quinta-feira, 5 de maio de 2016

Itaporanga: Secretaria de Saúde realiza vacinação contra Influenza A na zona rural

A Prefeitura Municipal de Itaporanga por meio da Secretaria Municipal de Saúde iniciou segunda-feira (02), iniciou a campanha de vacinação contra a Influenza A (H1N1) na zona rural.
A expectativa é imunizar todos os grupos prioritários: crianças de seis meses até os cinco anos de idade, idosos a partir de 60 anos e portadores de doenças crônicas (hipertensão, diabetes, doenças pulmonares, respiratórias e entre outras).
O dia “D” de vacinação aconteceu no último sábado, 30 de abril. A campanha se estenderá até o dia 20 de maio, após atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde a vacina estará disponível para os demais munícipes que não se encaixaram nos grupos prioritários nesse primeiro momento.
Os cidadãos que ainda não se vacinaram e que fazem parte dos grupos prioritário, devem procurar a sala de vacinação do município de Itaporanga, localizado na Policlínica Dr. Manoel Medeiros Maia – Hospital Infantil, das 8:00h às 13:00h, com o cartão de vacinação.
A vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Com a vacinação, é possível impedir que o vírus da gripe evolua para formas mais graves como pneumonia, por exemplo, entre outras complicações. Estudos apontam que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. 
O Ministério da Saúde reforça que, além da vacinação, a população deve adotar medidas de prevenção para evitar a infecção por gripe. Medidas de higiene, como lavar sempre as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas que facilitam a transmissão de doenças respiratórias, cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar, utilizar álcool gel nas mãos e, caso julgue necessário, utilizar máscara de proteção.

Nenhum comentário: