sábado, 9 de abril de 2022

Depois do apoio da prefeita Magna Risucci (Fagundes), no início da semana, Pedro recebe agora adesão de Elissandra Brito (Itapororoca)...

Depois de iniciar a semana recebendo o apoio da prefeita Magna Gerbasi, do município de Rio Tinto, à sua pré-candidatura ao Governo, o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) fecha contabilizando a adesão de outra prefeita: Elissandra Brito (União Brasil), do município de Itapororoca. 

O anúncio da adesão de Elissandra Brito aconteceu na noite desta sexta-feira (8), durante a segunda edição do #BoraParaíba, evento promovido pelo PSDB em Guarabira que reuniu diversas lideranças da região, entre elas o deputado e pré-candidato a senador Efraim Filho (União Brasil), a deputada Camila Toscano (PSDB) e o prefeito Marcos Diogo (Guarabira).

“Fico honrado e feliz com o apoio de peso da prefeita Elissandra, uma liderança forte que se soma ao time para garantir um futuro melhor para a população de Itapororoca e da Paraíba. Estamos juntos nesta caminhada, trabalhando para garantir à Paraíba o futuro que ele merece, com mais oportunidades e desenvolvimento”, disse Pedro.

“Estamos aqui de alma e coração para trabalhar por uma Paraíba maior e melhor para todos. Precisamos de um governo sensível, que olhe para os que mais precisam e que não exclua os municípios. Pedro e Efraim são dois jovens que têm muita energia para abraçar a Paraíba e investir naquilo que ela mais precisa, porque hoje infelizmente temos um governo distante da população e que fez pouco pelo povo de Itapororoca”, destacou a prefeita.

Já a prefeita Magna Risucci (PP), da cidade de Fagundes, anunciou apoio à pré-candidatura de Pedro Cunha no começo da semana. É mais uma força do Agreste paraibano que chega para somar ao projeto de uma Paraíba mais eficiente e com mais oportunidades para todos.

Ex-prefeito de Cuité, Dr. Jaime Filho declara apoio à pré- candidatura de Michel Henrique para deputado estadual

Dr. Jaime Pereira Filho. médico, ex-prefeito de Cuité e ex-suplente de deputado estadual declarou apoio à pré-candidatura de Michel Henrique (Republicanos) para deputado estadual, nas eleições deste ano. O apoio foi oficializado na noite de quarta-feira (06), oportunidade em que Michel Henrique visitou o município de Cuité, onde faz dobradinha com Rafaela Camaraense (PSB).

Participaram do encontro o vice-prefeito Renan Furtado, as ex-gestoras da 4ª Região de Ensino, Gracinha Almeida e Fátima Fialho, o secretário da Controladoria do Município de Cuité, Hélio Plácido e o jornalista João Neto. Durante o dia, Michel esteve na zona rural de Cuité, ao lado do vice-prefeito Renan, vereador Rafael Pimenta, vereador Sula e dos amigos Edilson Pimenta e Júnior do Melo.

Michel Henrique é um grande parceiro e aliado do prefeito de Cuité, Charles Camaraense e do vice-prefeito Renan Furtado. Através do mandato de sua mãe, deputada federal Edna Henrique, articulou vários recursos para Cuité, somando aproximadamente 3 milhões de reais, ajudando assim a administração exitosa do prefeito Charles.

Vereador João Corujinha desiste de disputar mandato de deputado estadual e segue na Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos de João Pessoa

O vereador licenciado e ex-presidente da Câmara da Capital, João Corujinha (PP) desistiu de disputar uma vaga de deputado estadual nas eleições deste ano e decidiu permanecer à frente da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos de João Pessoa. Com isso, o suplente Mangueira (PP) retornará ao mandato na CMJP, o que deve acontecer na próxima semana.

Mangueira tem experiência na Casa, tendo assumido os mandatos nas legislaturas de 2009 a 2012; 2013 a 2016 e de 2017 a 2020. Em janeiro deste ano, foi empossado mais uma vez no cargo quando João Corujinha licenciou para assumir a secretaria a convite do prefeito Cícero Lucena (PP).

Segundo interlocutores, Mangueira bateu o martelo e será candidato a deputado estadual no pleito de outubro. Nas redes sociais, já recebe apoio de seguidores na condição de ‘pré-candidato’. “Novos desafios, construir um futuro melhor, lutar por João Pessoa e pela Paraíba”, disse ele em publicação nas redes sociais.

Itaporanga: Morre aos 88 anos o ex-vereador Mozaniel Pinto, de tradicional família política regional; Sepultamento será às 17h...

Faleceu na começo da noite desta sexta-feira (8) em Itaporanga, no Vale do Piancó, o ex-vereador Mozaniel Pinto, aos 88 anos de idade, que enfrentava sequelas de um AVC sofrido a cerca de três anos. 

De tradicional família política da região, Zié Pinto, como era mais conhecido, foi um dos mais destemidos e aguerridos homens públicos da 'Rainha do Vale' por vezes com fundamentais intervenções políticas em acontecimentos importantes registrados no município.

Exerceu o cargo de Vereador por duas vezes (de 1978 a 1982 e de 1983 a 1988), teve o irmão Moacir Pinto prefeito de Itaporanga e o filho Ricardo Pinto também vereador (de 2012 a 2016), tendo exercido o cargo ainda na legislatura 2000/2004. Teve outro filho, Paulinho de Zié, ainda candidato a prefeito da cidade em 2020.

Ele deixa a esposa Dona Nazaluce, três filhos: Ricardo, Diogenes e Paulinho, e dez netos. Na certeza de ter combatido o bom combate e ter sido exemplo de hombridade, honradez e integridade. 

Seu sepultamento está marcado para as 17h deste sábado, no Cemitério 'Mãe de Misericórdia' em Itaporanga.  

sexta-feira, 8 de abril de 2022

Cícero Lucena nomeia Dorgival Vilar como novo secretário de Desenvolvimento Social de João Pessoa

O prefeito Cicero Lucena nomeou o novo Secretário de Desenvolvimento Social de João Pessoa, trata-se de Dorgival Vilar, que assumirá a pasta, após o pedido de exoneração de Felipe Leitão que retornou a Assembléia Legislativa da Paraíba para concorrer à reeleição. A nomeação do novo secretário foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira - 08/04/2022.

 “É com muita honra, felicidade e gratidão que assumo a secretaria de desenvolvimento social da nossa capital. Agradeço ao prefeito Cícero Lucena pela oportunidade e confiança a mim depositadas, na certeza de que daremos continuidade ao trabalho exitoso que já vinha sendo desenvolvido por Felipe Leitão através de uma gestão humana e histórica, que com orgulho a integro desde o início”, ressaltou o novo secretário da SEDES.

Dorgival Vilar é natural da cidade de Taperoá, graduado em Gestão Pública, com especialidade em Direito Administrativo e Gestão Pública. No seu currículo profissional ele já atuou no mercado financeiro, integrando a diretoria da Confederação Nacional dos trabalhadores em empresas de crédito, já foi Diretor da Companhia de Desenvolvimento da Paraiba - CINEP, integrou o conselho de administração da PBTUR HOTEIS S/A e recentemente ocupava o cargo de chefe de gabinete, na própria Secretaria de Desenvolvimento Social de João Pessoa desde o início da gestão de Cícero Lucena.


Filha do pastor José Carlos, Lucinha Lima se filia ao PSD e será candidata a deputada estadual pelo partido da senadora Daniella Ribeiro

A disputa eleitoral deste ano, na Paraíba, terá mais uma mulher representante do eleitorado evangélico: Carmem Lucia de Lima, filha do presidente da Assembleia de Deus na Paraíba (ADPB), José Carlos de Lima. Lucinha Lima, como é mais conhecida, filiou-se ao PSD, da senadora Daniella Ribeiro, e será candidata a deputada estadual.

Enfermeira e missionária evangélica, Lucinha também é apresentadora do programa Manhã 96, da CPAD FM. Ao blog Agenda Política, ela confirmou que pretende disputar uma vaga na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) no próximo mês de outubro. Lucinha vai disputar o legislativo estadual ao lado de Felipe Leitão, que já ocupa uma vaga na Assembleia.

Em 2016, foi candidata a vereadora em Santa Rita, pelo PSB, tendo ficado na suplência. Recentemente, publicou nas redes sociais que “vem novidades por aí”. “Se Cristo comigo vai, eu irei”, disse. Da mesma igreja que Lucinha, a vereadora Eliza Virgínia (PP) deve disputar uma vaga na Câmara Federal. A expectativa é que elas façam uma ‘dobradinha’ no pleito.

Aliada histórica de Carlos Antônio, ex -secretária de Educação e ex-gerente 9ª GRE, Andréia Braga, deixa Júnior Araújo e anuncia apoio a Dra.Paula...

Aliada histórica do ex-prefeito Carlos Antônio e ex-secretária municipal da Educação de Cajazeiras, a professora Andreia Braga (foto), anunciou na tarde desta quinta-feira (7) apoio à reeleição da deputada estadual Dra. Paula. Andréia também ocupou a chefia de Gabinete na gestão Denise Albuquerque (esposa de Carlos Antônio) e comandou a Nona Gerência Regional de Educação.

Ela deixa, então, de apoiar o deputado estadual Júnior Araújo (PSB), sobrinho de Carlos Antônio e Denise Albuquerque. Após uma reunião com as presença da parlamentar e do seu esposo, prefeito de Cajazeiras, José Aldemir (PP), Andreia Braga fez o anúncio elogiando tanto a gestão municipal quanto o mandato da parlamentar. 

“Não tenho dificuldade alguma em anunciar meu apoio à reeleição da deputada Dra. Paula pelo mandato exitoso que ela cumpre na Assembleia, nem de estar ao lado de Zé Aldemir pela gestão que comanda”, disse a professora citando ainda a amizade que une o casal à sua família, em Cajazeiras.

Republicanos indicou Adriano Galdino para compor chapa majoritária de João, revela Murillo.

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, é o nome do Republicanos para ser o vice de João Azevêdo (PSB). A informação é do pré-candidato a deputado federal (seu irmão) Murilo Galdino.

“Adriano Galdino é o nome posto pelo Republicanos para compor a chapa do governador João Azevêdo e tenho certeza que daria uma força, um reforço muito grande pela sua forma de fazer política, pela sua articulação, pelo seu jeito de transitar com todos na Paraíba”, disse Murilo.

quinta-feira, 7 de abril de 2022

MDB e PT iniciam neste sábado, por Solânea, encontro regionais para dialogar com a população sobre campanhas de Veneziano, Ricardo Coutinho e Lula...

O MDB e o PT iniciam neste sábado (09) uma série de encontros regionais por toda a Paraíba para dialogar com a população sobre as candidaturas do senador Veneziano Vital do Rego (MDB), ao Governo do Estado, do ex-governador Ricardo Coutinho (PT), ao Senado Federal, e de Lula à Presidência da República. 

Além de alinhar o discurso com a base e motivar a tropa de militantes do MDB e PT, esse périplo também tem como objetivo estreitar as conversas com potenciais aliados na região. Os partidos decidiram colocar o pé na estrada para mostrar um conjunto de ações enquanto governo, no caso de Ricardo Coutinho, e na alocação de recursos, no caso de Veneziano, em benefício dos municípios. 

O primeiro destes encontros acontece na cidade de Solânea, na região imediata de Guarabira, polariza 160 mil habitantes, às 14h nas dependências do Grêmio Morenense, centro da cidade, sendo antecedido às 9h com visita ao comércio local, seguida de entrevistas às 11h em rádios locais.

Intermediado por Michel Henrique, oposição de Santa Helena anuncia apoio a Pedro Cunha Lima...

Intermediado pelo pré-candidato a deputado estadual Michel Henrique (Republicanos), a oposição do município de Santa Helena, localizado no Sertão Paraibano, anunciou na tarde desta quinta-feira (07) apoio à pré-candidatura do deputado Pedro Cunha Lima (PSDB) ao Governo. 

O anúncio aconteceu no escritório de Pedro e contou com a presença de: Corrinha Félix (ex-candidata a prefeita); Rogério Leite (ex-candidato a vice-prefeito); os vereadores Danilo Rolim, Dira Correia, Júnior Abreu e Cildo Parnaíba; além dos suplentes Lais Sousa, Vandinho Brasileiro, Titico Roberto e Islan Vituriano. 

“Fico muito feliz com mais este apoio vindo do nosso Sertão, uma região de gente batalhadora, cheia de vocações econômicas, mas que hoje tem um Governo do Estado distante e sem iniciativa. A oposição de Santa Helena chega para somar ao nosso time e fortalecer essa caminhada que a cada dia cresce mais, porque tem pessoas determinadas a garantir um futuro melhor e com mais oportunidades para nossa população”, disse Pedro.

Enivaldo cobra comando de João Azevedo para Aguinaldo poder assumir pré-candidatura ao Senado

Patrono do Clã Ribeiro, o ex-deputado Enivaldo Ribeiro engrossou o coro dos políticos que se queixam da ausência de liderança do governador João Azevedo (PSB) para conduzir a formatação de sua chapa. O que está pegando é decisão do Republicanos de anunciar apoio à reeleição de João, mas negar o mesmo ao deputado Aguinaldo Ribeiro (Progressistas).

“Você pode ter um candidato a governador, com um candidato a senador de um lado, de governador de outro. Aí fica esfacelado. O que Aguinaldo quer não é impor nada, ele quer a regra do jogo, a chapa completa e unida, João governador e Aguinaldo senador”, afirmou o ex-deputado.

E então revelou que, de fato, Aguinaldo ainda não assumiu a pré-candidatura ao Senado: “Aguinaldo ainda não assumiu a candidatura, eu acho, porque não ouviu ainda uma posição do governador de mandar resolver esse problema político. João precisa ter o comando político, pois fica um de um lado e outro noutro canto. Que comando político é esse?”

Dono da Unifacisa, Dalton Gadelha será o primeiro suplente de Efraim Filho...

O empresário Dalton Gadelha foi escolhido para ser o primeiro suplente do pré-candidato a senador, Efraim Filho (União Brasil). Dalton, que é tio do deputado federal e presidente do PSC na Paraíba, Leonardo Gadelha, havia se colocado à disposição de Efraim desde o início do ano.

O empresário é natural do município de Sousa e é formado em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Em 1999 ele fundou o Centro Universitário Unifacisa, em Campina Grande, uma das principais instituições de ensino superior da Paraíba. E que está construindo um dos maiores hospitais privados do Nordeste, o Help.

com Jornal A Página

Humberto Pontes deixa vice-presidência do PSB de João Pessoa, anuncia apoio à Pedro e se filia ao PSDB por onde será candidato a deputado estadual

O ex-vereador Humberto Pontes deixou a vice-presidência do PSB de João Pessoa e se filiou ao PSDB do deputado federal Pedro Cunha Lima, que recebeu declaração de apoio do ex-vereador na tarde desta quarta-feira (6). Humberto estava na vice-presidência do PSB da Capital colocado recentemente pelo deputado federal Gervásio Maia e a ex-vereadora Sandra Marrocos, respectivamente, presidente estadual e municipal do partido.

Pedro recebeu mas esta adesão com entusiasmo e disse que é mais "uma força que chega para garantir uma Paraíba com mais investimentos na segurança pública", bandeira também defendida por Humberto. O ex-vereador disse que apoia a pré-candidatura de Pedro por acreditar que ele vai garantir a valorização dos profissionais da segurança pública da Paraíba. 

Humberto Pontes é presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais da Paraíba e vice-presidente da Associação dos Peritos Oficiais. Já foi diretor geral do Instituto de Polícia Científica (IPC) e vereador de João Pessoa. Até semana passada estava na vice-presidência do PSB da Capital e agora pré-candidato a deputado estadual pelo PSDB.


quarta-feira, 6 de abril de 2022

Após denúncia, TCE manda Educação substituir professores contratados no Estado por concursados; Somente em janeiro deste ano foram contratados 875 prestadores de serviços...

Após denúncia formulada por professores aprovados em concurso público e que aguardam nomeação (proc. nº 13188/20), o Pleno do Tribunal de Contas do Estado, em sessão ordinária híbrida, nesta 4ª feira (06), decidiu conceder um prazo de 150 dias para que a Secretaria de Estado da Educação restaure a legalidade e faça a nomeação de professores concursados, dispensando todos os contratados por excepcional interesse público.

Consta na denúncia, conforme o voto do relator, conselheiro Nominando Diniz, que a Secretaria da Educação estaria realizando contratações temporárias de professores dentro do prazo de vigência do último concurso público, ou seja, em janeiro de 2020 ingressaram 875 prestadores de serviços (professores), numa demonstração de que há a real necessidade de mais professores na rede estadual de ensino, em detrimento de convocação de candidatos aprovados no concurso público.

O relator observou que as contratações representaram uma “burla ao concurso público, regra definida pelo art. 37, II, da Constituição Federal”. Nominando Diniz ainda enumerou diversas decisões que sedimentam a Jurisprudência dos tribunais superiores e reiterou a necessidade de se fazer um planejamento para a substituição de todos os prestadores de serviço no Magistério Estadual por candidatos aprovados em concurso, devendo ainda as secretarias de Estado da Educação e da Administração abster-se de contratar professores prestadores de serviço enquanto houver candidato habilitado do respectivo certame, Edital nº 01/2019/SEAD/SEECT.

Diante dos fatos, à unanimidade, decidiu o Pleno da Corte acompanhar o voto do relator –  que seguiu o parecer ministerial emitido pela procuradora Sheyla Barreto Braga de Queiroz, pelo conhecimento e procedência da Denúncia, fixando um prazo de 150 dias para a regularização, devendo a Secretaria da Educação abster-se de promover contratações em detrimento aos professores concursados, multa de R$ 5.000 ao titular da pasta e Representação ao Ministério Público Comum.

O Tribunal de Contas do Estado realizou sua 2348ª sessão ordinária híbrida, sob a presidência do conselheiro Fernando Rodrigues Catão. Presentes os conselheiros Arnóbio Alves Viana, Nominando Diniz, Fábio Tulio Nogueira e Antônio Gomes Vieira Filho. Também os conselheiros substitutos Renato Sérgio Santiago Melo, Antônio Cláudio Silva Santos e Oscar Mamede Santiago. O Ministério Público de Contas esteve representado pelo procurador geral Bradson Tibério de Luna Camêlo.

TCE-PB rejeita embargos da defesa de Ricardo Coutinho e mantém reprovação das contas de 2018 do ex-governador

O colegiado do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba rejeitou os embargos de declaração apresentados pela defesa do ex-governador Ricardo Coutinho (PT) contra a reprovação das contas do exercício de 2018, julgadas em janeiro deste ano. O relator, conselheiro substituto Oscar Mamede Santiago Melo, considerou que a defesa de Ricardo não apresentou argumentos suficientes para modificar o acórdão embargado. O relator foi acompanhado pelos colegas na votação, o que resultou em rejeição unânime aos embargos.

A Assembleia Legislativa, agora, é quem vai apreciar a decisão sobre as contas de Ricardo Coutinho, optando por seguir, ou não, a recomendação do TCE-PB. O ex-governador tem contas de 2016, 2017 e 2018, reprovadas no TCE e aguarda julgamento da Assembleia Legislativa.

De acordo com o relator do processo, o conselheiro Oscar Mamede Santiago Melo, em julgamento no mês de janeiro, "graves falhas que contrariam o dever de boa gestão pública como por exemplo, persistência de grande número de codificados na estrutura administrativa do estado, a inobservância do piso vital mínimo constitucional nas áreas da educação e saúde, além das irregularidades denotativas de direta ao primado da transparência".

O advogado de Ricardo Coutinho pediu 30 minutos para apresentar a defesa, no julgamento em janeiro. Presente on-line na sessão, o ex-governador usou o espaço para explicar sobre codificados na sua gestão e garantiu que esse modelo de contratação existe há anos na história do Estado. Falou ainda sobre ações executadas nos oito anos de seus mandatos e disse sofrer perseguição de pessoas que querem lhe afastar da política.

As contas de 2018 tinham sido rejeitadas, no início do ano, por causa da acusação de investimento em educação e saúde abaixo do mínimo legal, além do problema com a contratação em excesso dos 'codificados' no Governo do Estado.

Deputado Raniery Paulinho, do Republicanos, defende nome de Adriano como senador na chapa de João: "Não tem nem o que conversar. Já é o meu senador".

O deputado estadual Raniery Paulino (Republicanos), que é pré-candidato a deputado federal, endossou a tese de que o também deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos), possa compor a chapa majoritária do governador João Azevêdo (PSB) como candidato a senador. Quebrando o compromisso do partido com a candidatura de Efraim Filho (União Brasil).

Muito tem se especulado que Adriano poderia ocupar o posto caso João e o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) não chegassem a um denominador comum acerca do posto. Aguinaldo é pré-candidato ao Senado e tende a concorrer ao lado de João. No entanto, cobra a “unidade” do grupo, que tem entre os participantes o próprio Republicanos, que apoia o deputado Efraim Filho ao Senado.

Cumprindo agenda em Guarabira nesta quarta-feira (6), Raniery foi questionado acerca da possibilidade de Adriano compor a chapa nessa condição. Sem titubear, Paulino defendeu a possibilidade e disse que Galdino seria a solução para esse dilema que enfrenta João Azevêdo.

“Não tem nem muito o que conversar. Mas se Adriano Galdino for candidato a senador, não precisa nem falar comigo. Já é o meu senador. É do meu partido, tem sido correto com o governador João Azevêdo, com a Paraíba e comigo”, respondeu.

“Eu acho que seria uma grande solução. O bom é a gente estar com um companheiro de chapa que está incorporado no nosso projeto”, emendou Raniery.

Em evento com João, que reafirmou intenção de ter o PP na chapa, Cícero reage a Galdino

O prefeito Cícero Lucena (PP) reagiu às declarações do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos), que ontem lembrou o peso do governador João Azevêdo (PSB) na última eleição municipal. Cícero respondeu dizendo que sabe reconhecer a parceria com Azevêdo na sua eleição para prefeito e que o seu alinhamento com o governador tem contribuído para João Pessoa. A dura fala de Galdino e a reação de Cícero acontecem em meio as críticas da senadora Daniella Ribeiro (PSD) a João Azevêdo. O irmão de Daniella, Aguinaldo Ribeiro (PP), pleiteia a vaga de Senador na chapa de João. 

“Eu não sabia que ele [Adriano] tinha bola de cristal. Primeiro, quem me elegeu foi o povo de João Pessoa. O governador João deu uma contribuição muito grande e eu sei reconhecer e ser grato por isso. Por isso sempre digo que é fundamental você falar a verdade. Eu disse que na eleição a parceria entre mim e João não traria beneficio só pra gente, mas para toda população”, destacou Cícero.

Sem citar diretamente o nome da senadora, o governador disse agora pouco à imprensa que “uma pessoa” está distorcendo a construção que tem sido feita entre o seu partido, o PSB, com o Progressistas. Ele foi questionado se seria Daniella Ribeiro, que tem o criticado, mas não quis polemizar. Azevêdo reafirmou a intenção de construir uma aliança com o PP. As declarações do governador foram endossadas pelo prefeito Cícero Lucena (PP). “Palavras que não constroem não precisam ser ditas”, disse o gestor municipal.

Após declarar voto em Pedro, Julian prestigia agenda de João Azevêdo...

Após declarar apoio a pré-candidatura de Pedro Cunha Lima (PSDB) ao governo, semana passada, o deputado federal Julian Lemos (União Brasil) prestigiou nesta quarta-feira (06/04) a solenidade militar do governador João Azevêdo (PSB), no Centro de Convenções. 

Ao blog, Julian afirmou que não se considera oposição a João. Julian abraçou o governador e a sua equipe em clima de harmonia. (com Maurílio Júnior)

Ministro André Mendonça em jantar com senadores Rodrigo Pacheco, Daniella Ribeiro, Vanderlan Cardoso, Soraia Thronicke, Flávio Bolsonaro e Lucas Barreto...

Cristão tradicional que defende pautas do conservadorismo, trazendo para essa questão de formar a família, de não deixar que esse mundo atravesse a família, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça foi recepcionado em jantar, dia 16 de março último em Brasília, e dentre os convidados estavam senadores que comungam das mesmas ideias. 
A anfitriã, Adriana Barreto, com requinte recebeu, dentre outros: o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (MG); o ex-ministro Gilberto Kassab; a senadora Daniella Ribeiro (PB) e o irmão deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PB); o senador Vanderlan Cardoso (GO) e a esposa; o senador Flávio Bolsonaro (RJ); a senadora Soraia Thronicke (MS); o senador Lucas Barreto (AP)...

O ministro André Mendonça nunca escondeu sua fé e sempre levou o nome de Jesus Cristo por onde andou e anda. De caráter conservador, é o pioneiro na nossa Corte Suprema a não abrir mão de continuar pregando a PALAVRA no seu e em outros templos neopentecostais. A senadora Daniella Ribeiro (ao lado do ministro na foto), também cristã tradicional, disse que Mendonça está correto nessa premissa por defender valores morais e a fé em Deus ao manter pregações.

Na Corte, o entendimento é de que, mesmo sendo conservador e religioso, Mendonça compreende o Direito. O ministro afirmou que a Bíblia seguirá pautando a sua conduta na vida particular, enquanto no âmbito do STF o que valerá é a Constituição do Brasil. Isso porque a gente vê que o fundamentalismo nasce dos protestantes históricos tradicionais, os presbiterianos, os batistas, muito numa tradição estadunidense de ocupar espaços de poder, principalmente. 

Interessante se observar que nunca passou pela lógica evangélica assumir o poder, influenciar na política. Até porque a fé protestante é a que mais atuou na construção do Estado laico, justamente porque é um cristianismo tardio, que vai ser perseguido, na Cortina de Ferro e, depois, no mundo islâmico.

Ex-Ministro da Justiça, ex-Advogado Geral da União, onde é servidor de carreira, André Mendonça, como ministro do Supremo, é considerado elemento chave que pode fazer a diferença no debate de pautas como o aborto e a legalização das drogas. 

Natural de Santos (SP), Mendonça é pós-graduado em direito pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Estratégias Anticorrupção e Políticas de Integridade pela Universidade de Salamanca, na Espanha, e doutor em Estado de Direito e Governança Global pela mesma instituição.

terça-feira, 5 de abril de 2022

Chico Mendes sugere nome de Wilson Filho na vice de João e defende Aguinaldo Ribeiro ao Senado

Ex-prefeito de São José de Piranhas e pré-candidato a deputado estadual, Chico Mendes (PSB) sugeriu o nome do deputado estadual Wilson Filho (Republicanos), líder da bancada governista na ALPB, para compor a chapa majoritária como vice-governador com João Azevêdo (PSB). Na visão do parlamentar, o Republicanos indicaria um nome que é do Sertão e tem se mostrado muito fiel ao projeto.

Para o Senado, Chico acredita que o governador deve apoiar o nome de Aguinaldo Ribeiro (PP). “Tem minha chancela, afinal Aguinaldo é um grande quadro. Mas isso não depende de mim apenas. É um conjunto requisitos, entretanto vejo esses dois nomes bem. O processo está sendo construído e vamos aguardar” frisou.

Indicada por Adriano Galdino, João nomeia a vereadora campinense Valéria Aragão nova secretária de Articulação Política

A vereadora de Campina Grande Valéria Aragão (PTB) é a nova secretária de Articulação Política do Estado. Ela substitui Murilo Galdino (Republicanos), que deixou o cargo para concorrer nas eleições deste ano a deputado federal. Valéria é ex-assessora do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adriano Galdino (Republicanos).

A nomeação foi feita pelo governador João Azevêdo (PSB) e publicada na edição do Diário Oficial do Estado , nesta terça-feira (5). “Vou dar continuidade ao trabalho desenvolvido por Murilo Galdino na Articulação Política do governo exitoso de João Azevêdo”, adiantou Valéria, que faz parte do agrupamento político do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos).

Com a ida de Valéria Aragão ao governo do Estado, será convocado para a sua vaga na Câmara Municipal o primeiro suplente Bruno Faustino Faustino (PTB)

segunda-feira, 4 de abril de 2022

Cícero Lucena assina termo de posse e PMJ passa a ser proprietária de terreno (25 hectares) do Aeroclube da Paraíba: “Vamos devolver ao povo”.

Um imbróglio de anos foi finalmente vencido nesta segunda-feira (4). Após disputas que chegaram à esfera judicial, a Prefeitura de João Pessoa passou a ser oficialmente proprietária do terreno em que está localizado o Aeroclube da Paraíba, onde será construído um parque municipal. O repasse segue o Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre o Aeroclube e a Prefeitura. De acordo com o TAC, a entidade doa 82,5% de sua área para o Município, o que corresponde a cerca de 25 hectares. Por outro lado, a direção mantém 17,5% do total. A gestão já traçou as linhas arquitetônicas de utilização do espaço macro, aproveitando toda a extensão da área doada com espaços de convivência e lazer para a população.

O prefeito Cícero Lucena (PP) comemorou o ato, que tratou como momento histórico para a cidade. “Aquele era um equipamento que ocupava espaço importante da cidade, que trazia problemas para o desenvolvimento da cidade e que acabou causando uma briga de quase 20 anos entre a Prefeitura e aquela instituição. Graças a Deus conseguimos, com discernimento, firmar um TAC junto ao Ministério Público, aprovado pela Câmara Municipal, e que hoje nos dá a felicidade de assinar a escritura. Essa cidade que já é bela será mais ainda”, afirmou Cícero. E completou: “Vamos devolver para o povo e para a natureza um espaço que é seu por direito”.

Pré-candidato a deputado estadual, Chico Mendes, recebe apoio de Marmuthe Cavalcante, vereador de João Pessoa.

O ex-prefeito de São José de Piranhas e pré-candidato a deputado estadual, Chico Mendes (PSB), vai fazer dobradinha com o vereador e pré-candidato a deputado federal Marmuthe Cavalcante (Republicanos) em João Pessoa. Na última sexta-feira (1º), o parlamentar pessoense esteve no Sertão da Paraíba e reforçou que apoiará Chico Mendes na capital paraibana.

Marmuthe foi eleito em 202O pela terceira vez vereador, obtendo 4.152 votos. Chico Mendes relatou que a parceria vinha sendo construída, apenas faltava o anúncio oficial, que aconteceu na sua desincompatibilização do cargo de prefeito.

“Avançamos e concretizamos esse apoio importante. Pra quem não sabe, Marmuthe é natural de Cajazeiras, com origens no sítio Prensa. Ainda garoto foi morar em João Pessoa com sua família. É um sertanejo como a gente, guerreiro e destemido, que vai ajudar bastante na nossa caminhada rumo a Assembleia Legislativa da Paraíba”, destacou.

Cícero diz que anúncio da chapa de João com Aguinaldo senador só precisa de ‘acerto de data’

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP) minimizou nesta segunda-feira (4) as falas da senadora Daniella Ribeiro (PSD), que negou ter qualquer relação política com o governador João Azevêdo (PSB) e não pautou conversa política com o gestor estadual.

Cícero pontuou a perspectiva de Daniella seguir o entendimento do grupo político, que deve indicar o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) como candidato a senador na chapa governista.

“É uma questão de princípio, se ganha eleição quando se trabalha unido. Se você não consegue unir nem nas suas bases, na sua gestão, como é que você vai querer cobrar dos outros. Então, isso aí para mim é um fato natural ,é só acertar a data do anúncio”, disse.

Aguinaldo reafirma candidatura ao senado e diz que missão foi dada ao lado de Azevêdo: “aceitei o desafio”.

Em entrevista a Gutemberg Cardoso, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP), reafirmou que será candidato a senador, e que aceitou o desafio e a missão que foi dada ao lado do governador João Azevêdo (PSB). Ao afirmar que está firme com Azevêdo, o pré-candidato ao senado disse que a premissa básica para a unidade é que todos estejam na construção do mesmo projeto;

“É premissa básica que se tenha a construção da unidade. Não é condição! Não pode ser uma chapa de cada um votar em cada um, de outro lado, votando em outros projetos, isso não existe, né?!”, disse. Reconhecendo que a reeleição de João Azevêdo é segura, o pré-candidato disse que está na linha de serenidade para manter a unidade, e com diálogo vai ser construída.

“Já temos muitos ganhos, tragam seu time de lá unido que eu já estou levando o meu unido. O importante é o projeto”, concluiu. Aguinaldo disse que confia na liderança de João na condução desta unidade. “Agora é cumprir essa nova etapa de conversas com outros partidos que estão dentro deste projeto”, disse.

MDB de Veneziano perde nos últimos minutos da janela partidária Germana Wanderley (esposa do Dr. Érico) e Epitácio (filho do ex-deputado Zé Paulo) para o Solidariedade, de Eduardo Carneiro...ingressando no grupo de Aguinaldo Ribeiro.

Nos últimos minutos da janela partidária, no sábado (2/4), o senador Veneziano Vital do Rêgo sofreu pelo menos duas baixas importantes. O MDB do ex-cabeludo perdeu a advogada Germana Wanderley, esposa do deputado estadual Érico Djan, que não concorrerá à reeleição, e o filho do ex-deputado Zé Paulo de Santa Rita,  Epitácio, ambos para o Solidariedade.

Dr. Érico havia deixado o Cidadania e a base governista. Agora, acaba se encaixando na base do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) já que o Solidariedade é presidido pelo deputado Eduardo Carneiro, aliado de Aguinaldo. 

Germana foi anunciada em fevereiro por Veneziano, e Epitácio e Zé Paulo, em março, mas com o enfraquecimento do MDB para disputa das eleições, eles decidiram abandonar o barco. Quem também deixou o MDB foi o ex-presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Marcelo que se filiou ao Republicanos no sábado. 

domingo, 3 de abril de 2022

Vereador Alexandre do Sindicato é recebido no União Brasil com forte abraço de Julian Lemos

O vereador campinense Alexandre do Sindicato foi recepcionado pelo presidente estadual do União Brasil, deputado Julian Lemos, de forma muito calorosa neste sábado (02), em Campina Grande.

Alexandre do Sindicato foi um dos quatro vereadores que acionaram a Justiça para deixar o PSD, após a mudança no comando do diretório estadual da legenda. Mais cedo, o vereador recebeu da Justiça Eleitoral o aval para deixar o PSD, legenda pela qual se elegeu para o terceiro mandato em 2020 e que precisou deixar após a mudança abrupta de comando ocorrida na última semana.

Alexandre fundamentou o pedido de reconhecimento da justa causa para desfiliação em carta de anuência fornecida pelo PSD, instrumento que, conforme a emenda constitucional 111, assegura a troca de partido sem qualquer risco ao mandato. No União Brasil, o vereador deverá ser candidato nas eleições deste ano.

“Agradeço as portas abertas e a recepção que, em nome de todos os filiados, recebi dos deputados Julian Lemos e Efraim Filho, e espero estar chegando para contribuir com o partido”, afirmou.

Ricardo Marcelo desiste de ir pro MDB, se filia no Republicanos e Veneziano acaba perdendo única adesão de peso que havia anunciado

O ex-presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Ricardo Marcelo, desistiu de se filiar ao MDB do senador Veneziano Vital do Rêgo, para ingressar nos quadros do Republicanos. Além dele, sua esposa, a vice-prefeita Cris, do município de Belém (governado por Dona Aline, que é sua irmã), também ingressou na legenda. Cris deixa o PDT e Ricardo Marcelo teve a última filiação no PP.

Em fevereiro desse ano, no entanto, Ricardo Marcelo havia sido anunciado como novo filiado do MDB. Ele chegaria à legenda para ser um dos coordenadores da campanha de Veneziano, mas mudou e ideia no meio do caminho. Ex-presidente Assembleia Legislativa da Paraíba por três vezes, o empresário estava fora da política desde 2018 quando determinou sua ‘aposentadoria’ da vida pública.