segunda-feira, 7 de abril de 2025

Ex-prefeito desiste de disputar vaga na Assembleia e Solânea deve ser usada como “moeda de troca” pela família Moraes

O ex-prefeito de Solânea, Kayser Rocha (União Brasil), que vinha articulando uma pré-candidatura a deputado estadual, anunciou na manhã deste domingo (6) sua desistência da disputa. Em entrevista à imprensa, Kayser afirmou que decidiu seguir o grupo político liderado pelo atual prefeito do município, Jucian Jad (União Brasil), que ainda não definiu qual candidato apoiará para a Assembleia Legislativa em 2026.
Nos bastidores, a informação é de que a decisão de Kayser teria sido motivada pela baixa viabilidade eleitoral de sua pré-candidatura, que não conseguiu reunir os apoios necessários para se consolidar. Ele chegou a participar de reuniões com um grupo de pré-candidatos que almejam disputar uma vaga na ALPB, mas sua movimentação não ganhou força suficiente.
Com a saída de cena de Kayser, o cenário político em Solânea se alinha ao grupo do deputado estadual George Moraes, que deve disputar uma vaga na Câmara Federal em 2026. A família Moraes deve indicar o candidato a deputado estadual que receberá o apoio do grupo situacionista no município. Com isso, Solânea entra no jogo político como uma “moeda de troca” para ampliar a base de George em outras regiões do estado.
Ainda na noite deste domingo, informações de bastidores apontavam que o ex-prefeito de Cacimba de Dentro, Nelinho Costa — pré-candidato a deputado estadual — iniciou conversas com a família Moraes. Com forte base no Brejo, Nelinho poderia apoiar George para deputado federal em Cacimba, seu principal reduto, e em contrapartida, receber o apoio do grupo de Jucian e Kayser em Solânea para sua candidatura estadual.
Nelinho, que deu quase 5 mil votos ao deputado federal Aguinaldo Ribeiro em 2022, vem se fortalecendo politicamente na região e já recebeu apoio de lideranças que anteriormente acompanhavam o ex-deputado Tião Gomes. Apesar das articulações, ele ainda não confirmou se chegou a um acordo com George Moraes.
Outra cidade que pode ser usada como “moeda de troca” por George é Itapororoca. O prefeito do município, Batista Torres, que apoiou George para estadual em 2022, deve acompanhá-lo novamente em sua candidatura à Câmara. Assim como Solânea, o nome apoiado para a Assembleia Legislativa em Itapororoca também deverá passar pelo crivo de George e do senador Efraim Morais (União Brasil).

Nenhum comentário: