terça-feira, 30 de abril de 2019

Famílias se revoltam contra falta de transporte escolar rural em Itaporanga: "Gestor precisa ter responsabilidade, crianças estão com estudos prejudicados", relatam.

Por falta de transporte escolar, crianças que residem em áreas rurais de Itaporanga, no Vale do Piancó, estão sem aula. Famílias da região de Lagoa de Pedra, por exemplo, relatam ao Gazeta da Paraíba que os ônibus estão "sempre quebrados" ocasionando prejuízo aos estudantes. Informam que tem cobrado da prefeitura uma solução para o problema, mas nada é feito. Um ônibus, que faz a linha de outra região, até é enviado mas acaba não dando conta de atender a demanda. 
Pela Constituição Federal, o prefeito que não oferecer condições para que as crianças frequentem escolas pode cometer o crime de improbidade administrativa. Só que devido a falta de conserto dos ônibus crianças das comunidades: Lagoa de Pedra, Paraná, Cachoeira Velha e Cachimbo, estão com os estudos prejudicados. Josivaldo Corcino, morador da região, diz que as famílias dessa localidade estão afetadas e que já procurou a prefeitura, várias vezes, buscando uma solução mas que o sofrimento e prejuízo das crianças tem sido ignorado. 
"Já procuramos a prefeitura pra ver se olham pra gente, se tem responsabilidade em sanar esse problema e não vamos parar de cobrar. Nossas crianças estão sendo prejudicadas constantemente com a falta de transporte escolar. Há vários ônibus quebrados e encostados às margens da BR-361, na entrada da cidade, outro, que faz a linha do sítio Tabuleiro, há quase dois meses tá parado em frente ao posto de Dr. Joaquim...e nada tem sido feito. O sofrimento de nossas crianças é enorme e cobramos atitude responsável por parte da prefeitura", comenta Josivaldo Corcino, morador da região.
De acordo com ele, essa situação vem assim desde abril de 2018 quando um abaixo-assinado foi feito pelas famílias da região cobrando uma solução quanto a quebradeira constante dos ônibus escolar. Pontuam que quando em época de chuvas, devido às péssimas condições do transporte, os ônibus não passam nas estradas. Ausência de itens de segurança e, além disso, estão sempre quebrados, com pneus furados, problemas de motor...é a situação que vez por outra se encontra o transporte escolar rural em Itaporanga. 
"Os estudantes acabam prejudicados, a educação já não é de qualidade e quando se perde aula os alunos não tem como recuperar. Queremos saber porque a prefeitura não ver essa situação, o gestor precisa ter responsabilidade com a coisa pública. Estão fazendo baderna, desfazendo das famílias e dos estudantes", falou Josivaldo Corcino. 

Nenhum comentário: