sábado, 26 de fevereiro de 2011

Antônio Porcino pede apoio do governo federal para treinar frentistas para a Copa

O sindicalista Antônio Porcino, ex-prefeito da cidade de Itaporanga e presidente da Federação Nacional dos Frentistas, esteve solicitando a colaboração do ministério do Trabalho e Emprego Calos Lupi no sentido de realizar cursos de treinamento profissional entre frentistas que trabalham no estado de São Paulo, para que a categoria possa se preparar para atender, sem problemas, a estrangeiros que virão assistir aos certames da Copa do Mundo (2014) e às Olimpíadas de 2016.
O pleito de Porcino foi encaminhado, diretamente, ao ministro Carlos Lupi, em Brasília, da mesma forma que foi feito ao secretário do Trabalho do estado de São Paulo, Davi Zaia. O sindicalista saiu do encontro com o ministro demonstrando imensa satisfação, segundo revela sua assessoria. Ele relatou, ao ministro, que a grande maioria dos trabalhadores do setor, na capital paulista, é dotada de razoável formação intelectual, porém, na questão idiomática, precisa passar por longo treinamento. (Ascom)

Mais uma agência bancária é explodida na Paraíba que registra somente este 14 explosões

Mais uma agência bancária foi explodida na Paraíba. Três homens armados explodiram, na madrugada deste sábado (26) caixa eletrônico da agência do Bradesco da cidade de Olivedos, no Agreste. Parte da quantia que estava no cofre ficou espalhada pelo chão da agência, que ficou parcialmente destruída. Esta foi a 14ª explosão a caixas eletrônicos na Paraíba só neste ano. Em 2010 foram registrados 26 ataques com explosivos.
Leia a matéria completa no: Portal RPSCOM

Itaporanguense exonerada da direção do Cine Banguê mais de um mês depois da nomeação

Portaria de nº 159, assinada pela presidente da Fundação Espaço Cultural -Funesc, publicada no Diário Oficial deste sábado (26) exonera do cargo de diretora do Cine Banguê (Unidade Cultural I), em João Pessoa, a itaporanguense Ana Isaura Nogueira Nitão Diniz. Ela havia sido nomeada para o cargo através da portaria nº 20, publicada na edição do D.O do dia 20 de janeiro.

Confira a Coluna Destaque Vale do Piancó, no JP

Confira a seguir tópicos da coluna Destaque Vale do Piancó, publicada na edição deste sábado (26) do Jornal da Paraíba, sob comando de Quinca Remígio:
Carnaval - As cidades de Piancó, Ibiara e Coremas já começaram os preparativos para o Carnaval 2011. A prefeitura de Piancó informou que já contratou 12 atrações musicais e orquestras de frevo. A prefeitura de Coremas contratou grupos musicais e trios elétricos. Em Ibiara haverá bandas e orquestras.
Carnaval seguro - As polícias Militar, Civil e o Detran, informaram que durante o período carnavalesco vai realizar várias blitzen nas estradas e na zona urbana das principais cidades da região, onde se realiza a ‘festa de momo’ com uma grande concentração de foliões. A segurança do evento será prioridade.
Segurança - A população das cidades polarizadas por Conceição continua revoltada com a atitude da Superintendência de Polícia Civil de Itaporanga. O Órgão emitiu um ofício determinando que durante os plantões dos finais de semana as pessoas presas em flagrantes sejam conduzidas até Itaporanga.
Segurança II - Diante do caso, a população de Ibiara, Santa Inez, Santana de Mangueira e Diamante, pediu que as autoridades, entre elas, juízes, promotores, OAB, poícia e políticos, realizassem uma audiência pública para encontrar uma solução sobre o caso.
Segurança III - O vice-prefeito de Conceição Luiz Paulino e o vereador Vicente Ramos informaram que a Câmara de Vereadores de Conceição vai levar o caso até as Câmaras das cidades vizinhas. Como também deve ser comunicados aos prefeitos dessas cidades e, juntos, encontrar uma solução.
Polêmica - Durante a semana, a secretária de Educação de Itaporanga, Fátima Caiana, foi alvo de denúncias. Segundo informações, um carro da prefeitura estaria transportando os alunos da rede municipal em suposto caminhão usado para a coleta do lixo. O fato ganhou repercussão estadual.
Polêmica II - Após a denúncia, a secretária se dispôs a gravar entrevistas tratando de desfazer a notícia que, segundo ela, não procedia em hipótese alguma. E foi motivada por cunhos políticos.  Ela estaria sendo vítima de uma armação. A secretária lamentou o assunto e as acusações e esclareceu o fato.
Polêmica III - Segundo Fátima Caiana, o veículo usado servia a Secretaria de Educação no ano passado para o transporte de cadeiras, equipamentos e merenda escolar. E que, certa vez, fora usado para transportar polda de árvores. Em uma ocasião isolada, devido a necessidade do momento.
Polêmica IV - Diante das acusações que repercutiu em todo o estado, a prefeitura já informou que vai entrar com uma ação de indenização a quem noticiou o fato de forma errônea. Sem os cuidados de ouvir os dois lados. O Ministério Público informou que já estar apurando o fato.
Charme - As irmãs Jourdávilla e Jourdana D’avilla Diniz. A segunda concluiu o curso de Farmácia na UFPB e já ingressou no de Medicina. Os pais João Dehon e Nena Diniz, respectivamente, ex-prefeito e ex-vice-prefeita de Conceição, estão rindo à toa.
Super feras - Alunos do Colégio Compacto de Piancó. A turma mandou bem demais na aprovação do vestibular 2011.

Deputado Wilson Braga junta-se à movimento em defesa da revitalização do Rio Piancó

O deputado estadual Wilson Braga (PMDB) está se incorporando a um movimento que visa à revitalização do Rio Piancó através de uma Ong, já denominada de S.O.S Rio Piancó. O ex-governador tem, realmente, muita intimidade com este que está ente os maiores afluentes da Paraíba, medindo, aproximadamente 150 quilômetros.
Foi em seu Governo, já distante, que o Rio foi perenizado, através do Projeto Canaã, recebendo água de grandes açudes e barragens que Braga construiu ao longo de suas margens - que se encontram seriamente degradas, em razão do desaparecimento de grande parte de suas matas ciliares.
Estima-se que elevada soma de recursos finaceiros seria aplicada no desassoreamento do Rio, e o deputado Wilson Braga não vê outra maneira de se conseguir a realização desse trablho, senão investimentos do Governo Federal. (com ascom)

Território Rural do Vale do Piancó deve receber um dos veículo a ser entregues pelo governador segunda

Diversos seminários foram realizados em 2009 para criação do Território do Vale do Piancó
Por falar em veículos, o governador Ricardo Coutinho fará a entrega de 10 automóveis para os Fóruns de Desenvolvimento Territorial, na próxima segunda-feira (28), às 10h na Cinep, em João Pessoa, durante o Encontro dos Territórios Rurais. O evento contará com a participação dos beneficiados pelo programa Territórios da Cidadania, além de lideranças sindicais, ONGs e órgãos federais e estaduais.
O encontro contará com a presença de secretário Nacional de Desenvolvimento Territorial, Humberto Oliveira e será presidido pelo secretário da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista da Silva. A organização é da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e pela Rede Estadual de Colegiados Territoriais. Marenilson Batista, adiantou que o Governo do Estado também doará outros equipamentos para fortalecer as ações dos Fóruns regionais.
Atualmente, a Paraíba conta com quinze Territórios: Borborema, Cariri Ocidental, Cariri Oriental, Curimataú, Médio Sertão, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Norte, Vale do Paraíba, Piemonte da Borborema, Seridó, Serra de Teixeira, Vale do Piranhas, Vale do Piancó, Alto Sertão, Médio Piranhas. Estes se encontram reconhecidos e homologados pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável.
Sete deles têm apoio do Governo Federal, através dos programas de Desenvolvimento Sustentável dos Territórios Rurais e do Programa Territórios da Cidadania: Borborema, Cariri Ocidental, Cariri Oriental, Curimataú, Médio Sertão, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Norte.
Obs.: Com relação ao Território Rural do Vale do Piancó apenas o município de Catingueira não participa devido ter optado por integrar o grupo do Médio Sertão.

Valor do novo mínimo já vale a partir de terça-feira

O projeto que reajusta o salário mínimo em R$ 545,00 foi sancionado ontem (25) pela presidenta Dilma Rousseff, ato que será publicado no Diário Oficial da próxima segunda-feira (28). Com isso o valor já passa a valer a partir da próxima terça-feira (1º/03).

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Prefeitura de Itaporanga entrega veículos às pastas da Saúde e Educação adquiridos com recursos próprios

Foram adquiridos dois Uno Mille: um para a Educação e outro para a Saúde
A Prefeitura Municipal de Itaporanga entregou anteontem para as secretarias da Educação e Saúde dois veículos modelo Uno Mille Way, da Fiat, quatro portas e completos de tudo (como: ignição eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção, direção hidráulica com pinhão e cremalheira, etc...), que já estão prestando serviço à população. A compra destes primeiros veículos inicia uma série de outras que estão sendo feitas pelo prefeito Djaci Brasileiro (PSDB) para suprir a necessidade das diversas pastas.
Essa aquisição, com recursos do tesouro municipal, somadas as que vem por aí, faz parte da filosofia de trabalho da atual gestão que proporciona, cada vez mais, melhores condições de trabalho aos servidores para que a população seja atendida com maior rapidez e eficiência. Os investimentos com esses dois carros são de mais de R$ 63 mil.
O secretário Gaudêncio Mendes (Saúde), em contato com o blog, ressaltou a importância da aquisição desses veículos: “O prefeito, desde o inicio da administração determinou todo nosso empenho visando proporcionar uma prestação de serviço de qualidade. E estes novos veículos facilitarão o melhor desempenho da nossa equipe de trabalho”, disse.

Foliões prontos para tradicional "Grito de Carnaval" neste sábado no Atlântida Clube em Itaporanga

O editor com a galera do bloco Traíras: Luciano, Nildinho, Tom, Dery e Carlinhos.
E neste sábado (26) tem início a pré-temporada momesca em Itaporanga com o tradicional "Grito de Carnaval", realizado pelo Atlântida Esporte Clube com a animação da Banda Pegada Safada. O agito ficará por conta dos foliões de todas as idades e blocos. O presidente do sodalício, Damião Pereira, disse em contato com o blog que sócios (em dia com a tesouraria do clube) e foliões dos blocos vão pagar somente meia-entrada. Portanto, não perca esse momento! Nos encontramos lá...

Detran-PB identifica servidores com “supersalários” que recebiam até R$ 23 mil

Doram idenificados cerca de sete funcionários do Detran-PB que ganhavam mais que o governador do Estado. Um deles percebia um salário mensal de R$ 23,3 mil. Ao todo a redução dos salários destes sete servidores representará uma economia de mais de R$ 254 mil reais na folha de pagamento anual do Detran. Os “supersalários” foram identificados durante uma auditoria na folha de pagamento do Detran que também constatou que 26 funcionários com idade acima de 70 continuavam em atividade, quando já deveriam ter sido atingidos pela aposentadoria compulsória.
Leia a matéria completa no: Portal RPSCOM

Navio com brasileiros deve deixar Libia no final da tarde de hoje; uma itaporanguense está no grupo

O navio que vai retirar 148 cidadãos brasileiros da Líbia - que vive uma revolta popular contra o ditador Muammar Gaddafi - aguarda na fila de atracamento do porto da cidade de Benghazi e não deve deixar o país antes do fim da tarde ou início da noite desta sexta-feira (25), pelo horário local, informou ao R7 a Embaixada do Brasil em Atenas, na Grécia. A embarcação, que levará funcionários e familiares da construtora Queiroz Galvão a Atenas, também enfrenta as condições ruins do tempo na região, atingida por grandes ondas. O mar agitado e o grande número de navios em Benghazi atrasaram a partida dos brasileiros, que deveria ter acontecido na manhã desta sexta-feira. Cinco paraibanos estão no grupo de brasileiros, dentre eles uma itaporanguense.

Representantes das policias não aceitaram a proposta do governo e prometem assembléia para segunda-feira

A reunião de cerca de seis horas de duração ocorrida ontem, no Palácio da Redenção, entre representantes do Governo do Estado e dos policiais civis e militares da Paraíba terminou sem acordo. O secretário executivo da Casa Civil, Lúcio Flávio intermediou a audiência. O delegado Isaias Olegário, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil da Paraíba, disse que a proposta do governo não foi aceita pelos representantes das categorias da segurança pública da Paraíba. Foi apresentada um prazo de trinta dias para apresentar uma proposta.
Isaias disse que as entidades propuseram que o governo aceite os números da PEC300 da Paraíba com vigência a partir de agosto e ao invés de ser divida em 18 meses para 24 meses. “Prolongamos o prazo, mas não foi aceito”, disse o presidente do Sindepol. Tudo que foi discutido será levado para a assembléia geral prevista para segunda-feira (28), a partir das 14h na Praça dos Três Poderes, em frente ao Palácio da Redenção. “Acredito que a greve é inevitável”, previu o delegado Isaias Olegário, ao afirmar que todas as categorias estão insatisfeitas com as decisões do governo vem tomando.

Governo paga salários de fevereiro na terça-feira

A Secretaria de Estado da Administração divulgou nesta quinta-feira (24), a data do pagamento do funcionalismo público estadual referente ao mês de fevereiro. Os servidores inativos e os da ativa recebem no mesmo dia, na próxima terça-feira (1º). Gilberto Carneiro, disse que a equipe da secretaria está trabalhando no fechamento das informações para a composição da folha, assegurando o pagamento no primeiro dia útil do mês.

Botafogo da Paraíba eliminou o Vitória da Bahia e vai enfrentar Caxias na Copa do Brasil

Mesmo com toda a tradição, o Vitória-BA sucumbiu ao Botafogo da Paraíba na noite desta quinta-feira (24), no Barradão, em Salvador. Após vencer o jogo de ida por 3 a 1, na semana passada, em João Pessoa, o time paraibano segurou um 0 a 0 e se classificou para enfrentar o Caxias na segunda fase da Copa do Brasil.
Leia a matéria completa no: Portal RPSCOM

Secretaria da Administração deferiu permanência de servidores na Fazenda Veludo de Itaporanga

O secretário estadual da Administração, Gilberto Carneiro, assinou as portarias nº 44 e 45, deferindo os pedidos de permanência de diversos servidores da SEDAP à disposição da Empresa Estadual da Pesquisa Agropecuária da Paraíba - EMEPA, alguns deles lotados na Fazenda Experimental do Veludo, sediada em Itaporanga. São eles: Abraão Pereira Lemos, Adjair Silvestre da Silva e João Nildo Rodrigues Lemos.  

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

NAE lamenta demissão do presidente da ASSPOL/PB dos quadros da Assembléia Legislativa

O presidente do Núcleo de Apoio aos Estagiário dos Advogados do Brasil (NAE-PB) da OAB-PB manifesta o seu repúdio e perplexidade diante da atitude da Secretaria Executiva da Assembléia Legislativa contra o Presidente da Associação dos Servidores da Segurança daquele Poder (ASSPOL/PB), Sr, Silva Neto, "que foi demitido após servir à Casa e aos Parlamentares durante 15 anos, com muita dedicação e responsabildade".
Leonardo Vieira, além de outros companheiros, se posicionou contra o ato de demissão, bem como a justificativa apresentada para afastar o funcionário de suas atividades. "Como profissionais, nos colocamos à disposição da parte prejudicada, haja vista haver subsídios jurídicos suficientes para sua defesa, afora o apoio e preferência da maioria dos parlamentares que compõe aquela Casa Legislativa, para a permanência do servidor", comentou o representante do NAE-PB.
Há informações de que os deputados ficaram surpresos com a revelação do fato, feita pelo próprio Silva Neto na tribuna da Assembléia, e classificaram a decisão como um ato individual da Secretaria Executiva e que deverá ser averiguada. "Esperamos que as autoridades competentes façam uma criteriosa avaliação do que aconteceu, para evitar que aconteçam outras demissões de servidores que se encontram ameaçados pela possível privatização/terceirização dos servidores de segurança, manutenção e limpeza da AL, levando esse problema a uma situação desagradável", observou. (Ascom)

Socialistas de São José de Caiana mostram satisfação com empenho do governo no atendimento de pleitos

O grupo do PSB do município de São José de Caiana representado por Ronildo, Dadal e Anderson, em contato com blog, manifestaram a satisfação pelo empenho que o Governo do Estado está tendo com os pleitos apresentados para a solução de vários problemas naquele municipio. A trinca afirmou que já conseguiu com o governador Ricardo Coutinho (PSB) a conclusão do Ginásio de Esporte, que em anos anteriores foi iniciada mas não concluída, bem como a reforma da estrada que liga São José de Caiana ao município de Itaporanga, que se encontra intransitável.

Publicado no Diário de hoje nomeações para escolas em Aguiar, Coremas e Santana dos Garrotes

O Diário de hoje trás a nomeação, também, de Josélia Maria da Silva como diretora EEEF Agenor Mendes Pedrosa, localizada no município de Aguiar. Para tanto, tornou sem efeito a noemação antes publicada de Geralda Ferreira Mendes para a direção do referido educandário. Ainda, está publicado no D.O de hoje a nomeação de Eliene Gomes Ferreira como diretora EEEF Antônia Maria da Conceição, no município de Coremas. Já para o município de Santana dos Garrotes, está publicada a nomeação os seguintes servidores para a EEEF Dr. Felizardo Leite: Maria das Graças Pinto (Diretora), Janailda Carla Bidô (Vice-Diretora) e Francisca Cruz do Nascimento (Secretária).

D.O de hoje trás nomeação do restante da equipe para comando do Hospital Distrital de Itaporanga

O amigo Láercio ao lado da amada Neidinha Brandão
A edição desta quinta-feira (24) do Dário Oficial trás a publicação da nomeação, através do Ato Governamental nº 1.520 assinado pelo governador Ricardo Coutinho, nomeando o restando da equipe, indicada pelo prefeito Djaci Brasileiro, para o comando do Hospital Distrital de Itaporanga "Dr. José Gomes da Silva". Que são:
Miguel Neves da Silva Neto - Diretor Técnico
Ermano Barreiro dos Santos Júnior - Chefe do Núcleo Financeiro
José Laércio de Oliveira Alves - Chefe do Núcleo de Recursos Humanos
Albelúzio Malaquias da Silva - Chefe do Núcleo Médico
Maria Aparecida Lopes Ferreira - Chefe do Núcleo de Material e Patrimônio
Mayara Araújo Estrela Diniz - Chefe do Núcleo de Enfermagem
Obs.: Acho que deve ter existido um erro de publicação quando a troca de funções do Diretor Técnico com o Chefe do Núcleo Médico, neste caso Miguel Neves e Albelúzio Malaquias, que , na verdade, deva ser ao contrário do que está publiado. O setor financeiro será comandado por Hermano, que estava à frente da Comissão de Licitação da Prefeitura Municipal de Itaporanga. Mayara vem a ser prima do vice-prefeito de Curral Velho, Jota Estrela. Já Laércio (foto) vem a ser filho de Loureiro.

Já está à caminho um navio para resgatar brasileiros retidos na Líbia, dentre os quais uma itaporanguense

Além de cunhados,  Gleuda e Afonso são também padrinhos da filha do signatário do blog, Raysllânia Pereira (na foto acima paparicada pelo casal) e nossas orações se voltam para que o resgate dos brasileiros naquele país seja feito o mais rápido e seguro possível. 
Cinco paraibanos, dentre eles uma itaporanguense, que buscaram na Líbia uma alternativa de trabalho, agora estão vivendo momentos difíceis com os conflitos no país contra o líder Muammar Kadhafi, que está no poder há 41 anos. A maioria natural de Campina Grande trabalha na construtora brasileira Queiroz Galvão, que contratou um navio para realizar o resgate. Em verdade, trata-se de uma embarcação de grande porte que deixou Atenas, na Grécia, em direção à Líbia na tarde desta quarta-feira (23). A operação foi organizada pela embaixada brasileira em Atenas e paga pela Queiroz Galvão. O navio deixou o porto de Pireus, em Atenas, por volta de 16h no horário de Brasília e fará percurso estimado em 17 horas. Isso significa que a embarcação deve chegar à Líbia na manhã desta quinta-feira (24).
A itaporanguense é a professora Gleuda Ferreira de Araújo (cunhada do signatário do blog) e está na Líbia para onde foi no ano passado na companhia do marido, Afonso Carlos da Silva que trabalha na construtora  junto com o irmão Luis Carlos Silva e sobrinho Carlivando Silva, de 25 anos. O grupo está em um hotel na cidade de Benghaz, no leste da Líbia, local onde o conflito teve início. Gleuda Ferreira conseguiu ligar nesta quarta-feira (23) para seus pais e irmãos que moram em Itaporanga, bem como outros irmãos que residem em Campina Grande e João Pessoa, e disse que possivelmente na próxima sexta-feira (25) todos devam estar embarcando no navio fazendo o caminho de volta ao Brasil. Eles estão retidos devido o conflito que vem sendo acompanhado pelo mundo inteiro.
No total, cerca de 180 brasileiros, funcionários da construtora Queiroz Gaivão, estão na Líbia aguardando o resgate que será feito pelo mar. Entre 500 e 600 brasileiros vivem atualmente na Líbia, em sua grande maioria empregados de empresas do país, como a própria Queiroz Galvão, a Odebrecht e a Petrobras.
Pelo menos 640 pessoas já morreram na Líbia desde 14 de fevereiro nos protestos, anunciou nesta quarta-feira (23) a Federação Internacional para os Direitos Humanos (FIDH). O número representa mais que o dobro do balanço oficial do governo da Líbia, divulgado na véspera, de 300 mortos. A FIDH, com sede em Paris, menciona 275 mortos na capital na Líbia, Trípoli, e 230 na cidade de Benghazi. Entre os mortos em Benghazi, 130 seriam militares que foram executados por seus superiores porque não quiseram atacar os manifestantes antigoverno, segundo a entidade.
Leia a matéria completa no: Portal RPSCOM

Juiz da 6ª Vara da Fazenda Pública nega pedido de estabilidade para prestadores de serviços do Estado

O juiz da 6ª Vara da Fazenda Pública da Capital, Aluizio Bezerra Filho, indeferiu o pedido de liminar formulado pela Associação dos Servidores Públicos das Regiões Norte e Nordeste (Asprenne), para suspender as exonerações dos prestadores de serviços, que foi objeto de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público Estadual e o Governo do Estado. Desta decisão ainda cabe recurso. Clique aqui e veja decisão na íntegra
A pretensão da associação, em ação coletiva, era garantir a vinculação contratual dos prestadores de serviços, sob o argumento de que os contratos firmados com mais de cinco anos seriam estáveis, porque teria ultrapassado o lapso temporal da prescrição.
Na decisão, o juiz Aluizio Bezerra concluiu que a estabilidade somente pode ser alcançada pelo servidor público selecionado mediante concurso público e superado o prazo de estágio probatório de três anos, conforme estabelece a Constituição, ou no caso da estabilidade extraordinária prevista pelo art. 19 ADCT, hipóteses que não contemplam a situação dos contratos de prestação de serviços. (Ascom)

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Mãe de aluno desmente uso de caminhão de lixo e se revolta com uso indevido do seu nome na denúncia

Secretária de Educação conversando com a dona de casa sobre o caso 
Vejo como desespero querer pregar algo maléfico aonde não há espaço para este tipo de expediente. Desde segunda (21) tenho sido contactado por colegas da imprensa de vários meios de comunicação do estado para expressar opinião sobre a matéria (Itaporanga: alunos estão sendo transportados em caminhão de lixo – feita por um site local) afirmando que um caminhão de lixo estaria fazendo o transporte de alunos na zona rural do município. Minha resposta foi que o caso não procedia, mas que todos procurassem saber a verdade dos fatos antes de se propagar um texto imbuido em viés político e inverídido.
Não escrevi nada até agora sobre o assunto sem a devida consulta aos envolvidos no caso. Então fomos atrás da verdade dos fatos e nesta quarta-feira a matéria foi desmentida pela principal personagem: a dona de casa Maria das Graças de Sousa, que se revoltou ao descobrir que usaram indevidamente o seu nome como autora da denúncia. Estive tanto na escola do sítio São João, conversando com a diretora e professores, como na casa de dona Maria das Graças. De ambas, obtivemos a mesma negativa com relação a verecidade da matéria. Que será encaminhado ao Ministério Público que, inclusive, já estava na casa de dona Maria das Graças, através de um oficial, quando chegamos lá.
Dona Maria das Graças desmente a veracidade da matéria
Em sua residência no sítio Tabuleiro, ao lado do marido e de filhas, dona Maria das Graças desmentiu a veracidade do caso: "Não!", esclamou. Quis saber se teria ela concedido a referida entrevista. "Não. Não mandei ninguém fazer a denúncia em meu nome... Não conheço nem esse jornalista (?)", disse. Já na escola, a diretora Francivânia que vai da cidade até lá no caminhão disponibilizado pela Prefeitura reafirmou a negativa do que está publicado na matéria.
"Não é verdade. Agente vem (da cidade) nesse carro que é um caminhão bem limpo... Inclusive, ele serve para trazer material escolar para nosso educandário", afirmou Francivânia. Na mesma negativa, a professora Josefa Pereira também desmente o que foi publicado: "Não é verdade que nossos alunos vem em caminhão de lixo, pois eu mesma venho nele. A matéria está mentido!", pontuou a professora. Ou seja, puro cunho político e má fé de quem produziu tal inverdade. Dementida pelos próprios envolvidos no caso.
Diretora e professora que utilizam o veículo desmentem a matéria
No entanto, foi dado mais valor ao sensacionalismo barato de algo que não é verdade ao invés de se buscar sua veracidade. O único erro, isso concordamos, é o fato do caminhão não está adaptado para prestar o serviço com total segurança. Mesmo assim, não se pode fazer um carnaval deste naipe para tentar queimar todos numa vala comum. O caminhão mencionado é do conhecimento geral da comunidade, que o acompanha diariamente na prestação do serviço público, tendo sido usado em ocasião excepcional do ano de 2010 para o recolhimento de polda de árvores. Mas, jamais de lixo, como fora propagado.
A gravidade da irreponsabilidade da matéria é tamanha ao afirma estar o veículo "carregando lixo". Uma mentira grotesca que será provada na justiça, como disse a Prefeitura por meio de Nota. Logos após os envolvidos desmentirem o caso, a secretária Fátima Caiana (Educação) se dirigiu até as rádios de Itaporanga, a Correio do Vale AM e a Pedra Bonita FM, e deu os devidos esclarecimentos a população local, merecedora em primeiro plano, pedindo, inclusive, desculpas por o veículo não estar adaptado para a função. Ela reafirmou que a matéria é inverídica quanto ao relato sobre o transporte estar sendo feito em caminhão de lixo: "Isso não é verdade. É uma calúnia. Não há caminhão de lixo fazendo transporte de crianças em Itaporanga", disse. Depois, deu os mesmos esclarecimentos à Rádio Conceição FM 91,1, da cidade de Conceição. E, em seguida, manteve contatos com a imprensa do eixo João Pessoa - Campina Grande.
Portanto, vale ressaltar que a atual gestão do prefeito Djaci Brasileiro não se esconde, não esconde os fatos, não se omite diante das adversidades e muito menos se intimida com a desfaçatez de quem usa do maucaratismo e da má fé para desvirtuar a realidade dos fatos. Como bem disse o prefeito, não há nada pra se esconder na atual gestão. Ela está prontificada para enfrentar os desafios, prestar um bom serviço e desqualificar o que é destorcido na impressa, de maneira irresponsável e banal. 
 Apesar do difícil acesso a escola tem uma das melhores estruturas da rede 
Secretária desmente na Rádio Correio do Vale AM a versão do uso de caminhão de lixo para transporte de aluno. Ao mesmo tempo, pediu desculpa pelo fato do veículo não estar adaptado com coberta e bancos durante os dias em que prestou o serviço. "A utilização de caminhão de lixo é mentira, falácia!", disse.
Fátima ainda prestou esclarecimento à comunidade através da Rádio Pedra Bonita FM e, em seguida, já na Prefeitura à rádios de outros recantos do estado por meio do telefone. 
E para tirar a prova dos nove, abaixo, temos o caminhão (F-4000 Vermelho) supracitado na matéria como sendo de lixo e estando fazendo transporte escolar. Qual verdade: este caminhão é lotado na Secretaria de Educação e presta serviço no transporte de carteiras, birôs, livros, dentre outros utensílios como a carga na foto. Apesar de em determinado período do ano de 2010 ele ter sido usado para recolhimento de polda de árvores em hipótese alguma a atual administração permitiu que ele ou qualquer outro, que por ventura estivesse carrengando lixo, fosse usado para transporte de aluno. Portanto, a matéria é mentirosa porque este caminhão não está transportanto lixo. O único erro foi designá-lo para o transporte escolar sem adaptação com coberta e bancos, durante a semana de início das aulas. Ressaltando-se que no itinerário citado uma caminhonete perfeitamente adaptada já está fazendo o transporte escolar. 

O maucaratismo de uma matéria produzida com má fé e tropeço pelas próprias pernas num outro momento

Matéria de domingo em que afirmar ser a dona de casa autora da denúncia, fato desmentido pela própria
Caros leitores/internautas vamos ver agora como uma matéria produzida de má fé tropeça ante as próprias pernas, melhor palavras. Dizem que o que é feito com maldade, maucaratismo e desfaçatez não prospera e veremos, agora, porquê. Como acontece com o site local: http://www.folhadovali.com.br/, (o qual tomamos conhecimento de sua existência agora) que propagou tal inverdade e gerou essa polêmica. Site produzido por pessoas que já sofreram condenação ao pagamento de R$ 40 mil, em uma sentença (de 2009) da Comarca de Itaporanga numa Ação por Danos Morais movida pelo Ministério Público local. Devido publicação recheada de calúnias num outro veículo de comunicação.
A matéria original da denúncia, publicada no último domingo (20), intitulada "Itaporanga: alunos estão sendo transportados em caminhão de lixo", afirma que a senhora Maria das Graças de Sousa foi até a redação do site fazer a denúncia de que os "estudantes estão sendo transportados em um caminhão de lixo da Prefeitura. Além de tomado por sujeira...", [como vocês podem acompanhar no destaque acima]. A matéria trás até uma fala de dona Maria das Graças onde ela teria dito: "O perigo é essas crianças serem contaminadas ou sofrerem uma queda do caminhão".
Tomamos conhecimento desta matéria no final da tarde de segunda-feira (21) quando um reporter do Jornal Correio da Paraíba e do Jornal da Paraíba procuraram saber a versão da Prefeitura, monstrando o bom e responsável jornalismo que fazem. Ao contrário do site local que nem ao menos procurou saber a versão oficial, pois o único interesse era criar uma factódio para promover um sensacionalismo com a matéria, com um titulo de prato cheio para isso.
Matéria de hoje em que confessa culpa por ter usado nome indevido e afirma que não foi a senhora citada que fez a denúncia, mas sim uma familiar dela. 
Já nesta quarta-feira (23) após ficar ciente de que o setor jurídico da Prefeitura irá tomar as medidas cabíveis para pedir à justiça punição aos responsável por tal inverdade, o editor do site (José Francisco de Souza Neto) produziu uma nova matéria, às 15h50m, intitulada "A polêmica do carro de lixo: mãe de aluno confirma denúncia ao Ministério Público". Nela o material já não tem o mesmo tom afirmativo como a da outra, de domingo.
Primeiro, ele agora diz que a dona de casa mencionada na matéria anterior foi envolvida numa polêmica e passou a sofre pressão psicológica da Prefeitura. O que é mentira e a própria pode dizer... Ressaltando que quem a envolveu nesta polêmica foi o próprio site, inclusive, segundo a própria senhora usando seu nome indevidamente. Segundo, ele diz agora que a denúncia foi feita através de um familiar que reside na cidade. Ou seja, só aí já temos duas contradições do editor que produziu as matéria. Mas, vamos em frente...
Terceiro, ele diz agora que as crianças estavam sendo transportadas "em um caminhão sem qualquer segurança, carro também destinado á limpeza urbana da cidade, como admitiu a secretária em entrevistas à rádio Correio nesta quarta-feira". Ou seja, na primeira matéria diz tratar-se de um caminhão de lixo, sem especificar que tipo de lixo, agora diz que o caminhão era destinado à limpeza urbana... indo ao encontro da versão da prefeitura que reconheceu a utilização do veículo em ocasiões excepcionais no ano de 2010 para recolher poldas de árvores. Mais uma contradição. Para compretar, ele diz que a secretária admitiu a veracidade da matéria... O que não é verdade, pois ela admitiu o erro na falta de adaptação do caminhão e não a inverdade de que era um caminhão de lixo. Tudo isso fará parte de peça em ação judicial a ser movida contra o editor do referido site por causar danos morais, além de calunia e difamação.
Dona Mª das Gaças fala espontaneamente, inclusive, na presença da família
Quarto, após saber que o setor jurídico da Prefeitura vai mover ação judicial por danos morais, ele diz agora que "não havia necessidade da Prefeitura enviar um funcionário seu com um gravador na mão até a residência da dona de casa para arrancar dela um depoimento desnecessário e posto no rádio". Bem, neste caso a Prefeitura tem toda razão e direito em querer saber a verdade dos fatos para buscar punição dos responsável, haja vista, não ter nada a temer nem a esconder. Entretanto, nenhuma declaração foi arrancada de ninguém. Dona Maria das Graças falou, na frente do marido e filhos, à vontade e de maneira espontânea. Ninguém obrigou-a a fazer nada. A Prefeitura fez o que o referido editor do site não quis fazer: foi saber da personagem principal a verdade, tão somente a verdade, nua e crua.
Quinto, ele diz agora que a dona de casa estava nervosa e timida, além de o servidor designado para conversar com ela estar "transvestido de delegado de polícia". Bem, devo dizer ao senhor José Francisco de Souza Neto que tinha nele uma imagem de um homem sensato e honesto. Devo afirmar que não o é. Primeiro, ele não fala a verdade e não tem coragem de olhar olho no olho nem de falar cara a cara. Quem foi até a casa da referida senhora fui eu, Ricardo Pereira, acompanhado da secretária de Educação, Maria de Fátima Caiana, e lá fomos muito bem recebido como acontece em um lar decente e de gente de bem. Temos meia hora de conversa gravada, na maior hamonia e espontaniedade.
De cara, encontramos no interior da casa o amigo policial militar Dedé, também oficial do Ministério Público, que havia ido conversar com a senhora enviado por Dr. Eduardo Freitas, pensamos nós, para averiguar os fatos. Eu dei forte abraço em Dedé, que é meu amigo, e fiz o mesmo com os moradores da residência que me receberam muito bem. Tivemos uma conversa longa, harmoniosa e descontraída. Porém, nossa missão era saber se ela confirma a autoria da matéria e sua veracidade. Fato este desmentido categoricamente. Inclusive a família ficou furiosa quando soube que seu nome foi usado indevidamente: "[...] Não dei entrevista a nenhum jornalista nem mandei ninguém fazer a denúncia em meu nome", disse revoltada dona Maria das Graças.
E, realmente, na matéria de hoje José Francisco de Souza Neto acabou admitindo culpa em ter usado o nome dela indevidade ao afirmar que a suposta denuncia teria sido feita por um familiar de dona Maria das Graças. Mas não disse o nome. Em todo caso, ao encerrar este assunto, quero somente dizer (escrever) para José Francisco de Souza Neto que ao contrário dele tenho coragem para olhar olho no olho de quem quer que seja. Jamais iria pressionar alguém para conseguir qualquer depoimento que seja até porque se o fato fosse verídico eu próprio o condenaria. Diante disto, devo entrar também com uma ação judicial para que José Francisco de Souza Neto prove o que diz: que a senhora foi obrigada a dar um depoimento. Disso não abro mão por ser mentira, calúnia e difamação.
Devo resaltar à José Francisco de Souza Neto que uma coisa é ele fazer qualquer matéria contra a entidade: Prefeitura, outra coisa é querer afirmar o que eu não fiz. E digo mais, que em relação à mim ele escolheu o inimigo errado porque a única coisa que eu não tenho é rabo de palha de quaiquer natureza que pensares. Agora, se assim quiser em dez linhas mostro à Paraíba quem é José Francisco de Souza Neto e prometo que o mesmo não vai gostar nem um pouquinho. Eu não tenho culpa do seu fracasso. Não tenho culpa se seu jornal acabou sendo sepultado. Sempre lhe disse que não use da inveja para atacar o próximo ou tentar derrubá-lo. O feitiço sempre acaba virando contra o feiticeiro.

P.M de Itaporanga emite Nota repudiando má fé em matéria sobre transportes de alunos na zona rural

Esta semana a imprensa estadual se baseou numa informação irresponsável de um site local e propagou matéria inverídica de que alunos do município de Itaporanga são transportados em caminhão de lixo. A matéria apresentou a dona de casa Maria das Graças de Sousa como autora da denúncia, no entanto, nesta quarta-feira (23) ela Desmentiu a matéria e disse que não deu entrevista á ninguém nem conhece o "jornalista" que publicou o caso como sendo verdadeiro.
"Não confirmou. Não mandei ninguém fazer essa denúncia em meu nome. Não conheço nem esse jornalista", declarou dona Maria das Graças revoltada com uso indevido do seu nome. Na oportunidade, a diretora da escola, Francivânia, bem como, a professora Josefa Pereira, também Desmentiram a matéria. Diante desses desmentidos, comprovados em áudios, a Prefeitura Municipal de Itaporanga emitiu Nota à Imprensa repudiando a matéria e a maneira como ela foi propagada, inclusive sem a preocupação de se procurar a versão oficial da edilidade. Na nota, a Prefeitura afirma que seu setor jurídico já está tomando as medidas cabíveis para que a justiça puna os (ir)responsáveis pela produção da matéria.
Veja a Nota na íntegra:
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPORANGA
GABINETE DO PREFEITO
Paço Municipal - “Prefeito José Moacir Pinto”
Aos 146 Anos de Emancipação Política

NOTA

Diante do cunho político e irresponsável na produção da matéria – “Itaporanga: alunos estão sendo transportados em caminhão de lixo” – originada no site local: www.folhadovali.com.br, no último domingo (20), versão reproduzida pela imprensa estadual desde segunda-feira (21), a Prefeitura Municipal repudia e rechaça tal inverdade e falácia como fora propagada. Já que a versão de que “alunos estão sendo transportados em caminhão de lixo” foi desmentida categoricamente pela suposta denunciante, inclusive, sob protesto da mesma pelo uso indevido do seu nome, na afirmativa que fora ela que procurou a redação do referido jornal para fazer a denúncia. Desmentido, também, pela diretora e professores da escola localizada no Sítio São João. O que mostra falta de credibilidade e responsabilidade do texto.
Na verdade, com desistência de quem fazia o transporte escolar no itinerário: Sítios Curimatã/Tabuleiro até a escola no Sítio São João, há 25 quilômetros da sede do município, por conta do difícil acesso, fez-se necessário e emergencial a designação de um caminhão lotado na Secretaria de Educação para suprir a vacância durante a semana que deu início às aulas. Isso porque, a Prefeitura está promovendo pregão, para contratação de veículos para as linhas nas comunidades rurais disponibilizadas pela Secretaria, o que só pode ser possível após se chegar ao total de alunos. Esse processo acontece nesta quinta-feira (24). O referido veículo, que não é o que ilustra a matéria, presta serviço de transporte de carteiras, livros, equipamentos, utensílios escolares, etc... E em determinada ocasião do ano de 2010 prestou serviço no recolhimento de Polda de Árvores, o que é muito diferente do que se propagou: lixo. Lembrando que prestou esse serviço em 2010 e não, ao contrário do publicado, estava prestando.
A Prefeitura disponibiliza ao alunado de Itaporanga quatro ônibus para o transporte escolar tendo que complementar a prestação desse serviço com a contratação de veículos de carga para as localidades de difícil acesso, na zona rural. Realidade da maioria dos municípios do País. A Prefeitura, entretanto, reconhece como único erro a não exigência, por parte da Comissão Municipal de Transporte, da adaptação do veiculo supracitado, com coberta e bancos na carroceria, para prestar o serviço. O atual Governo Municipal respeita a liberdade de impressa, mas não aceita o uso da calúnia e da má fé com único propósito de tentar macular a imagem do bom serviço público prestado por esta edilidade. Que, inclusive, não foi procurada para esclarecer a verdade dos fatos.
Portanto, nosso setor jurídico já está tomando as medidas cabíveis para que, ao final, a justiça possa punir os responsáveis por tamanha irresponsabilidade em produzir uma matéria mentirosa, caluniosa e com cunho político, manchando o nome do bravo e respeitado povo itaporanguense perante a imprensa estadual que se embasou na versão errônea passada por profissionais e veículos de comunicação sem credibilidade e em processo de decadência.     
O Governo Municipal acredita e crê que liberdade de imprensa é fundamental na preservação da democracia, mas sem responsabilidade ou usada de má fé é uma arma poderosa que também ameaça os princípios democráticos. O que deve ser repudiado!

Rede Paraíba de Comunicação bota pra arrebentar e completa time de peso para liderança da audiência

Foram anunciados nesta quarta-feira (23) as novas contratações para o novo projeto de rádio da Rede Paraíba de Comunicação. Verônica Guerra, Cacá Barbosa, André Santos e Lidiane Morais vão reforçar a equipe da 101 FM que a partir do dia 15 de março vai se chamar Paraíba FM. “É com prazer que trazemos mais estes quatro ases do rádio paraibano para a nossa equipe”, disse o responsável pela rádio, Gutemberg Cardoso. Ele explicou que os novos contratados vão integrar o jornalismo e também a parte musical da emissora.
Verônica Guerra, que vai assumir a edição do jornalismo, disse que a expectativa é de que a rádio continue a realizar o bom trabalho que já vem sendo feito. “O objetivo é de trabalhar com um jornalismo de qualidade, focado com paixão e qualidade. Vamos melhorar aquilo que já é bom”, completou. O novo responsável pela programação musical da emissora, André Santos, destacou que os novos programas da emissora vão deixar os ouvintes mais felizes. Ele também disse que era “um prazer imenso está entrando no sistema mais consolidado da Paraíba”.
O comando dos novos programas musicais ficarão a cargo de Lidiane e Cacá. Ela vai apresentar pela manhã e ele a partir das 15h. “Teremos muita música, muita alegria e bastante descontração”, disse Cacá.

Os municípios devem enviar até o dia 28 deste mês a prestação de contas do Pnate

Os Municípios têm até segunda-feira (28) para apresentar a documentação referente à aplicação dos recursos do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate) 2010. Os documentos que comprovam as despesas efetuadas devem ser enviados ao Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O Conselho do Fundeb é o responsável por analisar a documentação e emitir parecer conclusivo sobre a prestação de contas do Pnate.
Após a análise, o Conselho deve encaminhar os documentos ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) até o dia 15 de abril. Os Municípios devem estar atentos ao prazo para manter em dia a prestação de contas do Pnate. A prefeitura que não apresentar a prestação de contas no prazo estabelecido corre o risco de perder os repasses do programa. A mesma medida é aplicada para quem não conseguir comprovar que os recursos foram utilizados corretamente.

Ex-deputado federal Rivaldo Medeiros sofre ação de intervenção, movida pelos filhos, vive na pobreza e seus bens são administrados por um curador

Quem conheceu o ex-deputado federal e ex-prefeito de Patos, Rivaldo Medeiros, sentirá dificuldade em acreditar que atualmente ele mal dispõe de dinheiro para fazer a feira. Mas a situação dele é esta desde quando sofreu uma ação de interdição (processo nº 025.2008.000.192-5) e a justiça nomeou um curador para administrar seu dinheiro depositado em contas bancárias e poupança, suas fazendas, seus bois e seus imóveis.
Durante as campanhas eleitorais, na passagem da década de 80 pra 90, Rivaldo Medeiros era apoiado em Itaporanga pelo então prefeito Will Rodrigues (no 1º mandato). Foi através do empenho de Rivaldo que Will conseguiu asfaltar o centro da cidade de Itaporanga, até então uma novidade nas ruas dos municípios do Vale do Piancó.
A ação, de 2008, foi movida pelos filhos do ex-prefeito, quando ele começou a sentir sintomas do mal de alzheimer. Casado há 10 anos em segundas núpcias com Girlane Silva Torres Medeiros, o médico Rivaldo Medeiros foi vítima da ação de interdição porque os filhos achavam que a esposa dele estaria se aproveitando dos seus bens. O juiz concedeu a interdição provisória, nomeou dois curadores, um atrás do outro, e desde então o processo se arrasta na Comarca de Patos, sem uma decisão final.
O blog teve acesso a peças do processo. Numa delas os advogados do ex-prefeito narram que "a primeira curadora provisória nomeada, durante sua administração, mesmo investida nas funções, sem garantia real, nunca prestou contas ao juízo, limitando-se a locupletar-se de todos os rendimentos (salário, pensão, poupança, etc.), até a sua destituição". Mais adiante, está dito que "o novo curador provisório, que encontra-se incorrendo nos mesmos desmandos, sem oferecer garantia real, ainda com retirada mensal de 15% de todos os rendimentos do interditando, não prestando contas, como manda a lei".
Em juizo ficou acertado o pagamento de R$ 1.300,00 para a esposa do ex-deputado. Acontece que o curador decidiu que esses R$ 1.300,00 deverão ser usados nas despesas da casa como um todo. (com TiãoLucena)

Já está nas mãos de assinantes, leitores e anunciantes a edição de hoje da Coluna Correio Vale do Piancó

A edição desta quarta-feira (23) da Coluna Correio Vale do Piancó, publicada todas as quartas no Jornal Correio da Paraíba, encontra-se desde as primieiras horas da manhã em mãos dos assinantes, anunciantes de leitores. Tudo sobre a sociedade regional, novidades da semana... Ou seja, o que é notícia aparace aqui! E você também pode participar desses momentos mostrando à paraíba seu evento, marca, produto, etc, apenas entrando em contato conosco pelo telefone (83) 9993-2237.
Nesta edição, toda beleza da Gata (Musa da Semana) Laiz Claudino, de 15 anos, que cursa o ensino médio.Na parte da sociedade, as personalidades que acontecem e fazem acontecer na socieadade regional. Por essas e muito mais é que a coluna imprime charme, informação de qualidade e credibilidade ao períodico que mais vende em todo o estado. Você anunciante não pode ficar de fora. Ligue agora mesmo! 
A Coluna Correio do Vale do Piancó, sucesso em todo o estado, é de responsabilidade de Gutemberg Cardoso, tendo como redatores Joelma Alves, Kátia Pinheiro e Ricardo Pereira. Compre já o seu exemplar, aprecie e tenha uma ótima leitura. Para ampliar é só clicar em cima da imagem e depois dar outro clique para aumentar ainda mais...

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Vereador Stherlan diz que juventude aguarda ansiosa anúncio das atrações do carnaval em Conceição

O vereador Stherlan Emanuel, do PCdoB de Conceição, disse, em contato com o blog, estar preocupado com a possibilidade de redução do número de turistas durante o período carnavalesco na cidade. Segundo o vereador, a demora em anunciar as bandas deixa tanto os foliões da terra como os visitantes bastante apreensivos, sobre a especulação de não acontecer o evento este ano.
"Não menosprezando nossa cidade vizinha, mas se Ibiara que é menor, com recursos, impostos e repasses menores que nossa cidade já anunciou ótima programação, não existe justificativa para Conceição não fazer o mesmo. Temos que fazer um bom carnaval e ajudar financeiramente os blocos que fazem a cidade ficar mais bonita e animada. Tenho certeza que a prefeita Vani Braga está se mobilizando para isso", afirmou.
O vereador pontuou que "carnaval, são joão e festas tradicionais não é só uma diversão para a população, mas também uma ferramenta econômica, pois atrai turistas que fazem a economia local se movimentar positivamente. Donos de bares, hostéis, barracas de comidas regionais, entre outros, precisam destes eventos", concluiu.

Cássio sai em defesa da manutenção da pensão para Ronaldo Cunha Lima: “Ele está com 74 anos e uma limitação física; o pagamento é o seu sustento”

O ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) comentou durante entrevista ao Programa Conexão Arapuan, o pagamento de pensão para ex-governadores. O assunto é alvo de bastante polêmica e é considerado pela OAB como algo que precisa ser banido da vida pública. Sobre a pensão concedida ao seu pai, o ex-governador Ronaldo Cunha Lima (foto), um dos beneficiados, Cássio defendeu o pagamento ao seu pai.
“Ele está com 74 anos de idade e com uma limitação física, o patrimônio do meu pai é um apartamento em João Pessoa e a casa em Campina Grande. Ele foi governador, senador, prefeito, deputado e tem a pensão como sustento e é fundamental para ele”, desabafou. Cássio foi adiante no seu raciocínio e continuou a defender o seu pai, achando necessária a utilização de critérios no tocante ao pagamento de pensão para ex-governadores.
“Existem casos e casos, graças a Deus tenho dois braços e duas pernas, tenho saúde, capacidade de trabalho, meu pai também tem essa capacidade de trabalho. Porém ele se dedicou a tudo dentro da vida pública e não fez o caminho mais fácil do enriquecimento ilícito”, explicou. O ex-governador também fez questão de salientar que nunca teve uma conta rejeitada ou uma condenação por improbidade. “Graças a Deus temos uma vida honrada”, contou.
Quando questionado sobre do que vivia após a vida pública, Cássio disse que mantém um escritório de advocacia (sociedade) e atividades empresárias. Apesar de ser considerado um dos Estados mais pobres do Brasil, a Paraíba é quarto Estado do país que mais gasta com pensão para ex-governadores, contabilizando anualmente um débito de R$ 3,2 milhão destinado a apenas 15 políticos.
Apesar de a Constituição Federal de 1988 ter eliminado as pensões para ex-presidentes, os benefícios continuam sendo pagos a ex-governadores de ao menos dez Estados (AM, MA, MG, PA, PB, PR, RO, RS, SE e SC). (HenriqueLima)

Prefeitura de JP não quis perder tempo, toma posse e já iniciou destruição da pista do Aeroclube da PB

Pense num prefeito 'arrochado', esse Luciano Agra. Pois a Prefeitura de João Pessoa não quis perder tempo nem saber de conversa. Instantes depois da decisão do juiz João Batista, da 7ª Vara da Fazenda Pública, que concedeu liminar autorizando-a tomar posse da área onde está situado o Aeroclube da Paraíba (lugar para lazer e diversão dos ricos da Paraíba) máquinas já começaram a destruir a pista de pouso e decolagens. Refletores estão sendo instalados dando a entender que os trabalhos continuarão por toda a noite.
Alguns donos de aeronave, e há cerca de 40 delas por lá, estão reclamando que não foram avisados das obras e que não tiveram tempo de retirar seus aviões do local. Outra coisa que está sendo questionada é o fato de que da liminar ainda caber recurso e, ainda assim, a prefeitura já começou a fazer modificações na área. O prefeito Luciano Agra (PSB) comemorou a desapropriação do Aeroclube da Paraíba, no Bessa, área nobre da Capital paraibana. “Agora o Aeroclube é do povo de João Pessoa”, disse, após a determinação judicial que decretou a desapropriação da área. (com Fotos de Walter Paparazzo)
Comentários:
Djacir - contato@megavantagem.com.br disse... Hoje sentí vergonha. Não de ter adotado João Pessoa como minha terra e ama-la como a minha se aqui tivesse nascido. Minha vergonha é de vê-la administrada de forma tão truculenda e arbitrária pelo detentor de um Mandato Tampão, não foi votado por seus méritos e ao herdar o mandato, age como um Nero Incendiário desreipeita os mais básicos fundamentos do Estado Democrático e de Direito. agride os seus cidadãos e o patrimônio privado, causando danos enormes e irreversíveis a cidadãos de bem atropelando a justiça e aproveitando-se de uma liminar para depredar um patrimônio que além de ter sido construido ao longo de muitos anos à custa de muito suor e lágrimas é de grande utilidade e de vital importância não só para os pessoenses como para os paraibanos em geral.
Simplesmente lamentável, deploráves e irracional a atitude do Sr. Prefetio Luciano Agra. Não podemos ficar calados e amordaçados! Vamos cobrar na Justiça a reparação dos danos causados por este ditador tupiniquim; Vamos também fazêlo pagar o preço político de iniciativas irresponsáveis deste porte. E paremos realmente para refletir quais os interesses que relamente estão ocultos por trás de tais medidas. Quem serão os verdadeiros beneficiários dessa pseudo obra de interesse público???
Apenas mais uma ressalva àquels de se dizem intere$$ado$ na $egurança. Foi a cidade (O Bessa) que cresceu em torno do Aeroclube, muitas vezes violando as normas para tais construções em áreas próximas dos Aeródromos, sob a complacência e vista grossa desse mesmo poder público que hoje se arvora em defensor da segurança e do bem estar do povo; Não foi o Aeroclube que invadiu áreas residenciais. Ele já existe ali há mais de 70 anos e se formos corajosos e a nossa justiça realmente justa. ALÍ PERMANECERÁ, seguro e pacífico como tem sido até hoje.
Parabéns ao nosso Judiciário, em especial ao Exmo. Dr. Desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, presidente do nosso Tribunal de Justiça, por ter corrigido esta aberração cassando esta nefasta liminar. INFELIZMENTE OS ABUTRES AGIRAM RÁPIDO!!! (rápido até demais para quem diz estar agindo de boa fé).

Apoio de Braga à RC pode resultar na união dos ex-prefeitos Fábio Arruda e Antônio Henrique visando a retomada do poder em Boa Ventura

Sem dúvidas, o anúncio do apoio do deputado estadual Wilson Braga ao governador Ricardo Coutinho pode encurtar a aproximação, com consequente união política, dos ex-prefeito Fábio Arruda (PMDB) e Antônio Henrique (PSB) visando a retomada do poder municipal em Boa Ventura, desbancando, assim, o candidato a ser apoiado pelo atual prefeito Dudu Pinto (PSDB), já no segundo mandato.
Fábio Arruda é fiel escudeiro do deputado peemedebista e conseguiu, nas eleições de 2010, fazê-lo majoritário em Boa Ventura desbancando o candidato (Monaci Marques) apoiado pelo prefeito. Ou seja, a união deles dois junto ao importante apoio do atual vice-prefeito, Dr. Raminho (PPS), proporcionará forças suficientes para o grupo retornar à Prefeitura local. Fábio, Antônio e Raminho sabem que juntos retomam o poder e o governador dará todo suporte para eleger o seu candidato em 2012, no município.

Deputado Wilson Braga confirma informação do blog e anunciou apoio ao governador Ricardo Coutinho

Como publicamos em primeira mão, no início do mês: Braga diz que seguirá orientação de Ricardo Marcelo e recebe convite do governador para visita ao Palácio, o deputado estadual Wilson Braga (PMDB) confirmou nesta terça-feira (22) o apoio a administração do governador Ricardo Coutinho (PSB) durante encontro mantido com o socialista na sede da Cinep. Ex-governador do Estado, Wilson disse que tem compromissos com a sociedade paraibana e jamais poderia ficar contra uma administração que está se instalando e que demonstra os melhores propósitos com a sociedade.
“Ricardo já demonstrou que sabe administrar quando passou pela Prefeitura de João Pessoa. Eu sei o que é isso, pois também fui prefeito da Capital e governador. Todo início de governo é difícil, mas o administrador tem que ter consciência que está fazendo o melhor para o povo, independente de brigas políticas e partidárias”, ponderou Braga.
Ele disse que seu apoio na Assembléia Legislativa é um compromisso assumido em prol da Paraíba e que vai levar todas as reivindicações dos municípios onde foi votado. “O importante é a gente construir. O Brasil passa por um momento difícil, de corte de verbas federais, e é preciso estarmos unidos para que a Paraíba saia dessa situação e acompanhe o desenvolvimento dos demais estados nordestinos”, acrescentou.
O governador Ricardo Coutinho agradeceu o apoio do deputado, ressaltando que Wilson é um homem que conhece muito bem a política paraibana e que sua experiência como ex-governador e ex-prefeito “será muito importante para aconselhar os mais jovens na Assembléia a compreender esse momento e ajudar ao Governo e à sociedade a construir um novo momento para nosso Estado”.

TRF da 5ª Região desautoriza Lotep a explorar novos jogos na Paraíba

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região, com sede em Recife (PE), concedeu liminar em agravo de instrumento, determinando que a Loteria do Estado da Paraíba (LOTEP) não mais expeça novos atos de autorização para a exploração de quaisquer modalidades de jogos lotéricos no Estado da Paraíba, independente da denominação. No despacho do desembargador federal convocado Leonardo Resende Martins, entre as modalidades desautorizadas estão as loterias de números, loterias instantâneas, "videoloteria", sistema lotérico em linha e tempo real, loteria especial permanente ou jogo do bicho.
Ele também determinou que o Estado da Paraíba e a LOTEP suspendam todos os anúncios publicitários e a divulgação dos jogos e loterias nos meios de comunicação, a exemplo de rádio, televisão, jornal, revista e internet. O despacho determina ainda que sejam inseridas nas respectivas páginas eletrônicas do Governo do Estado e da LOTEP a informação de que todas as autorizações concedidas são ineficazes, em face da declaração de inconstitucionalidade da Lei Estadual 7.416/2003-PB.

TJ garante incorporação de gratificação em salário de servidora na Prefeitura de Patos

A Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba manteve a sentença do Juízo da 4ª Vara da comarca de Patos, determinando que a Prefeitura Municipal faça a incorporação, de imediato, da gratificação de “função”, em seu valor integral, à remuneração de servidora daquele município. O julgamento ocorreu na manhã desta terça-feira (22), por unanimidade, nos termos do voto do relator vinculado, juiz-convocado Eduardo José de Carvalho Soares.
De acordo com o voto, a impetrante juntou documentos comprovando ter exercido função gratificada na Prefeitura de Patos desde de março de 1997, apenas como comissionada. Um ano depois, passou a ser servidora efetiva, após aprovação em concurso, mas continuou exercendo a função de chefia. Ela juntou, inclusive, um parecer do advogado do próprio Município, que opinou pelo deferimento da incorporação de 75%, correspondente à função gratificada de Supervisora de Área.
Leia matéria completa no: Portal RPSCOM

Primeira-Dama da PB, Pamela Bório, divulga fotos vestida de noiva; Cerimônia aconteceu no domingo

A Primeira Dama do Estado, jornalista Pamêla Bório, divulgou hoje , através do twitter, fotos suas vestida de noiva, momentos antes da cerimônia do seu casamento com o governador Ricardo Coutinho, realizada no último domingo (20) na Capela da Granja Santana, Residência Oficial do Chefe do Executivo, com a presença de pouquissímos convidados. Até então, nenhuma imagem relacionada ao evento havia sido divulgada, a pedido do próprio governador, que determinou que a Secom não divulgasse dados, nem  fotos da cerimônia por se tratar de ato particular.
Os próprios convidados foram orientados a não divulgarem imagens do evento. Em uma das fotos a primeira dama aparece vestida com o vestido que utilizou no casamento e com o filho do casal, Henry no colo, que foi batizado na ocasião.

Após fracasso no comando do PTB Armando Abílio deve oficializar saída do partido que será gerido por um ano por uma comissão provisória

Ex-governador José Maranhão e o ex-deputado Armando Abílio
O ex-deputado federal Armando Abílio deve deixar a Presidência do PTB na Paraíba, que sob seu comando teve o pior desempenho em toda sua história chegando hoje sem nenhum deputado estadual nem federal. Abílio vai ter uma audiência em Brasília com o vice-presidente da República, Michel Temer, e com o presidente nacional do PTB, Roberto Jeferson, com os quais deve formalizar sua saída do partido.
Há quem diga que a troca de comando no PTB foi articulada pelo governador Ricardo Coutinho (PSB). O diretório estadual do PTB deve ser gerido, agora, por uma comissão provisória pelo período de um ano e isso deve facilitar o apoio da legenda ao governador Ricardo Coutinho. O desastre do PTB na Paraíba começou quando Armando Abílio, nas eleições de 2008, quis impor comandos municipais sem apoio dos petebistas resultando na perca de muito terreno político no interior.
O desfecho final se materizalizou na pré-temporada das eleições passadas quando Armando Abílio levava pelos municípios do interior o ex-prefeito Ricardo Coutinho, então pré-candidato ao Governo do Estado, e chegado o momento das eleições pulou de mala e cuia para o lado do então governador candidato à reeleição José Maranhão (PMDB). Perdeu feio! 

Justiça concede liminar e Prefeitura de João Pessoa deve tomar posse esta semana do Aeroclube da PB

O juiz João Batista, da 7ª Vara da Fazenda Pública, concedeu na tarde desta terça-feira (22) uma liminar autorizando a Prefeitura de João Pessoa a tomar posse da área onde hoje está situado o Aeroclube da Paraíba. A Prefeitura já confirmou que tomará posse do local ainda nesta semana. No entanto, ainda cabe recurso da decisão. A informação foi confirmada pelo procurador-geral do município, Geilson Salomão.
Mesmo com a argumentação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) de que o decreto de desapropriação era inconstitucional, a Justiça deu o seu parecer em relação à ação que foi ajuizada pela Prefeitura em dezembro do ano passado. A área deve ser destinada à construção de um parque e de habitações populares. Segundo a Prefeitura, o espaço impossibilita o crescimento do bairro do Bessa, atrapalha o trânsito no local e ainda compromete a seguraça dos moradores.
Os defensores da não-desapropriação, por sua vez, argumentavam que o município não poderia ter declarado utilidade pública a um bem equiparado a bem público federal. Por isto, segundo a Anac, o Aeroclube só poderia ser desativado ou desapropriado mediante autorização prévia da União. Do outro lado, Rômulo Carvalho, presidente do Aeroclube, informou que estava em Brasília e não tinha conhecimento desta decisão. Segundo ele, logo que for intimado entrará com um recurso contra a liminar.

Tião Gomes diz que deputados da oposição recebiam R$ 300 mil mensal durante governo Maranhão III

O deputado estadual Tião Gomes (PSL) denunciou ontem (21) que parlamentares da oposição teriam recebido recursos públicos para manter "apadrinhados" durante o governo de José Maranhão (PMDB). Segundo ele, os deputados receberiam mensalmente R$ 300 mil em gratificações para distribuir com parentes e amigos inseridos na folha de pagamento da administração estadual. "Sabemos que uma única pessoa recebia até R$ 13 mil em gratificações dadas por deputados com dinheiro do governo", apontou o parlamentar, que era aliado do ex-go-vernador até o primeiro turno das eleições, em 2010.
A acusação feita por Tião Gomes causou revolta dentro do PMDB. Para o presidente estadual da legenda, Antônio Souza, as denúncias têm o intuito de desviar o foco da gestão de Ricardo Coutinho que, segundo ele, estaria sendo desastrosa. Souza informou que desde a sessão especial na AL, quando surgiram as primeiras acusações nesse sentido, os deputados da legenda solicitaram que fosse enviada uma relação com os nomes dos supostos parlamentares que receberiam verba estadual para manter "apadrinhados" no governo. "Estamos aguardando o envio desta lista desde a semana passada", garantiu Souza.
Leia matéria completa no: Portal RPSCOM

PRF descobre menores em Motel na cidade Patos

Uma operação policial prendeu domingo (20) em um motel da cidade de Patos seis adolescentes, com idade entre 14 e 16 anos. Segundo o inspetor da PRF (Polícia Rodoviária Federal), Eraldo Maciel já existia investigação acerca da presença de menores, que possivelmente estavam sendo exploradas sexualmente.
Eraldo afirmou que a partir de então, montou-se uma operação juntamente com a Polícia Federal, Polícia Militar e a delegacia da mulher, para fazer uma abordagem no local. A PM, após realizar uma busca no bar e no motel apreendeu também, uma espingarda calibre 12 e encaminhou o recepcionista do estabelecimento à polícia civil de Patos, para prestar esclarecimentos sobre o caso. (PortalPatos)

JN no Ar vem à Paraíba investigar explosões de caixas eletrônicos

A equipe do Jornal Nacional vem à Paraíba para mostrar a série de roubos a bancos e caixas eletrônicos que atinge as pequenas cidades da região Nordeste. O JN no Ar vai investigar como atuam as quadrilhas na cidade de Campina Grande, no interior da Paraíba. Clique e veja vídeo do JN no AR
Somente este ano, a Polícia registrou 13 assaltos deste tipo na Paraíba. O último, na semana passada, aconteceu no município de Cabaceiras, no Cariri paraibano, de madrugada, quando uma agência bancária foi explodida. A maneira de agir dos criminosos foi semelhante aos outros 12 casos.
Os bandidos usam dinamite para estourar os caixas eletrônicos que, nas pequenas cidades, ficam em pequenos comércios ou em prédios públicos, pois não há, sequer, agências bancárias. Por conta disso, se torna mais fácil o acesso dos ladrões.
Por vezes, o primeiro lugar a ser “visitado” pela quadrilha, ou quadrilhas, é delegacia ou posto policial, onde os agentes ou policiais de plantão são rendidos para que não atrapalhem a ação no caixa eletrônico. Após a explosão, os bandidos fogem da cidade deixando para trás carros roubados usados nas fugas. (Paraíba1)

Sai nomeação para escolas nos município de Aguiar, Conceição e Santana de Mangueira

A edição de domingo (20) do Diário Oficial trouxe publicada várias nomeações para escolas no Vale do Piancó. Confira:
* Município de Aguiar: [AG nº 1.453] EEEFM Bernardino Bento (Francisca Viana Alves - Diretora / Maria Barboza Leite Silva - Vice-Diretora); enquanto, o [AG nº 1.455] torna sem efeito a nomeação de Maria de Louredes Sousa para o cargo de diretora na EEEFM Bernardino Bento;

* Município de Conceição: [AG 1.279] EEEF José Leite (Maria da Neves Palito Fernandes - Diretora / Maria Cledinalda Soares - Vice-Diretora / Thatyana Maria Leite Diniz - Secretária);

* Município de Santana de Mangueira: [1.331] EEEF Presidente Kennedy (Ana Lopes Lima Mangueira - Diretora / Marcelo Pereira Lima - Vice-Diretor).

D.O de domingo publica relação de novos Chefes de Cartórios e Comissários da 6ª DRPC/Itaporanga

A edição do último domingo (20) do Diário Oficial publicou relação dos novos Chefes de Cartórios da 6ª Delegacia Regional de Polícia Civil, com sede em Itaporanga. São eles: Damião Alsiklébio da Silva, Fabiano de Moura Ribeiro, Lindemberg Rodrigues Inácio, Francisco silva Rorigues e José Júnior da Silva. Também foram publicados Relação de Comissários de Polícia Civil para serem distribuídos nos municípios do Vale do Piancó. São eles: Carlos Augusto Lopes, Antônio Irapuan Ramalho, José Maclaiano Batista da Silva, Lisite André Severo Lins, Manoel Rufino de Sousa, Cícero Jacinto da Silva, Carlos Antônio Cardeal Almeida, Francisco Alves Bento, Fracimá Nunes Feitosa, Jorge Leonardo de Oliveira, Severino Lopes Sobrinho e Sinfronilson Sabino de Araújo.