sábado, 16 de agosto de 2025

Ludgério propõe manifesto em favor da pré-candidatura Adriano Galdino e até às 13h apenas Taciano tinha concordado; Walbert deu ok, mas retirou em seguida...

A proposta do suplente de deputado (ocupando a titularidade no momento) Manoel Ludgério (PSDB) de aprovação de um manifesto de apoio à pré-candidatura ao governo do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos), tem movimentado o grupo dos parlamentares no WhatsApp. A informação foi posada pelo jornalista Luís Tôrres e confirmado pelo blog.
A sessão itinerante da Assembleia – a primeira deste ano -, em Campina Grande, na próxima terça-feira (19), seria a data escolhida por Ludgério para oficializar esse manifesto. Até às 13h deste sábado (16), além de Ludgério, apenas o deputado Tarciano Diniz (União) havia se manifestado no grupo em favor da sugestão. Walber Virgulino (PL), que também havia dado o sim, retirou por votar no senador Efraim Filho (União), candidato de Bolsonaro na Paraíba. 
Walber retirou a assinatura alegando ter sido mal compreendido e disse que apoio à independência de Galdino, mas não a questão eleitoral.  Os demais deputados ainda estão só de olho, tendo até terça, naturalmente, o prazo para engrossar a lista. Algumas questões a serem respondidas: os deputados do Republicanos vão assinar o manifesto? Além de Galdino, o partido tem outros 8 na bancada. E como fica a bancada governista? Ficarão com o governador João Azevêdo ou atestarão fidelidade à Galdino.
Lembrando que os dois signatários até o momento integram a bancada de oposição, hoje com nove integrantes. A proposta de Ludgério coloca na parede um monte de deputado da base governista que tem boa relação com Galdino e com o governo. E não querem dividir o que está completo. Depois de medir seu tamanho junto ao governo, a Hugo Motta e dentro do PT, Galdino, agora, ele vai medir seu tamanho junto aos seus pares.

Vice-governador participa da Festa de Nossa Senhora dos Remédios em Cacimba de Dentro e da Expo Rural em Queimadas

O vice-governador Lucas Ribeiro cumpriu agenda oficial, nessa sexta-feira (15), em dois importantes eventos do estado. Ele esteve na Festa de Nossa Senhora dos Remédios 2025, em Cacimba de Dentro, e na 4ª Expo Rural de Queimadas, que conta com o apoio do Governo da Paraíba. A programação do dia reforçou a valorização da cultura e da tradição religiosa, além do estímulo ao desenvolvimento econômico e à agricultura familiar. 

Pela manhã, Lucas Ribeiro foi até Cacimba de Dentro, onde participou da Santa Missa da Festa de Nossa Senhora dos Remédios 2025, um dos momentos centrais da tradicional celebração religiosa que reúne fiéis de toda a região. A celebração foi presidida por Dom Aldemiro Sena dos Santos, Bispo Diocesano.

“A Festa de Nossa Senhora dos Remédios é um patrimônio da fé e da cultura do povo paraibano. É uma alegria poder celebrar, inclusive no dia do meu aniversário, esse momento de união, tradição e devoção junto com a comunidade de Cacimba de Dentro”, afirmou Lucas Ribeiro. O vice-governador foi recepcionado pelo prefeito de Cacimba, Pollyanno Henrique, prefeito de Patos, Nabor Wanderley, além de lideranças políticas locais.

À tarde, o Lucas Ribeiro participou da 4ª Expo Rural de Queimadas, que segue até este domingo (17), reunindo produtores rurais, técnicos e empreendedores. O evento promove negócios, exposição de animais, difusão tecnológica e atividades culturais para toda a família. Realizada pela Prefeitura de Queimadas, o evento conta com o apoio do Governo da Paraíba.

“A Expo Rural é uma vitrine para mostrar a força do nosso campo, impulsionar a economia e valorizar o trabalho das famílias que vivem da agricultura e da pecuária. Eventos como este fortalecem o desenvolvimento sustentável e aproximam ainda mais o governo dos produtores. A cada um das dezenas de eventos apoiados pela nossa gestão, percebemos o quanto esse setor vem se desenvolvendo na Paraíba”, destacou o vice-governador. Na ocasião, Lucas Ribeiro foi recepcionado pela prefeita Delúzia Barros e por lideranças políticas da cidade.

quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Racha em Mataraca: prefeito fecha com Maria Porto e Gervásio, mas vice fica com Tibério e Tyrone

O município de Mataraca, no Litoral Norte paraibano, virou palco de mais uma divisão política entre prefeito e vice. O impasse surgiu após o prefeito Eymard Pedrosa retirar seu apoio ao secretário de Administração do Estado, Tibério Limeira, pré-candidato a deputado estadual, e decidir marchar ao lado de Maria Porto para a disputa à Assembleia Legislativa.
Apesar da mudança de rota do prefeito, o vice Isaías Bessa não seguiu o mesmo caminho. Durante um encontro realizado na tarde desta quarta-feira (13), em João Pessoa, Isaías não só reafirmou seu apoio a Tibério, como também firmou aliança com o ex-prefeito de Sousa e pré-candidato a deputado federal Fábio Tyrone (PSB), após articulação do próprio Tibério.
Na disputa à Câmara Federal, Eymard segue apoiando o deputado federal Gervásio Maia (PSB). Com a decisão, prefeito e vice irão trilhar caminhos distintos nas eleições do próximo ano em Mataraca, acirrando a disputa local e provocando divisão entre aliados.

Após Adriano citar falta de apoio do governo, de Hugo e do Republicanos, João diz que ele foi ouvido e sabia da indicação de Nabor para fechar a chapa

O governador João Azevêdo (PSB) respondeu, nesta quinta-feira (14) às declarações do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos), sobre a articulação da base governista para as eleições de 2026. Em entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM, Azevêdo afirmou que Galdino tinha pleno conhecimento da decisão do Republicanos de indicar o prefeito de Patos, Nabor Wanderley, para compor a chapa majoritária.
“O deputado foi ouvido, sim. Tenho dito claramente que esta questão de 2026, será focado em 2026, mas as reuniões começam antes. Não será o PSB que vai impor a condição. O próprio Republicanos está discutindo isso internamente e já se posicionou ao colocar o nome do prefeito Nabor para disputar uma das vagas ao Senado. Isso é uma decisão partidária, não é decisão que nós temos que tomar e aceitar”, explicou Azevêdo.
João reafirmou a unidade da base para avançar unida em 2026. “Continuo apostando que conseguiremos manter nossa base unida. O deputado Adriano Galdino é peça fundamental nesse processo, tanto pela força política que possui quanto pelo papel que desempenhou à frente da Assembleia nos últimos anos. Queremos a continuidade desse trabalho. Infelizmente, são apenas quatro vagas, e essa é uma lógica que precisa ser compreendida. Não tenho dúvidas de que vamos encontrar um equilíbrio e, juntos, apresentar uma grande proposta para que a Paraíba continue sendo esse Estado que tanto nos orgulha”, destacou o governador.
“Não tive e não tenho o apoio do meu partido, não tive e não tenho o apoio das pessoas que querem um palanque para Lula na Paraíba” disse categoricamente Adriano Galdino.

Leia também: Sem o governo, nem Hugo, nem o Republicanos e nem o PT, Adriano reconhece isolamento por ninguém dá atenção aos seus oferecimentos pra ser candidato


Vice-governador Lucas Ribeiro recebe vereadores Ricardo Pinto e Maclaildo Leite onde debatem implementação de ações para Itaporanga

Em encontro na tarde desta quinta-feira (14), na Vice-Governadoria, os vereadores Ricardo Pinto (PP) e Maclaildo Leite (REP), além do ativista cultural e suplente Perivaldo, foram recebidos pelo vice-governador Lucas Ribeiro (PP) na oportunidade em que discutiram a conquista de várias demandas e ações em benefício do povo de Itaporanga, no Vale do Piancó.
Dentre as demandas debatidas estão, por exemplo, o implemento de ações nas áreas cultural e esportiva que foram apresentadas ao vice-governador diante de solicitações de associações e entidades que lidam com os setores. Lucas Ribeiro recebeu as sugestões/solicitações e disse que tem maior apreço por demandas dessa natureza porque são em prol das camadas que mais necessitam.
"É uma satisfação pode contribuir para o crescimento de setores tão sensíveis numa coletividade. E nosso amigo Ricardo Pinto, aliado de primeira hora, tem trazidos pautas muito importante para Itaporanga onde temos um grupo crescente a cada dia como com recente ingresso dos vereadores Hélio do Bar e Maclaildo Leite. Vereadores que têm desempenhado mandatos qualitativos e responsáveis", disse Lucas Ribeiro.

quarta-feira, 13 de agosto de 2025

Em Belém, Lucas Ribeiro participa de encontro preparatório da COP 30 e defende acordos pelo bem do futuro do planeta

O vice-governador Lucas Ribeiro representou o governador João Azevêdo, nesta quarta-feira (13), na XVII Reunião do Fórum Nacional de Governadores, realizada no Parque da Cidade, em Belém (PA). O encontro reuniu representantes dos estados e do Distrito Federal para debater e articular a participação do Brasil na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que ocorrerá de 10 a 21 de novembro na capital paraense.
“Esperamos que os acordos e tratativas realizados aqui em novembro sejam efetivados pelo bem do meio ambiente e do futuro do planeta. É a primeira vez que uma COP será realizada na Amazônia, na floresta, e isso tem um significado enorme para o mundo. A Paraíba está aqui para colaborar com a realização do evento e também trazer, em conjunto com os estados do Nordeste, pautas relevantes que terão desdobramentos em reuniões previstas para setembro”, afirmou Lucas Ribeiro durante o encontro.

O Fórum também foi uma oportunidade para reforçar a posição da Paraíba como referência em sustentabilidade e transição energética, com ações reconhecidas nacionalmente em energias renováveis, proteção da Caatinga e combate à desertificação. O estado deve apresentar na COP 30 projetos estruturantes como o Sertão Vivo, o Procase II e o PB Rural Sustentável, além de iniciativas inovadoras como o Fundo Caatinga e o Empreender Solar. 
A comitiva foi recepcionada pelo governador do Pará, Helder Barbalho, anfitrião da conferência. Também esteve entre os presentes o embaixador André Corrêa do Lago, presidente da Comissão Nacional da COP30 e negociador-chefe do Brasil nas conferências do clima. 

Sem o governo, nem Hugo, nem o Republicanos e nem o PT, Adriano reconhece isolamento por ninguém dá atenção aos seus oferecimentos pra ser candidato

O Presidente da Assembleia Legislativa Adriano Galdino que busca se viabilizar para ser candidato ao Governo em 2026 afirmou que não conseguirá indicação para a chapa governista, mas que continua lutando: “Não tive e não tenho o apoio do meu partido, não tive e não tenho o apoio das pessoas que querem um palanque para Lula na Paraíba” disse categoricamente.

Adriano reconhece assim que o governo o deixou, que Hugo Motta não tá nem aí e que o PT da Paraíba foi insensível esse tempo todo aos seus oferecimentos pessoais. Ou seja, passou recibo de isolamento. De fato, dentro da base governista, ninguém estava revelando muito preocupação se Galdino ficaria ou sairia. Na verdade, publicamente, ninguém sequer fala sobre Galdino. Entre os petistas, muitos elogios, mas apenas uma declaração de apoio que foi a do vereador Marcos Henriques. Do restante, silêncio e desconversas, incluindo de Gleisi Hoffmman.

“Se eu tivesse tido o apoio do Republicanos estaria em primeiro lugar nas pesquisas”, desabafou Adriano.  Em tom de frustração, Adriano disse que se tivesse tido o apoio do governo, teria sido o candidato único na Paraíba, pois segundo ele, ninguém teria coragem ir contra seu nome. Apenas das críticas ao seu partido, alegou que não tem planos de sair da legenda, segundo ele só sairia do Republicanos a pedido do presidente Lula e sairia pelo PT.


Léo Bezerra garante parceria com João Azevêdo e avalia cenário político de Cícero: “Não há nenhum estremecimento. Não sou eu que vou decidir é o prefeito e o governador"”

O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra, comentou nesta quarta-feira (13) os rumores sobre um possível distanciamento político entre o prefeito Cícero Lucena (PP) e o governador João Azevêdo (PSB). Durante a solenidade de entrega do condomínio habitacional Simão Almeda, no bairro Valentina de Figueiredo, Léo destacou que a relação entre a Prefeitura e o governo estadual permanece sólida.
“Não há nenhum tipo de estremecimento. A parceria com o governador João Azevêdo continua firme e forte. Estamos trabalhando juntos e, se for para a eleição, certamente a relação segue consolidada”, afirmou o vice-prefeito.
Léo Bezerra ressaltou que decisões sobre candidaturas são prerrogativa do prefeito e do governador, e que ele próprio não define rumos políticos. “A política é dinâmica, tudo pode acontecer, mas não sou eu que vou decidir. Quem decide é o prefeito e o governador”, disse.
O cenário de 2026 projeta ainda um possível benefício direto para Léo Bezerra. Caso Cícero Lucena opte por disputar o Governo da Paraíba, o vice-prefeito assumirá automaticamente a Prefeitura de João Pessoa, abrindo caminho para uma eventual candidatura à reeleição em 2028. Dessa forma, Léo se posiciona como um dos principais nomes com perspectiva de crescimento político na capital.

Moraes se encontra com influencer paraibano Mizael - 'advogado do Xandão' - no STF e faz piada: 'Você tá bem de advogado, estou precisando de um para me defender nos EUA'

O ministro Alexandre de Moraes recebeu nesta quarta-feira (13), no Supremo Tribunal Federal, o humorista paraibano Mizael Silva, conhecido nas redes sociais como o “advogado de Alexandre de Moraes”. Alvo recorrente de ataques do governo de Donald Trump, o ministro não deixou de lado a sua situação nos Estados Unidos ao se encontrar com o influencer.
Durante o encontro, Moraes entrou na brincadeira e disse que precisava de um advogado para defendê-lo nos Estados Unidos, perguntando se Mizael também sabia falar inglês — uma referência à sanção imposta a ele pelo governo norte-americano, por meio da Lei Magnitsky, que prevê punições a autoridades acusadas de violações a direitos humanos e corrupção. Moraes é relator no STF do processo que investiga o ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado.
"Você tá bem de advogado, estou precisando mesmo [...] para me defender nos EUA", disse o magistrado ao cumprimentar o humorista durante encontro com influenciadores digitais promovido pelo STF. Em tom descontraído, Mizael respondeu: “Se o senhor precisar, tem aqui”, apontando para si mesmo. O humorista compartilhou o momento nas redes sociais e contou que “saiu do home office para atender o ministro”.
A visita fez parte do evento “Leis e Likes”, promovido pelo STF para aproximar a Corte de influenciadores digitais e discutir o papel das redes sociais no debate público. Segundo o Supremo, a participação é voluntária, sem pagamento de cachê ou custeio de viagem. O encontro oficial do ministro com seu advogado fictício foi no Salão Branco do STF.

terça-feira, 12 de agosto de 2025

Prefeito de São João do Rio do Peixe anuncia apoio a Lucas Ribeiro para sucessão estadual

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), recebeu o apoio do prefeito de São João do Rio do Peixe, Luiz Claudino (Republicanos), para a disputa pelo Governo do Estado. Ao oficializar a adesão, Luiz Claudino ressaltou que a decisão foi fruto de um amplo diálogo.
“Converso bastante com Lucas e ele é um político sempre atento à escuta, aberto a conhecer as demandas da população. Ele tem a preferência para dar continuidade ao governo de João Azevêdo, que tem sido parceiro do nosso município”, declarou o prefeito.
O gesto reforça as adesões ao vice-governador na região do Sertão paraibano. Com a sinalização do governador João Azevêdo de disputar uma vaga no Senado, Lucas Ribeiro deverá assumir o comando do Estado e concorrer à reeleição.

Prefeito de Pedras de Fogo abandona Pedro e declara apoio a Lucas Ribeiro para o Governo

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), recebeu, nesta segunda-feira (11), o apoio do prefeito de Pedras de Fogo, Bá Barros. O gestor justificou a adesão pela defesa da continuidade da gestão estadual, que tem realizado investimentos em toda a região do Litoral Sul paraibano.
Na última eleição para o governo o prefeito de Pedras de Fogo votou em Pedro Cunha Lima. “Pedras de Fogo tem sido contemplada com investimentos importantes na atual gestão, e Lucas demonstra profundo conhecimento sobre a nossa região, suas potencialidades e tem escutado as demandas do nosso município. Acredito que, à frente do Governo do Estado, ele poderá fazer muito pela nossa cidade e por toda a Paraíba”, afirmou o prefeito.
Com o anúncio, Lucas Ribeiro reforça o arco de alianças que tem se formado com lideranças municipais em todas as regiões da Paraíba.

João ratifica fala de Deusdete sobre Lucas e não descarta nome do PSB na vice

O governador João Azevêdo (PSB) corroborou, nesta terça-feira (12), com a avaliação feita pelo secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos da Paraíba, Deusdete Queiroga, sobre a indicação do o vice-governador Lucas Ribeiro (PP) para disputar o Governo do Estado em 2026, caso ele deixe o cargo para concorrer ao Senado Federal.
“É exatamente isso. Nós temos conversado muito internamente e são posições que a gente já tinha anunciado há muito mais tempo. Eu venho dizendo que a gente espera que cada partido que está junto conosco possa definir com quem e como participará na chapa em 2026. As coisas estão ficando claras”, afirmou o governador.
Perguntado pela posição do próprio partido na chapa, João também sinalizou abertura para que o PSB ocupe a vaga de vice. “Claro que qualquer partido tem as pretensões que nós estamos colocando na disputa e vai ser discutido internamente, se tiver viabilidade. Vamos tocar”, concluiu.

Deusdete Queiroga sentencia que só haverá uma candidatura pela base governista: "Vamos marchar com Lucas"

Em entrevista concedida à Heron Cid, no programa 'Hora H', da TV Norte/Paraíba, o secretário de Infraestrutura Deusdete Queiroga (PSB) foi taxativo quando perguntado sobre a chapa majoritária para a sucessão de 2026: "Vamos marchar com Lucas", disse. 
“A decisão do governador está clara. Ele vai sair para disputar o Senado e tem deixado claro. Ele imagina em sair para ser candidato ao Senado e com isso assume Lucas Ribeiro, que já disse que será candidato à reeleição. Como o governador está nessa intenção, o governador saindo e Lucas sendo candidato, vamos marchar com a candidatura de Lucas”, afirmou Queiroga.
Foi firme e sem arrodeios ao afirmar que o exército liderado pelo governador João Azevêdo já tem um projeto definido e atende pelo nome do vice-governador Lucas Ribeiro (PP) para suceder João.  E, mais ainda, que a base governista só terá uma única candidatura: a de Lucas. Deusdete disse que o PSB espera reciprocidade do prefeito Cícero Lucena (PP) diante da parceria com o governador que rendeu vultuosos investimento em obras na Capital. 
Ou seja, Deusdete deixou claro que a chapa governista já está fechada: Lucas Ribeiro (Governo), João Azevêdo e Nabor Wanderley (Senadores), ficando a vaga de vice à priori para indicação de Cícero. Mas, caso o prefeito pessoense não queira indicar um nome e decida romper com o governo, o próprio Deusdete deve ser o vice de Lucas. "Se for convocado, eu topo", declarou um dos principais secretário do núcleo duro do governo. 

João Azevêdo diz que PP e Republicanos já definiram nomes de Lucas e Nabor para a chapa

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), disse, nesta terça-feira (12), que o PP e o Republicanos já definiram os nomes que vão apresentar na chapa majoritária para a disputa das eleições 2026 no estado. A declaração foi repercutida no programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM.
De acordo com João Azevêdo, isso vem sendo dito há muito tempo e é assim que o grupo continuará construindo as discussões para a disputa. “Eu disse isso há muito tempo, que cada partido escolheria como e com quem participaria da chapa, e o PP definiu participar Lucas Ribeiro e o Republicanos, com Nabor Wanderley”, destacou.
Ainda durante a entrevista, João Azevêdo voltou a frisar sobre a importância de o grupo se manter unido nessa construção para garantir o êxito nas eleições. Questionado se nesse cenário caberia a Cícero Lucena indicar a vaga de vice-governador na chapa, o governador disse que essa questão não está sendo discutida no momento.

segunda-feira, 11 de agosto de 2025

Em caso de possível rompimento entre Cícero e João, vice-prefeito de JP Leo Bezerra evita escolher: “Não trabalho com essa perspectiva. Vamos estar todos juntos”

O vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra (PSB), comentou nesta segunda-feira (11), sobre as especulações de um eventual rompimento entre o governador João Azevêdo (PSB) e o prefeito Cícero Lucena (PP). Questionado com quem ficaria em caso de racha, Leo afirmou que, para ele, rompimento entre as duas lideranças está fora de cogitação
“Não trabalho com essa perspectiva (rompimento). Cícero é um grande parceiro assim como o governador João. Acredito que tudo vai se resolver”, diz Leo Bezerra.
Cícero destacou nós últimos dias que tem a total confiança e lealdade de Leo caso deixe a prefeitura para disputar o governo. Em caso de rompimento, o vice-prefeito terá uma árdua decisão de apoiar o projeto de Cícero ou do governador, que o indicou para a vaga de vice-prefeito.

João fecha portas para Veneziano na base governista: “Nosso time já tem reserva demais”

O governador João Azevêdo (PSB) jogou um balde de água fria em qualquer possibilidade do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) disputar a reeleição ao senado pelo grupo governista. Em entrevista à imprensa, nesta segunda-feira (11), João afirmou que o time dele já tem muitos reservas. “Já tem reserva demais no nosso time”.
A fala do governador acontece em meio a especulações de uma articulação do presidente Lula (PT) para ter Veneziano na chapa de João. No entanto, com a candidatura de Nabor Wanderley (Republicanos) ao Senado, não há espaço para o retorno de Veneziano ao grupo governista.
Sobre rumores de que a oposição estaria tentando atrair integrantes da sua base, Azevêdo afirmou não ter conhecimento e minimizou o assunto. “Estão comprando? Eu não sabia, não. Essa novidade que você está dizendo aqui, eu não sabia, não”, finalizou.


João diz que tem a vaga de vice para Cícero, não a cabeça (que é Lucas): "às vezes você joga no meio de campo ou na lateral"

O governador João Azevêdo (PSB) afirmou nesta segunda-feira (11), que o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PSB), terá que assumir um outro espaço político dentro da chapa majoritária, diferente da pré-candidatura ao Governo, caso deseje permanecer na base aliada. Durante entrevista à rádio Correio 98 FM, o gestor estadual utilizou uma metáfora do futebol para enfatizar e necessidade de adaptação ao atual cenário.
João utilizou uma metáfora futebolística afirmando que “tem hora de jogar no meio de campo e tem hora de jogar lá na lateral”. “O prefeito está dentro do projeto. Em que posição vai atuar é outra coisa. Ele é nosso aliado e nunca demonstrou intenção de romper com o grupo. Caber, cabe, mas às vezes é preciso mudar de posição”, disse o governador, durante o lançamento do projeto Paraíba World Beach Games, ao lado de Cícero e do vice-governador Lucas Ribeiro (PP).
A fala foi interpretada nos bastidores como um indicativo de que João prefere manter Cícero em um espaço diferente da cabeça de chapa, preservando a unidade em torno de Lucas Ribeiro, que é apontado como pré-candidato ao governo pelo grupo, por ser vice-governador e “herdar” o governo com o gestor saindo para disputar o Senado.