quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

Em resposta à Adriano, João enfatiza: “não queremos um candidato, queremos um governador”

O governador João Azevêdo (PSB) deixou claro que a chapa do grupo capitaneado por ele, para as eleições de 2026, terá que ser competitiva e repetiu que os nomes serão definidos por meio de diálogo. Também revelou que, em breve, a chapa será anunciada.

“Não existe matemática em política. O que existe é conversa, diálogo, sentar na mesa, ver quem tem as melhores condições de disputar. Não queremos ter um candidato a governador, queremos ter um governador, é diferente. E queremos ir na disputa para vencer”, declarou o socialista que assumirá a presidência do PSB na Paraíba em abril próximo.

João diz que o Republicanos tem prestígio no governo e reprova antecipação: “Uma discussão que já tenho dito várias vezes se tratar de um processo de conversa e negociação. O prestigio do Republicanos é reconheço com a participação que o partido tem dentro do governo. Essa discussão sobre a chapa vai acontecer no momento certo. Já disse isso. 2026 é 2026. A gente tem que fazer mil coisas pelo povo”, disse

A declaração do gestor estadual é uma resposta aos recentes discursos do Presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos). Na ocasião, o líder da casa assume publicamente seu desejo de ser candidato ao Governo do Estado na sucessão em 2026.

Porém, João já garantiu que, no cenário em que ele deixa o governo para tentar o Senado, seria natural que Lucas Ribeiro (PP), seu atual vice, assumisse a função. Galdino, por sua vez, destaca o crescimento que o Republicanos planeja ganhar em 2026, comentando que o partido conta força o suficiente para ter dois nomes na majoritária.

Ele completou ontem: “Então vai fazer uma chapa que seja competitiva e vença as eleições, para que a Paraíba continue funcionando do jeito que está funcionando hoje. Logicamente, vamos ter essa discussão interna, mas dentro do diálogo”.

A base de João Azevêdo tem quatro nomes na mesa: o vice-governador Lucas Ribeiro (PP), o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos), o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), e o presidente da Câmara Federal, Hugo Motta (Republicanos).

Ausentes da reúne de cúpula feita por João, partidos do campo progressista querem ser notados em 2026

“Divididos” na eleições municipais em João Pessoa, representantes da Rede, PCdoB, PV, PT, PSB, Mobiliza (antigo PMN) trabalham para formar uma frente da esquerda progressistas de olho nas eleições do próximo ano. Essas legendas ficaram de fora da última reunião promovida pelo governador João Azevêdo (PSB) com a cúpula da base governista: PSB, PP, PSD e Republicanos.

Em postagem nas redes sociais, a ex-deputada Pollyanna Werton (PSB) afirmou que a reunião serviu como largada dos partidos para manutenção do projeto político da Paraíba em 2026. “Nosso foco é fortalecer os governos de Lula e João Azevêdo e montar um palanque forte, diverso e vitorioso no estado”, escreveu Pollyanna que é pré-candidata à Câmara Federal.

O encontro contou com as presenças dos presidentes do PV, Dênis Soares; do PCdoB, Gregória Benário; da Rede, Cristiana Almeida; do Mobiliza, Lídia Moura, e ainda um representante do PT.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

Dino acaba de aprovar plano do Congresso e libera pagamento de emendas; Com isso, Orçamento 2005 será votado dia 17 de março

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), homologou o plano de trabalho que garante transparência e rastreabilidade na execução de emendas parlamentares. A decisão, assinada na noite desta quarta-feira (26/2), promete resolver - ainda que temporariamente - o imbróglio entre os Três Poderes e destravar a aprovação do orçamento de 2025.

A decisão do ministro também libera o pagamento das emendas deste ano e dos anos anteriores que estavam suspensas por decisões da Corte. O compromisso do Congresso foi enviado nessa terça-feira (25) ao ministro, que é relator dos processos que tratam das medidas de transparência determinadas pela Corte para o pagamento das emendas.

A decisão será submetida ao Plenário do STF, e os outros dez ministros da Corte se posicionarão sobre a decisão de Dino que homologa o documento. O plano foi elaborado de maneira conjunta entre o governo federal e o Congresso Nacional, e então remetido ao STF pela Advocacia-Geral da União (AGU). Na decisão, Dino determinou ainda a suspensão da audiência de conciliação designada para esta quinta-feira (27/2).

“O Plano de Trabalho em foco oferece um caminho de aprimoramento institucional para o Estado brasileiro, mas não encerra o debate, com suas naturais controvérsias. Estas, inerentes à vida democrática - quando não degeneram para ofensas pessoais, tentativas de chantagens e coações — trazem resultados positivos para a nossa Pátria”, escreveu Dino na decisão.

Dino frisa que, com a homologação do plano no Plenário, não restarão empecilhos para a execução das emendas parlamentares ao Orçamento de 2025. Entretanto, essa decisão não libera emendas com impedimentos técnicos identificados e suspensões específicas, como nos casos alvos de auditoria pela Controladoria-Geral da União (CGU).

Ficam de fora também transferências especiais, as conhecidas “emendas Pix” sem plano de trabalho, além de emendas de comissão e de bancada em relação às quais não haja aprovação ou convalidação registrada em atas de reunião.

Audiência de conciliação

O ministro do STF havia marcado para a manhã desta quinta-feira (27/2) uma audiência de conciliação entre os Três Poderes para esclarecer pontos da execução de emendas parlamentares. O despacho judicial listava uma série de perguntas que Executivo e Legislativo deveriam esclarecer. O plano apresentado pela AGU versa sobre essas questões elencadas por Dino e apresenta como será a execução das emendas parlamentares no exercício de 2025.

O texto definiu ações e cronogramas específicos para a implementação progressiva das melhorias necessárias, levando em consideração cada tipo de emenda e seus períodos de referência. Dino já proferiu uma série de decisões para garantir transparência e rastreabilidade na execução dos recursos, chegando a bloquear parte das indicações no ano passado. No fim do ano passado, decisão do ministro suspendeu o pagamento de R$ 4,2 bilhões do Orçamento da União em emendas de comissão.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

Queiroga é o novo presidente na Paraíba; Wellington Roberto deve deixar a legenda e se filiar ao PP...

Após um longo período de incertezas, a Executiva Nacional do PL confirmou, na tarde desta terça-feira (25), o ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga como novo presidente da legenda na Paraíba. O deputado federal Cabo Gilberto Silva assume o cargo de vice-presidente, além de liderar a sigla na Capital.
A decisão foi oficializada no site do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, pondo fim a um impasse que se arrastava desde o início do mês. O PL na Paraíba estava sob a presidência do deputado federal Wellington Roberto por quase duas décadas, mas ele foi destituído do cargo no começo de fevereiro. Agora, a expectativa gira em torno da permanência de Wellington na legenda e do futuro político de seus filhos, o deputado estadual Caio Roberto e o ex-candidato ao Senado Bruno Roberto.
Nos bastidores, a informação é de que Wellington Roberto pode seguir para o Progressistas, partido comandado pelo deputado Aguinaldo Ribeiro.

Confira a nova composição do PL na Paraíba:
Marcelo Queiroga – presidente
Cabo Gilberto Silva – primeiro vice-presidente
Wallber Virgolino – segundo vice-presidente
Nayana Gomes – tesoureira
Marco Antônio – secretário geral
João Gomes – secretário
Alexandre Inocêncio, Antônio Cristóvão e Luan de Almeida – vogal

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Numa articulação de Gervásio, Márcio Roberto e Pedrito vão fazer “dobradinha” nas eleições de 2026

Em um movimento estratégico para fortalecer suas bases eleitorais, o deputado estadual Márcio Roberto (Republicanos) e o suplente de deputado Pedrito Gomes (SD) firmaram uma aliança política visando as eleições de 2026 na Paraíba. O movimento foi articulado pelo deputado federal Gervasio Maia (PSB).
Pedrito disputará uma vaga na Câmara Federal e fará dobradinha com Márcio em algumas cidades do estado. A aliança deve fortalecer a musculatura política de Márcio na região da Grande João Pessoa. Isso porque, Pedrito concentra atualmente seu espólio eleitoral nos municípios de Santa Rita, Cruz do Espírito Santo, onde foi prefeito, e na região polarizada por Sapé.
Em 2022, Márcio Roberto teve 41 mil votos e Pedrito 16 mil votos (pelo União Brasil). Nos próximos meses, a dupla deve intensificar reuniões e articulações para consolidar a aliança e definir suas estratégias eleitorais. (com PolíticadaParaíba)

João diz que Republicanos já é prestigiado no governo e desaprova antecipação de chapa: "Essa discussão será no momento certo"

O Governador João Azevêdo(PSB) comentou, durante entrevista ao Arapuan Verdade desta segunda-feira(24), que irá tratar as discussões sobre a Chapa Majoritária somente em 2026.

“Uma discussão que já tenho dito várias vezes se tratar de um processo de conversa e negociação. O prestigio do Republicanos é reconheço com a participação que o partido tem dentro do governo. Essa discussão sobre a chapa vai acontecer no momento certo. Já disse isso. 2026 é 2026. A gente tem que fazer mil coisas pelo povo”, disse

A declaração do gestor estadual é uma resposta aos recentes discursos do Presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos). Na ocasião, o líder da casa assume publicamente seu desejo de ser candidato ao Governo do Estado na sucessão em 2026.

Porém, João já garantiu que, no cenário em que ele deixa o governo para tentar o Senado, seria natural que Lucas Ribeiro (PP), seu atual vice, assumisse a função. Galdino, por sua vez, destaca o crescimento que o Republicanos planeja ganhar em 2026, comentando que o partido conta força o suficiente para ter dois nomes na majoritária.

Almoço com ministro reúne João, Lucas, Hugo, Cícero, Efraim e Veneziano na mesma mesa

A agenda do ministro do Turismo, Celso Sabino, na Paraíba, nesta segunda-feira (24), tornou-se um cenário improvável de união entre figuras políticas historicamente antagônicas. No que seria uma visita oficial às obras do Polo Turístico local, o almoço no restaurante Gulliver Mar reuniu, de forma inusitada, três importantes nomes da política estadual: o governador João Azêvedo (PSB), anfitrião da visita, e os senadores Efraim Filho (União) e Veneziano Vital (MDB).

Também estavam presentes o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos),o vice-governador Lucas Ribeiro (PP), o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), ainda, os deputados federais Mersinho Lucena (PP), Dr. Damião (União), Ruy Carneiro (Podemos), Wilson Santiago (Republicanos), Murilo Galdino (Republicanos) e o presidente da ALPB, Adriano Galdino (Republicanos). 

O encontro, que pareceu ser uma oportunidade para discussões sobre o futuro do turismo no estado, acabou servindo também para aliviar as tensões políticas, ainda que de maneira sutil, entre os diferentes espectros partidários. Entre uma garfada e outra, o menu ofereceu não apenas pratos típicos da culinária local, mas também um digestivo necessário para suavizar as “atravessadas espinhas” das disputas políticas que marcam a vida pública da Paraíba.

No cenário atual, onde as polarizações políticas se intensificam a cada dia, a presença dos senadores Efraim Filho e Veneziano Vital, adversários ferrenhos do governador João nas disputas internas do estado, é um raro exemplo de convivência cordial, mesmo que por algumas horas.

Embora a harmonia momentânea não elimine as divergências ideológicas, ela revela um potencial de cooperação no contexto do desenvolvimento turístico da Paraíba. O Polo Turístico, foco da visita do ministro Celso Sabino, é uma alavanca econômica para o estado, o que leva líderes de diferentes espectros a alinharem esforços em prol do crescimento regional.

Hugo Motta defende diversidade de regiões na chapa para que “não seja do interesse individual de ninguém”; Veja

O deputado federal Hugo Motta, presidente da Câmara Federal, declarou em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM, que segue defendendo a unidade do grupo para buscar uma chapa competitiva para 2026. Nesta segunda-feira (24), Hugo segue na Paraíba após um fim de semana com agenda intensa de questões políticas e administrativas.
“Com relação a 2026, tenho defendido sempre a unidade do nosso grupo”, declarou Hugo Motta ainda ressaltando que a intenção do Republicanos “vai ser chegar lá forte e pronto para outros voos”. Para Hugo Motta, “nosso partido pode colaborar participando da chapa majoritária”. Ele defende ainda que seja feita uma construção respeitando diversidade de regiões, nomes e partidos “para que a chapa montada não seja do interesse individual de ninguém, mas a mais competitiva”. O presidente da Câmara também apontou que o projeto de Estado que vem sendo construído é o fator mais importante que une a base aliada do governador João Azevêdo.

Confira o que disse Hugo Motta:

domingo, 23 de fevereiro de 2025

Aguinaldo, Daniella, Lucas e Hugo participam de corrida solidária em benefício do hospital Laureano

A senadora Daniella Ribeiro (PSD), seu filho e vice-governador Lucas Ribeiro (PP), os deputados federais Aguinaldo Ribeiro (PP) e Hugo Motta (Republicanos), além do deputado federal Ruy Carneiro (Podemos), dos deputados estaduais Wilson Filho (Republicanos) e Júnior Araújo e, ainda, de Olívia Motta (Republicanos), participaram neste domingo (23), da 4ª corrida solidária contra o câncer, promovida e organizada pelo hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa.
“Fico muito feliz em ver tantos competidores engajados nessa causa, pois todo o lucro será revertido, para o hospital Laureano, para compra de medicamentos e equipamentos para o tratamento do câncer na Paraíba”, disse a senadora. Ela ainda lembrou que destinou emenda, do seu gabinete,  para o hospital adquirir um mamógrafo. 

A 4ª Corrida Contra o Câncer HNL-BNB – que reúne a prática esportiva e promove saúde com a solidariedade – faz parte das comemorações de aniversário do Hospital Laureano, que neste dia 24 de fevereiro completará 63 anos salvando vidas de pessoas que lutam para sobreviver ao câncer. Afinal, o hospital atende pacientes dos 223 municípios paraibanos e até de estados vizinhos.
A Corrida Contra o Câncer Napoleão Laureano tem como principal objetivo arrecadar fundos para ajudar no tratamento oncológico dos pacientes do SUS. Dessa forma, todo lucro será revertido na compra de medicamentos e equipamentos desses procedimentos.
A Corrida Contra o Câncer Napoleão Laureano teve largada às 6h. O ponto de partida da prova foi a Avenida Cap. José Pessoa, 1140, em Jaguaribe. O percurso seguiu pela Avenida Pedro II, passando pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), até retornar ao estacionamento do Hospital Laureano.

Suplente de vereador Pablo Gouveia participa da 4ª Corrida Contra o Câncer em João Pessoa

O suplente de vereador de João Pessoa, Pablo Gouveia participou na manhã deste domingo (23) da 4ª Edição da Corrida Contra o Câncer. O evento, promovido pelo Hospital Napoleão Laureano, reuniu centenas de participantes em um ato de solidariedade e conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e do apoio aos pacientes em tratamento.

"É um ato solidário participar desse evento por abraçar uma causa justa", comentou Pablo Gouveia. Com um percurso de 5 km, a corrida simbolizou não apenas o esforço esportivo, mas também o compromisso com a saúde e a esperança de dias melhores para quem enfrenta a doença. "Cansaço? Só se for da corrida, porque a vontade de ajudar nunca para!", completou..