sábado, 22 de abril de 2017

Movimento inicia luta pela implantação de universidade pública no Vale do Piancó

 
O Vale do Piancó mais uma vez é chamado a levantar-se em prol da implantação de um campus de universidade pública, um sonho de gerações. Itaporanga sediou, essa semana, um encontro para defender a ideia, ocorrido no auditório da 7ª Gerência Regional de Educação, com objetivo de chamar a atenção da região para a importância da união de forças. 
Quatro prefeitos estiveram presentes no encontro: Divaldo Dantas (Itaporanga), Jairo Haley (Serra Grande), Allan Bastos (Pedra Branca) e Daniel Galdino (que foi representado pelo secretário Antônio Leite). O gerente regional do Governo do Estado, Chico Lopes, também esteve presente, além do guerreiro padre Djacy Brasileiro, vereadores e estudantes. 
O idealizador do evento, Júnior Custódio fez uma explanação dos trabalhados que serão travados daqui em diante. A comissão segue coletando assinaturas para tentar sensibilizar a bancada federal paraibana para essa importante ação em prol da única região do estado que não dispõe de um campus de universidade pública. 
E foi a união de forças que se fez realizar a implantação de campus universitários nas demais regiões. O povo dessas regiões optaram por lutar ao invés de se acomodar. Uma boa notícia é que a comissão já conta com oferta de terrenos para a implantação de campus em Itaporanga. Até lá, sem perspectivas, os jovens do Vale do Piancó continuam enveredar no mundo das drogas e alcoolismo. Os índices atestam essa triste realidade. O Vale precisa levantar essa bandeira de luta.

Aguinaldo e Vital Costa participam de reunião no INSS para viabilizar instalação de agência em Araruna

 
O líder do governo na Câmara Federal, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), recebeu em seu gabinete o prefeito Vital Costa, da cidade de Araruna.Aguinaldo e Vital Costa estiveram com o presidente do INSS, Leonardo Gadelha em reunião onde foi assinado um Protocolo de Intenções para instalação de uma Agência Avançada do INSS no município.
Para Vital Costa, a assinatura do termo é muito importante para Araruna, haja vista a instalação de uma agência do INSS é pedido antigo da população.”Agradeço ao nosso deputado Aguinaldo Ribeiro que tem sido muito atencioso com nossa cidade e nos ajudado muito nas nossas demandas” comemorou o gestor. O deputado Aguinaldo Ribeiro também comemorou a conquista para a cidade de Araruna. 
“A agência do INSS de Araruna é um sonho antigo não só da população do município, mas também de toda a região. Muitos serão beneficiados pois a partir de então os segurados da cidade e dos municípios vizinhos não serão mais obrigados a se deslocar para buscar os benefícios em localidades mais distantes. Essa é uma garantia dos direitos aos trabalhadores” pontuou o parlamentar. Segundo o prefeito Vital Costa, a pretensão é que até o final de maio seja instalada a agência no município.

Arcebispo da PB grava mensagem convocando população para 'Greve Geral' dia 28

O movimento “Vamos parar o Brasil”, programado para acontecer na próxima sexta-feira (28) em todo o País, ganhou um reforço de peso na Paraíba. Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, que foi anunciado pelo Vaticano no início do mês passado como novo arcebispo da Paraíba, gravou uma mensagem convocando a população para participar das manifestações contra a reforma da Previdência.
Além de Dom Delson, quem também está engajado nos preparativos do movimento, é Dom Genival Saraiva de França, atual administrador apostólico da Arquidiocese da Paraíba. Na última quarta-feira (20), ele esteve reunido com integrantes da Frente Brasil Popular na Paraíba, discutindo detalhes do protesto.
Em março, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), chegou a emitir uma nota (clique aqui e leia na íntegra) aprovada em seu Conselho Permanente sobre a reforma da Previdência. O documento afirma que a seguridade não é uma concessão governamental, mas sim direitos sociais conquistados com intensa participação democrática.
A posse de Dom Manoel Delson como novo arcebispo da Paraíba ocorrerá em maio. A cerimônia vai durar dois dias seguidos, com início no dia 19 e término no dia 20.
De acordo com os organizadores, o objetivo do protesto “Vamos parar o Brasil” é alertar o Governo Federal de que a sociedade e a classe trabalhadora não aceitarão os retrocessos representados pelas reformas da Previdência e trabalhista que estão sendo gestadas pelo presidente Michel Temer (PMDB).
“Em nossa opinião, trata-se do desmonte da Previdência Pública e da retirada dos direitos trabalhistas garantidos pela CLT. Por isso, conclamamos todos, neste dia, a demonstrarem o seu descontentamento, ajudando a paralisar o Brasil”, diz trecho de nota conjunta divulgada por entidades.

Genival Matias recebe apoio do ex-prefeito Antônio Martiniano e grupo da oposição, no município de Assunção.

O deputado estadual Genival Matias (PTdoB) segue recebendo manifestação de apoio pelo interior. Neste sábado (22), ele esteve no município de Assunção onde teve calorosa recepção do grupo oposicionista local capitaneado pelo ex-prefeito Antônio Martiniano. 
Além do ex-prefeito, vereadores, ex-vereadores, empresários e demais lideranças políticas que formam o bloco decidiram em conjunto apoiar a reeleição de Genival, no pleito eleitoral vindouro de 2018. "Agradeço a confiança em nosso nome e vamos trabalhar incansavelmente para junto com esse grupo, levar benefícios para Assunção", pontuou o deputado. 
A imagem pode conter: 1 pessoa, nuvem, céu, multidão, atividades ao ar livre e natureza A imagem pode conter: 13 pessoas, pessoas em pé, atividades ao ar livre e natureza
A imagem pode conter: 5 pessoas, área interna A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, céu, nuvem, óculos de sol, atividades ao ar livre e natureza

Gervásio Maia fecha com Genival Matias primeira dobradinha para eleições 2018

O presidente da Assembleia Legislativa, Gervásio Maia (PSB) bateu o martelo e será candidato a deputado federal, em 2018. E primeira dobradinha já foi firmada. Será com o deputado estadual Genival Matias (PTdoB). Informação Anderson Soares. O acordo foi fechado nesta sexta-feira (21), durante reunião ocorrida na casa de Genival que teve a presença da ex-prefeita Tatiana Correa (PTdoB), que pedirá votos para os dois no município do Conde.
Inclusive, há informação que a nomeação de Tatiana e do advogado Edisio Souto, para cargos na Assembleia Legislativa, foi o motivo do estremecimento recente entre Gervásio e o governador Ricardo Coutinho, que não concordava com essas nomeações. Após muita conversa os dois voltaram a circular juntos e o caso foi arrefecido. 

Luciano Cartaxo critica governo e diz que apoiou Ricardo quando ele disputava uma campanha perdida, em 2014, mas faltou reciprocidade em 2016.

20170422_124306
Em sua passagem por Mamanguape, neste sábado (21), o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), disparou artilharia contra o governador Ricardo Coutinho (PSB), em entrevista à Rádio Correio Vale FM. Ele fez várias críticas às áreas de Segurança Pública e Saúde do Estado.
Cartaxo disse que falta investimentos na segurança e criticou o déficit de policiais. Na saúde, ele disse que a rede de UPAS implantadas na capital é referência para todo estado. E voltou a descartar a possibilidade de reaproximação com o governador e revelou mágoas das eleições em 2016.
“O governador fez a escolha dele. Fizemos uma aliança no momento em que estava em maior dificuldade. Ele disputava uma eleição perdida e poucas pessoas acreditavam que seria possível reverter esse cenário. Nós pensamos num projeto a longo prazo. Só que ele (Ricardo) procurou apresentar uma candidata do seu partido em 2016, dizendo que para fazer parcerias tinha que ter alguém com sua confiança de seu partido”, disse.

Luciano Cartaxo é recebido por lideranças e visita feira livre em Mamanguape

 
O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), visita, neste sábado (22), a cidade de Mamanguape, no Litoral Norte paraibano. Na cidade, o prefeito foi recebido pelos ex-prefeitos, Fábio Fernandes (PMDB), ex-deputado estadual Ariano Fernandes (PPS),  o ex-secretário do Governo Maranhão, João Laércio Fernandes, prefeito de Curral de Cima, Totó Ribeiro (PSDB), vice e vereadores das 12 cidades da região do Vale do Mamanguape.
As imagens abaixo registram o momento do gestor de João Pessoa sendo em Mamanguape já sendo recepcionado pelas lideranças políticas da cidade e depois fez um passeio pela feira livre da cidade. Luciano Cartaxo concederá entrevista a uma emissora de rádio local, das 11 às 12h, onde falará de ações de suas gestões  à frente da Prefeitura da Capital e também de temas políticos.
Há menos de 30 dias, Cartaxo esteve na região participando da festa de São Sebastião do distrito de Olho D´água de Capim. Com ele estavam políticos como  Ruy Carneiro, presidente estadual do PSDB, deputada estadual Camila Toscano (PSDB), prefeito Tiago Lisboa (Capim), prefeito Jair da Farmácia (Cuité de Mamanguape), prefeito Sérginho Lima (Baia da Traição), vice-prefeito Erivelton Ferreira, vereadores e lideranças.

Wilson Santiago e Wilson Filho vão a Festival Potiguara em Baía da Traição

O ex-senador Wilson Santiago e o deputado Federal Wilson Filho participaram, na noite desta sexta-feira (21) da programação do Festival Potiguara em Baía da Traição. 
Pai e filho foram recebidos pelo prefeito Serginho Lima (PTB), o vice-prefeito Duda de Cumaru (PTB), vereadores, secretários da gestão municipal, e o ex-prefeito de Capim, Sérgio Lima (PTB).
A Festa Potiguara visa fomentar e valorizar a cultura indígena do Povo Potiguara do município da Baía da Traição, e é realizada pela 1ª vez, pela gestão de Serginho Lima.

Presidente do TJ designa magistrados que vão julgar 1,4 mil processos no Meta 4

O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Joás de Brito Pereira, baixou portaria, designando sete juízes, sete assessores jurídicos e um assistente administrativo para atuarem no Mutirão da Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 
O coordenador será o juiz Antônio Carneiro de Paiva Júnior. A comissão tem competência para processar e julgar cerca de 1,4 mil feitos, nos processos relativos a atos de improbidade administrativa e ações penais relacionadas a crimes contra a administração pública, distribuídas até 31 de dezembro de 2014.
Dentre os membros designados para a comissão está o juiz piancoense Antônio Eugênio Leite Ferreira Neto [titular da 2ª Vara da Comarca de Itaporanga]. Além dele e do juiz/coordenador, também estão na lista os juízes: Hugo Gomes Zaher, Jailson Shizue Suassuna, Renata da Câmara Pires Belmont, Rúsio Lima de Melo e Kéops de Vasconcelos Amaral Vieira Pires. 

Benjamim Paiva foi empossado nesta sexta-feira novo presidente estadual do PHS

IMG-20170421-WA0270
O novo presidente do PHS na Paraíba, Benjamim Paiva foi empossado juntamento com novos membros do comando estadual da legenda durante evento ocorrido na noite desta sexta-feira (21), no restaurante Bastos Gold, localizado na orla da Praia de Tambaú, em João Pessoa. 
Bejamim Paiva é empresário da Construção Civil de Pernambuco com atuação na Paraíba. Já o vice-presidente da legenda é Ronaldo Lucena que já foi candidato a deputado estadual em eleições anteriores. Lucena é natural de Queimadas, no agreste paraibano e já presidiu o PSL no Estado. 
O evento teve a presença do Presidente da Executiva Nacional Eduardo Machado, também pernambucano, e do Deputado Federal Pastor Eurico (PHS-PE).

sexta-feira, 21 de abril de 2017

CGU constata prejuízo de quase R$ 35 mil com irregularidades em licitações do IFPB

Um relatório elaborado pela Controladoria Geral da União (CGU) aponta irregularidades em um processo licitatório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). De acordo com o documento publicado, o procedimento adotado não foi o mais adequado para o caso e constatou-se um prejuízo de R$ 34.788,67.
Foi realizado processo licitatório por Inexigibilidade de Licitação com objetivo de adquirir laboratórios para os campi de João Pessoa, Cabedelo, Campina Grande, Guarabira e Picuí. “Tal fato restringiu a competitividade e ampliação de participantes interessados em fornecer os materiais adquiridos, condição favorável para se obter a melhor proposta para a Administração Pública”, afirma o relatório.
De acordo com a CGU, a documentação apresentada para justificar a inexigibilidade mostrou-se frágil. A Controladoria considera que o caráter competitivo não foi alcançado pela escolha da empresa CIDEPE – Centro Industrial de Equipamentos de Ensino e Pesquisa Ltda (CNPJ 02.134.569/0001-75) por exclusividade, quando restou claro, a existência de concorrentes no mercado.
A CGU ainda considera que alguns dos laboratórios não estão sendo utilizados ou estão sendo parcialmente utilizados, concluindo que a aplicação dos recursos não atingiu o objetivo esperado.

Romero rebate críticas de Ricardo ao São João de Campina: "Sempre critica, mas nunca apoiou", disse.

IMG-20170421-WA0033
O prefeito Romero Rodrigues (PSDB) rebateu declarações do governador Ricardo Coutinho (PSB), que criticou a programação anunciada essa semana do 'Maior São João do Mundo edição 2017' que será realizado em parceria com a empresa Aliança. "Cultura é cultura, juntar gente é juntar gente", criticou Ricardo em relação aos artistas contratados. 
Romero devolveu de imediato a resposta: “Seria interessante que ele, em vez de criticar, apoiasse a maior festa popular da Paraíba e uma das maiores do Brasil. Nos últimos cinco anos e meio, Ricardo não assinou um só convênio com município, e demonstra mais uma vez o desprezo com uma festa que é tratada com carinho pelo povo campinense.”
E completou: “Em 2016, no lugar de se ocupar em críticas, o governador de Pernambuco apoiou o São João de Caruaru com aporte de R$ 2,5 milhões. O ex-governador Eduardo Campos, do mesmo partido de Coutinho, chegou a investir R$ 5 milhões no evento daquela cidade que faz com Campina Grande uma competição histórica saudável.”
Para finalizar: “Em 2014, ano eleitoral, com a miopia típica dos que usam dinheiro público para fazer politicagem, Coutinho inventou um tal ´circuito do forró´ e tentou esvaziar o São João de Campina Grande. Não apenas teve insucesso, como deixou evidenciada sua disposição de sempre procurar comprometer nosso maior evento, que nunca se submeteu aos caprichos dos inimigos de Campina.”

Nilson Lacerda entrega kits escolares para alunos da rede municipal em Conceição

Essa semana os alunos da Rede Municipal de Ensino no município de Conceição receberam novos kits escolares, que foram entregues pessoalmente pelo prefeito Nilson Lacerda (PSDB). A ação, de acordo com o gestor, tem o objetivo de melhorar cada vez mais a área da educação no município. A distribuição começou pela escola 'Dona Chicola' 
Pais e responsáveis pelos alunos estiveram presentes conferindo a entrega dos materiais que seus filhos irão utilizar ao longo do ano letivo. A dona de casa, Marli Sousa comentou sobre o kit que está sendo distribuído, “O kit é muito bom e tem todos os materiais que as nossas crianças precisam, eu sei que posso ficar tranquila porque a prefeitura todos os anos nos proporciona isso desde que o prefeito Nilson Lacerda assumiu os destinos de Conceição”, disse.
“O material desse ano veio muito bom, acredito que a prefeitura vem melhorando cada vez mais o material que já é de excelente qualidade. É bom porque é de grande ajuda para a gente, pois vemos também onde nossos impostos são empregados, além do que no começo do ano sempre temos um monte de dívidas então ajuda demais”, falou Elenice Alves, moradora do bairro Nossa Senhora de Fátima que também teve seu filho beneficiado. (com Ascom)
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sentadas, tabela e área interna
 A imagem pode conter: 10 pessoas, pessoas sentadas e área interna

ACS's e ACE's vão discutir direitos da categoria e instalação de frente parlamentar durante audiência pública na próxima segunda, em João Pessoa.

Uma Audiência Pública será realizada na próxima segunda-feira, dia 24, às 09h, no Teatro Pedra do Reino- Centro de Convenções, PB-008, Km 5, Polo Turístico, em João Pessoa, em defesa dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Endemias (ACE). A Audiência é uma solicitação do deputado estadual, Nabor Wanderley (PMDB), tendo em vista a luta pelos direitos das categorias e a instalação da Frente Parlamentar.
Na oportunidade serão debatidos os direitos desses agentes, bem como será uma forma de pressionar a bancada federal para aprovar os Projetos de Lei que tratam do piso nacional e insalubridade da categoria. “Eles precisam se fortalecer nos estados para que a gente possa ampliar esse debate e ajudá-los em defesa dos seus interesses”, disse o parlamentar.
O evento contará com a presença de representantes do Congresso Nacional, do Ministério da Saúde, representantes das categorias em nível de Paraíba e em nível de Nordeste. São previstos pelo menos 1.500 participantes no evento. (com Ascom)

MEC autoriza curso superior de tecnologia em serviços jurídicos; OAB critica

O Ministério da Educação (MEC) homologou parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) que autoriza o funcionamento de curso superior de tecnologia em serviços jurídicos. A autorização foi publicada terça-feira (18), no Diário Oficial da União. O parecer havia sido aprovado em 15 de fevereiro deste ano pelo CNE e encaminhado para homologação do MEC. A decisão trata de recurso interposto pela Faculdade de Agronegócio Paraíso do Norte contra a decisão da própria Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC que, no ano passado, negou a abertura do curso.
A aprovação de um curso técnico em serviços jurídicos é polêmica. Antes da homologação pelo MEC, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) manifestou-se contra o parecer. Em nota, a OAB diz que, com a medida, o CNE "mais que se distancia de sua função de zelar pelo rigoroso padrão de qualidade do ensino" e abre caminho para o surgimento de uma "classe indefinida de profissionais, criando problemas ainda mais sérios às centenas de milhares de bacharéis em direito que hoje formam-se e não encontram posição favorável no mercado de trabalho".
A OAB diz ainda que procurou a Presidência da República para se manifestar contra a abertura indiscriminada de cursos de direito. "Os cursos técnicos e tecnólogos não são habilitados a formar bacharéis em direito, como já ficou claro em tentativas anteriores de autorizar esse tipo de curso". Em resposta ao posicionamento da OAB, o Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, que representa as instituições educacionais, enviou um ofício ao presidente Michel Temer e ao MEC, no qual posicionou-se a favor da homologação do parecer aprovado pelo CNE.
As entidades afirmam que "nem toda formação no mundo jurídico está sob a batuta do advogado, havendo diversas áreas cartoriais administrativas, por exemplo, em que o profissional tecnólogo pode desempenhar suas atividades". As entidades também argumentam que o Novo Código de Processo Civil assegura ao advogado credenciar qualquer pessoa para retirada dos autos do cartório ou da secretaria, "tarefa que pode perfeitamente ser desempenhada pelo tecnólogo". O ofício cita o caso dos Estados Unidos, onde profissionais com formação correlata "já exercem regularmente suas atribuições de forma plena, ressalvadas as áreas de atuação exclusiva de advogados".
A OAB  chegou a dizer que, caso o parecer fosse homologado, pretendia levar a questão à Justiça. "A educação, especialmente no ramo jurídico, não pode ser tratada pelo Estado como uma simples moeda de troca. Trata-se de direito de cada cidadã e cidadão brasileiro receber ensino de qualidade, com respeito a critérios técnicos coerentes com a responsabilidade de sua futura atuação para a defesa dos interesses da sociedade." (Por Agência Brasil)

Consultor do 6Sigma aponta prefeito Romero Rodrigues como um dos nomes fortes para o Governo

Resultado de imagem para prefeito romero rodrigues
Embora 2018 ainda esteja distante, muitos analistas políticos já apontam alguns prováveis candiidatos para substituir o governador Ricardo Coutinho (PSD), no comando político e administrativo do Palácio da Redenção. O consultor do grupo 6Sigma, Pedro Cézar Coelho, garante com base em uma pesquisa realizada pelo instituto, que o prefeito de Campina Grande Romero Rodrigues (PSDB), é um dos nomes fortes para disputar o governo do Estado.
Pedro César observou que o desempenho nas urnas de Romero em Campina Grande, automaticamente, o credenciou para o pleito. Ele prevê uma disputa interna entre o tucano e o candidato do PSD, embora existam claras possibilidades dos dois estarem em um mesmo palanque capitaneado pelo senador Cássio Cunha Lima e pelo deputado federal Rômulo Gouveia, que preside o PSD no Estado.
Pedro acredita que o governador Ricardo Coutinho ainda não se definiu sobre o sucessor, o que favorece Cartaxo e Romero para a disputa.  “Um dos nomes que se destaca é o prefeito de Campina Grande, até pelo sucesso do governo municipal. É um potencial candidato a vir com força para 2018” Apontado como possível candidato ao governo do Estado em 2018, Romero afirmou durante entrevista nesta quinta-feira (20), que vê com naturalidade a lembrança do seu nome.
Ele revelou em entrevista a Rádio Campina FM, que não vai fazer de sua possível candidatura uma obsessão. "É uma discussão que se torna natural depois de uma eleição bem sucedida, mas não vejo isso como obsessão. Vamos tratar isso de forma tranquila e mais pra frente com o PSDB e partidos aliados", frisou.

Em almoço, Gérvasio confere viabilidade de sua candidatura à deputado federal...

E o presidente da Assembleia Legislativa, Gervásio Maia (PSB) vai pavimentando sua caminhada rumo à uma candidatura a deputado federal em 2018. Em almoço na casa do deputado estadual Ricardo Barbosa (PSB), Gervásio sentou-se à mesa com muitos colegas cuja degustação principal foi política.
Além do anfitrião, presenças dos deputados Trócolli Júnior (Pros), Nabor Wanderley (PMDB), Branco Mendes (PEN), João Gonçalves (PDT), Edmilson Soares (PEN) e João Bosco Carneiro Júnior (Livres). Gervásio ouviu o que queria de sobremesa. E será um dos principais nomes na disputa, ano que vem.

Falando sobre antecipação das eleições, Ricardo receita rivotril para adversários...

O governador Ricardo Coutinho receitou, nesta quinta-feira (20), durante entrevista no Espaço Cultural, suco de maracujá e rivotril para os adversários políticos que, segundo ele, estão antecipando o debate sobre as eleições de 2018. Questionado sobre as dificuldades enfrentadas para encontrar um nome do seu grupo que dispute do Governo do Estado, Ricardo afirmou que não iria antecipar as discussões.
“Quem quiser ficar nervoso toma um chazinho de camomila, se continuar, toma um rivotril para aguentar o que ainda vai ser feito pela Paraíba”, disse. Ele afirmou que não vai perder tempo com adversários que não possuem trabalho administrativo. “Eles tem nomes porque são fisiológicos, não possuem projetos”, disse.
Após divergências internas, o nome mais cotado para disputar o Governo do Estado pelo PSB desistiu da disputa. O presidente da Assembleia Legislativa, Gervásio Maia, afirmou que pretende disputar uma novamente uma vaga na Assembleia ou na Câmara dos Deputados. (com Mais PB)

quinta-feira, 20 de abril de 2017

TRE retoma segunda-feira julgamento AIJE da PBPrev com voto da juíza Michelini

Resultado de imagem para tre-pb
Foi antecipada para a próxima segunda-feira (dia 24) a continuação do julgamento da AIJE da PBPrev, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), que pede a cassação do governador Ricardo Coutinho (PSB). Na sessão da última segunda (dia 17) o julgamento foi suspenso após pedido vista feito da juíza Micheline Jatobá. O Tribunal agendou para o dia 4 de maio retomada do julgamento, devido alguns juízes estarem de viagem agendada. 
O placar está em 1 a 1, com com os votos do desembargador-relator Romero Marcelo (pela absolvição do governador RC) e do juiz Márcio Maranhão (pela cassação e inelegibilidade). A juíza Michelini pediu vistas, alegando a necessidade de conhecer mais detidamente o processo, antes de se pronunciar.
Pela sequência estabelecida no TRE, após o voto da juíza Michelini, ainda haverá a manifestação dos seguintes magistrados, pela ordem: Breno Wanderley, Emiliano Zapata (juiz federal) e Antônio Carneiro de Paiva. A desembargadora presidente Maria das Graças Morais Guedes só votará em caso de empate, em voto de Minerva.
O parecer do procurador eleitoral Marcos Queiroga foi contundente pela cassação do governador, e ainda sua inelegibilidade por oito anos. (com Hélder Moura)

Campanha 'Doe Cabelos e Espalhe Sorrisos' supera metas na cidade de Patos

Voluntários da Associação Patoense de Apoio ao Portador do Câncer (APPC) e do movimento Amigas Viva a Vida comemoraram nesta quarta-feira, dia 19, o sucesso alcançado no 5º ano da Campanha Doe Cabelos e Espalhe Sorrisos. O evento aconteceu na Associação Comercial e Industrial de Patos, Centro.
A campanha destina cabelos para a confecção de perucas que serão usadas por pessoas que fazem tratamento do câncer e perdem o cabelo durante as sessões de quimioterapia e radioterapia. O projeto foi idealizado pela colunista Sandra Sibele (em memória). Sandra Sibele faleceu vítima do câncer, no entanto, começou a campanha antes mesmo de ser diagnosticada com a doença.
Oito cabelereiros da cidade de Patos foram voluntários para fazer os cortes de cabelo das inúmeras pessoas que compareceram a ACIAP. De acordo com Lenice Fernandes, presidente da APPC, a campanha superou a meta antes do encerramento do evento. Várias mulheres, crianças e também homens doaram parte do cabelo fazendo um ato de solidariedade para as pessoas que fazem tratamento de câncer.
Para Gerúsia Delfino, presidente do movimento Amigas Viva a Vida, o momento é de felicidade, pois as pessoas abraçaram a campanha. Gerúsia explicou que o próximo passo será a ida para João Pessoa. “Nós vamos para João Pessoa! No dia 26 é a campanha no salão de Roberto, no Bessa, todo ano ele realiza junto com Sandra Sibele e nós vamos continuar. No dia 27 será a entrega solene! Esse ano nós queremos que supere todas as campanhas anteriores”, relatou.

Prefeitura de Diamante promove ação de prevenção à saúde bucal infantil nas comunidades Barra de Oitis e Vazante

A imagem pode conter: 5 pessoas
A Prefeitura de Diamante, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realizou nesta quinta-feira (20), ação de prevenção à saúde bucal destinada às crianças das comunidades rurais de Barra de Oitis e Vazante, bem como, atendimento a pacientes especiais do município. De forma bem simplificada, para facilitar o entendimento das crianças, os profissionais mostram com a ação os benefícios da escovação dentária.
As crianças aprenderam os três processos de escovação dentária, são elas: bolinha-bolinha, trenzinho, e vassourinha. A forma “bolinha-bolinha” é girar a escova em círculo por cima de cada dente ou entre eles. O formato “trenzinho” é conduzir a escova para frente e para trás e o modo “vassourinha” é passar a escova nos dentes de fora para dentro ou de cima para baixo.
As crianças aprenderam a forma correta de escovar os dentes. "Foi uma brilhante ação voltada diretamente para as crianças das comunidade Barra de Oitis e Vazante, além de pacientes especiais do município. Eles merecem toda nossa atenção e é isso que estamos fazendo", comentou a prefeita Carmelita Mangueira (PSDB).
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas e área internaA imagem pode conter: 2 pessoas, filhoA imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo

Seis nomes já figuram na disputa pela chefia do Ministério Público da Paraíba

As eleições para escolha do novo chefe do Ministério Público da Paraíba já começam a movimentar os meios jurídicos do Estado. O processo eleitoral foi deflagrado, com a publicação das normas que vão reger o pleito, previsto para acontecer no dia 29 de julho.  Já estão na disputa pelo menos seis nomes, sendo cinco ligados a atual gestão: Clístenes Holanda, Francisco Seráphico da Nóbrega, Valberto Cosme de Lira, Amadeus Lopes e João Arlindo Correia Neto. Pela oposição quem já se lançou foi João Geraldo Barbosa.
O prazo de inscrição para os candidatos à lista tríplice será de 1º a 15 de junho, no horário das 12h às 19h. Podem se candidatar os membros da instituição com pelo menos cinco anos de exercício na carreira e que possuem idade superior a 30 anos. Os requerimentos de inscrição, em duas vias, deverão ser devidamente protocolizados e dirigidos ao presidente da Comissão Eleitoral, que ainda será escolhida.
A eleição ocorrerá no dia 29 de julho das 8h às 16h. Após a apuração, os três candidatos mais votados formam a lista tríplice que é encaminhada ao governador do Estado para escolha do procurador-geral de Justiça. Esta é a primeira vez que a eleição da lista tríplice para Procurador-geral de Justiça será feita com urna eletrônica.

Raimundo Lira garante votar contra retirada de direitos dos trabalhadores rurais

O senador Raimundo Lira (PMDB) garantiu seu apoio para que os trabalhadores rurais não tenham seus direitos suprimidos, na Reforma da Previdência que tramita no Congresso. O parlamentar recebeu ontem (19) uma comitiva de doze vereadores de diversos municípios do Cariri paraibano. Eles fazem parte de um movimento criado durante ato público realizado no último dia 24 de março em São João do Cariri, que contou com a participação de membros da sociedade civil organizada, intitulado “Levante do Cariri Contra a Reforma da Previdência”.
O movimento discorda do texto da proposta de Reforma da Previdência contido na PEC 287/2016, considerando que o texto retira direitos dos trabalhadores rurais. Os vereadores entregaram ao senador o documento “CARTA DO CARIRI”, que enfatiza a necessidade de que nenhuma regra para concessão de aposentaria ao Agricultor Familiar seja alterada, principalmente em relação à idade mínima. Lira debateu a matéria com os vereadores, ouviu atentamente os seus argumentos e se comprometeu a estudar os pontos mais polêmicos da proposta de Reforma da Previdência.
Participaram da reunião 12 membros da comitiva Levante do Cariri Contra a Reforma da Previdência, entre vereadores e ex-vereadores de vários municípios. O Senador reafirmou ao grupo que votará contra qualquer projeto que suprima os direitos dos trabalhadores rurais.
Participaram da reunião: Francisco Joaquim Júnior, Vereador de São João do Cariri; Adailson Queiroz, Presidente da Câmara Municipal de Gurjão; Cláudio Marcelo Ferreira de Farias, Vereador de Gurjão; Jose Renivan Neves, Presidente da Câmara Municipal de Caraúbas; Júlio César de Vasconcelos Garcia, Vereador de Soledade; Reinaldo Adriano dos Santos Ramos, Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras; Agnelo de Freitas Cavalcante Filho, Vereador de Cabaceiras; Valdete Silva Sousa, Vereadora - Camalau; Audenice Chaves Sousa, Vereadora - Camalau; Adriana Alves de Brito, Vereadora de Livramento; Jucelio, Vereador do Congo; e Paulo Sérgio de Azevedo Barros, ex-Vereador de Serra Branca.

Adidas abre loja oficial em João Pessoa e programa abrir outra em Campina Grande

Em processo de expansão, a Adidas está abrindo várias lojas no Nordeste e João Pessoa ganhou seu primeiro ponto de venda oficial da marca instalado no Manaíra Shopping, em frente a academia Smart Fit.
A inauguração da loja aconteceu na noite dessa quarta-feira (19). O grupo que já tem a franquia em Caruaru (PE) já tem programação para mais uma loja em Campina Grande.

Prefeito de Sumé solicita de Aguinaldo Ribeiro empenho na liberação de verbas

O líder do governo na Câmara Federal, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP), recebeu em seu gabinete em Brasília, o prefeito Eden Duarte da cidade de Sumé, localizada no Cariri paraibano e o presidente do Partido Progressista no município, Dida Alves. Na pauta da reunião estavam a liberação de recursos para o município para investimento na área de saúde, educação e infraestrutura e também foi solicitado o apoio de Aguinaldo Ribeiro para a instalação de uma agência Caixa Econômica Federal na cidade.
Aguinaldo também intermediou a visita do prefeito Eden Duarte ao Ministério da Saúde onde o gestor solicitou uma revisão dos investimentos feitos pelo ministério no município para que sejam programados novos investimentos. "Nós ficamos muito felizes quando recebemos prefeitos da Paraíba interessados em se engajar cada vez mais e buscar investimentos e melhorias para as suas cidades. Hoje recebemos o prefeito Eden, o nosso amigo Dida Alves e pudemos conferir o empenho com que eles trabalham em prol de Sumé e isso é muito bom. Nosso gabinete aqui em Brasília está sempre de portas abertas a todos aqueles que lutam pelo bem da nossa Paraíba", pontuou Aguinaldo.

Temer desiste de indicar Beltrame para a Secretaria Nacional de Segurança Pública

Resultado de imagem para beltrame
As apostas eram em José Mariano Beltrame, ex-secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, mas quem assumirá a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp) é o general do Exército Carlos Alberto dos Santos Cruz. Ele foi nomeado pelo ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha. 
Santos Cruz comandou aquela que é considerada uma das missões de paz mais difíceis já organizadas pela ONU: na República Democrática do Congo, antigo Zaire. Em 2015, o helicóptero em que estava foi alvejado por rebeldes e fez pouso de emergência. Beltrame tem trabalhado como consultor de segurança da Vale. 

Exército condecora Sérgio Moro e o Comandante, General Villas Bôas, critica crise moral e diz que o país não pode desistir da democracia; Temer estava presente

.

'Sertão Perene' mostra trabalhos da fotógrafa de piancoense na Funesc, em JP.

A exposição “Sertão Perene”, da fotógrafa Áurea Cristina Barros, será aberta na quinta-feira (27), às 19h. Os trabalhos poderão ser vistos no Espaço Expositivo Alice Vinagre, na Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). O período de visitação se estende até 8 de junho. Trata-se de mais uma exposição que representa a abertura permanente para a produção dos artistas paraibanos por meio deste novo espaço expositivo criado na Funesc em 2016. A nova mostra substituirá ‘Prismas’, com trabalhos de Amauri Flor, J. Barreto e Flora Coura.
“Sertão Perene” é composta por 35 fotografias de sombras bem definidas e cores saturadas. A exposição se apresenta com a proposta de mostrar o sertão e sua beleza, sua gente, suas cores e flores, eternizadas pela fotografia. “A fotografia me faz registrar sentimentos, congelar o tempo, as luzes, as cores, e isso me fascina”, diz Áurea Cristina Barros em seu texto. “Diante do sol castigante do semiárido paraibano, a fotógrafa consegue materializar sensações traduzidas em imagens. A natureza se faz presente nas captações de flores que florescem em meio à seca e animais que resistem e sobrevivem”, afirma o curador Elyenai Onias Fernandes em sua apresentação.

Áurea Cristina Barros - Fotógrafa, nasceu e vive no sertão da Paraíba, na cidade de Piancó. Se apaixonou pela fotografia em 2011, como hobby, mas sempre amante do sertão e com o olhar passou a escrever poemas por meio de suas lentes. Trabalha como repórter fotográfica e comunicação institucional na Câmara Municipal de Piancó desde 2013. (Portal Correio)

Médico é preso suspeito de estuprar menina de 12 anos durante consulta em Piancó

Um médico de 72 anos foi preso suspeito de ter estuprado uma adolescente de 12 anos, durante consulta médica. O caso aconteceu na tarde dessa quarta-feira (19), em Piancó. Segundo o delegado Seccional de Itaporanga, Glauber Fontes, em entrevista ao Tambaú 247, mãe e filha saíram da cidade de Nova Olinda para a consulta.
Na clínica, mesmo o médico posicionando-se na frente da menina, a mãe percebeu que o homem estava com a mão dentro do 'short' da jovem. A mulher procurou a delegacia de Polícia Civil da região e denunciou o caso. Os policiais plantonistas foram até a clínica e prenderam o médico, ainda ontem. 
Contudo, ele passou mal e foi internado no hospital de Piancó, onde está sob custódia policial. Quando tiver alta hospitalar, ele será levado para uma prisão especial, por ter curso superior. A Polícia Civil acompanha o caso.

Vereador quer saber quantas ambulâncias do Samu estão operando em João Pessoa

O vereador Eduardo Carneiro (PRTB) apresentou requerimento na Câmara Municipal de João Pessoa direcionado a Secretaria Municipal de Saúde, solicitando informações sobre a quantidade de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em operação na cidade.
Além da quantidade de ambulâncias, o vereador quer saber também o quantitativo de profissionais e equipes, assim como suas respectivas escalas de plantões. Há denúncias de que o número de unidades existentes hoje é insuficiente para atender a demanda.  

Novo presidente do PHS na Paraíba toma posse e inicia do zero política de alianças

Resultado de imagem para presidente nacional do phs
O presidente nacional do PHS, Eduardo Machado, chega à Paraíba nesta sexta-feira (20) para dar posse ao novo presidente estadual da sigla, Benjamim Paiva. O dirigente vai substituir o advogado itaporanguense Expedito Leite no comando da agremiação e manda um recado: a política de alianças voltada para 2018 será revista. Atualmente, o partido integra a base aliada do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), porém, segundo Paiva, isso não garante apoio para o próximo ano, quando o gestor poderá disputar a sucessão do governador Ricardo Coutinho (PSB).
Paiva explicou que ao longo deste ano vai procurar ouvir todos os potenciais candidatos ao governo, bem como os partidos que poderão ser decisivos para a disputa majoritária, em 2018. “É um jogo de paciência, no qual veremos o que é bom para eles, mas também para nós”, ressaltou. De cabeça, disse que procurará o prefeito Luciano Cartaxo, os senadores José Maranhão (PMDB) e Cássio Cunha Lima (PSDB), e o governador Ricardo Coutinho (PSB). Este último, vale ressaltar, não pode mais disputar a reeleição, mas se prepara para lançar nome para a sucessão.
A meta do PHS para as eleições de 2018 é eleger pelo menos dois deputados federais. A sigla tem focado lideranças com mandato e que integrem partidos que respondam a denúncias, no contexto nacional. O objetivo, reforça Benjamim Paiva, é oferecer a eles a oportunidade de disputar as eleições por um partido que não está no radar das delações premiadas da Operação Lava Jato e dos escândalos de corrupção no país. O partido tem 200 vereadores eleitos no pleito de 2016 e sete deputados federais. Em João Pessoa, a sigla tem o vereador Pedro Alberto Coutinho na Câmara da capital.
“Tivemos um crescimento de 25% no ano passado. Fomos o único partido a crescer e ainda ganhamos prefeituras como a de Belo Horizonte, com Alexandre Kalil (PHS)”, disse Benjamim Paiva. Kalil, vale ressaltar, foi eleito com a bandeira de não político e só agora passa a se referir a si próprio como integrante da classe.

Gervásio nega estremecimento com Ricardo: ‘Não passa de fuxico, fofoca…’

Resultado de imagem para gervásio maia em boqueirão
Levada ao palco, no início da semana, a informação de um possível estremecimento politico na relação com o governador Ricardo Coutinho (PSB), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gervásio Maia (PSB) disse não passar de "fuxico" e "fofoca". As declarações foram dadas, ontem (19), durante evento da chegada das águas do São Francisco a Boqueirão. Gervásio acompanhou Ricardo no evento. 
O presidente da Assembleia disse que a amizade [entre os dois] está cada vez mais firme e forte. “Isso é coisa de quem já teve a oportunidade de fazer pela Paraíba e não fez, aprendeu a fazer a política da fofoca e do fuxico e tem uma dor de cotovelo muito grande, porque nosso grupo político trabalha muito, tem trabalho e vai trabalhar ainda mais pelo nosso Estado”, explicou.
Para quem o conhece, Gervásio segue a linha da política da boa vizinhança e pela maturidade política adquirida ao longo dos seus quatro mandatos, comprova que se houvesse algum estremecimento “eu não estava aqui ao lado do governador nesta visita da chegada das águas do São Francisco ao Açude de Boqueirão”. Quem apostou na briga comece a tirar o cavalinho da chuva, porque inexiste.

Prefeitura de Diamante inclui produtos da agricultura familiar na merenda escolar

A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna
Desde a implantação do Pnae (Programa Nacional da Alimentação Escolar) pelo governo federal, a comercialização dos produtos da agricultura familiar passou a ter mais um incentivo com a venda para a merenda escolar. Com o programa, 30% dos recursos repassados aos municípios destinados à merenda escolar devem ser investidos na aquisição da produção dos agricultores familiares. Em Diamante, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Agricultura, está incluindo os produtos da agricultura familiar no cardápio escolar.
A aquisição de alimentos da agricultura familiar fortalece o pequeno agricultor valorizando o seu trabalho e incentivando-o no aperfeiçoamento do plantio para que sempre possa oferecer produtos de boa qualidade para os alunos da rede pública municipal. "Isso gera renda aos produtores, que recebem assessoria técnica da Emater, e qualidade de vida aos alunos que passam a consumir alimentos orgânicos produzidos no município", comenta a prefeita Carmelita Mangueira (PSDB).  
Essa iniciativa é positiva para valorizar os produtores e melhor ainda para os alunos, já que estão usufruindo de alimentos saudáveis, sem agrotóxicos e muito nutritivos. A Secretaria fará um acompanhamento periódico do que é oferecido na merenda, visto que a aquisição de produtos da agricultura familiar traz muitos benefícios a todos os envolvidos, pois incentiva a produção, gera desenvolvimento, melhorando  a qualidade da merenda e o rendimento escolar.
O objetivo é atender as necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência na escola, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, assim como promover a formação de hábitos alimentares saudáveis. Os agricultores familiares têm papel fundamental dentro do Programa de Alimentação Escolar, oferecendo produtos de qualidade para complementar uma refeição saudável e saborosa, zelando pela saúde dos estudantes.

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Raniery Paulino protocola pedido de sessão especial com presença do presidente do TJ para debater fechamento de comarcas

Resultado de imagem para raniery paulino
Depois de vários discursos, ontem (18) e hoje (19), contrários a possibilidade de fechamento de comarcas na Paraíba, o deputado estadual Raniery Paulino (PMDB) protocolou um pedido de sessão especial com a presença do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Joás de Brito Pereira, para debater o tema que vem causando preocupação na Assembleia Legislativa.
Os deputados estão sendo procurados por prefeitos apreensivos com essa possibilidade. Raniery justifica que a elaboração um projeto, pelo Tribunal, visando a reestruturação de unidades judiciárias do 1º grau tem provocado um clima de instabilidade tanto para os operadores do direito, servidores públicos, quanto para a população em geral, "uma vez que altera o cotidiano das pessoas e a própria história das cidades". 
O estudo está sendo desenvolvido pelo juiz Onaldo Rocha Queiroga, sob a coordenação de Regina Grigório Silva Gomes, à pedido de Joás de Brito, assim que assumiu, em fevereiro deste ano. O Tribunal de Justiça tem atualmente 78 comarcas. Do total, 39 são de 1ª Entrância, 34 de 2ª Entrância, e cinco da 3ª Entrância.

TCE reprova contas de 2014 de Tânia Nitão, ex-prefeita de Santana de Mangueira...

Resultado de imagem para tânia nitão
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), reunido nesta quarta-feira (19), emitiu parecer contrário à aprovação das contas de 2014 da ex-prefeita de Santana de Mangueira, Tânia Mangueira Nitão Inácio (PTB), a quem impôs débito superior a R$ 14,5 mil em decorrência de despesas excessivas com combustível. O TCE também decidiu pela apuração, em processo apartado, de gastos públicos sem comprovação documental ordenados pela mesma gestora, a título de ajuda financeira a pessoas carentes. Mas ela, ainda respondeu pelo recolhimento incompleto de contribuições previdenciárias, ainda pode recorrer da decisão tomada conforme voto do conselheiro Arnóbio Viana, relator do processo.

Em Coremas, polícia usa spray de pimenta para conter protesto contra a abertura de comportas do açude para o Rio Grande do Norte

Foi preciso a Polícia Militar usar spray de pimenta na tarde desta quarta-feira (19) para conter população que protesta em frente à Usina Coremas, desde às 11h da manhã, contra a abertura das comportas do Açude Estevam Marinho para o estado do Rio Grande do Norte, por determinação da Agência Nacional das Águas (ANA). 
A revolta da população se dá porque o Açude praticamente secou com a falta de chuvas no ano passado. Com as últimas chuvas, chegou ao seu volume de 42,7 milhões de m³ de água, o que representa apenas cerca de 8% de sua capacidade máxima. Segundo a polícia, algum representante da ANA está sendo esperando para negociar com os manifestantes e lideranças políticas da cidade. O protesto já entrar pela noite...

Secretaria Municipal da Saúde de Santana dos Garrotes segue com vacinação contra a gripe A (H1N1); Hoje foi a vez dos servidores da própria pasta...

A Secretaria Municipal da Saúde de Santana dos Garrotes deu início à campanha de vacinação contra Influenza A (H1N1), na segunda-feira (17) e na manhã desta quarta-feira (19) foi a vez dos servidores lotados da própria pasta serem imunizados. O próprio secretário da Saúde, Rênio Macedo também foi imunizado e mostra com isso a importância de campanhas como esta que visem o cuidado com a saúde da população.
Precisam ser imunizadas: crianças de 06 meses a 05 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram bebê até 45 dias), trabalhadores da saúde, idosos acima de 65 anos e portadores de doenças crônicas (com receita médica) e população privada de liberdade. A Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Ana de Jesus estará aberta das 8h às 17h, fornecendo a vacina para a população.

Veja o Cronograma Geral da Campanha contra Influenza (H1N1):

Sede
17 a 22/04/17 – segunda-feira/sábado
Unidades de Saúde (sede) – Ana de Jesus:
Gestantes e Trabalhadores da Saúde

Zona Rural
24/04/2017 – Segunda – feira: Vila do Meio, Catingueira, Barrinhos e Pedra Redonda
25/04/2017 - terça-feir: Maracujá de cima e Distrito de Pitombeira
26/04/2017 - quarta-feira: Aroeiras de Cima, Aroeira do Meio e Serra Branca e Pereiros
27/04/2017 - quinta-feira: Cabaceiras,Pé de Serra Branca,Limoeiro e Maracujá de Baixo
28/04/2017 - sexta-feira: Balsamo, Pé de Serra,Poço Novo,cedro e Saco
02/05/2017 – terça-feira: Caiçara, Jiqui, Picotes, Palestina e Gravata
13/05/2017 – sábado (Encerramento): Dia D de Vacinação Contra a Gripe

Planalto leva susto após derrota em votação teste na Câmara dos Deputados

Resultado de imagem para aguinaldo ribeiro reunião sobre reforma
O Palácio do Planalto levou um susto com a derrota no plenário da Câmara ao tentar aprovar a urgência da reforma trabalhista. Para que o requerimento fosse aprovado, eram necessários 257 votos favoráveis, mas o pedido recebeu 230 (163 contra). O documento foi assinado pelo líder do governo, Aguinaldo Ribeiro (PP), e mais 14 líderes de partidos da base aliada.
A derrota foi atribuída a um "cochilo" de um auxiliar do presidente Michel Temer, que não calculou forma correta quórum mínimo para aprovar a urgência. A votação era considerada o primeiro teste do governo depois da divulgação das delações da Odebrecht.
Com o susto, governo organizou uma mobilização emergência para evitar aquela que poderia representar uma segunda derrota. No fim da noite, o governo conseguiu aprovar na Câmara, por 301 votos a 127 (7 abstenções), o texto-base do projeto de lei que prevê a recuperação fiscal dos estados em crise financeira. "Se o governo tivesse sofrido a segunda derrota, a credibilidade da certeza de aprovar a reforma da Previdência ficaria arranhada", disse um auxiliar de Temer. (com Gerson Camaroti)

Índias de Baía da Traição e Rio Tinto mostram costumes à estudantes em Piancó

As índias Cristina de Lima Bernardo da aldeia Alto do Tambá, localizada na cidade de Baía da Traição e Sanderline Ribeiro, de Rio Tinto, estiveram com alunos, professores e funcionários do Educandário Américo Mesquita, da cidade de Piancó, nesta terça-feira (18). No local as índias falaram de costumes, religião, artesanato, curiosidades, bebidas medicinais, rituais, danças, culinária, entre outros assuntos. Os estudantes puderam ter contato, pela primeira vez com índios. Eles se encantaram com as indígenas, que pertencem a etnia potiguara.
Ao final, Cristina e Sanderline, dançaram com alunos e a diretora escolar e ainda puderam mostrar pinturas e adereços artesanais usados no corpo. “Foi um dia inesquecível, nunca imaginei ficar frente a frente com índios” Disse Mariana Graco. “Um aprendizado e tanto, que valoriza ainda mais nossas aulas teóricas”. Falou o professor Cícero Paulino. Vários alunos se deixaram as índias pintar seus corpos, com tinta extraída de pelntas naturais. A diretora da escola, informou que uma equipe de alunos viajará até Rio Tinto, para conhecer a aldeia Alto do Tambá. (com Vale News PB)
 

População e OAB luta contra extinção da Comarca de Santana dos Garrotes; TJ deve incorporar também a Comarca de Coremas à de Piancó

 
Aconteceu, nesta terça-feira (18), uma reunião na Câmara Municipal de Santana dos Garrotes para discutir o possível fechamento extinção da Comarca local - que compreende a própria Santana dos Garrotes e Nova Olinda. Advogados, servidores do fórum local e autoridades constituídas dos dois municípios estiveram presente. A medida do Tribunal de Justiça seria para reduzir custos.
A informação é do presidente da subseção da OAB de Itaporanga, o advogado Marcílio Batista, adiantando que o eventual fechamento traria prejuízos à população de Santana dos Garrotes e Nova Olinda. “Não havia motivos porque a comarca detém toda a estrutura”. O advogado revelou que a Comarca vai permanecer funcionando e agora terá um juiz de plantão, isso após o protesto promovido pela comunidade. “A OAB é contra fechamento de qualquer comarca porque entendemos que a jurisdição precisa ser mais acessada pela comunidade carente”, se pronunciou ele.
Sobre a redução de despesas o presidente da OAB disse: “Há outros gastos lá vultosos que precisam ser cortados”. Outra Comarca que também está para ser fechada e incorporada à Comarca de Piancó, é de Coremas. 

Cabo Sérgio Rafael assumiu nesta quarta-feira mandato na Assembleia Legislativa

Resultado de imagem para cabo sérgio rafael
O cabo da Polícia Militar, Sérgio Rafael do Partido Livres (ex-PSL) tomou posse nesta quarta-feira (19) na Assembleia Legislativa em substituição ao deputado estadual Zé Paulo (PSB), que requereu licença de 121 dias para tratamento de saúde. 
Ao assumir, o militar disse que a sua prioridade será a segurança pública mas admitiu que não entrará em confronto com o governador Ricardo Coutinho (PSB). "Serei aliado do governo do Estado, assim como Zé Paulo", disse. Ele justificou que a sociedade tem clamado por segurança, que é um problema nacional, e isso tem sido feito. "Vamos abrir um diálogo com o governo. Não há um questionamento, mas um diálogo para se trabalhar toda a estrutura de segurança", pontuou.
Primeiro suplente, da coligação de elegeu o deputado Zé Paulo, Sérgio Rafael obteve 10 mil votos nas eleições de 2014.