sexta-feira, 6 de junho de 2025

Câmara de João Pessoa aprova lei com multa de até R$ 48 mil para descarte irregular de lixo

A Câmara Municipal de João Pessoa aprovou, nesta quinta-feira (5), um projeto de lei que endurece as punições para o descarte irregular de lixo na capital. A nova medida prevê multas que podem chegar a R$ 47.910,00 e, em casos mais graves, a cassação do alvará de funcionamento de empresas infratoras.
As sanções variam conforme a gravidade da infração e se o autor é pessoa física ou jurídica. Os valores arrecadados serão destinados a serviços de limpeza e coleta de resíduos. O texto também determina que o auto de infração seja encaminhado a cinco órgãos públicos, entre eles o Ministério Público e a Emlur.
A proposta é de autoria do vereador Guguinha Moov Jampa (PSD) e foi considerada constitucional. O projeto segue agora para sanção do prefeito.

Trump cancela contratos do governo americano com empresas de Elon Musk e fortuna do bilionário começa a despencar ladeira a baixo...

Subsídios do governo, o programa espacial dos EUA e até um escândalo sexual entraram na briga entre o presidente americano, Donald Trump, e o bilionário Elon Musk, seu ex-aliado. A desavença se tornou pública repentinamente na quinta-feira (5), após uma série de troca de insultos entre as duas partes pelas redes sociais. Embora abalada nos últimos meses, a relação de Trump e Musk permaneceu cordial até o fim de maio.
Enquanto o presidente ameaçou prejudicar os negócios do bilionário sul-africano, Musk acusou Trump de fazer parte do esquema de abuso sexual de jovens de Jeffrey Epstein.
O estopim para a briga de Trump e Musk se tornar pública foi um grande projeto de lei orçamentária proposto pelo governo Trump e apelidado de "One Big Beautiful Bill" (Um Grande e Belo Projeto de Lei, em tradução livre). O projeto tem mais de mil páginas e visa implementar cortes permanentes de impostos, especialmente sobre renda individual e heranças, além de incluir reformas significativas em programas de bem-estar social, políticas de imigração, defesa e energia.
Assim que saiu oficialmente do governo, no último dia 30, Musk criticou o projeto, argumentando que ele vai aumentar o déficit do governo, ao invés de diminuir, como alegam os republicanos. Um dos pontos do projeto, no entanto, pode atingir a Tesla, principal empresa de Elon Musk. Ele retira incentivos fiscais para carros elétricos e pode impactar as receitas da fabricante.
Em meio à discussão, Trump trouxe à tona outros contratos de empresas do bilionário com o governo federal: a SpaceX, por exemplo, fornece equipamentos e serviços ao programa espacial norte-americano. O encerramento de contratos de suas empresas com Washington e agências governamentais pode impactar de maneira significativa as empresas de Musk.
Para quem deixa a ideologia política fazer de você um imbecil é esse o resultado. Acabou o 'todo poderoso' Elon Musk? É comédia o que nós estamos vendo. Mas não tem graça. Gente que adoece mentalmente por causa de uma ideologia e não consegue mais separar fatos de invencionices. 
Como bem frisa Luis Torres, "para àqueles que acreditam em ideologia idiota Musk seria um terror para Alexandre de Moraes. Mas para Donald Trump, não passa de um cheirador de pó, paranóico que não sabe encontrar um documento do word num notebook ?"
E agora ninguém vai falar nada ? Elon Musk não detém os segredos do mundo digital de qualquer cidadão do planeta? Não é capaz de descobrir os gastos do cartão de crédito em lojas de bonecas infláveis de qualquer um ? E que, diante das viradas de jogo, tem, de repente, uma espécie de “surto racional”. E passam a vislumbrar que não, Musk não é tão perigoso assim.

quinta-feira, 5 de junho de 2025

De malas prontas para deixar o Republicanos, Bosco e ex-prefeito de Puxinanã participam de reunião com grupo da ‘Série C’

O grupo de pré-candidatos a deputado estadual conhecido informalmente como “Série C” se reuniu nesta quinta-feira (5), em Campina Grande, para discutir estratégias e o futuro político da bancada. O encontro teve a presença de dois novos nomes que devem reforçar o coletivo: o deputado estadual Bosco Carneiro (atualmente no Republicanos) e o ex-prefeito de Puxinanã, Felipe Coutinho.
A reunião aconteceu na residência do prefeito de Alcantil, Cícero do Carmo, que também é pré-candidato a deputado estadual. O objetivo foi alinhar ideias, discutir possibilidades partidárias e avançar no planejamento para as eleições de 2026. Apesar de ainda não terem definido a legenda pela qual pretendem disputar o pleito, o grupo já tem dialogado com líderes de importantes siglas. Recentemente, participaram de encontros com o deputado federal Efraim Filho, presidente do União Brasil na Paraíba, e com membros da família Gadelha, que comanda o Podemos no estado.
Além de Cícero do Carmo, estiveram presentes no encontro: Cilinha Dias (ex-prefeita de Riachão do Poço), Ataíde (ex-prefeito do Lastro), Segundo Domiciano (ex-prefeito de São José do Sabugi), Janduy Ferreira (vereador de Campina Grande), Neto Nepomuceno (ex-prefeito de Barra de Santa Rosa), André Gadelha (suplente de deputado estadual), Manoel Ludgério (também suplente de deputado) e Geska Maia, esposa do prefeito de Catolé do Rocha.
As ausências de Daniel Galdino (ex-prefeito de Piancó) e Aledson Moura (suplente de deputado) foram justificadas devido a compromissos previamente agendados.

Patrícia Alencar, prefeita de Marituba (PA) que viralizou dançando de biquíni nas redes

Patrícia Ronielly Ramos Alencar, de 37 anos, é a prefeita de Marituba, no Pará, e voltou ao centro dos holofotes nesta semana após um vídeo seu, em que aparece dançando de biquíni em um momento de lazer, circular amplamente pelas redes sociais. O conteúdo, que inicialmente foi publicado em um perfil privado, acabou sendo compartilhado em aplicativos de mensagens e gerou reações diversas entre eleitores, apoiadores e adversários políticos.
Natural de Bodocó, no interior de Pernambuco, Patrícia está em seu segundo mandato à frente do Executivo municipal. Ela foi reeleita em 2024 com 71,36% dos votos válidos. Filiada ao MDB, Patrícia Alencar é divorciada, se declara parda e tem ensino superior incompleto.
A repercussão do vídeo levantou debates sobre a exposição de figuras públicas fora do ambiente institucional. Em resposta às críticas, a prefeita se manifestou por meio das redes sociais oficiais, classificando os comentários negativos como machistas. “Mulher pode ser trabalhadora, mãe e ‘bonitinha’”, afirmou.
Aos 37 anos, Patrícia tem apostado na comunicação direta com a população e em uma imagem mais próxima e acessível. Sua atuação vem sendo marcada tanto por ações de governo quanto por uma presença significativa nas redes, onde frequentemente compartilha momentos do cotidiano, combinando política e autenticidade.

quarta-feira, 4 de junho de 2025

Deputados Bosco Carneiro, Branco Mendes e Michel Henrique cogitam deixar o Republicanos visando 2026

Os deputados estaduais Bosco Carneiro, Branco Mendes e Michel Henrique admitiram nesta quarta-feira (4) deixar o Republicanos em busca de melhores condições para disputar a reeleição. Com a entrada de Felipe Leitão a legenda ficou muito pesado e como Márcio Roberto hoje está na titularidade do mandato dois dos três saem derrotado em 2026.
Em 2022 o partido fez sete deputados e os últimos a se elegerem foram: Bosco Carneiro, com 21.066 mil votos, e Branco Mendes, com 31.202 mil votos, enquanto, Michel Henrique teve uma votação bem superior 46.699 mil votos. Márcio Roberto teve 40.909 mil votos, mas só acabou ganhando a titularidade depois de uma decisão favorável no STF que derrubou decisão do TRE-PB e STE de inelegibilidade. Os demais eleitos pelo partido foram: Adriano Galdino (59.329 votos), Wilson Filho (47.127 votos), Chica Motta (40.230 votos), Danielle do Vale (37.235 votos) e Jutay Meneses (33.272). Felipe (que era filiado ao PSD) teve 48.277 votos. 
Bosco Carneiro foi direto: disse que uma eventual saída da legenda seria por “sobrevivência política”. Segundo ele, a permanência dependerá de condições justas para disputar a próxima eleição. “Não tenho grandes estruturas. No momento certo, vou avaliar as chances. Se não for viável disputar, não terei problema em buscar outro caminho”, afirmou. Apesar da sinalização de possível saída, Bosco negou qualquer atrito interno. “Tenho um ótimo relacionamento com os colegas de partido. A questão é racional, de análise política.”
Branco Mendes: “É hora de avaliar” - Branco Mendes também revelou estar refletindo sobre seu futuro político. No sexto mandato como deputado estadual, disse que precisará ampliar sua base de apoio para continuar competitivo. “Essas decisões sobre legenda precisam ser muito bem avaliadas. A conjuntura muda, e a gente precisa garantir viabilidade eleitoral”, pontuou.
Michel Henrique prefere aguardar - Em contraponto, o deputado Michel Henrique afirmou estar satisfeito com o Republicanos e garantiu permanência - ao menos por enquanto. “Cheguei antes do partido se tornar o que é hoje. Me sinto respeitado e valorizado. Só consideraria sair se houvesse uma mudança drástica no cenário”, afirmou.

terça-feira, 3 de junho de 2025

Lucas Ribeiro diz que escolha de candidato não será feita apenas por pesquisa: ‘Existem outros instrumentos’

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), disse, nessa segunda-feira (2), que a escolha do candidato a governador do grupo não será feita apenas com base em pesquisas. A declaração aconteceu durante entrevista ao programa Frente a Frente, da TV Arapuan. A afirmação do vice-governador foi uma resposta ao que vem defendendo o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), que já admitiu de público o desejo de concorrer ao cargo em 2026.
De acordo com Lucas Ribeiro, existem vários instrumentos que podem ajudar na escolha do candidato e lembrou que se dependesse apenas de pesquisa a própria mãe, a senadora Daniella Ribeiro, e o governador João Azevêdo, não tinham concorrido. “Se dependesse de pesquisa Daniella não seria senadora, tava com 2%, o governador João Azevêdo também, então é preciso analisar os outros fatores também”, destacou.

Galdino afirma que REP não tem interesse em deixar governo: "Decisão é do governo de expulsar, ou não, a gente da base"

Presidente da ALPB, Adriano Galdino (durante entrevista na TV Master na noite passada, 2) afirmou que o Republicanos não tem pretensão de deixar a base governista e que caberá à alta cúpula do grupo governista a decisão de expulsar, ou não, o partido da aliança ao atender, ou não, seus anseios. 
“O que o Republicanos quer, de uma forma muito tranquila, é fazer entender à turma do governo que nós temos todas as condições de estar na chapa majoritária em lugar de protagonismo e nós não abrimos mão dessa situação”, afirmou.
Adriano disse que se o governo não garantir seu interesse será entendido como uma expulsão da legenda da base governista. “Caso isso não aconteça [garantia do protagonismo], não seremos nós que iremos romper e sim o próprio governo que estará mostrando a porta de saída”, afirmou o parlamentar.

segunda-feira, 2 de junho de 2025

Gervásio Maia cobra a João Azevêdo chapa proporcional a fim de organizar o PSB para 2026: “tem que correr para não ficar pra trás”

O deputado federal Gervásio Maia diz que conversa com o governador João Azevêdo a fim de organizar o PSB para as Eleições 2026. Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta segunda-feira (2), o deputado disse que o partido “tem que correr” para não ficar para trás.
“Há questões internas do PSB que eu tenho tratado com o governador. Eu tenho conversado com o governador a respeito da formação da chapa proporcional e da chapa majoritária. Temos situações que precisam ser dialogadas, construídas”, declarou Gervásio.
“Eu alimento todas as expectativas de que o governador João enxerga os movimentos dessa prévia eleitoral e vai organizar o partido. Agora tem que correr. Se não ganhar tempo, corre o risco de perder”, acrescentou.
Questionado se deixará o PSB, Gervásio Maia não respondeu. “O PSB é a minha casa, é um partido que me deu muitas oportunidades. Torço que o governador vai conseguir organizar politicamente para que o partido tenha as condições de disputar em 2026”, disse. “Não seria justo que o partido, de repente, não tivesse um resultado à altura do que o projeto como um todo representa. Tem que correr e eu estou pronto para ajudar”, pontuou o deputado.

Vagas para todos

Gervásio considera que há vaga para todos do grupo governista. “Nós temos quatro espaços majoritários e as vagas de suplentes de senador. Então tem vaga para todo mundo”, destacou.

Oposição

Ele criticou a oposição dizendo os adversários ficam esperando um rompimento na base do governo e que “eles tiveram a oportunidade, não construíram o projeto que a gente construiu porque, quanto estiveram no Palácio da Redenção, foram um fiasco.”

Municípios de Conceição e Prata terão 100 novas moradias construídas pelo ‘Minha Casa, Minha Vida – Rural’

Dois municípios da Paraíba serão contemplados com novas moradias construídas pelo programa Minha Casa, Minha Vida’ na modalidade ‘Rural’. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (2), conforme publicado no Diário Oficial da União (DOU), através da Portaria MCID nº 535, que “autoriza a contratação das propostas selecionadas no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida – MCMV Rural, objeto do processo seletivo instituído pela Portaria MCID nº 743, de 20 de junho de 2023.”
De acordo com o Ministério das Cidades, foram autorizadas as contratações de mais 1.700 moradias para 15 estados pelo programa Minha Casa, Minha Vida, nas linhas de atendimento ‘Rural’ e ‘Entidades’. A previsão é de que quase 7 mil pessoas, na Paraíba e em mais 14 estados do país, sejam beneficiadas com a casa própria.

Na região Nordeste, serão 467 moradias destinadas à Bahia e 100 para a Paraíba, para os municípios de Conceição (50) e Prata (50). O Piauí terá 50 para o município de João Costa; Sergipe, com 50 para Carira; Ceará, com 44 para Santana do Acaraú; e Pernambuco, com 21 para Cabrobó e 21 para o município de Mirandiba.

Na linha de atendimento Entidades, que financia a construção de moradias em áreas urbanas para famílias de baixa renda organizadas por meio de entidades privadas sem fins lucrativos, 431 moradias foram autorizadas a serem contratadas. Entre 2023 e 2025, foram selecionadas 49,4 mil novas unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida – Entidades por todo o Brasil.

Para mais detalhes, acesse as íntegras das portarias abaixo:

domingo, 1 de junho de 2025

No Congresso do PSB, Lula intima João Azevedo a disputar o Senado...Já Hugo destaca João Campos como "a grande esperança pro Brasil".

Durante discurso no encerramento do Congresso Nacional do PSB, realizado neste domingo (1º), que elegeu o prefeito do Recife João Campos como presidente nacional da sigla, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que é essencial eleger uma maioria no Senado em 2026 para evitar que a direita “avacalhe” o Supremo Tribunal Federal (STF).
A fala foi interpretada como uma convocação direta ao governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), que estava na mesa do evento, a disputar uma vaga no Senado nas próximas eleições. “Muitas vezes a gente tem que pegar os melhores quadros, eleger senador da República, eleger deputado federal, eleger senadora, porque nós precisamos ganhar a maioria do Senado, porque senão esses caras vão avacalhar com a Suprema Corte”, declarou.
O presidente destacou a importância de candidaturas estratégicas nas eleições de 2026, incluindo nomes fortes para o Senado. João Azevêdo, que tem seu segundo mandato como governador encerrando em 2026, é um dos cotados para concorrer ao cargo.
Já o presidente da Câmara, Hugo Motta que estava presente classificou João Campos como "a grande esperança da política brasileira" e defendeu união em torno da construção de um Brasil mais justo. O PSB declarou apoio à reeleição de Lula, em 2026. 

Todos miram em Lucas, mas o alvo é a candidatura de João ao Senado...

Para começar... a política é um jogo de xadrez que não é só uma questão de como mexer as peças no tabuleiro, mas também o momento exato de quando e que hora mexer. Nesse quesito o Grupo Ribeiro: vice-governador Lucas, a senadora Daniella e o deputado federal Aguinaldo, sabe como poucos o momento de agir. 
A movimentação intensa na política paraibana na semana recém-finda nos dá uma dimensão do acirramento nos bastidores. Iniciou com o presidente da ALPB Adriano Galdino e o deputado estadual Felipe Leitão atirando no vice-governador Lucas Ribeiro (União Progressista) ao cobrar a cabeça na chapa governista, enquanto, presidente da Câmara Hugo Motta cobra 'protagonismo' para o partido. Até o prefeito Cícero Lucena (União Progressista) tentou faturar com uma 'sela' dada num evento. 
Como água que não se mistura com óleo, Adriano não vota em Lucas. Mais pela ciumeira que tem do Grupo Ribeiro, liderado por Aguinaldo e Daniella, ambos do União Progressista. Enquanto transcorria toda movimentação o grupo se manteve como bons enxadrista que só agem na hora certa. 
Tanto Lucas como sua mãe Daniella são peças decisivas nesse xadrez político. Enquanto seguiam-se as 'bravatas', Lucas passou a semana no Oriente Médio cumprindo missão dada por João para apresentar a Paraíba à investidores. O Grupo Ribeiro sabe do seu peso e importância. Tanto que a oposição já manda sinais de possível apoio. Entretanto, se mantém calados porque sabe a hora de agir. 
O fato é que todos miram em Lucas, mas  alvo é a candidatura de João Azevedo (PSB) ao Senado. João sabe disso melhor que ninguém. Por isso, disse que não adianta ter 'sela' sem o 'cavalo', em resposta à postulação de Cícero, e que não tem pressa para definir chapa em resposta ao Republicanos. João, foi saudado como futuro senador neste domingo em Brasília durante congresso do PSB. 
Com esse alarido todo quase passava despercebido movimento muito mais importante que vai mexer com a política paraibana. Durante deslocamento para Cachoeira dos Índios, o presidente Lula juntou no helicóptero João Azevedo e o senador Veneziano (MDB). Lula quer Veneziano na chapa governista. Com a federação MDB/Republicanos o caminho estaria pavimentado. 
Veneziano foi eleito senador em 2018 na chapa encabeçada por João. Aqui pode estar o motivo que levou Adriano Galdino a mirar sua 'metralhadora' contra Lucas mas que, na verdade. tem como alvo a candidatura de João ao Senado. Porque nesse caso, não há espaço na chapa para ele. Esse é o enredo nos bastidores. 
Portanto, a política paraibana acionou seu modo turbo.