sábado, 2 de agosto de 2025

Pastor Sérgio Queiroz na vice de Lucas Ribeiro - um xeque-mate no xadrez de 2026...

Em política não existe espaço vazio. As chances de mudar não estão sempre ali, para quando decidirmos mudar. Elas aparecem, surgem e em breve lapso podem desaparecer. O Pastor Sérgio Queiroz pode ter à frente a chance de acerta (pela primeira vez) na política. Imagine ser vice-governador na chapa de Lucas Ribeiro (PP), com João Azevêdo (PSB) e Nabor Wanderley (REP) como senadores? Chapa imbatível!
Lucas é homem de Deus, de fé, de família, decente. Sérgio teria a chance de ajudar a Paraíba num cargo eletivo. Em 2022, disputa ao Senado, mesmo vencendo na Capital com 106.885 votos (28,02%) ficou em quarto lugar no estado (com 233.849 votos 11,67%). Teve a chance de ser eleito (pela situação) mas preferiu seguir a 'ideologia' que o trocou por conveniência. 
No 2º turno (2022), enquanto Nilvan (vitorioso na Capital 1º turno - 131.187 votos 31,10%) ficou sem apoiar ninguém, o pastor Sérgio Queiroz foi convencido por Cássio e vestiu a camisa de Pedro Cunha Lima (terceiro na Capital com 111.766 votos 26,50%) sendo responsável por sua vitória (255.264 votos 58,11%) na Capital sobre João Azevêdo (184.047 votos 41,89%) apoiado por Cícero Lucena. Quando o pastor insinuou disputar a prefeitura (2024) ficou sozinho. Dando bulhufas pra 'ideologia', Efraim Filho - eleito 617.477 votos (30,82%) - será candidato do PL ao Governo (2026) numa aliança pragmática.
Em 2024, na disputa pela prefeitura de João Pessoa, Sérgio Queiroz foi vice de Marcelo Queiroga (PL) que teve 146.129 votos (36,09%), no 2º turno, perdendo para prefeito Cícero Lucena (PP) com 258.727 votos (63.91%). O eleitorado conservador da Capital o queria candidato e ele sabia disso. Perdeu mais uma chance de acertar. É preciso ter a clareza do seu papel na política, já que não é mais neófito, deixar de lado aventuras e entrar num projeto com reais chances de vitória.
O pastor Sérgio Queiroz nesse xadrez fecharia João Pessoa com Lucas Ribeiro. O próprio pastor disse mês passado ao recuar de uma disputa ao Senado, em 2026, pela chapa do PL que não tem mais espírito para aventuras. Já é um bom começo...

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Após Nabor defender Lucas ao Governo, João emenda e diz que quem quiser seguir outro caminho (na oposição) é só sair (da base)

O governador João Azevêdo (PSB), defendeu, na tarde desta sexta-feira (1º), a unidade da base governista, durante agenda na cidade de Guarabira. Entretanto, Azevêdo deixou claro que não irá insistir com quem escolher seguir “outro caminho”. O gestor afirmou, ainda, na linha da fala do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP), que continuará trabalhando pela união da base aliada para as eleições de 2026, mas que respeita quem tiver outros projetos pessoais e quiser “fazer próprios voos”.
“Eu faço política de grupo, eu tento, e estou tentando até hoje, não me cansarei, e não vou parar de tentar unidade de todo grupo. Mas se alguém decidir com vontade própria que tem um projeto pessoal que não quer estar junto com a gente, ninguém obriga ninguém a caminhar junto”, frisou o governador.
“Continuo dizendo, nós temos uma caminhada para fazer para 26 e quem quiser e quem achar importante fazer uma caminhada pra fazer essa Paraíba continuar se desenvolver e como ela se desenvolveu até hoje. Paraíba que orgulha todo mundo hoje. O que nós queremos é isso. Se as pessoas quiserem caminhar conosco, vamos caminhar. Mas se infelizmente algum companheiro achar que não deve caminhar, por qualquer que seja o motivo, ele tá livre pra fazer seus próprios voos, é assim na política”, ressaltou.
João enfatizou que só tem sentido estar junto de quem quer caminhar ao seu lado: “Vamos fazer uma caminhada em 26, entretanto, você ter ao seu lado as pessoas caminhando, as pessoas que querem caminhar com você. Isso é natural. Ninguém força ninguém a fazer caminhada com quem quer que seja. E a gente vai, logicamente, dentro da nossa lógica, a gente vai querer que o maior número possível de pessoas estejam conosco nessa caminhada. Mas se algum companheiro achar que tem que fazer um caminho próprio ou não estar junto, é uma decisão pessoal”.

Pré-candidato a senador ao lado de João, Nabor Wanderley defende candidatura de Lucas Ribeiro ao Governo: "Contará com o meu apoio".

O prefeito de Patos, Nabor Wanderley (Republicanos), afirmou durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta sexta-feira (1º), que está preparado para disputar uma vaga no Senado, caso seu nome seja escolhido dentro do grupo político ao qual pertence.
Ao ser questionado sobre as articulações políticas para as eleições estaduais, Nabor declarou que, como agente público, precisa estar disponível para qualquer missão que o grupo defina. “Se o nosso nome for reafirmado, se for reverenciado para o Senado, nós vamos sim”, afirmou.
Durante a entrevista, o gestor também comentou sobre a formação da chapa majoritária do grupo do governador João Azevêdo (PSB). Apesar de demonstrar respeito e apreço por nomes como o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos), e o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), Nabor defendeu que o nome natural para a disputa é o do atual vice-governador, Lucas Ribeiro (PP).
“Lucas é um jovem inteligente, que sabe dialogar, tem viabilidade e com certeza contará com o meu apoio”, declarou o prefeito.

Deputado Júnior Araújo anuncia saída do PSB e filiação no Progressistas: “esse é o caminho”

O deputado estadual Júnior Araújo anunciou, em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta sexta-feira (1), sua saída dos quadros do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e o novo partido que passará a integrar nos próximos capítulos da política paraibana. Júnior Araújo já demonstrava distanciamento do governador João Azevêdo.
De acordo com ele, o cenário da política teria contribuído para sua saída da legenda da base governista “não deixou outro caminho que não seja o Progressista. Inclusive, nós estamos ajudando na construção do fortalecimento do partido e tentando ajudar Diego Tavares”, disse o deputado sertanejo que já tinha mostrado desgaste após um período de tensões políticas e insatisfação com o PSB ao longo dos últimos anos.

quinta-feira, 31 de julho de 2025

Ruy Cerneiro diz que não é atrelado a nenhum grupo, por isso, pode vota em quem quiser: "Sou independente, posso votar em quem eu quiser"

O deputado federal Ruy Carneiro (Podemos) declarou nessa quinta-feira (31), sua independência em relação às articulações políticas da oposição para as eleições de 2026. “Eu posso votar em quem eu quiser, eu sou independente, faço mandato independente e não sou atrelado a grupo”, afirmou o deputado.
Durante a entrevista ao programa Arapuan Verdade da Arapuan FM, Carneiro comentou sobre a possibilidade de Efraim Filho (União Brasil) ser candidato e se filiar ao PL, ou o PL apoiá-lo e reforça que só após decisão do grupo é que poderá ter sua opinião final.
“Se Efraim for escolhido candidato da oposição do nosso grupo eu posso apoiá-lo sem problema algum”. Vamos ter muita conversa ate lá e espero que chegue a um dominador comum do grupo todo, seja ele quem for”, finalizou.

Governo da Paraíba abre 540 vagas para a maior promoção de oficiais da história da Polícia Militar

O Governo da Paraíba, por meio da Polícia Militar, divulgou, nesta quinta-feira (31), o número de vagas que serão oferecidas para a próxima promoção de oficiais. No total, são 540 vagas para os quadros de oficiais de Estado-Maior, da Saúde e Especialistas. Os detalhes estão no Boletim Geral da PM de nº 0141. Essa foi mais uma conquista gerada pela Lei de Organização Básica da PM, que foi sancionada pelo governador João Azêvedo, este mês.
Para o Quadro de Oficiais de Estado-Maior, são cinco vagas para o posto de coronel, 38 para o de tenente-coronel, 57 para major, 58 para capitão e 160 para 2º tenente. Já para o Quadro de Oficiais da Saúde, são três vagas para tenente-coronel, quatro para major, 14 para capitão, 30 para 1º tenente e 25 para 2º tenente. Em relação ao Quadro de Oficiais Especialistas, foram abertas duas vagas para tenente-coronel, oito para major, 24 para capitão, 67 para 1º tenente e 45 para 2º tenente.
A reestruturação da organização funcional da Polícia Militar da Paraíba, feita pelo governador João Azêvedo, atende demandas históricas da corporação e traz, entre outros benefícios, o avanço nas carreiras da corporação.

quarta-feira, 30 de julho de 2025

Após anunciar apoio à Aguinaldo (Federal) e Lucas (Governo), prefeito de Alhandra Marcelo Rodrigues oficializa seu apoio, da vice-prefeita e de 10 vereadores para Felipe Leitão (Estadual)

Após anunciar apoio à reeleição do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (UP) e ao vice-governador Lucas Ribeiro (UP), para o Governo, o prefeito de Alhandra Marcelo Rodrigues (MDB) oficializou seu apoio, da vice-prefeita Zilda do Varejão e de 10 dos 11 vereadores da cidade à reeleição do deputado estadual Felipe Leitão (REP). O movimento fortalece o nome de Felipe para as eleições de 2026 e amplia sua base no Litoral Sul da Paraíba.
Estiveram presentes no anúncio os vereadores: Del do Mercadinho, Irmão Beto, Sgt Val, Franci de Ginaldo, Manoel do Posto, Daniel Miguel, Chico, João Olímpio, Juliana Vidal e Ledo Salvino. O grupo garantiu que marchará unido ao lado de Felipe, que tem ampliado sua atuação em diversas regiões do estado.
Nas eleições de 2022, Felipe obteve 5.210 votos em Alhandra (37,31%), ficando atrás apenas de Branco Mendes (Republicanos), que teve 5.428 votos (38,87%). Apesar disso, o grupo de Branco perdeu força no município após sofrer uma derrota expressiva nas eleições municipais, quando Marcelo Rodrigues venceu com mais de 6 mil votos de diferença.
Com esse novo cenário, Felipe (terceiro mais votado em 2022 com 48.277 votos) caminha para se tornar o deputado estadual mais votado da cidade em 2026. A consolidação do apoio do prefeito, da vice e da maioria absoluta da Câmara Municipal confirma seu favoritismo e amplia seu protagonismo na região.

terça-feira, 29 de julho de 2025

Aguinaldo diz que vai defender junto à João decisão rápida até pra evitar que 'alguns utilizem o governo para, no último instante, trair "

Em entrevista ao Programa Hora H, da Rádio POP FM 89,3, nesta terça-feira (29),o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) disse que sempre respeitou Cícero Lucena relembrando o episódio em que o prefeito afastado da política e ele o convidou para retornar. Durante a manhã, Cícero Lucena (PP), revelou que poderá “tomar medidas” caso não seja “respeitado” na construção da composição política da base governista para 2026..
Aguinaldo refutou a tese (defendida por Adriano Galdino) de várias candidaturas pela base: "Isso não existe. É conversa de quem trabalha contra". E sobre a fala de Cícero de não aceitar a candidatura natural de Lucas Ribeiro como critério, Aguinaldo afirmou que é "o mesmo critério usado na reeleição de Cícero em 2024". "Aqui não cabe projeto pessoal, na minha visão. E falo com tranquilidade", pontuou. 
Aguinaldo disse que vai defender junto a governador João Azevêdo que seja tomada decisão o mais rápido para evitar surpresas. "Vamos ter que chegar o momento da decisão e eu defendo que seja rápida. Porque acho que não pode acontecer, vou defender junto ao governador João, pra evitar, inclusive, quem quer usar o governo. Tem uns que querem utilizar o governo pra no último instante trair...", falou. "Efraim foi eleito dentro da base de João Azevedo. Ficou, ficou, ficou....usando o governo até ser eleito", disse. 
"Ninguém é obrigado a votar em ninguém, não é obrigado acompanhar a decisão de todo mundo... O que defendo é que todos estejamos juntos. Queremos que o Republicanos venha por inteiro, que todos os partidos que estão dentro desse projeto, nós saibamos ter a tranquilidade para entender que nesse momento é preciso ter e dar continuidade a esse projeto", afirmou. 
E fechou reafirmando que: "pressão pra mim não funciona, ganhar no grito não funciona, nem comigo, nem com João, nem com Hugo". "Cada um sabe o que faz. A vida é feita um trem na estação, uns vem e outros vão...Vamos saber se tem projeto pessoal ou de grupo. Ninguém é obrigado a votar em ninguém. Estou dentro de um projeto que acredito", afirmou.
“Qual a racionalidade de abrir mão do que já temos? Trabalhamos muito para eleger Cícero. Agora que podemos ter também o governador, por que ceder? Não é momento de aventuras, é momento de racionalidade”, completou. "Mantenho a mesma linha, postura, ninguém me ver conversando com adversário", concluiu. 

Aguinaldo ‘não vê sentido’ em articulações extrapartidárias de Cícero com Adriano: ‘Incongruente’. "Ou você está no grupo, ou não está".

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) criticou, nesta terça-feira (29), em entrevista ao Programa Hora H, da Rádio POP FM 89.3, as articulações entre o prefeito Cícero Lucena (PP) e o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos), sobre um possível apoio condicionado aos resultados de pesquisas eleitorais. Para Aguinaldo, esse tipo de movimentação é extrapartidária e fere a unidade do grupo.
“Se você faz parte de um grupo e você faz parte de um partido, você pode fazer qualquer coisa que esteja tratada dentro do grupo. Mas se você está tratando fora do grupo, então eu acho que é incongruente com o estar no grupo. Ou você está no grupo, ou não está. Eu acho que é incongruente você ter uma coisa paralela fora do grupo e querer dizer que está dentro do grupo”, afirmou Aguinaldo.
O parlamentar questionou a coerência das articulações, especialmente diante da aliança mantida com o governador João Azevêdo (PSB). Segundo ele, as movimentações não encontram justificativa dentro do cenário atual. “Preciso acreditar que, depois de tudo que foi feito, da parceria que se tem aqui, da parceria com o governador João Azevêdo, da relação que se criou em Brasília. Eu não sei qual é o sentido disso. Eu não consigo entender. Talvez vocês tenham mais elementos para me trazer aqui, mas eu não vejo nenhum motivo para isso”, revelou.
Aguinaldo ainda reforçou que seguirá dialogando com o prefeito Cícero Lucena e outras lideranças. Ele deseja que a definição das candidaturas da base governista ocorra “o mais rápido possível”. “Estou conversando, vou procurar o prefeito Cícero novamente. A senadora Daniela está voltando de viagem para que possamos ter uma conversa dentro do partido e construir uma definição com base na unidade”, disse.

Veja a entrevista na íntegra:

MaisPB

João convida deputados da base para reunião nesta quarta-feira...

O governador João Azevêdo (PSB) vai se reunir, na manhã desta quarta-feira (30), com os deputados que integram a base governista. Informa Wallison Bezera. 

O encontro acontece uma semana antes do retorno dos trabalhos na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) para o segundo semestre. Qual será a ordem do dia?...

Aguardemos!

Buscando reação à aliança de Efraim com o bolsonarismo, Cássio oferece Pedro para vice de Cícero numa chapa com Veneziano e Adriano como senadores

Ele sempre diz que não quer saber de retornar às disputas eleitorais, mas nos bastidores segue um monstro político. Em 2022, viu o filho ex-deputado Pedro Cunha Lima (PSD) ir pro segundo turno e dar trabalho (perdendo por pouco mais de 2%) ao governador João Azevêdo (PSB).
Agora, o ex-senador/ex-governador Cássio Cunha Lima articula reação à jogada estratégica e acertada do senador Efraim Filho, no fim de semana, que conseguiu aliança com  o PL para ser candidato do bolsonarismo ao Governo. E para não deixar Pedro isolado na corrida à sucessão estadual, Cássio atua e trabalha forte para formar uma chapa ampla e heterogênea que seria a surpresa na eleição. 
Uma chapa com o prefeito Cícero Lucena ao Governo, Pedro na vice, Veneziano e Adriano Galdino disputando as duas vagas ao Senado. Informa o bem antenado Allan Kardec. Uma fonte próxima do ex-senador passou que Cássio já teria ligado para Cícero oferecendo Pedro para ser seu vice. Jogada que teria uma chapa bastante competitiva juntando João Pessoa e Campina Grande, além das bases no interior. 
Cícero sabe que o Clã Cunha Lima é competitivo e, por isso, tem balançado para convites...

segunda-feira, 28 de julho de 2025

Prefeito de Alhandra oficializa apoio a Lucas para Governador e Aguinaldo Ribeiro para (reeleição) Deputado Federal

O prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues (MDB), oficializou nesta segunda-feira (28) seu apoio ao vice-governador Lucas Ribeiro (PP), que disputará o Governo da Paraíba, e ao deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP), que busca sua reeleição à Câmara Federal.
O anúncio também confirmou a manutenção do apoio ao deputado estadual Felipe Leitão (Republicanos), aliado de primeira hora da gestão municipal. Segundo o prefeito, a escolha é baseada em confiança e resultados já alcançados para o município.
“São nomes que podemos confiar e contar. Alhandra precisa de pessoas que tenham compromisso com nosso povo, e esses líderes políticos já estão trabalhando pelo nosso município”, afirmou Marcelo Rodrigues.
O apoio de Marcelo Rodrigues a Lucas Ribeiro e Aguinaldo Ribeiro não apenas consolida a aliança com o Progressistas, partido que vem ganhando espaço na Paraíba, como também reforça a posição de Alhandra como peça importante no tabuleiro político do estado. A parceria promete trazer novos investimentos e fortalecer ações que já estão em andamento no município.
Com essa decisão, Marcelo Rodrigues que está em seu terceiro mandato como prefeito e venceu as eleições no ano passado com mais de 67% dos votos, envia um recado claro: Alhandra seguirá alinhada a lideranças que demonstram capacidade de gestão e compromisso com o desenvolvimento local e regional.

Direto do espaço: cosmonauta surpreende e publica fotos de João Pessoa, Cabedelo e outras cidades do Nordeste

O cosmonauta russo Oleg Artemiev surpreendeu seguidores do Brasil ao publicar na manhã desta segunda-feira (28) imagens de algumas cidades do Nordeste do país. Como observou o ClickPB, entre os locais que Oleg tirou fotos diretamente do espaço estão as cidades de João Pessoa, Cabedelo e Lucena.
Na imagem, a primeira das publicadas hoje por Oleg, é possível observar a orla de João Pessoa, todo o município de Cabedelo, parte do município de Lucena e também parte da zona rural de Santa Rita.
No conteúdo, também se observa as ilhas do rio Paraíba, a exemplo da ilha da Restinga e Ilha Stuart. “Foto do espaço- ensolarado Brasil! Quais cidades vocês reconhecem nas fotos?”, escreveu.

Pastor Sérgio Queiroz é vice dos sonhos que Efraim deseja na chapa e Pedro disputaria o Senado com reais chances de vitória

Com forte penetração política em João Pessoa, vencendo em 100% das urnas em 2022, na disputa ao Senado, e, em 2024, conseguindo levar o ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga (PL) ao segundo turno contra o prefeito (reeleito) Cícero Lucena (PP), o pastor Sérgio Queiroz (NOVO) é o nome dos sonhos desejado pelo senador Efraim Filho (PL) para ser vice em sua chapa, que já tem o ex-ministro (Saúde) Marcelo Queiroga (PL) em uma das vagas de senador. 
Efraim agora tem forte estrutura partidária, financeira (o PL tem maior fundão) e de bases na disputa pela oposição. Com o Pastor Sérgio Queiroz na vice, ele consolidará seu projeto na Capital dando um xeque-mate para ser candidato mais competitivo a unir Direta e o Bolsonarismo. O ex-deputado federal Pedro Cunha Lima (PSD) que venceu em João Pessoa e em Campina Grande, em 2022, perde um importante palanque na Capital e terá que agir pra não ficar pra trás na disputa.
Pra continuar ajudando Veneziano (que não chega perto do bolsonarismo), Pedro terá que ser candidato a lhe dar palanque. Veneziano ainda espera o ex-governador Ricardo Coutinho (PT) construir a candidatura de Adriano Galdino para, aí sim, estar no palanque petista. Que não cabe os Cunha Lima. Porém, nesse cenário pode surgir uma candidatura fortíssima ao Senado: a de Pedro.
Já imaginaram Pedro Cunha Lima candidato ao Senado na chapa de Efraim? Seria uma candidatura para disputar com chances de vitória. Colado no bolsonarismo da Capital, atrelando as bases de Efraim no Sertão e fechando com Campina Grande. Estaria no páreo para vencer. 

"Republicanos já cumpriu compromisso com Cícero elegendo-o prefeito de João Pessoa", disse Wilson Santiago ao afirmar que Lucas é o candidato natural ao Governo em 2026

O deputado federal Wilson Santiago (Republicanos) afirmou, nesta segunda-feira (28), que o Republicanos já cumpriu o seu compromisso com o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP),  ao trabalhar para elegê-lo prefeito de Joao Pessoa, em 2024. ”O  apoio do Republicanos à  candidatura de Cícero Lucena ao Governo do Estado nas eleições do próximo ano não foi acertado durante a reunião que aconteceu na Granja Santana“, afirmou Wilson Santiago durante entrevista ao Programa Arapuan Verdade. 
Para o deputado, o vice-governador  Lucas Ribeiro (PP) é o nome “natural” para disputar o Governo: “Entendo que sim, ele é o candidato natural ao Governo. Não vejo um posicionamento diferente, pois não há desalinhamento em relação ao que foi construído anteriormente”, afirmou Santiago, destacando que a base aliada continua coesa e sob liderança do atual governador João Azevêdo (PSB).

Ricardo Coutinho diz que vai disputar vaga de deputado federal e lança Adriano Galdino como nome da esquerda ao Governo

O ex-governador Ricardo Coutinho (PT) lançou o nome do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, como possível candidato da esquerda ao Governo em 2026. A declaração foi feita nesta segunda-feira (28), em entrevista à Rádio CBN Paraíba. Ricardo afirmou que o campo progressista precisa se reorganizar diante do avanço da direita no estado e que Galdino pode representar o palanque do presidente Lula na Paraíba.
“É perfeitamente possível que o PT Nacional apoie Adriano Galdino numa candidatura ao governo aqui na Paraíba”, disse. Segundo ele, Galdino tem perfil de liderança e pode encabeçar um projeto político com conteúdo e enfrentamento às oligarquias locais. Galdino se lançou pré-candidato ao governo e tem percorrido o estado defendendo o nome de Lula. O deputado tem colocado à reeleição do atual presidente como umas das suas principais bandeiras de campanha.
Há quem interprete que Ricardo 'mergulhou' politicamente, já que depois da Operação Calvário não foi eleito para outro cargo eletivo na Paraíba, embora tenha disputado os pleitos de 2020 e de 2022. O petista, entretanto, acompanha o que se passa no estado e participa, de Brasília, das articulações visando a cena política estadual. Ele, inclusive, não descarta disputar novamente eleições.
O ex-governador reafirmou que vai disputar mandato de deputado federal em 2026. Ricardo explicou que deixou de ser candidato ao Senado em 2018, quando concluiu seu mandato de governador, porque seu objetivo era “jogar com o time” e que, em 2024, seu foco é ajudar na eleição de diversos prefeitos em diferentes regiões do estado.
"Eu quero, em 2025, retomar as discussões com o PT e com o presidente Lula, e saber o que é melhor para o projeto que livre o Brasil da extrema direita. É essa a questão. Se for para disputar alguma coisa, eu estarei e não tenho o menor problema em fazer isso”, considerou. O ex-governador avaliou que tem “capacidade de gestão e capacidade de representação social”, o que na avaliação dele se perdeu nos atuais gestores. Ele sugeriu que, por essa razão, sente-se preparado para eventualmente retomar as discussões de disputar novamente um cargo.
Ricardo Coutinho disputou os pleitos nos anos de 2020, para a Prefeitura de João Pessoa, e em 2022, para o Senado, mas não se elegeu. 

Wilson Santiago defende Lucas Ribeiro como nome "natural" ao Governo, mesmo reconhecendo pretensões de Adriano e Cícero

O deputado federal Wilson Santiago (Republicanos) declarou nesta segunda-feira (28) que o vice-governador  Lucas Ribeiro (PP) é o nome “natural” para disputar o Governo da Paraíba nas eleições de 2026. A declaração foi dada durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM.
“Entendo que sim, ele é o candidato natural ao Governo. Não vejo um posicionamento diferente, pois não há desalinhamento em relação ao que foi construído anteriormente”, afirmou Santiago, destacando que a base aliada continua coesa e sob liderança do atual governador João Azevêdo (PSB).
O parlamentar frisou que não houve, até o momento, qualquer ruptura ou revisão do acordo político que teria apontado Lucas como sucessor preferencial dentro do grupo governista. “Se houver mudança, isso terá que ser amplamente discutido e referendado por todos os partidos aliados”, completou.
Apesar do apoio declarado a Lucas Ribeiro, Wilson Santiago reconheceu a legitimidade de outros nomes dentro da base governista que, segundo ele, também reúnem condições de disputar o cargo. Entre eles, citou o presidente da  Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos), e o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP).
“Adriano é um grande nome e tem todo o mérito para disputar o Governo. Cícero também é um nome de peso e já mostrou sua capacidade como gestor. Ambos merecem ser considerados”, pontuou.

Escolha deve sair até o fim do ano

De acordo com o deputado, a definição sobre quem representará o grupo nas eleições de 2026 deve ocorrer até o final de 2025. Segundo ele, qualquer decisão passará pela liderança de João Azevêdo, que segue como o principal articulador do bloco governista. “A condução desse processo é do governador. Ele é quem tem a liderança e o equilíbrio necessários para costurar a unidade. E acredito que todos os aliados irão respeitar essa condução”, concluiu.

Deputado Jutay Meneses quer decisão conjunta entre Adriano, Cícero e Lucas sobre 2026: “Tirar uma peça desmonta tudo”

O deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos) defendeu nesta segunda-feira (28) a urgência de um diálogo articulado dentro da base governista para definir o nome que disputará o Governo da Paraíba nas eleições de 2026. Segundo o parlamentar, é chegada a hora de as principais lideranças do grupo se sentarem à mesa, sob a condução do governador João Azevêdo (PSB), para encontrar uma solução consensual.
Em entrevista, Jutay fez um apelo direto para que os pré-candidatos Lucas Ribeiro (PSD), Cícero Lucena (PP) e Adriano Galdino (Republicanos) entrem em entendimento e construam uma unidade política. “Você não pode tirar uma peça desse xadrez. Você tira uma peça e desmonta tudo. Eu acho que o momento é de sentar à mesa as três lideranças - Adriano, Cícero e Lucas - para discutir esse processo com o governador João Azevêdo e com os presidentes dos partidos”, afirmou.
Para o deputado, o processo precisa ser conduzido com maturidade e diálogo, para evitar rupturas que enfraqueçam o projeto político vitorioso das últimas eleições. Ele acredita que João Azevêdo deve liderar essa articulação, unificando os nomes mais fortes da base e os partidos aliados.
“A base tem nomes competitivos. O que não pode é cada um caminhar para um lado e colocar em risco a continuidade do projeto que vem dando certo no estado”, disse Jutay. A declaração reforça o clima de pressão por definição dentro da base aliada, já que o ano eleitoral se aproxima e as articulações seguem em estágio inicial. Até o momento, tanto Lucas Ribeiro quanto Adriano Galdino demonstram disposição para a disputa, enquanto Cícero Lucena, atual prefeito de João Pessoa, também é citado como possibilidade.