sábado, 16 de fevereiro de 2013

Prefeito Nilson Lacerda buscar firmar acordo com fundação comandada pelo grupo Braga pra permitir funcionamento de hospital em Conceição

O prefeito Nilson Lacerda (PSDB) disse, em entrevista neste sábado (16), que agora está mais tranquilo com relação ao funcionamento do Hospital Municipal, haja vista, que a fundação privada, que é gerida pelo grupo liderado pelos Braga, hoje oposição na cidade após 50 anos no poder, resolveu liberar o aluguel da estrutura em que localiza-se àquele nosocômio [Hospital e Maternidade Caçula Leite] que estava sujeito a fechar as portas em razão do impasse, gerado desde o início do ano. 
O caso é o seguinte: a estrutura que abriga os serviços de saúde no município, a exemplo do hospital, dentre outros equipamentos, foi repassada pelo Estado [à época em que o governador era o hoje deputado Wilson Braga, ou seja, na década de oitenta do século passado] para uma fundação, que é comandada pela Família Braga. Desde então, como o grupo dominou Conceição por 50 anos cujo ciclo terminou ano passado com a saída da ex-prefeita Vani (irmã de Wilson), a fundação passou a colocar obstáculos para alugar a estrutura ao novo prefeito. O resultado seria uma série de prejuízos enormes para a população. 
Conforme Nilson, embora mantido e equipado com recursos públicos desde seu início, o hospital é controlado por uma fundação privada e pertencente a Família Braga, estava querendo alugar a estrutura hospitalar à Prefeitura por R$ 12 mil mensalmente. Os Braga até que permitiram que a Prefeitura, agora comandada por um adversário polítoco, continuasse gerindo o hospital, mas deram um prazo de 30 dias para que Nilson decidisse se aceitava ou não a proposta. Se no final desse prazo, a Prefeitura não definisse pela locação eles [os Bragas] pretendiam fechar o nosocômio, segundo o prefeito, que alegou não ter condições de pagar o valor exigido pelo aluguel.
Ainda no fim de dezembro passado, o prefeito em conversa conosco revelou que seria iminente a confusão a ser criada devido esse quiprocó, entretanto, afirmando ele estar aberto ao diálogo até um consenso quanto ao aporte financeiro que seria destinado para pagar o aluguel [aos Braga] pelo uso dos espaços de toda estrutura do setor de saúde existente no município. Para poder, a partir de agora, investir de forma tranquila no setor, que atende não só à população local, mas também de cidades e distritos vizinhos, Nilson contou que vai firmar um comodado entre a Prefeitura e a Fundação, documentando essa liberação. 
"No primeiro momento a informação que tínhamos era de que [o grupo Braga] não ia passar para o município essa estrutura, mas graças a Deus eles entenderam que Conceição é maior que todos nós e, provisoriamente, foi repassado. Lógico que temos que detalhar essa estrutura de forma melhor. Mas, para tanto, eu preciso ter um comodado entre a prefeitura e a fundação para que o município possa investir nessa estrutura de saúde, e que sem surpresas desagradáveis, aos poucos possamos reestruturar  toda a estrutura", revelou Nilson.    
Para o prefeito, é lamentável que um hospital tenha que passar por constrangimento dessa natureza. "Com relação à estrutura hospitalar, tudo que tem lá no hospital pertence à saúde do município. E lamentavelmente, ao assumirmos é que nos deparamos com essa situação. Pois, num tempo aí batante longo essa estrutura que era do Estado, foi repassada para uma fundação que tem um grupo político adversário como seu gestor particular", concluiu Nilson [na foto ladeado pelo editor e a primeira-dama e secretária de saúde Magnady].

RC tentar puxa o PMDB porque sabe que Cássio é candidatíssimo...

No momento em que Cássio Cunha Lima (PSDB) desfila sua não-candidatura ao governo do Estado em 2014, seu partido reafirma sua condição de candidato.
Disse o senador Cássio a amigos íntimos que não é o momento de se lançar, mas de aguardar o desfecho dos entendimentos do governador Ricardo Coutinho (PSB) com o PMDB.
“Tudo que você imaginar vai acontecer”, proclamou o senador Cícero Lucena (PSDB). Ele não tem dúvidas de que Cássio é candidato a governador.
Esperto, consciente do que está acontecendo nos bastidores, o governador Ricardo já está puxando o PMDB. O pemedebê irá se transformar no fiel da balança.
Os partidos aliados do cassismo estão se preparando para a debandada. Os deputados estaduais idem, a maior ameaça do governo.
Veja alguns dos planos do senador Cássio Cunha Lima:
1. Cássio acha que, se retirar sua candidatura do armário agora, não é uma estratégia inteligente. Pior: pode perder muito.
2. Enxergar ao seu redor uma oposição articulada. Vem daí a apreensão para que assuma a condição de candidato ao governo.
3. Avalia que, se vestisse as luvas de forma prematura, viraria instantaneamente o principal boxeador da oposição.
4. Num provável embate com o rival levara melhor.
5. Por isso, a decisão de empurrar mais pra frente a definição de sua candidatura.
Os aliados de Cássio, principalmente aqueles tratados a pão e água pelo chefe do Poder Executivo, não vê a hora do “juízo final”, quando o principal líder da política paraibana anunciar o rompimento da malfada aliança de 2010.
Só com a sua candidatura o senador Cássio Cunha Lima desataria um nó que só ele sabe como desatar. 
Ricardo já começou a brincar de gato e rato com seu aliado da campanha de 2010. O trunfo é pau e quem for podre que se quebre. (Marcone Ferreira)

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

PGR entra com ação no STF contra a cobrança de ICMS nas compras online, conhecida como bitributação, cuja lei foi criada na PB em 2011.

Em 12 de dezembro de 2011 o governador Ricardo Coutinho (PSB) sancionou lei que disciplina a cobrança do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias) nas compras interestaduais feitas pela internet, que logo ganhou o meio fio como "bitributação" em compras online. A Lei nº 181/2011 foi aprovada na Assembléia Legislativa, por 15 votos a 13, e a cobrança proposta nela tem como base o Protocolo ICMS 21/2011, firmado por alguns estados no âmbito do Confaz . Além da Paraíba assinaram o protocolo Acre, Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Rondônia, Sergipe, Tocantins e também o Distrito Federal.
Já em 23 de fevereiro de 2012, o Pleno do Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a suspensão da referida lei sancionada na Paraíba referendando uma medida cautelar concedida em dezembro de 2011 pelo ministro Joaquim Barbosa [atual presidente do STF] em um Adin movida pela OAB. No entanto, os ministro não entraram no mérito da ação. À época, Joaquim Barbosa disse que a lei era uma espécie de "legislação retaliatória" da Paraíba contra os maiores estados produtores o que "prejudica o elemento mais fraco que é o consumidor".
Na proposição da Adin, a OAB entende que a lei é inconstitucional porque traz uma sobretaxação em relação ao ICMS, submetendo aos que realizam a aquisição de mercadorias uma bitributação. A Ordem defende que a lei viola o princípio constitucionais como o da não discriminação e o da liberdade de tráfego, pois ela tributa a simples entrada de mercadoria no estado. Um mês antes, o então presidente do STF, Cezar Peluso, já havia negado uma liminar ao governo do estado que por meio de um mandado de segurança queria a suspensão da que foi concedida a OAB.
Pois bem, agora o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, protocolou no STF ação contra a cobrança de ICMS nas compras interestaduais feitas pela internet. Questiona a constitucionalidade de um decreto baixado pelo Estado do Pará. A decisão do Supremo afetará o Distrito Federal e os outros 17 Estados citados acima, que firmaram em 2011 protocolo prevendo a cobrança do tributo. O decreto questionado por Gurgel no STF anota já no artigo 1º: empresas de outros Estados que venderem mercadorias via internet a consumidores residentes em cidades paraenses são responsáveis “pela retenção e recolhimento, em favor do Estado do Pará, da parcela do ICMS.”
No artigo 3º, esclarece que o tributo terá de ser recolhido “antes da saída da mercadoria ou bem…” Fixa duas alíquotas: 7% para produtos vindos do Sudeste e Sul; 12% para mercadorias procedentes do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Para Gurgel, o decreto fere a Constituição, que não prevê a cobrança de ICMS senão nos Estados de origem das mercadorias.
O procurador-geral escreve em sua petição que os objetivos da Protocolo 21, que deu origem ao decreto do Pará, podem ser até “nobres”. Porém, “aos Estados não é é dada a competência para modificar a disciplina constitucional” sobre o ICMS. Sob a alegação de que o Ministério Público Federal teme “a retenção de mercadorias nas barreiras fiscais”, Gurgel pede ao STF que defira liminar, suspendendo a cobrança até que o tribunal decida sobre a constitucionalidade da questão.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Promessa de Lula, a transposição do Rio São Francisco tornou-se grande vexame de Dilma

Dezessete dias antes de passar a faixa presidencial para Dilma Rousseff, Lula realizou uma viagem sentimental ao Nordeste. Vistoriou pela última vez as obras da transposição do Rio São Francisco. “Estou percebendo que a obra vai ser inaugurada definitivamente em 2012, a não ser que aconteça um dilúvio…” Embora não tenha ocorrido nenhum dilúvio, a promessa de Lula converteu-se em constrangimento para Dilma Rousseff, co-responsável pelo vexame.
Chefe da Casa Civil de Lula, Dilma coordenava o PAC, que tinha na transposição sua mais vistosa prioridade. Na campanha de 2010, a obra foi à vitrine como um grande feito do presidente-operário e da candidata-gestora. Decorridos dois anos de sua presidência, Dilma manuseia contas que dão ao discurso de campanha a aparência de um estelionato verbal. Pelos dados oficiais, menos da metade do empreendimento (43%) está pronto.
Ministra, Dilma avalizara um orçamento de R$ 4,8 bilhões. Presidente, convive com previsões que jogam o custo das obras para R$ 8,4 bilhões. As empreiteiras reivindicam mais. Começam a pipocar as denúncias de corrupção. O cronograma agora prevê que a fita será cortada por uma Dilma reeleita ou, em caso de dilúvio eleitoral, pelo sucessor dela. Coisa para 2015. O TCU avisa que, se não melhorar a gestão, o atraso pode ser maior.
Na próxima terça-feira (19), uma comissão especial constituída no Senado para esquadrinhar a encrenca ouvirá as explicações de representantes de 12 empreiteiras que atuam na transposição. Em outubro de 2010, quando Dilma foi eleita, o governo trombeteava a presença de 9 mil operários nos canteiros que fervilhavam à beira do São Francisco. Hoje, o Ministério da Integração Nacional, responsável pela obra, se esfalfa para chegar ao meio do ano com pelo menos 6 mil trabalhadores na ex-prioridade do PAC.
Chama-se Fernando Bezerra o ministro da Integração. Por ironia, é afilhado político do governador pernambucano Eduardo Campos. Candidatando-se à Presidência em 2014, o mandachuva do PSB talvez se anime a dividir com Dilma as explicações sobre o malogro do projeto que deveria ter livrado o sertanejo do flagelo da seca no ano da graça de 2012.
Ouvido pela comissão do Senado em dezembro passado, o apadrinhado de Campos empilhou os entraves que encareceram e atrasaram as obras: falhas no projeto básico, abandono de canteiros por algumas empresas, fragmentação dos contratos entre cerca de 90 construtoras, inexistência de titularidade de terras e burocracia nas desapropriações. Citou até a conversão da Delta de construtora em caso de polícia como um dos empecilhos.
Crivado de críticas por alguns senadores, Fernando Bezerra discorreu sobre o impressionante sem fazer a concessão de um ponto de interrogação: “Não faltou planejamento nem gestão”, disse o ministro. Como assim? “É porque é complicado, mesmo com projetistas do mais alto quilate técnico.” (Josias de Souza)

Empate de 1 a 1 com o Treze, mantém o Cruzeiro lanterna do paraibano

Com festa de inauguração do novo sistema de iluminação do estádio Presidente Vargas, em Campina Grande, o confronto entre Cruzeiro e o Treze, realizado às 20h30 desta quinta-feira (14), terminou com empate de 1 a 1, em jogo válido pela 9ª rodada do Campeonato Paraibano. Com o resultado, o Treze chega aos 22 pontos e fica a quatro pontos do Botafogo, líder e seu adversário do próximo domingo (17). Já o Cruzeiro permanece na lanterna do certame, agora empatado com o Paraíba de Cajzaeiras com sete pontos ganhos. Na próxima rodada, a Raposa do Vale recebe o Nacional de Patos, no estádio 'O Zezão', às 15h15 do próximo domingo (17) em Itaporanga.
Resumo do Jogo - Na partida desta noite, o Cruzeiro marcou aos 32 minutos do primeiro tempo com gol de Totó, que acertou um belo chute de fora da área e não deu chances para o goleiro Beto. Mas aos 18 minutos do segundo tempo, o Galo fez o empate com gol de Tiago Chulapa. O camisa 9 aproveitou o vacilo do zagueiro Preto, roubou a bola, driblou o goleiro Aranha e marcou.

Cajazeiras: travestido, vereador pede fim da homofobia no Sertão da PB

Jucinério nas ruas de Cajazeiras
O vereador durante sessão
O vereador da cidade de Cajazeiras, Jucinério Felix (PTB) usou a sua condição de homossexual para pedir durante o desfile do tradicional Bloco das Virgens o fim da homofobia. O parlamentar aproveitou a ocasião, se travestiu e saiu às ruas cobrando das autoridades atitudes enérgicas no que se refere à intolerância com os homossexuais. Jucinério, que também preside a Associação do Orgulho LGBT de Cajazeiras, revelou que o combate à homofobia será uma de suas bandeiras na Câmara Municipal.
Felix, que é ex-secretário do município, tem um trabalho desenvolvido na área social ao longo de sua vida. Já atuou como líderes em diversos movimentos sociais. Nas eleições de 2012, Jucinério obteve nas urnas 889 votos, conseguindo ser o 13° mais votado dos 107 candidatos que corriam ao pleito. Ele está entre os cinco eleitos no País dentre os 156 candidatos LGBT (Lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transsexuais) a vereador.
Em Pilar, o travesti Shirley Costa, 51 anos, foi eleito com 273 votos pelo Partido Progressista (PP). Costa entrou para a história da Paraíba como o 1º a exercer um mandato eletivo.

Filiação de Expedito Leite ao PT do B pode gerar conflito com Nosman Barreiro na disputa por uma vaga de deputado estadual em Itaporanga

O [ainda] deputado estadual Genival Matias, presidente do PT do B, está convidando o advogado e auditor fiscal [itaporanguense] Expedito Leite (de camisa branca, na foto) a ingressar nas fileiras do partido, já abrindo perspectivas de grandes apoios a uma provável candidatura de Expedito a uma das vagas da Assembleia Legislativa, em 2014. Os entendimentos tiveram início nesta quarta-feira (13), entre eles, e prosseguem a partir desta quinta-feira (14), segundo a Assessoria de Genival Matias, apostando fichas num desfecho que venha a contemplar interesses comuns.
Em 2010, então no PMDB, Expedito Leite foi majoritário em Itaporanga na disputa por uma vaga de deputado estadual obtendo 2.745 votos. Ali ele contou com o apoio de Audiberg Alves (hoje prefeito) e dos vereadores [à época]: Lula da Farmácia, Zé Valeriano, Zé Porcino, Duvan e Zeca da Encarnação, além dos ex-vereadores Toim da Loja, Márcio e Dé Rodão. Muito provavelmente não terá esse arco de apoios. 
Atualmente filiado ao PSC, presidido em Itaporanga pelo suplente de vereador bebé de Zé Neto [atual ouvidor municipal], Expedito Leite explicou que precisa conversar com o ex-deputado Marcondes Gadelha antes de tomar a decisão. O PSC elegeu um vereador ano passado: João Guimarães, que deve seguir orientação de Expedito nas eleições estaduais.
Porém, a possível ida de Expedito Leite para os quadros do PT do B pode gerar um racha na legenda em Itaporanga já que o advogado Nosman Barreiro [presidente do Cruzeiro] que também foi candidato a deputado estadual, pela legenda, e obteve no município 2.696 votos, perdendo apenas por 49 pra Expedito. Nosman (de camisa vermelha, na foto acima) contou apenas com o apoio do ex-prefeito Antônio Porcino [também de mudança partidária]. 
Como Antônio Porcino pretende disputar também uma vaga de deputado estadual em 2014 e o prefeito Audiberg Alves apoiará um outro nome, com maior probabilidade para o deputado Anibal Marcolino (PSL), tanto Expedito como Nosman irão chegar às eleições do ano que vem sem os apoios políticos que tiveram em 2010. O que dificulta uma performance semelhante a que tiveram. Sem esquecer que haverá outros nomes de filhos da terra na disputa. Mas, antes veremos se o PT do B comportará os dois. (da Redação do RPSCOM com Ascom) 

Nosman acredita em reação para o Cruzeiro fugir do rebaixamento; time enfrenta na noite de hoje o Treze em Campina Grande.

Nosman Barreiro, presidente do Cruzeiro de Itaporanga (Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/pb)
O [lanterna]  Cruzeiro ainda tem chances de escapar da zona de rebaixamento do Campeonato Paraibano. Quem garante é o presidente do clube, Nosman Barreiro, destacando que a situação do time é preocupante, mas que além do seu time, Nacional de Patos, Auto Esporte e Paraíba ainda estão brigando para escapar da zona da degola. "Essa disputa vai até a última rodada da competição e esperamos sair desta", afirmou.
Nosman ainda explicou que acredita em uma futura classificação do time na segunda fase, mas que primeiro deve pensar na primeira fase. O time enfrenta nesta quinta o Treze pela décima rodada do Campeonato Paraibano. O jogo vai ser no Estádio Presidente Vargas, às 20h30. Ele destaca, inclusive, que o time pode surpreender o vice-líder Treze e que conta com a esperança de um jogo limpo, numa alusão ao primeiro jogo entre os dois times, pela segunda rodada, em que o Galo venceu por 1 a 0 com um gol nos minutos finais. Segundo o presidente, o gol foi irregular e os árbitros da partida na ocasião teriam sido totalmente parciais.
O presidente ainda explicou que quem deve assumir o Cruzeiro na rodada contra o Treze é o auxiliar Donilton Coringa, mas lembrou que esse é o primeiro e último jogo do interino, pois na 11° rodada contra o Nacional de Patos o novo treinador já estará no comando do time.

Thompson Mariz diz que será candidato a deputado federal em 2014

Reitor da Universidade Federal de Campina Grande, Thompson Mariz [que deixa o cargo nos próximos dias, já que a presidente Dilma Rousseff deve nomear Amorin como novo reitor] está decidido a disputar uma das doze cadeiras de deputado federal que a Paraíba possui. Ele só não sabe ainda por qual partido concorrerá. ‘Venho consultado amigos e até outubro decidirei se deva me filiar ao PSB, partido do governador Ricardo Coutinho, ou o PP do ministro Aguinaldo Ribeiro’, revelou à Folha do Sertão.
Thompson participou do Carnaval de Cajazeiras, cidade que ganhou a disputa com Patos por um curso de Medicina devido à atuação decisiva do reitor, natural da região (São João do Rio do Peixe). Em 2012, o reitor chegou a lançar-se pré-candidato a prefeito de Campina pelo PT, mas desistiu.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Enquete do Blog: 77% aprovam mudança no dia de sessão da Câmara de Itaporanga que passará do sábado para as noites de quintas-feiras.

No ar desde o final do mês passado a enquete do Blog do Ricardo Pereira questionava o internauta sobre a possibilidade de mudança do dia de realização das sessões ordinárias da Câmara Municipal de Itaporanga, que atualmente acontece nas noites de sábados. Duas semanas depois e 213 votos computados, o resultado é que 77% disseram ser a favor da mudança e, claro, 23% se posicionaram contra. Ou seja, há uma clara aprovação para a mudança devido a fraca presença de pública aos sábados, cujo dia e horário, segundo a opinião pública, torna-se um obstáculo para sessões com casa cheia. 
De acordo com o presidente da Câmara, vereado Jacklino porcino (PMDB), que é a favor da mudança, o plenário irá decidir já na sessão deste sábado (16) sobre essa mudança que, inclusive, há um consenso para a efetivação da proposta que transfere as sessões do sábado para as noites de quintas-feiras. "Há uma sinalização (dos vereadores) nesse sentido (de mudança do dia de sessões). Acredito que a quinta-feira é um dia mais tranquilo e provavelmente a população vai poder participar mais efetivamente das sessões)", comentou.
"Haverá um ganho em nosso trabalho legislativo, que será visível à nossa população, pois haverá melhores condições de tempo para recebermos nossa população, bem como para discutir melhor durante os expedientes das sessões ordinárias", disse Jacklino. Ele reafirma, ainda, que abrirá a tribuna para o cidadão comum fazer críticas, elogios e cobranças sempre que necessário, tendo apenas que informar com antecedência o assunto à Mesa Diretora da Casa.

População comemora sucesso do carnaval em Conceição que teve desfile de encerramento com cerca de cinco mil pessoas, no Bloco das Virgens.

 
Por falar nisso... A Prefeitura Municipal de Conceição fechou com chave de ouro os festejos de carnaval organizados pela edilidade, resgatando uma tradição  da cidade que este ano se tornou o grande destino dos foliões da região do Vale do Piancó. Pontos para o prefeito Nilson Lacerda e a primeira-dama Magnady, juntamente com sua equipe, que preparou, organizou e promoveu uma bela festa. A aprovação estava estampada na satisfção e alegria dos foliões que brincaram durante os cinco dias de festa. A Prefeitura deu total apoio aos eventos de clubes e casa de shows, com o próprio prefeito prestigiando a folia. Lembrando, que tudo isso realizado com recursos próprios e com total responsabilidade.
O encerramento do carnaval de Conceição ficou marcado por uma grande multidão que tomou as ruas e avenidas da cidade, num desfile de total irreverência do Bloco das Virgens. O desfilou arrastou uma multidão estimada em cinco mil pessoas. Parabéns ao prefeito Nilson Lacerda, a primeira-dama Magnady, a vice-prefeita Nena Diniz, secretários e veredores, além equipe responsável pelo evento. A segurança ficou por conta da 3º Cia/13º BPM, cujo trabalho foi eficiente já que nenhuma ocorrência grave foi registrada. (com imagens do radarsertanejo)  

Com enredo que falou da vida do homem do campo e retratou os efeitos da seca, a Vila Isabel sagrou-se a grande campeã do carnaval carioca

"A Vila canta o Brasil, celeiro do mundo - Água no feijão que chegou mais um...", foi esse enredo, falando sobre a simplicidade da vida do homem do campo, que a Vila Isabel sagrou-se nesta tarde campeã do carnaval carioca. A azul e branco escolheu a agricultura como forma de mostrar como a vida no campo é dura, de muito trabalho, mas também é muito alegre e simples, independentemente do tamanho de suas terras ou do trabalho, seja num sítio ou em uma grande fazenda. A Vila mostrou os hábitos simples do povo do interior, com suas modas de viola, o cocoricó do galo às 5h ou com as conversas de "cumpadi". 
Mas, lembrou de refletir também os efeitos da seca que assola o nordestino e que, atualmente, vivem  pior estiagem dos últimos trinta anos. Água para plantação já não há mais e estamos prestes a conviver sem água para o consumo humano, sem falar que os animais já morrem há meses por falta do precioso líquido. A alegoria que chamou atenção durante o desfile da agremiação foi um enorme tatu, de 15 metros de comprimento, que marcou as agruras do agricultor e falou da luta dos homens e animais contra a fome e a seca. Mesmo em extinção, ele é importante para o equilíbrio do ecossistema, pois se alimenta de formiga e cupins. Apareceram as representações das inundações e das secas que atrapalham a colheita. 
O terceiro setor trouxe para a Sapucaí o carro "Gafanhoto", com pragas do campo. O lado produtivo do interior foi simbolizado com a imagem do girassol. A renovação da vida apareceu no quarto e quinto setores, com flores, frutas, legumes e produtos diversos. Também foram destacados os imigrantes portugueses, italianos, ucranianos, japoneses e alemães, importantes para o desenvolvimento da agricultura no Brasil. O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira fantasiou-se de espantalho e uma plantação de milho. Parabéns para a carnavalesca Rosa Magalhães.

Ricardo Marcelo inicia interiorização do PEN na Paraíba em março

O presidente do Diretório Estadual do PEN, deputado estadual Ricardo Marcelo, dará início à interiorização da legenda, visando às eleições de 2014, a partir de março. Ele declarou que, ainda este ano, o Partido Ecológico Nacional terá diretórios nos principais municípios do Estado. “O partido encontra-se em fase de expansão e fortalecimento partidário. Estamos estruturando a legenda para participar ativamente das eleições do próximo ano. Já temos várias solicitações para implantação de diretórios. O grande objetivo do PEN é a municipalização e a implantação de diretórios e comissões provisórias nos 223 municípios”, explicou Ricardo Marcelo, que também é presidente da Assembleia Legislativa. 
De acordo com o deputado, o PEN tem muitos nomes que podem disputar as eleições majoritárias do próximo ano. Porém, ressaltou que ainda é cedo para lançar candidatura própria. “O que posso dizer é que estaremos presentes na majoritária em 2014. E, além disso, que estamos abertos para conversar com todos os partidos, pois faz parte da política o diálogo constante e o respeito como os partidos”, declarou o deputado Ricardo Marcelo. Sobre a composição de alianças para a disputa de 2014, Ricardo Marcelo, disse que também é cedo para firmar alianças. “Nossa pretensão é lançar candidatura própria, mas ainda falta mais de um ano para as eleições. Teremos muito tempo para avaliar todo esse cenário”, afirmou. 
Na ALPB, o PEN possui uma bancada composta por 10 deputados e que atuam em várias regiões do Estado. Para tentar um entendimento com o Partido Ecológico Nacional os interessados terão que preencher alguns requisitos estabelecidos, segundo deixou claro o presidente da legenda. “Dialogaremos com todas as legendas que tenham como missão trabalhar pelo povo paraibano, pela melhoria da qualidade de vida, por um desenvolvimento sustentável e por uma Paraíba mais justa e igualitária”, ressaltou Ricardo Marcelo. 

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

18 municípios da Paraíba receberam 54,2 milhões nos últimos 30 dias; Nova Olinda, Olho D'água e Pedra Branca estão entre contemplados.

A Paraíba recebeu nos últimos 30 dias recursos da ordem de R$ 54,2 milhões do governo federal, contemplando 18 municípios. As verbas são provenientes de convênios firmados com os Ministérios da Saúde, Educação, Cidades, Meio Ambiente e Integração Nacional. O levantamento do montante destinado à Paraíba foi feito pelo gabinete do deputado federal Luiz Couto (PT). Segundo o parlamentar, somente em 30 de janeiro o Ministério da Integração Nacional destinou R$ 36,6 milhões do PAC para a construção das obras de integração das bacias hidrográficas da Vertente Litorânea, no município de João Pessoa. Para o município de João Pessoa foram destinados também R$ 170.252,64 para urbanização da comunidade Maria de Nazaré. Já a cidade de Campina Grande foi contemplada com R$ 1,5 milhão, do Ministério das Cidades, para urbanização do Novo Horizonte.
Segundo Luiz Couto, a verba liberada em janeiro pelo governo federal é oriunda de quase trinta convênios e contratos de repasses referentes a construção de unidades básicas de saúde, escolas, praças, casas populares, pavimentação, esgotamento sanitário e abastecimento de água. Na relação dos municípios beneficiados estão Baraúna, Bonito de Santa Fé, Cajazeiras, Campina Grande, Guarabira, João Pessoa, Pedra Lavrada, Juazeirinho, Monte Horebe, Monteiro, Nova Olinda, Nova Palmeira, Olho D´água, Pedra Branca, Pedras de Fogo, Santa Rita, Sobrado e Várzea. O governo do Estado também recebeu recursos da União. Do Ministério das Cidades foram liberados R$ 108.093,27 para ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Várzea Nova. A Secretaria de Educação recebeu do Ministério da Educação R$ 28.320 para levantamentos referentes ao ano letivo de 2012, como produção e disseminação de informações estatísticas e a realização de atividades de controle de qualidade das informações. (lenilsonguedes)

Papa Bento XVI viveu escândalos e polêmicas, a exemplo, de pedofilia cometida por padres, corrupção e estouro nas finanças do Vaticano.

Como se sabe, Deus está em toda parte. Mas de maneira geral o demônio controla as finanças. Por isso, o sucessor de Bento 16 terá um desafio adicional. Além de guiar o rebanho de católicos ao redor do planeta —coisa de 1,2 bilhão de ovelhas—, o novo papa não poderá descuidar do caixa. Os repórteres Carol Matlack e Bernhard Warner inventariaram algumas das encrenca$ que se acumulam na Santa Sé. Ei-las:

1Custo-pedofilia: sob Bento 16, o Vaticano viu-se enredado pelas denúncias de abusos sexuais praticados, por assim dizer, nas sacristias. Acordos e sentenças judiciais custaram bilhões de dólares e levaram à falência algumas dioceses. Como se fosse pouco, há inúmeros processos pendentes de julgamento.
2Paradoxo: o vaivém dos católicos desenha um esboço que conspira contra o equilíbrio das sacrossantas arcas: o número de fiéis decresce nos países ricos e aumenta em nações pobres da África, da Ásia e da América Latina. “Há lugares em que as igrejas estão cheias, mas os recursos são limitados”, diz Chester Gillis, decano da Georgetown College e professor de teologia da universidade americana de Georgetown.
3Corrupção: em 2010, promotores italianos abriram investigação por lavagem de dinheiro contra o presidente do banco do Vaticano, Ettore Gotti Tedeschi. Bloquearam US$ 30 milhões de uma conta ligada à casa bancária da Igreja. Em maio do ano passado, Tedeschi foi mandado ao olho da rua. O Vaticano contratou um advogado suíço, Rene Bruelhart, bambambã em crimes financeiros. Porém…
Os contrangimentos remanescem. No mês passado, como consequência da investigação, fecharam-se todos os caixas eletrônicos do Vaticano. Pior: as bilheterias e lojinhas do museu local foram proibidas de aceitar dos visitantes pagamentos em cartões de crédito e de débito.
Perto dos bilhões movimentados anualmente pelas dioceses católicas ao redor do mundo, os US$ 120 milhões que os visitantes deixam anualmente na caixa registradora do Vaticano constituem café pequeno. Mas a atmosfera de crise recomenda a valorização dos centavos.
4Vatileaks: afora o escândalo bancário, estourou no ano passado o caso do vazamento de documentos do Vaticano. Levantaram-se as pontas de tapetes sob os quais escondem-se indícios de corrupção. Um dos vazadores, o mordomo do papa, foi condenado, preso e, posteriormente, perdoado por Sua Santidade. O diabo é que o papelório pouco higiênico continuou chegando às mãos de jornalistas. Evidência de que o Vaticano ainda convive com seus Judas. Algo que não contribui para a restauração da imagem do negócio.

Veneziano garante que começará visitas ao interior logo após o Carnaval visando alianças para 2014

O ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego (Na foto ao lado do irmão, senador Vitalzinho), confirmou nesta terça-feira (12) que começará a campanha para governador em 2014 logo após o carnaval. "Começo as visitas logo após o carnaval. Terei dois escritórios - um em João Pessoa e outro em Campina Grande. Visitarei o interior, como Sousa e Patos, onde os prefeitos André Gadelha e Francisca Mota, respectivamente, são meus amigos", afirmou. Veneziano passou parte do carnaval descansando em João Pessoa, e ao mesmo tempo, definindo a sua agenda que fará no interior paraibano. 
Ele reafirmou que vai conversar com todos os partidos de oposição a fim de formar uma grande aliança política em 2014. Veneziano disse ainda que as visitas a várias regiões do Estado serão feitas de forma sistemática, para começar a discutir um projeto para a Paraíba. Ele lembrou que este trabalho será feito por dois grupos de trabalho, um técnico e outro político, sob seu comando, para discutir os problemas estaduais e debater soluções junto com a população. Na semana passada o peemedebista visitou o Vale do Mamanguape onde conversou com os gestores que assumiram mandato no último 1º de janeiro.
O ex-prefeito de Campina Grande é apontado pelo PMDB estadual e nacional, além de diversas lideranças da oposição, como o nome mais forte para disputar o Governo do Estado da Paraíba pelas oposições, em 2014. Na semana passada o ex-governador e presidente estadual do PMDB José Maranhão disse que o nome de Veneziano Vital do Rêgo é, hoje, o preferido das oposições pra ser o candidato oposicionista ao Governo do Estado, nas eleições do ano que vem.
Segundo Maranhão, Veneziano tem, hoje, a simpatia da grande maioria das lideranças de oposição na Paraíba. “Veneziano é indiscutivelmente o preferido. Naturalmente que esta decisão cabe primeiramente a ele, a quem compete dizer se está realmente disposto e, em segundo lugar, ao próprio partido” disse.

Pastor afirma durante evento da Consciência Cristã em Campina Grande que as mulheres devem ser submissas aos maridos

Durante palestra dentro no II Encontro de Mulheres para Uma Consciência Cristã, o pastor Valter Vandilson Custódio de Brito, afirmou que a submissão da mulher ao homem não significaria escravidão. O evento está acontecendo no House Praise, em Campina Grande. O religioso alegou que o homem espera que a mulher seja uma "ajudadora". Segundo Valter, não apenas os homens cristãos, mas, todos os homens, esperam determinadas “qualidades” numa mulher. A primeira delas seria a de "ajudadora" e esta esperança “é inerente à natureza do homem".
Ao citar a Bíblia para tentar fundamentar seus argumentos e socorrendo-se de exemplos do cotidiano, o pastor disse, ainda, que o homem espera submissão da mulher, ressaltando que “submissão” não significa “escravidão”, mas auxílio na missão que Deus lhe atribuiu. O palestrante acrescentou que os homens esperam integridade e respeito de suas mulheres. Por fim, ele afirmou que a atitude de rebeldia de algumas mulheres cristãs para com maridos não crentes é antibíblica.
"A Bíblia diz que, em primeiro lugar, a mulher deve ser submissa ao marido, não importa se ele é crente ou não. A submissão, como diz o apóstolo Pedro, é um caminho para ganhar um marido descrente", afirmou ele.

Deputado Wellington Roberto confirma compromisso com a candidatura de Veneziano ao governo em 2014.

A aliança PMDB e PR deverá ser mantida em 2014. O deputado federal Wellington Roberto confirmou o apoio do partido que preside na Paraíba, o PR, a candidatura de Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), a governador do estado em 2014. Wellington Roberto disse que já existe um compromisso com o ex-prefeito de Campina Grande, desde as eleições de 2012 e que este compromisso será cumprido. “O PR é um partido que honra seus compromissos”, destacou o deputado. De acordo com pessoas próximas ao deputado, o PR tem uma vaga garantida na chapa majoritária, que seria do próprio Wellington. A princípio ele ficaria com a vaga de candidato a senador, mas isto ainda não é certo. Uma pesquisa vai medir a densidade eleitoral do deputado.
Nos bastidores comenta-se que Wellington pode abrir mão da vaga de candidato a senador, para abrigar o PEN de Ricardo Marcelo. O deputado não confirmou essa informação, mas assegurou que o seu partido está firme com a candidatura de Veneziano. O deputado ressaltou que hoje Veneziano é o nome mais forte das oposições para disputar o governo do Estado, visto que tem sido aclamado em toda a Paraíba como esperança do Estado em 2014 e futuro governador. Wellington foi o deputado federal mais votado em 2010.
O PR e o PMDB está juntos há muito tempo. Em 2010, o partido apoio a candidatura de José Maranhão a governo do Estado. O próprio Wellington Roberto coordenou a campanha do peemedebista no segundo turno. Nas últimas eleições municipais, os dois partidos também caminharam juntos. Em Campina Grande, o PR indicou Bruno Roberto, filho de Wellington para ser o vice da médica Tatiana Medeiros.

No Sertão, Ruy Carneiro lança Cássio candidato ao Governo em 2014.


O senador Cássio Cunha Lima candidato ao Governo do Estado na sucessão do governador Ricardo Coutinho (PSB). Essa é a tese principal que o PSDB paraibano trabalha para a eleição de 2014, segundo o presidente estadual do partido, o deputado federal Ruy Carneiro.
Ruy lançou durante passagem por Cajazeiras o nome de Cássio como o candidato a governador dos tucanos na próxima eleição. Segundo Carneiro, Cássio só não será candidato se não quiser ou sofrer algum impedimento jurídico. O senador Cássio Cunha Lima tem reiterado publicamente apoio ao governador, mas não deixa também de assegurar que está inelegível para o pleito de 2014
.

Wilson desconversa sobre candidatura em 2014 : “Não temos pressa”.

O ex-senador Wilson Santiago (PMDB) saiu pela tangente ao ser questionado pela imprensa sertaneja sobre definição de candidatura para as eleições de 2014. De acordo com Wilson Santiago, ainda existe mais de uma ano para o processo convencional que definirá as candidaturas para cargos majoritários e proporcionais e, portanto, não seria hora de antecipar o processo eleitoral. “Não temos pressa alguma em precipitar fatos e debates que nos levarão a grandes conquistas político-eleitorais, em 2014”, ponderou o peemedebista que aproveito o período de Carnaval para visitar várias cidades do sertão do Estado. Wilson Santiago está acompanhado na sua comitiva do deputado federal Wilson Filho e só devem deixar o sertão na quarta-feira.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Concorrendo cargo de Grão Mestre Geral do Oriente do Brasil, senador Mozarildo Cavalcanti apresenta propostas aos paraibanos dia 25 em CG

Senador Mozarildo Cavalcanti e o empresário Sérgio Soares
Concorrendo ao cargo de Grão Mestre Geral do Oriente do Brasil, pela chapa Movimento Pró-GOB, o senador Mozarildo Cavalcanti (PDT, pelo estado de Roraima) estará em Campina Grande, no próxima dia 25, às 20h, para se reunir com a comunidade maçônica da Paraíba, no Auditório da Associação Comercial. Ele apresentará e discutirá sua plataforma de trabalho, oportunidade em que manterá um contato mais próximo e direto com os irmãos paraibanos. O arquiteto Sérgio Soares, empresário do ramo da construção civil no estado de São paulo, compõe a chapa concorrendo ao cargo de Grão Mestre Geral Adjunto.
Mozarildo, natural de Boa Vista-RR, é médico por profissão e já desempenhou na vida pública os seguintes cargos: Secretário de Saúde de Roraima; Presidente do Congresso Regional de Medicina; Professor adjunto de medicina na UFRR; Secretário da Associação Médica de RR; Representante do Governo de Roraima no Pará; Governador Interino do TF de Roraima. Já na vida política, ele exerceu os cargos de deputado federal por várias legislaturas e, atualmente, é senador em seu primeiro mandato.

RC reunirá bancada depois do carnaval para acertar os ponteiros...

O governador Ricardo Coutinho (PSB) vai se reunir com os deputados estaduais da situação na Assembleia Legislativa, depois do carnaval. O encontro foi articulado pelo líder governista Hervázio Bezerra (PSDB) e ainda não tem data marcada, embora saiba-se que vai ser realizado antes do início do semestre legislativo, que foi agendado para o dia 18 de fevereiro.
Um deputado da base informou que o encontro sinaliza uma mudança de comportamento do chefe do executivo, que promoveu poucas reuniões com os parlamentares. Em pauta, as ações que devem ser promovidas no âmbito do Pacto Social e também a convocação para a votação de matérias de interesse do Governo do Estado na Assembleia.
Até agora, a base governista contabiliza 16 membros. No fim do semestre passado, o bloco tinha 12 integrantes, mas foi vitaminado com a chegada de Iraê Lucena (PMDB) ao mandato e com as declarações de simpatia de Jutahy Menezes (PRB) e Márcio Roberto (PMDB), além do retorno de João Gonçalves (PEN).

Unipê abrirá novo crédito do Fies 5ª-feira beneficiando mais estudantes

Nesta quinta-feira a partir das 12h, o Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) abrirá um novo crédito (no valor de R$ 800 mil) para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Com isso, mais estudantes poderão ser beneficiados. O objetivo é garantir um maior acesso de jovens ao ensino superior. "A abertura do crédito é anunciada pela instituição pelo Portal oficial (www.unipe.br), informando o dia e a hora da abertura. Após isso, a inscrição no SisFies, no site do MEC, deve ser feita exclusivamente pelo aluno. 
O Unipê orienta e explica todo o passo a passo. Mas, o ato de inscrição é feito pelo estudante. A instituição não tem gerência sobre essa etapa do processo. Geralmente, há um congestionamento no sistema do SisFies porque a demanda de estudantes tentando o crédito é alta. Esse é um problema que ocorre nacionalmente, a cada abertura do crédito, já que esse sistema é para todo o País e todas as instituições", ressaltou a coordenadora do Programa de Bolsas e Incentivos Estudantis do Unipê, Liana Lima.

Deputado Ruy Carneiro coloca fantasia e sai pelas ruas junto com foliões festando sucesso do Carnaval de Conceição

Photo Photo
Em épocas de festas populares, como o Carnaval, as lideranças políticas do estado tomam como destino o interior para visitar suas bases políticas e atestar como está o ibope junto ao povão. O deputado federal Ruy Carneiro, presidente estadual do PSDB, por exemplo, é um dos muitos que estão fazendo esse périplo. Ele veio até Conceição prestigiar o primeiro evento organizado pelo seu correligionário Nilson Lacerda, que sempre o apoiou em campanhas vitoriosas. Ruy veio e foi carinhosamente saudado, abraçado por eleitores e caiu nitidamente na folia. Colocou a fantasia e saiu pelas ruas de Conceição acompanhado de correligionários festejando sucesso da festa.     

Destino dos foliões do Vale do Piancó, o Carnaval de Conceição segue em tranquilidade e com alegria total...

Desde a última sexta-feira (08) que a alegria toma conta da cidade de Conceição com o Carnaval 2013, que está sendo organizado pela Prefeitura Municipal, cuja abertura oficial foi feita pelo prefeito Nilson Lacerda (PSDB). Já passaram pelo palco do Centro Cultural Elba Ramalho as bandas Garotos do Axé e Forró da Xeta, que animaram o público sábado. Ontem (10), os foliões curtiram a festa no Celeiro Campestre Clube, que teve início às 13h, e na Casa de Show Estação Forró, às 17h. Já à noite, novamente a festa foi no Centro Cultural Elba Ramalho, através do embalo das bandas e blocos. E assim segue até amanhã (12). (com fotos do site conceiçãoverdade)
Photo Photo
Photo Photo
Photo Photo

Reginaldo descarta assumir o Cruzeiro e diz que tem propostas melhores de times de fora do estado

Reginaldo Sousa, técnico do Sousa (Foto: Felipe Martins / Globoesporte.com/se)
Havia uma expectativa para que nesta segunda-feira (11) a diretoria do Cruzeiro de Itaporanga anunciasse a contratação do técnico itaporanguense Reginaldo Sousa (na foto) para comandar o time na sequência do Campeonato Paraibano. No entanto, Reginaldo descartou a ideia de dirigir a equipe. Ele afirmou que tem propostas de times de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará. 
Reginaldo disse que o presidente da Raposa do Vale, Nosman Barreiro, não o procurou para fazer uma proposta. Entretanto, no último sábado, o dirigente do time afirmou que já havia iniciado conversas com o técnico. "Pessoas ligadas ao presidente entraram em contato comigo por telefone, mas não falei com ele nenhuma vez. Eu não tenho interesse em ir para o Cruzeiro agora. Recebi propostas melhores de clubes de fora do estado e estou dando prioridade ao que eu já vinha conversando", afirmou Reginaldo. 

Bento XVI vai renunciar ao pontificado no próximo dia 28 de fevereiro; ele alega que sua saúde já não é adequada para o exercício do cargo.

O Vaticano confirmou na manhã de hoje que o papa Bento XVI vai renunciar ao posto de líder mundial da Igreja Católica no próximo dia 28 de fevereiro. Ele anunciou em latim a decisão pela primeira vez durante uma reunião de cardeais no Vaticano nesta segunda-feira (11). Em comunicado, o Papa disse que tomou a decisão por considerar que sua condição de saúde já não era adequada para continuar no cargo. 
"Após ter repetidamente examinado minha consciência ante Deus, eu tive a certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, não são mais ideais para um adequado exercício do ministério Petrino", disse o Papa em comunicado. A decisão de Banto XVI é uma grande surpresa para a comunidade católica e para a imprensa mundial, uma vez que, apesar de rumores, não havia sinais de que ele estava prestes a renunciar. Na semana passada, um porta-voz do Vaticano disse que boatos de que Bento XVI eram "criações infundadas de alguns jornalistas".  
Bento XVI, 85 anos, se tornou Papa em abril de 2005. Ele substituiu João Paulo II, que morreu no mesmo mês. Ao contrário do atual pontífice, João Paulo II permaneceu no posto mesmo doente até sua morte, aos 92 anos. O último Somo Pontífice a renunciar foi Gregório XII, em 1415. Um novo Conclave deve agora ser convocado para que o próximo Papa seja escolhido. Bento XVI deveria vir ao Brasil em julho deste ano para participar da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. (Terra)

Major Jurandy passa orientação à tropa e o intensifica policiamento durante o carnaval para garantir segurança no Vale do Piancó

O 13º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Itaporanga, cuja circunscrição abrange 18 municípios da região do Vale do Piancó está intensificando a fiscalização durante os festejos de momos para garantir a segurança dos foliões, reduzindo os índices de criminalidade e os acidentes de trânsito. Denominada de "Carnaval Seguro", a operação começou sábado (09) e termina nesta quarta-feira [de cinzas] período, segundo o major Jurandy, em que é empregado 300 policiais e 40 viaturas.  
Lei Seca - O 13º BPM também está de olho no cumprimento da Lei Seca e, para isso, conta com o apoio da 4ª Cia de Policiamento de Trânsito com a utilização de bafômetro. O motorista que for flagrado dirigindo embriagado será penalizado com multa, suspensão da CNH, além de ser preso e autuado em flagrante. O 13º BPM faz algumas recomendações, com:
Evite o excesso de bebida alcoólica; Não dirija após ingerir bebida alcoólica; Evite usar jóias, objetos de valor ou grande quantidade de dinheiro; Evite brigas e confusões; No trânsito mantenha a calma; Estacione seu veículo em locais iluminados e movimentados; Respeite o limite de velocidade; e antes de sair de casa deixe os registros de gás bem fechados, não deixe equipamentos elétrico ligado e verifique se todas as portas e janelas estão trancadas. 
Outra informação é que está proibido usar aparelho de som de carro para entretenimento sem licença ambiental (resolução 204 do CONTRAN). Bem como, usar aparelho de som de carro com a mala aberta (resolução idem). E transportar pessoas em carrocerias de veículos de carga (caminhonete, caminhões, etc), cuja inflação é gravíssima. (com SCS/13ºBPM)