sábado, 9 de agosto de 2025

Líder de grupo de extermínio que atuava no Pará, e se escondia na PB, é preso pelas policiais da PB e PE na BR-101

O líder de um grupo de extermínio que atuava no estado do Pará e que estava foragido da Justiça na Paraíba foi preso durante uma ação integrada das Polícias Militares da Paraíba, Pernambuco e do Pará. A prisão, divulgada nessa sexta (8), ocorreu na quinta (7) na BR-101. Ele responde a processos por homicídios.

De acordo com a Polícia Militar, o investigado foi preso após os levantamentos da Coordenadoria de Inteligência da PM paraibana (COInt) em parceria com as outras Polícias Militares. As investigações apuraram que o homem estava escondido em Cabedelo, na Região Metropolitana de João Pessoa.

Ainda segundo a PM, o investigado usou um carro roubado para ir ao estado de Pernambuco, e foi preso quando estava na BR-101, na região do município de Igarassu. O foragido foi abordado pelos policiais militares do 26º Batalhão da PMPE, que encontraram com ele uma pistola, dois carregadores e 18 munições.


Câmara aprova indicação de autoria do vereador Ricardo Pinto para Executivo instituir PL da Ficha Limpa em Itaporanga

Governos que prezem pela reponsabilidade, moralidade e probidade, com a coisa pública para atuação no serviço público, têm instituído normas que impeçam o ingresso de indivíduos que praticaram crimes de corrupção, contra a vida, hediondos, contra a dignidade sexual, improbidade, dentre outros, em suas respectivas gestões municipais. Uma dessas normas é a "lei da ficha limpa municipal" (baseada na que existe no âmbito da Justiça Eleitoral).
Itaporanga tem chance de mostrar-se município com tais virtudes morais. A Câmara Municipal aprovou anteontem (7) alvissareira proposta/indicação do vereador Ricardo Pinto  ao Executivo que envie à Casa projeto instituindo a "ficha limpa municipal" na nomeação de cargos comissionados, designação de confiança e na indicação para integrar conselho, comissão, comitê ou órgão de deliberação coletivo no âmbito da administração pública direta e indireta dos poderes Executivo e Legislativo do município.
"Um município exemplo de probidade e moralidade com a coisa pública é o que nossa proposta indica, baseada na responsabilidade que se deve ter com o serviço público", defende Ricardo Pinto. A proposta é festejada pela população que seja sua implementação como sinal de novos tempos, deixando para trás práticas danosas ao município e ao povo. 
Caso seja implantado será uma vitória da população de Itaporanga que vê a chance do município dispor de meios sérios para a atuação no serviço público, como medidas de combate à corrupção e diversos outros crimes. Inclusive, entidades da sociedade civil vão aprofundar o tema e encampar uma campanha pela instituição da "ficha limpa municipal" em Itaporanga. 

Subcomandante do 6º BPM pede colaboração da população para localizar autor de homicídio em Cajazeiras

O major Eugênio, subcomandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, nesta sexta-feira (8), deu detalhes sobre as ações policiais após o homicídio ocorrido na madrugada de hoje, no Centro de Cajazeiras.

Segundo o oficial, o suspeito já identificado continua foragido, mas a polícia permanece em diligências desde o momento da ocorrência. No período da manhã desta sexta-feira, a PM localizou o carro usado pelo assassino, no sítio Pau D’arco, na zona rural de Cajazeiras.

Conforme o PM, o acesso ao local onde o carro foi encontrado se dá pela PB-400. O veículo estava abandonado e, conforme o major, havia sido visto pela última vez sendo usado pelo suspeito após o cometimento do crime. “Iniciamos diligências desde os primeiros instantes da ocorrência e hoje pela manhã localizamos o veículo próximo ao sítio Pau D’arco”, informou.

O subcomandante reforçou o pedido de colaboração da comunidade: “O que a gente pede é que a população colabore com a Polícia Militar e com a Polícia Civil repassando informações que possam ajudar a polícia a chegar até o paradeiro do acusado, para que a gente possa efetuar a prisão do mesmo”, enfatizou.

O carro foi levado pela PM e entregue à Polícia Civil para realização da perícia e, em seguida, ser encaminhado para a Delegacia de Cajazeiras, onde as investigações prosseguem. A população pode denunciar de forma anônima através dos números 190, da PM, ou 197, da Polícia Civil.

Leia também e veja o vídeo: Homem mata rival com tiro à queima-roupa (na cabeça) em bar de Cajazeiras

Entenda

O crime ocorreu na madrugada desta sexta-feira (8) dentro de uma conveniência, no Centro de Cajazeiras. A vítima, identificada como Rafael Saturnino da Silva, de 32 anos, sofreu um disparo e morreu no local. O suspeito é um vendedor ambulante de 40 anos que foragiu após o crime.

Segundo relatos colhidos pela polícia, os dois homens entraram em uma confusão e em um determinado momento, o clima esquentou a ponto de ambos começarem a trocar ameaças. Logo após o desentendimento, o autor do crime deixou o local, foi até seu carro – e retornou armado com um revólver, efetuando disparos contra Rafael.

Ao lado de Cássio, Efraim, Vene e demais nomes da oposição, Cícero diz que PP e a base é que dirão se o querem candidato

Em Campina Grande, mas não para participar da plenária do Orçamento Democrático Estadual, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), foi claro sobre as eleições de 2026: só Deus e o povo o impedirão de ser candidato a governador. Ele marcou presença no Teatro Municipal Severino Cabral, na noite desta sexta-feira (8), para o lançamento do documentário ‘Habeas Pinho’, em homenagem ao poeta Ronaldo Cunha Lima.
Cícero deixou claro que sua candidatura é irreversível. Disse ainda que é pré-candidato pelo Progressistas e que o partido e a base é que decidirão se o querem candidato ou não. Ele continua defendendo como critério principal para escolha do nome, a pesquisa eleitoral.
O evento reuniu da oposição à situação na Paraíba. Além do ex-senador Cássio Cunha Lima e o ex-deputado Pedro Cunha Lima, filho e neto de Ronaldo, o prefeito de Campina, Bruno Cunha Lima, figuras como os senadores Efraim Filho e Veneziano Vital do Rêgo, os ex-vereadores Eva Gouveia e Marinaldo Cardoso, além do presidente da Câmara da Capital, Dinho Dowsley, marcaram presença.

Cássio agradece presença de Cícero lançamento de curta que homenageia Ronaldo e dispara: “Vão falar muito desse encontro. Deixa falarem”

Perguntado sobre seu papel nas eleições de 2026, o ex-senador Cássio Cunha Lima (PSDB) brincou: “vou ser eleitor”. Durante o lançamento do curta-metragem ‘Habeas Pinho’, em homenagem a seu pai, o poeta Ronaldo Cunha Lima, o tucano afirmou que, por muito tempo foi votado, agora, pretende votar
Sem disputar mandato eletivo desde 2018, quando ficou em quarto lugar na disputa por uma vaga ao Senado, o tucano já atua nos bastidores para o próximo ano, dizem, para trazer de volta o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, à sua base. Os dois estiveram juntos no evento em Campina Grande.
Cícero estava na cidade para participar de uma plenária do Orçamento Democrático Estadual, mas optou por prestigiar o filme — gesto carregado de simbolismo, já que ele foi vice-governador de Ronaldo entre 1991 e 1994, assumindo o comando do Estado quando Ronaldo deixou o cargo para disputar o Senado. Os dois mantiveram uma amizade duradoura, marcada por afinidade pessoal e política.
Foi o primeiro gesto citado por Cássio em sua fala. “O povo vai dizer muita coisa sobre sua vinda aqui ao evento. Mas deixem eles pensarem. Pensar é livre”, disse, em uma fala que soou como recado político. A declaração repercute pelo contexto atual: Cássio e seu grupo estão na oposição ao governo estadual, enquanto Cícero é aliado do governador João Azevêdo. A presença do prefeito no evento e a deferência pública de Cássio alimentam especulações sobre as articulações para a sucessão estadual de 2026, em que Cícero busca viabilizar sua candidatura a governador, disputando espaço com o atual vice, Lucas Ribeiro, nome apoiado pela base governista.

Cícero colocou o nome para a disputa pelo governo da Paraíba. Filiado ao PP, que tem como prioridade o vice-governador Lucas Ribeiro, o gestor tem corrido por fora. Recebeu convite da direção nacional do PSDB e ainda do Avante, mas aguarda uma definição oficial da base governista.

Cássio trabalhou em 2022 para eleger o filho, Pedro Cunha Lima, governador. O ex-deputado chegou ao segundo turno contra João Azevêdo e é um dos nomes para 2026. Uma chapa com Cícero, desde que este se alie à oposição, está no radar, mas não está claro em qual posição o prefeito seria colocado.

sexta-feira, 8 de agosto de 2025

Homem mata rival com tiro à queima-roupa (na cabeça) em bar de Cajazeiras

Um homem matou um rival com um tiro à queima-roupa na cabeça dentro de um bar em Cajazeiras, no Sertão da Paraíba. O crime foi registrado por câmeras de segurança do estabelecimento.
De acordo com as imagens, o suspeito — um vendedor ambulante de 40 anos — se aproximou da vítima, Rafael Saturnino, de 32 anos, encostou a arma na testa dele e iniciou uma conversa em voz baixa. Após alguns segundos, efetuou o disparo.
Momentos antes, um homem chegou a tentar conter o atirador do lado de fora, mas não conseguiu evitar a execução. Rafael caiu no chão e foi socorrido pelo Samu ainda com vida, sendo encaminhado ao Hospital Regional de Cajazeiras, onde não resistiu aos ferimentos.

O autor do crime fugiu e está sendo procurado pela polícia

Prefeito de Alagoa Nova declara apoio a Lucas e fecha chapa para 2026

O prefeito de Alagoa Nova, Francinildo Pimentel (PSB), definiu publicamente sua chapa para as eleições de 2026 na Paraíba e cravou apoio a Lucas Ribeiro (Progressistas) para governador. Segundo ele, a escolha é “natural” pela posição de Lucas como atual vice-governador.
“Cada um tem o direito de se manifestar, mas defendo o nome de Lucas como pré-candidato a governador porque é algo natural”, afirmou. Francinildo também já fechou voto para o Senado em Veneziano Vital do Rêgo (MDB) e João Azevêdo (PSB); para deputado federal em Gervásio Maia (PSB); e para a Assembleia Legislativa em Maria Porto (Republicanos) e Anderson Monteiro (MDB).
O prefeito destacou que há espaço para todos os aliados na composição do grupo governista e citou o nome de Cícero Lucena (PP), prefeito de João Pessoa, como exemplo de liderança que também pode ter papel importante no pleito.

Integrante do núcleo duro de João, Tibério Limeira defende candidatura de Lucas Ribeiro ao governo: “Projeto precisa ter continuidade"

Integrante do núcleo duro do governador João Azevêdo (PSB) e um dos principais articuladores políticos da base governista, o secretário de Administração da Paraíba, Tibério Limeira (PSB), saiu em defesa da candidatura de Lucas Ribeiro (PP) ao Governo em 2026. Em entrevista, Tibério classificou o nome do vice-governador como “preferência natural” dentro do grupo liderado por João e reforçou que sua participação no governo e sua preparação o credenciam para a disputa.

“Com todo o respeito ao prefeito Cícero Lucena, que é uma grande liderança e por quem tenho admiração, não consigo enxergar como o vice-governador, que viveu cada desafio e cada vitória desse governo, poderia simplesmente abrir mão de disputar a sucessão. É um quadro qualificado, que tem se preparado e conta com a confiança do governador. Isso torna sua candidatura algo absolutamente natural”, afirmou em entrevista ao programa Hora H, da Rede Mais.

Tibério reconheceu a legitimidade da movimentação de Cícero Lucena dentro do Progressistas, mas disse que o grupo liderado por João Azevêdo tem uma lógica clara de continuidade. “A candidatura é do Progressistas, mas interessa a todo o grupo. Lucas representa a transição natural caso João dispute o Senado. É legítimo que o prefeito Cícero se coloque, mas é preciso reconhecer que Lucas já está inserido nesse processo de sucessão e tem todo o respaldo do governador.”

O secretário também citou que, mesmo com a curta duração no cargo — caso João renuncie no próximo ano para disputar o Senado — Lucas poderá disputar a reeleição, e que há espaço para diálogo com Cícero Lucena visando manter a unidade da base. “Assim como sentamos com Cícero em 2020, quando ele voltou à política e foi apoiado pelo PSB, acredito que é possível construir uma saída em 2026 que preserve essa aliança. A chapa majoritária tem mais de uma vaga, e a política é feita de diálogo e construção.”

Tibério disse ainda que, em 2023, chegou a divergir internamente no PSB para abrir espaço para o debate sobre as eleições de 2024, mas que, uma vez definida a posição do partido, mergulhou na campanha de Cícero. “Isso é público. O vice-prefeito Léo Bezerra é do nosso partido, é o presidente municipal do PSB. Mas, nesse momento, não há como ignorar o protagonismo de Lucas e o reconhecimento que ele tem dentro do próprio governo.”

Para o secretário, tirar Lucas da disputa seria “inviável politicamente e injustificável do ponto de vista da lógica interna do grupo”. “Chegar para o vice-governador e pedir que ele não seja candidato, para ser apenas cabo eleitoral, seria muito difícil de sustentar. Ele está pronto, tem se mostrado preparado, e isso é reforçado todos os dias pelo próprio governador. Lucas é, sim, uma preferência. E é uma preferência natural”, concluiu.

Dobradinha Lucas/Lula: Após reunião de Aguinaldo e Gleisi, Lucas Ribeiro declara apoio à reeleição do presidente Lula, em 2026

Em declarações que destoam da orientação nacional de seu partido, o vice-governador Lucas Ribeiro (PP) afirmou, nesta sexta-feira (8) que não abrirá mão de disputar o Governo em 2026 e que manterá aliança política com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a quem declarou total apoio para a reeleição garantindo palanque para reeleição no próximo ano.
Semana passada o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) esteve reunido com a ministra (Relações Institucionais) Gleisi Hoffman (Veja Aqui: Reunião de Aguinaldo e Gleisi). Lucas caminha para ser o candidato de Lula na Paraíba. Durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM, Lucas foi enfático ao reforçar a continuidade do projeto iniciado ao lado do governador João Azevêdo (PSB), que conta com o apoio do governo federal desde 2023. “Nosso governo já tem o presidente Lula. Governamos com ele, com apoio dele, e fomos em cada canto da Paraíba pedir voto para ele nas últimas eleições”, afirmou.
Lucas é filiado ao Progressistas (PP), partido que integra uma federação com o União Brasil — alinhado nacionalmente a setores da direita e que, em algumas regiões, flerta com o bolsonarismo. Na Paraíba, por exemplo, o senador  Efraim Filho (União Brasil–PB) tenta assumir o controle do grupo e já recebeu o apoio público da ex-primeira-dama Brasil Michelle Bolsonaro (PL).

Caminho independente e foco em obras federais

Mesmo com o desconforto que a posição pode causar dentro da federação, Lucas não recuou. Ele ressaltou a importância da parceria com o governo Lula para impulsionar investimentos na Paraíba e destacou como exemplo a policlínica de Campina Grande, cuja licitação já está em andamento com recursos do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).“É um governo que dialoga, que tem proximidade e que traz investimentos concretos para a população. Vamos seguir juntos, porque essa aliança tem dado resultados reais para os paraibanos”, pontuou.

Lucas, que é filho da senadora Daniella Ribeiro (PP), tenta consolidar sua pré-candidatura ao Palácio da Redenção com o apoio do grupo político liderado por João Azevêdo. Por outro lado, o PP nacional tende a caminhar mais à direita, especialmente com as movimentações recentes do União Brasil e seus aliados.

A disputa pelo comando da federação no estado — entre o grupo de Lucas e o de Efraim Filho — deve se intensificar nos próximos meses, à medida que a eleição de 2026 se aproxima.

quinta-feira, 7 de agosto de 2025

João antecipa para janeiro renúncia de ocupantes de cargos no Governo que concorrerão em 2026, revela Ricardo Barbosa

O 1° suplente de deputado federal e presidente da Companhia Docas na Paraíba, Ricardo Barbosa, disse, nesta quinta-feira (7), que durante encontro com o governador João Azevêdo, foi determinado que todos os ocupantes de cargos que desejam disputar mandatos eletivos no próximo pleito devem renunciar aos seus postos já em janeiro de 2026.
Durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM, Barbosa disse que embora a legislação eleitoral estabeleça o dia 3 de abril como prazo limite para desincompatibilização, Azevêdo optou por antecipar a data para janeiro.
“O prazo para a saída é 3 de abril e o governador disse que vai pedir a todos os ocupantes de cargo que disputarão mandatos eletivos em 2026, que renunciem já em janeiro de 2026”, acrescentou o deputado.

quarta-feira, 6 de agosto de 2025

Senador Ciro Nogueira (ex-ministro de Bolsonaro) diz que não assina impeachment de Moraes: "Pauta impossível"

O senador Ciro Nogueira (PP-PI), ex-ministro da Casa Civil no governo Bolsonaro e presidente do Progressistas, afirmou nesta quarta-feira (6) que não irá assinar o pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo Ciro, a proposta não tem chance de avançar no Senado, já que seriam necessários 54 votos para a aprovação do afastamento de um ministro da Suprema Corte, número que, segundo ele, está longe de ser alcançado.

“Não assinei e não vou assinar o pedido de impeachment do ministro Alexandre. Porque é uma pauta impossível. Nós não temos 54 senadores para aprovar. E aqui fala uma pessoa que, durante meus 32 anos de mandato, se tornou muito pragmática. Não perco tempo com pautas que não vão ter sucesso”, afirmou o senador em entrevista ao site Metrópoles.

Crítica à oposição e ao cálculo de assinaturas

Ciro também rebateu a estratégia da oposição, que tem feito mobilizações nas redes sociais para reunir ao menos 41 assinaturas em apoio à abertura do processo. De acordo com o parlamentar, não importa o número de assinaturas: a decisão de pautar o pedido de impeachment cabe única e exclusivamente ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

“Você pode chegar com 80 assinaturas, que ele não abre. É um poder do presidente do Senado. Então essa pauta, eu não vou perder tempo com ela”, reforçou. Ciro recordou que atuou diretamente no processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), mas destacou que, naquele momento, havia articulação política suficiente para viabilizar o processo, o que não enxerga no cenário atual.

“Eu fui uma das pessoas responsáveis no impeachment da presidente Dilma, quando levei o Progressistas e os partidos de centro. Mas ali nós tínhamos condição de vencer.”

Visita a Bolsonaro

Na terça-feira (5), o presidente do PP foi autorizado pelo STF a visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em sua residência, onde ele cumpre prisão domiciliar por determinação do ministro Alexandre de Moraes. Após o encontro, Ciro gravou um vídeo e afirmou que Bolsonaro está abatido, mas evitou detalhar a conversa. Ele foi o primeiro parlamentar a receber autorização para visitar o ex-presidente desde o início das novas medidas cautelares.

Justiça condena Dr. Verissinho por ex-prefeito colocar sua própria foto em caderno escolar da rede pública de Pombal

A Justiça da Paraíba condenou o ex-prefeito de Pombal, Dr. Verissinho (Republicanos), por improbidade administrativa, após a inserção da própria imagem em cadernos escolares financiados com dinheiro público. A sentença foi proferida pela 1ª Vara Mista da Comarca de Pombal, com base em ação ajuizada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB).
Os cadernos foram distribuídos em escolas da rede municipal durante a gestão de Abmael, com fotos dele e do então vice-prefeito estampadas na contracapa do material. Segundo o MPPB, isso viola o princípio da impessoalidade, previsto na Constituição Federal.

De acordo com a investigação, o próprio ex-prefeito autorizou a arte gráfica e participou da entrega dos cadernos, configurando ato de publicidade pessoal com recursos públicos. A conduta foi enquadrada na Lei de Improbidade Administrativa (artigo 11, inciso XII).

A Justiça aplicou ao ex-prefeito as seguintes penalidades:

* Multa civil no valor equivalente a dez vezes a remuneração recebida à época dos fatos;

* Proibição de contratar com o poder público ou receber incentivos fiscais por dois anos;

* Inclusão do nome no Cadastro Nacional de Condenados por Ato de Improbidade Administrativa;

* Comunicação da sentença à Justiça Eleitoral e aos Tribunais de Contas.

* Os valores da multa deverão ser destinados ao Fundo de Direitos Difusos da Paraíba (FDD).

A ação foi fundamentada em inquérito civil público instaurado após denúncia de vereadores do município. O promotor Wander Diógenes de Souza destacou que os gestores “tinham pleno conhecimento da vedação legal” e mesmo assim autorizaram a inserção das imagens nos materiais.

Vice-prefeito foi absolvido

O então vice-prefeito, também citado na ação, foi absolvido. A Justiça entendeu que não havia provas de sua participação ou conhecimento sobre o conteúdo dos cadernos. A decisão é de primeira instância, e a defesa do ex-prefeito ainda pode recorrer.

Dois dias após reunião de Aguinaldo e Gleisi, único prefeito do PT na Paraíba - de Picuí - anuncia apoio a Lucas Ribeiro ao Governo

Pré-candidato ao governo, o vice-governador Lucas Ribeiro (PP) recebeu, nesta quarta-feira (6), o apoio do único prefeito eleito pelo PT na Paraíba. Ranieri Ferreira, de Picuí, defendeu a continuidade da gestão de João Azevêdo.
“Picuí sabe dos avanços que conquistamos através da gestão de João Azevêdo e a partir também da sensibilidade de Lucas Ribeiro, que participa ativamente desse momento que estamos vivendo. Lucas representa a continuidade porque está fazendo a gestão ao lado de João, conhece as necessidade do nosso povo e o trabalho que já vem sendo feito”, afirmou o prefeito.
O ato acontece dois dias depois do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) se reunir com a ministra de Gleisi Hoffiman, em Brasília. Com o nome posto para a disputa por uma vaga no Senado, João Azevêdo deve passar o comando do governo em abril do próximo ano, dando espaço para o progressista assumir o cargo e disputar a reeleição.
O anúncio do apoio também acontece no mesmo dia em que o deputado estadual Adriano Galdino usou a tribuna e, além de reafirmar a pré-candidatura ao governo, lembrou ao PT, que é o único na disputa pelo Palácio da Redenção que defende o projeto do presidente Lula.

Leia também: Reunião de Aguinaldo e Gleisi Hoffman atiça curiosos da política; vem novidade por aí...

terça-feira, 5 de agosto de 2025

Aliado de Luiz Couto assume Correios na Paraíba no lugar de indicado do senador Efraim Filho

Os Correios contam com um novo superintendente na Paraíba. Trata-se de Francisco Euson Leite, aliado do deputado federal Luiz Couto (PT). A troca no comando dos correios ocorre após Jackson Silva Henrique, que estava no cargo há dois anos, entregar a superintendência. Jackson era aliado do senador Efraim Filho (União Brasil). 
Na última semana, Efraim Filho participou de um evento em João Pessoa ao lado de Michelle Bolsonaro (PL), onde fez críticas à administração estadual e a medidas do Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Sobre o novo superintendente dos Correios na Paraíba

Euson é analista pleno da empresa e possui formação superior em Administração Postal pela antiga Escola Superior de Administração Postal (ESAP) e também é graduado em Administração de Empresas, com especialização em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Sua trajetória nos Correios teve início em 1995 quando ingressou no curso de Administração Postal. Atuou em diversas áreas da empresa, especialmente na área operacional. Entre outubro de 2021 e março deste ano, exerceu a função de assessor técnico da superintendência Estadual da Paraíba. Desde então, estava à frente da Gerência de Operações (GEOPE).

segunda-feira, 4 de agosto de 2025

Daniella lembra ‘empenho’ nas campanhas de Cícero e aposta em unidade do grupo

A senadora Daniella Ribeiro (PP) recordou nesta segunda-feira (4), em entrevista à MaisTV, canal de vídeos da Rede Mais, sua presença e apoio nas campanhas do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), reforçando que, em sua opinião, Cícero é um parceiro e o “melhor nome para tomar conta de João Pessoa. Além disso, a senadora apostou em unidade no grupo da base governista. A declaração foi dada pela parlamentar durante a festa de 30 anos da Abrasel, em um restaurante da Capital.
“Eu queria dizer que estive presente nas duas campanhas de Cícero de forma muito contundente. Na primeira eleição de Cícero, Lucas era candidato a vice-prefeito em Campina Grande, e eu estive por muitas vezes aqui em João Pessoa fazendo campanha, entrando dentro dos ônibus, indo para as reuniões, porque acreditava e acredito sim que era o melhor nome para estar tomando conta da nossa capital João Pessoa. Cícero é um parceiro, junto com Mersinho, com todos aqueles que fazem parte desse bloco que é o Progressistas e estão unidos nesse contexto, creio que no final dessa pequena novela tudo vai sair bem”, afirmou.
Questionada se acredita em um possível “racha” entre os aliados do governador, Daniella revelou que pode até haver alguma divergência de pensamento, mas que sempre pode-se chegar a um denominador comum. “Eu não acredito em racha, acho que é um grupo muito coeso. Em algum momento a gente pode ter alguma divergência de pensamento, mesmo assim, sempre na conversa e no diálogo chega-se a um denominador comum, que é a continuidade desse projeto que tanto tem feito a Paraíba avançar, representado pelo governador João Azevêdo (PSB)", disse Daniella. 

Wellington no PSDB pelas mãos de Cícero pode resolver a vida dos dois

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, pode não ter dito “sim” de cara ao convite do PSDB nacional, para assumir o diretório da legenda na Paraíba, mas pode colocar a legenda nas mãos de um aliado, o deputado federal Wellington Roberto, de malas prontas para deixar o PL. Wellington já avisou que apoiará Cícero em qualquer cenário e também já havia deixado claro que não é oposição ao governador João Azevêdo.
Em entrevista à rádio Arapuan FM, Cícero confirmou encontro com Wellington, nesta segunda-feira (4) mais cedo, mas deu detalhes sobre o teor da conversa, nem sobre a presença de um dirigente do PSDB. O prefeito agradeceu o apoio do deputado federal. Disse ser grato. “Uma liderança como Wellington Roberto, para mim, é confortável. Como ele disse que vai comigo em qualquer hipótese, está dizendo, por exemplo, se eu ficar na base [do governo] ele vota comigo”.
Wellington se filiando ao PSDB não perderia o discurso de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro já que a legenda faz oposição a Lula. Também pode ser um “guarda-chuva” para Cícero, caso o Progressistas crave oficialmente uma candidatura à reeleição do vice-governador Lucas Ribeiro.

domingo, 3 de agosto de 2025

Lula pede celeridade em proposta que permite tirar CNH sem autoescola

Apesar de enfrentar resistência de alguns ministros do governo e parlamentares da base, a proposta de acabar com a obrigatoriedade da autoescola para obtenção da carteira de motorista conta com o apoio do presidente Lula. Segundo apurou a coluna com auxiliares do Palácio do Planalto, a ideia já foi apresentada a Lula pelo ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB). O presidente teria “adorado” a proposta.
Lula, segundo auxiliares, tem cobrado celeridade no andamento do projeto no governo. A avaliação de Renan Filho é de que a proposta tem forte apelo popular e, por isso, pode ajudar a melhorar a popularidade do presidente. Na semana passada, o ministro dos Transportes afirmou à que a proposta já está em estágio avançado dentro do governo. Faltaria uma definição do melhor “timing” para oficializar a medida.
Renan Filho explicou que a mudança não precisa passar pelo Congresso Nacional. Segundo ele, basta alterar uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que é vinculado ao ministério que comanda.

com Igor Gadelha/Metropõles

Nabor vai direto ao ponto com Lucas Ribeiro candidato da base ao Governo: "Eu tô sendo claro com as coisas"

O prefeito de Patos, Nabor Wanderley (Republicanos), foi direto ao ponto e defendeu, nesta sexta-feira (1º), o nome do vice-governador Lucas Ribeiro (Progressistas) como o sucessor natural de João Azevêdo (PSB) na disputa pelo Governo em 2026. A declaração foi feita durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Arapuan Patos, e repercutiu nos bastidores da base governista por ignorar a pré-candidatura do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, que é filiado ao Republicanos, correligionário de Nabor e do deputado federal Hugo Motta, presidente estadual da legenda.
Mesmo manifestando respeito aos demais nomes postos, como o próprio Galdino e o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), o prefeito sertanejo não deixou margem para dúvida: para ele, Lucas Ribeiro é o nome com mais legitimidade para liderar a sucessão do governador João Azevêdo. “Eu tô sendo claro com as coisas (sic). Acho que a tendência natural é essa”, disse Nabor, ao destacar que, com a saída de João Azevêdo para a disputa do Senado, Lucas assumirá o comando do Executivo e, por consequência, deve ser o principal nome da chapa governista.

Confira trecho da entrevista:

Defesa enfática de Lucas

Pré-candidato ao Senado Federal, Nabor está cotado para compor uma chapa majoritária ao lado de João Azevêdo em 2026. Ainda assim, não hesitou em bancar o nome de Lucas como o mais preparado para dar continuidade ao projeto administrativo do atual governo. “Lucas é um jovem competente, simples, humilde, que escuta, gosta de estar perto do povo e tem sensibilidade com as pessoas. Ele já está dentro do governo, acompanha as ações, conversa com a equipe, sabe onde estão os projetos e como estão andando”, afirmou o prefeito.

Para Nabor, Lucas reúne todas as credenciais para assumir o protagonismo político do grupo, especialmente por já ocupar o posto de vice-governador e ter a chance de suceder João em abril de 2026, com a desincompatibilização do atual chefe do Executivo estadual. “Assumindo o governo, além de ser um candidato natural por direito à reeleição, Lucas é quem tem condições de tocar o projeto administrativo e dar continuidade às ações do governo”, acrescentou.

Reunião de Aguinaldo e Gleisi Hoffman atiça curiosos da política; vem novidade por aí...

Nesta sexta-feira (1º), o deputado federal Aguinaldo Ribeiro, líder do Progressistas e da Maioria no Congresso Nacional, se reuniu com a ministra Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), que comanda o PT nacional. Como o Congresso ainda está em recesso, e com 2026 a todo vapor por aqui, o encontro atiçou a curiosidade de muitos. A foto do encontro foi postada por Aguinaldo, em uma rede social, na noite desta sexta.
Na Paraíba, o deputado estadual Adriano Galdino tem se colocado como único pré-candidato ao governo que defende o presidente Lula e conversado com lideranças do partido, a exemplo da deputada Cida Ramos, que comandará a legenda a partir de setembro, e do vereador Marcus Henriques, de quem já garantiu o apoio para 2026.
Ao que parece não é só Galdino que flerta com o PT. Aguinaldo tem uma boa relação com o Governo Lula, assim como a senadora Daniella Ribeiro. Como o Congresso ainda está em recesso, e com 2026 a todo vapor por aqui, o encontro atiçou a curiosidade de muitos. 

Aguardemos o que vem por aí...

Wellington Roberto celebra apoios de prefeitos no Vale do Piancó e afirma que ainda não escolheu seu novo partido

O Deputado Federal Wellington Roberto esteve presente na festa de “João Pedro” realizada na cidade de Catingueira, na noite deste último sábado (2). Wellington que é apoiado pelo Prefeito Suélio (União Brasil), celebrou outras parcerias importantes na região do Vale do Piancó, citando os municípios de Igaracy, Ibiara, Pedra Branca, Catingueira e Emas.

Os aliados agradeceram a Roberto pelos recursos destinados para suas cidades, através de emendas e aportes financeiros. O Deputado reafirmou que não irá disputar a reeleição pelo PL, mas disse ainda não saber qual será a sua próxima legenda.

Indicado por Efraim para os Correios se antecipa à demissão e entrega o cargo

Indicado para o cargo pelo senador Efraim Filho, o diretor Regional dos Correios na Paraíba, Jackson Silva Henrique anunciou sua saída neste sábado (2). A decisão ocorre após o PL lançar uma chapa majoritária com Efraim para o governo e Marcelo Queiroga em uma das vagas ao Senado, com direito a presença de Michelle Bolsonaro. 
Jackson estava no cargo desde janeiro de 2023. Quando do anúncio do apoio do PL, Efraim foi perguntado se entregaria os cargos – além dos Correios, tem a Codevasf e o Ministério das Comunicações-, e respondeu que caberia ao governo federal as exonerações. Ou seja, não iria se movimentar.

Mais um prefeito do União Brasil rompe com Efraim e anuncia apoio à Lucas Ribeiro para o Governo

Em menos de uma semana dois prefeitos do União Brasil, desconhecendo a pré-candidatura ao governo do senador Efraim Filho, presidente da legenda na Paraíba, anunciaram apoio à pré-candidatura do vice-governador Lucas Ribeiro (PP) ao Governo em 2026. Na última sexta-feira (1º), Jucian Jad, de Solânea, recebeu Lucas na cidade ao som de “nosso futuro governador”. Já neste sábado (2), em entrevista à imprensa, foi a vez do prefeito de Massaranduba, João Costa, declarar apoio ao projeto do vice-governador.
Lembrando que o União formou uma federação partidária com o Progressistas de Lucas. O comando no estado será anunciado no dia 19 deste mês, segundo informou o deputado federal Aguinaldo Ribeiro tio de Lucas e líder do PP na Paraíba. A declaração, feita durante entrevista ao programa Se Liga PB, representa mais um revés para Efraim, que nesta semana já havia perdido o apoio de outros dois prefeitos. “Lucas Ribeiro. Lá em Massaranduba a gente tem uma parceria muito boa com Daniella e Aguinaldo”, afirmou João Costa, referindo-se à senadora Daniella Ribeiro e ao deputado federal Aguinaldo Ribeiro, ambos do Progressistas.
Com a adesão de João Costa, já são três os prefeitos que romperam com Efraim e se alinharam ao grupo governista liderado pelo governador João Azevêdo (PSB), fortalecendo o projeto de Lucas Ribeiro para 2026. O movimento reforça a tendência de reposicionamento de lideranças municipais, que começam a se preparar para o próximo pleito estadual.

Aprovado projeto de Ricardo Pinto que autoriza concessão de 'Bolsa Universitária' para estudantes carentes em Itaporanga

No país em que apenas 22% dos adultos com até 34 anos têm ensino superior ou ainda cerca de 3,4 milhões de estudantes abandonaram as aulas em universidades particulares entre 2020 e 2022, por conta de dificuldades financeiras, pensar em caminhos para motivar e dar suporte à permanência dos alunos nos estudos é crucial para o avanço das pessoas e, como consequência, o desenvolvimento do Brasil.
Implementar políticas públicas com esse objetivo é de suma importância não só por viabilizar a jovens e adultos oportunidade de ingressar no ensino superior, mas dar-lhe mínimo de dignidade na caminhada. Foi que levou o vereador Ricardo Pinto (PP) propor o PL nº 34/25, aprovado ontem pela Câmara de Itaporanga autorizando o Executivo conceder auxílio financeiro "Bolsa Universitária" a estudantes universitários carentes.
A festejada iniciativa teve o voto favorável dos vereadores: Hélio do Bar, Izabelle Mendes, Maclaildo Leite, João Guimarães, além do próprio Ricardo. Mostrando responsabilidade/dignidade no exercício do mandato em favor do interesse coletivo. O mandato legislativo só deve ter um foco: representar o povo. "Objetivo é auxiliar estudantes carentes que, muitas vezes, necessitam de uma condição mínima para dar prosseguimento aos seus estudos", disse Ricardo Pinto.

"Sabemos que a obrigação do município é a educação infantil e ensino fundamental, mas não devemos ficar só aqui. É preciso apoiar máximo possível esses jovens a seguir seus estudos, seja fornecendo transporte, casas de estudante e, agora, com esse suporte", completou o edil. A iniciativa visa ampliar o número de cidadãos formados em cursos de grau universitário, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico do Município de Itaporanga.
Conhecimento é algo cada vez mais requisitado como força produtiva, mas também é como instrumento de cidadania em sua plenitude. Parabéns aos vereadores que votaram à favor dessa importante matéria e, em particular, vereador Ricardo Pinto por desempenhar mandato propositivo, responsável, de qualidade, de alto nível, que coloca o interesse público em primeiro lugar. A população é quem ganha!