sábado, 12 de março de 2011

MP vai apurar ameaças de morte a bispo e padres da diocese, com denúncias de pedofilia e prostituição

Com relação as ameaças de morte que estão sendo feitas, através de mensagens por celular e e-mails, contra o Bispo de Cajazeiras Dom José Gonzáles Alonso e seis padre da diocese o Ministério Público determinou a apuração do caso. As mensagens, além de ameaçadoras, denigrem a imagem dos padres com denúncias de pedofilia e prostituição; outras, no entanto, prometem divulgar assuntos “secretos”, caso não recebam dineiro em troca do silêncio.
As ameaças são originadas de celulares com prefixos do Distrito Federal e da Paraíba. Entre os inúmeros torpedos, um trouxe uma mensagem ameaçadora: “vou matar um dos padres da Diocese de Cajazeiras e depois me suicidar!”. Há quem diga que o caso pode ter conotações políticas devido o engajamento político de muitos padres quando assumem paróquias, às quais já vivem em constantes disputas.
Histórico de morte - A comunidade católica de Cajazeiras teme pela vida dos sacerdotes, já que tem se tornado comum nos últimos anos a morte de religiosos por motivos fúteis. Ressalta-se que há mais de três décadas, a polícia ainda não desvendou o grande mistério existente em torno da explosão do Cine Apolo XI, na cidade. O fato aconteceu em 02 de julho de 1975, deixando duas vítimas fatais. O artefato de fabricação caseira foi colocado na cadeira em que o Bispo Dom Zacarias Rolim de Moura (já falecido) frequentemente sentava.
A Polícia Federal e o Exército colheram depoimentos para tentar chegar aos autores da explosão, mais até hoje, 36 anos após, nenhum autor do atentado foi encontrado. Na época, acusaram o então deputado esquerdista Bosco Barreto de ser o autor do atentado que matou o soldado Altino Soares (Didi) e o porteiro do cine Apolo XI Manuel Severiano, mas nada ficou confirmado, o que levou o populista cogitar a reabertura das investigações.
Efervescência -Na época do atentado, Cajazeiras vivia um momento de efervescência com movimentos culturais. O Programa Discoteca Dinamite, nas noites de Cajazeiras, comandado por Zenilton Trajano e Ica Pires na Rádio Alto Piranhas era uma polêmica só, as atuações de sacerdotes com pensamentos progressistas, inclusive estrangeiros não era compreendida por algumas pessoas. (com DiáriodoSertão)

Nenhum comentário: