sábado, 31 de maio de 2025

Diário Oficial traz convocação de 400 aprovados pela PB Saúde; confira aqui

O Diário Oficial do Estado deste sábado (31) traz a convocação de 400 aprovados no concurso da Fundação PB Saúde. Os convocados devem enviar a documentação exigida entre os dias 2 e 9 deste mês, por meio de formulário eletrônico.
A informação foi dada pelo governador João Azevêdo em uma rede social: “Sejam muito bem-vindos à nossa rede estadual de saúde. É assim, criando novas oportunidades, que seguimos construindo um serviço público cada vez mais qualificado e preparado na Paraíba”.
Ele também lembrou a convocação de mais 400 aprovados no concurso da Polícia Civil, no início da semana, para o curso de formação.
Confira AQUI (páginas 13-16)
Foram chamados profissionais de diversas áreas, como medicina, enfermagem, assistência social, farmácia, fisioterapia, psicologia, nutrição, informática, manutenção e administração, além de cargos técnicos.
No site oficial da Fundação PB Saúde, os candidatos podem consultar a lista de documentos exigidos para a admissão. Os formulários para envio das informações estão disponíveis no próprio Diário Oficial, logo após cada convocação.
O concurso ofereceu 1.455 vagas para contratação imediata, com 86 cargos e salários de até R$ 12 mil. Ao todo, foram lançados quatro editais no processo seletivo.

quinta-feira, 29 de maio de 2025

Cobiçada por vários deputados, prefeita de Cruz do Espírito Santo fecha com Felipe Leitão

Em um movimento político estratégico e bastante aguardado nos bastidores, a prefeita de Cruz do Espírito Santo, Aliny Povão, oficializou nesta quinta-feira (29) seu apoio ao deputado estadual Felipe Leitão. A decisão coloca fim a uma série de especulações sobre o futuro político da gestora, que era cortejada por diversos parlamentares para compor alianças com vistas às eleições de 2026.
Felipe Leitão comemorou a adesão da prefeita, destacando a importância do apoio. “O apoio de Aline tem um peso enorme. Pela sua credibilidade, pela sua história de trabalho sério e pelo carinho que ela tem da população, a nossa responsabilidade só aumenta. Vamos trabalhar juntos por um futuro melhor para Cruz do Espírito Santo”, afirmou o parlamentar.
A aliança entre Aliny e Leitão fortalece o grupo político do deputado na região Metropolitana. Nos bastidores, Aliny vinha sendo sondada por vários deputados, a exemplo de Michel Henrique, Danielle do Vale e Tovar Correia Lima, mas acabou fechando com Felipe.

Dinho Dowsley recebe vereadores de Itaporanga em coquetel abertura do Encontro Paraibano de Camaras Municipais

Com o objetivo de compartilhar experiências e buscar soluções conjuntas para o melhor funcionamento das Casas Legislativas, o II Encontro Paraibano de Câmaras Municipais, promovido pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), deve reunir cerca de 1.500 participantes. 
Na noite desta quarta-feira (29), o presidente da Câmara da Capital, Dinho Dowsley recebeu convidados durante coquetel realizado no bairro só Altiplano.  Dentre os presentes os vereadores de Itaporanga: Ricardo Pinto, Hélio do Bar, Maclaildo Leite, Izabelle Mendes, Lucas Moura e Josa Brito.

O evento acontece de 28 a 30 de maio, no Pavilhão de Congressos do Centro de Convenções de João Pessoa, e terá como tema “Inteligência Artificial, Governança e Conexão Cidadã nas Câmaras 4.0”. 

“O encontro servirá como um momento para responder questionamentos comuns sobre como legislar com eficiência, interagir melhor com o cidadão, além de fiscalizar o Executivo e manter a gestão da Câmara Municipal em patamares de excelência. Já temos inscrições de cerce de 80% dos municípios paraibanos”, comemorou Dinho Dowsley (PSD).
Para Dinho, será um momento importante para debater os desafios para os Legislativos Municipais nos próximos anos. “A presença de cada um dos parlamentares e assessores é essencial para a construção de um Legislativo forte, eficiente e afinado com os anseios da população”, convidou o presidente.

terça-feira, 27 de maio de 2025

Galdino diz que se Lucas for candidato Daniella disputa reeleição e põe em risco candidatura de João ao Senado

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos), disse, nessa segunda-feira (26), durante entrevista ao programa Frente a Frente, da TV Arapuan, que a candidatura de Lucas Ribeiro (PP) ao governo do Estado só existe caso ele assuma a titularidade do cargo com a saída de João Azevêdo para disputar o Senado.
De acordo com Adriano Galdino, se João Azevêdo decidir permanecer no governo até o final do mandato, Lucas não disputará o Palácio da Redenção. Durante a entrevista, Galdino disse que é preciso saber se o governador vai realmente sair ou não do governo, e em isso acontecendo, se os Ribeiros vão manter a palavra de apresentar apenas um candidato na chapa majoritária.
Questionado sobre esse cenário, o presidente da Assembleia Legislativa disse acreditar que caso Lucas assuma o governo, ele e a mãe, a senadora Daniella Ribeiro, serão candidatos. “Se ele assumir, os dois são candidatos. E o filho vai trabalhar para eleger a mãe, que deverá ser a mais votada. E Daniella disputando põe em risco a candidatura de João, que vai disputar a segunda vaga com Veneziano com muita dificuldade”, afirmou.

Deputado Felipe Leitão chega ao Republicanos, que formará o G9...

O Republicanos passará a contar com nove deputados na Assembleia Legislativa da Paraíba a partir da próxima sexta-feira (30) com a filiação de Felipe Leitão, recém-saído do PSD. O ato foi confirmado pelo deputado e deve contar com a presença do deputado federal Hugo Motta, que comanda o partido no estado. Além do presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino, os demais estaduais são esperados, além dos outros dois federais – Murilo Galdino e Wilson Santiago.
Felipe Leitão, em 2024, chegou a dizer que se filiaria ao PSB do governador João Azevêdo. Voltou atrás. Perguntado, disse que a esposa, a prefeita de Bayeux Tacyana Leitão permanecerá no PSB. Chega ao Republicanos embalado pelo discurso de que é o partido que mais cresce na Paraíba e no país. Aliás, palavras dele, seria o maior partido político do estado.
Nos bastidores, Felipe, que é vice-presidente da Assembleia, trabalha para ser eleito para comandar a Casa na próxima legislatura a partir de 2027.

Com conversa bem avançada para se filiar ao Republicanos, Dinho Dowsley diz que entre Cícero e Lucas ele fica com o prefeito pessoense sobre nome do PP ara disputar Governo

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley (de saída do PSD), defendeu, nesta terça-feira (27), o nome do prefeito Cícero Lucena (PP) como opção do grupo para disputar o governo do Estado nas eleições de 2026. Durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM, Dinho disse ter lado e se tivesse que escolher entre Cícero Lucena e o vice-governador Lucas Ribeiro, também do PP, ficaria com o gestor municipal.
“Em política não se pode ficar em cima do muro. Estou com o prefeito Cícero Lucena em qualquer decisão que ele tomar. Tenho um lado, e entre Cícero e Lucas, fico com Cícero”, afirmou. Apesar da declaração, Dinho disse torcer para que o grupo se entenda e encontre a melhor maneira para construir a chapa que disputará as eleições do próximo ano na Paraíba.
Sobre sua futura filiação partidária, com a mudança de comando do PSD que passou a ser dirigido pelo ex-deputado federal Pedro Cunha Lima, Dinho revelou que recebeu convites do Republicanos, PP e do PSB, sendo o primeiro partido o que está com conversa mais adiantada.  “Tenho conversas avançadas com o Republicanos, mas também recebi convites do PP e PSB e estou analisando”, destacou.

O nome de Dinho Dowsley vem sendo ventilado para uma possível disputa na Câmara Federal ou Assembleia Legislativa. O próprio parlamentar admite essa articulação e já revelou que não concorrerá mais à reeleição na Câmara de João Pessoa.

segunda-feira, 26 de maio de 2025

Fiador da eleição de Hugo Motta como seu sucessor na Câmara dos Deputados, Arthur Lira diz a Adriano Galdino que Hugo fica em Brasília: "Brasília precisa de Hugo".

Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Adriano Galdino (Republicanos) esteve a semana passada em Brasília onde cumpriu uma série de compromissos. Em entrevista nesta segunda-feira (26), ele compartilhou detalhes de uma conversa que manteve com o ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (líder do PP).
Um dos fiadores da eleição do deputado Hugo Motta (Republicanos) como seu sucessor, Arthur Lira foi direto na resposta à Adriano Galdino: "Brasília precisa de Hugo", o que levou Galdino manifestar sua convicção de que o atual presidente da Câmara, Hugo, disputará a reeleição para o comando da Casa. A declaração sugere que, na visão de Lira, Hugo não deixará o cenário político nacional para disputar o governo do Estado da Paraíba, como especulam Adriano e alguns setores da imprensa e lideranças políticas locais.
O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, confidenciou a aliados durante o fim de semana que tem “sentido” que não deverá disputar o Governo do Estado nas eleições de 2026. Galdino e Hugo estiveram juntos na semana passada durante a Marcha dos Prefeitos, em Brasília. Na ocasião, participaram de uma reunião na residência de Motta, que contou também com a presença do ministro da Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.
Galdino, por sua vez, já declarou publicamente sua intenção de disputar o Governo da Paraíba. No entanto, afirmou que abriria mão da candidatura caso Hugo decidisse entrar na disputa. 

“Vamos discutir”, diz João sobre possível reaproximação com Veneziano em caso de federação MDB/Republicanos que indicará o senador para chapa governista - como quer Lula...

A possível federação entre o Republicanos e o MDB vem movimentando os bastidores da política paraibana e pode provocar um reposicionamento estratégico no cenário local. Um dos desdobramentos mais comentados é a possibilidade de reaproximação entre o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) e o governador João Azevêdo (PSB), que romperam politicamente nos últimos anos.
Embora ainda não haja confirmação oficial sobre a consolidação da federação, o governador João Azevêdo reconheceu que, caso a união partidária se confirme, o tema poderá voltar à mesa de discussões. Questionado nesta segunda-feira (26) sobre a possibilidade de Veneziano retornar à base aliada do governo estadual, Azevêdo adotou cautela.
A federação MDB/Republicanos será comandada pelo presidente da Câmara Hugo Motta e indicará Veneziano para concorrer ao Senado ao lado de João na chapa governista, como quer o presidente Lula, que terá Lucas Ribeiro (União Progressista) concorrendo à reeleição ao Governo.
“Eu não trabalho com suposições. Suposição não existe. No dia em que ocorrer, e se ocorrer, a gente vai discutir”, disse o governador, evitando antecipar qualquer posicionamento.
A federação entre MDB e Republicanos, se confirmada, terá impacto direto não apenas nas eleições municipais, mas também na articulação para 2026. A formação de blocos partidários com maior representatividade pode redesenhar alianças e abrir caminhos para novos arranjos políticos, inclusive com antigos adversários.

Federação MDB/Republicanos terá na PB comando de Hugo e Veneziano disputando Senado junto com João na chapa de Lucas...Ney continua suplente

A federação entre o Partido Republicanos e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) deve ser oficializada no próximo mês de junho, cuja conversações estão sendo finalizadas entre os presidentes nacionais das duas siglas, respectivamente, os deputados Marcos Pereira e Baleia Rossi. De acordo com o senador Marcelo Castro (MDB-PI), as federações é um caminho sem volta e irão promover o enxugamento na política brasileira, diminuindo o número de partido. 
A federação MDB/Republicanos, que manterá a autonomia de ambas as siglas, reunirá 88 deputados e 15 senadores, tornando-se a terceira maior bancada da Câmara atrás da federação União Progressista (com 109 deputados) e do PL (89 deputados).
Assim como a federação União Progressista (que juntou o PP do deputado Aguinaldo Ribeiro e o União Brasil do senador Efraim Filho), a federação MDB/Republicanos também causará impacto na sucessão estadual. Na Paraíba, o comando será do presidente da Câmara Hugo Motta (Republicanos) e o senador Veneziano (MDB) será indicado para disputar à reeleição ao lado de João Azevedo (PSB) na chapa governista (como quer o presidente Lula), que terá o vice-governador Lucas Ribeiro (federação União Progressistas) disputando à reeleição ao Governo. E a vaga de vice-governador pode, inclusive, ser preenchida pelo ex-senador Efraim Pai, caso o senador Efraim Filho continue na federação UP. 
A federação MDB/Republicanos ainda será benéfica para o "trem pagador" Ney Suassuna, primeiro suplente de Veneziano, e aliado de Hugo Motta. Ney tem trabalhado pelo federação e dito aos amigos que deseja disputar a última eleição da sua vida em 2026 novamente como suplente, espaço onde tudo começou no ano de 1990 ao lado do saudoso Antônio Mariz. De lá pra cá, Ney foi senador, ex-ministro de Estado e está suplente. 
Ney foi colocado pelo então governador Ricardo Coutinho na suplência de Veneziano (à época no PSB), restando 15 dias para a eleição de 2018, para salvar a eleição do 'cabeludo'. Ali João Azevêdo foi eleito em primeiro turno para o primeiro mandato.

Juliana Cunha Lima coloca o “pé na estrada” de olho em vaga na Assembleia Legislativa

Quem começou a colocar o “pé na estrada” foi a primeira-dama de Campina Grande, Juliana Cunha Lima (União Brasil). Ela é pré-candidata a deputada estadual, mas também tem sido cotada para a vaga de vice-governadora na chapa da oposição.
Começou por terreno conhecido, o município de Boqueirão, terra de Dunga Júnior, atual secretário de Saúde de Campina Grande, e do ex-deputado Carlos Dunga. Juliana tem dito em entrevistas que está à disposição do grupo.
Além dos Dunga, Juliana esteve acompanhada do marido, o o prefeito de Campina, Bruno Cunha Lima, e amigos. Eles concederam entrevistas a uma rádio local e conheceram o potencial agrícola e o artesanato local.
“Foi um dia de boas conversas e encontros especiais”, disse Juliana em postagem nas redes sociais.