Além da prisão de Stefanutto, a PF cumpre mandados de busca e apreensão contra o deputado federal Euclydes Pettersen (Republicanos-MG) e o ex-ministro da Previdência José Carlos Oliveira, também conhecido como Ahmed Mohamad. Oliveira, que comandou o Ministério da Previdência Social durante o governo Jair Bolsonaro, também é alvo de mandado judicial que ordena a instalação de tornozeleira eletrônica nele, de acordo com fontes da Polícia Federal.
Um dos mandados de busca e apreensão foi cumprido na cidade de Sapé (PB). Informações obtidas pelo ClickPB, apontam que policiais estiveram na residência do ex-deputado Jucelino do Peixe. Juscelino concorreu em 2022 ao cargo de deputado estadual e ficou na suplência. Em 2023 ele foi convocado a assumir a titularidade do mandato parlamentar em 2023, na Casa de Epitácio Pessoa.
O nome de Juscelino apareceu durante uma das sessões da CPMI, em que parlamentares citaram pessoas e grupos supostamente envolvidos em denúncias ligadas a fraudes e esquemas de desvio de recursos previdenciários. Juscelino, que tem atuação política na região de Sapé, rompeu recentemente com o grupo do presidente da Câmara dos Deputados Hugo Mota (Republicanos) e passou a declarar apoio ao prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), na região, com vistas as eleições de 2026
Ao todo, a operação mobiliza 63 mandados de busca, 10 de prisão preventiva e outras medidas em 16 estados e no Distrito Federal.
O foco da investigação são crimes como estelionato previdenciário, corrupção ativa e passiva, inserção de dados falsos em sistemas oficiais, formação de organização criminosa e ocultação de patrimônio. Segundo a CGU, o esquema envolvia a cobrança irregular de contribuições a entidades associativas, sem autorização dos aposentados ou pensionistas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário