quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Ao entregar viaduto de Água Fria, João Azevedo desafia Cícero ao mostrar quem fez mais obras estado ou a prefeitura: "Basta você perguntar à população de João Pessoa"

Ao entregar mais uma obra de mobilidade urbana em João Pessoa, o governador João Azevedo foi provocado pela imprensa e acabou fazendo uma comparação sobre as obras de mobilidades feitas pelo governo do Estado e pela prefeitura da Capital. “Você vê quais são as obras que o estado fez e que a prefeitura fez. Se você fizer esta pergunta a qualquer motorista ele, com certeza, saberá responder até melhor do que eu”, disse. Com certeza, essa é uma das vias que o confronto da campanha vai percorrer.

João entregou na manhã desta quarta, 26, a parte inferior do Viaduto Luciano Agra, na BR-230, em Água Fria, fazendo a ligação completa para o tráfego.

Sem meias palavras, João Azevêdo rebate Hervázio e dispara: “Só anda comigo quem quer estar junto comigo”

O governador João Azevêdo (PSB) respondeu, nesta quarta-feira (26), às declarações e críticas feitas pelo deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Em tom firme, durante entrevista à imprensa em agenda oficial na capital, Azevêdo afirmou que suas falas recentes foram mal-interpretadas e negou ter cobrado qualquer tipo de lealdade do parlamentar.

Azevêdo explicou que a polêmica começou após ser questionado por um jornalista sobre a confiança que depositava em Léo Bezerra. “O jornalista perguntou se eu confiava. E eu disse que confiava tanto que já tinha entregue responsabilidades importantes a ele. E ele achou que eu tava cobrando. Eu não cobro nada de ninguém.”

O governador destacou que não exige fidelidade política de quem não deseja permanecer no grupo. “Só anda comigo quem quer estar junto comigo. Eu acho que ele não viu minha entrevista não.” As declarações foram dadas durante a entrega da segunda etapa do Viaduto Luciano Agra e a liberação do tráfego na área, em João Pessoa.

Populares interditam BR-230, em Cajazeiras, em protesto sobre transposição das águas do açude Boqueirão

Um interdição total, nos dois sentidos, no km 459 da BR-230 foi registrada na manhã desta quarta-feira (26) em Cajazeiras, no Sertão da Paraíba. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), populares protestam sobre a transposição das águas do açude Boqueirão.

Ainda segundo a PRF, a interdição teve início Às 5h e reúne cerca de 50 manifestantes. Apenas veículos de emergência estão passando pelo trecho. Por causa do protesto, congestionamento de veículos é de aproximadamente 1,5km.

As equipes da PRF estão no local da interdição, mas populares ainda não falaram quais exigências para liberação da rodovia. 

Rota alternativa

A PRF informa aos condutores que há rota alternativa para fugir do congestionamento pela PB-393 sentido Cajazeiras – São João do Rio do Peixe, pegando a BR-405 no sentido de Marizópolis, retornando à BR 230 no sentido de Patos e vice-versa. A rota tem aproximadamente 44 Km feitos em 45 minutos.

terça-feira, 25 de novembro de 2025

Empresários itaporanguense Paulinho de Zié e Silvaneide são homenageados pela Assembleia Legislativa do Paraná pelos relevantes serviços e papel destacado na sociedade paranaense

Em um momento de orgulho para o município de Itaporanga e a Paraíba, os casal de empresários Paulo Robson Pinto da Silva e Silvaneide Gregório da Silva foram homenageados na noite desta segunda-feira (24), pela Assembleia Legislativa do Paraná pelos relevantes serviços no desenvolvimento econômico e destacado papel desempenhado na sociedade paranaense. 
A solenidade da Alep celebra a participação e contribuição da comunidade nordestina, bem como seus descendentes, na construção do Paraná, organizada pelo deputado Delegado Tito Barichello, popularmente conhecido como Delegado Xerifão. Homenagem justa à empresários que escolheram o solo paranaense como lar. 
A mesa dos trabalhos foi composta, além do deputado Tito Barichello, também pelo: Procurador Geral do Estado do Paraná, Dr. Ramon Olis Santos; Presidenteda OAB-PR, Luis Casagrande Pereira; o Coronel Paulo Roberto, Comandante da Polícia Militar do Estado do Paraná e Chefe do Estado-Maior ; a Vereadora Tatiana Guzel, Delegada de Polícia Civil esposa do deputado/delegado Xerifão.

Paulinho de Zié, como é conhecido Paulo Robson, e sua esposa Neide estão radicados em Curitiba há mais de duas décadas. E aqui abro até parênteses para registrar que Itaporanga teve outro filho ilustre como uma das maiores autoridades do Paraná, quiçá eloquente no Brasil: o ex-senador (de 1975 à 1983 / 1987 à 1991) Francisco Leite Chaves. O ex-senador era primo de Paulinho de Zié.
Também chamado de François Leite Chave, ele nasceu em 7/5/1929, filho de João Fiúza Chaves e Maria Ernestina Chaves. Advogado e empresário, foi, ainda, Procurador Geral da Justiça Militar (Governo José Sarney). Morreu aos 93 anos, em 19/03/2023. Teve o irmão Jonas Leite Chaves deputado e poeta, também radicado em Curitiba. E o primo José Gomes da Silva, Governador da Paraíba. 
Em sua fala, o deputado Tito Berichello externou que "os nordestinos participaram ativamente da nossa estruturação econômica e social e fazem parte da vida aqui em Curitiba e no Paraná", frisou o deputado. "O Brasil não tem raça, cor nem uma só origem. Temos inúmeras. Onde vamos, temos que nos abraçar." O parlamentar é autor da norma 21.945/2024, aprovada por unanimidade pela Casa de Leis, que estabelece o dia 8 de outubro como o Dia da Comunidade Nordestina, dedicado a condecorar a população originária do Nordeste que influenciou o desenvolvimento econômico, social e cultural do Paraná. A data faz alusão ao nascimento de Catulo da Paixão Cearense, em 1863, em São Luís. Ele foi conhecido como Poeta do Sertão.
A vereadora de Curitiba Delegada Tathiana (União) destacou a expressiva presença de nordestinos na capital paranaense, estimada em 29 mil residentes. Ela mencionou ainda a concessão do título de Cidadania Honorária de Curitiba ao comerciante potiguar Roberto Carlos de Carvalho Paiva, proposta por ela e aprovada no Legislativo municipal no dia 6 de outubro. Ele também foi um dos homenageados nesta segunda-feira (24). “Robertinho”, como é conhecido, compartilhou como veio parar em Curitiba e sua paixão pela “Capital das Araucárias”. Também foram homenageados os empresários Francisco Jefferson Batista de Paiva e a advogada Lara Regina Cavalcante de Paiva. 

Em sua fala, Paulinho de Zié agradeceu por tudo que o Paraná lhe proporcionou: "Agradeço a honra concedida, ao deputado Tito Barichelllo, à Robertinho por fazer parte da família. É uma honra para mim", disse. "Agradecemos à Roberto, estamos aqui representando uma nação, a nordestina, que trabalha diuturnamente para o engradecimento da comunidade", pontuou Neide. 
“Paulo você faz parte da nossa família, a família do Paraná. Aqui vocês são recebidos muito bem, o Paraná é a nossa casa. Que cada vez mais migrantes sejam respeitados no Paraná. Precisamos abraçar aqueles que estão chegando, muitas vezes com menos condições econômicas e menos oportunidades. Precisamos continuar acolhendo irmãos nordestinos e de outros estados”, frisou Barichello.

Prefeita de Queimadas anuncia repasse de R$ 20.975 mil para cada profissional da educação municipal

A prefeita Delúsia Barros informou nesta segunda-feira (24) que a Prefeitura de Queimadas irá realizar o repasse de R$ 20.975,00 mil para cada profissional da educação municipal. Segundo a gestora, todos os trabalhadores da rede serão beneficiados.

Em pronunciamento feito ontem, Delúsia Barros destacou que a medida representa reconhecimento pelo trabalho de toda a equipe da educação municipal, incluindo professores, coordenadores, auxiliares, gestores e demais funcionários. (com Bruno Lira)