sábado, 10 de novembro de 2012

Diário Oficial traz edital de concurso público para 3.180 vagas de técnicos administrativos no Governo do Estado

O Governo do Estado publicou nesta sexta-feira (9), no Diário Oficial, o Edital de Concurso de Provas Objetivas para provimento de 3.180 vagas no cargo de Técnico Administrativo, no âmbito do Poder Executivo do Estado da Paraíba. Os inscritos disputarão vagas em todo o território paraibano, distribuídas em 14 Regiões Geoadministrativas. As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, no período de 12 a 26 de novembro, pelo endereço eletrônico www.funcab.org. A realização da prova objetiva acontecerá inicialmente nas cidades de Cajazeiras, Campina Grande, João Pessoa, Patos e Sousa; e está marcada para o dia 16 de dezembro de 2012.
O valor da inscrição será de R$ 60,00 e a solicitação de isenção do valor da inscrição deve ser feita nos dias 12 e 13 de novembro. Poderão requerer isenção os doadores de sangue na rede pública hospitalar, ou conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS), no Estado da Paraíba. Os procedimentos para solicitação encontram-se no Edital. A presidente da Comissão do Concurso Público do Poder Executivo Estadual, Marlene Rodrigues, salientou que o concurso não será feito visando uma única Secretaria. Como consta no Edital, os candidatos aprovados e classificados nas vagas oferecidas no Concurso poderão ser lotados em qualquer uma das Secretarias do Estado, de acordo com a necessidade da Administração Pública. O candidato deverá, no ato da inscrição optar pela Região Geoadministrativa que deseja concorrer e local de realização da Prova Objetiva (Cajazeiras, Campina Grande, João Pessoa, Patos ou Sousa).
Entre as atribuições do cargo de técnico administrativo está realizar atividades de nível intermediário que envolvam o suporte técnico e administrativo às unidades organizacionais do Poder Executivo Estadual, com atuação nas áreas de controle processual, documentação, informação, gestão de pessoas, material, patrimônio, orçamento e finanças, compreendendo o levantamento de dados, a elaboração de relatórios estatísticos, planos, programas e projetos. A carga horária é de 40 horas semanais e a remuneração profissional inicial, de R$ 720,00.
Este concurso será composto de uma única etapa: Prova Objetiva de caráter classificatório e eliminatório. A prova será constituída de 50 questões de Língua Portuguesa; Matemática; Informática Básica e Conhecimentos Gerais. O resultado será publicado no Diário Oficial do Estado da Paraíba e divulgado nos sites www.funcab.org e www.secadm.pb.gov.br na data provável do dia 28 de dezembro do corrente ano.


Concursos do Estado 

Para o Governo, o concurso é uma conquista para consolidar o processo de modernização do Estado e dá um exemplo importante de organização e investimento em uma nova cultura de ingresso de servidores na administração como preconiza a Lei. A realização de concursos vai resultar na contratação de quase 10 mil concursados. Em breve serão divulgados os editais para os já anunciados concursos para o Departamento de Trânsito do Estado da Paraíba (Detran-PB), que oferecerá 108 vagas; e para a Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata), que oferecerá mais 91 vagas. (com Secom)

Vanderlânida Tomaz e Dr. Carlinhos são nomeados respectivamente como diretora geral e diretor técnico do Hospital Regional de Piancó

Vanderlândia Tomaz e José Carlos Soares [Dr. Carlinhos] foram nomeados pelo governador, através atos publicados no Diário Oficial deste sábado (10), respectivamente, para os cargos de Diretora Geral e de Diretor Técnico do Hospital Wenceslau Lopes, localizado em Piancó. Filiados ao PSB, Vanderlândia e Dr. Carlinhos foram candidatos [apoiados pelos prefeitos Flávia Galdino e Zé Alencar] nas eleições recém-finda às prefeituras de Piancó e Santana dos Garrotes, mas não lograram êxito sendo derrotados pelos prefeitos eleitos Sales Lima [Piancó] e Dr. Élio [Santana dos Garrotes].

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Presidenta Dilma Rousseff nomeia advogado Leonardo Trajano como desembargador do TRT-PB

Leonardo Trajano
O advogado paraibano Leonardo Trajano (foto) foi nomeado ontem (8), pela presidenta Dilma Rousseff como novo membro do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (TRT-PB). Trajano disputou a indicação numa lista tríplice com os advogados Paulo Maia (João Pessoa) e Severino Brasil (Campina Grande). Leonardo Trajano substituirá o desembargador Afrânio Melo [ex-presidente do TRT-PB] que se aposentou.

Polícia Federal prende um delegado da PC, oficiais da PM e um agente penitenciário envolvidos com grupo de extermínio na Paraíba

Movimentação intensa na sede da PF...
Um delegado da Polícia Civil, oficiais da Polícia Militar e um agente penitenciário já se encontram presos na sede da Polícia Federal, na cidade de Cabedelo. Eles foram detidos na manhã desta sexta-feira (9) durante a Operação Squadre, deflagrada pela PF, para cumprimento de 75 mandatos judiciais, entre prisões, conduções coercitivas e busca e apreensão. Os nomes dos presos ainda não foram divulgados pela PF que concederá entrevista coletiva às 9h30min na sede do órgão, no bairro de intermares, em Cabedelo. Cerca de 400 policiais federais estão dando cumprimento a operação.
A Operação tem o objetivo de desarticular grupos de milicianos, compostos por integrantes de forças policiais locais e particulares, que atuavam em todo o estado, realizando segurança privada clandestina com emprego de mão de obra não-habilitada, despreparada e portando armamentos ilegalmente. Durante a investigação constatou-se, ainda, a prática de diversos crimes, dentre os quais o de tráfico ilícito de armas, lavagem de dinheiro, extorsão, corrupção e o a atuação de um grupo de extermínio.
Entre os presos na Operação estão integrantes de três diferentes milícias. A primeira é composta de policiais militares, policiais civis, um agente penitenciário e particulares, que atuavam como "grupo de extermínio", principalmente na região metropolitana de João Pessoa. As vítimas eram em geral presos e ex-presidiários, executados em razão de "acertos de contas". O outro grupo era comandado por oficiais da Polícia Militar e realizava segurança privada clandestina, bem como comércio ilegal de armas e munições, usando para isso uma empresa em nome de "laranjas". 
O grupo criminoso, que contava também com o apoio de um delegado da Polícia Civil da Paraíba, é investigado, ainda, pela prática de crimes financeiros e lavagem de dinheiro. Outro grupo de milicianos é formada por policiais civis, policiais militares e um agente penitenciário, que atuava extorquindo traficantes de drogas, assaltantes de banco e outros criminosos. os três grupos criminosos estão interligados pelo tráfico ilegal de armas e munições.
A investigação, coordenada pela Polícia Federal com apoio do Ministério Público Estadual e da Secretaria de Segurança e Defesa Social da Paraíba, começou há cerca de um ano e sua execução contou com a participação do COT (Comando de Operações Táticas da Polícia Federal) e dos GPIs (Grupos de Pronta Intervenção da Polícia Federal) de diversos estados.

TSE mexe nas cadeiras da Assembleia; Carlos Dunga está de volta e assume no lugar de Genival Matias

O Tribunal Superior Eleitoral, em sessão extraordinária desta quinta (8), ao deferir o registro de candidatura de Oswaldo (Bado) Venâncio, ex-prefeito de Cuité, acabou  mexendo nas cadeiras da Assembleia Legislativa.
Bado disputou a eleição de 2010. Seus votos foram considerados inválidos por causa da Lei da “Ficha Limpa”, que acabou não vigorando para esse pleito. Ou seja, sub judice, o ex-prefeito recorreu ao TSE, que reconheceu os mais de 17 mil votos do recorrente.
Com isso, o deputado Genival Matias (PT do B) foi à guilhotina por ter sido beneficiado com o caso de Bado. Agora, o Tribunal Regional Eleitoral terá que fazer a recontagem dos votos e um novo coeficiente eleitoral na Assembleia irá beneficiar Carlos Marques Dunga (foto), do PTB, que volta a compor o legislativo da Paraíba.
O ex-prefeito Bado chegou a renunciar a ação de recontagem dos votos. Porém, a Justiça ressaltou que a questão era de ordem pública. Outra mudança: Vital Costa (PTB) passa a ser o primeiro suplente. (com Marcone Ferreira)

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Festa 51 vai acontecer no próximo domingo em Itaporanga com várias bandas em super trio elétrico animando a galera no centro da cidade














Numa parceria entre a Cachaça 51, Itamaracá Produções e a Prefeitura Municipal, no próximo domingo (11) acontecerá em Itaporanga, na Avenida Getúlio Vargas, a 'Festa 51'. O evento Festa 51, cujos preparativos já estão em andamento, é um projeto que está percorrendo todo o Nordeste e tem sido o maior sucesso nas cidades por onde passa, levando alegria, música e muita diversão a toda população. O show ficará por conta das bandas: Magnatas do Forró [de Recife-PE], Batistuta e Banda Delícia de Mulher, que animarão o público em cima de um potente trio elétrico, perfeitamente adaptado com slogan do evento. Portanto, a noite do próximo domingo (11) promete ser das boas no centro de Itaporanga e todos os foliões do Vale do Piancó estão convidados para esse grande evento.

OAB divulga aprovados no VIII Exame Unificado; veja lista da Paraíba

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) acaba de divulgar a relação com os nomes dos aprovados na prova prático-profissional (segunda fase) do VII Exame de Ordem Unificado. os candidatos que integram a lista obtiveram aprovação por terem tirado nota mínima 6 na prova, aplicada no dia 21 de outubro deste ano em todo o país e composta de quatro questões práticas na forma de situações-problema e de um peça profissional na área jurídica de opção do examinando.
A relação traz os nomes dos aprovados na seguinte ordem: Seccional de inscrição, cidade de relação das provas, número de inscrição e nome do examinando por ordem alfabética. A partir das 12h de hoje inicia-se o prazo para o candidato que desejar interpor recurso do resultado preliminar. Tal prazo encerra-se às 12h do dia 11 de novembro deste ano. conforme o edital. O resultado desta edição do Exame, após análise dos recursos, será divulgado no dia 21 de novembro.
A aprovação no Exame de Ordem Unificado é requisito para a inscrição nos quadros da OAB como advogado, conforme estabele o artigo 8%, IV, da Lei 8.906/1994 (Estatuto da Advocacia). Os padrões de resposta esperadas pela FVG dos candidatos que se submeteram à prova prático-profissional foram divulgados pela OAB no último dia 5. 

Souzinha parabeniza população pelo 264º aniversário de Piancó

Piancoenses,
Quero parabenizar à todos os munícipes neste 08 de novembro, aniversário da nossa cidade. Parabenizar sobretudo pela coragem e pela perseverança de um povo que, em sua maioria, sofre com as adversidades sociais e do clima e mesmo assim, não desiste de lutar e de trabalhar diuturnamente por uma vida melhor. 
Quero felicitar também todos aqueles personagens que contribuíram de alguma forma para o crescimento do nosso Piancó.
Estarei sempre na luta por dias melhores para o povo da minha terra.
Abraço fraterno,

Vereador Souzinha - 08/11/2012

Mensagem do vereador Antônio Leite pelo 264º aniversário de Piancó

A nossa cidade completa 264 anos de Fundação nesta quarta- feira, (08/11/2012) e gostaria de parabenizar o povo de Piancó.
Gente que com seu trabalho diário, constrói o desenvolvimento da cidade.
Muitos aqui nasceram outros constituíram família.
Por isso, não medem esforços quando se fala em solidariedade, em busca do bem-estar comum.
Desejamos que cada munícipe seja um ponto de apoio nesta construção diária, com valores sólidos que ajudem a preparar as crianças e jovens para este processo contínuo de transformação.
Semear ações e colher conquistas, buscando no presente o futuro! Desejamos que as conquistas da comunidade sejam sempre crescentes, demonstrando que somos nós quem fazemos o amanhã e que nossa perseverança é a luz que ilumina o caminho rumo a um país mais justo.
Parabéns a todos que diariamente cumprem sua missão, contribuindo assim com o desenvolvimento do município; buscando sempre novos projetos e aceitando o desafio de fazer mais e melhor; não perdendo de vista os anseios da comunidade.
Não existem fronteiras ou limites para alcançarmos nossos objetivos; existem sim barreiras e desafios que são insignificantes na conquista de um sonho.
PARABÉNS PIANCÓ!!!

Antonio Leite Neto - Vereador (PSD)

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Eleições da OAB-PB são adiadas para o dia 26 de novembro

A Comissão Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Paraíba (OAB/PB) adiou a data das eleições do dia 19 para 26 de novembro. A decisão atende aos pedidos feitos por duas das chapas que disputam o pleito e também leva em considerações outras questões. Entre elas, a necessidade de confecção de células eleitorais para a Seccional e para as Subseções e o treinamento de mesários e escrutinadores diante da decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) em indeferir o fornecimento de urnas eletrônicas para a realização do pleito da OAB.
Em João Pessoa, a votação para escolha da diretoria e Conselho da Seccional da OAB/PB, para o mandato de 1º de janeiro de 2013 a 31 de dezembro de 2015, será no dia 26 de novembro, das 9h às 17h, no Clube Cabo Branco. Os locais de votação nas subseções serão divulgados posteriormente pela Comissão. Três chapas disputam a presidência da instituição: "A Ordem é Maior", "A Ordem é do advogado" e a "Ordem é Renovar".
A votação é obrigatória para todos 7 mil profissionais regularmente inscritos na OAB, sob pena de multa. Quem faltar ao processo eleitoral terá de apresentar justificativa e documento que comprove a razão que o impediu de votar. A entidade tem sete subsedes, espalhadas por Campina Grande, Patos, Catolé do Rocha, Guabarira, Sousa e Cajazeiras. A Comissão Eleitoral da OAB/PB é presidida por Júlio Paulo Neto; Fernando Ferreira Baltar Neto (vice-presidente); Eugênio Gonçalves da Nóbrega (secretário); Yussef Asevedo de Oliveira e Guilherme Almeida de Moura.

Presidenta Dilma nomeia a nova reitora da UFPB: Margareth Diniz

Margareth Diniz será a nova reitora da UFPB

A presidente Dilma Roussef nomeou no começo da noite desta quarta-feira (7) a nova reitora da Universidade Federal da Paraíba, Margareth Formiga. A professora, também diretora do Centro de Ciências da Saúde, estava em Brasília, no Palácio do Planalto.
Margareth foi eleita num processo tumultuado na UFPB. O segundo turno foi realizado com a instituição em greve e esse fator levou o Conselho Superior da Universidade a questionar a legitimidade do pleito.
A Justiça Federal manteve a legalidade da consulta e o Consuni encaminhou a listra tríplice incluindo o nome de Margareth. Ela sucederá o atual reitor, Rômulo Polari.

Inscrições para concurso com 1.200 vagas do DNIT abrem segunda-feira; salários chegam a R$8.119.

Acabou a espera! Foi publicado no Diário Oficial da União desta terça (6), o edital do concurso do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), com oferta de 1.200 vagas (incluindo reserva para deficientes) em cargos dos níveis médio e superior, com vencimentos de R$2.811,30 a R$8.119,81. A oferta está distribuída pelo Distrito Federal e todos os estados brasileiros. As inscrições serão recebidas a partir das 10h da próxima segunda, 12 de novembro, com atendimento até o dia 30 deste mês, no site da Escola de Administração Fazendária, organizadora da seleção.
No nível superior, as vagas estão assim distribuídas: analista em infraestrutura de transportes (179 vagas, exigindo graduação em qualquer área, e também com oportunidades específicas para formados em Engenharia Civil), analista administrativo (110 vagas, nível superior, com oportunidades específicas para graduados em Ciência Contábeis e Informática), técnico de suporte em infraestrutura de transportes (767 vagas para nível médio, com duas habilitações específicas pedindo curso técnico em Laboratório e Topografia) e técnico administrativo (144 vagas, apenas nível médio). 
Os vencimentos iniciais, já somados R$304 de auxílio-alimentação, são de R$8.119,81 para analista em infraestrutura (com taxa de inscrição de R$100); R$5.712,21 para analista administrativo (taxa de R$80); R$3.849 para técnico de suporte (com participação de R$60) e, por fim, a remuneração de R$2.811,30 para técnico administrativo (R$50). A seleção será feita por meio de provas objetivas e discursivas, marcadas para 20 de janeiro de 2013, com aplicação em Brasília e nas capitais dos estados. O concurso terá validade de um ano, prazo que pode ser prorrogado uma única vez e pelo mesmo período.
Anexos
TítuloDataTipo

06/11/2012PDF

Pleno do Tribunal de Justiça escolhe a Desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti como nova presidente

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba escolheu, nesta quarta-feira (7), durante sessão ordinária administrativa, a nova Mesa Diretora, formada pelos cargos de presidente, vice-presidente e corregedor-geral da Justiça, para o biênio 2013/2014. A desembargadora Fátima Bezerra Cavalcante foi eleita por unanimidade a primeira presidente mulher do judiciário paraibano. Na ocasião, também foram escolhidos por 18 dos 19 membros da corte do TJPB presentes, o nome do desembargador Romero Marcelo, como vice-presidente e o de Márcio Murilo, como novo corregedor-geral. Fátima Bezerra é esposa do ex-governador José Maranhão (PMDB).

Cantora Lucy Alves, líder do Clã Brasil, faz recital com músicas de Luiz Gonzaga em João Pessoa

Lucy Alves, líder do Clã Brasil (Foto: Divulgação)
A líder do grupo [itaporanguense] Clã Brasil, Lucy Alves (na foto ao lado), faz um show na noite desta quarta-feira (7) em João Pessoa com repertório de músicas de Luiz Gonzaga. O tributo ao Rei do Baião é na verdade um recital de conclusão do curso de bacharelado em Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), do qual Lucy é graduada. O recital intitulado 'Enluarada', em homenagem ao apelido Velho Lua de Gonzagão, será às 19h no auditório da Estação Cabo Branco, no bairro do Altiplano. A entrada é gratuita.
"Lucyane vai trazer um pouco do universo de Luiz Gonzaga, que é um de suas maiores influências musicais, cantando e tocando arranjos próprios. Vai ser um show contagiante e cheio de energia", disse José Hilton, o Badu, pai, parceriro de palco e empresário da cantora, que fará uma participação junto com as outras integrantes do Clã Brasil no final do recital.

Associação S.O.S Rio Piancó realiza reunião sobre problemas ambientais

Vale do Piancó: Associação realiza reunião sobre problemas ambientais. Veja a pauta e mais detalhes!
O presidente da Associação de Defesa do Meio Ambiente e da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó, José Rodrigues Filho, convida a diretoria da S.O.S Rio Piancó, o Conselho Fiscal e os Associados para uma reunião união na sexta-feira (17), para discutirem sobre vários temas ambientais. Segundo o Diretor Presidente da associação, José Rodrigues Filho, a reunião ocorrerá na Câmara de Vereadores da cidade de Piancó, a partir das 19:00 horas.
Pauta da reunião:
Apresentação do Edital da Petrobrás Ambiental sobre uso sustentável da caatinga;
Apresentação do Edital de projeto da OI – FUTURA sobre hortas orgânicas;
Apresentação da proposta de transformar a Serra de Santo Antônio no Município de Piancó em um Jardim Étnico Botânico;
Informações sobre Eventos e Ações Ambientais realizados pela S.O.S;
Deliberações sobre assuntos inerentes a associados da “S.O.S. Rio Piancó; Assuntos relacionados a temas Ambientais;
Expedição Ecológica e Cultural: Desbravando o Rio Piancó Piranhas Açu;
Apresentação dos relatórios 2011 e 2012 das ações da S.O.S. Rio Piancó;
Preparação para a Expedição Cultural Ecológica Ambiental do dia Nacional da Caatinga no Município de Aguiar – PB no dia 28 de abril de 2013. (com Flávio José)

Câmara aprova projeto do Senado que não obriga uso dos royalties do petróleo em educação; Itaporanga e Conceição terão direito cada um a receber R$ 926 mil já em 2013. Confira os valores por município

Os deputados federais aprovaram, na noite desta terça-feira (6), a íntegra do projeto aprovado no Senado sobre  divisão dos royalties do petróleo, rejeitando o substitutivo do relator do assunto na Câmara dos Deputados, o deputado Carlos Zarattini (PT-SP), proposta defendida pelo governo federal. Agora, o projeto vai para sanção ou veto da presidenta Dilma Rousseff (PT). Por 286 votos a favor e 124 contra, a Casa aprovou o texto-base do Senado, de autoria do relator Vital do Rêgo (PMDB-PB). Todos os destaques apresentados por deputados para alterar a proposta do Senado foram rejeitados.
Na propsta aprovada, as mudanças sugeridas por Zarattini, como a obrigatoriedade do uso dos royalties para investimento em educação e o percentual distribuído para os entes federativos, foram rejeitadas. Na versão do Senado, não há especificação do quanto será destinado para cada área, e apenas são citados os setores beneficiados com os recursos dos royalties. São eles "educação, segurança, programas de erradicação da miséria e da pobreza, cultura, esporte, pesquisa, ciência e tecnologia, defesa civil, meio ambiente, programas voltados para mitigação e adaptação às mudanças climáticas e para o tratamento e reinserção de dependentes químicos". 
Pelo texto do senador Vital do Rêgo, que foi aprovado no Senado em outubro do ano passado, a União tem sua fatia nos royalties reduzida de 30% para 20% já em 2012. Para os Estados produtores, a participação cai de 26,25% para 20%. Já os municípios produtores (confrontantes) são os que sofrem maior redução: de 26,25% passam para 17% em 2012 e chegam a 4% em 2020. os municípios afetados pela exploração de petróleo também sofrem cortes: de 8,75% para 2%. A proposta do senador paraibano prevê ainda que todos os Estados e Municípios - incluindo produtores e não-produtores - dividirão 40% dos royalties do petróleo, ante 8,75% da proposta anterior.
Na Paraíba
Os municípios de Campina Grande e João Pessoa vão ficar com 16,36% dos recursos dos royalties que serão distribuídos para a Paraíba. Juntos eles vão receber R$ 55.954.557 milhões do total de R$ 341.971.644 milhões que serão destinados à Paraíba. João Pessoa fica com a maior parte do bolo. A capital paraibana vai receber R$ 44.369.129 milhões, já a Rainha da Borborema receberá R$ 11.585.428 milhões em recursos.
Dentre os municípios do Vale do Piancó a distribuição será a seguinte, já para 2013: 
Itaporanga e Conceição receberão cada um: R$ 926.621 mil
Piancó e Coremas receberão cada um: R$ 772.184 mil
Aguiar, Boa Ventura, Catingueira, Curral Velho, Diamante, Emas, Ibiara, Igaracy, Noa Olinda, Olho D'água, Pedra Branca, Santa Inês, São José de Caiana, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes e Serra Grande, receberão cada: R$ 463.311 mil.
Os royalties são valores que os entes da federação recebem como compensação por danos ambientais das empresas que exploram petróleo. A participação especial é outro tributo pela exploração, mas incidente apenas sobre grandes campos, por exemplo, das reservas do pré-sal. Na tabela abaixo podem ser conferidos os valores da distribuição dos royalties por município. Os três  valores devem ser somados.

Presidenta Dilma e Elba Ramalho: tietagem mútua no Palácio do Planalto

A solenidade de entrega da Ordem do Mérito Cultural 2012 a artistas e intelectuais, ocorrida ontem (5), no Palácio do Planalto, a cantora paraibana Elba Ramalho e a presidenta Dilma Rousseff tiveram seu momento mútuo de tietagem. Em sua participação na solenidade, na qual foi um das agraciadas com a comenda, Elba cantou Asa Branca, de Luiz Gonzaga, na companhia de Daniel Gonzaga (neto de Gonzagão) e Chambinho do Acordeon, músico e ator no filme Gonzaga, de pai para filho. 
Com piano e sanfona, a música foi executada em tom mais solene que a versão do Rei do Baião. A presidenta roubu a cena ontem. Por um instante, a plateia chegou a pensar que ela iria cantar. Mas, confessando sua inabilidade para o ofício, ela recitou a primeira estrofe de A vida do Viajente, de Luiz Gonzaga. Após ler o trecho "Minha vida é andar por esse país...", a presidenta olhou para o público, que a aplaudia rindo, e brincou: "Desculpa, Elba. Desculpa, Fafá", direcionando-se as duas cantoras que também estavam sendo agraciadas pelo prêmio, Fafá de Belém e Elba Ramalho. Dilma Rousseff elogiou a voz da intérprete paraibana. Elba, retribuiu. "Também sou fã dela", disse. (com MarcosAlfredo)

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Prefeito Luciano Agra vai assumir diretoria do BNB a partir de janeiro

O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (sem partido), irá assumir uma das diretorias do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), a partir de janeiro de 2013, quando se afastar da administração municipal. A informação foi divulgada no programa Hora do Rush, da 101 FM, pelo radialista Padre Albeni. De acordo com a notícia, Agra [na foto ao lado do editor] será nomeado pela presidente Dilma Roussef (PT) e também irá se filiar ao PT. Caso realmente assuma o cargo, Agra será o terceiro paraibano a dirigir o BNB. (com Cristiano Teixeira)

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Moradores da zona rural de Pedra Branca protestam contra seca e contra o descaso do governo

Moradores da comunidade rural do saco, município de Pedra Branca-PB, fizeram um protesto após celebração da missa, no leito da barragem seca, rachada, para mostrar sua indignação no que diz respeito à falta de socorro por parte dos governos federal e estadual. Os moradores da referida comunidade dizem que a situação é de cortar coração. Para eles está muito difícil a vida neste momento de seca. A situação ,a cada dia que passa,vai se agravando. O clamor é grande, afirmaram.
Na missa, Padre Djacy Brasileiro perguntou aos moradores se haviam recebido socorro por parte dos governos estadual e federal. A resposta foi um não carregado de muita revolta. Um dos presentes na capela falou que já vai cavando três poços, mas tudo com dinheiro do próprio bolso. Nesse protesto, os sertanejos clamam por água, socorro. (com TiãoLucena)

domingo, 4 de novembro de 2012

Barragem Coremas/Mãe D'água já está mais de 50% seca e um açude já está totalmente vazio na Paraíba

Atualmente o Nordeste vê materializar-se um dos seus principais e mais temidos fantasmas: a seca. Dados oficiais dão conta de que esta é pior estiagem enfrentada pela região em 30 anos. Na Paraíba, os reservatórios de águas começam a sentir os efeitos. De acordo com as últimas medições nos açudes monitorados pela AESA (Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba), sete deles já estão em situação crítica, sendo que um já está completamente vazio.
Até o maior açude do estado, a barragem Coremas/Mãe D'água (foto), localizado na cidade de Coremas, já está mais da metade seco, utilizando apenas 47,9% da sua capacidade. O primeiro açude a esvaziar-se na Paraíba foi o São José IV, localizado na cidade de São José do Sabugi, ele tem capacidade para comportas 554 10m² de água, mas está completamente seco. O próximo a secar, deverá ser o São Francisco II, na cidade de Teixeira, que usa agora apenas 0,5% de sua capacidade total. 
Ainda na cidade de Teixeira, mais três reservatórios estão perto de esgotar-se. Fora esses, mais 20 reservatórios merecem atenção, já que comportam menos de 20% de sua capacidade. Apenas um reservatório no estado, o Olho D'água na cidade de Mari, está sangrando. (com Ascom)

“Malhas das Lei”: PM prende acusado de narcotráfico em Itaporanga Operação já prendeu mais de vinte pessoas este ano no Vale do Piancó

Policiais do 13º BPM, prenderam neste sábado (03), na cidade de Itaporanga/PB, Cícero Bento Abílio, de 32 anos, condenado por tráfico de droga. A prisão ocorreu por volta do meio dia, na residência do acusado, localizada na Travessa Deocleciano Pereira Neves, bairro Alto das Neves, em Itaporanga, e foi realizada por policiais do RP 5323, comandada pelo Sargento Dos Santos, após informações passadas pelo Serviço de Inteligência.
A prisão foi decretada pelo Juiz da 1ª Vara da Comarca de Itaporanga. De acordo com o Major Jurandy Monteiro, comandante do 13º BPM, a prisão faz parte da “Operação Malhas da Lei”, que já cumpriu este ano, mais de vinte mandados de prisão, inclusive de outros estados, na região do Vale do Piancó. Cícero Bento foi recolhido a Cadeia Pública de Itaporanga, onde permanece a disposição da Justiça. (com Ascom/13º BPM)

Endividamento da Paraíba vai a 70% no governo Ricardo Coutinho

Está feita a encrenca. Deve-se a matéria especial do Jornal da Paraíba, em sua edição deste domingo (4), a descoberta de novos detalhes sobre o endividamento da Paraíba.
Veja você, cresceu 70% em dois anos, período do governo do socialista Ricardo Coutinho. O Estado conseguiu captar R$ 1,4 bilhão em empréstimo.
De acordo com a reportagem, o volume de recursos supera índices de endividamento registrados nos últimos 18 anos durante os governos José Maranhão I, II e III; também o de Cássio Cunha Lima I e II.
“Em menos de dois anos, o crescimento foi de 70,2% comparado ao volume de financiamento obtido pelos governos anteriores no período de 1994 a 2010”.
Os governos Maranhão e Cássio contaram com R$ 867,3 milhões em empréstimo para o Estado, com autorização da Assembleia Legislativa.
A soma do endividamento dos antecessores de Ricardo Coutinho  representam 58,7% do total obtido em três empréstimos formalizados nos últimos 22 meses pela gestão socialista, num total de R$ 1.476.222.444,22.
E ficamos assim. Pelo menos enquanto não se joga um facho de luz sobre mais essa encrenca. (com MarconeFerreira)