sábado, 21 de janeiro de 2023

Publicada emenda que permite Adriano Galdino mais 2 mandatos como presidente da ALPB; chapa registrada ontem tem Tião Gomes como vice, Júnior Araújo e Fábio Ramalho como 1º e 2º secretários

A Emenda constitucional que abre caminho para que o atual presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos), presida a casa por mais dois mandatos foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (20). A lei, aprovada pela maioria dos parlamentares, permite uma nova recondução para a função em eleições válidas a partir da 20ª Legislatura, justamente a que se inicia a partir do dia 1º de fevereiro deste ano, sem considerar as disputas anteriores.

Adriano Galdino (Republicanos) registrou nesta sexta-feira (20) sua candidatura à reeleição como presidente da Mesa Diretora da Casa nos próximos dois biênios. A chapa tem como candidato a vice-presidente o deputado estadual Tião Gomes (PSB), Júnior Araújo (PSB) como 1º secretário e Fábio Ramalho (PSDB) como segundo secretário. A resolução recentemente aprovada pelos deputados visando a eleição da Mesa Diretora estipula o dia 21 de janeiro como prazo máximo para a inscrição das chapas.

Com esta nova legislação valendo, o atual presidente trabalha para conseguir a eleição para o quarto mandato e poderá ainda, de forma antecipada, conquistar o quinto mandato. Se isso for concretizado, ele ficará 10 anos à frente do Legislativo. Atualmente, Galdino diz ter conseguido o compromisso de todos os deputados. O último a aderir foi Hervázio Bezerra (PSB), que acabou convencido nesta semana em reunião com o atual presidente.

Deusdete Queiroga destaca construção do Ramal do Piancó como uma das prioridades que João Azevêdo apresentará a Lula em reunião no próximo dia 27

O secretário de Recursos Hídricos da Paraíba, Deusdete Queiroga afirmou na tarde desta sexta-feira (20), em entrevista à Arapuan, durante o encontro do Consórcio Nordeste que cada governador vai apresentar projetos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante a reunião que acontecerá no próximo da 27, em Brasília.

Deusdete destacou que uma das prioridades de João Azevêdo será a construção do terceiro eixo da entrada do Rio São Francisco que vai perenizar o Rio Piancó com água para consumo humano e irrigação. Deusdete Queiroga disse que outra pauta na agenda do governador João Azevêdo é a triplicação da BR-230. Ele disse ainda que investimentos em turismo segurança pública e combate a fome também foram discutidos pelos governadores.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Pollyanna Dutra é confirmada para a Secretaria de Desenvolvimento Humano da Paraíba

A deputada estadual e ex candidata a Senadora, Pollyanna Dutra (PSB), foi confirmada para a Secretaria de Desenvolvimento Humano da Paraíba. O anúncio foi feito pelo governador João Azevedo (PSB), que pelo terceiro dia consecutivo, usou as redes sociais para fazer o anúncio dos novos nomes que vão compor o secretariado de seu segundo mandato à frente do Governo da Paraíba.

Nesta quarta-feira (18), foram mais oito nomes, com destaque para a acomodação de Pollyanna Dutra (PSB), que foi candidata ao Senado Federal na chapa do governador e que passa a responder pela Secretaria de Desenvolvimento Humano (Sedh). Ela também estava cotada para assumir um cargo no governo Lula (PT). Pollyana substitui no cargo Tibério Limeira, que foi realocado e passa agora a responder pela Secretaria de Administração. Já Jaqueline Gusmão será a secretária executiva de Administração.

João Azevêdo confirmou ainda o nome do deputado federal Frei Anastácio (PT), que não foi reeleito, para o cargo de secretário da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido. Bivar Souza Duda foi anunciado como secretário executivo da pasta. João Alves permanece na Secretaria da Administração Penitenciária, e João Paulo Barros na secretaria executiva.

João Paulo Freire, por sua vez, foi designado para a Secretaria Executiva da Articulação Política. O governador deve concluir essa semana a montagem de todo o seu secretariado.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Maioria da bancada paraibana fecha apoio à candidatura de Arthur Lira para presidência da Câmara Federal

A bancada federal paraibana que irá atuar a partir da próxima legislatura anunciaram, nesta quarta-feira (18), apoio à candidatura de Arthur Lira (PP-AL) à presidência da Câmara Federal. O apoio foi firmado durante café da manhã com Lira.

Na reunião estavam Romero Rodrigues, Ruy Carneiro, Cabo Gilberto, Mersinho Lucena, Wilson Santiago, Gervásio Filho, Hugo Motta, Aguinaldo Ribeiro, Damião Feliciano e Murilo Galdino. Os dois únicos parlamentares que faltaram foram Luiz Couto (PT) e Wellington Roberto (PL).

Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM, Romero Rodrigues frisou que a reunião foi bastante produtiva e serviu para que os paraibanos “discutissem, dentre outros temas, pleitos para o Estado.”

Fundação PB Saúde publica novos editais de convocação dos aprovados em concurso

A Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) publicou, nesta terça-feira (17), três novos chamamentos de aprovados: um referente ao Concurso Público 001/2021, outro convocando candidatos que pediram reclassificação, e o terceiro referente ao Processo Seletivo 001/2022. As listas podem ser consultadas no site da Fundação e também no Diário Oficial do Estado da Paraíba (DOE-PB).

Os profissionais devem ficar atentos ao prazo de envio dos documentos, por meio de formulários específicos. Para os convocados da reclassificação e processo seletivo, o prazo iniciou nesta terça-feira (17), e segue até a próxima segunda-feira (23), até as 23h59m.

No 1º edital de convocação dos classificados, foram convocados profissionais para os cargos de assistente administrativo, nutricionista, técnico em radiologia, técnico em informática, médico intensivista adulto, motorista administrativo e contador. Esses candidatos reclassificados devem enviar a documentação por meio do link: https://tinyurl.com/Reclassificados-PBSAUDE

No caso do processo seletivo, nesta 11ª chamada, foram convocadas pessoas aprovadas para os cargos de auxiliar de farmácia, estoquista e médico da área de medicina intensiva adulto. O envio da documentação necessária ocorre também de forma on-line, por meio do formulário no link: https://tinyurl.com/ProcessoSeletivo-PBSAUDE

Já segundo o 14º edital de convocação retificado, referente ao concurso, o prazo de envio inicia nesta quarta-feira (18), e segue até a próxima terça-feira (24). Farmacêuticos, técnicos em informática, auxiliares administrativo, enfermeiros auditor, fisioterapeutas intensivista adulto, maqueiros, médicos clínico geral, assistente social, técnicos de radiologia, técnico em segurança do trabalho, motorista administrativo e copeiro, devem enviar os documentos por meio do formulário eletrônico, disponível em: https://tinyurl.com/ConcursoPublico-PBSAUDE

De acordo com o coordenador do Núcleo de Seleção e Integração, Gerson Sobrinho, no site da Fundação está disponível uma lista com a relação dos documentos exigidos. “Além do site, disponibilizamos uma Central de Atendimento que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, através do telefone (83) 3229-9103, para tirar dúvidas dos candidatos. Reforçamos que é extremamente importante estar atento aos prazos e não deixar para enviar de última hora”, destacou.

O concurso tem validade de 24 meses, podendo ser prorrogável pelo mesmo período, a contar da data de homologação. O processo seletivo tem a validade de 12 meses, a contar da data de publicação da homologação, e pode ser prorrogado por igual período, a critério da Fundação. A convocação dos candidatos é feita conforme a necessidade do serviço, obedecendo ordem de classificação.

Márcio Roberto, Silvia da Pesca e Renato Feliciano, dentre outros nomes, são nomeados para secretariado no Governo João II

O governador João Azevêdo (PSB) anunciou, nesta terça-feira (17), novos nomes que passam a integrar a equipe de governo neste segundo mandato. A novidade é a nomeação de Márcio Roberto, que perdeu o mandato de deputado estadual às vésperas da diplomação.

Indicado pelo Republicanos, ele vai assumir a Secretaria da Articulação Política. Já o PDT foi contemplado com a Secretaria do Desenvolvimento e da Articulação Municipal com Renato Feliciano. Filho da ex-vice-governadora Lígia Feliciano e do deputado Damião Feliciano, ele já ocupou cargo no Governo João I.

O Republicanos também fica com a Secretaria Executiva da Pesca. O nome anunciado é de Maria Sílvia da Cunha (Sílvia da Pesca). Valéria Aragão será a nova secretária executiva da Economia Solidária.

A Secretaria de Representação Institucional em Brasília continua sendo conduzida por Maria Sueli Alves de Oliveira, esposa do deputado federal Wilson Santiago. É da cota do Republicanos. Adauto Fernandes permanece na secretaria executiva.

A Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Empaer-PB) será presidida por Aristeu Chaves. Já Nivaldo Magalhães será o coordenador do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase).

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) terá como presidente o ex-reitor da Universidade Estadual da Paraíba, Rangel Júnior (PCdoB).

terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Anunciado mais nomes para secretariado do Governo João II

O governador João Azevêdo anunciou, na noite desta segunda-feira (16), mais nomes que irão compor o secretariado em seu segundo mandato à frente da gestão estadual. Dentre os nomes que passam a integrar a equipe de governo está o de Rafaela Camaraense, que ficará à frente da nova Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade, e do tenente-coronel Marques Júnior, que assume a chefia da Casa Militar do Governador.

Permanecem nos cargos os secretários Deusdete Queiroga (Infraestrutura e dos Recursos Hídricos; Virgiane Melo (Infraestrutura e dos Recursos Hídricos); Roberto Paulino (secretário chefe de governo); Ronaldo Guerra (chefe de gabinete do governador); Nonato Bandeira (Comunicação Institucional); e Fábio Barros (executivo da Comunicação Institucional).

A Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social continua sob o comando do secretário Jean Francisco Nunes. Lamark Donato ocupa a função de secretário executivo da Segurança e da Defesa Social. Os coronéis Sérgio Fonseca e Marcelo Araújo continuam nos comandos gerais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, respectivamente. José Ronildo de Souza e Lucas Severiano são os subcomandantes das corporações, e Jair Carneiro, corregedor geral.

Letácio Guedes também foi confirmado como titular da Controladoria Geral do Estado, assim como Fábio Andrade na Procuradoria Geral do Estado, e Paulo Márcio Madruga, como procurador adjunto. Gilmar Martins continua na Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão. Petrônio Rolim é o secretário executivo de Parcerias Público-Privadas, e Ednaldo Joaquim (Júnior Caroé) o secretário executivo do Orçamento Democrático Estadual. Marialvo Laureano e Bruno Frade permanecem como secretários titular e executivo da Fazenda, respectivamente. Mário Sérgio Freitas é nome anunciado para a secretaria executiva do Tesouro.

Denis Soares é o novo secretário executivo do Meio Ambiente e Sustentabilidade. Zezinho do Botafogo é secretário da Juventude, Esporte e Lazer, e Harlen Vilarim, o executivo da pasta. Lídia Moura também foi confirmada na Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, bem como Cristiana Almeida, executiva da pasta.

Joaquim Hugo contunua à frente da Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, e Rafael Lopes de Oliveira, na secretaria executiva. Rosália Lucas será mantida como secretária do Turismo e do Desenvolvimento Econômico, e Fabrício Feitosa, na Secretaria Executiva do Empreendedorismo.

A Secretaria de Saúde, já anunciada anteriormente, será comandada por Jhony Bezerra. Renata Nóbrega é a secretária executiva, e Arymatheus Reis, secretário executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

João Azevedo desmembra duas secretarias e cria novos cargos através de Medida Provisória

O governador João Azevêdo (PSB) oficializou o desmembramento da Secretaria de Infraestrutura, Recursos Hídricos e Meio Ambientes e também da Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia. A decisão foi tomada através de Medida Provisória, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (14).

Com a mudança, o estado passará a ter a Secretaria de Infraestrutura e dos Recursos Hídricos (SEIRH) e a de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS); e na área da educação, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (SECTIES) e a de Estado da Educação (SEE), destaca publicação do Jornal da Paraíba.

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA) passa a ser vinculada à SEMAS, que tem como objetivo a implantação e implementação das ações inerentes ao comando, coordenação, execução, controle e orientação normativa da política estadual e das atividades concernentes ao Meio Ambiente e Sustentabilidade. O governador não anunciou que será o secretário da nova pasta.

Já a Secretaria de Infraestrutura e dos Recursos Hídricos (SEIRH), que continua sob o comando de Deusdete Queiroga, terá oito indiretas vinculadas:

I – a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (AESA);

II – a Companhia de Água e Esgotos do Estado da Paraíba (CAGEPA);

III – a Companhia Docas da Paraíba (DOCAS-PB);

IV – a Companhia Estadual de Habitação Popular (CEHAP);

V – a Companhia Paraibana de Gás (PBGAS);

VI – o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado da Paraíba (DER);

VII – a Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (SUPLAN).

VIII- Agência de Transportes Intermunicipais (ATI-PB)

Educação

A Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia, a partir de agora também serão duas: Secretaria de Estado da Educação (SEE) e Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (SECTIES).

A SECTIES tem como objetivo a implantação e implementação das ações inerentes a coordenação, execução, controle e orientação normativa da política estadual e das atividades concernentes à Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior.

A Medida Provisória também autoriza o Poder Executivo a criar a Fundação Parque Tecnológico Horizontes da Inovação, entidade da Administração Pública Indireta, como fundação pública com personalidade jurídica pública de direito privado, vinculada à SECTIES.

Também ficará vinculada à SECTIES a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ), a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Fundação Parque Tecnológico Horizontes da Inovação.

Mudanças na estrutura de governo

No ato, o governo também estabeleceu a Estrutura Organizacional da Administração Direta do Poder Executivo Estadual para o seu segundo mandato, criando novos departamentos:

Diretoria de Políticas Públicas Sobre Drogas – integrada à Estrutura Organizacional Básica da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH);

Gerência Operacional de Políticas da Causa Animal -vinculada à Gerencia Executiva de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde;

Agência de Defesa Agropecuária do Estado da Paraíba (ADAP-PB) – vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (SEDAP);

Diretoria de Gestão do Programa de Inclusão através da Música e Artes (PRIMA) – integrada à Estrutura Organizacional Básica da Secretaria de Estado da Cultura (SECULT)

Gerência Executiva da Gestão do eSocial, Gerência Operacional da Segurança e Saúde do Trabalho e a Gerência Operacional de Atendimento e Acompanhamento do eSocial, Gerência Operacional de Recrutamento e Seleção e Núcleo de Cessão de Pessoas – vinculadas à secretaria de Administração

A Medida Provisória também extingue 65 cargos efetivos do quadro funcional da Administração estadual. A lista tem profissões como assessores, consultores de sistema, músicos, vaqueiro.