terça-feira, 15 de novembro de 2022

Paraíba registra mais de mil novos casos e 2 óbitos por Covid-19 nas últimas 24 horas e secretária alerta: "Uma nova onda".

A secretária de Estado da Saúde, Renata Nóbrega, divulgou um vídeo no início da noite desta segunda-feira (14) onde alerta a população paraibana sobre o atual cenário epidemiológico da Covid-19. Segundo a gestora da pasta, a taxa de reprodução do vírus voltou a subir e ultrapassar a marca de 1%. O panorama indica mais uma onda da pandemia, e a provável circulação da nova subvariante BQ.1 no estado.

“A Secretaria de Estado da Saúde realizou mais um monitoramento referente ao cenário epidemiológico da pandemia e nesse momento conseguimos fazer a confirmação de mais de 130% de casos confirmados da covid-19, alertando mais uma vez para um cenário de uma nova onda que estamos atravessando. A taxa de reprodução do vírus está acima de 1%, o que sinaliza que realmente, possivelmente porque ainda não conseguimos captar, a nova subvariante BQ.1, pelo número de casos e pela expressividade de aumento de casos, certamente já está circulando. É importante que toda a população mediante sintomatologia procure um serviço de saúde para automaticamente a gente consiga também enviar essas amostras para o Lacen e conseguir fazer a captação da nova subvariante”.

Nesta segunda-feira (14), a SES divulgou uma Nota Informativa reforçando as orientações de isolamento e cuidados individuais contra a covid-19. As recomendações têm como base o aumento de notificações de casos e a circulação de duas sublinhagens do vírus (BQ.1* e BA.5.3.1) em outros estados. O uso de máscaras, a higiene das mãos, a vacina em tempo oportuno e o isolamento de pacientes entre 5 e 10 dias são os cuidados apontados no documento de orientação.

De acordo com a secretária Renata Nóbrega, o intuito da SES é reforçar as medidas sanitárias já conhecidas e, sobretudo, as coberturas vacinais contra a covid-19. “Orientamos a população que intensifique a higiene das mãos, seja pela lavagem, ou pelo uso de álcool a 70%, que façam uso de máscara em ambientes fechados, mal ventilados, locais com aglomeração e nos serviços de saúde. Reforçamos ainda que quem está com dose de vacina covid-19 atrasada, ou já está em tempo de receber alguma etapa do esquema vacinal, procure a sala de vacinação mais próxima para atualizar o cartão de vacinas, de acordo com a faixa etária”, ressalta.

Nenhum comentário: