sábado, 5 de julho de 2025

João entra de vez na disputa ao Senado ao rebater provocação de Veneziano "Ele vai ver nas eleições", disse João.

O governador João Azevêdo (PSB) entrou de vez na disputa ao Senado. Se alguém tinha alguma dúvida, esqueça. João deu um recado direto ao senador Veneziano (MDB), que falou que o governador não teria construído "laços" com os prefeitos. 
Veneziano disse que diversos prefeitos têm lhe relatado tentativas de aliciamento político. “Prefeitos me ligam e dizem: Vene, estivemos com ele, mas deixamos claro que nosso voto é com você, e o outro com ele, se ele for mesmo candidato’. “O governador precisa entender que não é agora, de forma apressada e usando a força do cargo, que ele vai conquistar o que não construiu ao longo de quase dois mandatos.”
A fala de Veneziano acirrou os ânimos na corrida eleitoral. Ao chegar para a plenária do ODE em Sousa, perguntado, o socialista rebateu as provocações de Veneziano. A resposta veio na lata: “Ele [Veneziano] vai ver nas eleições”. Apesar de não ter oficializado, João Azevêdo tem deixado claro que seu ‘Plano A’ é disputar uma vaga ao Senado.
Então, se você continua perguntando a si e para os outros se João vai disputar uma vaga de Senador, é melhor abandonar a dúvida. Ou, no mínimo, reverter a pergunta para “será que o governador vai desistir de ser candidato ao Senado?”
Porque, claramente, João entrou na disputa.

Vídeo:

sexta-feira, 4 de julho de 2025

Após cair nas redes como ‘inimigo do povo’, Hugo Motta aciona Arthur Lira, que orienta “passo atrás”

A repercussão negativa da derrubada do decreto que aumentaria o IOF, seguida do jantar com empresários em São Paulo, tem causado desconforto no alto escalão do Congresso. O presidente da Câmara, paraibano Hugo Motta (Republicanos), e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), estariam preocupados com a imagem de que atuam em defesa dos super-ricos e contra a população, diante da onda de críticas nas redes sociais.
A mobilização digital, que os rotula de “inimigos do povo”, cresceu após vídeos satíricos viralizarem, expondo a aproximação de Hugo Motta com a elite econômica. Para conter danos, Arthur Lira (PP-AL), ex-presidente da Câmara e articulador do Centrão, foi escalado para conversar com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e tentar amenizar o embate entre Legislativo e Executivo.
A informação foi dada por Daniela Lima, na Globo News. Em entrevista, nesta quinta-feira, 3, Lira defendeu que os poderes deem “um passo atrás”, em nome da estabilidade institucional.

Após confirmar candidatura ao Senado, João dá direito de fala à Lucas na plenária do OD em Sousa

Após confirmar que pretende disputar uma vaga no  Senado Federal nas eleições de 2026, em declaração durante agenda oficial na cidade de Vieirópolis, nesta quinta-feira (3), o governador João Azevêdo (PSB) deu à noite durante plenária do Orçamento Democrático, em Sousa, mais um sinal de que a decisão já está tomada.
O vice-governador Lucas Ribeiro (UP) teve direito a fala na abertura da plenária. Foi a primeira vez que isso aconteceu este ano. Em Sousa, ao lado do governador João Azevedo (PSB) e do prefeito Helder (PSB), Lucas Ribeiro soltou a voz e não desperdiçou a oportunidade de falar na abertura do OD.
“Não podemos abrir mão desse modelo, dessas conquistas que não são do governo, mas do nosso povo, e que não vamos abrir mão, ao contrário, vamos avançar cada vez mais, inovar e construir uma Paraíba ainda melhor”, disparou, sendo ouvido pelas milhares de pessoas que lotaram o local da plenário.
Para muitos que lá estavam e que vem acompanhando as plenárias do Orçamento Democrático, foi mais um ato que deve ser somado à lista de sinais apontando que o governador João Azevedo já tomou sua decisão referente a 2026. Basta lembrar que antes de disputar o governo da Paraíba em 2018, o então secretário de Estado, João Azevedo, falava em todas as aberturas do OD do governo passado.

quinta-feira, 3 de julho de 2025

Sem apoio do Republicanos e muito menos do Governo, Adriano Galdino se arma pra botar o dedo na cara de Hugo Motta...

Clã Galdino sendo recebido por Hugo, em fevereiro...
Com Luís Tôrres - Tem coisa que se diz indiretamente. Mas todo mundo sabe que o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, não gosta deste método, preferindo mesmo é dizer claramente o que quer dizer. E foi o que fez mais uma vez em entrevista ao Arapuan Verdade, da Arapuan FM, ao explicar seu propósito em seguir como candidato ao governo associado à imagem de Lula.
Não bastasse dizer que ficaria com Lula e não com Hugo Motta na discussão sobre o IOF se estivesse como deputado federal em Brasília, Galdino deixou claro que está se armando para confrontar o presidente do Republicanos paraibano nos debates sobre as eleições majoritárias do próximo ano.
“Trabalho pela competitividade e tenho que fazer o dever de casa porque se eu fizer o dever de casa não tem como o Republicanos me negar a candidatura”, declarou. Usando outras palavras, Galdino, após ser ejetado das construções junto à chapa governista, quer ter o poder de colocar o dedo na cara de Hugo.

E tem alguma lógica. Porque está colocando Lula como segurança.

A chapa governista está andando a Paraíba: Lucas (Governo), João e Nabor (Senadores) em agenda na região de Sousa...

Enquanto o presidente da ALPB, Adriano Galdino ligava sua 'metralhadora' giratória contra a chapa governista que não tem espaço para ele, o governo segue seu ritmo sem se assustar.

Em agenda concorrida nesta quinta-feira (3) na região de Sousa, onde logo mais a noite preside mais uma Plenária do Orçamento Democrático (OD), o governador João Azevêdo (PSB) circula pelo Sertão com a chapa governista que será encabeçada pelo vice-governador Lucas Ribeiro (UP) com o próprio João e Nabor Wanderley (Republicanos) disputando o Senado.

"Candidatura de Galdino só será considerada após saída do Republicanos", afirma Veneziano

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) reagiu, nesta quinta-feira (3), sobre uma possível candidatura de Adriano Galdino (Republicanos) ao governo da Paraíba.
Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Arapuan FM, Veneziano afirmou ter “carinho e amizade” por Galdino, descrevendo o relacionamento entre eles como “muito fácil”.
Segundo o Senador, a candidatura do presidente só será efetivamente considerada quando ele deixar o Republicanos. “Só entenderemos que sua candidatura existe, no momento que ele sair do Republicanos”, declarou Veneziano.

Adriano diz que não segue orientação de João pra votar em Lucas e deve ser mais um nome pela oposição...

O deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos) afirmou publicamente que pretende disputar o Governo da Paraíba, nas eleições de 2026, e não deve seguir a indicação do governador João Azevêdo (PSB) para apoiar Lucas Ribeiro (Progressistas). A declaração foi dada durante entrevista ao Programa Arapuan Verdade desta quinta-feira (3)
Adriano deixou claro que vai trabalhar por uma candidatura própria do Republicanos, colocando seu nome à disposição como alternativa dentro da base aliada do governo estadual. Segundo o parlamentar, seu objetivo é demonstrar ao partido, à base aliada e ao próprio governador que ele tem condições reais de vitória nas urnas. “Eu quero mostrar não só ao Republicanos, mas também ao próprio governador, que nós temos competitividade, que temos condições de ganhar as eleições”, afirmou Galdino.
Portanto, nesse cenário Adriano deve ir pra oposição para ser candidato. O mais provável é que seja pelo PT porque o Republicanos estará na chapa governista encabeçada por Lucas Ribeiro (UP) com o nome de Nabor Wanderley disputando uma vaga de senador ao lado de João Azevêdo (PSB). 

terça-feira, 1 de julho de 2025

Reviravolta em Rio Tinto: Prefeita Magna Gerbasi rompe com Chico Mendes e fecha com Maria Porto

O clima político em Rio Tinto, no Litoral Norte da Paraíba, esquentou de vez! Na noite desta terça-feira (1º), a prefeita Magna Gerbasi surpreendeu aliados e adversários ao anunciar apoio à pré-candidatura da advogada Maria Porto à Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).
O gesto marca oficialmente o rompimento de Magna com o deputado estadual Chico Mendes (PSB), que havia sido apoiado pela gestora nas eleições de 2022. Segundo bastidores apurados pelo Política da Paraíba, o grupo político da prefeita já vinha demonstrando insatisfação com o distanciamento de Mendes do município após o pleito.
Maria Porto, por sua vez, tem ganhado cada vez mais espaço no cenário político paraibano. Esposa do prefeito de Bananeiras, Matheus Bezerra, ela vem costurando alianças importantes e ampliando sua base no interior.
O anúncio foi feito nas redes sociais da própria Maria, que celebrou o novo apoio: “Agradeço de coração à prefeita Magna Gerbasi, da cidade de Rio Tinto, pelo apoio tão importante. Magna é uma grande mulher e referência política no Vale do Mamanguape e na Paraíba. Esse gesto fortalece nossa caminhada! Podem ter certeza: Rio Tinto e a Paraíba terão, da minha parte, muito trabalho e comprometimento com o povo. Vamos simbora, com Deus no comando.”
A movimentação política promete agitar ainda mais os bastidores da pré-campanha para 2026, principalmente na região do Litoral Norte, onde Magna tem forte influência.

segunda-feira, 30 de junho de 2025

Adriano Galdino se encontra com a ministra Gleisi Hoffmann e cresce chances dele ser candidato ao governo pelo PT

Tempo de TV e Fundo Eleitoral/Partidário suficiente para entrar numa disputa pelo Governo do Estado o PT tem de sobra. Tudo o que o presidente da Assembleia Legislativa precisa para cacifar candidatura ao governo. Esse caminho é possível e pode ter sido discutido na reunião que ele e o irmão deputado federal Murilo Galdino tiveram com a ministra Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) nesta segunda-feira (30/06).
Uma candidatura de Adriano Galdino pelo PT mata dois coelhos com uma cajadada só: teria palanque próprio e competitivo para o presidente Lula na Paraíba e de quebra também para o senador Veneziano (MDB), que deseja usar a imagem de Lula em sua campanha à reeleição, o que ele não pode fazer no palanque da oposição com o senador Efraim e o ex-deputado Pedro Cunha Lima. 
Uma provável candidatura de Adriano Galdino pelo PT daria ao partido a possibilidade de fazer três deputados federais: com a reeleição de Murilo, a eleição de Ricardo Coutinho e reeleição do padre Luiz Couto. Sem sombras de dúvidas uma boa tacada que Lula daria mexendo no tabuleiro da sucessão estadual paraibana. Seria uma reviravolta e tanto...

Na oportunidade, Galdino agradeceu pela inauguração do ramal de Desterro da Adutora do Pajeú, que lhe rendeu o vídeo em que ele elogia o presidente Lula pela ação e chamou atenção de todo o governo federal. Segundo ele, agradeceu a inauguração do ramal de Desterro da Adutora do Pajeú, que deve começar a beneficiar cidades paraibanas ainda neste mês. “Vai chegar água esse mês agora na cidade de Teixeira e chegará nas demais cidades da Paraíba. Livramento, Taperuá, Maturéia, Cacimbas… são oito cidades”, declarou.
“Ela ficou muito feliz com os vídeos. Conversamos… Ela agradeceu, disse que tem conhecimento dos meus vídeos defendendo Lula, que o próprio presidente já tinha assistido mais de uma vez”, afirmou o parlamentar sobre a ministra. A ida à capital federal ocorre no momento em que Galdino tenta intensificar seu alinhamento com o presidente Lula. Na semana passada, ele chegou a declarar que é o único “candidato lulista” para 2026.

domingo, 29 de junho de 2025

Michel Henrique recebe apoio de liderança em Sousa e amplia bases no Sertão

O deputado estadual Michel Henrique (Republicanos) segue fortalecendo seu projeto de reeleição com importantes adesões. Neste domingo (29), durante visita à cidade de Sousa, conhecida como “Cidade Sorriso”, Michel esteve ao lado do ex-prefeito Fábio Tyrone, que disputará uma vaga na Câmara Federal, para oficializar o apoio do suplente de vereador Valdemir Bolinha.
O encontro aconteceu na residência de Valdemir, que, ao lado da família, reafirmou o compromisso com a dobradinha Michel Henrique (estadual) e Fábio Tyrone (federal) nas eleições de 2026. “O apoio de Valdemir Bolinha e sua família representa o fortalecimento do nosso grupo em Sousa. Uma cidade onde eu e minha família temos história, respeito e trabalho. Quero construir uma base sólida aqui e estamos em diálogo constante com demais lideranças que querem um futuro melhor para Sousa, através de uma atuação firme e representativa na Assembleia”, destacou Michel Henrique.
A adesão marca mais um passo no processo de ampliação das bases políticas de Michel Henrique, que ainda nesta semana já havia recebido o importante reforço do ex-prefeito de Guarabira, Marcus Diogo, de vereadores e outras lideranças locais.