sexta-feira, 11 de março de 2011

Provinha Brasil de Matemática já está disponível para consulta

Professores de turmas do 2º ano do ensino fundamental público e coordenadores pedagógicos já podem consultar a matriz de referência da Provinha Brasil de Matemática, que será enviada às escolas, no início do segundo semestre deste ano, pelo MEC (Ministério da Educação).
O exame nacional de Matemática para alunos do 2º ano do ensino público fundamental não é obrigatório. Assim, a decisão de aplicá-lo cabe a cada escola. A matriz de referência da Provinha relaciona competências que os estudantes desta série devem ter adquirido. Reconhecer representações de figuras geométricas, identificar, comparar e ordenar grandezas, ler e interpretar variados dados em gráficas e tabelas são conteúdos a serem avaliados.
De acordo com a coordenadora de ensino fundamental da Secretaria de Educação Básica do Ministério, Edna Martins Borges, com a Provinha Brasil de Matemática é possível fazer um diagnóstico do que a criança está aprendendo e dos conteúdos que ainda precisará desenvolver nessa área. O exame ainda permite que o professor avalie o direcionamento de seu trabalho. Além da prova, as escolas receberão o caderno do professor-aplicador, o roteiro com orientações sobre os testes e a guia de correção e interpretação dos resultados. (GazetaBrasil)

Nenhum comentário: