sábado, 12 de julho de 2025

Plenária do ODE em Pombal é marcada pela civilidade de 'inimigos políticos' com cumprimento entre a secretária Pollyana Werton e o prefeito Galego da Gavel

A plenário do Orçamento Democrático Estadual (ODE) realizada nesta sexta-feira (11) em Pombal foi marcada por um ambiente propositivo e de civilidade política. A comunidade foi surpreendida com a presença do prefeito da cidade, Galego da Gavel, e em um dos momentos marcantes da noite, foi que os inimigos políticos, Pollyana Werton, secretária de Estado do Desenvolvimento Humano., cumprimentou-o durante a sessão, apesar de não se olharem no rosto um do outro.
Pollyana é ex-prefeita da cidade e o gesto que ganhou repercussão por representar um sinal de maturidade política. Em 2024, o filho de Pollyanna, Pedro Feitosa, disputou a prefeitura local contra Galego da Gavel numa ambiente basntante acirrado. Além do governador João Azevedo e do vice-governador Lucas Ribeiro, a plenária reuniu os três deputados estaduais da região: Galego Sousa, Márcio Roberto e Gilbertinho. 

Lucas Ribeiro vence enquete sobre a disputa pelo Governo em 2026

O vice-governador Lucas Ribeiro (PP) foi o mais votado na enquete do programa Olho Vivo (Rede Diário do Sertão), realizada nesta sexta-feira (11). Com 57,89% das citações, o progressista foi a resposta para a pergunta: “Se as eleições para governador da Paraíba fossem hoje, em quem você votaria?”. Participaram 100 ouvintes e telenautas do programa em 24 cidades da Paraíba.
Na iminência de assumir o comando do estado, a partir de abril do próximo, se confirmada a saída do governador João Azevêdo, Lucas é candidato natural à reeleição em 2026.
O senador Efraim Filho (União Brasil) ficou na segunda posição com 21,05%. O ex-deputado federal Pedro Cunha Lima (PSD) aparece em terceiro lugar com 5,26%; e o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), obteve 5,26% dos votos.
Dos participantes da enquete, 10,53% disseram que não votariam em nenhum dos pré-candidatos postos até agora. O presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos), não foi citado. Outro nome que não apareceu foi o do deputado federal Romero Rodrigues (Podemos):

Resultado da enquete:

Lucas Ribeiro: 57,89%

Efraim Filho: 21,05%

Pedro Cunha Lima: 5,26%

Cícero Lucena: 5,26%

Nenhum: 10,53%

Assista:

sexta-feira, 11 de julho de 2025

Com Efraim prestes a se filiar ao PL, Veneziano afirmar que a chance é zero de aliança com o bolsonarismo e não teme isolamento

Senador e presidente estadual do MDB na Paraíba, Veneziano comentou rechaçou na noite desta sexta-feira (11) uma aliança com o palanque bolsonarista que está se configurando com a provável filiação do senador Efraim Filho ao PL para ser candidato ao Governo, tendo o ex-ministro Marcelo Queiroga e ex-deputado federal Pedro Cunha Lima (PSD) na disputa às duas vaga ao Senado. 
Veneziano diz que apesar da relação próxima que ele tem com o Marcelo Queiroga, a possibilidade de construção desse palanque dentro das oposições é zero, já que os dois estão em espectros totalmente diferentes quanto a política nacional, um quanto um apoia o ex-presidente Jair Bolsonaro, o outro é apoiador de Lula. (Não há a menor chance de aliança com o PL", disse. O deputado federal Cabo Gilberto (PL) já havia afirmando que o bolsonarismo não aceira aliança com Veneziano. 
Sobre um possível isolamento do palanque de Lula na Paraíba, já que o senador Efraim Filho,  em declaração ao Sistema Arapuano de Comunicação não descartou se filiar ao PL após impasses na Federação, Veneziano disse que não teme esse isolamento do palanque, que permanecerá defendendo Lula  na Paraíba e que o palanque do presidente está garantido.

Gervásio anuncia Dr. Jhonny Bezerra na disputa para deputado federal - o motivo da raiva de Adriano que esperava dobradinha Dr. Jhonny (estadual) e Murilo (federal)

Ao defender fortalecimento do PSB na busca de eleger duas vagas de federal na Câmara, em 2026, o deputado federal Gervásio Maia anunciou hoje (11) o nome do Dr. Jhonny Bezerra como pré-candidato do partido.
“Foi um compromisso que Jhonny firmou com o presidente nacional Carlos Siqueira, dentro da estratégia de fortalecer o PSB com nomes que têm serviço prestado. E Jhonny tem. Foi um excelente secretário de saúde. Esse momento que vivemos ontem em Catolé do Rocha, por exemplo, também tem a marca da gestão dele”, destacou. Dr. Jhonny teve quase 100 mil votos na disputa pela prefeitura de Campina Grande, em 2024.
E é nesse ponto que a candidatura de Dr. Jhonny mexeu com os nervos do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino que acabou soltando os 'cachorros' pra cima do governo e de Gervásio ontem em Catolé do Rocha. Adriano esperava que Dr. Jhonny fosse candidato a deputado estadual em dobradinha com o deputado federal Murilo Galdino, em Campina Grande, reforçando o projeto de reeleição do deputado. Foi isso que enfureceu Adriano Galdino.. 
Gervásio reforçou que a mudança de rumo da candidatura de Jhonny - de estadual para federal - não foi uma decisão isolada, mas sim alinhada com o governador João Azevêdo e a cúpula do PSB. Gervásio lamentou o desempenho do PSB nas últimas eleições estaduais, quando o partido elegeu apenas um federal. Para ele, esse resultado foi aquém do tamanho e das entregas da legenda na Paraíba.
Sobre o quadro partidário, Gervásio revelou que o governador João Azevêdo pretende reunir as lideranças do PSB para tratar da montagem das chapas proporcionais. Ele também comentou sobre nomes em articulação que ainda não definiram com clareza seus próximos passos.
Ao Arapuan Verdade, o médico Jhony Bezerra reforçou que a mudança de rumo da candidatura de Jhonny - de estadual para federal - não foi uma decisão isolada, mas sim alinhada com o governador João Azevêdo e a cúpula do PSB. “Essa mudança foi algo combinado com o presidente do partido, o governador João. Não existe história de vice, nem de especulação, serei candidato a deputado federal, ponto”,” emendou Bezerra.

Enquanto a tropa se estranha na Paraíba, generais afinam relatoria bilionária em Brasília

Enquanto aliados da base governista trocam petardos e disputam espaço para 2026, dois dos principais nomes da composição estadual parecem cada vez mais alinhados.
Nesta semana, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), designou Aguinaldo Ribeiro (PP) para relatar um dos projetos mais relevantes do momento no país: a revisão das renúncias fiscais no Brasil, que somam mais de R$ 500 bilhões no Orçamento da União em 2025.
A escolha de Aguinaldo, além da confiança, sinaliza afinação política entre os dois. Durante a sessão plenária, os dois foram vistos lado a lado, trocando cochichos.
O governo estima que só este ano, o total das renúncias deve chegar a R$ 544 bilhões, 4,4% do Produto Interno Bruto — a soma de todos os bens e serviços produzidos pelo país. Bem acima da meta de 2% do PIB para 2029, estabelecida por uma emenda à Constituição aprovada pelo Congresso em 2021.

Após encontro com Queiroga e Cabo Gilberto, Efraim conversa com Cássio e avança para ser candidato a unir Direta e o Bolsonarismo numa chapa com Pedro e Queiroga pro Senado, sem Veneziano...

Depois do encontro com o ex-ministro Marcelo Queiroga e o deputado federal Cabo Gilberto, com convite para ser candidato ao Governo pelo PL dando palanque ao nome escolhido pelo ex-presidente Bolsonaro na disputa ao Planalto, o senador Efraim Filho teve uma conversa ao pé do ouvido, nesta sexta-feira (11), com o ex-governador e ex-senador Cássio Cunha Lima, durante voo de Brasília para a Paraíba.
Essas movimentações de Efraim Filho e a decisão do Pastor Sérgio Queiroz (NOVO) de disputar o Senado reforçam a expectativa para o senador encabece chapa unificada juntando a Direita e o Bolsonarismo na Paraíba, tendo Marcelo Queiroga (PL) e o ex-deputado federal Pedro Cunha Lima (PSD) disputando as duas vagas de senador. Uma chapa bastante competitiva, com tempo de TV e fundo partidário de sobra. 
Nesse cenário o senador Veneziano (MDB) não tem vaga porque ele apoia e quer usar a imagem do presidente Lula em sua campanha à reeleição, uma vez que não há chances de composição com o PL e o Bolsonarismo. Diante disso, o Governo Lula através do ex-governador Ricardo Coutinho (PT) trabalha um palanque para Veneziano numa chapa encabeçada pelo presidente da ALPB Adriano Galdino pelo PT. 
Efraim, por sua vez, confirma os avanços na conversa com o PL. Com apoio bolsonarista, ele tende a ganhar espaço na Grande João Pessoa - onde o ex-presidente tem força significativa - e manter base sólida em Campina Grande, sua principal trincheira política. O desafio maior será avançar no Sertão e em outras regiões do estado, missão que exigirá trabalho político mais direto.

"Na condição de governador, a decisão (sobre candidatura ao Governo) é de Lucas. E o que decidir vamos estar junto", afirma João Azevêdo

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB) disse nesta sexta-feira (11) que a decisão de disputar o governo do Estado nas eleições de 2026 será do vice-governador, Lucas Ribeiro (PP) e do seu grupo. A declaração foi veiculada no programa Arapuan Verdade, da Arapuan FM. Ouça o áudio abaixo.
“A decisão de disputar a eleição é dele e não minha. Eu saindo para o senado quem assumirá o governo é Lucas, pois ele foi eleito para isso. Ele estando na condição de governador, tomará a decisão se será candidato ou se apoiará outro nome”, disse João.
O governador também ressaltou que não pode responder pelos outros, porém se essa for a decisão será apoiada sem nenhum problema. “Eu não posso responder pelos outros. Eu posso dizer que se essa decisão, vamos estar junto, a decisão que for tomada pelo grupo será apoiada por mim sem problema nenhum”, finalizou.

“Ruim é para oposição que espera rompimento na base governista para ter candidato”, provoca João Azevêdo

Durante agenda em Catolé do Rocha nesta quinta-feira (10), o governador João Azevêdo (PSB) ironizou a oposição ao comentar a disputa interna entre aliados que pleiteiam a candidatura ao governo do Estado em 2026. Segundo ele, o interesse de vários nomes dentro da base é um reflexo do sucesso da atual gestão.
“Ruim é a oposição que está esperando o rompimento aqui para poder ter candidato”, alfinetou o governador, ao minimizar qualquer clima de divisão no grupo governista.
Azevêdo ressaltou que a concorrência entre aliados não é sinal de crise, mas sim de reconhecimento pelos resultados alcançados. “Quem não quer ser governador do Estado que está na situação que estamos hoje?”, questionou, ao citar avanços em áreas como gestão fiscal e obras estruturantes.
Para ele, o interesse de vários nomes em disputar o Palácio da Redenção mostra a força do governo. “Se o Estado estivesse quebrado, ninguém queria ser candidato. Mas nessas condições, todo mundo quer — e é bom que a gente tenha escolha”, concluiu.

João defende Gervásio dos ataques de Adriano: "O hospital de Catolé do Rocha existe graças ao Governo e à Gervásio"

O presidente da Assembleia Legislativa (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos) fez uma acusação de uso do hospital de forma política em Catolé do Rocha pelo deputado federal Gervásio Maia (PSB) e isso causou desconforto para o governador João Azevedo (PSB) que defendeu Maia.
Azevedo subiu o tom e declarou que os avanços do Hospital de Catolé do Rocha “são graças ao governo do Estado e às duas mãos de Gervásio Maia”. Galdino denunciou apoiadores do parlamentar de uso político do Hospital Regional de Catolé do rocha. A fala aconteceu durante audiência do Orçamento Democrático Estadual (ODE), ontem (10), na cidade de Riacho dos Cavalos, no Sertão paraibano.

O discurso de Galdino ocorreu na mesa de autoridades, na qual estavam presentes o próprio Gervásio e o governador. João Azevedo se irritou com o uso político do momento do Orçamento Democrático. Diante desse constrangimento, João disse que os microfones do ODE são para dar voz à população e não, para fazer política de quintal.

quinta-feira, 10 de julho de 2025

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.630 em 2026

O governo federal enviou o Orçamento no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2026 com a previsão de reajustar o salário mínimo nacional em 7,37%, elevando o piso nacional para R$ 1.630 em 2026. O valor também foi confirmado pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.

Se aprovado, o reajuste do próximo ano será menor que o concedido de 2024 para 2025, quando o aumento foi de 7,5% e alterou o piso de R$ 1.412 para R$ 1.518. O mesmo documento do governo também prevê os salários mínimos dos próximos anos, confira abaixo.

Salário mínimo previsto:

2027 -  R$ 1.724,00

2028 - R$ 1.823,00

2029 -  R$ 1.925,00

O salário mínimo nacional não impacta apenas os trabalhadores com carteira assinada, mas também serve como parâmetro de reajuste do funcionalismo público, das aposentadorias e benefícios fiscais.

Como é feito o cálculo do reajuste do salário mínimo?

O reajuste do salário mínimo para 2025 segue as regras da política de valorização estabelecida pela Lei nº 14.663/2023. Para a definição do novo valor, que tem como base o salário de R$ 1.412, são considerados dois fatores principais:

* Inflação acumulada em 12 meses até novembro do ano anterior, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC);

* Crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores, limitado a 2,5%, conforme alteração aprovada pelo Congresso Nacional na Lei nº 15.077, de 27 de dezembro de 2024.

Quais os descontos do salário mínimo?

Embora o valor bruto do salário mínimo seja definido anualmente pelo governo, o trabalhador pode receber um valor líquido inferior devido aos descontos obrigatórios. Esses descontos variam conforme o regime de contratação e a categoria profissional, mas os principais são:

1. Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

O desconto do INSS é obrigatório para trabalhadores com carteira assinada e varia conforme a faixa salarial. Em 2025, as alíquotas da contribuição previdenciária seguem a tabela progressiva, mas para quem recebe apenas o salário mínimo, o desconto é de 7,5%, o que representa uma dedução de R$ 113,85, considerando o valor de R$ 1.518,00.

Se o salário mínimo de 2026 for aprovado em R$ 1.630,00, o desconto do INSS será de R$ 122,25 (7,5%) e o trabalhador receberá R$ 1.507,75.

2. Imposto de Renda Retido na Fonte

Trabalhadores que recebem apenas o salário mínimo estão isentos do Imposto de Renda, já que o valor não atinge o limite mínimo de tributação.

3. Contribuição sindical (opcional)

Desde a reforma trabalhista (Lei nº 13.467/2017), a contribuição sindical deixou de ser obrigatória. Só pode ser descontada com autorização expressa do trabalhador.

com Agência Brasil

Hugo Motta escolhe Aguinaldo Ribeiro para relatar revisão de benefícios fiscais que somam mais de R$ 500 bilhões

O presidente da Câmara dos Deputados, paraibano Hugo Motta (Republicanos), designou nesta quinta-feira (10) o também deputado paraibano Aguinaldo Ribeiro (PP), líder da Maioria, como relator do Projeto de Lei Complementar (PLP) 41/2019, que trata da revisão de benefícios fiscais e tributários concedidos pela União.
A escolha foi anunciada durante reunião de líderes e, segundo Motta, a proposta deve ser colocada em votação já na próxima semana.
O texto, de autoria do senador Esperidião Amin (PP-SC), altera a Lei de Responsabilidade Fiscal e prevê critérios mais rígidos para concessão ou renovação de incentivos tributários, como metas de desempenho, redução de desigualdades regionais e comprovação de resultados eficientes.
O governo estima que só este ano, o total das renúncias deve chegar a R$ 544 bilhões, 4,4% do Produto Interno Bruto — a soma de todos os bens e serviços produzidos pelo país. Bem acima da meta de 2% do PIB para 2029, estabelecida por uma emenda à Constituição aprovada pelo Congresso em 2021.

quarta-feira, 9 de julho de 2025

Secretário de saúde confirma nova convocação do concurso da PB Saúde 2024 para preencher vagas no Hospital da Mulher

A Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PBSaúde) vai convocar, nos próximos dias, novos aprovados no concurso público realizado em 2024. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Saúde, Dr. Ari Reis, nesta quarta-feira (9), durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM. A nova chamada terá como foco a composição das equipes que atuarão no Hospital da Mulher de João Pessoa, cuja inauguração está marcada para o dia 5 de agosto.
De acordo com o secretário, os profissionais convocados vão reforçar setores estratégicos como UTI, centro cirúrgico, diagnóstico por imagem, além de especialidades médicas como obstetrícia e anestesiologia. A equipe da maternidade Frei Damião, atualmente em operação, também será parcialmente transferida para a nova unidade.
“Estamos readaptando os profissionais da Frei Damião e faremos, nos próximos dias, uma convocação desse concurso da PB Saúde para setores do Hospital da Mulher. Os nomes já estão selecionados”, afirmou Ari Reis.
Ainda segundo o gestor, o processo de nomeações será feito em três etapas, seguindo o cronograma de instalação dos equipamentos nas unidades de saúde. A primeira chamada já foi aprovada pelo Conselho de Administração da Fundação PB Saúde e será publicada em breve. As demais ocorrerão conforme o avanço da estruturação das unidades hospitalares.
“Assim que todos os equipamentos estiverem instalados e testados, avançaremos com a parte de RH. Serão três chamadas, conforme o fluxo de entrega dos hospitais”, destacou o secretário.

Concurso PB Saúde 2024: números e estrutura

O último concurso da Fundação PB Saúde foi realizado em 2024, com provas aplicadas em dezembro e resultado final homologado em abril de 2025. Ao todo, foram publicados quatro editais, que ofertaram 1.455 vagas imediatas, distribuídas entre 86 cargos nos níveis médio, técnico e superior, além de mais de 2.800 vagas em cadastro reserva.

As remunerações variam de R$ 1.698 (nível médio) a R$ 12 mil (nível superior médico), dependendo do cargo e da jornada de trabalho.

O certame foi organizado para atender à crescente demanda da rede hospitalar da Paraíba, especialmente com a entrega de novos equipamentos, como o Hospital da Mulher, considerado um marco na política de saúde materno-infantil do Estado.

Depois da prefeita de Belém, o prefeito de Pedras de Fogo é mais um a abandonar oposição e aderir à base de João Azevêdo

A base governista do governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), segue se fortalecendo no interior do estado. Nesta terça-feira (8), foi a vez do prefeito de Pedras de Fogo, Bá Barros, anunciar oficialmente sua adesão ao grupo político do governador, em um encontro realizado na capital paraibana. Bá havia votado contra o governador no pleito de 2022.
Com ele, também participaram da reunião o secretário de Esportes do município, Ricardo Roque, o secretário de Educação do Estado, Wilson Filho, e o secretário executivo do Meio Ambiente, Radomécio Leite, que representou o deputado federal Wilson Santiago.
Bá foi eleito vice-prefeito em 2020 e assumiu a chefia do Executivo municipal após o falecimento do ex-prefeito Manoel Júnior, figura de destaque na política local. Em 2024, foi eleito com 13.533 votos, o que corresponde a 66,69% dos votos válidos, consolidando sua liderança em Pedras de Fogo.
Com forte aprovação popular e agora alinhado à gestão estadual, Bá explicou a motivação por trás da mudança: “Nosso compromisso é com o povo. E ao lado do governador João Azevêdo, tenho certeza de que teremos mais força para buscar recursos, entregar obras e fazer o município avançar. A política precisa ser feita com responsabilidade e diálogo”, afirmou o gestor.
A adesão de Barros não é um caso isolado. No último final de semana, a prefeita de Belém, Dona Aline, e sua vice, Dianna, também declararam apoio ao projeto político de João Azevêdo. Ambas haviam apoiado Pedro Cunha Lima (PSDB) nas eleições de 2022, mas agora passam a integrar o bloco governista estadual. A articulação foi conduzida pelo deputado estadual Eduardo Carneiro (Solidariedade).

Único bolsonarista ao Senado, Cabo Gilberto alerta Efraim sobre formação de chapa com Veneziano

Com a desistência de Sérgio Queiroz da disputa ao Senado em 2026, o deputado federal Cabo Gilberto (PL) consolida-se como o único nome do bolsonarismo para disputa de uma das duas vagas da Paraíba. Pré-candidato declarado, Cabo Gilberto disse que a saída de Sérgio já era esperada e teria ocorrido após pressão de líderes religiosos.
Ao comentar a possibilidade de o senador Efraim Filho migrar para o PL diante das incertezas da federação entre União Brasil e PP, Cabo Gilberto foi direto: se ele vier para o PL, terá que abrir mão da aliança com Veneziano Vital do Rêgo (MDB). Na chapa do PL, não há espaço para candidato lulista.

Confusão: manifestantes tentam invadir gabinete de Hugo Motta durante protesto em Brasília

Uma manifestação contra a reforma administrativa provocou tensão na Câmara dos Deputados, em Brasília, na tarde desta terça-feira (8). O alvo do protesto foi o presidente da Casa, o deputado paraibano Hugo Motta (Republicanos).
Sindicalistas de diferentes categorias entraram no prédio do Congresso por uma das entradas de estacionamento e seguiram pelos corredores da Câmara em protesto. Parte do grupo tentou acessar o gabinete de Hugo Motta, o que levou ao reforço da segurança no local. As informações são do site Metrópoles.
Os manifestantes também tentaram entrar no plenário, mas foram impedidos por seguranças da Casa. A mobilização foi organizada por entidades sindicais contrárias à proposta de reforma administrativa que está em debate no Congresso.
Apesar da tensão, não houve registro de confronto direto ou de depredação, e o acesso ao gabinete do parlamentar foi bloqueado.

Após aumento na quantidade de deputados, Hugo pauta e Câmara aprova de madrugada aumento de cargos no STF

A Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta quarta-feira (9) por 209 a 165 a criação de 160 funções comissionadas no Supremo Tribunal Federal (STF). As novas funções serão distribuídas entre os gabinetes dos ministros e custarão R$ 7,8 milhões por ano.
A proposta foi pautada pelo paraibano presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), que vem adotando um discurso de austeridade fiscal e cobrando cortes de gastos do governo federal. O relator do projeto, deputado Bruno Farias (Avante-MG), afirmou que os recursos estão dentro do teto orçamentário do STF e que não haverá impacto adicional nas contas públicas.
Mesmo assim, a criação de cargos em meio a uma crise fiscal e discussões sobre ajuste nas contas públicas gerou críticas nas redes sociais. E não foi a única medida polêmica aprovada recentemente. No último dia 25 de junho, a Câmara também deu aval a um aumento no número de deputados federais, elevando de 513 para 531 parlamentares.
A mudança, que vale a partir da legislatura de 2027, preserva o tamanho das bancadas que perderiam representantes segundo o Censo de 2022. O texto aguarda agora sanção presidencial.
As decisões ocorrem em meio a um ambiente de cobrança pública por mais responsabilidade fiscal, mas mostram que o Congresso continua ampliando seus próprios espaços de poder e estrutura interna, ainda que o discurso seja de contenção de despesas.

terça-feira, 8 de julho de 2025

Dr.Jhony amplia base no Cariri e fecha com vice-prefeito e lideranças em Assunção

O superintendente da Fundação PB Saúde e pré-candidato à Assembleia Legislativa da Paraíba, Dr. Jhony Bezerra, segue intensificando articulações no interior do estado e, neste domingo (6), deu mais um passo importante no fortalecimento de sua base política: fechou apoio em Assunção, no Cariri paraibano.
Durante reunião realizada em Campina Grande, Jhony recebeu o apoio formal do vice-prefeito João de Paizim, do vereador Leandro de Cici e do suplente de vereador Raimundo Taveira. O encontro teve como pauta principal a apresentação de demandas da população local nas áreas de saúde, infraestrutura e assistência regional.
João de Paizim agradeceu a receptividade do pré-candidato e destacou a necessidade de manter o diálogo com lideranças comprometidas com o desenvolvimento da região. “Assunção precisa de apoio e estamos buscando esse diálogo com quem tem compromisso com o povo. Saímos confiantes do encontro”, declarou o vice-prefeito.

Consolidação regional e olho em 2026
O movimento marca mais um avanço de Jhony Bezerra no Cariri paraibano, região estratégica para as eleições de 2026. A adesão das lideranças de Assunção soma-se a uma série de apoios que o pré-candidato vem consolidando em várias regiões do estado, ampliando seu raio de atuação além da saúde pública — área onde ganhou visibilidade à frente da Fundação PB Saúde.
A expectativa nos bastidores é que Jhony seja um dos nomes fortes da base governista na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa. Sua atuação técnica, aliada à capacidade de articulação política, tem sido bem recebida por lideranças municipais, especialmente em áreas historicamente carentes de investimentos.

Prefeito de Santa Rita, Jackson Alvino reúne base aliada e confirma pré-candidatura de Luciano à Assembleia

O prefeito Jackson Alvino (PP) reuniu, na tarde desta segunda-feira (07), 14 dos 15 vereadores que compõem a base aliada na Câmara Municipal. O encontro, realizado em João Pessoa, teve como pautas principais a reestruturação da administração municipal e o cenário político para as eleições de 2026.
Durante a reunião, Jackson confirmou aquilo que já era ventilado nos bastidores: o nome escolhido para representar seu grupo político na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa da Paraíba é o do seu irmão, Luciano Alvino, atual secretário municipal de Saúde. A confirmação põe fim às especulações que circulavam nos meios políticos locais sobre a possibilidade da primeira-dama, Fernanda Alvino, ser a indicada.
Luciano, que também participou do encontro, deve agora iniciar um processo de articulação e fortalecimento da pré-candidatura, com apoio da ampla base governista no legislativo e do próprio prefeito, que pretende usar o poderio politico e administrativo de Santa Rita para projetar o nome do irmão em todo o estado.
Além do anúncio político, Jackson discutiu com os vereadores o andamento do projeto que propõe a criação de novas secretarias na estrutura administrativa do município. Segundo apuração do Política da Paraíba, as novas pastas devem incluir as secretarias de Habitação, Juventude e Diversidade Humana.
A reunião com a base aliada sinaliza que o grupo está alinhado com as diretrizes do prefeito. Com o calendário eleitoral se aproximando, o lançamento do nome de Luciano Alvino já coloca Santa Rita no centro do debate político estadual.

Disputa ao Governo: Romero diz que está preparado e querendo, mas… quem confia

O deputado federal Romero Rodrigues (Podemos) parece estar mais animado para disputar o governo da Paraíba, em 2026, do que em 2018 e 2022, quando chegou a ser apresentado, mas desistiu. O que falta agora: convencer os aliados de que mais à frente não deixará o grupo de calças curtas.
Em entrevista ao Blog do Max Silva, durante balanço d’O Maior São João do Mundo pelo prefeito Bruno Cunha Lima, Romero disse estar preparado para ser candidato a governador, mas reconhece que depende do grupo, o mesmo que o esperou lá atrás. Não há dúvidas de que é um nome forte, mas pesa o histórico de desistências.
Garantiu que não passará por cima de ninguém e lembrou a brincadeira do touro (leia aqui). E deixou um recado nada aleatório: “Não adianta subir, derrubando outras pessoas. Para subir você não precisa subir nas costas para enterrar quem quer que seja. Se a população quiser um perfil de gestor que também tem coração para cuidar das pessoas, estou à disposição”.
Mas, como ninguém quer perder o espaço conquistado, Romero afirmou que não vai cravar uma candidatura antecipada porque corre o risco de perder as bases. Ou seja: caso desista de ser cabeça de chapa ou não for o escolhido, não perderia os apoios já conquistados para uma possível reeleição na Câmara Federal.

segunda-feira, 7 de julho de 2025

Efraim Filho sinaliza possível filiação ao PL durante encontro com Queiroga e Cabo Gilberto

E por falar no senador Efraim Filho, hoje no União Brasil, o pré-candidato ao governo de reuniu, nesse domingo (6), no restaurante Gulliver Mar, com o presidente do PL na Paraíba, Marcelo Queiroga, e o deputado federal Cabo Gilberto Silva para um almoço regado a uma possível filiação e a chapa majoritária de 2026.
Em entrevista à Arapuan FM, nesta segunda-feira (7), Queiroga falou da possibilidade de um apoio a pretensa candidatura de Efraim desde que seja garantido um palanque para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ou quem ele indicar para a disputa do próximo ano.
Apesar de Queiroga ter sido nominado pré-candidato ao governo pelo próprio Bolsonaro, o ex-ministro tem dito que pode sair do páreo se o palanque bolsonarista estiver garantido. O perfil de Efraim Filho, segundo Queiroga, tem muito a ver com o bolsonarismo do que o ex-deputado Pedro Cunha Lima (PSD), que se aproximaria mais da centro-esquerda. 
Também estavam presentes no almoço Marcondes Gadelha e o suplente de deputado federal Leonardo Gadelha.

"É a terceira vez que esse rapaz descumpre um acordo que fez comigo", diz Lula em relação à Hugo Motta

"O presidente Lula está decepcionado com o presidente da Câmara Federal, Hugo Motta (Republicanos)", revelou a jornalista Natuza Nery, apresentadora do canal de notícias Globonews. 

Outro jornalista do mesmo canal, Nilson Klava, completou: "Numa reunião recente de Lula com alguns ministros, ele falou que era a terceira vez que esse rapaz descumpre um acordo que fez comigo". 

com Arimatéa Souza

Cida Ramos é eleita presidente do PT e se torna a primeira mulher a comandar o partido na Paraíba

A deputada estadual Cida Ramos foi eleita, neste domingo (6), presidente do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba. Ela será a primeira mulher a liderar a sigla no estado.
Além de histórica, a vitória de Cida representa uma derrota de projetos alimentados por desavenças individuais como a do ex-governador Ricardo Coutinho com o governador João Azevedo (PSB). Cida concorreu com Ari França, Luizinho e Carlos Guedes – este último reuniu o apoio do ex-governador Ricardo Coutinho e do deputado estadual Luciano Cartaxo.
A deputada recebeu o apoio do atual presidente estadual do partido, Jackson Macêdo, além do presidente municipal do PT em João Pessoa, o advogado Marcos Túlio.
Com Cida eleita presidente do partido, a capacidade de diálogo com o PSB de João – que é aliado em nível nacional – e as demais legendas do campo progressista, como PC do B e PV, não encontrará empecilho na questão pessoal, sendo mais fácil, portanto, construir palanques que sejam favoráveis à reeleição de Lula, projeto considerado prioritário para os petistas.
Cida terá o desafio, naturalmente, de encaixar o PT na discussões majoritárias. Mas fará isso sem o ranço advindo de circunstâncias que marcaram as relações entre Ricardo Coutinho e João Azevedo. E isso faz uma diferença enorme. Tão grande quanto o tempo que o PT ficou sendo comandada por homens.

domingo, 6 de julho de 2025

Investigada por uso de medicamentos vencidos, fundação supera Laureano, FAP e Padre Zé em repasses de emendas

Mesmo sob investigação pelo uso de medicamentos vencidos em um mutirão de saúde ocular em Campina Grande, a Fundação Rubens Dutra foi a instituição paraibana que mais recebeu recursos via emendas parlamentares estaduais na comparação com outras fundações de saúde.
Foram R$ 4,5 milhões destinados por deputados estaduais da Paraíba, superando os repasses feitos a hospitais de referência no tratamento do câncer e de média e alta complexidade, conforme apurou o @blogmauriliojunior.
Para efeito de comparação, o Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa, recebeu R$ 2.331.820,00, enquanto a Fundação Assistencial da Paraíba (FAP), em Campina Grande, recebeu R$ 880 mil.
Já o Hospital Padre Zé, que vive uma crise financeira após o escândalo envolvendo a antiga gestão do Padre Egídio, recebeu R$ 700.340,13.
A disparidade seria maior se não fosse duas emendas individuais do deputado estadual Luciano Cartaxo (PT), que destinou R$ 550 mil ao Laureano e R$ 400.340,13 ao Padre Zé.
Ao todo, os deputados estaduais garantiram o pagamento de R$ 168,4 milhões de emendas parlamentares autorizado pelo governador João Azevêdo (PSB) no último dia 17 de junho.