quinta-feira, 28 de julho de 2022

TRE-PB cassar seis Vereadores do Republicanos de Boa Ventura por fraude nas eleições de 2020 devido as chamadas "candidaturas laranjas"; Corte Eleitoral vai marcar novas eleições no município

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) cassou, em sessão na tarde desta quinta-feira (28), por 6 a 1 todos os seis (06) Vereadores eleitos pelo Republicanos na cidade de Boa Ventura, no Vale do Piancó, implicados na cota de gênero, configurando fraude com as chamadas "candidaturas laranjas", que configura abuso de poder nas eleições de 2020. 

Foram cassados os vereadores: Ronaldo Alvarenga (340 votos), Júnior Freitas (336 votos), Zé Gordo (328 votos), Dr. Júnior (280 votos), Antônio Neto (271 votos votos) e Júnior de Gato (263 votos). Todos, que agora estão inelegíveis por um período de 08 (oito) anos, formavam a bancada de situação que dava sustentação a prefeita Thalita Lopes (Republicanos). 

A Corte Eleitoral deve definir a data para realização de novas eleições no município, haja vista, por terem ultrapassados os 51% a nominata apresentada pelo Republicanos. As candidatas configuradas como "laranjas" foram as recorridas Lenilda Lopes da Silva e Josefa Pereira Andrade. Todos os candidatos do Republicanos tiverevam seus registros cassados. 

O juiz Arthur Lins Fialho foi voto vencido. O Desembargador Leandro dos Santos ficou impedido. Já o desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos votou e presidiu o julgamento a desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti Maranhão. As advogadas Izolda Deocleciano e Maria Ivonete (Loloza) Figueiredo fizeram as sustentações orais em nome dos recorrentes. Os advogados Antônio Leonardo Gonçalves 

Os recorrentes foram Domiciano Leite de Sousa, Cícero Jacinto (Micoca) da Silva e Celso Ferreira Oton. 

Um comentário:

Thiago disse...

Não estão inelegíveis, por favor retratar a matéria.