!—>
sábado, 30 de agosto de 2025
Com favoritismo de João e forte avanço de Nabor na disputa ao Senado, Veneziano admite que será uma batalha 'gigantes': "o jogo é bruto!"
Em entrevista nesta sexta-feira (29) à Correio FM, o senador Veneziano registrou que "o jogo é bruto e desigual" na política paraibana quando foi perguntado sobre sua caminhada pela reeleição, em 2026, quando terá pela frente adversários de peso como o governador João Azevêdo (PSB) e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos)..
Conforme o senador, "é incompatível o que o governo do estado pode fazer e deveria ter feito antes; é incomparável fazer frente à um 'canhão' que se chama presidência da Câmara dos Deputados".
"Você dizer que, da boca pra fora, quando tudo o que você fez, principalmente mais recentemente, diz o contrário, vai caber ao eleitor julgar. Temos que ter muito cuidado com isso. É bom ser eleitor de Lula no Sertão, se apresentando como lulista, quando nunca se apresentou como tal", asseverou Veneziano em relação à Hugo Motta.
Prefeito de Prata anuncia apoio a Lucas Ribeiro na disputar Governo da Paraíba, em 2026.
O prefeito do município de Prata, Genilvaldo Tembório (Republicanos), anunciou, na manhã deste sábado (30), que deverá apoiará uma possível candidatura do vice-governador. Lucas Ribeiro (PP), para o Governo do Estado, em 2026.
“Quero já anunciar esse apoio ao nosso futuro governador Lucas Ribeiro”, disse o gestor ao receber Lucas Ribeiro na ExpoPrata, evento de negócio do município. O chefe do Poder Executivo Municipal justificou o apoio afirmando que Lucas foi um gestor presente na cidade junto com o governador João Azevêdo (PSB).
“A gente fica feliz quando vai pleitear as ações do Governo do Estado e quem mais trabalhou no município da Prata foi o governador João Azevêdo ao lado de Lucas Ribeiro. Temos muitas parcerias para se fazer”, destacou.
Fred Pinto toma posse como superintendente da Codevasf na Paraíba
O novo superintendente regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na Paraíba, Fred Queiroga Pinto, tomou posse no cargo nesta sexta-feira (29). Ele foi empossado em cerimônia realizada na sede da Companhia, em Brasília.
Fred é natural de João Pessoa mas tem raízes em Boa Ventura, no Vale do Piancó, onde seu pai Dudu Pinto já foi prefeito. Ele tem formação na área de Gestão Pública e exercia o cargo de vice-presidente da Companhia Docas da Paraíba, desde 2023, antes de assumir o cargo na Codevasf.
A solenidade de posse teve a participação do diretor-presidente da Codevasf, Lucas Felipe de Oliveira, e também dos diretores das Áreas de Revitalização e Desenvolvimento Territorial da Codevasf, José Vivaldo Souza de Mendonça Filho, e de Irrigação e Operações, Alessandra Rossin.
A indução de Fred foi feita pelo deputado federal Hugo Motta (Republicanos). Fred Pinto substituiu Irlen Guimarães, que deixou o cargo após o senador Efraim Filho (União), seu padrinho político, oficializar sua candidatura ao governo do Estado com o apoio do bolsonarismo, rompendo com o governo Lula.
sexta-feira, 29 de agosto de 2025
Cícero aguarda retorno de Aguinaldo Ribeiro (que está em Londres) para nova conversa
O prefeito de João Pessoa Cícero Lucena (PP) revelou hoje que terá uma nova conversa com o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP), tio do vice-governador e também pré-candidato ao governo, Lucas Ribeiro (PP).
O encontro deve ocorrer após o retorno de Aguinaldo de uma viagem a Londres. Foi o que ficou combinado no aniversário do deputado e secretário de Educação, Wilson Filho, no último fim de semana. (com Maurílio Júnior)
Adriano abre mão de quase 10 mil votos em troca de apoios para garantir reeleição de Murilo Galdino
O presidente da Assembleia Legislativa deputado Adriano Galdino (Republicanos), tem se movimentado nos bastidores para garantir o espólio político do seu irmão, o deputado federal Murilo Galdino (Republicanos), visando a eleição do próximo ano.
Galdino deve abrir mão de quase 10 mil votos para garantir a reeleição de Murilo. As cidades de Teixeira e Matureia, por exemplo, deixarão de votar em Adriano e passarão a apoiar o pré-candidato a deputado estadual Jarques Lúcio (PSB), ex-prefeito de São Bento. Em contrapartida, Adriano garantiu a manutenção do apoio político de São Bento a Murilo Galdino, cidade que deu a maior votação (3.138 votos) para Murilo em 2022.
Nos bastidores, também circula a informação de que Adriano deve ceder cerca de 4 mil votos para a primeira-dama de Catolé do Rocha, Geska Maia (PSB), que disputaá vaga na Assembleia Legislativa. O gesto teria como objetivo assegurar o apoio do prefeito Laurinho Maia à reeleição de Murilo.
Em 2026, a disputa para deputado federal será acirradíssima com a entrada de ao menos quatro nomes novos na bancada a partir de 2027.
Por Política da Paraíba
quinta-feira, 28 de agosto de 2025
Lucas critica aproximação de Cícero com oposição: “Se dependesse deles, ele nem seria prefeito”
O vice-governador Lucas Ribeiro (PP) criticou, nesta quinta-feira (28), a aproximação do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP) com lideranças da oposição ao governador João Azevêdo (PSB). Em entrevista à Rádio Norte FM, Lucas classificou como incoerentes os acenos de Cícero ao grupo que, segundo ele, trabalhou contra a reeleição do prefeito em 2024.
“Estou empenhado em defender o projeto do governador João Azevêdo. Não irei dialogar com quem só pensa em derrubar o governo e em projetos pessoais. Se dependesse deles, João não seria governador e Cícero não seria prefeito”, afirmou.
Lucas também comentou a possibilidade de o secretário de Recursos Hídricos e Infraestrutura, Deusdete Queiroga (PSB), ser indicado para a vaga de vice. Ele destacou a credibilidade do auxiliar, mas ponderou: “Essa escolha não cabe apenas a Lucas, é uma construção de todo o grupo”.
Lucas Ribeiro terá em Cajazeiras a maior votação proporcional em município com os apoios da prefeita Corrinha Delfino, da vice Cristiane, do ex-prefeito Zé Aldemir e dos deputados Drª Paula, Júnior e o líder Chico Mendes...
A aliança PP/PSB/Republicano vai colocar no palanque do vice-governador Lucas Ribeiro (PP), na disputa ao Governo, as lideranças da oposição e situação em Cajazeiras que é um dos maiores colégios eleitorais do Estado.
Lucas já conta com o apoio da prefeita Corrinha Delfino (PP), do ex-prefeito Zé Aldemira (PP, maior liderança poítica local e pré-candidato à deputado federal), da vice-prefeita Cristiane Araújo (PP), e dos deputados Drª Paula (PP), Júnior Araújo (PP) e do deputado estadual líder do governo Chico Mendes (PSB), que lidera a oposição local.
Lucas Ribeiro enfatizou que “essas questões locais não são maiores do que o que a Paraíba está vivendo” e expressou confiança na formação de uma aliança ampla. “Vamos contar sim com todos eles em nosso palanque. A gente quer somar forças porque o nosso estado está acima disso”, declarou o vice-governador.
Itaporanguense Neidinha Nunes deve assumir Secretaria Executiva do Orçamento Participativo - indicada pela deputada Cida Ramos
Com a ida de Júnior Caroé para a Direção de Planejamento do Orçamento Participativo do Governo Federal, quem deve assumir a Secretaria Executiva de Estado do Orçamento Participativo da Paraíba é a Assistente Social Gilvaneide Nunes (foto). A ideia do Governo Lula com nomeação de Júnior Carué é implementar o programa exitoso da Paraíba em nível nacional.
Neidinha, como é mais conhecida, foi secretária de Estado do Desenvolvimento Humano (Governo Ricardo Coutinho) em substituição à deputada estadual e presidente estadual do PT, Cida Ramos - de quem é aliada e primeira hora e foi sua Chefe de Gabinete na secretaria.
Natural de Itaporanga, no Vale do Piancó, Professora, Assistente Social e técnica de competência comprovada, Neidinha entrou na secretaria no início da gestão de Ricardo Coutinho como auxiliar de limpeza, depois virou assistente de gabinete trabalhando na recepção. Em seguida, foi Chefe de Gabinete e depois, foi nomeada Diretora Técnica da Fundac, e em 2018, Secretária de Estado, quando Cida Ramos deixou a pasta para concorrer e ser eleita com maior votação entre os 36 deputados(as) estaduais da Paraíba.
Enquete na Arapuan Cajazeiras: Lucas Ribeiro lidera com 81,5%, seguido por Cícero Lucena com 5,2%...
O programa Paraíba Verdade, da Arapuan FM de Cajazeiras, apresentado por Marcos Rodrigues, Caliel Conrado e Ângelo Lima, realizou, nesta quinta-feira (28), uma enquete para aferir a preferência dos ouvintes sobre a disputa para o Governo da Paraíba. A enquete, que não possui caráter científico e reflete apenas a opinião dos participantes, contou com 38 votos registrados por meio de ligações e mensagens enviadas à emissora.
O resultado apontou o vice-governador Lucas Ribeiro na liderança, com 31 votos (81,5%). Em segundo lugar apareceu o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, com 02 votos (5,2%), seguido pelo ex-deputado federal, Pedro Cunha Lima e o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, com um voto cada (2,6%).
De acordo com o levantamento, o número de pessoas que não souberam responder ou disseram não votar em nenhum destes, somou 3 votos (7,8%). Com a tradição na cobertura das eleições no estado, o Sistema Arapuan também já realizou a enquete nas emissoras de João Pessoa e Patos.
quarta-feira, 27 de agosto de 2025
Enquete na Rádio Arapuan Patos: Lucas Ribeiro lidera com 43,9%, Cícero Lucena surge em segundo com 31,7%, seguido por Efraim Filho com 12,19%...
O programa Paraíba Verdade, da Arapuan FM de Patos, comandado pelos jornalistas Isaías Nóbrega e Paulo Costa, realizou nesta quarta-feira, 27 de agosto, uma enquete com seus ouvintes sobre a disputa para o Governo da Paraíba. A enquete, que não possui caráter científico e reflete apenas a opinião dos participantes, contou com 41 votos registrados por meio de ligações e mensagens enviadas à emissora.
O resultado apontou o vice-governador Lucas Ribeiro na liderança, com 18 votos (43,9%). Em segundo lugar apareceu o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, com 13 votos (31,7%). Na sequência, o senador Efraim Filho recebeu 5 votos (12,19%), enquanto o deputado federal Nabor Wanderley, o ex-deputado Pedro Cunha Lima e o deputado estadual Adriano Galdino obtiveram 1 voto cada (2,43%). Outros 4,87% dos ouvintes preferiram não opinar.
O levantamento em Patos apresentou diferenças em relação à enquete realizada recentemente pela Arapuan em João Pessoa, onde Cícero Lucena apareceu na frente, seguido por Efraim Filho. Já na cidade sertaneja, a preferência foi por Lucas Ribeiro, com Cícero em segundo lugar.
Assembleia Legislativa aprova criação de cargos de assessor para juízes de 1ª instância
A Assembleia Legislativa do Estado aprovou na sessão desta quarta-feira (27) o projeto de lei que cria cargos de assessor para juízes de 1º grau. A medida atende à determinação da Corregedoria Nacional de Justiça, que durante inspeção apontou a necessidade urgente de reforço nas varas com competência plena, diante da elevada carga de processos. Após aprovação, o projeto segue para sanção do governador do Estado.
O presidente do TJPB, desembargador Fred Coutinho, esteve pessoalmente na Assembleia Legislativa fazendo a entrega do projeto. Ele estava acompanhado do vice-presidente da Corte, desembargador João Batista Barbosa, da juíza auxiliar da Presidência, Aparecida Gadelha, e do diretor especial Robson Cananéa.
Durante a entrega, o desembargador Fred Coutinho destacou a importância do projeto, classificado por ele como uma conquista para o Judiciário paraibano. Segundo o presidente, os novos cargos vão ampliar a produtividade dos magistrados de 1º grau, assegurando maior eficiência no julgamento das demandas. “Trata-se de uma vitória construída com o aval unânime do Pleno do Tribunal e o respaldo do Conselho Nacional de Justiça, por meio do corregedor nacional, ministro Mauro Campbell”, ressaltou.
O vice-presidente do TJPB, desembargador João Batista Barbosa, também celebrou a iniciativa, lembrando que a criação dos cargos atende a um pleito antigo da magistratura. “Isso é algo que os juízes pedem há muito tempo, a nossa associação luta por isso há muito tempo. Hoje concretizamos esse sonho, que vai permitir à magistratura paraibana produzir mais e com mais qualidade”, afirmou.
terça-feira, 26 de agosto de 2025
Moraes determina policiamento ostensivo da PF na casa de Bolsonaro após risco de fuga do ex-presidente para a Embaixada dos EUA
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira (26) o reforço do policiamento ostensivo no entorno da casa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto. A decisão atendeu a um pedido do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, que alertou sobre um “risco concreto” de fuga de Bolsonaro.
O ofício da PF citou a possibilidade de o ex-presidente tentar se abrigar na Embaixada dos Estados Unidos, a menos de 10 minutos de sua residência, o que dificultaria o cumprimento de decisões judiciais brasileiras. Além do policiamento, Moraes determinou checagens constantes na tornozeleira eletrônica usada por Bolsonaro. O ex-presidente está proibido de usar celular e de receber visitas sem autorização judicial, exceto de familiares e advogados.
A Procuradoria-Geral da República apoiou a medida, defendendo vigilância integral, mas com cautela para não invadir a privacidade do ex-presidente nem causar incômodos à vizinhança.
Conta de energia na Paraíba terá aumento de 13,5% a partir de quinta-feira
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou o reajuste de 13,5% na conta de energia elétrica na Paraíba. O aumento entra em vigor na próxima quinta-feira (28).
Segundo a Aneel e a Energisa Paraíba, o impacto para os consumidores residenciais será de 13,50%. Já os consumidores de baixa tensão, que somam 87% dos consumidores na Paraíba, sentirão aumento de 13,94%, enquanto que os de alta tensão perceberão reajuste de 12,11% e o efeito médio para o consumidor será de 13,59%, conforme a tabela abaixo.
O tema foi discutido com a sociedade por meio de audiência pública em João Pessoa, no dia 18 de junho, e foi pauta da Consulta Pública nº 24/2025.
segunda-feira, 25 de agosto de 2025
Reunião de Hugo Motta com Lula e Edinho Silva discutiu apoio do PT para chapa governista: Lucas (Governo), Nabor e João (Senadores);
O cenário eleitoral na Paraíba caminha para que o deputado federal Hugo Motta (Republicanos) e o PT estejam no mesmo palanque no estado em 2026. A informação é do jornal “O Globo”.
Segundo a publicação, Hugo se reuniu na última segunda-feira (19) com o novo presidente nacional do PT, Edinho Silva, em uma conversa reservada. O encontro teve como uma das pautas a construção de uma aliança em torno do atual vice-governador, Lucas Ribeiro (PP), nome que deve disputar a sucessão de João Azevêdo (PSB) em 2026. João, por sua vez, deve deixar o governo para concorrer ao Senado.
O arranjo passa também pela definição das vagas ao Senado. Hugo indicou seu pai, o prefeito de Patos, Nabor Wanderley (Republicanos), em uma das cadeiras que estarão em disputa. Nabor mantém ritmo intenso de pré-campanha e já contabiliza o apoio de cerca de 100 prefeitos em sua base.
Entretanto, a movimentação pode abrir novo foco de tensão entre Hugo Motta e o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos). Galdino, que também se coloca como pré-candidato ao governo, busca atrair o apoio do PT ao seu projeto político - o que coloca os dois aliados em rota de colisão.
domingo, 24 de agosto de 2025
Prefeita de Areia, Dra. Silva declara apoio à pré-candidatura de Nabor Wanderley ao Senado
“Manifestamos nosso apoio à pré-candidatura ao Senado do amigo Nabor Wanderley. Caminhando juntos por um futuro melhor para nossa Paraíba e para nossa Areia!”, disse a prefeita.
Nabor, que é pai do presidente da Câmara Federal, Hugo Motta, e é um dos principais nomes para a disputa eleitoral de 2026, agradeceu o gesto e ressaltou a importância da união para o fortalecimento de sua caminhada política.
“Receber o apoio da prefeita Silvia é motivo de alegria e de responsabilidade. Esse gesto fortalece ainda mais nossa pré-candidatura e reafirma nosso compromisso de lutar por uma Paraíba mais justa e com oportunidades para todos.”, destacou.
Aniversário de Wilson Filho reúne "PIB eleitoral paraibano" e sela reencontro entre Cícero e Aguinaldo; presenças de Hugo, Nabor, Murilo, deputados estaduais...
O deputado estadual e atual secretário de Educação da Paraíba, Wilson Filho (Republicanos) recebeu o "PIB eleitoral paraibano" numa grande festa em comemoração ao seu aniversário, neste sábado (23), no Bairro do Altiplano, em João Pessoa. Considerado um dos secretários mais bem avaliados da história do estado, ele reuniu familiares, amigos e grande parte expressiva da classe política paraibana
O evento ocorreu foi marcado por diálogos, articulações e demonstrações de apoio, transformando o aniversário em um verdadeiro encontro de bastidores da política estadual.
Entre os presentes, nome de peso: o presidente da Câmara Federal, Hugo Motta; o deputado federal Aguinaldo Ribeiro; o deputado federal e ex-senador Wilson Santiago (seu pai); o deputado federal Murilo Galdino; além do prefeito de Patos e pré-candidato ao Senado, Nabor Wanderley; o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena; deputados estaduais: Chico Mendes, Felipe Leitão, Daniella do Vale, Branco Mendes, Tião Gomes, prefeitos, secretários de Estado, e várias lideranças de diversas regiões.
A festa demonstra carisma e força política de Wilson Filho, que já ocupou mandato de deputado federal e sempre foi destaque na Assembleia Legislativa ou na Câmara com pautas como educação e saúde. Apesar do clima festivo, os bastidores foram movimentados por conversas reservadas e sinalizações e articulações políticas visando 2026.
Assinar:
Comentários (Atom)
.jpg)



.jpeg)




.jpeg)
.jpeg)










