terça-feira, 8 de janeiro de 2013

O martírio do Galego de Caiana...

Galego de Caiana, ex-prefeito de São José de Caiana (na foto), decidiu deixar de beber mas os amigos estão atrapalhando essas boas intenções, para desgosto dele próprio e da família.
Há três semanas, curtindo braba ressaca, encontrou Chico Gayoso no Bahamas, a quem confidenciou o desejo de parar com as biritas.
-Tás doido? -, foi a reação de Chico. “Deixas de beber, ficas em casa enchendo o saco da mulher e isso vai terminar em divórcio”, profetizou.
Apaixonado pela esposa e com medo de perdê-la, Galego rendeu-se aos argumentos e encheu a cara com Chico. Foi uma cana de entupigaitar. Começou no meio da tarde e só terminou quando o galo cantou lá pras bandas do Cabo Branco.
Dia seguinte, nova ressaca, o corpo doendo, a boca seca, bosta mole saindo por todos os buracos, o remorso batendo no peito, Galego mais uma vez viu-se na encruzilhada da dúvida, porém pendido a não beber mais.
E assim pensando, encontrou-se com o amigo Cleanto Gomes, para o qual abriu seu sofrido coração:
-Cleanto, estou pensando seriamente em deixar de beber”.
O neto do saudoso Osias Gomes o interrompeu com o fulminante argumento:
-Faça isso não, Galego. A vida vai ficar muito chata. Você já não fuma, agora sem beber...
Por confiar muito em Cleanto, Galego aceitou tomar uma para curar a ressaca. Só que uma chamou outra e o porre foi maior do que o anterior.
E como o porre foi maior, a ressaca foi mais intensa ainda. De modo que lá ia o Galego descendo pela Rua 13 de Maio, no centro, capengando, bufando azedo, cuspindo bala, até dar de cara com Antonio Ivan, Defensor Público, que tomava uma gelada da brahma com fava.
-Ivan, tô pensando em deixar de beber”, sussurrou o Galego. E Ivan:
-Não vou nem comentar. Garçom, traz um copo aí!” [com Tião Lucena]

Nenhum comentário: