sábado, 13 de dezembro de 2025

Após unir oposição e situação em Cajazeiras no apoio à Lucas (Governador), João e Nabor (Senadores), o mesmo acontecerá em São Bento, Catolé do Rocha e Pombal...

O que era improvável - unir forças antagônicas - já não é mais em certas praças eleitorais. Foi o que ficou demonstrado com a 'Operação Cajazeiras' costurada minuciosamente pelo deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP), com Lucas Ribeiro (PP), João Azevêdo (PSB) e o presidente da Câmara dos Deputados Hugo Motta (Republicanos). 

Em Cajazeiras, a chapa governista terá o apoio da prefeita Corrinha Delfino (PP), da vice-prefeita Cristiane (PSD), do ex-prefeito e candidato a deputado estadual Zé Aldemir (PP), do deputado estadual Júnior Araújo (PP), da deputada estadual Drª Paula (PP) e do bloco de oposição no município o deputado estadual Chico Mendes (PSB) e o ex-candidato a prefeito Dr. Pablo, além dos vereadores. 

Unindo adversários ferrenhos, o esforço capitalizou o apoio da unanimidade das grandes lideranças da cidade para o projeto do bloco governista. Deixando as campanhas do prefeito de João Pessoa Cícero Lucena (MDB) e do senador Efraim Filho (UB) praticamente sem nenhuma liderança de porte na cidade. 

Essa “Operação Cajazeiras” é o start de uma força-tarefa deflagrada a ser aplicada pelo governo no maior número de municípios estratégicos da Paraíba. João tocando no PSB, Aguinaldo no PP e Hugo no Republicanos. Cada qual batendo a sua meta de juntar todos os lados e diferentes adversários num voto comum, a chapa completa (Lucas, João e Nabor). 

Já há um sinal de que essa articulação vem sendo feita em outras importantes praças eleitorais como: São Bento, Catolé do Rocha e Pombal, dentre outros. Se na melindrosa Cajazeiras foi possível…

Após reunião, suplentes do Solidariedade (que tiveram mais de 20 mil votos na Capital) recuam de apoio a Cícero e decidem seguir Eduardo Carneiro no apoio à Lucas

Os suplentes de vereador do Solidariedade nas últimas eleições em João Pessoa decidiram, nesta quarta-feira (10), declinar do apoio ao prefeito Cícero Lucena (MDB) para apoiar o projeto de reeleição do deputado estadual Eduardo Carneiro e as pré-candidaturas de João Azevêdo para o Senado e Lucas Ribeiro, para o governo do Estado.

Recentemente em meio ao rompimento do partido com o prefeito da capital, vários suplentes do Solidariedade haviam anunciado apoio a Cícero Lucena na disputa pelo palácio da Redenção. Ocorre que após reunião na sede do partido, a maioria voltou atrás e decidiu seguir Eduardo Carneiro e apoiar a chapa governista.

Com isso, Eduardo reagrupa o partido na Capital e se fortalece em busca da reeleição na Assembleia. Após o anúncio, Eduardo agradeceu o gesto dos mais de 20 suplentes e principais lideranças do partido em João Pessoa e, na oportunidade, reafirmou o seu compromisso com o desenvolvimento da capital e de toda a Paraíba.

“Nosso grupo se fortalece e seguirá unido com a manifestação de apoio ao nosso projeto de reeleição e as pré-candidaturas do governador João Azevêdo para o Senado, e Lucas Ribeiro para o governo do Estado”, afirmou.

Anna Lorena oficializa aliança com Dr. Jhony em Campina Grande e anunciam novas adesões

O presidente da PB Saúde e pré-candidato a deputado federal, Doutor Jhony Bezerra (PSB), oficializou, na tarde desta sexta-feira (12), uma aliança política em Campina Grande com a ex-prefeita de Monteiro e pré-candidata a deputada estadual, Anna Lorena (PSB). O encontro ocorreu no restaurante Tábua de Carne e reuniu lideranças de várias regiões da Paraíba.

Entre os que anunciaram adesão ao projeto de Lorena estão a vereadora Fabiana Gomes, o vereador Pimentel Filho, o ex-prefeito de Mari, Antônio Gomes, o ex-prefeito de Cruz do Espírito Santo, Pedrito Gomes, o vice-prefeito de Serra Branca, Flavio Torreão, além de suplentes de vereador da Rainha da Borborema.

Também participaram do evento o vice-governador Lucas Ribeiro (PP) e o prefeito de Patos e pré-candidato ao Senado, Nabor Wanderley (Republicanos). A movimentação reforça a pré-campanha de Anna Lorena em Campina Grande, que já conta com alianças consolidadas em diversos municípios do estado.

Prefeito de Cabedelo também encaminha acerto com a família Motta para votar em Olívia (estadual), Hugo (federal e Nabor (senador)

Cabedelo iniciou as comemorações pelos seus 69 anos de emancipação com uma primeira noite de festa que lotou as areias do Dique, nesta quinta-feira (11), com shows de Pablo, Forró Pegado e da dupla Matheus Gael & Maria Ercília.

Nos bastidores, porém, a movimentação política chamou atenção. A presença da pré-candidata a deputada estadual Olívia Motta (Republicanos) — irmã do deputado federal e presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos) — não passou despercebida. 

Segundo apurou o Política da Paraíba, Olívia poderá ser o nome apoiado pelo grupo do prefeito André Coutinho nas eleições do próximo ano para a Assembleia Legislativa, caso o prefeito consiga reverter sua cassação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

E as articulações vão além. Coutinho tem mantido diálogo com a família Motta e pode apoiar tanto a reeleição de Hugo Motta para a Câmara Federal quanto a pré-candidatura de Nabor Wanderley (Republicanos) ao Senado.

O novo alinhamento político em Cabedelo reforça de vez o rompimento entre André Coutinho e o ex-prefeito Vítor Hugo, atualmente inelegível.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

Após apoios de prefeitos ao lado dos deputados Fábio Ramalho e Romero Rodrigues, Nabor recebe agora adesão de Tovar

Depois de receber apoios de prefeitos da base de Campina Grande ao lado dos deputados Fábio Ramalho e Romero Rodrigues, o prefeito de Patos Nabor Wanderley (Republicanos) recebeu hoje (12) o apoio do deputado estadual Tovar e segue furando a base de Veneziano (MDB) em seu terreiro.
O deputado estadual Tovar Correia Lima usou seu perfil numa rede social para anunciar, na noite desta sexta-feira (12), apoio a Nabor Wanderley, pré-candidato ao Senado nas eleições de 2026. Em vídeo postado em seu perfil no instagram, Tovar afirmou que tem o prefeito de Patos como amigo e que se identifica com a forma como Nabor faz política.

Leia também: Nabor começa a entrar com força na base de CG ao receber apoio de quatro prefeitos em encontro com os deputados Fábio Ramalho (estadual) e Romero Rodrigues (federal)

“Hoje, Nabor se apresenta como pré-candidato a senador e eu declarei meu apoio pela amizade, pela relação e pelo trabalho que Nabor tem na cidade de Patos, transformou a cidade, que é polo no sertão paraibano, com simplicidade, com humildade e pé no chão. E por parecer assim os nossos estilos de trabalho, está aqui o nosso voto para senador na campanha do ano que vem, como pré-candidato, meu amigo, Nabor Wanderley.

O prefeito agradeceu o apoio e destacou que o gesto de confiança de Tovar é motivo de muita alegria. “Um dos melhores quadros da Assembleia Legislativa da Paraíba. de ativação da Paraíba. Acompanhar o seu trabalho e receber o seu apoio aqui em Campinha Grande, é fundamental”, afirmou Nabor.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

Vereadores de Santa Rita rejeitam parecer do TCE e desaprovam contas de ex-prefeito Emerson Panta

A Câmara Municipal de Santa Rita reprovou, por unanimidade, as contas do ex-prefeito Emerson Panta referentes ao exercício financeiro de 2018. A sessão realizada nessa quarta-feira (10) contou com 16 votos favoráveis à rejeição, contrariando o parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que havia aprovado as contas com ressalvas. A decisão dos vereadores pode complicar os planos eleitorais de Panta, que mira uma eventual candidatura nas eleições de 2026, já que sua elegibilidade passa a depender de recursos judiciais.

Antes da votação, o ex-prefeito foi notificado para apresentar defesa em até cinco dias, conforme rito conduzido pela Comissão de Orçamento e Finanças da Casa. O relator do processo, vereador Alysson Gomes, elaborou o parecer técnico e político que embasou a decisão. A notificação previa que, caso não houvesse defesa dentro do prazo, o processo seguiria apenas com os elementos já disponíveis, o que poderia pesar contra o ex-gestor.

O próximo passo de Panta deverá ser a tentativa de recurso para tentar reverter a desaprovação das contas e evitar implicações sobre sua elegibilidade nas próximas eleições.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

Após afago, Lula e João tratam de cenário político e visita à Paraíba em janeiro; Em discurso, Lula chamou João de "futuro senador"

Na manhã desta quarta-feira (10), durante solenidade de anúncio de seleção do Novo PAC 2025, em Brasília, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demonstrou confiança na vitória do governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB) nas eleições de 2026, quando o chefe do Executivo estadual pretende disputar vaga no Senado. No discurso, o presidente chamou João de “futuro senador”.

Durante o discurso relacionado ao Novo PAC, que será direcionado às modalidades de abastecimento de água urbano e rural e de esgotamento sanitário urbano, o petista disse esperar contar com João no Senado em 2027. O governador paraibano esteve no evento que contou ainda com a presença de ministros, governadores, prefeitos e parlamentares.

“Eu espero que Vossa Excelência esteja aqui como senador da República daqui algum tempo para ajudar esse país a se transformar em uma grande nação”, discursou Lula em direção à João Azevêdo. No encontro fechado, além de temas administrativos, Lula e João trataram da conjuntura política da Paraíba e da agenda para o início de 2026. Entre os compromissos, ficou pré-agendada a vinda do presidente à capital paraibana no mês de janeiro.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

João rebate Cícero sobre pressão em Felipe: "Quando há o interesse, pensa e muda o discurso"

Durante agenda em Cajazeiras, nesta segunda-feira (8), João Azevêdo (PSB) rebateu as acusações do prefeito Cícero Lucena (MDB), de que o governador estaria tentado comprar a consciência do deputado estadual Felipe Leitão (Republicanos), com a nomeação de indicados pelo parlamentar para cargos em Bayeux.

“Cada um diz o que quer. Quando houve a demissão de todas as pessoas que estavam do PP na Prefeitura de João Pessoa, todos que eram do Solidariedade, que foram colocados pra fora. Será que essas pessoas estavam lá porque ele [Cícero] comprou a consciência dessas pessoas que estavam com ele?”, questionou.

João arrematou: “Gestão se faz com aliado. Você nomeia aliado. Vai nomear adversário, é? Essas pessoas são assim, quando há interesse, muda o discurso”.

Na última sexta-feira (5), durante agenda no sertão, e em meio às nomeações de aliados de Leitão pelo governador, publicadas no Diário Oficial do estado, Cícero afirmou que o deputado estaria sofrendo pressão para permanecer na base do governo.

“Ele [Felipe] está recebendo uma pressão muito grande do governo, inclusive mandando pessoas sem ele indicar, sem ele querer, até porque ele tinha pedido esses cargos há mais de um ano. Ele mesmo me mostrou os atos. O governo engavetou e agora está querendo comprar a consciência de Felipe”, disse o prefeito.

Em pouco mais de duas semanas, Felipe Leitão anunciará qual caminho seguirá em 2026: se com o partido e o vice-governador Lucas Ribeiro ou com Cícero Lucena. Até lá, precisa ter cuidado para não cair na síndrome da valorização do passe.

Vice-presidente da Assembleia Legislativa, Felipe Leitão é ativo eleitoral que não pode ser desconsiderado. Poderia antecipar a decisão, como o fez o deputado estadual Adriano Galdino.

Situação e oposição de Cajazeiras se reúnem para recepcionar chapa governista Lucas Ribeiro (Governador), João e Nabor (Senadores)

O governador João Azevêdo (PSB) reuniu as principais lideranças políticas do município para a assinatura de uma série de convênios com a prefeitura. Os investimentos contemplam a reforma do Açougue Público, a revitalização da Travessa Joaquim Costa e a requalificação do Centro de Serviços Urbanos (CSU).

A agenda contou com a presença do vice-governador Lucas Ribeiro, pré-candidato ao governo, e de Nabor Wanderley, pré-candidato ao Senado. Após a solenidade, a comitiva, acompanhada por populares, realizou uma caminhada pelo município e visitou as áreas que serão beneficiadas pelas obras.

A prefeita Corrinha, a vice-prefeita Cristiane, o ex-prefeito José Aldemir, além dos deputados estaduais Júnior Araújo e Chico Mendes (líder da oposição no município), também acompanharam a programação. Prefeitos de cidades da região marcaram presença e reforçaram a importância dos investimentos para o desenvolvimento do Alto Sertão.

Cícero acusa governo de tentar ‘comprar consciência’ de Felipe Leitão com nomeações

O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo do Estado, Cícero Lucena (MDB), acusou, nesta no fim de seman, o governador João Azevêdo (PSB) de tentar “comprar a consciência” do deputado estadual Felipe Leitão (Republicanos) por meio de nomeações de aliados em cargos do Estado. A declaração foi dada em entrevista ao Blog do Silvano Dias.

Mesmo diante da pressão, Cícero afirmou acreditar que seguirá contando com o apoio de Leitão na disputa pelo Governo da Paraíba em 2026. “Conversei com ele ontem à noite. Ele está recebendo uma pressão muito grande do governo, inclusive nos mandando pessoas sem ele indicar, sem ele querer, até porque ele tinha pedido esses cargos há mais de um ano. Ele mesmo me mostrou os atos. O governo engavetou e agora está querendo comprar a consciência de Felipe”, disse o prefeito.

Nesta semana, o Diário Oficial trouxe nomeações de aliados de Leitão para postos estratégicos na cidade de Bayeux. O gesto foi interpretado como tentativa do governo de atrair o parlamentar para reforçar o projeto do vice-governador Lucas Ribeiro (PP), pré-candidato ao Palácio da Redenção.

Vereador mais votado da Capital, Guga Pet avisa aliados que vai entregar cargos na Prefeitura de João Pessoa rompendo com Cícero para apoiar Lucas ao Governo

O vereador de João Pessoa Guga Pet (PP) está cada vez mais próximo de desembarcar da base aliada do prefeito Cícero Lucena (MDB). Após pedir exoneração do cargo que ocupava na gestão, o parlamentar adotou postura de independência na Câmara Municipal e agora dá mais um passo rumo ao rompimento.

Guga comunicou aos seus aliados que irá entregar todos os cargos que indicou na Prefeitura da Capital. O gesto confirma a ruptura política com o prefeito, que é pré-candidato ao Governo do Estado. Guga deve anunciar apoio à pré-candidatura do vice-governador Lucas Ribeiro ao Governo. O vereador também pretende disputar novamente uma vaga na Câmara Federal pelo PP.

Circula ainda a informação nos bastidores de que Guga já teria apalavrado com o deputado federal Aguinaldo Ribeiro para assumir uma secretaria no futuro governo estadual, quando Lucas Ribeiro assumir o governo em definitivo em abril, com a saída de João Azevêdo (PSB) para disputar o Senado.

Nabor começa a entrar com força na base de CG ao receber apoio de quatro prefeitos em encontro com os deputados Fábio Ramalho (estadual) e Romero Rodrigues (federal)

O prefeito de Patos, Nabor Wanderley (Republicanos) recebeu novas adesões à sua pré-candidatura a senador durante encontro neste fim de semana recém-findo, que aconteceu em Lagoa Seca na residência do deputado estadual e presidente estadual do PSDB Fábio Ramalho, que também é secretário Chefe de Gabinete do prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (UB).
A reunião reuniu lideranças da região em um momento em que a cidade celebra a festa de Emancipação Política. Participaram do encontro a prefeita de Lagoa Seca, Michelle Ribeiro (PSDB); o prefeito de Massaranduba, João Costa (UNIÃO); o prefeito de Areial, Henrique (PSDB); o prefeito de São Sebastião de Lagoa de Roça, Júnior do Caracol (PSDB); e o deputado federal Romero Rodrigues.
Durante a reunião, Nabor destacou que o crescimento do apoio à sua pré-candidatura tem ocorrido de forma gradual e baseada na escuta dos representantes locais. “Temos conversado com gestores e lideranças que conhecem as necessidades das suas cidades. Esse diálogo tem fortalecido a ideia de que o Senado precisa ser ocupado por alguém que entenda a realidade do estado e trabalhe com um planejamento focado no desenvolvimento regional,” afirmou.
Sobre o avanço do movimento político, Nabor disse que o processo tem sido conduzido com muita responsabilidade. “Não buscamos antecipar etapas. Estamos conversando e ganhando apoios com tranquilidade, respeitando as lideranças e construindo uma pré-candidatura que cresce a cada dia”, enfatizou.
O detalhe mais comentado nos bastidores foi a presença do deputado federal Romero Rodrigues (Podemos). Muito ligado a Fábio Ramalho – e historicamente sintonizado com o grupo – Romero esteve no evento, e chegou a posar para foto com Nabor.