segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Eleições 2020: Com disputa aberta em Itaporanga o destino pode reservar mais uma vez ao Clã Rodrigues a decisão da batalha eleitoral...

Nas coxias da política, bastidores e jantares, o foco nessa fase que antecede o período de convenções é ultimar estratégias com vistas à sucessão municipal. Entre fervilhantes articulações a escolha do time certo é fundamental para o sucesso em 15 de novembro. Grupos tem feito isto de forma discreta, outros nem tanto. Como no xadrez, políticos hábeis planejam xeque-mate com jogadas de antecedência. 

Zé Armando, Wilka, Ricardo Pereira e Tiago durante encontro em João Pessoa
Em Itaporanga a campanha está aberta, sem favorito, são mais de 53% de indecisos. As peças do xadrez político de 2020 começaram a ser mexidas em abril e 2019, como informamos aqui e os atentos hão de lembrar. Sem muita definição de quem seria apenas peão ou de quem teria o poder de dama (rainha). 

Até aqui sobreviveram quatro postulantes: o prefeito e candidato à reeleição Divaldo (DEM), o ex-prefeito Audiberg Alves (PDT), o empresário Paulinho de Zié (CIDADANIA) e o vereador Neném de Adailton (PSOL). A peleja que se aproxima começa a empolgar a partir de agora com bispos e damas sendo colocados no tabuleiro para definir rumos. Irão para as urnas as quatro candidaturas, três ou apenas duas? Aberta as apostas...

Como frisamo naquela oportunidade não é nada inteligente subestimar o poder de movimentação de um clã como os Rodrigues, liderado pelo ex-prefeito (por dois mandatos) referência moral do município Will Rodrigues. Com discussões tocadas pela filha Wilka (ex-diretora do H.D.I) e o neto Zé Armando, o clã disputará vaga de vereador como também pode surpreender na condição de vice-prefeito(a) e decidir a parada. 

Alguém duvida do destino para isso? Depois de dois mandatos como prefeito (1989-1992 e 2001-2004), o clã teve vice-prefeitas em outros dois mandatos seguidos com: Wilza (2009-2012) e Thaís (2013-2016). Se levarmos em conta que nos últimos 20 (vinte) anos o clã teve afastado do poder entre 2004-2008 e na atual gestão (2017-2020) é perfeitamente possível que ele decida as eleições desse ano. 

Quando convidamos o expoente atual do clã, Zé Armando, para ingressar no grupo sabíamos que seria uma peça muito importante no tabuleiro. O clã também tinha noção de que era preciso se reposicionar para enfrentar a batalha. Zé Armando, que não se elegeu vereador em 2016 por míseros 5 votos embora com excelente votação de 478 votos, encarna muito bem essa mudança de ciclo, de gerações. Aceitou de pronto e aqui estamos nas trincheiras do CIDADANIA. 

Como no xadrez, o rei pode ser usado para capturar peões que estão dispersos no tabuleiro e, como um rei não pode ficar perto do outo no tabuleiro, você pode usar aquele que lhe pertence para taticamente cortar as rotas de fuga do inimigo. A campanha em Itaporanga está abertíssima e o Clã Rodrigues pode mais uma vez decidir a parada como aconteceu nas eleições de 2008 e em 2012.  

Num dia de muita movimentação política como foi hoje aqui em João Pessoa, com o anúncio da aliança entre o governador João Azevedo (CIDADANIA) e o ex-senador/ex-prefeito Cícero Lucena (PP), que teve Will Rodrigues como excelente diretor na maternidade Cândida Vargas em sua gestão, bom não subestimar essa possibilidade. Ninguém segura o destino!

Nenhum comentário: