sábado, 3 de maio de 2025

Na 'garupa' do pai pelo interior e já transferindo bases, Mersinho admite disputar o Senado ou ser Vice-Governador em 2026: "Estou pronto para o que o grupo decidir"

As andanças do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (União Progressista), pelo interior ao contrário do que se pensa, que está em campanha para o Governo, em verdade, o 'Cabloquinho' vai pavimentando o caminho para candidatura do filho deputado federal Mersinho Lucena (União Progressista) ao Senado ou como Vice-Governador na chapa governista em 2026. 
E já está transferindo suas bases olhando para esse horizonte. No Vale do Piancó, por exemplo, onde ele e o pai cumpriram agendas essa semana Mersinho foi votado em dobradinha com o deputado estadual Taciano Diniz (União Progressista) e, anteontem, junto com o pai Cícero avalizaram o ex-prefeito de Cajazeiras Zé Aldemir (União Progressista) como o federal de Taciano,em 2026. 
O próprio Mersinho tem admitido essa possibilidade, como na última quinta-feira (1º) durante entrevista em Itaporanga, onde cumpriu agenda ao lado do pai. Ele disse que está à disposição do grupo para o que for decidido em prol do "projeto Paraíba". 
“Obviamente que o meu nome está à disposição também desse arco de aliança. Nesse momento, está sempre sendo ventilada a possibilidade de ser candidato a vice-governador, ser candidato a senador”, afirmou Mersinho, que completou: “Estarei pronto para disputar a vaga do Senado, estarei pronto para disputar a vaga de vice-governador, estarei pronto para tentar minha recondução para deputado federal. Se o grupo quiser que eu não seja candidato a nada, também estarei pronto", comentou Mersinho.
Mersinho fez questão de enaltecer o trabalho do atual governador João Azevêdo (PSB) e reforçou que qualquer decisão será tomada com base no projeto coletivo. “Nós somos homens de grupo. Não é um projeto pessoal, não é um projeto partidário, é o projeto da Paraíba, que tem dado certo com o governador João Azevêdo, e que pode continuar com outros nomes como Lucas Ribeiro”, pontuou.
A declaração de Mersinho Lucena deve intensificar as articulações políticas nos bastidores da base governista, que busca manter a unidade em torno de um nome competitivo para a sucessão estadual. O deputado encerrou reafirmando sua disposição para qualquer missão que venha a ser confiada: “Nós temos a humildade de saber e dizer que estamos prontos para fazer a Paraíba melhor”.

sexta-feira, 2 de maio de 2025

Pré-candidatos a deputado estadual se reúnem com Romero e Leonardo Gadelha visando 2026

Na manhã desta sexta-feira, 2 de maio, o Podemos na Paraíba promoveu um importante encontro em Campina Grande com um grupo de pré-candidatos a deputado estadual. A reunião contou com a presença do deputado federal Romero Rodrigues (Podemos/PB), do suplente de deputado federal Léo Gadelha e de diversas lideranças políticas que já demonstram interesse em disputar as eleições de 2026 pela legenda.
Participaram do encontro Segundo Domiciano, ex-prefeito de São José do Sabugi; Cícero do Carmo, atual prefeito de Alcantil; André Gadelha, suplente de deputado estadual; Cilinha, ex-prefeita de Riachão do Poço; Manoel Ludgério, suplente de deputado; Aledson Moura, suplente de deputado; Janduy, ex-vereador de Campina Grande; e Daniel Galdino, ex-prefeito de Piancó. Representando oficialmente o partido, também esteve presente o Dr. Renato Gadelha.
Durante a reunião, o Podemos ouviu os pleitos e propostas dos pré-candidatos e reforçou o compromisso da legenda com a construção de um grupo forte, plural e competitivo para a disputa eleitoral de 2026. A sigla se colocou à disposição dos presentes, sinalizando abertura para filiações e apoio à formação de uma chapa robusta para a Assembleia Legislativa da Paraíba.
Com o fortalecimento de sua base e a ampliação do diálogo interno, o Podemos se movimenta com antecedência para chegar competitivo às urnas em 2026, reforçando seu protagonismo no cenário político paraibano.

Deputado Gilbertinho amplia bases no Sertão com reforço de forte grupo de vereadores em Itaporanga

Numa decisão acertada e festejada pela população de Itaporanga, no Vale do Piancó, os grupos do deputado estadual Gilbertinho e do deputado federal Aguinaldo Ribeiro, ambos do União Progressista, firmaram uma aliança estratégica e bastante expressiva visando a disputa eleitoral vindoura de 2026. 
Na região, Gilbertinho já conta com o apoio do prefeito Cícero de Alerte, em Nova Olinda, e do vereador Neto Pinto, em Santana dos Garrotes. Essa união em Itaporanga juntou forças expressivas como os vereadores: Duvan Pereira (decano com 12 mandatos, sendo 11 consecutivos, em 2024 teve 831 votos), Hélio do Bar (no quarto mandato, sendo o mais votado em 2024 com 1.053 votos), Cleber Neves (teve 866 votos em 2024), Maclaildo Leite (teve 810 votos) e Ricardo Pinto (teve 548 votos). No geral o grupo teve em 2024 quase cinco mil votos. 
O grupo que vota em Gilbertinho se fortalece com o reforço do grupo de Aguinaldo, tendo a expectativa de ser o majoritário no município. Tem também Márcio Rodão (na foto abaixo com Gilbertinho e aliados), ex-vereador e atual presidente do Atlântida Esporte Clube, que teve 410 votos, além de vários ex-vereadores e lideranças. 
Com essa definição o povo de Itaporanga terá a oportunidade de sufragar expressivamente, brigando pela liderança majoritária, um deputado com raízes genuínas da terra, egresso da Família Tolentino. E que muito tem a contribuir com a 'Rainha do Vale'. "Recebo com muita satisfação o apoio desse grande grupo em Itaporanga nas pessoas de Ricardo Pinto, Hélio do Bar, Maclaildo Leite, meu primo Duvan e Clebinho. Vamos trabalhar e lutar para ver uma Itaporanga melhor no futuro", disse Gilbertinho. Esteve presente, ainda, o vereador de 12 mandatos Neto Pinto (Santana dos Garrotes).

O deputado estadual Gilbertinho, inclusive, esteve em Brasília terça-feira (29/04) participando de importante reunião com o deputado federal Aguinaldo Ribeiro, líder do bloco na Paraíba, e com o senador Ciro Nogueira (PI), presidente nacional do bloco, oportunidade em que conversaram sobre os recentes movimentos políticos impulsionados pela federação União Progressistas.
"Foi uma decisão pensada com atenção e tomada com serenidade olhando para o futuro de Itaporanga que precisa de cuidado e essa união é o caminho para o bem da população", enfatizaram os vereadores.
Com isso, a federação União Progressistas será o bloco partidário mais bem votado no município de Itaporanga, quiçá podendo o ser no Vale do Piancó, haja vista, também a dobradinha firmada entre o deputado estadual Taciano com o ex-prefeito Zé Aldemir, os dois também do União Progressista. A dobradinha Taciano/Zé Aldemir vai contar com três vereadores em Itaporanga, em 2026.


Na região do Vale do Piancó, Gilbertinho conta também com o apoio do prefeito de Nova Olinda, Cícero de Arlete, que esteve acompanhando-o durante a abertura do Poeirão.

Nelinho Costa amplia articulação política no Brejo e Curimataú e se consolida como forte nome para 2026


O ex-prefeito de Cacimba de Dentro e pré-candidato a deputado estadual, Nelinho Costa, tem intensificado sua presença nas regiões do Brejo e Curimataú paraibano, consolidando alianças estratégicas e demonstrando força política rumo às eleições de 2026.
Na noite desta quarta-feira (30), Nelinho marcou presença na festa de emancipação política de Casserengue, onde foi recepcionado pelo prefeito Van. O evento reuniu importantes lideranças da região, como o prefeito Antônio Justino (Dona Inês), o prefeito Donato (Riachão) e a líder da oposição de Arara, Suely, evidenciando o prestígio e a capacidade de articulação do pré-candidato.
Mostrando agenda ativa e presença marcante, Nelinho também participou da comemoração de emancipação do município de Tacima, ao lado do líder da oposição local, Marcos Soares, e de diversos vereadores da cidade.
Com apoio crescente e movimentações estratégicas, Nelinho Costa vem se destacando como um dos nomes promissores para a disputa proporcional de 2026. A expectativa entre aliados é de que o pré-candidato anuncie, nos próximos meses, novas alianças e iniciativas que devem fortalecer ainda mais seu projeto político.

Em Itaporanga, grupos de Gilbertinho e Aguinaldo Ribeiro se aliam juntando cinco vereadores num bloco expressivo que tiveram quase cinco mil votos em 2024.

Numa decisão acertada e festejada pela população de Itaporanga, no Vale do Piancó, os grupos do deputado estadual Gilbertinho e do deputado federal Aguinaldo Ribeiro, ambos do União Progressista, firmaram uma aliança estratégica e bastante expressiva visando a disputa eleitoral vindoura de 2026. 
Essa união juntos forças expressivas como os vereadores: Duvan Pereira (decano com 12 mandatos, sendo 11 consecutivos, em 2024 teve 831 votos), Hélio do Bar (no quarto mandato, sendo o mais votado em 2024 com 1.053 votos), Cleber Neves (teve 866 votos em 2024), Maclaildo Leite (teve 810 votos) e Ricardo Pinto (teve 548 votos). No geral o grupo teve em 2024 quase cinco mil votos. 
Assim, o grupo que vota em Gilbertinho se fortalece com o reforço do grupo de Aguinaldo, tendo a expectativa de ser o majoritário no município. Tem também Márcio Rodão (na foto abaixo com Gilbertinho e aliados), ex-vereador e atual presidente do Atlântida Esporte Clube, que teve 410 votos, além de vários ex-vereadores e lideranças. 
Com essa definição o povo de Itaporanga terá a oportunidade de sufragar expressivamente, brigando pela liderança majoritária, um deputado com raízes genuínas da terra, egresso da Família Tolentino. E que muito tem a contribuir com a 'Rainha do Vale'. "Recebo com muita satisfação o apoio desse grande grupo em Itaporanga nas pessoas de Ricardo Pinto, Hélio do Bar, Maclaildo Leite, meu primo Duvan e Clebinho. Vamos trabalhar e lutar para ver uma Itaporanga melhor no futuro", disse Gilbertinho. Esteve presente, ainda, o vereador de 12 mandatos Neto Pinto (Santana dos Garrotes).

O deputado estadual Gilbertinho, inclusive, esteve em Brasília terça-feira (29/04) participando de importante reunião com o deputado federal Aguinaldo Ribeiro, líder do bloco na Paraíba, e com o senador Ciro Nogueira (PI), presidente nacional do bloco, oportunidade em que conversaram sobre os recentes movimentos políticos impulsionados pela federação União Progressistas.
"Foi uma decisão pensada com atenção e tomada com serenidade olhando para o futuro de Itaporanga que precisa de cuidado e essa união é o caminho para o bem da população", enfatizaram os vereadores.
Com isso, a federação União Progressistas será o bloco partidário mais bem votado no município de Itaporanga, quiçá podendo o ser no Vale do Piancó, haja vista, também a dobradinha firmada entre o deputado estadual Taciano com o ex-prefeito Zé Aldemir, os dois também do União Progressista. A dobradinha Taciano/Zé Aldemir vai contar com três vereadores em Itaporanga, 2026.


Na região do Vale do Piancó, Gilbertinho conta também com o apoio do prefeito de Nova Olinda, Cícero de Arlete, que esteve acompanhando-o durante a abertura do Poeirão.

Taciano recepciona Cícero e Mersinho que dão bênçãos para dobradinha com Zé Aldemir, que será votado em Curral Velho pelo prefeito Samuel; Em Itaporanga, Taciano terá o apoio de três vereadores(as)

O deputado estadual Taciano Diniz recepcionou festivamente, neste 1º de maio, o prefeito da Capital Cícero Lucena, seu filho deputado federal Mersinho e o ex-prefeito de Cajazeiras e pré-candidato a deputado federal Zé Aldemir, todos os quatros do União Progressistas. O dia começou pelo município de Curral Velho e depois a agenda seguiu por Itaporanga para prestigiar a abertura do Poeirão.
Cícero Lucena, em verdade, na noite anterior, esteve em agenda no município de Conceição prestigiando o prefeito Samuel Lacerda, pernoitando em Itaporanga. Muito à vontade, o 'Cabloquinho' vem visitando várias cidades numa jornada para ter presença garantida na chapa governista de 2026, com o nome dele ou do filho Mersinho.
Taciano, com as bênçãos de Cícero e Mersinho (com quem fez dobradinha na região durante as eleições de 2022), firmou uma parceria estratégica e salutar com Zé Aldemir, que será votado, por exemplo, pelo prefeito Samuel (irmão de Tcaiano) e toda base em Curral Velho. Já em Itaporanga, Taciano deve contar com o apoio de três vereadores(as) quando o período eleitoral começar.

As articulações já foram iniciadas. Aguardemos!



Em reunião com vereadores de Itaporanga, Lucas Ribeiro assegura empenho por investimentos que beneficiem a população local

Cumprindo agenda no Vale do Piancó, durante o Dia do Trabalhador, dentre os vários compromissos pela frente, o vice-governador Lucas Ribeiro (União Progressista) se reuniu com os vereadores da cidade de Itaporanga que fazem parte do 'Grupo Ribeiro' oportunidade em que tiveram uma conversa proveitosa sobre pauta de investimentos na cidade com a implementação de ações, programas e projetos, que visem o bem estar da coletividade, à exemplo da ampliação do Hospital Regional de Itaporanga - tão importante para a região.
Os vereadores Hélio do Bar, Ricardo Pinto e Maclaildo Leite, além de Hermes Rodrigues, enfatizaram a importância da atenção dada à região que tem mudado a cara do município de Itaporanga, por exemplo, transformado num celeiro de obras pelo Governo do Estado que tem feito um trabalho gigantesco para tirá-lo do marasmo administrativo durante esses oito anos de gestão estadual. Por onde se anda só se ver obras do governo estadual, à exemplo de: calçamento, esgotamento sanitário, construção de escolas, creches, etc.
"Foi uma conversa bastante produtiva e temos certeza que olhar atento às demandas do município, o nosso vice-governador Lucas Ribeiro vai fazer o melhor para que Itaporanga continue seguindo recebendo ações do governo que tem beneficiado milhares de famílias", pontuaram os vereadores itaporanguenses.

Em périplo pelo Vale do Piancó, Lucas Ribeiro foi recebido pelos prefeitos Paloma (Santana dos Garrotes), Ednailton Sabino (Igaracy), Tintin (Aguiar), Vital Neto (Boa Ventura), Cícero de Arlete (Nova Olinda), dentre outros.

No feriado de 1º de maio, o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, deu sequência ao ritmo intenso de trabalho nas regiões do estado, passando pelo Sertão e pelo Vale do Piancó. A agenda desta quinta-feira teve início no distrito de São Gonçalo, em Sousa, onde ele começou o Dia do Trabalhador ao lado de agricultores e empreendedores.
Acompanhado do secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, Lindolfo Pires, o vice-governador também visitou o município de Igaracy. O prefeito Ednailton Sabino apresentou as principais ações locais e a obra da creche viabilizada por meio de convênio com o Governo do Estado. O equipamento, que está próximo de ser entregue, beneficiará 100 crianças dentro do programa Primeira Infância.
Dando continuidade ao diálogo permanente com as gestões municipais, Lucas Ribeiro esteve em Itaporanga com o prefeito e lideranças locais. Na cidade, ele destacou o volume de investimentos do Estado em obras, com ênfase para a reforma e ampliação do Hospital Distrital, que conta com mais de R$ 17 milhões em recursos estaduais.
Encerrando o dia, o vice-governador prestigiou o Poeirão, considerado o maior campeonato de futebol amador do mundo. Ao longo da agenda, Lucas Ribeiro também esteve com os prefeitos de Nova Olinda, Cícero de Arlete; Boa Ventura, Vital Neto; Santana dos Garrotes, Paloma Kenned; e Aguiar, Tintin.
“Foi um feriado de agenda intensa, e o que não faltou foi apoio, parceria e a presença da nossa gente, que fortalece a caminhada em cada canto. Agradeço aos prefeitos, que reconhecem a nossa gestão, comandada por João Azevêdo, e somam forças para ampliar as ações em todo o estado”, declarou o vice-governador, que, em dois dias, visitou sete municípios no Sertão e Vale do Piancó.

terça-feira, 29 de abril de 2025

Com presença de Hugo, Aguinaldo, Daniella, Lucas e Efraim, União Brasil e PP lançam ‘superfederação’ que se torna maior partido do Brasil com 109 deputados e 14 senadores

O União Brasil e o Progressistas (PP) anunciaram oficialmente nesta terça-feira (29) a criação de uma federação partidária. A aliança será chamada de União Progressista e deve ser registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nos próximos meses, com validade já para 2026.

Juntas, o União e o PP terão a maior bancada de deputados na Câmara, o maior número de prefeitos e as maiores fatias de recursos públicos para financiamento de campanhas e pagamento de despesas partidárias. Serão 109 deputados federais e 14 senadores.

O evento de lançamento da aliança foi no Salão Nobre da Câmara e reuniu deputados, senadores e prefeitos, além dos presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

O senador Efraim Filho (União), o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP), a senadora Daniella Ribeiro (PP) e o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), também estiveram presentes.

Internamente, membros das siglas defendem que a federação discuta — mais à frente — a presença da União Progressista no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Também dizem que a aliança precisará decidir se apoiará candidaturas a presidente em 2026. E se mantêm a pré-candidatura do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), ao Planalto.

As federações partidárias são um modelo de aliança que une duas ou mais siglas. Pelas regras, as legendas passam a atuar como uma só por, no mínimo, quatro anos.

Também deve haver alinhamento nas campanhas — ou seja, a federação deve caminhar de forma unificada nas disputas, definindo conjuntamente as candidaturas.

Ficou decidido, entre as legendas, que a presidência nacional da federação será compartilhada pelos partidos. Porém, a partir de janeiro de 2026 ficará a cargo do União Brasil e será exercida pelo atual presidente nacional da legenda, Antônio Rueda.

A surpresa que Damião pode ter com a federação, segundo Aguinaldo

O que está por trás da mensagem do deputado federal Aguinaldo Ribeiro ao colega de bancada Damião Feliciano, durante seu discurso na posse do governador João Azevêdo como presidente do PSB da Paraíba? Ao encerrar a fala, Aguinaldo afirmou que Damião iria “ganhar uma surpresa” nesta terça-feira (29). 
É que logo mais a tarde haverá oficialização da federação partidária PP-União Brasil. Será que o recado tem a ver sobre o comando na Paraíba, ainda indefinido?

No estado, o Progressistas é governo. Já o União, é dos principais partidos da oposição, mas Damião apoia João Azevêdo.

“Damião, amanhã, talvez, você tenha um presente lá em Brasília, logo às 15h, viu. Talvez nós estejamos mais juntos do que a gente pensa”, disse Aguinaldo.

Teremos que esperar para ver o que sairá dessa reunião de logo mais.

João Azevêdo destaca lealdade de Lucas Ribeiro e indica tranquilidade em 2026: “A Paraíba vai seguir em frente. Tenho confiança no que você faz”

Em um momento de forte simbolismo político, o governador João Azevêdo (PSB) fez um reconhecimento público ao vice-governador Lucas Ribeiro (PP), destacando sua postura leal e respeitosa diante dos desafios da gestão. A declaração foi dada durante solenidade de posse de João na presidência estadual do PSB, na noite dessa segunda-feira (28), em uma casa de eventos de João Pessoa.
“Obrigado por compartilhar cada momento, às vezes difícil, de preocupação, mas sempre com lealdade e respeito. Independente da decisão se estarei ou não na disputa para o Senado, tenho confiança no que você faz”, declarou Azevêdo, sinalizando não apenas apreço pessoal, mas também confiança institucional em seu vice.
A fala ocorreu em meio a especulações sobre uma possível candidatura do governador ao Senado. Mesmo sem cravar a decisão, Azevêdo fez questão de ressaltar que, qualquer que seja o caminho escolhido, Lucas Ribeiro tem sua plena confiança. O gesto reforça a unidade dentro do núcleo central do governo e projeta Lucas como figura cada vez mais relevante no cenário político estadual, em um momento decisivo para o futuro das lideranças paraibanas.

Cícero afirma que só será candidato se tiver apoio de João: “Sou o maior exemplo de lealdade”

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), afirmou que só será candidato ao Governo do Estado com o apoio do governador João Azevêdo (PSB). A declaração veio após especulações sobre uma possível aproximação com a oposição, motivadas por sua presença em eventos ao lado de líderes oposicionistas.
“Eu sou o maior exemplo da Paraíba de lealdade em projetos políticos. Pode ter alguém igual, mas mais do que eu, não”, disse Cícero, em entrevista ao programa Frente a Frente, da TV Arapuan.
Ele reafirmou sua fidelidade ao grupo político liderado por Azevêdo e defendeu que o projeto de 2026 seja construído com união e desprendimento pessoal: “Que o grupo possa ter consciência e responsabilidade, tirando as vaidades, para encontrar a melhor alternativa”.
A fala de Cícero reforça seu alinhamento com o governador e busca afastar rumores sobre um possível rompimento político.