sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Escola de Piancó alcança destaque nacional no ensino de qualidade e alunos ficam entre os melhores do Brasil

O Educandário Américo Mesquita da cidade de Piancó, conveniada ao Sistema Expoente foi submetido a uma avaliação da qualidade do ensino em nível nacional.  Cerca de 30 mil alunos de diversas escolas foram avaliados em todo o Brasil. Escolas de várias cidades participaram das avaliações, entre elas, São Paulo, Rio de Janeiro, Maceió, Recife, Curitiba, Campina Grande, Piancó, Itaporanga.
Escola de Piancó alcança destaque nacional no ensino de qualidade e alunos ficam entre os melhores do Brasil 
Pelo Educandário Américo Mesquita estudantes do 8º e 9º ano fizeram as provas. Os alunos do 8º ano: Kaio Conceição ficou em 5º lugar na PB e 66º posição no Brasil. Miriã Kuringa obteve a 9ª colocação na PB e 134º lugar em nível nacional, Mayne Souza conquistou a 16ª colocação na PB e 184º em nível nacional, Alex Farias Leite também se destacou.
As estudantes do 9º ano: Hedycarla Joyce Alves obteve o 5º lugar na PB e 168º no Brasil, Mariana Graco Lopes Remígio conquistou a 7ª colocação na Paraíba e ficou em 183º colocação no Brasil e  Laura Laryssa  ganhou o 15º lugar no estado e a 246ª colocação nacional.
A diretora da escola Maria de Lourdes Mesquita, vibrou com os resultados. Ela informou que a meta da escola é continuar priorizando o ensino de qualidade e lembrou que em 2016, o local oferecerá o ensino médio.
 
Diante da conquista o Educandário Américo Mesquita emitiu a seguinte nota:
“Queremos externar nossos agradecimentos a nossa equipe de professores Fernando Mesquita, Diego Mesquita, Ednalva Mesquita, Karoline Cartaxo, Manuela Fontes, Danilo Mesquita, Dayli Rafael, Ednalda Mesquita, Jarlene Marlana, Emanoel Messias, bem como aos nossos alunos pelo esforço e dedicação, aos pais, e a toda sociedade Piancoense. 
Agradecer a Deus pela conquista e venham muitas outras conquistas para a nossa cidade e para e região. Educação de qualidade em Piancó no sertão da Paraíba. Educação é o caminho da libertação e da evolução humana, insanos são os que não a priorizam”. (Por Vale News PB)

Prefeito Pedro Feitos consegue liminar que barra processo de cassação na câmara

Câmara de Ibiara acolhe recebimento de denúncia contra prefeito municipal, Pedro Feitosa
O juiz da Comarca de Conceição, Antonio Eugênio, concedeu Liminar que suspende o  processo de cassação do prefeito de Ibiara, Pedro Feitosa, que tramitava na câmara municipal daquela cidade. Com a decisão, todos os trabalhos da Comissão Processante, instaurada na Câmara dos Vereadores serão suspensos. A decisão é considerada importantíssima para o advogado de defesa, Cicero José da Silva, que fez a petição em parceria com o advogado Fidel Ferreira. Os dois saem, assim como prefeito Pedro Feitosa, vitoriosos, sobretudo, pela perspicácia ao perceberem a ilegalidade do ato da câmara.
Narrou o impetrante, Pedro Feitosa, através de seu advogado, que no dia 24 de outubro de 2015 houve uma deliberação do Poder Legislativo acerca da denúncia apresentada pelos dois cidadãos ibiarenses, José Nunes de Oliveira e Alexandre Mamede de Lima, tendo havido votação favorável de cinco vereadores e de três contrários ao recebimento, o que reputa a ilegal, uma vez que seria necessário uma maioria qualificada, segundo alega. Aduz ainda que a Comissão foi constituída irregularmente, mediante a indicação de três vereadores e não mediante sorteio, alegando que houve violação no disposto no artigo 5º, II, do DL nº 201/67 e dispositivos do Regimento Interno.
Diante o exposto, depois de analisar os dispositivos legais e documentos juntados, o juiz verificou que estão presentes os requisitos para concessão de limitar, quais sejam: 1 o fumus boni juris , consubstanciando na existência de previsão normativa estabelecendo realização de sorteio para formação da comissão, conforme Art. 5º do Decreto Lei nº 2012/67 e a ausência de qualquer menção de tal ato na ata da sessão que deliberou o Recebimento de Denúncia. 1 o Periculum in mora, qual seja consequente instabilização institucional que pode advir de cassação de mandato do alcaide. Assim, segundo decisão do juiz Antonio Eugênio, a comissão deveria ter sido sorteada e não indicada.
Por fim, foi consignado que as demais alegações serão analisas quando da análise meritória. Outrossim, eventuais violações a legislação municipal e/ou regimental são insuscetíveis da valoração, em face da ausência de tais diplomas no autos, sendo ônus da parte autora instruir à inicial com cópias da legislação municipal e regimental pertinente, vale dizer, a Lei Orgânica Municipal e o regimento Interno da Casa Legislativa.
Dessa forma, o juiz concedeu a Medida Liminar pleiteada pelo prefeito e suspendeu os trabalhos da Comissão Processante instaurada na Câmara até ulterior liberação. (com VPN)

UEPB divulga calendário provisório e aulas do primeiro semestre terminam em dez

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulgou, nesta sexta-feira (20), uma proposta de calendário acadêmico extraordinário para garantir a conclusão do período letivo 2015.1, além da reestruturar dos períodos 2015.2 e 2016.1. A proposta prevê, inicialmente, a complementação do semestre 2015.1 no dia 11 de dezembro. Ao retornar as aulas na próxima segunda-feira (23), haverá mais três semanas de aula, sendo que a primeira semana inclui a realização de atividades de revisão e retomada dos conteúdos por parte dos professores.
A segunda semana está reservada para os exames da segunda unidade e defesa dos Trabalhos de Conclusões de Cursos (TCCs). A última semana do período letivo será dedicada para a realização dos exames finais e eventuais reposições. No dia 12 de dezembro, encerra o prazo para os professores digitarem as notas e fazerem o registro das aulas no sistema acadêmico. O período de 14 a 18 de dezembro será destinado para o planejamento acadêmico dos cursos, matrícula online dos veteranos, solicitação de mudança de campus e reingresso para o período 2015/2. 
No dia 17, será realizada a Colação de Grau Especial do período 2015.1 para os alunos que ficaram remanescentes da última colação. Na reunião extraordinária do Consepe, os conselheiros também vão apreciar a proposta de normalização do calendário acadêmico dos períodos 2015.2, 2016.1 e 2016.2. De acordo com a proposta, o semestre 2015.2 deve ter início no dia 25 de janeiro e se estender até o mês de maio. Por sua vez, o semestre 2061.1 deve começar no final de maio e seguir até outubro, quando começará o semestre letivo 2016.2.
O novo calendário deve ser aprovado na próxima quarta-feira (25), durante uma reunião do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).

CCJ do Senado aprova mudanças no novo Código de Processo Civil...

CCJ do Senado aprova mudanças no novo Código de Processo Civil
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal, sob a presidência do senador José Maranhão (PMDB-PB) aprovou ontem o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 68/2015, que altera e revoga dispositivos do novo Código de Processo Civil (CPC - Lei 13.105/2015), com entrada em vigor prevista para 17 de março de 2016.
A proposta recebeu parecer favorável do relator, Blairo Maggi (PR-MT). Ao justificar o PLC 168/2015, o deputado Carlos Manato (SD-ES) destacou o objetivo de "restabelecer e aprimorar a sistemática do juízo prévio de admissibilidade do recurso especial e extraordinário, suprimida pelo novo Código de Processo Civil". Os senadores pelo PSDB Aloysio Nunes Ferreira (SP) e Aécio Neves (MG) concordaram com a necessidade de manter esse "filtro de admissibilidade" dos recursos especial e extraordinário nos tribunais estaduais.
- Eu considero que é urgente aprovar esse projeto porque o CPC vai entrar em vigor em março. Esse [a manutenção do filtro de admissibilidade de recursos nos estados] é o ponto central a ser aprovado - sustentou Aloysio. Para o relator, "suprimir esse juízo de admissibilidade, como pretende o texto atual do novo CPC, é entulhar as cortes superiores com milhares de milhares de recursos manifestamente descabidos".
Quanto a outras mudanças, uma delas pretende alterar a ordem cronológica de julgamentos de obrigatória para preferencial. Na sequência, o projeto tenta impedir que sejam sacados valores pagos a título de multa antes da decisão definitiva da ação. Manato alertou para o perigo do saque antecipado da multa, observando que a recuperação desses valores - caso haja uma reversão do julgamento na instância extraordinária - poderia se tornar inviável materialmente.
Entre as revogações postuladas, está dispositivo que possibilita aos tribunais superiores adotarem o voto eletrônico no julgamento de recursos e processos que dispensam sustentação oral. Se o texto da Câmara se mantiver inalterado durante a análise pelo Plenário do Senado, seguirá direto à sanção presidencial.

A volta do ex-deputado Enivaldo Ribeiro ao cenário da eleição em Campina Grande

enivaldorome
Ex-prefeito de Campina Grande, Enivaldo Ribeiro (PP) poderá voltar a cena da disputa majoritária do segundo maior colégio eleitoral do Estado. Nos bastidores da virtual campanha à reeleição de Romero Rodrigues (PSDB) não se fala em outra coisa, que não o nome do “velho” Enivaldo para compor a chapa na condição de vice. O assunto pode estar apenas no campo da especulação. Porém…
… Porém, começa a ganhar corpo a partir das informações acerca da troca do vice para ampliar entendimentos com outros partidos propensos a seguir na aliança com os tucanos na campanha de 2016. Outra informação: Enivaldo já apareceu ao lado de Romero em inaugurações de obras da atual gestão.
Na hipótese de confirmação da chapa Romero\Enivaldo, a aliança dos tucanos e progressistas poderá ser transferida para outros colégios eleitorais nas eleições municipais, inclusive em João Pessoa onde há interesse na formação de uma chapa.
Os “Ribeiro” estão em qualquer palanque, exceto da possível candidatura do ex-prefeito Veneziano Vital. (Por Marcone Ferreira)

Ricardo Pinto lembra Dia da Consciência Negra e agradece cobrança do deputado Tovar ao governo para distribuição de ração animal com produtores rurais

Durante a sessão da noite passada, da Câmara Municipal de Itaporanga, o vereador Ricardo Pinto (PSDB) usou a tribuna para abordar diversos temas. No início de sua fala, parabenizou ao Grupo Independente da política local pela realização do encontro partidário ocorrido no último sábado (14). Em seguida, ele lembrou o Dia da Consciência Negra - comemorado nesta sexta-feira (20) - criado no ano de 2003 em âmbito nacional como forma de mostrar à população a luta que o afro-brasileiro enfrentara em busca da garantia de direitos iguais perante a lei.
Em outro momento de sua fala, o vereador mostrou-se satisfeito com a atenção destinada pelo deputado estadual Tovar, que vem apresentando requerimentos na Assembleia Legislativa em prol de temas relevantes para Itaporanga, à exemplo da cobrança ao governo pela distribuição de ração animal para os produtores rurais do município. "Devemos agradecer ao deputado que mesmo sem ser votado em Itaporanga tem lutado em prol do nosso município", comentou. 
Concluindo sua participação na tribuna, Ricardo defendeu alguns secretários e auxiliares municipais ao criticar o atual prefeito Audiberg Alves (PTB) ao dizer que seu "despreparo", "orgulho" e "prepotência", tem prejudicado a todos que o cercam. "Nem todos os secretários e servidores são despreparados, mal intencionados e subservientes, como pensa o senhor prefeito. Mas, é seu orgulho, prepotência e despreparo, que tem prejudicado quem o cercam. Por isso, a população deve rever essa situação ano que vem escolhendo um filho autêntico e compromissado com a cidade e a população", disse.

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

TJ condena ex-prefeita Flávia Galdino por gastar recursos do Peti com festas...

A Quarta Câmara Especializada Civil do Tribunal de Justiça da Paraíba condenou a ex-prefeita de Piancó, Flávia Serra Galdino, pela prática de improbidade administrativa. Ela teve os direitos políticos suspensos por três anos, além da proibição de contratar com o poder público pelo prazo de três anos, perda função pública e o pagamento de multa civil correspondente ao dobra da última remuneração à frente da prefeitura.
De acordo com a denúncia do Ministério Público Estadual, a gestora teria empregado recursos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) para a aquisição de gêneros alimentícios e bebidas alcoólicas supostamente destinados à realização de confraternização de Natal de servidores do município.
O relator do processo, desembargador João Alves, entendeu que a conduta da gestora feriu os princípios da legalidade e moralidade. "O caso apurado apresenta irremediável afronta ao interesse público posto que, por meio da destinação ilícita de verbas repassadas pela União ao município, a ex-gestora inviabilizara a realização de um fim legal e nobre previsto para os recursos, porquanto direcionados à realização de programa social de planejamento, desenvolvimento e educação da criança e do adolescente, por meio da priorização de interesses particulares e escusos manifestamente dissonantes da função pública".
Ele manteve a sentença de primeiro grau, que já havia condenado a ex-prefeita por improbidade administrativa. Flávia Galdino governou Piancó por dois mandatos (2005 a 2012). (com Lenilson Guedes)

Senado derruba veto e voto impresso nas eleições passa a ser obrigatório...

Senado derruba veto e voto impresso nas eleições passa a ser obrigatório
O Senado derrubou o veto ao voto impresso para conferência, previsto no projeto de lei da minirreforma eleitoral (PL 5735/13). Foram 56 votos contra e cinco a favor do veto. Na votação anterior, pela Câmara dos Deputados, 368 deputados foram contra e 50 a favor do veto.
A matéria será reinserida na Lei 13.165/15. O texto determina o uso do voto impresso nas urnas eleitorais para conferência pelo eleitor, sem contato manual, assim como para posterior auditoria. A regra entrará em vigor nas próximas eleições gerais, em 2018.
O veto ao voto impresso foi recomendado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) devido aos custos de sua implementação, calculados em R$ 1,8 bilhão para a aquisição de equipamentos e as despesas de custeio das eleições.

Coordenação Geral do GI emite Nota esclarecendo sobre candidatura a Prefeito...

O 'anula-desanula' questão de concurso que enrolou a outorga dos cartórios da PB

A quem interessa protelar ainda mais o concurso público para os cartórios extrajudiciais da Paraíba? Uma coisa é certa. Estão rindo à toa aqueles que continuam faturando às custas do descumprimento da Constituição de 1988. O 1º Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Serviços Notariais e Registrais e de Registro do Poder Judiciário estadual, iniciado em 2013 (Edital n. 1/2013), continua suspenso. O que é pior, devido a um imbróglio, ao que parece, provocado pela banca examinadora, o Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul - IESES.
Em 22 de setembro deste ano, o Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) confirmou por unanimidade liminar deferida pelo conselheiro Arnaldo Hossepian Junior relacionada a serventias extrajudiciais da Paraíba. Em um primeiro julgamento (Procedimento de Controle Administrativo 0001426-52.2015.2.00.0000), o Plenário acompanhou voto do relator que suspendeu o concurso público, antes da fase da prova oral, prevista para setembro passado.
O pedido de suspensão foi feito depois que a banca examinadora do concurso (Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul - IESES) reconsiderou sua decisão de anular uma questão da prova escrita e prática do certame. E por que será que a banca voltou atrás? A anulação da questão, segundo informou o Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba (TJPB) ao CNJ, representaria a aprovação de quase a totalidade dos candidatos naquela fase.
Mas ocorre que, conforme os autos do processo, a reconsideração por parte da banca examinadora ocorreu após a identificação nominal dos candidatos, o que violaria o princípio da impessoalidade.
Para o relator no CNJ, a decisão tomada pelo IESES de reconsiderar a decisão de anulação da questão prática nº 01 para ampliar os "critérios de correção" daquele quesito após a identificação dos recursos interpostos contra a prova escrita e prática "não parece estar em consonância com o edital que estabelece regras previamente a serem observadas pelos candidatos e pela Administração".
No total estão sendo oferecidas 278 vagas para todo o Estado, sendo 186 por provimento e 92 por remoção. Está nas mãos do CNJ resolver o impasse, com o julgamento do mérito do processo. (com Aline Lins)

Tovar cobra ao Estado distribuição de ração animal com produtores de Itaporanga

O deputado Tovar (PSDB) apresentou requerimento na Assembléia Legislativa da Paraíba (ALPB) solicitando que a Casa de Epitácio Pessoa cobre ao Governo do Estado, através da secretaria estadual do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca, no sentido de que seja destinada ração animal para distribuição com os produtores rurais de Itaporanga.
No requerimento, Tovar ressalta que a Paraíba enfrenta longa estiagem que vem provocando a dizimação de quase todo rebanho. O deputado salienta, ainda, que o requerimento atende solicitação dos vereadores Ricardo Pinto e Ivanilto Palmeira, pela luta de ambos em favor dos produtores locais.

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Paulo Maia supera Carlos Frederico em 444 votos e é o novo presidente da OAB-PB

Candidato da oposição, o advogado Paulo Maia (segundo em sentido horário, na foto ao lado) é o novo presidente da Ordem dos Advogados, Seccional da Paraíba. Ele vai administrar a OAB-PB no triênio 2016/2019. Paulo Maia venceu a disputa contra seu adversário Carlos Frederico, com uma diferença de 444 votos de vantagem. Após a totalização dos votos pela Comissão Eleitoral, o resultado foi o seguinte: 3.806 votos para a Chapa 1, encabeçada por Paulo Maia, contra 3.362 para a Chapa 2, encabeçada por Carlos Frederico, apoiado pelo atual presidente Odon Bezerra.
O resultado foi divulgado pelo presidente da Comissão, Nilo Ramalho. As eleições da nova diretoria da Ordem na Paraíba se realizaram nesta terça-feira (17) e cerca de 10 mil advogados estavam aptos a votar. Ainda de acordo com o presidente da Comissão Eleitoral, Nilo Ramalho, não foi  registrado nenhum incidente que merecesse destaque. "O pleito fluiu com muita naturalidade e normalidade", disse.
Paulo Maia afirmou que à frente da OAB tem o compromisso de ser um advogado que, “se esforçará para fazer com que a advocacia seja novamente honrada e na qual o advogado se orgulhe de exercer a profissão. Quero dizer também que devo a cada advogado e advogada que participou de maneira livre, independente e corajosa, sem medo, porque queria escolher um advogado para gerir os destinos de quem lhe governa que é a OAB”, destacou.
O vice-presidente eleito, piancoense Raoni Vita também falou sobre a vitória, a qual ele classifica de “vitória da liberdade do voto”. As eleições aconteceram até às 17h e o processo  de votação foi realizado com o uso de urnas eletrônicas distribuídas por João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Patos, Catolé do Rocha, Sousa, Cajazeiras e Vale do Piancó (Itaporanga). 

Dr. Marcílio Batista é eleito novo presidente da Subseção da OAB - Vale do Piancó

O conceituado advogado piancoense Marcílio Batista, de 49 anos de idade, casado e pai de três filhos, venceu a eleição para presidência da Subseção Vale do Piancó da OAB-PB. Ele obteve 41 votos contra 37 dados ao itaporanguense Jackson Caetano. 
Marcílio foi apoiado pelo atual presidente Francisco Miguel (Flecha), que fez um trabalho competente à frente da entidade em toda a região. Marcílio faz parte do escritório Batista & Remígio Associados, com sede em Piancó, de reconhecida atuação em todo o estado.
Na foto ao lado, Marcílio está ladeado pelos advogados Flecha e Ailton Azevedo.

Primeira das pontes na rodovia Conceição/Santa Inês está sendo concretada...

 
A primeira das pontes da rodovia, que interliga as cidades de Santa Inês e Conceição, está sendo concretada nos primeiros 61 metros. A ponte possui uma dimensão de 122 metros e os trabalhos nos primeiros 61 metros começaram neste sábado e se estenderam por todo final de semana. Cerca de 40 homens e várias máquinas estão trabalhando no local.
Segundo o engenheiro Leandro Marinho, que fiscalizava a obra, logo após a concretar os 61 metros, serão iniciados os trabalhos na segunda parte da ponte. Segundo ele, cada etapa dura em torno de 30 dias para ser finalizada. A ponte que está recebendo a concentração de 40 trabalhadores fica nas proximidades da cidade de Conceição. Já a ponte, que fica próxima a Santa Inês será concretada tão logo terminem os serviços da outra.
A ponte que fica próxima à cidade de Santa Inês mede mais ou menos 69 metros.

PM de Conceição apreende 3 menores e 1 maior é detido, por roubo de celulares...

Policiais da 2ª Cia/PM de Conceição, sob o comando do capitão Kleber, agiram rápido e desvendou o roubo de três aparelhos de celulares, que aconteceu no último domingo (15), na cidade de Diamante. Na ocasião, três jovens tiveram seus aparelhos de celulares tomados por três menores, que foram detidos nesta terça-feira, depois de uma investigação feita pelo próprio tio de dois dos acusados, que é policial militar. Um jovem maior de idade foi detido, suspeito de ter dado cobertura ao roubo. A ação da polícia ocorreu, por volta das 11h, desta terça-feira(17), dois dias depois do fato criminoso. Três aparelhos de celulares foram também apreendidos pela polícia e podem pertencer às vítimas.
De acordo com informações da 2ª Companhia de Polícia Militar, o maior de idade havia comentado que teria comprado um celular pelo valor de 30 reais, o que gerou desconfiança do seu tio militar. Submetido a um interrogatório, o jovem confessou que teria comprado o aparelho de celular do seu primo, que mora na cidade de João Pessoa e está passeando na cidade de Conceição. A polícia militar agiu rápido e conseguiu localizar o menor que teria vendido o aparelho de celular e, através dele, chegou aos outros dois menores, que seriam supostamente os que efetuaram o roubo em Diamante. 
Os três menores, juntamente com o maior de idade, foram levados para a Delegacia de Polícia Civil da cidade de Conceição, onde serão tomadas as medidas cabíveis. Eles poderão ter que serem submetidos a uma careação com as vítimas do roubo. O maior também se encontra detido, suspeito de ter dado cobertura aos menores, usando um veículo, que foi visto pelas vítimas, momentos depois do roubo. Ele nega participação no crime e disse que deu apenas carona aos menores, porque dois deles seriam seus primos e teriam bebido muito. Segundo ele, até o atual momento, não tinha conhecimento da prática criminosa. O caso será investigado pela polícia civil. (com VPN)

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Seca causa colapso na Paraíba e população participa de missa e "clama por água"

Clamor pela água, por chuva e por ações dos governantes para evitar o colapso total do povo sertanejo. Essa é a intenção de uma missa que vai ser celebrada pelo padre Djacy Brasileiro, nesta terça-feira (17), na Zona Rural do município de Pedra Branca. Segundo o padre, a falta de água tem causado um clamor da população, que só está com água dentro das casas por conta dos carros pipa.
“Nossa situação é caótica, triste e calamitosa. Diante da nossa situação só temos que clamar a Deus. Sertanejos que têm mais de 80 anos me dizem que nunca viram algo parecido, nunca passaram por uma seca tão terrível. Estamos sobrevivendo por conta dos carros pipa, mas estes estão buscando água cada vez mais longe, já que até os reservatórios menores estão secos ou secando na nossa região. Eu me preocupo como padre e como sertanejo. Se não chover no ano que vem, não sei o que vai ser de nós”, contou padre Djacy.
Para o padre, a solução da seca seria o ramal de ligação entre o rio Piancó e a transposição do São Francisco. Porém, a demora de um posicionamento político com relação a obra vem contribuindo para aumentar os problemas da população. “Conversei com um senador na semana passada e ele me disse que a obra vai sair. É muito importante que aconteça esse ramal para que a água venha e amenize o sofrimento da população, concluiu o padre. A missa vai ser realizada às 17h no sítio Tabuleiro.

domingo, 15 de novembro de 2015

Eleições 2016: Num plenário lotado, Ricardo Pereira apresenta o GI visando eleger cinco vereadores e ser protagonista na disputa majoritária em Itaporanga; "Vamos construir uma história nova com olhar para o futuro", disse.

A pouco menos de onze meses para as eleições municipais de 2016, o cenário político em Itaporanga começa a dar pistas sobre quais projetos viáveis aparecerão nas urnas em 02 de outubro do ano que vem e disputarão os votos do eleitor pelo comando do Executivo municipal e para a composição do Legislativo. Até lá, teremos muita movimentação nos bastidores em busca de ambientes favoráveis para a conquista de objetivos que visem o bem-estar da população.
O primeiro passo foi dado neste sábado (14), na câmara municipal, durante o 1º Encontro do Grupo Independente (GI), liderado pelo jornalista Ricardo Pereira. Num plenário lotado, ele apresentou o bloco formado por onze partidos, com 52 pré-candidatos ao cargo de vereador e a pretensão de ser protagonista na formação da chapa majoritária. Tudo isso, sob olhares atenciosos de líderes tanto da oposição como da situação, que prestigiaram o evento.
Presidente municipal do PMN, Ricardo Pereira presidiu o encontro de uma mesa eclética que contou com a presença de: Eliana Paulo, presidente do PRP; Nosman Barreiro, ex-vice-prefeito; o vereador Ricardo Pinto, representando o PSDB; ex-vereador Zé Porcino, presidente do PMDB; o advogado Neto Ferreira; o prefeito Audiberg Alves, presidente do PTB; a vereadora Izabelle Mendes; e o vereador Neném de Adailton, presidente da Câmara Municipal.
O encontro abriu uma série de discussões visando o fortalecimento do bloco para eleição de cinco vereadores e participação na formação da majoritária. "O nosso grupo passa por um processo de crescimento em Itaporanga. Nas últimas duas eleições municipais, diante da votação obtida, com um terço dos pretensos candidatos que temos hoje, sagramo-nos como a terceira força política local", disse Ricardo.
Ele falou da alegria em apresentar várias mulheres pré-candidatas ao cargo de vereadora, algo histórico no município, que junto com os homens formam um conjunto de abnegados honrados e festejados pela comunidade. "Queremos pessoas que realmente estejam preocupados com projetos e que sigam as diretrizes do nosso grupo, pois, tudo caminha melhor quando segue o curso natural dos acontecimentos", afirmou.
Em sua fala, o jornalista lembrou das dificuldades que enfrenta, desde o começo em 2007, quando teve o sonho de formar um grupo político para contribuir com o processo de discussão em prol do desenvolvimento de Itaporanga. Disse que àqueles que tentaram sabotar ou desmantelar o grupo apostaram errado: "Tentaram cooptar companheiros e desmantelar nosso grupo, porém, isso fortaleceu ainda mais nossa convicção de lutar contra os maus políticos, que tratam os 'pequenos' como mercadorias. Quem apostou no nosso fracasso, perdeu!", frisou.
Sobre a disputa majoritária, Ricardo Pereira disse que o grupo dava exemplo de democracia plena no momento em que exibe uma mesa de trabalho com a presença de pré-candidatos ao cargo de Prefeito pelas oposições e o próprio prefeito/candidato à reeleição. E enfatizou que o próximo a comandar o Executivo Municipal, a partir de janeiro de 2017, terá de passar pelo diálogo com o GI. "Quem pensar que vai fechar uma chapa entre quatro paredes e ter a certeza de que será eleito, estará redondamente enganado. Itaporanga jamais permitiu essa arrogância política e deu como resposta a derrota na urnas", afirmou.
Ao término de sua fala, no encerramento do evento, Ricardo deixou claro que o grupo vai ser protagonista na formação da chapa majoritária, que a democracia permeará as decisões tomadas pelo grupo para que ao final do processo de discussão ele anuncie, aí já na convenção partidária para escolhas de candidatos, qual projeto terá o apoio do grupo. 
"Tomaremos uma decisão democrática ungida pela maioria. Vamos dialogar muito e ao final do processo, com o aval dos companheiros, anunciaremos qual o melhor nome para governar Itaporanga a partir de 2017. Na hora certa o GI vai apresentar para a população um projeto de cidade real, com os pés no chão, responsabilidade, renovação e o desejo de fazer uma história nova. E perde quem pensar em vender uma 'mercadoria' que não pode entregar", concluiu o jornalista.
Ele declarou, ainda, que era preciso compartilhar a necessidade de união política em torno da necessidade de desenvolver o município com responsabilidade. "Precisamos discutir e construir um projeto para nossa cidade. O processo político precisa olhar para o futuro. A intenção é aprofundar o debate sobre cada uma das questões que forem consideradas centrais, onde o aparelhamento e o inchaço da máquina pública sejam substituídos pela eficiência e pelo desenvolvimento social", disse.
Cerca de dez oradores representaram os demais pré-candidatos, na tribuna, para expressar a vontade do grupo de fazer uma história nova. Todos ressaltando a importância do momento e a liderança do coordenador do GI. Os membros da mesa parabenizaram, como todos os presentes, o trabalho desenvolvido por Ricardo Pereira exaltando sua luta e articulação política. 

Eleições 2016: Cerca de dez pré-candidatos representam demais nas falas durante o 1º Encontro do Grupo Independente de Itaporanga...

Durante o 1º Encontro do Grupo Independente - GI da Política de Itaporanga, realizado ontem (14), na câmara municipal, vários pré-candidatos ao cargo de Vereador, nas eleições do ano que vem, usaram da palavra representando todos os 52 pré-candidatos apresentados no momento. Além de outros tantos que chegarão para fortalecer mais ainda o grupo. Todos expressaram satisfação por fazer parte de um bloco que trabalha para oferecer uma renovação política, sempre enaltecendo o comprometimento do coordenador do grupo, jornalista Ricardo Pereira, em lutar para que essa renovação aconteça.
Primeiro a usar da palavra, Janderson Flávio passou uma mensagem de perseverança e otimismo na melhoria das condições de vida do povo. Ele pediu que as autoridades tenham respeito por temas como a acessibilidade, já que é cadeirante. "Agradeço à Ricardo o convite e vamos juntos cobrar de nossas autoridades mais respeito para a acessibilidade, por exemplo, haja vista a dificuldades que enfrentamos no dia a dia. Sou pré-candidato a vereador para conscientizar as pessoas", disse.
Judeilton Bento, um dos pioneiro do grupo, afirmou que não poderia deixar o sonho iniciado em 2007 pela metade do caminho porque ainda sonha em dias melhores para a população. "Quero dizer, Ricardo, que conversando cm minha família decidi ir pra luta novamente porque jamais poderia deixar o nosso sonho pela metade do caminho. Começamos com poucos companheiros mas hoje a alegria é imensa com o tamanho a que chegamos. Por contar comigo, meu amigo!", afirmou.
Agente Comunitária de Saúde, que conhece como ninguém as dificuldades enfrentadas pela população, Irenilda Vicente Araújo, mais conhecida por Nilda, também decidiu entrar na luta após aceitar convite para ingressar no grupo. "Estou aqui porque acredito no ideal de Ricardo e junto com ele quero dizer que sou pré-candidata para dar minha contribuição em busca do bem-estar do povo", disse.
Por sua vez, o competente tenente Edigley Alves, da Polícia Militar, também lançou sua pré-candidatura por entender que a política necessita de uma renovação em seus quadros diante da baixa credibilidade que a grande maioria dos políticos atuais externam junto ao povo. "Vamos junto mudar esse cenário para que o povo possa ter a opção de escolher gente comprometida e responsável", pontuou.
Também um dos pioneiros do grupo, o professor Hélio Tomaz fez questão de expressar sua decisão de continuar no grupo para dar prosseguimento ao sonho iniciado lá atrás. "Quero dizer, meu amigo Ricardo, que estou na luta e não vamos deixar ela pelo meio do caminho. Estamos junto para o que der e vier", declarou.
Sherliane Ferreira foi outra importante pré-candidata que o grupo teve a satisfação de lançar, por sua vontade de contribuir com o desenvolvimento do município. "É com muita alegria e honra que decidi ser pré-candidata por esse grupo, por conhecer gente boa que dele faz parte e aprender a lutar em prol de um ideário como faz nosso presidente, Ricardo. Pode contar comigo, também!", disse.
Francisco de Assis, mais conhecido como Valzinho, é outro pré-candidato que o grupo tem a honra de contar em seus quadros por sua desenvoltura e perspicácia para fazer um bom trabalho. "Também sou pré-candidato e escolhi esse grupo porque é o mais comprometido com as causas em que acredito. Estamos junto nessa, meu presidente Ricardo", frisou.
Outro Francisco, desta conhecido por Tico Dias, é um abnegado lutador, trabalhador engajado na defesa de uma Itaporanga mais justa. "Vejo a grande força que temos hoje como fundamental para fazer história em nossa cidade. Meu amigo Ricardo está de parabéns por conseguir isso", disse.
O vereador João Guimarães subiu à tribuna para parabenizar Ricardo Pereira pela formação do grupo e se colocou à disposição, caso seja importante para a estratégia política sua filiação ao bloco. "Parabéns, Ricardo, por mostrar o que muitos tentaram e não conseguiram. Quero dizer que se for do interesse do grupo estou pronto pra lutar junto com vocês", afirmou.
Outro que também lançou sua pré-candidatura a Vereador pelo grupo foi o comerciante Wellington Tolentino e disse que está pronto para somar e erguer a bandeira do GI. "Quero anunciar minha pré-candidatura também pelo GI porque vejo nesse grupo a verdadeira renovação política que Itaporanga pode contar", declarou.

Eleições 2016: Ricardo Pinto parabeniza o GI e pede união para fazer a mudança que Itaporanga necessita: "Uma gestão é feita em cima de verdade e não de mentira",

Representando o PSDB, durante o 1º Encontro do GI de Itaporanga, realizado neste sábado (14), na câmara municipal, o vereador Ricardo Pinto, pré-candidato a prefeito, falou do momento importante que estava acontecendo e que o município era quem ganhava com a causa defendida por "tantos homens e mulheres de bem". Ele parabenizou o coordenador do grupo pela confiança e credibilidade passada para uma grande militância política, o que em sua palavras é algo difícil na atualidade.
"Você, Ricardo, e seus companheiros e companheiras estão de parabéns pela história que escrevem em Itaporanga. Digo à todos vocês que esta casa [câmara] deve mudar consideravelmente seus membros na próxima eleição e é bom que isso aconteça. Pois, estou vereador mas se for da vontade do povo posso ter meu mandato renovado ou não, por exemplo. Mas, vocês estão de parabéns por ir à luta", disse.
Líder da bancada tucana na câmara, Ricardo Pinto fez críticas contundentes ao prefeito Audiberg Alve:. "Digo que uma gestão só se torna viva quando respeita o povo. Uma verdadeira gestão é feita em cima da verdade e não com mentiras. Itaporanga vive destratada no momento e nós precisamos salvá-la desse mal. Itaporanga precisa se libertada desse descaso em que ela se encontra", declarou.

Eleições 2016: Nosman diz que o GI será diferencial na sucessão municipal em Itaporanga por juntar uma grande militância coesa pra mostrar serviço

Presente também ao 1º Encontro do Grupo Independente - GI, da política de Itaporanga, o ex-vice-prefeito Nosman Barreiro Paulo foi enfático em sua palavras ao conclamar à todos para que juntos deem as mãos na busca por mudança. Ele afirmou, quando de sua fala na tribuna, que o grupo tem uma grande força para conseguir isso e que a população já se deu conta do potencial de cada um dos pré-candidatos ao cargo de vereador, ali lançados.
Pré-candidato a prefeito, Nosman parabenizou Ricardo, coordenador do grupo, pela articulação desenvolvida durante meses para que hoje pudesse apresentar à sociedade essa enorme massa de militantes. "Ricardo é um gigante por conseguir essa proeza, construir essa grande quantidade de pré-candidatos. E o povo sabe que este grupo é a diferença na política local. Essa turma tem condições plenas de eleger uma bancada entre cinco e seis vereadores...", disse
Criticando a atual gestão, Nosman disse que a cidade pede mudança: "Por todos os lugares por onde a gente tem andado o povo pede mudança, não aguenta mais essa administração desastrosa que aí está. O GI terá um papel importante nesse processo que é conscientizar as pessoas no sentido de renovação. Está claro, não ver quem não quer. Não se tem uma saúde digna, uma educação mínima, uma infraestrutura básica... Falta de tudo, mas esse cenário será mudado com certeza", afirmou.

Eleições 2016: Prefeito Audiberg Alves parabeniza o GI e diz que grupo é importante no processo político em Itaporanga

Candidato à reeleição, no pleito vindouro, o prefeito de Itaporanga, Audiberg Alves (PTB), também fez questão de prestigiar o 1º Encontro do Grupo Independente - GI, realizado no último sábado (14), na câmara municipal, com objetivo de apresentar à sociedade sua militância e pré-candidatos às eleições de 2016.
O gestor, ao fazer uso da palavra, agradeceu ao convite e, consequentemente, ao acolhimento no evento. Ele falou de sonho e disse aos presentes que um dia também teve o sonho de dar sua contribuição à política local, quando foi eleito cinco vezes para o cargo de vereador e na ultima para prefeito. Candidato à reeleição, ele desejou sorte aos pré-candidatos do grupo e disse que a política é a arte do diálogo.
"Quero agradecer ao amigo Neto Ferreira, pelo convite, e ao presidente do GI Ricardo Pereira, pela a acolhida, externando antes meus parabéns pelo grupo que é importante para o processo político. Digo que assim como vocês, um dia também tive um sonho e de lá para cá já exercia cinco mandatos de vereador e, hoje, estou no cargo de prefeito. Desejo sorte para todos nessa nova jornada...".
Berguim disse, ainda, que o GI faz uma bonita história em Itaporanga e que mensagens, como a dita por Janderson Flávio, cadeirante pré-candidato a vereador, é que faz com que a coisa necessite ser tratada com mais atenção. "Foi muito bonita a mensagem do Jan porque nós dá uma oportunidade de enxergarmos temáticas como esta de uma maneira diferente, por necessitar de mais cuidado", pontuou.
Prefeito recebe cumprimentos do coordenador do GI, logo após sua fala em que parabenizou o grupo pela sua formação...

Eleições 2016: Zé Porcino diz que GI será fiel da balança na sucessão municipal do ano que vem em Itaporanga e Damião enaltece trabalha para formação do grupo

O ex-vereador Zé Porcino, presidente municipal do PMDB, também prestigiou o 1º Encontro do Grupo Independente - GI, realizado ontem (14), para apresentação de 52 pré-candidatos ao cargo de vereador nas eleições do ano que vem em Itaporanga. Ex-vereador por vários mandatos, Zé fez questão de externar surpresa com a formação do bloco e disse que o grupo será o fiel da balança na sucessão municipal vindoura.
Zé rasgou elogios ao trabalho do coordenador do grupo: "Parabéns à você, Ricardo Pereira, por conseguir algo tão importante que é esse grupo. Juro que não acreditava no que estou vendo agora, porque é muito difícil nos dias de hoje encontrar alguém disposto a trilhar no campo da política e você conseguiu isso. Saiba que o seu grupo será sim o fiel da balança na eleição do ano que entra, porque é formado por muita gente boa e que vai eleger uma grande bancada de vereadores...", disse.
Irmão do saudoso ex-prefeito Antônio Porcino, Zé filiou o filho Serginho no grupo que poderá ser o representante da Família Porcino na disputa eleitoral vindoura. Outra figura ilustre do PMDB, presente à reunião, foi o baraúna Damião Ferreira Neves que enalteceu o trabalho grupo e sua pretensão de ser protagonista em 2016: "Parabéns à todos vocês e, em especial, à Ricardo Pereira que mostrou ser um verdadeiro líder. Pois, só consegue ultrapassar os obstáculos para juntar uma militância como esse os verdadeiros líderes.Para terminar minhas palavras lembro que fomos nós, do velho MDB, que lutamos lá no passado para a criação de outras siglas partidárias após a redemocratização", pontuou.

Eleições 2016: Neto Ferreira pontua feito do GI e lembra fatos de gestões passadas que até hoje são lembradas pela população...

Um dos expoentes integrantes do GI de Itaporanga, advogado Neto Ferreira fez eloquente discurso durante o primeiro encontro do grupo, realizado neste sábado (14), na câmara municipal, quando chamou atenção para a baixa aprovação dos políticos perante a população, que tem reprovado com veemência os últimos acontecimento da cena política nacional banhada em um mar de corrupção que atingiu grande parte deles.
Pai da pré-candidata Sherliane, ao cargo de vereadora, Neto disse que por conta disso instituições como o Exército e a Polícia Federal é que estão tendo a confiança da população brasileira em detrimento dos políticos. "Isso é um descompasso porque os políticos não estão passando credibilidade ao povo. O lado bom é que o povo vai tirando expurgando, tirando os maus políticos de cena", disse.
Noutro momento, ele parabenizou o coordenador do grupo, jornalista Ricardo Pereira, pela formação do mesmo e disse que é preciso fazer da "política um ato de servir". Neto cumprimentou os demais membros da mesa e se dirigiu ao prefeito Audiberg Alves para lembrar-lhe que uma gestão vive existe porque há marca nela. Lembrou gestão passadas, como a de Praxedes Pitanga, Abraão Diniz,Paizinho,Marlene Barros e Murilo Bernardo...
"No passado existia ongs como o Clube de Mães, que ensinava as mulheres a bordar; existia a banda de música municipal; dentre tantos outros feitos que nem necessitava tanto do poder público. É preciso ajudar a governar e não criticar..."pontuou.

Eleições 2016: Neném de Adailton elogia trabalho de formação do GI e diz que será preciso tomar cuidado pra não ser um 'retalho nova pra calça velha'

Presidente da Câmara Municipal, o vereador Neném de Adailton também prestigiou o Grupo Independente - GI, da política itaporanguense, e disse que é preciso união de todos para fazer a mudança que o povo quer. Metaforicamente, ele alertou para que não houvesse uma pretensão de ser o 'retalho nova para roupa velha'. O vereador parabenizou Ricardo Pereira pela formação do grupo e disse que ele era um abnegado para essa missão.
"Parabéns para Ricardo por fazer um feito desses, mas é preciso ter cuidado de não se tornar um retalho nova para uma roupa velha. O resultado não presta. Tenho acompanhado a história do grupo, mesmo que pouco tempo, e precisamos elogiar o trabalho aqui desenvolvido. Enquanto muitos tentavam sabotar e desmantelar esse grupo, Ricardo segue seu planejamento sempre conseguindo manter a chama cessa e o ideal na mente de todos", disse Neném que é pré-candidato a prefeito.