sábado, 17 de dezembro de 2022

Após diplomados pela Justiça Eleitoral, Waguinho Brasilino e Tia Cotil empossados novos vereadores em Piancó

Após serem diplomados, nesta sexta-feira (16), pelo Juiz Pedro Davi, da 32ª Zona Eleitoral da Comarca de Piancó, a Câmara Municipal de Piancó empossou, também ontem, os vereadores Wagner (Waguinho) Ricardo Leite Brasilino (Progressistas) e Maria de Fátima (Cotil) Militão (Cidadania), enquanto, o vereador Geraldo Ferreira de Souza assume em definitivo. Os suplentes agora são: Antônio Azevedo Xavier (Cidadania) e José Airton dos Santos (Progressos). 

Resultado da recontagem de votos das eleições de 2020, em Piancó, feita pela 32ª ZE após cassação, no último dia 07 do corrente mês, pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) de toda chapa proporcional do antigo DEM (atual União Brasil), por fraude à cota de gênero, que tiveram os votos considerados nulos. Perderam os mandatos os vereadores Cícero de Zé Rico e Priscila de Zomin.
A posse dos titulares aconteceu, logo em seguida à diplomação, em Sessão realizada na sede da Câmara Municipal de Piancó, sob a presidência do vereador Wallace Militão, e secretariado pelos vereadores Ney Barbosa Cabral e Genival Júnior. A Sessão de posse contou com a presença de várias autoridades, ex e atuais vereadores, secretários municipal, familiares dos empossados, populares e a imprensa local. (com Antônio Cabral)

sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Prefeito Nabor e equipe do Governo do Estado fazem visita técnica a local onde será construído o Hospital de Trauma do Sertão, na cidade de Patos.

O prefeito de Patos, Nabor Wanderley (REP), o secretário executivo de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, a superintendente da Suplan, Simone Guimarães, e o empresário Luiz Guedes, acompanhados de técnicos do Governo da Paraíba, realizaram nesta quinta-feira (15), uma visita técnica ao local onde será construído o Hospital de Traumatologia do Sertão.

O terreno foi cedido pela Prefeitura de Patos, e fica localizado nas margens da BR 230, no lado Leste da cidade. Nabor Wanderley ressalta que a construção do Hospital de Traumatologia do Sertão é mais um sonho do povo sertanejo que vai ser realizado, graças ao empenho do governador João Azevedo.

O secretário Jhony Bezerra detalhou que o hospital contará com mais de 200 leitos que vão trazer total independência para o interior do estado, no que se refere aos procedimentos como neurocirurgia, cirurgia ortopédica, cirurgia geral, vascular, urologia, dentre outros. Também será construída uma unidade para queimados.

Jhony Bezerra também adiantou que o Hospital do Bem, que funciona no Complexo Hospitalar Regional de Patos, vai passar por grande reforma e receberá um acelerador linear, para que se transforme numa unidade de oncologia com atendimento de complexidade.

A construção do Hospital de Traumatologia do Sertão faz parte do processo de regionalização da assistência em saúde no Sertão do Estado, implantado pelo Governo da Paraíba.

Atendendo decisão do STF, Câmara aprova em dois turnos PEC que viabiliza pagamento do Piso da Enfermagem

A Câmara dos Deputados aprovou, em dois turnos, nesta quinta-feira (15) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que direciona recursos do superávit financeiro de fundos públicos e do Fundo Social para financiar o piso salarial nacional da enfermagem no setor público, nas entidades filantrópicas e de prestadores de serviços com mínimo de atendimento de 60% de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

No total, no primeiro turno, foram 423 votos a favor e 13 contra a aprovação da PEC. A votação foi iniciada às 17h05 desta quinta-feira. No segundo turno, foram 413 a favor e 13 contra. Da Paraíba, apenas Edna Henrique (PSDB) não participou da sessão, enquanto, os demais 11 deputados votaram à favor. O deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS), aliado de primeira hora do presidente Bolsonaro, foi o único a discursar contra a PEC. 

A PEC 390/14, cujo primeiro signatário é o deputado André Figueiredo (PDT-CE), será enviada ao Senado na forma do substitutivo da comissão especial, de autoria da relatora, deputada Alice Portugal (PCdoB-BA). O texto incorpora a maior parte da PEC 27/22, cujo primeiro signatário é o deputado Mauro Benevides Filho (PDT-CE). 

Essa é a terceira proposição aprovada sobre o piso salarial da enfermagem. A Lei 14.434/22 estabeleceu piso salarial de R$ 4.750 para os enfermeiros, 70% desse valor para os técnicos de enfermagem e 50% para os auxiliares de enfermagem e parteiras. A relatora da PEC 390/14, deputada Alice Portugal, assegurou que a proposta apresenta fontes seguras e certas de financiamento para o piso salarial. 

Ela afirmou que há acordo para que a proposta seja votada com celeridade pelo Senado. Com a promulgação, o STF não terá mais motivos para manter a suspensão do piso salarial. “Esse resultado de trabalho do Poder Legislativo será encaminhado ao Supremo Tribunal Federal para que a liminar seja dissipada e a lei possa vigorar”, declarou.

O piso da enfermagem, já aprovado pelo Congresso Nacional, está suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O argumento do ministro Roberto Barroso, autor da decisão, foi que a criação do piso sem uma fonte de recursos garantida levaria a demissões no setor e colocaria em risco a prestação de serviços de saúde. A decisão atendeu pedido da Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde).

quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Os ‘imexíveis’ do Governo João Azevêdo...

À princípio era tida como certa para primeira quinzena de dezembro anúncio da reforma administrativa visando Governo João II. Secretário Nonato Bandeira (Comunicação) sugeriu aos titulares de cargos do 1º e 2º escalões que colocassem suas pastas à disposição (no fim de novembro) deixando o governador à vontade para montar a equipe pro segundo mandato. 

A coisa ficou por isso mesmo e João decidiu jogar a definição para janeiro sobre a cara da sua equipe para segunda gestão à frente do Estado. Agora, a ideia é que haja uma renúncia coletiva da equipe no dia 31 de dezembro. Necessário já que a nova configuração política, resultante do processo eleitoral, leva o governador a fazer várias mudanças para poder acomodar alguns aliados. 

No entanto, alguns nomes da atual equipe são certos na nova, nas atuais funções ou em outras missões, por serem da confiança do governador. Nomes como Ronaldo Guerra (chefe de gabinete), Nonato Bandeira (Comunicação), Fábio Andrade (Procurador), Deusdete Queiroga (Infraestrutura), Gilmar Martins (Planejamento), Marialvo Laureano (Fazenda) e Tibério Limeira (Desenvolvimento Humano).

Os demais dependerão da avaliação do próprio João, como também, das indicações políticas de partidos e grupos aliados. A estrutura administrativa do Governo da Paraíba dispõe de 25 secretarias, 33 secretarias executivas e 43 órgãos da administração indireta.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Novo líder do Republicanos na Câmara, Hugo Motta fecha com chave de ouro ano em que se tornou uma potência política na PB e mira agora o Senado em 2026

Consolidado como um dos 'cabeças' do Congresso Nacional, com apenas 33 anos, indo para o terceiro mandato consecutivo de Deputado Federal (o mais votado esse ano na Paraíba, com 158.171 votos), Hugo Motta foi aclamado (fotos abaixo) ontem (13) para liderar o Republicanos (bancada de 41 deputados) na Câmara dos Deputados, a partir de 2023. 

Hugo fecha 2022 com chave de ouro ao se firmar como uma das grandes liderança na Paraíba. Transformou o Republicanos, mediano até então, na maior potência eleitoral do Estado com eleição das maiores bancadas na Câmara Federal (três deputados federais) e na Assembleia Legislativa (oito deputados estaduais).

Esse poderio o coloca como um dos principais nomes a ter protagonismo em 2026 quando já mira vaga ao Senado Federal, mais provável, ou até mesmo o Governo do Estado. Para chegar lá lidera nova empreitada do partido na eleição dos dois biênios na Presidência da ALPB, com Branco Mendes (2023/2024) e Adriano Galdino (2025/2026). 

Objetivo: fazer frente ao também poderoso grupo do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (Progressista) que elegeu dois deputados federais (ele próprio reeleito), quatro deputados estaduais, o vice-governador Lucas Ribeiro (sobrinho de Aguinaldo) e, ainda, tem a senadora Daniella Ribeiro (mãe de Lucas). Em João Azevêdo saindo para o Senado, em 2026, Lucas assume e Aguinaldo disputará o Governo.

É este o cenário que leva o Republicanos a brigar pelo comando da ALPB nos próximos quatros anos. Hugo Motta sabe que a disputa por uma vaga no Senado (Serão duas e João é mais forte pra abocanhar a primeira) ou até mesmo o Governo (contra Aguinaldo) fica mais viável comandando o Poder Legislativo (principalmente o financeiro/cargos). Vale destacar que a eleição este ano de Efraim Filho como senador se deve ao apoio de Hugo e do Republicanos.

Hugo vem de uma família com longa tradição na política. O avô, Nabor Wanderley, e o pai, Nabor Wanderley Filho (atual prefeito reeleito, três mandatos de deputado e outros três de prefeito), foram prefeitos de Patos; a avó, Francisca Motta, foi prefeita de Patos (duas vezes) e se elegeu este ano Deputada Estadual (o quinto mandato no currículo), retornando à ALPB.

Mostrando enorme maturidade e sabedoria ao gerir expectativas e ambições de nomes já consagrados da política paraibana, alguns com praticamente dobro da sua idade, Hugo Motta expõe personagem gigante em ascensão. Caso raro de político começou a carreira já como deputado federal consolidando primeiramente o nome em Brasília para depois fazer o mesmo e com êxito aqui na Paraíba.

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

José Silvino, um dos grandes baluartes da Paraíba, recebe merecida homenagem do Sistema Confea/Crea pelos relevantes serviços prestados ao país; conheça um pouco de sua magnífica trajetória de vida...

Em Sessão Especial da Assembleia Legislativa, ontem (12), presença de colegas, familiares, amigos, deputado, o Sistema Confea/Crea/Mútua (Conselho Federal de Engenharia) fez justa e merecida homenagem a um dos grandes profissionais do setor e homens públicos que Itaporanga e a Paraíba exportaram para Brasil/mundo: Doutor José Silvino Sobrinho (86 anos). Engenheiro civil, ele recebeu a Medalha do Mérito pelos relevantes serviços prestados à Nação. A sessão foi presidida pelo deputado Raniery Paulino; sendo a honraria entregue pelas mãos do Presidente Federal do CONFEA, Joel Krüger; do Presidente do CREA-PB, Hugo Paiva; e da Coordenadora Nacional de Ética do CONFEA, Carmem Eleonora.

Motivo de orgulho para os itaporanguense pela trajetória de vida desse filho ilustre, querido por todos. José Silvino é um dos grandes baluartes da 'Rainha do Vale', da qual foi seu 23º Prefeito (Gestão 1993 a 1996), abnegado incentivador que jamais mediu esforço para progresso de sua terra. Formado pela Escola Politécnica da Paraíba (atual UFPB), em 1962, fez mestrado na PUC/RJ e pós-graduação em construção de estrada na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e doutorado em planejamento de sistema na Universidade de Kyoto, no Japão.  

Iniciou a vida profissional como engenheiro do DER-PB, em 1963, mesmo ano que passou a servir ao DNOCS. A partir de então foi professor titular do Campus II da UEPB, diretor da Escola Politécnica da UFPB e diretor do Campus II da UEPB. Foi secretário municipal de Obras e Planejamento de Campina Grande  (Gestão Enivaldo Ribeiro, de 1977 a 1983), secretário de Estado do Planejamento, Transporte e Obras, e, ainda, de Recursos Hídricos da Paraíba. 

Um fato interessante na trajetória de José Silvino foi imprimir em Campina Grande uma visão futurista na estrutura logística da cidade como conhecemos hoje (já se vão 40 anos). Era um dos "cabeças" da equipe técnica da então gestão municipal vinda da universidade. Antes disso, Silvino foi alcançado lá em Kyoto, no Japão, pelos generais para servir ao seu país. 

Na década de 1970, os generais (Governo Militar) resolveram buscar nas nossas Universidades Públicas, seus melhores e mais talentosos alunos, e por mérito, convidaram-nos para ocupar todos os cargos do governo. Um processo exitoso, que fez o Brasil elevar seu PIB em até 15% em um ano, perdurou por doze anos, encerrando no final do mandato do presidente general Ernesto Geisel.

Um gênio de Campina Grande: Linaldo Cavalcanti de Albuquerque, diretor Escola Politénica, transformando-a na FURNE, modelo para o Nordeste, ideia chegou ao Palácio do Planalto. Imediatamente o convidaram para assumir a Reitoria da UFPB. Seu Chefe de Gabinete era o ex-governador Tarcísio Buriti. Um ano depois, foi "catapultado" para ocupar o ambicioso Departamento de Assuntos Acadêmicos (no MEC), disputado à tapas pelos meios acadêmicos do eixo Rio/São Paulo.

Linaldo convenceu o presidente Médici a descumprir o acordo firmado entre Brasil/EUA, denominado MEC/USAID (1968) que extinguia e proibia a Universidade Pública e Gratuita. Ele fez um belo projeto contando com a colaboração da maioria de seus amigos da Paraíba: Luís Almeida, Atila Almeida, José Silvino, Edvaldo do Ó, Stenio e seu filho Marcelo Figueiredo, Lopes de Andrade... A ideia, aprovada por Médici com brigas colossais nos quartéis, ao invés de privatizar as Universidades seria feito a "Expansão Universitária": uma Universidade Pública em cada Estado. Criou o intercâmbio (hoje fracassado Ciências Sem Fronteiras) e foi escolhido para tarefa de criar o CNPQ (governo Geisel). E o itaporanguense José Silvino ali no meio como um dos "cabeças" nessa expansão das universidades. Isso é magnífico. 

Foi por sugestão de José Silvino que o então prefeito Enivaldo Ribeiro criou, fim da década de 1970, a URBEMA (Empresa Municipal de Urbanização da Borborema), ainda ativa. Sabem a importância e razões da existência desta autarquia municipal campinense? Simplesmente a ideia foi criar uma "Usina" de projetos para consolidar a Região Metropolitana da Rainha da Borborema. Visão futurista.

Tinha autonomia tanto para projetar obras, como executa-las ou terceiriza-las. A necessidade se impôs, após as conquistas (hoje bilionárias) dos projetos CURA I,II e III. A cidade não tinha empreiteiras para realizar um gigantesco volume de obras. A URBEMA, poderia participar da execução. Por outro lado,  seria extensão de apoio a CONDECA (Companhia Pró-Desenvolvimento Campina Grande). 

Qual o resultado? Campina Grande hoje (40 anos depois) é uma das raras cidades do país, que não tem déficit habitacional, mesmo se aproximando de meio milhão de habitantes. Para sua dimensão, pode e deve exibir com vaidade, seu sofisticado sistema de “mobilidade urbana”, que permite o cidadão de onde esteja - bairros norte/sul/leste/oeste - chegar ao centro ou outro destino qualquer, sem engarrafamentos, no tempo mínimo de 15 minutos. Modelo extraordinário que teve origem no Plano Diretor concebido por José Silvino e o arquiteto pernambucano Renato Azevedo, gestão Enivaldo Ribeiro. 

A CONDECA era presidida por Marcos Ribeiro (primo de Enivaldo), cedido pela Telpa, escola do competente engenheiro Alemão Jost Van Damme…Nos primeiros seis meses de governo todas as rotas de transportes Coletivos da cidade estavam sendo asfaltadas. Uma surpresa inacreditável para população, que só via asfalto na Praça da Bandeira. O “gargalo” da antiga “Volta de Zé Leal” – entrada de Campina Grande por Bodocongó – tinha sido extinto. A Av. Floriano Peixoto, estava atravessando o Açude Novo, cortando a Rua da Independência e rumando em busca do hoje Hospital de Traumas. Foi projetada por Renato e Silvino para ser a maior Avenida da Paraíba.

Graças a Rento e Silvino, a CONDECA, trouxe à Campina Grande Robert McNamara, ex-secretário de Defesa dos presidentes americanos Kennedy e Lyndon Johnson, então presidente do BIRD, para doar U$ 22 milhões de dólares. Investimento destinado a financiamento de projetos arquitetônicos e de infraestrutura da Rainha da Borborema. Destaque: estes recursos só poderiam ser aplicados em Capitais. Todas concorreram. Recebia quem apresentasse o melhor projeto. Campina só entrou, por conta da CONDECA, que era uma empresa voltada para captar recursos com vistas a projetos de infraestrutura para se fortalecer como cidade polo regional. Foi a vencedora.

Depois, José Silvino foi para o Governo da Paraíba, chegando à Secretário de Estado, realizou várias obras estruturantes: construção de estradas, expansão de compus universitário, etc... tendo como marca o Projeto Canaã - construção de 96 barragens - que ainda hoje salva os paraibanos da seca. Foi responsável pela expansão do Aeroporto Castro Pinto, em João Pessoa, a construção do terminal rodoviário de João Pessoa, planejou e implantou o terminal rodoviário de Campina Grande.

Depois, foi um dos grandes prefeitos de Itaporanga até os dias atuais festejado pela população, em especial a mais carente, por quem tanto trabalhou. Tem currículo invejável com um grande legado de construções e realizações, privilégio para poucos. Filho ilustre da 'Rainha do Vale', é um dos grandes homens públicos da Paraíba.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Piancó não aceita perda territoriais (Censo 2022) e vai à guerra pra resgatar áreas: "Quem não sabe das coisas, não sabe onde o galo tá cantando", frisa Flávia Galdino.

Se tem um povo que sabe brigar por seus valores, cultura e terra, é o piancoense. Atualmente com pouco mais de 16 mil/hab., são 274 anos (completados mês passado) de história com muitas guerras/batalhas travadas.  De imenso território, Piancó é um dos municípios mais antigos da Paraíba. 

E uma nova batalha está em plena ebulição. É que uma lei estadual aprovada em 28 de dezembro de 2018 (no apagar daquele ano) resultou na mudança de algumas áreas territoriais de municípios paraibanos. Piancó acabou perdendo (pela segunda vez) áreas extensas para municípios de Coremas e Igaracy (vigência 01/07/2021), a exemplo da comunidade rural do Jenipapeiro, causando revolta nos moradores da comunidade rurais, assim como, na gestão municipal.

Como os piancoenses não aceitariam a situação iniciava a partir dali mais uma batalha. Comunidades rurais, associações urbanas e o Executivo Municipal  foram travando estágios. Nesta segunda (12), a Câmara Municipal realizou Audiência Pública para debater essa perda territorial com o Censo Demográfico 2022 do IBGE (Portaria nº PR-73, de 21/02/2022). 

Presentes todos vereadores, o presidente Antônio Wallace Pereira Militão, a ex-prefeita Flávia Galdino, secretariado municipal -  capitaneado pelo competente Antônio Leite, população em geral...Foi articulada uma comissão que virá à João Pessoa para reunião com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adriano Galdino, bem como, com o diretor-presidente da EMPAER (que cuida do assunto), Nivaldo Magalhães, com objetivo de corrigir esse cenário e resgatar essas áreas. 

Dentre as muitas falas na audiência pública vale destacar a garra/firmeza da ex-prefeita Flávia Galdino ao travar uma guerra. Ela lembrou que essa luta teve início já a algum tempo quando fez reuniões com o próprio IBGE e a população. "Vamos até a EMPAER, em seguida, na Assembleia. O prefeito tá muito antenado, comprometido. E quem não sabe das coisas, não sabe onde o galo tá cantando", grifou para dirimir qualquer opinião em contrário. 

Só pra se ter uma ideia, Piancó tem 579 km². Área territorial maior que a de João Pessoa (211 km²).  "De acordo com a lei em vigor (2018) o tamanho que Coremas come de Piancó, é o de Igaracy, imenso. Pra um prefeito atender uma extensão territorial tão grande é preciso ter sangue nos olhos. Pois quando falamos de zona rural, temos que ir buscar um aluno lá na divisa, onde estiver. Onde estiver, o Samu tem de dar socorro com estrada do jeito que for...", comenta.

Flávia completa dizendo que para uma "discrepância" dessa entre área urbana e rural é preciso ter um conselho rural muito bom, com parceiros que queiram ajudar o homem do campo, um censo de justiça. "Esse momento é muito importante. A gente não pode perder, pois quem perde é o povo. Essas comunidades não querem deixar Piancó. E eu não sou nada, não tenho broche de deputada, nem mandato. Sou só a filha de Piancó que ama essa terra. A causa é ganha e vamos vencer mais essa", finalizou. 

Abaixo, você confere a íntegra da Audiência Pública realizada na Câmara Municipal de Piancó. Com fotos de Damião Farias:

 


Piancoenses celebram o aniversário da primeira-dama Mariana Cabral Galdino

Com muita alegria os piancoenses celebram hoje (12) aniversário da primeira-dama do município, Mariana Cabral Galdino (foto), desejando-lhe especiais presentes, como: Felicidade - ao máximo; Serenidade - em cada amanhecer; Boas lembranças - de tudo vivido; Um bonito hoje - com muito por agradecer; Com o Caminho que a guie até um grandioso futuro; E Sonhos se convertendo em realidade. 

Celebração que deixa orgulhosos prefeito Daniel Galdino e o pequeno Lucas, respectivamente, esposo e filho, que a veem acolhida de maneira especial pelo povo de Piancó. Demonstrando bastante cuidado e zelo com a população, à frente de ações sociais, a jovem campinense estudante de medicina tem seu estilo simples, mas com ternura e elegância, reconhecido e aplaudido por todos. 

Tem estado lado a lado do marido pensando e construindo, neste governo Daniel II, um futuro mais promissor para Piancó. Enfim, para familiares, amigos e toda equipe de trabalho na gestão, mais do que homenagear Mariana Galdino este momento serve de celebração para renovar os laços de amizade, consideração e carinho que vão além da questão política e do laboro diário. 

É assim que Piancó festeja Mariana Galdino com desejo de renovada felicidade, com muitos anos de vida, abençoados e felizes, e que estes dias futuros sejam todos de saúde, harmonia, paz e desejos realizados.