quinta-feira, 20 de novembro de 2025

Governador exonera secretário de Turismo, Delano Tavares que é irmão de Diego Tavares, e nomeia para o lugar aliado do deputado Eduardo Carneiro

O governador João Azevêdo (PSB) exonerou nesta quinta-feira (20) o secretário Executivo de Turismo da Paraíba, Delano Tavares. Delano é irmão de Diego Tavares (foto), secretário da Prefeitura de João Pessoa, que afirmou nesta semana que irá marchar junto com Cícero Lucena (MDB) na disputa pelo Governo do Estado.

Para ocupar a vaga, João Azevêdo nomeou Rinaldo Maranhão, ex-secretário de Zeladoria da Prefeitura de João Pessoa e aliado do deputado estadual Eduardo Carneiro (SD). Rinaldo também havia sido exonerado por Cícero Lucena, após declarar apoio ao vice-governador Lucas Ribeiro (PP) para 2026.

Deputado federal Ruy Carneiro passa mal e desmaia durante corrida de Bell Marques em João Pessoa

O deputado federal Ruy Carneiro (Podemos) passou mal, na manhã desta quinta-feira (20), enquanto participava da Corrida 100% Você 2025, evento promovido pelo cantor Bell Marques em João Pessoa. O parlamentar chegou a desmaiar durante o percurso.

De acordo com a assessoria, Ruy foi rapidamente atendido por profissionais que estavam de plantão na estrutura da corrida. Após ser socorrido, ele recuperou a consciência e relatou que “a vista escureceu” instantes antes do desmaio. A equipe informou que o deputado está bem e já se dirigiu para casa, onde permanecerá em repouso. Não houve necessidade de encaminhamento hospitalar.

A corrida Corrida 100% Você 2025  reuniu um grande volume de atletas nas primeiras horas do dia de hoje (20). A concentração na Rua Luzinete Formiga de Lucena, no Portal do Sol, entre a Rua Hermano Toscano de Lucena Cavalcanti e a Estação das Artes começou cedo e a largada ocorreu às 5h00, na Estação Cabo Branco, no Altiplano, com percursos de 5 km e 10 km. A corrida tem suas próprias versões em outras capitais, como Salvador, Maceió e Natal.

quarta-feira, 19 de novembro de 2025

Bruno confirma apoio à Efraim para o Governo: “Tenho relação política com Efraim”

Em entrevista ontem (18), o prefeito de Campina Grande Bruno Cunha Lima (União Brasil) reafirmou que deve caminhar nas próximas eleições com o projeto da pré-candidatura a governador do senador Efraim Filho (União Brasil).

Questionado sobre a visita segunda-feira (17) do senador Efraim, Bruno destacou que a presença do parlamentar é constante. “A presença dele é constante, ele já até recebeu título de cidadão campinense. Efraim é parceiro administrativo, antes de ser parceiro político”, disse Bruno ao lembrar o apoio de Moraes que destinou muitos recursos na pandemia a cidade.

“A gente tem de fato uma parceria que vem de anos e esses laços vão se estreitando e eu não posso deixar jamais de reconhecer os nosso parceiros e amigos que contribuem com a cidade. Então é inegável que eu tenho afinidade e relação política com Efraim e que naturalmente isso vai trazer e reflexos nos movimentos políticos de 2026”, comentou Bruno.

João Azevêdo entrega ligação viária Altiplano/HU e destaca pacote de obras de mobilidade que tem transformado João Pessoa

O governador João Azevêdo (PSB) entregou na tarde desta quarta-feira (19) a nova via que liga o bairro do Altiplano ao Hospital Universitário Lauro Wanderley, no Castelo Branco, em João Pessoa. A obra tem 2,4 km de extensão e recebeu investimentos de R$ 22,6 milhões em recursos do Tesouro Estadual. Durante a inauguração, o governador destacou que a intervenção reduz o tempo de deslocamento na área e faz parte de um amplo pacote de mobilidade urbana na capital e região metropolitana.

“Vai fazer com que essas pessoas tenham condições de fazer esse trajeto em 5 minutos, 10 minutos. Então isso é muito importante. Isso é mobilidade urbana, é isso que a gente está trabalhando”, afirmou. João também lembrou a proximidade da nova via com a ponte das Três Ruas e destacou que a entrega se soma a outras obras em andamento. “Você vai poder sair lá dos Bancários, por Altiplano, de uma forma muito rápida. É isso que a gente está fazendo.”

O governador citou ainda os avanços na construção do viaduto de Água Fria, que deve ser liberado em breve após finalização da parte da Semob, e a obra na BR-101, na saída do Distrito Industrial, que visa eliminar um dos piores pontos de engarrafamento do estado.

Além das intervenções na capital, João Azevêdo ressaltou investimentos estratégicos na região metropolitana, como a construção da ponte entre Cabedelo e Lucena e o Arco Metropolitano, que vai ligar a BR-101 à BR-230. “Esse conjunto de obras vai modificar sem sombra de dúvida toda a logística de transporte aqui. Para mim, é uma alegria. Vamos todo mundo descer a pé”, concluiu.

Com articulação de Hugo Motta, Câmara aprova PL Antifacção e impõe mais uma derrota para Lula

A Câmara dos Deputados aprovou, nessa terça-feira (18/11), o chamado PL Antifacção, por 370 votos a 110 e 3 abstenções. O resultado é uma derrota política para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A articulação do presidente da Casa, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), garantiu a aprovação da matéria.

O relator da matéria, o deputado Guilherme Derrite, escolhido por Hugo, recebeu uma enxurrada de críticas por parte da base do presidente Lula. Hugo sustentou a escolha e afastou a guerra de narrativas. Desde a semana passada, o paraibano articulava, nos bastidores, a aprovação da matéria.

O relator, Guilherme Derrite (PP-SP), apresentou seis versões do parecer, em meio a críticas do centro, da direita, da base governista e da própria oposição. No fim, o secretário de Segurança Pública de São Paulo conseguiu pacificar o texto com os governadores Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás, e Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro, além de líderes do Centrão.

Pouco antes da votação do PL Antifacção, a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, chamou o substitutivo de “lambança legislativa”. A reunião que ela tinha marcada durante a manhã dessa terça com Derrite, Motta o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, foi cancelada. Segundo ela, não aconteceu porque o relator se negou a conversar com o governo.

Os deputados analisaram os destaques do texto ainda na noite dessa terça. Agora, o PL segue para o Senado, onde será relatado por Alessandro Vieira (MDB-SE).

terça-feira, 18 de novembro de 2025

Após decisão de sábado, Adriano entra em campo e inicia semana levando três prefeitos de sua base para apoiar Lucas Ribeiro

Após retirar sua pré-candidatura ao governo do estado no último sábado (15), o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos), entrou definitivamente em campo na pré-candidatura do vice-governador Lucas Ribeiro (PP).

Em reunião nesta terça-feira (18), Adriano articulou o apoio do prefeito de Nova Floresta, Iran Santos, do ex-prefeito Jarson Santos, e do vice-prefeito Robson Santiago, ao projeto de Lucas. Além deles, a prefeita de Baraúnas, Austryane Jerônimo, também aderiu ao projeto de Lucas. O anúncio foi oficializado nas redes sociais.

O vice-governador Lucas Ribeiro (Progressistas) consolidou, nesta terça-feira (18), novos apoios para a disputa pelo Governo da Paraíba. Os prefeitos de Nova Floresta, Iran Santos (PSB); de Baraúna, Austryanee Jerônimo (Republicanos); e de Teixeira, Wenceslau Marques (PSB), anunciaram adesão ao pré-candidato da base governista.

As novas alianças foram construídas com a articulação do presidente da Assembleia Legislativa (ALPB), o deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos). “Essas novas adesões mostram a união e a força do nosso grupo em torno de um projeto que, com ações e resultados, tem levado a Paraíba a viver seu melhor momento. Adriano tem uma contribuição importantíssima nessa construção, fortalecendo um projeto que vem fazendo o que nunca foi feito em cada canto do nosso estado”, afirmou o vice-governador Lucas Ribeiro.

Com os novos apoios, Lucas Ribeiro amplia presença política no Curimataú, Seridó e Sertão. O projeto governista já conta com ampla preferência dos prefeitos paraibanos em todas as regiões do estado.

Leia também: Adriano Galdino retira pré-candidatura e anuncia apoio a Lucas Ribeiro em 2026

segunda-feira, 17 de novembro de 2025

Enquanto Cícero aguarda os Cunha Lima no evento de sua filiação ao MDB, Efraim é recebido por parte do grupo em Campina

O senador Efraim Filho (União) foi recebido pelo prefeito Bruno Cunha Lima (União), o deputado federal Romero Rodrigues Podemos) e os deputados estaduais Sargento Neto (PL), Tovar Correia Lima (PSDB) e Fábio Ramalho (PSDB), em Campina Grande, nesta segunda-feira (17).

O grupo Cunha Lima era aguardado em João Pessoa, na filiação de Cícero Lucena ao MDB. Nesta segunda-feira é o aniversário de Bruno.

Público chega para filiação de Cícero Lucena ao MDB que acontece agora na Maison Blu’nelle, em João Pessoa

Está acontecendo agora, na Maison Blu’nelle, no bairro Pedro Gondim, a cerimônia de filiação do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). O evento reúne uma grande quantidade de aliados, correligionários e representantes de diversos setores, movimentando o cenário político estadual.

A cerimônia conta com a presença de importantes nomes da sigla, como o presidente nacional Baleia Rossi, o senador Jader Barbalho (MDA-PA), ministros e outras lideranças estaduais, reforçando a importância do ato para o partido.

O evento marca não apenas um retorno simbólico, mas também estratégico para Cícero Lucena, que já acumulou cargos como vice-governador, senador e ministro. Agora, ele se reposiciona com vistas às eleições de 2026, fortalecendo o MDB como uma força central na oposição ao atual governo estadual.

Suplente de Daniella, Diego Tavares se afasta dos Ribeiro e alinha forças com Cícero Lucena para 2026

O Secretário de Direitos Humanos e Cidadania de João Pessoa, Diego Tavares, participou nesta segunda-feira (17) do evento que oficializou a filiação do prefeito Cícero Lucena ao MDB, no Maison Blu’nelle, no bairro Pedro Gondim. Apesar de sua proximidade histórica com a senadora Daniella Ribeiro, da família Ribeiro, e de ser seu primeiro suplente, Tavares optou por permanecer na gestão municipal.

“Tenho uma relação próxima tanto com a senadora Daniella quanto com a família Ribeiro. Da mesma forma, tenho uma relação histórica com o prefeito Cícero, onde meu pai foi vice-prefeito em 1997. O prefeito, ao assumir a prefeitura, me deu confiança, convidando-me para chefe de gabinete. Infelizmente houve um rompimento partidário, mas não era meu desejo. Optei por permanecer na gestão municipal”, afirmou Tavares.

Tavares ressaltou ainda que mantém boas relações pessoais, mesmo diante de divergências políticas: “Quando tomei minha decisão, informei a senadora e seguimos mantendo amizade, sem tratar politicamente do episódio do rompimento do prefeito Cícero com o PP. Isso não significa relação ruim; pelo contrário, manteremos nossas amizades.”


O ato desta segunda-feira simboliza o relançamento do MDB como força política na Paraíba, com expectativa de casa cheia e demonstração pública de unidade que prepara o partido para os embates eleitorais do próximo ano.

domingo, 16 de novembro de 2025

Hugo Motta notifica sindicato do IFPB para retirar outdoors contra a PEC da Blindagem, com sua imagem estampada nele...

A intensa repercussão negativa em torno da PEC da Blindagem, proposta que buscava 'blindar' deputados e senadores de ações penais e que foi aprovada na Câmara Federal, continua rendendo - apesar da proposta ter sido sepultada pelo Senado. É que mês passado o Sindicato dos servidores do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) espalhou outdoors por Campina Grande e Cajazeiras contra a PEC; com os nomes dos deputados paraibanos que foram favoráveis à matéria.

A iniciativa desagradou o presidente da Câmara, o paraibano Hugo Motta (Republicanos), ao ponto dele acionar os advogados da 'Casa'. Eles notificaram extrajudicialmente a entidade para retirar os conteúdos, estabelecendo um prazo de 48h. "Eles votaram SIM para proteger políticos que cometem crimes. O povo NÃO vai esquecer isso!", dizia um dos outdoors instalados em Campina, com a fotografia do presidente.

Na notificação extrajudicial, Motta alega que teve a honra atingida pela publicação. Ele afirma que o conteúdo da PEC foi distorcido pela mensagem e lembra que o Senado já tinha arquivado a proposta. Ao Blog, membros do sindicato disseram que o objetivo foi tão somente denunciar a posição dos parlamentares que votaram favoráveis à PEC - amplamente criticada em todo o país.

De acordo com eles, a campanha foi encerrada no dia 20 de outubro, mesmo antes do recebimento da notificação extrajudicial. Agora a entidade, juntamente com outros sindicatos, preparam mais uma ação. Dessa vez com o foco crítico voltado para a proposta de Reforma Administrativa. (com João Paulo Medeiros)

Cícero questiona desistência de Adriano para apoio a Lucas: “O que mudou?”

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), questionou, na tarde deste domingo (16), a desistência do deputado  Adriano Galdino (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, de ter abdicado da pré-candidatura ao Governo do Estado. Ontem, Galdino anunciou que deverá apoiar o vice-governador Lucas Ribeiro na sucessão de João Azevêdo (PSB). “O que é que mudou?”, perguntou Lucena, durante entrevista ao programa Trez das Onze, da Rádio Alto Piranhas Am, de Cajazeiras.
Em agosto passado, durante evento em Jacaraú, Cícero disse que firmara um pacto com Adriano de que ambos estariam no jogo pela disputa do Governo, mas apenas um seguirá na cabeça da chapa. O critério? Aquele que estiver melhor posicionado nas pesquisas. “Em muitos casos, a história já mostrou que a pesquisa é um dos critérios na escolha de um candidato. No nosso caso, quem estiver melhor, recebe o apoio do outro. Isso foi conversado com clareza entre mim e Adriano”, afirmou na ocasião o prefeito, em entrevista ao jornalista Chico Soares.
Cícero lembrou que compartilhava com Adriano Galdino a defesa de critérios para escolher o nome do bloco governista como candidato a governador em 2026. “Não é que a gente tinha um acordo. A gente tinha  posições iguais. Porque o grupo que participava eu e Adriano não nos deram chances de sermos candidatos por ele. E pedi critérios e Adriano pediu respeito ao governo do Estado, respeito ao partido dele. O que é que mudou?, questionou o chefe do Poder Executivo Estadual em conversa com o radialista Silvano Dias.
O presidente da Assembleia, Adriano Galdino, anunciou, nesse sábado (15), desistência da disputa ao governo da Paraíba e apoio à candidatura do vice-governador Lucas Ribeiro (PP). O anúncio aconteceu após encontro na Granja Santana entre Adriano, o governador João Azevêdo (PSB), Lucas, a senadora Daniella Ribeiro (PP), os deputados federais Aguinaldo Ribeiro (PP), Hugo Motta (Republicanos) e Murilo Galdino (Republicanos), além dos secretários Deusdete Queiroga e Ronaldo Guerra.

Adriano Galdino retira pré-candidatura e anuncia apoio a Lucas Ribeiro em 2026

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos), anunciou neste sábado (15) a retirada da sua pré-candidatura ao Governo do Estado em 2026 e anunciou apoio ao vice-governador Lucas Ribeiro (PP). A decisão de Adriano foi após uma reunião na Granja Santana, residência oficial do governador João Azevêdo (PSB).

Nas redes sociais, Galdino disse que decidiu retirar seu nome da disputa depois de diálogos com aliados da base governista. “Resolvi aceitar as ponderações deles e estou abrindo mão da minha pré-candidatura e anunciando a Paraíba que vou continuar deputado estadual e vou apoiar o candidato do grupo que é o vice-governador Lucas “, citou o presidente.

No encontro estavam João, Galdino, Lucas Ribeiro, os deputados Aguinaldo Ribeiro (PP) e Murilo Galdino (Republicanos); o secretário de Infraestrutura, Deusdete Queiroga (PSB); o chefe de gabinete do governador, Ronaldo Guerra (PSB); a senadora Daniella Ribeiro (PP); o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos); e o prefeito de Patos, Nabor Wanderley (Republicanos).