sábado, 21 de fevereiro de 2015

Carros pipa percorrem 400 km de distância transportando água do Ceará para abastecer 20 cidades do Sertão Paraibano, algumas do Vale do Piancó...

Captação é feita de maneira improvisada
Mesmo com as chuvas mais recentes municípios do Sertão paraibano continuam passando por dificuldades no fornecimento de água. Cerca de 20 cidades são abastecidas diariamente por 120 carros pipa que buscam água no açude Lima Campos, no Ceará, a quase 400 km de distância.
A operação vem sendo realizada desde o mês de novembro de 2014 e é coordenada pela 5ª Seção do Comando Militar do Nordeste no Exército Brasileiro (CMNE), auxiliando a população dos municípios nas regiões de Cajazeiras, Sousa e localidades do Vale do Piancó. A captação da água ocorre de maneira improvisada, com a utilização de dois motores que funcionam a óleo diesel que bombeiam a água através de canos, apoiados por tronco de árvores, até os carros pipa. 
O açude Lima Campos, que também é localizado em uma região que sofre com problemas de seca, passa por uma situação melhor do que a maioria dos reservatórios paraibanos. Enquanto boa parte dos açudes do estado sofrem com colapso o reservatório cearense ainda possui água suficiente para mais três anos de estiagem, de acordo com André Mavinier, coordenador de estudos e projetos da diretoria hídrica do Departamento Nacional de Obras e Combate à Seca (Dnocs).
“Nossa região também passa por esse momento difícil que é a convivência com a seca, mas estamos com água no açude por pelo menos mais três anos. Ele é interligado com o açude de Orós através de túneis subterrâneos. Então quando existe a retirada de água, sempre conseguimos. Não corremos risco de sofrer falta de água por essa retirada feita pelos carros pipa da Paraíba”, afirmou André.
O Comando Militar do Nordeste informou que não existem barreiras interestaduais na realização da Operação Pipa. Os carros pipa são abastecidos nas localidades mais próximas em que sejam cadastradas e autorizadas, onde a água está disponível em condições de ser repassada para a população. (com Halan Azevedo/Portal Correio)

Nenhum comentário: