quarta-feira, 14 de março de 2012

Análise de Vanderlan Farias: "Racha" ameaça comando de Wilson Braga em Conceição

Por Vanderlan Farias
Um dos últimos "feudos" da política paraibana está por um fio. Conceição do Piancó, no Sertão, pode mudar de comando a partir de janeiro de 2013, quando for empossado o novo prefeito. A família Braga, que controla a cidade há mais de 40 anos, está dividida e ameaçada politicamente pelo eterno candidato oposicionista Nilson Lacerda.
De um lado, está a atual prefeita Vani Braga, ex-deputada e irmã do ex-governador Wilson Braga, considerado a maior liderança política do Vale do Piancó. Pré-candidata à reeleição, Vani não admite em hipótese alguma abrir mão de sua postulação, mesmo com o visível desgaste que enfrenta desde quando se elegeu. Do outro, o ex-prefeito Alexandre Braga, sobrinho de Wilson e da própria Vani.
Em melhores condições eleitorais que a tia, mas sem estrutura de campanha, Alexandre deseja retornar à prefeitura e usa sua popularidade como trunfo para convencer a família de que, nas circunstâncias atuais, é o melhor nome para garantir a vitória nas urnas e manter a hegemonia dos Braga na cidade. No centro da discórdia, Wilson Braga tenta minimizar os efeitos do "racha", mas deixa clara sua preferência pela irmã.
O deputado já foi aconselhado a intervir de maneira mais efetiva para evitar que o problema se estenda até a campanha eleitoral. Amigos e correligionários já falam até na possibilidade de um terceiro nome como candidato do grupo. Seria uma maneira de estancar a iminente ruptura familiar. Mas, a hipótese é rechaçada pela prefeita e também por seu sobrinho. Wilson mostra-se preocupado, mas até agora tem se limitado a conversar com a irmã sobre a situação.
Ninguém torce mais pela briga que o oposicionista Nilson Lacerda, que tenta há anos destituir o império da família Braga em Conceição. Em todas as eleições que disputou contra os Braga, Nilson perdeu. Agora, com o grupo dividido, vê a possibilidade de alcançar seu objetivo bater à porta sem precisar fazer grande esforço.
Nas ruas de Conceição, a conversa mais frequente é a seguinte: ou o deputado Wilson Braga chama "o feito à ordem", assegurando a unidade do grupo, ou corre o risco de encerrar sua carreira política com a maior de todas as derrotas. Afinal, Braga nunca foi de perder em seu território.
Eduardo e Alexandre - Fiel escudeiro do ex-prefeito Alexandre Braga, o ex-presidente da Câmara Municipal, Eduardo Trócolli, torce para que os dois grupos cheguem logo a um acordo. Ele também acha que, dividida, a família Braga perde a eleição. Mas, se não houver outro jeito, não precisa nem perguntar de que lado o ex-vereador ficará. Tem gente até sugerindo seu nome para a vaga de vice.

Nenhum comentário: