em terceiro aparece Dra Maévia Suassuana aparece com 20,9% das intenções, seguida de Dr. Severiano (5,7%), Dr. Michel Suassuna (4,5%), Maécio Diniz (3,3%) e Luís Poeta com 0,9% das menções. 

Os entrevistados que declaram intenção de votar em Branco ou de anular o voto somam 1,4%, e os que não souberam ou preferiram não responder 12,8%.

No quesito rejeição, o atual prefeito Coco de Odálio foi o mais citado com 26,3% das menções. Ele é seguido seguido por Luís Poeta com 17,8%, enquanto Maécio Diniz apresentou 4,0%, Drª Maévia Suassuna 1,9%, Dr. Severiano 1,7%, Dr. Michel Suassuna 1,2% e Dr. Ailton Suassuna com apenas 0,9%. Os que não sabem ou não responderam somam 46,2% das menções.

A pesquisa, realizada entre os dias 5 e 6 deste mês, traz ainda um panorama da atual gestão. Coco de Odálio é avaliada como ótima por 5,0% dos entrevistados, boa por 32,5%, enquanto 24,2% afirmam que a gestão é regular. Ruim e péssimo somam 36,7%. Não sabem ou preferem não opinar, 1,6%.

Ao serem perguntados sobre a maneira de administrar Tavares, 48,6% disseram aprovar e 47,2%, desaprovam. Os que preferem não opinar totalizam 4,2%.

Após romper com “Cigano”, prefeita de São Domingos exonera comissionados, contratados e ocupantes de cargos de confiança

Após rompimento com o ex-prefeito Francisco Nobrega, mais conhecido por “Cigano”, a prefeita de São Domingos, no Sertão paraibano, Adeilza Soares Freires, exonerou todos os servidores contratados, comissionados, secretários municipais e ocupantes de cargos de confiança. 

Na última na última quarta-feira (06), a gestora surpreendeu a população de São Domingos com a informação do rompimento político com Cigano. A prefeita se aliou a Leonardo Nobrega, ex-candidato a prefeito nas eleições 2020 e demais membros oposicionistas. 

Nesta sexta-feira a prefeita publicou um decreto exonerando aliados de Cigano dos quadros da prefeitura de São Domingos. De acordo com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), a administração municipal mantinha 71 funcionários comissionados e 103 contratados por excepcional interesse público, o que representa 54,89% da folha de pessoal.

Além da demissão, a gestora também revogou todas as cessões de servidores municipais para outros órgãos, entidades ou empresas, medida que já passa a valer a partir de hoje.

Também fica proibido o fornecimento de combustíveis, serviços e bens a qualquer servidor exonerado nos termos deste decreto, exceto quando estritamente necessário e devidamente autorizado pela prefeita.

Senado lança próximo dia 19 biografia que inclui José Maranhão entre ‘grandes vultos’ da Casa

Será lançado, no dia 19 deste mês, em Brasília, um livro sobre a trajetória do senador José Targino Maranhão (MDB), morto em fevereiro de 2021, vítima da Covid-19. A obra vai integrar a coletânea ‘Grandes Vultos que honraram o Senado’ . O evento deve contar com a participação do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD).

Construída a partir de um extenso trabalho de apuração, a obra tem a autoria dos escritores Francisco de Sales Gaudêncio e Eduardo Peruzo, dando ênfase ao período em que José Maranhão exerceu o cargo de senador da República pela Paraíba, por duas ocasiões.

A série ‘Grandes Vultos’ reúne biografias de alguns dos principais senadores que exerceram mandato durante os quase duzentos anos do Senado. Em 2022, o paraibano foi selecionado pela Mesa Diretora da Casa para receber a homenagem.

José Targino Maranhão faleceu no dia 8 de fevereiro de 2021, no Hospital Villa Nova Star, em São Paulo, aos 87 anos, após 71 dias internados para tratar complicações da Covid-19.

O senador era casado com a desembargadora Maria de Fátima Bezerra Maranhão, atual presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), e deixou três filhos (Maria Alice, Leônidas e Letícia) e dois netos (José Neto e Maria de Fátima). Além de senador, ele foi governador da Paraíba por três vezes, vice-governador, deputado Constituinte, deputado federal e deputado estadual.

O evento de lançamento do livro será realizado às 15h do dia 19, no Salão Nobre do Senado, com a participação de familiares de José Maranhão e políticos da Paraíba. (Felipe Nunes)

quarta-feira, 6 de setembro de 2023

Após PL sacramentar Queiroga como candidato de Bolsonaro em JP, Nilvan anuncia saída do partido...

Após o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto sacramentar o nome do ex-ministro Marcelo Queiroga como pré-candidato do partido e de Bolsonaro à prefeitura de João Pessoa, o comunicador Nilvan Ferreira fez o que lhe restava ao anunciar saída dos quadros do PL. Ele diz ter três pelo menos outras agremiações querendo sua filiação. 

O União Brasil seria o lugar ideal, pelo tamanho do partido e tempo de TV/Rádio que dispõe para quem quer ser candidato ao executivo. Entretanto, Nilvan deveria fazer uma avaliação que já são duas derrotas: em 2020 (prefeito JP) e 2022 (governo do Estado); e não dá mais pra continuar errando. Melhor procurar uma composição que resulte numa vitória.

Um bom caminho seria alinhamento com o deputado federal Ruy Carneiro (PODE) que lidera as pesquisas na Capital e só precisar ter um candidato à vice-prefeito certo para vencer a parada de 2024. 

Enivaldo diz que PP terá candidato em CG e dispara criticas contra Bruno: "É fraco, mentiroso, que deveria honrar o nome que tem".

Presidente do Progressistas na Paraíba, Enivaldo Ribeiro voltou a disparar artilharia contra o prefeito Bruno Cunha Lima (PSD) e à sua gestão. “Fraco” e “mentiroso” foram algumas palavras ditas. Vice-prefeito na segunda gestão de Romero Rodrigues (PODE), Enivaldo sugeriu que Bruno teria inveja de seu neto, Lucas Ribeiro, atual vice-governador, e que foi eleito vice-prefeito de Campina em 2020.

“Deveremos ter candidato. O prefeito de lá é fraco, mentiroso, usa a Bíblia e mente. Nunca vi um descompasso desse. É um cara que não tem palavra. É um cara novo, que devia procurar honrar o nome que tem, Cunha Lima”, disparou Enivaldo em entrevista ao Blog Chico Soares.

E disse mais: “Sou de Campina, gostaria que ele tivesse fazendo uma boa administração, mas Campina está caindo por conta dele, em desemprego, em tudo”. (com Chico Soares)

Governo faz repasse extra do FPM nesta sexta-feira junto com 1º decêndio de setembro; Em julho, feito repasse adicional de 1% do FPM às prefeituras

O repasse extra do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) será pago sexta-feira, 8 de setembro. O valor é referente a 0,25% da arrecadação do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) e do Imposto de Renda (IR) contabilizados de setembro de 2022 até o fim de agosto de 2023. O pagamento será efetuado, em uma conta específica, e no mesmo dia em que será pago o 1º decêndio do mês. A estimativa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) é de que o valor seja em torno de R$ 1.880.698.256,17 bilhão. 

O 1% de setembro, como ficou conhecido, chegará a sua totalidade apenas em 2025, pelo acordo na aprovação do repasse extra aos Municípios. A entidade lembra que, no mês de setembro, tradicionalmente, o FPM apresentava queda devido à sazonalidade da arrecadação. Esse foi um dos motivos que levou a entidade a buscar e lutar pela aprovação deste adicional, garantido pela Emenda Constitucional 112/2021. 

A CNM reforça que neste repasse não se aplica a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), mas, por se tratar de uma transferência constitucional, deve-se aplicar parte do recurso em Manutenção e Desenvolvimento de Ensino (MDE).

“Isso é muito significativo, porque entra como receita disponível, não vinculada e não sofre deduções do Fundeb. Portanto, é um valor importante para os prefeitos tentarem suportar a difícil realidade financeira”, comemora o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski. 

o repasse adicional de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente a este mês. O valor estimado que deve ser partilhado entre os 5.568 Municípios será de R$ 7,4 bilhões. A entidade disponibiliza aos gestores uma nota com os detalhes dos repasses. Acesse aqui. 

Da Agência CNM de Notícias

Com aposentadoria de Jarbas Vasconcelos, a política perde um homem de valor que enfrentou a ditadura militar e até os dias atuais é inspiração de luta

A política acaba de perder um homem de valor. Falo de Jarbas Vasconcelos, que aos 81 anos anunciou aposentadoria da política e a consequente renúncia ao mandato de senador. Um homem admirável sob todos os aspectos, que enfrentou a ditadura e soube ser coerente, ético e independente quando muitos se dobravam aos coturnos dos militares. Com a saída definitiva do emedebista do Senado, seu suplente, senador Fernando Dueire (MDB), 64 –que está no cargo desde novembro-, fica com o mandato.

Jarbas de Andrade Vasconcelos foi um dos fundadores do MDB, partido pelo qual foi eleito deputado estadual entre 1971 e 1975 e deputado federal entre 1975 e 1979 e entre 1983 e 1985. Foi prefeito do Recife por dois mandatos: entre 1986 e 1988 e 1993 e 1996 e por dois mandatos governador de Pernambuco por dois mandatos entre 1999 e 2006. (Tião Lucena)

Governo garante pagamento do piso da enfermagem para profissionais contratados da Paraíba antes do dia 21/09, prazo estabelecido pelo MS.

Os profissionais de enfermagem contratados pelo Governo do Estado vão receber o piso salarial da enfermagem até o dia 21 deste mês. A informação foi confirmada pela presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB) Rayra Beserra após reunião com o secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra.

O Ministério da Saúde estabeleceu como prazo o dia 21 para que o piso seja pago a todos os profissionais, contratados ou concursados.  “A Secretaria de Saúde, junto com a Secretaria de Administração, preparam o pagamento do piso salarial dos enfermeiros contratados ainda este mês, antes do dia 21, que é o prazo que foi dado pelo Ministério da Saúde. Todos os contratados têm direito sim ao piso e fico muito feliz com o resultado dessa reunião”, afirmou Rayra Beserra.

terça-feira, 5 de setembro de 2023

Aeródromos de Itaporanga, Catolé do Rocha, Sousa e Monteiro, passarão por obras de balizamento noturno para receber voos comerciais

Os aeródromos de Catolé do Rocha, Monteiro, Itaporanga e Sousa vão passar por obras de balizamento noturno, com investimento de R$ 7,2 milhões. Os serviços, que vão ser realizados pelo Governo do Estado, foram anunciados nessa segunda-feira (4) durante assinatura das ordens de serviço na sede da Secretaria de Estado da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos.

O balizamento noturno vai permitir que os aeródromos possam receber voos convencionais comerciais e domésticos, e não apenas de emergência, como é exigido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A ação, de acordo com o Governo do Estado, vai beneficiar o turismo também. 

Após as obras, a Paraíba vai contar com 12 aeródromos, abrangendo todas as regiões, ficando com o seguinte quadro: quatro aeródromos no eixo central do estado: Cajazeiras, Sousa, Patos e Juazeirinho; quatro no norte: Catolé do Rocha, Cuité, Guarabira e Araruna; e quatro no sul: Princesa Isabel, Conceição, Itaporanga e Monteiro.

Pesquisa aponta Zenildo a frente da concorrência na eleição municipal em Sousa

Para quem gosta de discutir números, foi divulgada nesta segunda-feira (04), pesquisa de intensão popular sobre a preferência do eleitorado sousense, caso, as eleições fossem hoje, quem está mais popular junto ao eleitorado local. Conforme o Instituto de Pesquisa Índice, do Ceará, o vice-prefeito, Zenildo Oliveira (PSB), lidera a corrida eleitoral com 38.78%, seguido por André Gadelha (MDB), com 14,24%, e Gilberto Sarmento (UB), com 13,64%.

Foram ouvidas 600 pessoas entre os dias 31/08 - 01/09 de 2023 em Bairros da Cidade, e Zona Rural. O grau de confiança é de 95% e a margem de erro é de 4%. O universo de eleitores pesquisados vai a partir da idade igual ou superior a 16 anos.

Nesta Pesquisa publicada não parecem os nomes do Chefe de Gabinete, Dr. Helder Carvalho, e do Deputado Estadual, Lindolfo Pires, ligados ao Grupo da situação que também são lembrados pelo eleitorado sousense, conforme pesquisas para consumo interno de alguns grupos políticos que monitoram a intensão de votos do eleitoral sousense.

De fato, a divulgação desta pesquisa de forma pública, poderá retirar dúvida sobre a desistência, ou não, de Zenildo assumir a cabeça de chapa no Grupo do Prefeito Tyrone (PSB), e acabar de vez qualquer especulação sobre o tema. A pergunta que os analistas políticos locais fazem neste momento, o por quer dos nomes de Helder, e Lindolfo não foram colocados nesta pesquisa, ou será que ambos não pontuaram?

com Pereira Jr.

domingo, 3 de setembro de 2023

Azif Lemos coloca o pé na estrada e segue somando forças rumo à disputa pela prefeitura de Itaporanga

Colocando o pé na estrada, gastando muita sola de calçado, o médico Azif Lemos segue fazendo visitas ao bravo povo itaporanguense. Mas, não uma visita daquelas que acontecem de quatro em quatro anos não, típica da política tradicional. É mais do que isso. É chegada de quem já é de casa, de quem conhece o dia a dia desse povo acolhedor, de quem está de prontidão para momentos de maior necessidade como na saúde. 

Alinhando esse entendimento, Azif Lemos vai se moldando como uma alternativa "com o cheiro de povo" para disputar a prefeitura de Itaporanga, nas eleições de 2024. Pois, a sociedade busca alguém com esse perfil, com a humildade, desprendimento pessoal e compromisso com o futuro do município. É o abraço amigo que fortalece ainda mais a obstinação do médico para aceitar o chamamento de seus conterrâneos.

Isso pôde ser sentido neste domingo (3) em mais uma de suas andanças pela zona rural do município, à exemplo da comunidade Catolé, onde ele foi calorosamente recebido na Chácara Porfírio - do amigo Erivan Pofírio. Aliás, tem sido assim por onde passa, o calor humano, o apoio, o carinho, a admiração por um ser humano de proa que é Azif Lemos. 

O cheiro do povo abre caminhos para um novo tempo de esperança e fé em uma vida melhor. E todas as pesquisas mostram que esse povo tem força para escolher o seu futuro. Azif Lemos pavimenta a estrada que o levará até 2024 com a certeza de poder contar com a força do povo forte, corajoso e trabalhador como é o itaporanguense. 

Aguinaldo Ribeiro em encontro com o ex-primiê britânico Boris Jhonson, governadores e personalidades da economia nacional e mundial...

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP), relator da Reforma Tributária, um dos políticos de grande influência no cenário nacional, participou ontem (02) de um jantar com a nata da economia nacional e personalidades mundial na residência de Rafael Furlanetti, em São Paulo, que é sócio-diretor da XP Investimentos e vice-presidente da Ancord, por ocasião das palestras do Expert XP. 

Neste jantar o registro das presenças do ex-premiê britânico Boris Johnson, dos governadores Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Helder Barbalho (Pará) e Rafael Fonteles (Piauí), além de Gabriel Galípolo (diretor de Política Monetária do Banco Central). 

Reunindo personalidades da economia nacional e internacional, o Expert XP é o maior evento sobre investimento do mundo. 

Resgate aeromédico garante atendimento rápido com transferência de mais um paciente do Hospital de Itaporanga para o Metropolitano

Mais um voo pela vida foi realizado na tarde deste sábado (02), transportando um paciente cardiopata grave da cidade de Itaporanga, no Vale do Piancó, para o Hospital Metropolitano da Paraíba. O Hospital Regional de Itaporanga 'Dr. José Gomes da Silva' em mais uma ação conjunta com a regulação do Estado fez mais um voo à favor da vida na tarde deste sábado (02). 

As ações são promovidas pelo Governo do Estado, por meio do programa Coração Paraibano, salvou a vida de mais um paciente, de 77 anos, com cardiopatia grave, que estava internado no Hospital Regional de Itaporanga, Sertão Paraibano. Ele foi transferido pelo avião do Grupo de Resgate Aeromédico Estadual (Grame) para o Hospital metropolitano 'Dom José Maria Pires', gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde). 

A Direção Geral, juntamente com a equipe médica do HRI, em parceria com o Samu de Itaporanga e Corpo de Bombeiros Militar de Itaporanga, realizaram uma força tarefa de forma ágil e eficaz dando o suporte necessário à assistência da Rede Estadual em tem hábil.