quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Ibope: João Azevedo cresce 15 pontos, chega a 32% e está tecnicamente empatado com Zé Maranhão, que tem 28%...

O segundo levantamento realizado na Paraíba pelo IBOPE Inteligência, entre os dias 16 e 18 de setembro, a pedido da TV Cabo Branco e TV Paraíba, mostrou que que João Azevêdo (PSB), que tinha 17% na primeira pesquisa cresce 15 pontos percentuais e chega a 32% das intenções de voto. Enquanto isso, o emedebista Zé Maranhão, com 31% no primeiro levantamento, varia 3 pontos percentuais e atinge agora 28% das menções. Considerando a margem de erro da pesquisa de 3%, os dois candidatos aparecem empatados tecnicamente e dividem a liderança na disputa pelo Governo da Paraíba.
Lucélio Cartaxo, do PV, que tinha 18% vai a 19% nesta rodada, enquanto os demais candidatos oscilam dentro da margem e são citados por até 2% das intenções de voto. Eleitores paraibanos que tem a intenção de votar em branco ou de anular o voto são 15% (eram 23%) e os que não sabem ou não respondem caem de 8% para 4%. Nesta pergunta, um disco com os nomes dos candidatos é apresentado aos entrevistados. Pergunta: Se a eleição para Governador da Paraíba fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem o(a) sr(a) votaria? (Estimulada – %)
Falando somente desta rodada, João se destaca principalmente entre os eleitores que declaram outras religiões que não a católica ou a evangélica, segmento em que suas intenções de voto vão a 41% e se observa que suas intenções de voto aumentam quanto mais jovem for o entrevistado (tem 27% entre os mais velhos e 38% entre quem tem de 16 a 24 anos).
Analisando as duas rodadas de modo comparativo, João apresenta crescimento em praticamente todos os segmentos, valendo destacar o crescimento de 27 pontos percentuais entre aqueles que declaram outras religiões que não a católica ou a evangélica (de 14% para 41%). Cresce 21 pontos percentuais entre os eleitores com Ensino Médio, indo de 16% para 37%, mesmo crescimento apresentado entre os eleitores evangélicos, onde tinha 15% e vai a 36%. Ainda, é possível observar crescimento de 19 p.p. entre os eleitores mais jovens (tinha 19% e vai a 38%) e de 18 pontos percentuais entre os eleitores que residem em outros municípios que não a capital do Estado.
Nesta rodada, especificamente, Zé Maranhão tem menções mais acentuadas entre os menos escolarizados, segmento em que alcança 35% das intenções de voto e entre os mais velhos, onde tem 34% das menções. Comparando as duas rodadas, Zé Maranhão cresce 7 pontos percentuais entre os mais velhos, indo de 27% para 34% das intenções de voto, porém cai 6 pontos percentuais em três segmentos: mais jovens (de 35% para 29%); entre os eleitores com idades entre 35 a 44 anos (tinha 31% e agora tem 25%) e entre os evangélicos, onde vai de 25% para 19%.
Neste levantamento, Cartaxo tem intenções de voto mais expressivas, entre os moradores da capital do estado, segmento no qual alcança 32% e entre os evangélicos, onde tem 24% das menções. Analisando comparativamente as duas pesquisas, cresce 9 pontos percentuais entre aqueles com 45 a 54 anos (tinha 13% e vai a 22%), porém cai 8 p.p. entre aqueles que declaram outras religiões que não a católica ou a evangélica, indo de 18% para 10% das citações e tem queda de 6 p.p entre os mais velhos, onde varia de 19% para 13%.
Segundo turno
No cenário para segundo turno, o candidato do PSB, João Azevêdo, leva vantagem sobre os outros candidatos na corrida eleitoral. Confira o quadro acima:
FICHA TÉCNICA DA PESQUISA (JOB Nº 0877-2 | 2018)
Período de campo: a pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 18 de setembro de 2018.
Tamanho da amostra: foram entrevistados 812 votantes.
Margem de erro: a margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
Nível de confiança: o nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.
Solicitante: pesquisa contratada por TV CABO BRANCO LTDA E TV PARAÍBA LTDA.
Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o protocolo Nº PB-08654/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo Nº BR-07454/2018.

terça-feira, 18 de setembro de 2018

Pesquisa: Maranhão tem 29,8%, João sobe e tem 23,5% e Lucélio cai e fica 18,9%...

Pesquisa
A segunda pesquisa de intenção de voto estimulada, realizada pela Método Pesquisa e Consultoria e contratada pelo Jornal CORREIO da Paraíba, para o Governo do Estado, mostra que o candidato José Maranhão (Coligação ‘Porque o Povo Quer’) continua liderando a corrida pelo Palácio da Redenção com 29,8%. Apesar de estar à frente, Maranhão registrou pequena queda em relação à primeira pesquisa (32,7%) divulgada dia 03 deste mês.
Em segundo lugar agora aparece João Azevedo (Coligação ‘A Força do Trabalho’) com 23,5%. Em relação à pesquisa anterior (14,6%), João aumentou 8,9 pontos percentuais. Já Lucélio Cartaxo (Coligação ‘Força da Esperança’), que na pesquisa anterior estava em segundo (com 17,5%), ficou em terceiro com 18,9%. Ele também registra crescimento entre uma pesquisa e outra: um pouco mais que 1 ponto percentual. João e Cartaxo continuam tecnicamente empatados.
Tárcio Teixeira do Psol permanece com 1,1% e Rama Dantas, PSTU, com 0,4% das intenções de voto. Indecisos somaram 12,3%. O percentual diminuiu em relação à pesquisa anterior quando 15,6% disseram não saber em quem votar. Votariam branco/nulo somaram 14,1%. Na pesquisa divulgada no início do mês, esse percentual chegou a 18,1%.

Veneziano troca 1º suplente em sua chapa e confirma substituição por Ney Suassuna

O candidato ao Senado pelo PSB, deputado federal Veneziano Vital, confirmou que já substituiu nesta segunda-feira (17) o primeiro suplente João Teodosio, do DEM, pelo ex-senador Ney Suassuna. ” É um grande reforço”, declarou. 
A informação do candidato se deu antes do debate na TV MASTER nesta segunda-feira. A decisão de Vené se deveu à decisão de João em comunicar ao DEM sua desistência por razõe$$$$ pessoais.